You are on page 1of 13

ArchiTruques

Truques e dicas sobre o ArchiCAD

TESTE AO ARCHICAD 12
8/20/2008 Filed Under: ArchiCad, Dicas | 54 comments

Poder encontrar neste blog truques e dicas sobre o ArchiCAD e mais alguns posts relacionados com a utilizao deste programa BIM.

eolbes rsiue u te a qP g n s
Pesquisar
realizado por

Save page as PDF

SDSEN A DC CAD I I
ArchiQuant - oramentao automtica Modelao de terrenos Teste ao ArchiCAD 12 Criar tramas Construir uma janela Operao de elementos slidos Criar paineis de portas personalizados Mapas de vos A magia das Zonas Sortido rico Perfis complexos Automatizao dos desenhos - 1 Automatizao dos desenhos - 2 Encarnados e amarelos Folhas de Trabalho

Na sequencia da nova politica da Graphisoft, foi lanado este Julho o novo ArchiCAD, na sua verso 12. O ArchiCAD um programa de modelao paramtrica para arquitectura, que assenta numa ideia muito simples: O projectista desenvolve um modelo tridimensional virtual, e o computador encarrega-se de produzir todas as peas desenhadas e escritas necessrias para a obra a partir desse modelo. Dos vrios softwares BIM (Building Information Model) existentes no mercado, o ArchiCAD apresenta-se como o de maior longevidade. Criado 26 anos, tem vindo a sofrer constantes actualizaes e melhorias, sendo agora uma ferramenta de projecto muito completa. Como o hardware tem vindo a evoluir, com cada vez maior velocidade de processamento, maior capacidade de armazenamento e melhores grficos, o ArchiCAD tem acompanhado essa evoluo, tornando possvel agora o que h meia dzia de anos parecia inalcanvel. Para quem acusava o ArchiCAD de ser um programa velhinho, com um cdigo obsoleto e impossvel de alterar, a nova capacidade desta verso 12 de aproveitar os vrios processadores ou cores instalados nas mquinas actuais vem mais uma vez provar que a equipa de programao da Graphisoft est a desenvolver um esforo constante na melhoria deste produto. Vamos ento dar uma vista de olhos ao novo ArchiCAD 12. INSTALAO Averso por ns analisada a internacional, mas, quando esta publicao estiver nas bancas, j haver uma verso totalmente em Portugus. instalao no Mac (tambm h uma verso Windows) processa-se de um modo automtico, atravs do duplo clique na aplicao.

s ero b n S
Miguel Krippahl Patricia Leo Paulo Henrique Santos

Dih r siai r tTo iV A cA ou e C d

m sT e a

produtividade (55) ArchiCad (52) Dicas (35)


curiosidades (21) add ons (16) objectos (14) BIM (12) projectos (11)

sta isiV ent

sniL k
Add Objective (objectos) Manual GDL BIMbalhices Archicad California Objectos gratuitos Cadimage tools Forum Architalk Archicadwiki

Durante a instalao, -nos dada a escolha entre a verso comercial, de estudante e teste:

rvrcb e sS e u
Mensagens Comentrios

srdiuS eo g e

Ainstalao, a partir do DVD, demora pouco mais de 2 minutos, aps a qual dever reiniciar o computador. Depois de por o ArchiCAD 12 a funcionar, fui compreensivelmente a correr verificar qual a to falada melhoria na velocidade, no meu Mac Pr com 2x3Ghz Dual-Core Intel Xeon. VELOCIDADE Escolhi um projecto de mdia dimenso e complexidade, e actualizei um Layout de quatro alados, com sombras e texturas, em ambas as verses.

Fresh Blogger T emplates

Uau! Enquanto que esta operao demorava 40 segundos na verso 11, o ArchiCAD 12 f-la em 15 segundos! Para tirar as teimas, abri um projecto bastante maior, e actualizei uma folha com 8 cortes escala 1:50.

O pormenor do modelo sendo este:

Esta operao demora 83 segundos a executar no ArchiCAD 11. No ArchiCAD 12 demora apenas 20 segundos. Ou seja, chega a ter um aumento de velocidade de 400%. Mais: No update seguinte dos desenhos, o ArchiCAD 12 demorou apenas 8 segundos. Basicamente, nestas circunstncias o ArchiCAD torna-se 10 vezes mais rpido. Por curiosidade, fui ver ao Monitor de Actividade o que se passava com os processadores quando esto a executar este clculo.

