You are on page 1of 31

1. Identificar correctamente sem recorrer a apontamentos sinais e sintomas do sarampo. 2. Mencionar adequadamente sinais e sintomas da varicela 3.

Conhecer correctamente de tratamento da varicela 4. Identificar correctamente sinais e sintomas da parotidite 5. Identificar correctamente sintomas da hepatite a

O SARAMPO uma infeco causada por um vrus que aparece, com alguma frequncia, nas crianas.

uma doena contagiosa que produz diversos sintomas e uma erupo caracterstica.

A Erupo consiste em reas irregulares, planas e avermelhadas que depressa aumentam de volume.

Uma pessoa infectada com SARAMPO primeiro sente Febre, Congesto Nasal, Irritao na Garganta, Tosse Seca e Vermelhido nos Olhos.

Ao fim de 3 a 5 dias de estes sintomas comearem, aparece a Erupo que d uma comicho ligeira frente e por baixo das orelhas e dos lados do pescoo.

Passados um ou dois dias espalha-se para o tronco, para os braos e para as pernas, enquanto comea a desaparecer na cara.

Na altura de maior desenvolvimento da doena, a criana sente-se muito doente, a Erupo extensa e a febre pode ultrapassar os 40C. ao fim de 3 a 5 dias, a temperatura diminui e a criana comea a sentir-se melhor e qualquer mancha restante desaparece rapidamente.

Imagem 1: criana com SARAMPO.

Comea 2 a 4 dias antes de se verificar qualquer manifestao de Erupo e prolonga-se at 2 a 5 dias depois do ataque.

O SARAMPO adquire-se pela inalao das micro gotas libertadas pela pessoa infectada, que se encontram no ar depois de terem sido expelidas pela tosse.

Nas crianas ss e bem nutridas, o SARAMPO raramente grave.

Contudo, frequente existirem complicaes na sequncia do SARAMPO, sendo a mais frequente o aparecimento de Infeces.

A Preveno do SARAMPO, faz-se na infncia atravs da administrao de uma VACINA, que geralmente administrada juntamente com a da Parotidite e a da Rubola.

Relativamente ao tratamento, uma criana que tenha contrado o SARAMPO deve manter-se sempre quente e confortvel. Para reduzir a febre pode-se administrar Paracetamol ou Brufen.

A VARICELA uma infeco causada por um vrus muito frequente nas crianas.

uma doena contagiosa que produz sintomas caractersticos.

Uma pessoa com varicela muito contagiosa quando os sintomas aparecem e continua a s-lo at que as ltimas bolhas ganhem crosta.

Nas crianas com mais de 10 anos, os primeiros sintomas so uma ligeira dor de cabea, febre moderada e uma sensao de mal-estar geral (indisposio). As crianas mais pequenas normalmente no tm esses sintomas e nos adultos os sintomas costumam ser mais graves. Ao fim de 24 a 36 horas comeam a aparecer umas manchas de cor vermelha. Estas manchas comeam a ficar salientes e pouco depois formam bolhas redondas que do muita comicho e que esto cheias de lquido. Finalmente formam-se as crostas. Todo este processo costuma durar em mdia 5 cinco dias e ao fim deste tempo deixam de aparecer novas manchas. Normalmente todas as crostas costumam desaparecer ao fim de 20 dias.

Imagem 2: criana com VARICELA.

A cara, os braos e as pernas tm relativamente poucas manchas, excepto nos casos graves em que toda a superfcie do corpo afectada. Quando h poucas manchas, estas localizam-se normalmente na parte superior do tronco. Tambm frequente aparecerem no couro cabeludo.

As crianas normalmente recuperam da varicela sem problemas.

No entanto, a infeco pode ser grave ou at mortal nos adultos e nas crianas com um sistema imunolgico deficiente.

A VARICELA contagiosa desde alguns dias antes do incio dos sintomas at que todas as bolhas tenham formado crosta.

O isolamento de uma criana/adulto com VARICELA previne o contgio da infeco a outras pessoas qeu no a tenham contrado.

Uma criana que tenha VARICELA desenvolve um mecanismo de imunidade e provavelmente pode no contra-la de novo.

Uma forma de preveno consiste em no expor uma criana que ainda no tenha contrado a doena a outra criana ou adulto que se encontra infectado.

Nos casos de VARICELA ligeira, deve-se colocar compressas hmidas sobre a pele para evitar a comicho, evitando que a pessoa se coce e alastre a infeco.

importante lavar muitas vezes a pele com gua morna e sabo, manter as mos limpas e as unhas curtas e usar roupa limpa e seca.

Em alguns casos so administrados medicamentos para aliviar a comicho e se se desenvolver uma infeco bacteriana poder ser necessrio administrar um antibitico.

