You are on page 1of 14

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO CURSO SUPERIOR DE SERVIO SOCIAL RAFAEL BARBOSA DE MORAES

Produo textual avaliativa pertinente ao Estgio Curricular II; Projeto de Interveno:


Eu conheo, eu aceito

Quixeramobim 2011

RAFAEL BARBOSA DE MORAES

Projeto de Interveno: Eu conheo, eu aceito

Quixeramobim 2011

SUMRIO APRESENTAO.......................................................................................................4 JUSTIFICATIVA ..........................................................................................................5 3. OBJETIVOS 3.1 GERAIS................................................................................................................8 3.2 ESPECIFICOS. ...................................................................................................8 4. PUBLICO ALVO .....................................................................................................8 5. METAS A ATINGIR. ................................................................................................9 6. METODOLOGIA......................................................................................................9 7. RECURUSOS HUMANOS. ...................................................................................11 8.PARCEROS OU INTIUIES APOIADORAS.......................................................11 9. AVLIAO. ...........................................................................................................12 10. CRONOGRAMA DE EXECUO.......................................................................12 11. REFERENCIA BIBLIOGRAFICA .........................................................................13

1. APRESENTAO: Este projeto configura-se na avaliao primordial da disciplina estgio supervisionado II do curso de servio social. Conforme a lei 11.788 de 25 de setembro de 2008, estgio para os cursos de graduao ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa preparao para o trabalho produtivo de educandos que estejam freqentando o ensino regular em instituies de educao superior [...]. O projeto ser desenvolvido no Centro de Ateno Psicossocial Antonio Rodrigues de Oliveira CAPS I de Pedra Branca CE, e buscar compreender as particularidades, singularidades e potencialidades observadas a partir da elaborao da caracterizao scio-institucional, realizada na primeira fase do estgio supervisionado. Visa criao de mobilizaes socio-educativas que busca minimizar os impactos de aes preconceituosas da sociedade em relao ao portador de transtorno mental. Partindo da premissa que em muitos casos saber poder, busca-se com esse projeto de interveno, munir teoricamente as pessoas de informaes sobre os vrios tipos de transtornos mentais e os novos dispositivos alternativos em sade mental.

2. JUSTIFICATIVA:
Preconceito um "juzo" preconcebido, manifestado geralmente na forma de uma atitude "discriminatria" perante pessoas, lugares ou tradies considerados diferentes ou "estranhos". Costuma indicar desconhecimento pejorativo de algum, ou de um grupo social, ao que lhe diferente. (http://PT.wikipedia.org/wiki/Preconceito).

A viso do louco na sociedade brasileira acompanhada de excluso e preconceito, fundamentado no Decreto 24.559, de 3 de julho de 19341, por longos perodos foi ostentado no Brasil esse modelo de atendimento psiquitrico, que pautava-se no afastamento e isolamento do portador de transtorno mental (PTM), com o objetivo de manter a segurana e a ordem social. Este pensamento em relao ao louco, no exclusivo da sociedade brasileira, pois em todo o mundo desde o inicio dos tempos o louco visto como algo estanho sociedade. Segundo Foulcalt, a incapacidade ao trabalho leva
os loucos, juntamente com mendigos, criminosos, velhos, agitadores e demais excludos da sociedade a ocupar o lugar nos antigos leprosrios; local que permaneceriam at a morte. Este perodo corresponde a grande internao (sculo XVII e XVIII).

A assistncia psiquitrica no Brasil vislumbrado na primeira metade do sculo, para pessoas com transtornos mentais, era centrado no modelo hospitalocntrico. Este modelo era curativo e tinha como foco a doena em si, excluindo do tratamento qualquer vis social, o que acabava por gerar uma cronicidade, no contribuindo para uma melhora, alm de afast-los do convvio familiar e social. Na dcada de 1960 iniciado um movimento que almeja um tratamento mais humanizado ao PTM, que d nfase ao social, sob a roupagem da Psiquiatria Social, pensamento este que vai alm da medicalizao, busca dar uma importncia ao contexto social, tico e poltico do individuo, olhando o sujeito como um todo.

Dispe sobre a profilaxia mental, a assistncia e proteo pessoa e aos bens dos psicopatas, a fiscalizao dos servios psiquitricos e d outras providncias.