Como se pode ver, os quatro Cores esto ocupados a calcular os desenhos. O que seria se tivesse oito Cores... Bom, s por este resultado j se justifica o upgrade para o ArchiCAD 12, mas vamos espreitar que outras novidades nos esperam. VISUALIZAO PARCIAL DAESTRUTURA Uma das novas funes que me suscitavam grande curiosidade a Partial Structure Display, ou seja, a visualizao parcial da estrutura (espero que seja esta a traduo). Esta nova ferramenta permite distinguir com maior preciso as vrias camadas de um elemento construtivo. Como exemplo, vamos ver uma parede composta em beto com isolamento trmico e reboco.

Para alm dos atributos habituais, existe tambm a diviso de componentes em Core (Ncleo), Finish (Acabamento) e restantes. No caso desta parede, temos o beto como ncleo, os rebocos como acabamentos e o isolamento como restantes. Podemos agora representar esta parede em qualquer vista de vrias formas, a partir do menu Document>Partial Structure Display:

Estrutura inteira, apenas o ncleo, ou sem acabamentos.

Este novo filtro aplicvel em todas as vistas, quer sejam plantas, cortes ou perspectivas. tambm possvel cotar independentemente as vistas. Assim, podemos cotar os mesmos elementos em cada modo de visualizao, e as cotas desse modo ficam escondidas nos outros.

Aproduo dessas peas desenhadas referentes aos "toscos" passou a ser quase instantnea, desde que haja o cuidado de definir para cada camada das estruturas compostas se so nucleares, acabamentos ou outras. DOCUMENTO 3D Outra das novas funes a possibilidade de criar documentao 3D a partir do modelo. Quem usa o ArchiCAD no seu total potencial sabe que pode juntar aos desenhos tcnicos perspectivas que ajudam na compreenso de detalhes construtivos. O Documento 3D permite preparar automaticamente essas perspectivas de modo a terem o mximo de informao possvel. No Navegador aparece um novo grupo, entre os Pormenores e o 3D, que se chama Documento 3D. Criar uma vista neste grupo simples: Basta abrir uma perspectiva na janela 3D

e criar no navegador com a tecla direita do rato um novo Documento 3D.

Ajuda pensar que estas vistas so semelhantes s seces, ou seja, so parte integrante do modelo do edifcio, e qualquer alterao a este traduz-se numa actualizao dos Documentos 3D.

Aprimeira coisa que podemos observar nesta vista criada que as composies dos materiais surgem na perspectiva (e havia quem dissesse que isto nunca iria ser possvel no ArchiCAD).

Por outro lado, possvel agora cotar e anotar estas vistas.

Estes Documentos 3D tm os seus prprios settings, um pouco semelhana das seces, onde podemos determinar as canetas e cores nos cortes, as sombras, as texturas, etc.

STAIRMAKER O Stairmaker apresenta-se renovado, principalmente ao nvel da representao das escadas em planta. agora possvel escolher de entre inmeras modos de representao, ao gosto do fregus.

F ACHADACORTINA introduzido uma nova classe de objectos, a Fachada Cortina. Nitidamente um objecto muito complexo em GDL, a grande novidade consiste no facto dele ser editvel atravs de uma janela prpria.

VOS EM ALVENARIAS DE PEDRA T odas as janelas e portas passam a ter a possibilidade de reproduzirem com fidelidade as situaes comuns em Portugal quando se trabalha em recuperaes de edifcios com

alvenarias de pedra.

CONCLUSO Existem diversas outras melhorias, que apontam para tornar o nosso trabalho mais eficiente. Alistagem completa vem no prprio Help do ArchiCAD 12. O balano total que estamos perante um produto slido, com inovaes q.b., cuja adopo no ir provocar grandes alteraes na metodologia de trabalho de quem j usa o ArchiCAD 11. Sem dvida que a melhoria mais significativa a capacidade de usar multi-cores, que, tanto quanto eu saiba, uma inovao indita no mercado do software BIM. T ambm a ferramenta da fachada cortina vem introduzir um novo sistema de trabalho, atravs de um interface grfico extremamente fluido, aproveitando ao mximo as possibilidades do GDL. Esperemos que em verses subsequentes do ArchiCAD este novo interface venha a ser implementado em outras ferramentas, como sejam as escadas, os vos, etc.

