You are on page 1of 6

Simulado de TICA NO SERVIO PBLICO / CDIGO DE TICA PROFISSIONAL DO SERVIDOR PBLICO CIVIL DO PODER EXECUTIVO FEDERAL Questo cd.

4082 1 . (RECEITA FEDERAL, Esaf - Auditor-Fiscal - 2002) No mbito do Cdigo de tica do Servidor Pblico, aprovado pelo Decreto n 1.171, de 22 de junho de 1994, no dever da Comisso de Etica apurar representao de cometimento de falta por servidor, mediante provocao de: A ) qualquer cidado, inclusive annimo. B ) autoridade. C ) entidade associativa, regularmente constituda. D ) servidor pblico. E ) jurisdicionado administrativo. Questo cd. 4083 2 . (CGU, Esaf - Analista de Finanas e Controle - 2004) So autoridades submetidas ao Cdigo de Conduta da Alta Administrao Federal: I. Ministros de Estado e Secretrios Executivos do governo federal. II. Presidentes e diretores de empresas pblicas e de sociedades de economia mista. III. Titulares de cargo de Secretrio das secretarias de governo nos Estados. IV. Presidentes e diretores de autarquias federais. Esto corretos os itens: A ) I, II e III B ) II, III e IV C ) I, III e IV D ) I, II e IV E ) I, II, III e IV Questo cd. 4084 3 . (CGU, Esaf - Analista de Finanas e Controle - 2004) O scio majoritrio de um grande jornal de circulao nacional foi nomeado para o cargo de Secretrio de Comunicao Social do governo federal. Nessa hiptese, ele:

I. ter que se afastar da direo da empresa jornalstica. II. no poder ter participao nos lucros da empresa. III. ter que informar Comisso de tica Pblica a sua participao no capital social da empresa e indicar o modo pelo qual pretende evitar eventual conflito de interesse. IV. dever abster-se de participar de deciso, ainda que coletiva, que afete interesse da referida empresa. Esto corretos os itens: A ) I, II e III B ) II, III e IV C ) I, III e IV D ) I, II e IV E ) I, II, III e IV Questo cd. 4085 4 . (CGU, Esaf - Analista de Finanas e Controle - 2004) As comisses de tica previstas no Cdigo de Conduta do Servidor Pblico Civil do Poder Executivo Federal A ) no podem instaurar, de ofcio, processo destinado a apurar infrao de natureza tica, cometida por servidor do rgo ou entidade a que pertenam. B ) podem conhecer de representao, formulada por entidade associativa regularmente constituda, contra servidor pblico, por violao a norma tico-profissional. C ) no podem conhecer de representao formulada contra o rgo ou entidade a que pertenam, porque a representao tem de ser feita contra servidor. D ) no tm por funo conhecer de consulta sobre norma tico-profissional. E ) tm competncia para aplicar a pena de advertncia. Questo cd. 4086 5 . (CGU, Esaf - Analista de Finanas e Controle - 2004) As decises das comisses de tica previstas no Cdigo de Conduta do Servidor Pblico Civil do Poder Executivo Federal I. devem ter ampla divulgao, inclusive com o nome do servidor infrator, para que sirvam de exemplo e medida educativa. II. devem ser resumidas em ementas, omitindo-se os nomes dos interessados. III. devem ser encaminhadas, se for o caso, entidade fiscalizadora do exerccio profissional na qual o servidor pblico infrator estiver inscrito.