Com o advento da Ditadura Militar no Brasil, no ano de 1964, o governo procede reforma no sistema de sade e previdncia brasileiro, adotando em seu discurso um lcus de modernizao e racionalizao. A partir de tais aes o nmero de hospitais psiquitricos no pas cresce deliberadamente, sendo este atendimento realizado pela rede previdenciria privada. O estado busca conciliar no setor da sade as presses sociais por melhorias nesse setor, e os interesses dos empresrios por lucros. A partir do final da dcada de 1970, com o objetivo da desinstitucionalizao da loucura, ou seja, modificao do modelo hospitalocntrico em sade mental, o qual se mostrava incompatvel com as novas vises e anseios da vindoura ordem poltica e social da sade mental, podemos notar as primeiras aes do movimento de reforma psiquitrica no Brasil. De autoria do Deputado Paulo Delgado, no ano de 1989 levado votao na cmara dos deputados o projeto de Lei n 3657-a que propunha a substituio progressiva dos hospitais psiquitricos por servios alternativos, so exemplos: Centro de Ateno Diria (CAD), Centro de Atividades Integradas em Sade Mental (CAIS), Ncleo de Ateno Psicossocial (NAPS), Hospital Dia, Oficinas Teraputicas e os Centros De Ateno Psicossocial (CAPS). A criao desses servios fruto de um intenso movimento social, dos trabalhadores em sade mental, que lutavam por uma melhoria na assistncia e denunciavam a situao em que se encontravam os hospitais psiquitricos. O primeiro CAPS do Brasil foi criado em So Paulo em 1987, e hoje existem vrios outros, que atualmente so regulamentados pela portaria n 336/GM, de 19 de fevereiro de 2002 e fazem parte, da rede do Sistema nico de Sade, SUS. Os CAPS so instituies que visam acolher o PTM, e dar-lhe um tratamento mais humanizado reabilitando-o e estimulando sua insero na famlia e comunidade.

Sendo o assistente social um dos profissionais que compem a equipe multiprofissional do CAPS, este tem que pautar sua atuao em princpios ticos e deve mobilizar aes que visem amenizao das situaes de preconceitos, como refere o cdigo de tica profissional do assistente social, em seu sexto principio fundamental: Empenho na eliminao de todas as formas de preconceito,
o respeito diversidade, a participao de grupos socialmente descriminados e a discusso das diferenas.

Reforando o que esta disposto na lei 10.216 de 2001, que dispe sobre a proteo e os direitos das pessoas portadoras de transtornos mentais e redireciona o modelo assistencial em sade mental, em seu artigo primeiro: Os
direitos e a proteo das pessoas acometidas de transtorno mental, de que trata esta Lei, so assegurados sem qualquer forma de discriminao quanto raa, cor, sexo, orientao sexual, religio, opo poltica, nacionalidade, idade, famlia, recursos econmicos e ao grau de gravidade ou tempo de evoluo de seu transtorno, ou qualquer outra.

Buscando atender ao que est exposto nos argumentos acima, este projeto de interveno vem atravs do uso de tecnologias da informao e meios alternativos, minimizar as aes preconceituosas da sociedade com o usurio do CAPS. As pessoas atendidas nos CAPS so aquelas que apresentam intenso sofrimento psquico, que lhes impossibilita de viver e realizar seus projetos de vida. So, preferencialmente, pessoas com transtornos mentais severos e/ou persistentes, ou seja, pessoas com grave comprometimento psquico, incluindo os transtornos relacionados s substncias psicoativas (lcool e outras drogas) e tambm crianas e adolescentes com transtornos mentais. (Sade mental no SUS: os
centros de ateno psicossocial / Ministrio da Sade, Secretaria de Ateno Sade, Departamento de Aes Programticas Estratgicas. Braslia: Ministrio da Sade, 2004.pag 15)

Colocando-se como mediador fundamental, o Assistente Social realiza aes que visam um atendimento humanizado, integral, intersetorial e universal, que atinjam o objetivo mor da misso a que o CAPS 1 de Pedra Branca CE se destina: Incentivar a reduo de danos causados pelo intenso sofrimento psquico para uma insero e reinsero psicossocial do individuo, tornando-o sujeito de sua ao, na famlia e comunidade.

3. OBJETIVOS:

3.1 GERAL

Contribuir para minimizar atos preconceituosos contra usurios do CAPS.

3.2 ESPECFICOS

Reduzir

aes

preconceituosas

contra

portadores

de

transtorno mental usurios do CAPS. Propagar informaes sobre a rotina institucional do CAPS.

4. PBLICO ALVO:

Constitui pblico alvo direto deste projeto de interveno a comunidade em geral, que diariamente expe aes preconceituosas contra os usurios que realizam tratamento no CAPS.

Configura-se como pblico alvo indireto, o CAPS e os portadores de transtorno mental, pois na medida em que se ameniza a problemtica em questo o portador de transtorno mental, consegue uma melhor adequao ao tratamento proposto pela instituio, minimizando a resistncia a proposta teraputica, reinserindo-se conseqentemente na famlia e sociedade em geral.

5. METAS A ATINGIR:

Este projeto pretende fazer com que as informaes sobre as diversas formas de aes do CAPS, cheguem a uma grande parcela da populao municipal. Em curto prazo buscar compreender pelo menos 50% ( cinqenta por cento), da populao do bairro em que prevalece o maior nmero de pessoas que fazem tratamento no CAPS. Em longo prazo inteno da interveno uma significativa melhora do quadro clnico e social do portador de transtorno mental, melhorando seu relacionamento na famlia e na comunidade, tornando-o autor de sua prpria historia, reforando a questo de sua autonomia, reafirmando seus direitos e deveres para com a sociedade e desta com o portador de transtorno mental, enfatizando o papel do CAPS, como dispositivo alternativo em sade mental com bases na reforma psiquitrica do Brasil.