54 comments: Braza disse... Excelente post Miguel. Atua apresentao do AC12 consegue ser muito melhor que a da prpria graphisoft... :0) Podias fazer uma verso inglesa?... Acho que as vendas iriam aumentar... Uma dvida... Qual a diferena de tempo de regenerao entre um documento 3D e uma 3d view normal?...
20/8/08 12:34

Miguel Krippahl disse... Um documento 3D demora mais ou menos o dobro do tempo a gerar que um 3d normal com o internal engine. Como o 3D normal do AC 12 demora cerca de metade do 3D normal do AC11, isso quer dizer que o Doc 3D no 12 demora um niquinho mais que o 3D normal do 11. Confuso? Eu tambm... :)
20/8/08 16:36

Braza disse... Entendi... Ganda mquina!

Outra dvida: a nova vista documento 3d permite texturas em opengl?...


20/8/08 18:05

Miguel Krippahl disse... Anova vista 3D no funciona em Opengl, acho. Bsicamente um desenho esttico produzido a partir da janela 3D, da mesma maneira que as seces so produzidas a partir da...er... seco.
20/8/08 18:15

Annimo disse... pena que o archicad ainda no introduza o "sistema de cotas" do acctual rival. aquele sistema de clacar na parede, da-nos cotas e se quisermos mexer a parede ou objecto so clicar na cota e alterar. era uma coisa que gpstava de ver no archicad, facilitava um pouco certas alteraoes.
7/9/08 17:06

Miguel Krippahl disse... Para mim, a grande pena haver pessoas que no conseguem parar de referir softwares de segunda categoria que nada tm a haver com o Archicad aqui neste blog (Architruques), mas presumo que esse seja o preo a pagar por ter um espao aberto discusso.
7/9/08 17:25

Annimo disse... miguel no foi minha inteno comparar softs, longe da minha ideia. apenas referi uma opco que o outro soft tem que gostava de ver impalantado no nosso archicad. de quaquer maneira peo desculpa pela referncia. abraos
8/9/08 16:16

Annimo disse... Aperformance do novo archicad 12 melhor num CPU dual core ou Quad core?
11/9/08 23:33

Miguel Krippahl disse... Sem ter nenhuma base cientfica, arrisco-me a dizer que, para as operaes descritas, o quad ser duas vezes mais rpido que o dual.
12/9/08 08:03

Annimo disse... arq miguel, por acaso sabe se j saiu a verso do archicad 12 em portugus para o mercado? sabe se tras alguma nova novidade ou alterao nova? abraos
19/9/08 22:13

Miguel Krippahl disse... se no estou em erro, a verso portuguesa sai no dia 29 de setembro. T bviamente, em, as mesmas novidades que a internacional.
20/9/08 08:25

Annimo disse... j agora miguel, sera que vai sair com algum livro em portugues de referencia do genero como saiu para a versao 11? ja deve vir pelo menos com aguns bugs corrigidos, provavelmente.
20/9/08 10:05

Miguel Krippahl disse... Sei que o Archicad traz sempre material (alis excelente) de referncia, por isso o 12 no er excepo. Alguns bugs corrigidos, outros por corrigir. O ArchiCad no excepo regra nesse campo.
21/9/08 14:43

PI disse... o archicad 11 funciona em windows vista? ou so a verso 12?


22/9/08 18:07

Miguel Krippahl disse... Boa pergunta. No sei, mas arrisco-me a dizer que funciona em Vista, uma vez que saiu h 1 ano quando o Vista j existia.
22/9/08 20:12

Annimo disse... por este andar sai mais depressa a nova verso 13 que a actual verso 12 em portugus miguel... ehehehhe estou a brincar... abraos
24/9/08 15:34

Miguel Krippahl disse... As verses locais do ArchiCAD vo saindo ao longo de dois meses.

