You are on page 1of 3

Universidade Anhanguera - Uniderp Centro de Educao a Distncia

DESAFIO DE APRENDIZAGEM-MATRIZ DISCIPLINAR Curso: Semestre: Disciplina: Administrao 4 Direitos Humanos Reginaldo Donizete Alves Perodo Letivo: 2011/2

Professor EAD:

253 Desafio de aprendizagem Autor: Ana Clara Correa Henning O professor EAD dever orient-lo sobre como realizar este desafio de aprendizagem, indicando possveis adequaes nas atividades propostas. Objetivos de aprendizagem Refletir sobre a realidade brasileira por meio da anlise de fatos sociais relevantes e contemporneos. Compreender a importncia da proteo dos direitos fundamentais no sistema jurdico brasileiro a partir dos fatos observados. Observar a primazia da Constituio sobre os atos do Poder Pblico, especialmente no que diz respeito aos direitos aqui estudados. Tarefa final A proposta que segue foi adaptada de questes do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE), do ano de 2009. Responda s questes abaixo individualmente. Depois, em grupo, discuta qual a ligao das duas questes propostas com a teoria sobre direitos humanos e fundamentais analisada durante esta disciplina. Elabore uma resposta, citando fontes bibliogrficas, artsticas (msicas, filmes, poesias etc.) e os dispositivos legais que entenderem pertinentes. 1) Leia o grfico Trabalho Infantil o maior em 18 meses, e Rio lidera casos; confira arte da Folha online, em que mostrada a evoluo do nmero de trabalhadores de 10 a 14 anos, em algumas regies metropolitanas brasileiras, em dado perodo. Disponvel em: <http://www1.folha.uol.com.br/folha/cotidiano/ ult95u85799.shtml>. Acesso em: 25 abr. 2011.

254

2) Leia a charge:

Fonte: disponvel em: <www.charges.com.br>. Acesso em: 15 set. 2009. H relao entre o que mostrado no grfico e na charge? a) No, pois a faixa etria acima dos 18 anos aquela responsvel pela disseminao da violncia urbana nas grandes cidades brasileiras. b) No, pois o crescimento do nmero de crianas e adolescentes que trabalham diminui o risco de sua exposio aos perigos da rua. c) Sim, pois ambos se associam ao mesmo contexto de problemas socioeconmicos e culturais vigentes no pas. d) Sim, pois o crescimento do trabalho infantil no Brasil faz crescer o nmero de crianas envolvidas com o crime organizado. e) Ambos abordam temas diferentes e no possvel se estabelecer relao mesmo que indireta entre eles.

3) Leia os grficos: Grfico I: Domnio da leitura e escrita pelos brasileiros (em %) VERIFICAR O CADERNO DE ATIVIDADES PGINA 254 255 Grfico II: Municpios brasileiros que possuem livrarias (em %) VERIFICAR O CADERNO DE ATIVIDADES PGINA 255 Fonte: Indicador Nacional de Alfabetismo Funcional - INAF, 2005.

Relacione esses grficos s seguintes informaes: O Ministrio da Cultura divulgou, em 2008, que o Brasil no s produz mais da metade dos livros do continente americano, como tambm tem parque grfico atualizado, excelente nvel de produo editorial e grande quantidade de papel. Estima-se que 73% dos livros do pas estejam nas mos de 16% da populao. Para melhorar essa situao, necessrio que o Brasil adote polticas pblicas capazes de conduzir o pas formao de uma sociedade leitora. Qual das seguintes aes no contribui para a formao de uma sociedade leitora? a) Desacelerao da distribuio de livros didticos para os estudantes das escolas pblicas, pelo MEC, porque isso enriquece editoras e livreiros. b) Exigncia de acervo mnimo de livros, impressos e eletrnicos, com gneros diversificados, para as bibliotecas escolares e comunitrias. c) Programas de formao continuada de professores, capacitando-os para criar um vnculo significativo entre o estudante e o texto. d) Programas, de iniciativa pblica e privada, garantindo que os livros migrem das estantes para as mos dos leitores. e) Uso da literatura como estratgia de motivao dos estudantes, contribuindo para uma leitura mais prazerosa.

You might also like