You are on page 1of 3

Os frutos

Os frutos dividem-se basicamente em trs camadas:

Epicarpo ou exocarpo: camada externa, normalmente uma camada membrancea e fibrosa; pode ser lisa, rugosa, pilosa ou espinosa, e popularmente conhecida como casca, camada mais externa do fruto, se origina da epiderme do carpelo. Mesocarpo: camada imediatamente abaixo do epicarpo, suculenta,que pode ou no armazenar substncias de reserva. Provm do mesofilo carpelar. Endocarpo: camada mais interna, normalmente a camada mais rgida que envolve as sementes. Origina-se da epiderme interna da folha carpelar. Em certos tipos de frutos, o endocarpo apresentase espessado e muito resistente.

H muitas variaes na aparncia e na consistncia destas camadas. Em frutos capsulares, secos, comum o mesocarpo ou o epicarpo estarem suprimidos, enquanto a camada restante assume consistncia lenhosa. J em alguns frutos, como ameixas e pssegos, o mesocarpo grande e suculento, enquanto o "caroo" corresponde ao endocarpo lenhoso envolvendo a semente, ou amndoa. Nas melancias, o mesocarpo e uma camada espessa e resistente, e o endocarpo corresponde polpa vermelha em seu interior. Enfim, todos os frutos partem do mesmo plano bsico de trs camadas, cada um derivando-se de uma maneira ou de outra em direo a caractersticas prprias. ]

Classificao

Infrutescncia jovem de Ananas nanus, abacaxi-ano. Fruto composto de fruta-do-condeAnnona squamosa. Frutos do tipo legume de Leucaena leucocephala. Os tipos de frutos so vrios, e podem ser classificados de diversas maneiras, seguindo diferentes critrios.

Quanto composio:

Frutos simples: quando os carpelos so unidos entre si, ao menos nos primeiros estgios de desenvolvimento. Ex.: a maior parte dos frutos conhecidos apresentam-se desta forma, como limes, pras, maracujs, mames, pepinos egoiabas.

Frutos compostos: os carpelos so separados desde a flor, e desenvolvem-se separadamente. Ex.: morango,magnlia.

Existem infrutescncias, como o abacaxi, consideradas pelos leigos como um nico fruto, ou um fruto composto. Na verdade, cada "gomo" do abacaxi corresponde a um fruto, originado de um ovrio de uma flor. Estas flores so agrupadas de forma compressa em um eixo, de forma que seus ovrios aderem-se uns aos outros, formando uma estrutura compacta.

Quanto abertura:
Frutos deiscentes: frutos que abrem-se na maturao, normalmente secos. Ex.: castanha e a maior parte das leguminosas.

Frutos indeiscentes: frutos que no se abrem espontaneamente. Podem ser secos, lenhosos, ou carnosos. Ex.:laranjas, meles.

Pedro Henrique Cota Drumond EDI1

Quanto ao tipo:

Fruto carnoso (apresenta pericarpo suculento):

Baga: o ovrio uni ou multicarpelar com sementes livres, por exemplo: tomate, limo, abbora, uva, etc.

Drupa: o ovrio unicarpelar, com semente aderida ao endocarpo duro (caroo), por exemplo: pssego,ameixa,azeitona, etc.

Pomo: um pseudofruto composto por 1 ou mais carpelos.por exemplo: ma, pra,marmelo, etc.

Folculo: abre-se atravs de uma nica fenda longitudinal, por exemplo: esporinha, etc.

Cpsula: fruto seco que se abre atravs de poros ou por fendas longitudinais, por exemplo: papoula, mamona, fumo,paineira, [algodo]], etc.

Legume ou Vagem: abre-se atravs de duas fendas longitudinais. Caracteriza as leguminosas, por exemplo: feijo,soja, ervilha, amendoim, fava, etc.

Aqunio: fruto seco indeiscente, o pericarpo seco est totalmente aderido a uma nica semente, apenas em um ponto. Por exemplo: girassol, etc.

Smara: fruto seco indeiscente, o pericarpo seco forma expanses aladas, por exemplo: tipuna, pau-d'alho

Sliqua: abre-se por quatro fendas longitudinais, deixando um septo mediano, por exemplo: ''crucferas'' como couve erepolho, etc.

Noz: um fruto seco com apenas uma semente (raramente duas) no qual a parede do ovrio ou parte dela torna-se muito dura na maturidade, por exemplo: avel, bolota, etc.

Cariopse ou Gro: fruto seco indeiscente, o pericarpo seco est totalmente aderido a uma nica semente, porm difere dos Aqunios e caracteriza as gramneas, por exemplo: milho, arroz, trigo, aveia, cevada, alpiste, etc.

Pixdio: abre-se atravs de um septo transversal, peparando-se uma espcie de "tampinha" conhecida por oprculo, por exemplo: jequitib, eucalipto, sapucaia, etc. Os tipos so muito variveis, e h vrias sub-categorias para cada um deles, que so pormenorizadas em artigos prprios.

Pseudofrutos
Originam-se do ovrio e de outra parte da flor, assim no so frutos "verdadeiros". So classificados em simples, mltiplos ecompostos/infrutescncias:

Pseudofruto simples: Deriva de uma flor com um ovrio no qual uma outra parte da flor se desenvolve. Na ma e na pera desenvolve-se o receptculo floral. No caju desenvolvem-se o pednculo e o receptculo floral.

Pedro Henrique Cota Drumond EDI1

Pseudofruto mltiplo: Deriva de uma flor com muitos ovrios. Cada ovrio desenvolve-se em um fruto, como no morango. Pseudofruto composto ou Infrutescncia: Deriva do desenvolvimento de uma inflorescncia, como o abacaxi, figo, jaca, etc.

Infrutescncias
Assim como os frutos so resultado da fecundao de flores, as infrutescncias so, a rigor, o resultado da fecundao de flores de umainflorescncia, como um cacho de uvas, por exemplo. Entretanto, um uso mais corrente do termo "infrutescncia" associado a conjuntos compactos de frutos, onde cada fruto situa-se contguo ou aderido ao outro, de forma que o conjunto se assemelhe a um grande fruto. Apesar da aparncia externa coesa, estas infrutescncias podem ser reconhecidas pela sua estrutura interna, apresentando um eixo central ao longo de todo seu comprimento com os frutos (semelhantes a "gomos") inseridos neste. Algumas infrutescncias so conhecidas popularmente e vendidas como frutas, como por exemplo abacaxi, jaca, amora e figo - os verdadeiros frutos so os pequenos gomos encontrados nestas estruturas. No se deve confundir infrutescncias com frutos compostos. Infrutescncias so um conjunto de frutos pequenos originados de muitas flores separadamente, enquanto frutos compostos, como a fruta-doconde, framboesa, so originados de uma nica flor, cujo ovrio formado por diversos carpelos livres ou ligeiramente aderidos entre si.

Pedro Henrique Cota Drumond EDI1

You might also like