Embora as tradues sejam locais, todas tm que ser testadas e certificadas pela Graphisoft, o que um processo moroso (so dezenas de verses) Portugal no das primeiras nem das ltimas. T ambm acho que poderia ser mais rpido, mas o que me atrasa a passagem para o 12 nem sequer a traduo mas a actualizao dos add-ons. De momento, estou dependente do ArchiQuant, e enquanto no aparecer a verso para o 12 fico-me pelo 11.
24/9/08 16:33

Adriano Sales disse... Obrigado Miguel. Blog de muita valia. Estou tirando proveito e divulgando aos interessados! Abrao
1/10/08 03:43

claudio lima disse... bom dia ! boa apresentao do AC12 ! como eu gosto, puro e duro sem efeitos especiais ! vou colocar o link dentro da minha pgina, posso ?! um abrao claudio
2/10/08 17:47

Miguel Krippahl disse... Viva Claudio. Podes e deves :)


2/10/08 18:51

Paulo disse... Boas Miguel... muitos parabns! Excelente trabalho este que tens vindo a desenvolver (sem segundos interesses o que raro...) pela comunidade de utilizadores archicad!

ps: alados/cortes com sombras? quando puderes... arranja l um tempito, seja neste seja no do Cludio e diz-me l como se faz! Abrao
3/10/08 18:47

claudio lima disse... bom dia ! caro paulo, s escolheres essa opo dentro da linha de corte/alados...! hehehheheh, estavas a complicar! um abrao claudio
8/10/08 13:02

Fernando disse... Ol, T enho um pentium M 2.00Ghz Centrino (MONOCore). Ou seja uma mquina de 1 processador apenas, de 1 core somente. Instalei o Archicad 12 e abri o meu ficheiro de referncia... Aquele que, em 2D, entre cada zoom ou pan dava para ir lanchar!! Impressionante!!! Mesmo num "monocore" a velocidade de actualizao das janelas cerca de 3 vezes maior, ou seja demora 1/3 do tempo que demorava o AC11. Vale a aposta. Pontos contra: Acabaram-se os lanches!!!
28/10/08 17:34

Miguel Krippahl disse... Acabaram-se os lanches enquanto no comear a abusar das operaes de elementos slidos e dos perfis complexos, que a tendncia quando a mquina se comea a portar bem... ;)
28/10/08 18:14

Annimo disse...

Bom dia! Gostaria de saber onde conseguir o manual/apostila verso Portugus do ArchiCAD 12 English. Grato! Jlio Csar
18/1/09 13:14

Miguel Krippahl disse... Pode descarregar o Kit experimental, que inclui exerccios interactivos de aprendizagem: https://trialregistration.graphisoft.com/default.aspx?LangID=pt
18/1/09 13:28

Pedro Aroso disse... Obrigado Miguel. Publiquei uma pequena nota no meu blog: http://ferramentasdearquitecto.blogspot.com/
24/1/09 21:11

Kox disse... Ola... Instalei o archicad 12 e quando tento ver em perspectiva ou axonometria aparece-me uma janela de bug report... alguem sabe o q pode ser? Cumprimentos
12/3/09 23:17

Fernando disse... (...)aparece-me uma janela de bug report...(...) Pode ser por causa da tua palca grfica que no tem os drivers bem intalados ou esto desactualizados. No Archicad, experimenta mudar as opes de visualizao da janela 3D e em vez de OpenGL escolhe Internal Engine. Se j conseguires ver a axonometria ou perspectiva, ento mesmo da palca grfica. Actulaiza os drivers.
13/3/09 18:32

Diana Novo disse... Ol! Saquei do site da cigraph alguns addons e no consigo usar nenhum. Eu coloquei as pastas dos addons descompactadas no directrio do archicad (em extenses - extras) e quando vou ao archicad, ao menu opes - gesto de extenses, aparecem l os addons com erro e com esta informao: "O ficheiro uma Extenso desactualizada que no pode ser utilizada com esta verso ArchiCAD." Acontece que o site de onde saquei (que o que a infor disponibiliza como link de download), diz l que para a verso 12. Ser que fiz algo de errado? Cumprimentos. Diana Novo arqt.diananovo@gmail.com
20/3/09 23:10

Miguel Krippahl disse... ol Diana Recomendo que coloque essa questo no Forum da www.infor.pt. Estou certo que ter uma resporta rpida.
20/3/09 23:52

Annimo disse... Jorge Boas, tenho o ArchiCad pouco tempo, mas est em Ingls e queria saber se alguem me poderia ajudar a traduzilo para portugus. Obg espero uma resposta
10/4/09 18:59

Miguel Krippahl disse... Pode descarregar o ArchiCad em portugus no site do representante, www.infor.pt
10/4/09 19:24

Annimo disse... Jorge e a verso comppleta?


