You are on page 1of 3

Lio 1

O Cultivo do Amor
Introduo
Coisa difcil de definir o amor. O mundo nos enche de vises hollywoodianas cheias de coraezinhos e flores. Mas se quisermos ter uma compreenso bblica, importante que no nos deixemos contaminar com a viso romntica do sentimento que me leva a estar junto . O amor a base do casamento. Tudo comea nele. Veremos nessa lio que o amor uma atitude de intensa doao que coloca o foco da sua vida no outro possibilitando, assim, um casamento pleno e vitorioso. Em Jo 15:12 vemos que o amor mandamento. Sendo um mandamento, o casal deve lutar para desenvolver o amor mtuo. Veja as seguintes diferenas na definio de amor segundo o mundo e segundo o que vemos na Bblia: Amor no mundo Romntico e sonhador Sentimento O outro vive para voc Momentos tranqilos e ideais Egosta Eu Amor bblico Prtico, algo a ser vivido Mandamento Voc vive para o outro Luta interna para se dar Altrusta O outro

Amor como um caminho Em I Co 12.31, aps Paulo falar sobre os dons do Esprito para a igreja de Corinto, ele diz: passo agora a mostrar-lhes um caminho sobremodo excelente. Esse versculo , por vezes, atropelado em nosso af de ler I Co 13, a obra prima sobre as caractersticas do amor. No entanto, no se pode compreender essas caractersticas, sem compreender qual a natureza do amor conforme a Bblia. Em primeiro lugar, o amor um caminho. Como tal, ele um estilo de vida que comea em determinado momento na vida do casal e cresce em uma busca constante de perfeio por toda a vida. Como um caminho, tambm temos o aspecto de uma deciso diria em trilh-lo, ainda que os dias no sejam bons. Em segundo lugar Paulo fala que o amor sobremodo excelente. A excelncia nos remete a algo do cu, que nos liga a Deus que a fonte de toda perfeio (Tg 1.17). Essa excelncia promete ainda dividendos de grandeza, alegria e felicidade para o casal. Com isto em mente, podemos olhar para as caracterstica do amor de I Co 13 e ver que ali no existe nada de romantismo, mas a mais bela descrio do maior e mais verdadeiro amor, aquele que tem a natureza sacrificial:
www.ministerioelo.com.br - Licenciado com Creative Commons - No-Comercial

Lio 1
O Cultivo do Amor
Caractersticas do amor de I Co 13 Paciente Benigno No arde em cimes No se ufana No se ensoberbece, No se conduz inconvenientemente No procura os seus interesses No se exaspera No se ressente do mal No se alegra com a injustia, mas regozija-se com a verdade; Tudo sofre Tudo cr Tudo espera Tudo suporta Amor como vnculo da perfeio Em Cl 3.14 vemos que Paulo chama o amor de vnculo da perfeio. Alguns comentaristas dizem que essa frase significa o amor a veste exterior que sustenta as outras em seus lugares. Ento, esse o clamor para que o casal busque o amor bblico como vnculo da perfeio entre eles. Esse um chamado para a doao e entrega mtua. Nada far sentido se o casal no construir um ambiente para a convivncia, sem competies, armaes ou inimizades. Sabemos que para muitas realidades no fcil, mas o casal deve construir sobre o amor uma vida pautada na amizade e confiana. Vnculo ligao, que liga um ao outro. Tendo o amor como um estilo e uma deciso na vida, o casal estar ligado nesse vnculo maior, trilhando juntos o caminho e dispostos a melhorar dia aps dia. A ideia do vnculo da perfeio tambm nos lembra do amor mximo. Foi por amor que o Senhor nos resgatou e nos ligou a ele (Ef 1:4-5). Foi por amor que temos a Graa e dessa maneira, apenas Nele e por Ele podemos trilhar o caminho do amor. S em Cristo h um caminho para a harmonia no lar.

Concluso
Quantas pessoas tm orado para que Deus "transforme" seu casamento, sem saber ao certo o que essa transformao seria? Quantos pedem para o Senhor mudar o marido ou a esposa? Isso uma orao do tipo "no estou confortvel, as coisas no esto do meu gosto". Mas o

www.ministerioelo.com.br - Licenciado com Creative Commons - No-Comercial

Lio 1
O Cultivo do Amor
amor um caminho de entrega ao outro, e no uma busca por aquilo que nos agrada. A viso bblica traz a responsabilidade para voc.

Aplicao
Alguns fatores atrapalham o cultivo do amor pelo casal. Abaixo listamos quatro deles, mas esta lista pode e deve ser expandida por cada casal. 1 A famlia Quando voc se casa, deixa seus pais, no s fisicamente como emocionalmente. Perde o conforto de ser apenas filho, ou filha, para se tornar uma pessoa com deveres e responsabilidades novos. Crescer est intimamente ligado a perdas. Por vezes, a manuteno ou a convivncia invasiva de familiares atrapalha o cultivo do amor pelo casal. 2 Os filhos Por mais maravilhosos que sejam nossos filhos, alguns casais deixem que eles roubem um precioso espao em suas vidas. O casal deve perceber se seus filhos esto invadindo o leito do casal, as conversas e o tempo dos dois. 3 Os defeitos A maioria dos casais passa a vida inteira apontando os defeitos um do outro. Cada um conhece suas falhas e no necessrio que algum aponte. Com ternura, muita coisa pode ser modificada, gerando maior unidade. Procure no machucar a pessoa amada com crticas. Leia 1 Pe 4.8. 4 O tempo A falta de tempo tem sido culpada por muitos desacertos. Podemos aprender sobre isso com os agricultores. Eles sabem que a terra precisa de um tempo de descanso para posteriormente vir a produzir mais. O trabalho passou a ser o principal objetivo e a famlia passou a ocupar um lugar de relevncia inferior. A busca de um tempo livre para conversar e desenvolver a amizade, de extrema necessidade para o rejuvenescimento do casal e contribui para uma unio maior.

Historinha de casal "Em uma viagem recente praia, eu e meu marido compramos umas raquetes de frescobol e comeamos a jogar enquanto as crianas brincavam a nosso redor. Nos interessamos por esse jogo e agora, sempre que podemos, vamos jogar um pouco" Frescobol um jogo interessante e que pode ser encarado como um metfora para a vida de casado. A dupla deve trabalhar em conjunto para manter a bola no ar. Se um mais agressivo o outro erra, e os dois perdem. Se um est desinteressado, o jogo chato e os dois perdem. Os casais frequentemente jogam tenis, e no frescobol em suas vidas.

www.ministerioelo.com.br - Licenciado com Creative Commons - No-Comercial

You might also like