You are on page 1of 4

JESUS, DOS 13 AOS 29 ANOS AUTOR: Prof. MSc. Gesiel Albuquerque Site: http://www.blogdegesiel.blogspot.

com Este artigo pode parecer desnecessrio ao leitor, pois sabido que, dos 13 aos 29 anos, h um lapso histrico na vida de Jesus de Nazar. Nos textos bblicos, ele apresentado ao mundo no perodo compreendido entre o seu nascimento at completar doze anos. Sua ltima apario, antes de sumir da histria, ocorre num encontro entre ele e os chamados "doutores da lei". Depois disso, simplesmente desaparece sem deixar vestgios. Aps essa lacuna temporal, os evangelistas passam a falar do messias, j com trinta anos, em plena atividade missionria. Acompanhado de alguns apstolos, ele sai pela Galilia e adjacncias pregando a palavra de Deus. As perguntas-chave para esse sumio, cujas respostas ningum d, so: o que Jesus fez nesse perodo? Onde ficou e por que no deu notcias? Por que os evangelistas no relatam uma linha sequer referente s aes do jovem Galileu no final da sua infncia at o vigsimo nono ano de vida? Existem muitas especulaes sobre o tema. H, inclusive, livros de telogos e pesquisadores preocupados em esclarecer esta histria no revelada. Dentre estes materiais, esto o do autor Carlos Carvalho Cavalheiro, intitulado "O mistrio revelado", e o livro esprita do professor Francisco Klrs Wernec, cujo ttulo "Jesus dos 13 aos 30 anos. Para mim, obras nada convincentes. Preservo, no entanto, o respeito ao trabalho dos seus idealizadores. As religies nunca deram respostas s perguntas acima. Os estudiosos ficaram mais no campo das hipteses que da evidncia histrica, e at da comprovao cientfica. Afinal, por que tanto mistrio sobre o paradeiro do nazareno? As omisses promovem uma atmosfera de estranheza aos interessados no assunto. Incomoda, tambm, a falta de disposio das autoridades religiosas em esclarecer um fato, no mnimo discrepante, sobre a vida de um garoto excepcional para o seu tempo. O que aconteceu? Voc sabe? Nem eu.

Por no obtemos respostas, entraremos no terreno das especulaes para buscar entender o que houve na vida de uma figura to magnnima, do ponto de vista da f e da religio. Ento, elucubremos um pouco. Hiptese Primeira Jesus no existiu. Tese defendida pelos autores La Sagesse (Jesus Cristo nunca existiu) e H. Wayne House (O Jesus Cristo que nunca existiu). Alguns afirmam que a sua histria teria sido a compilao pouco criativa da crena dos povos da poca na vinda do cordeiro de deus, conhecido como Mitra. Prticas e crenas do mitrasmo foram adotadas pelo Cristianismo: entendase, Igreja Catlica Apostlica Romana. S para voc saber, o aniversrio de Mitra era celebrado em 25 de dezembro. A Igreja adotou essa data para celebrar tambm o nascimento de Jesus. Era costume do catolicismo assimilar elementos da religio pag e integr-los ao seu corpus dogmtico com o obejtivo de fortalecer a f dos novos cristos. Hiptese Segunda Dos treze aos vinte e nove anos, Jesus no quis saber de nenhuma tarefa evangelizadora. Tampouco valorizou as crenas de sua poca. O que ele queria mesmo era curtir a vida como todo jovem da sua idade. Para tanto, entregou-se a uma vida desregrada, envolvendo-se com mulheres e bebidas. Esta constatao chocou os escritores cristos, que resolveram no registrar coisa alguma sobre a sua vida por um motivo bvio: do ponto de vista mtico no havia o que contar. Hiptese Terceira Jesus era um agitador sem correo. Incomadava os poderosos com suas queixas sobre impostos, igualdade social e liberdade de expresso. Apesar disso, tinha uma oratria invejvel e proferia palavras agradveis ao povo. Contudo, foi crucificado antes de completar trinta anos, por ter criticado a

moeda do imperador e proclamar-se rei de um certo reino. As autoridades no entenderam a que reinado ele se referia, ficaram furiosas e pediram a sua morte. Assim, na falta de uma histria mais amena, a Igreja se viu forada a fazer da lenda do deus Mitra a vida de Jesus. Hiptese Quarta Jesus ajudava o pai na carpintaria, como os jovens de sua idade faziam, mas no teve mulheres e nem se entregou a bebedeiras. Isso porque sofria de depresso profunda, o que o isolava de qualquer contato social. Perto de completar 30 anos, foi levado a um curandeiro que o aliviou definitivamente; possibilitando-lhe iniciar a sua pregao pelas terras da Judia/Galilia. Hiptese Quinta Jesus Cristo era um aliengena. Teoria defendida pelos escritores Erich von Dniken, Dom Pugliese, Brad Steiger e Randolph Winters. De acordo com esses autores, o galileu chegou ao nosso planeta numa nave espacial, tomou a forma humana, evangelizou e depois foi embora. Este processo pode ter ocorrido em dois momentos: aos 12 e aos 30 anos. A Igreja procurou esconder tal fato para no provocar pnico e nem abalar as crenas institudas. Hiptese Sexta Jesus no era de carne e osso, seu corpo era fludico. Tese sustentada pelo advogado francs Jean Baptiste Roustaing (1805-1879), em seu livro "Os quatro evangelhos". Sendo fludico, o messias s aparecia aqui nas ocasies programdas para tal. Aos 12 anos ele sumiu e s voltou aos 30 para concluir sua misso. Por sinal, a publicao desse material fez com que a Federao Esprita Brasileira probisse os seus membros de abordar este assunto nas reunies. Toda venda e divulgao dos livros de Roustaing foi cancelada pela FEB. Allan Kardec (1804-1869) e Roustaing eram inimigos declarados por causa das suas divergncias sobre Cristo, Maria e a reencarnao.

Hiptese Stima Jesus tornou-se um peregrino. O pesquisador russo Nicholas Notovich (1858-?), autor do livro "A Vida Desconhecida de Jesus", afirma que o mestre nazareno passou 17 anos peregrinando pelo mundo. Neste perodo, visitou a ndia, o Tibete, a China, a Prsia (atual Ir), Japo e a Inglaterra. Em cada lugar, ele teria convivido com autoridades de antigas tradies em busca dos ensinamentos de outras religies e da cultura dos seus seguidores. Hiptese Oitava Jesus uma lenda essnia. Para o escritor ateu Alfredo Bernacchi, em seu livro "Sinto muito, Jesus Cristo no existiu" (2003), no h comprovao histrico-cientfica da existncia do nazareno. Aps pesquisar materiais em 156 sites, ele conclui que o Cristianismo e Jesus so produto de lendas relacionadas principalmente ao povo essnio. Concluso Posso continuar a elencar diversas hipteses advindas da minha imaginao, das minhas leituras ou da compilao de textos de autores to inquietos quanto eu, mas isso no resolver. Ademais, quem melhor pode elucidar estas dvidas o Vaticano, com seus milhares de documentos antigos e secretos. Portanto, no vou continuar com a minha hipoteseologia, pois tudo o que eu disser no passar de exogenesis de um vido professor em busca da informao fidedigna.

You might also like