10/4/09 19:31

Annimo disse... Boas, tenho um problema, Quando abro o ArchiCad 12 fica tudo bem, at que passado um tempo (10 min +- ) o computador dame um erro igxprd32, que o monitor ficar cm umas cores alteradas e os itens muito grandes, nesse erro diz para reiniciar o pc. Alguem pode ajudar? obg

Casanova
10/4/09 23:54

Miguel Krippahl disse... Casanova Acho que sim. Quem o pode ajudar o revendedor do ArchiCad que lhe vendeu essa licena, ou mesmo o importador, www.infor.pt, caso seja de Portugal.
11/4/09 09:25

Annimo disse... Miguel, muito obrigado, mas j consegui resolver o problema. Bastou actualizar a driver da placa de video, e at agora 5 estrelas. Casanova
11/4/09 11:48

Annimo disse... Boas T enho a verso 12 do ArchiCad em ingls e gostava de saber se possivl tradizi-la para portugus, se sim como? O miguel disseme para tirar a verso portuguesa no site do formnecedor mas no encontrei l nada, se puderes ser mais especifico. Obgd, Jorge
11/4/09 11:57

Fernando disse... Ol Jorge, fica um link possvel, https://trialregistration.graphisoft.com/default.aspx?LangID=pt Asua chave em princpio vlida para todas as verses INT POR, (Win ou Mac). , Se ainda assim no satisfizer,tal como j foi dito em posts anteriores, o melhor contactar o seu revendedor, ou o representante em Portugal: www.infor.pt
11/4/09 13:12

Annimo disse... Ol, comecei a fazer um projecto em archicad 12 e at hoje tudo bem, entretanto sempre que abro a janela 3D aparece-me constantemente um aviso que diz: "Erro de corte interno #54" intercalado com "Erro de corte interno #64". Gostaria de saber como contornar esta situao, uma vez que nem zoom in ou zoom out consigo fazer. Grata pela ateno, Tnia
14/4/09 19:00

Miguel Krippahl disse... Viva Deve ter um elemento corrompido, provvelmente uma laje ou uma malha. s vezes quando alteramos estes elementos criamos geometrias impssveis, no visveis a olho nu, mas que dao erro na janela 3d. Aminha recomendao ir selecionando os elementos (malhas, lajes e coberturas prmeiro) e fazendo 3d parciais, de modo a descobrir qual o elemento que d o erro, e de seguida elimin-lo.
14/4/09 19:22

Annimo disse... Obrigada pela sugesto, mas realmente no nada prtico, e perco imenso tempo...j que no tenho muito, pois tenho que entregar este trabalho o quanto antes. Aparece um relatrio ao mesmo tempo que o aviso, mas no vem l escrito onde est o erro. No h maneira de saber exactamente onde se encontra? Obrigada, Tnia
14/4/09 23:09

Miguel Krippahl disse... Quando assim, costumo ir por sectores. Selecciono um piso inteiro, e vejo se d erro. Quando detecto o piso, selecciono metade dos elementos, e depois metade dos que do erro, e assim sucessivamente. Costuma ser bastante rpido. Aalternativa ser mais organizado, e atribuir um numero distinto para cada elemento constructivo no seu ID, assim quando h erro sabemos qual o elemento corrompido.
15/4/09 07:37

Annimo disse... ol

como fazer azulejos,mosaicos e estradas no archicad? no encontro dicas nos manuais, para representao destes...obrigado
26/6/09 21:04