IV. quando resumidas em ementas, devem ser encaminhadas s demais comisses de tica. Esto corretos os itens: A ) I, II e III B ) II, III e IV C ) I, III e IV D ) I, II e IV E ) I, II, III e IV Questo cd. 4087 6 . (CGU, Esaf - Analista de Finanas e Controle - 2004) Para os fins do Cdigo de Conduta do Servidor Pblico Civil do Poder Executivo Federal, entende-se por servidor pblico: I. os servidores pblicos titulares de cargo efetivo. II. os titulares de cargo em comisso. III. os empregados de sociedades de economia mista. IV. os que, temporariamente, prestam servios Administrao Pblica Federal, desde que mediante retribuio financeira. Esto corretos os itens: A ) I, II, III e IV B ) II, III e IV C ) I, III e IV D ) I, II e IV E ) I, II e III Questo cd. 4088 7 . (CGU, Esaf - Analista de Finanas e Controle - 2004) As infraes de natureza tica apuradas pelas comisses de tica previstas no Cdigo de Conduta do Servidor Pblico Civil do Poder Executivo Federal A ) no podem ser informadas a outros rgos encarregados de apurao de infrao disciplinar ou criminal, mesmo que sejam de natureza grave.

B ) devem ficar restritas ao mbito da prpria comisso, sob pena de configurar um bis in idem. C ) devem ser informadas ao rgo encarregado da execuo do quadro de carreira do servidor infrator, para o efeito de instruir e fundamentar promoes. D ) no podem ser sancionadas com a pena de censura tica se o processo de apurao no tiver observado o contraditrio e a ampla defesa, com todos os meios de prova assegurados em direito, inclusive testemunhal e pericial. E ) no podem ser objeto de qualquer recurso. Questo cd. 4089 8 . (CGU, Esaf - Analista de Finanas e Controle - 2004) So regras de conduta que devem ser observadas pelas autoridades submetidas ao Cdigo de Conduta da Alta Administrao Federal: I. comunicar Comisso de tica Pblica os atos de gesto de bens cujo valor possa ser substancialmente afetado por deciso ou poltica governamental da qual tenha prvio conhecimento em razo do cargo ou funo. II. no participar de seminrio ou congresso com despesas custeadas pelo promotor do evento, mesmo que este no tenha interesse em decisoa ser tomada pela autoridade. III. tornar pblica sua participao em empresa que negocie com o Poder Pblico, quando essa participao for superior a cinco por cento do capital da empresa. IV. no receber favores de particulares, de forma a permitir situao que possa gerar dvida sobre a sua probidade ou honorabilidade. Esto corretos os itens: A ) I, III e IV B ) II, III e IV C ) I, II e III D ) I, II e IV E ) I, II, III e IV Questo cd. 4090 9 . (CGU, Esaf - Analista de Finanas e Controle - 2004) Relativamente s autoridades submetidas ao Cdigo de Conduta da Alta Administrao Federal: I. vedado autoridade manifestar-se publicamente sobre o mrito de questo que lhe ser submetida para deciso.

II. aps deixar o cargo, a autoridade no poder atuar em benefcio de sindicato, em processo do qual tenha participado em razo do cargo. III. as sanes que a Comisso de tica Pblica pode aplicar so: advertncia, censura e demisso do cargo. IV. a Comisso de tica Pblica poder instaurar, de ofcio ou em razo de denncia fundamentada, processo destinado a apurar infrao tica. Esto corretos os itens: A ) I, II e III B ) II, III e IV C ) I, III e IV D ) I, II e IV E ) I, II, III e IV Questo cd. 6318 10 . (RECEITA FEDERAL, Esaf - Tcnico Administrativo - 2009) Conforme disciplinado pelo Decreto n. 1.171, de 22 de junho de 1994, so deveres fundamentais do servidor pblico federal, exceto: A ) utilizar-se, a todo tempo, das prerrogativas funcionais que lhe sejam atribudas. B ) zelar, no exerccio do direito de greve, pelas exigncias especficas da defesa da vida e da segurana coletiva. C ) exercer suas atribuies com rapidez, perfeio e rendimento. D ) participar dos movimentos e estudos que se relacionem com a melhoria do exerccio de suas funes. E ) facilitar a fiscalizao de todos atos ou servios por quem de direito.

GABARITO 1. A 2. D 3. C

4. B 5. B 6. E 7. C 8. A 9. D 10. A

You might also like