6. METODOLOGIA: Para materializar o projeto Eu conheo, eu aceito, sero articuladas algumas etapas como detalhado a seguir:

1 Etapa - Prtica Investigativa

10

Durante duas semanas (14 dias) ser realizado levantamento de dados, atravs de pesquisa/investigativa no banco de dados do CAPS, observando nesse momento o bairro que contem o maior numero de usurios ativos do CAPS. Com os dados em mo agendada reunio com o orientador de campo para elaborao de um questionrio a ser aplicado no bairro escolhido. Aps isso o momento de ir ao campo, estagirio ir ao bairro, selecionado na etapa anterior realizar, uma pesquisa, atravs da aplicao de questionrio explorativo, para verificar o numero de casos de preconceitos a que usurios do CAPS foram submetidos. De volta instituio o Assistente Social e o estagirio, iro realizar a tabulao dos dados para confirmar ou negar a prevalncia da problemtica em questo.

2 etapa - Pratica da ao

Aps a confirmao da proporo de casos existentes no bairro investigado, a parte prtica ter a durao de um ms (30 dias), e iniciar com a mobilizao de colaboradores para apoiar na elaborao da cartilha informativa sobre o CAPS. Atravs de reunies com o orientador de campo sero elaborados os assuntos que vo compor toda a cartilha informativa, assim sero confeccionadas certa quantidade para distribuio no bairro. Aps elaborao e confeco da cartilha o estagirio e os colaboradores iro ao campo para organizar uma passeada temtica com os portadores de transtorno mental e seus familiares, realizando nessa mobilizao a distribuio da cartilha informativa, tambm sero realizadas orientaes verbais a respeito de toda a rotina da Instituio.

11

Sendo observado um impacto positivo poder ser pensado a elaborao de uma campanha mais intensa na mdia eletrnica, com nfase no trabalho desenvolvido pelo CAPS, e at mesmo mobilizaes em outros bairros da cidade, buscando retratar os benefcios que a instituio trs para o novo modo de assistir o portador de transtorno mental, com foco na promoo da sade mental, na reabilitao e reinsero do mesmo.

7. RECURSOS: HUMANOS: 1 Assistente Social (Orientador Acadmico) 1 Estagirio 1 Colaborador MATERIAIS: Material de escritrio (papel oficio, caneta, borracha), impressora, microcomputador, faixa de pano, microfone, caixa amplificada, gua, motocicleta, combustvel, maquina fotogrfica.

8. PARCEIROS OU INSTITUIES APOIADORAS:

Secretaria Municipal de Sade

12

9. AVALIAO:

Trs semanas aps a prtica da ao, o estagirio voltar ao bairro, durante duas semanas, para verificar o impacto da ao proposta, se os objetivos foram alcanados, e se metodologia utilizada contribuiu para atingir as metas, aplicar questionrio para verificar a quantidade de pessoas que tiveram acesso a cartilha informativa e o que mudou na concepo das pessoas em relao ao CAPS e a quem o freqenta. Com os dados levantados, ser elaborado um relatrio que poder ser exposto para todos os beneficiados (CAPS, familiares e portadores de transtorno mental). 10. CRONOGRAMA DE EXECUO:

13

11. BIBLIOGRAFIA REFERENCIADA: Armani, Domingos. Como elaborar projetos? : guia pratico para elaborao e gesto de projetos sociais / Domingos Armani. Porto Alegre: Tomo Editorial, 2009. 96p. (Coleo amencar). Brasil. lei n. 10.216, de 6 de abril de 2001.Poltica nacional da sade mental, disponvelem: http://www6.senado.gov.br/legislacao/DetalhaDocumento.action?id=232459&titulo=L EI%2010216%20de%2006/04/2001%20%20-%20LEI%20ORDIN%C3%81RIA Braun, Edna. A realidade regional e o servio social: servio social VI / Edna Braun, Clarice da Luz Kernkamp.So Paulo: Pearson Prentice Hall, 2010. Boza, Amanda. Cultura, famlia e sociedade / Amanda Boza, Claudia Maria Ferreira, Sergio de Goes Barbosa. So Paulo: Pearson Prentice Hall, 2010. Gonalves, Amanda Boza. Oficina de formao: projeto de interveno: servio social VII / Amanda Boza Gonalves, Rosane Aparecida Belieiro Malvezzi, Vilma Aparecida Gimenes da Cruz. So Paulo: Pearson Prentice Hall, 2011. M294 Um manual para o CAPS / Antonio Reinaldo Rabelo...[et al.]. Salvador Departamento de Neurosiquiatria da UFBA, 2005. Rosa, Lucia Cristina do Santos. Sade mental e servio social: o desafio da subjetividade e da interdisciplinaridade / Lcia Cristina dos Santos Rosa, Ivana Carla Garcia Pereira, Jos Augusto Bisneto; Eduardo Mouro Vasconcelos (org). 4. Ed. So Paulo: Cortez, 2008. Sade mental no SUS: os centros de ateno psicossocial / Ministrio da Sade, Secretaria de Ateno Sade, Departamento de Aes Programticas Estratgicas. Braslia: Ministrio da Sade, 2004. Site_______O que preconceito; disponivel em http://PT.wikipedia.org/wiki/Preconceito

You might also like