Fernando disse... "ol como fazer azulejos,mosaicos e estradas no archicad? (...)" Geralmente Azulejos e mosaicos ningum faz, usa-se uma textura, ou seja uma fotografia de uns que se aplica como material aos objectos. O Archicad j traz alguns na sua biblioteca, experimenta. Se no te satisfizer, v no manual como definir novos materiais, com imagens tuas ou que sacaste da net. Estradas, h muitas maneiras de as fazer em Archicad, embora no seja este o seu forte ou objectivo. Se queres algo mais acompanhado, podes experimentar o Architerra, que um plug-in ou Add-on da Cigraph. Se fores estudante gratis. Ou ento: Se a estrada for plana, usas lages. Se for acidentada fazes uma cpia do teu terreno. No original retiras a estrada, na cpia retiras tudo menos a estrada. Assim ficas com 2 terrenos com perfis identicos, basta baixar a cota e mudar o material da estrada e j est. Podes fazer o mesmo para os passeios ou ainda usar operaes booleanas de slidos para fazer estes cortes. Espero ter ajudado, Boa sorte!!
27/6/09 08:13

Annimo disse... Gostaria de saber como posso solucionar o problema que estou tendo com o 3D do ArchiCAD 12, quando tento executar o 3D , da erro e fecha. O resto dos comandos esta funcionando muito bem, e o programa de tima qualidade Obrigado pela ajuda.
3/10/09 01:05

Annimo disse... estou com problema no 3D do archicad 12,quando executo essa opo o programa fecha e aparee erro, o que devo fazer para resolver? marcio_first@yahoo.com.br esta ai meu contato agradeo a ajuda desde j. obrigado.
3/10/09 01:32

Miguel Krippahl disse... Mrcio Parece-me que o seu problema estar relacionado com a placa grfica. V ao menu Visualizar>Modo de Vista 3D>Definir Janela 3D,e mude o motor OpenGL para interno,ou vice versa. Se esta operao resover o assunto, o problema ser da placa grfica ou do computador rspectivamente.
3/10/09 09:20

almeidabertelli disse... Ol Miguel, possivel conseguir um manual do ArchiCAD em portugus? em PDF Gostaria de instalar . o BIM Server e no estou conseguindo com o manual em igls.
14/10/09 11:41

Miguel Krippahl disse... Penso que a verso portuguesa do ArchiCAD 13 j saiu. Essa trar o manual em PDF . 5. Feira h uma apresentao oficial do 13 em Lisboa: http://www.infor.pt/noticias.php?id=79
14/10/09 12:01

Annimo disse... Ola, tenho um problema... Quando tento abir o archicad 12 no vista, aparece a seguinte mensagem: Archicad nao funciona nesta mquina Problema: o archicad nao pode ser lanado porque as seguintes extensoes estao em falata: mapa interactivo Para o Archicad arrancar estas extensoes devem ser colocadas na pasta C:Program Files (x86)GraphisoftArchiCAD 12Extensoes se me pudesse ajudar a resolver o problema o mais rapido possivel agradecia! e que preciso mesmo do archicad neste momento e no sei o que fazer. ja tentei reeinstalar o programa duas vezes e no resolveu. e tambm no tenho ideia porque que de repente me apaceu esse erro, visto que no usava o archi h uns meses e quando voltei a abrir apareceu isto

obrigada teresa
12/1/10 11:56

Miguel Krippahl disse... teresa No fao ideia o que origina esse erro, nunca o vi. Recomendo contactar com quem lhe vendeu o software, o o representante Graphisoft do seu pais ( se for Portugal a Infor.pt)
12/1/10 21:54

Arquiteto disse... Bom dia Miguel!! Estou com problemas com meu archicad 12. Na hora de renderizar esta aparecendo a seguinte mensagem: Amemria no suficiente para renderizar o modelo. Voc poderia me ajudar. Obrigado
17/3/10 11:13

Miguel Krippahl disse... Nunca me acontec eu, parece-me um problema do Windows e da gesto de memria. Provvelmente no tem RAM suficiente para a complexidade do modelo. T ente smplific-lo, por exemplo simplificando o 3D das portas e janelas (incluindo esconder os puxadores), diminuindo o nmero de folhas nas rvores ou eliminando-as, escondendo os vegetais que no so necessrios para essa vista (mobilia, aparelhos sanitrios, paredes interiores, se for uma vista exterior).
17/3/10 11:28

Enviar um comentrio
Links to this post archicad start

Criar uma hiperligao


Mensagem mais recente Subscrever: Enviar comentrios (Atom) Mensagem antiga

You might also like