You are on page 1of 4

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO-UERJ INSTITUTO DE FILOSOFIA E CINCIAS HUMANAS-IFCH FACULDADE DE FILOSOFIA FILOSOFIA GERAL PROBLEMAS METAFSICOS II

A MATRIA, A FORMA E A SUBSTNCIA

MARCELO INAGUE JNIOR

2
RIO DE JANEIRO, 29 DE JUNHO DE 2011

A MATRIA, A FORMA E A SUBSTNCIA

Aristteles discpulo da Academia por volta de 20 anos e uma das mentes mais famosas da Antiguidade se contrape ao sistema platnico de forma radical, produzindo uma obra que influenciou vrias reas do saber. No breve trabalho buscaremos apresentar, de forma geral, a crtica que Aristteles faz diviso platnica dos dois mundos (o sensvel e o inteligvel), bem como trazer a concepo aristotlica da constituio da realidade, apontando de forma breve as insuficincias radicais que encontramos na base da filosofia dualista de Plato. O pensamento de Plato constituiu-se, em seu cerne, numa tentativa de superar o impasse institudo entre eleatismo e heraclitismo: a teoria das formas, tambm chamada de teoria das ideias, um dos principais legados de Plato para a histria da humanidade. O que importa, dentre muitos outros fatores, ter a conscincia de que Plato surgiu no meio de muitos problemas filosficos deixados pela filosofia prsocrtica. Plato se esfora, com todo o seu gnio filosfico, por resolver o dilema deixado pelas ideias radicalmente contrrias de Herclito de feso e Parmnides de Eleia. A teoria das formas de Plato, assim, tenta reconciliar as teses do mobilismo (Herclito) e do imobilismo (Parmnides) universais. de conhecimento, acerca da obra de Plato, que a soluo para conciliar Ser e Devir foi a da ciso da realidade em dois mundos: o mundo das sombras, que visvel e instvel, e o mundo das ideias, que constituem as realidades slidas e ltimas das quais a primeiro mundo tributrio. Assim, os objetos do mundo sensvel no poderiam se igualar s ideias, uma vez que, em relao a elas, s manteriam um vnculo o que Plato chamar de participao. esse dinamismo que garante que os objetos do mundo sensvel participem da essncia como meras sombras e imperfeies que aspirariam realizao do Bem, mas que jamais poderiam alcan-lo, em meio realidade do devir em meio realidade sensvel. O vnculo estabelecido por Plato entre as duas realidades era sustentado pela teoria da participao. O problema apontado por Aristteles diz respeito a um raciocnio de tal ndole: a natureza do mundo sensvel e a do mundo inteligvel se excluem, ou

seja, so antagnicas dizem respeito a coisas diferentes. Uma vez que ambos os mundos se excluem, a pressuposio de que h um vnculo que os liga (o vnculo participativo) faz com que os defensores do dualismo platnico caiam num paradoxo, uma vez que esse vnculo deve ser interno ou externo: se esse vnculo se apresentar como interno, afirmamos que h uma natureza comum ao mundo sensvel e ao mundo inteligvel (o que vai contra as teses tradicionais do dualismo); se esse vnculo se apresentar como externo, teremos que buscar um critrio que garanta a ideia de participao entretanto, esse critrio exigir outro critrio e, assim, tenderemos ao infinito. Aristteles, assim, busca superar essa viso dualista da realidade, acabando com a transcendncia do mundo divino das ideias das essncias imutveis e indestrutveis e colocando as ideias no prprio mundo sensvel, que a nica realidade de fato. Rompendo com o dualismo sensvel x inteligvel, Aristteles trabalhar com o conceito de substncia individual, composto por aspectos concretos, ou seja, tudo que constitui os seres encontram-se nos prprios seres e no o transcendem: o que temos o fruto de uma mistura desses muitos aspectos, atrs da qual subjaz uma essncia que jamais descolada da empiria. A questo fundamental a distino que no foi feita, segundo Aristteles, pelos seus antecessores, a saber: a distino entre matria (hyle) e forma (eidos), duas substncias que se encontram ativas na constituio dos indivduos reais (as substncias individualizadas). matria delegaremos o princpio de individuao e quanto forma a maneira como a matria se organiza. A tese defendida por Aristteles se contrape ao dualismo platnico, pois, aqui, defendida uma imanncia, ao invs de uma transcendncia que sustentaria o nosso mundo. Assim, se h uma ideia que englobe vrios seres, no podemos afirmar a sua existncia independentemente dos objetos em devir e do sujeito que conhece, mas sim que ela existe na mente humana fruto da induo, ou seja, de uma operao mental: entretanto, no podemos desvincular a ideia de seus prprios objetos. A ideia, atravs da atividade intelectual, retirada dos objetos e elevada ao estatuto da universalidade, atravs de um mecanismo que abstrai as semelhanas: prova de que a essncia no se encontrava previamente dada aos objetos. A ideia estrutura do prprio objeto e no se encontra fora dele.

Matria e forma so indissociveis uma no existe sem a outra e ambas, sendo substncias, agem na constituio das substncias individuais. Essas, por sua vez, possuem seu aspecto essencial (aquele que nos permite classificar os diferentes seres em uma mesma espcie), mas podem receber atributos diferentes. O ser se diz em vrios sentidos: ele pode ser referido como substncia (Ser) ou acidente (modo de ser). Sendo que a substncia designa aquilo que ele , enquanto o acidente aquilo que ele pode ser. De forma abrangente, podemos identificar nessa crtica de Aristteles a Plato um confronto entre dois modelos de pesquisa cientfica que repercutiram na especulao e rigor filosficos: a matemtica e a biologia. Plato, logicamente, est do lado do pensamento matemtico, uma vez que compreende a realidade sensvel como a sombra de um mundo que conteria em si as verdades eternas: as ideias de tringulo, de crculo, de homem, de justia, de coragem e de Bem (e etc.) constituiriam esse mundo transcendente. J Aristteles de certa forma jogando o dualismo para dentro do indivduo, mas para um indivduo que existe somente em um mundo , enxerga a realidade como nica, encarando-a como um grande sistema ou um grande organismo, tal como aos olhos de um bilogo.

ARISTTELES. Metafsica. Ensaio introdutrio, texto grego com traduo e comentrio de Giovanni Reale. Traduo de Marcelo Perine. 3 verso. So Paulo: Edies Loyola, 2001. MARCONDES, Danilo. Iniciao histria da filosofia: dos pr-socrticos a Wittgenstein. 8 edio. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed. 2004.

You might also like