A PAROTIDITE (Papeira) uma infeco causada por um vrus e que aparece com alguma frequncia nas crianas.

Este vrus um parente do vrus do Sarampo.

A PAROTIDITE um doena menos contagiosa que o Sarampo e a Varicela.

mais frequente aparecer no final do Inverno e no incio da Primavera.

Embora a doena possa ocorrer em qualquer idade, a maioria dos casos afecta crianas entre os 5 e os 15 anos de idade, no sendo frequente em menores de 2 anos.

Os sintomas s aparecem entre 14 a 24 dias aps a criana estar infectada.

A criana pode sentir calafrios, dor de cabea, falta de apetite, sensao de mal-estar geral e uma febre moderada.

No entanto 25 a 30 % das crianas no tm estes sintomas.

O primeiro sintoma consiste em dor ao mastigar ou ao engolir, sobretudo ao engolir lquidos cidos.

Nesta fase a temperatura normalmente sobe at aos 39,5 ou 40C.

Imagem 3: criana com PAROTIDITE.

A PAROTIDITE menos contagiosa que o Sarampo e a Varicela.

Uma infeco pelo vrus da PAROTIDITE normalmente proporciona imunidade para toda a vida.

Quase todas as crianas com PAROTIDITE recuperam totalmente sem problemas.

As complicaes podem afectar outros rgos para alm das glndulas salivares, sobretudo em pessoas infectadas depois da puberdade.

Em alguns casos, nos homens so afectados os testculos que podero ficar afectados para sempre levando a esterilidade.

A principal forma de preveno consiste na administrao da vacina contra a Parotidite, na infncia. Quanto ao Tratamento da doena, caso esta tenha comeado poder ser necessrio comer alimentos moles uma vez que a criana poder sentir dor ao mastigar. Deve-se evitar os alimentos cidos, como a laranja e o limo pois provocam uma maior produo de saliva, o que pode aumentar a dor. Para aliviar a dor de cabea e o mal-estar podem ser usados o Paracetamol e o Brufen, por exemplo.

A Hepatite A uma doena infecciosa aguda, causada por vrus, que produz a inflamao e necrose do fgado.

A transmisso do vrus por via fecal-oral, atravs da ingesto de gua ou alimentos contaminados ou directamente de pessoa para pessoa. A transmisso comum entre crianas que ainda no tm as noes de higiene necessrias. O consumo de frutos do mar, como mariscos crus ou inadequadamente cozidos, tambm transmitem a doena. Locais com inadequadas redes de esgotos, so propcios transmisso da doena.

O incio sbito, em geral com febre baixa, fadiga, mal estar, perda de apetite, sensao de desconforto no abdmen, nuseas e vmitos. comum a averso acentuada ao fumo do tabaco. Pode ocorrer diarreia, que comum nas crianas. Pode surgir ictercia (pele amarela). Em geral quando a criana fica ictrica, a febre desaparece, h uma diminuio dos sintomas e o risco de transmisso diminui. As fezes ficam amarelo esbranquiadas e a urina de cor castanho avermelhado. A recuperao completa, aps o vrus ser eliminado do organismo.

O perodo de contgio ocorre uma a duas semanas antes de aparecerem os sintomas. O perodo de contgio pode ir at dez dias aps a pessoa ter sido infectada, apresentando ou no sinais e sintomas da doena. O vrus passa a ser eliminado nas fezes durante cerca de trs semanas. Aps o contacto com o vrus da Hepatite A, a pessoa fica imune contra a doena.

A vacina mtodo mais seguro para evitar a transmisso da Hepatite A. Lavagem correcta das mos: antes e depois de comer e aps a utilizao da casa de banho. Desinfeco da loua e da casa de banho com lixvia durante pelo menos 10 minutos. Confeco adequada de todos os alimentos. Lavagem de verduras e frutas que se comam cruas, de forma adequada.

No existe tratamento especfico para a Hepatite A.

Recomenda-se: - Dieta especial no muito restritiva; - Alimentao de acordo com o apetite da criana, visto que apresenta falta de apetite; - Ingesto elevada de lquidos (gua, sumos,); - Repouso absoluto, apenas quando a criana se encontra na fase aguda, e conforme a necessidade da criana;

- Administrar antipirtico se necessrio (Brufen, Ben-u-ron).

Avaliao
1-Criana com febre e tosse dor de garganta, rash maculopapular generalizado vermelhido ocular podemos suspeitar de que doena? Sarampo Varicela Parotidite Hepatite Resposta: Sarampo

O Pedro tem rash macular que evolui para vesculas com temperatura de 37,5c , queixa-se de prurido intenso. De que doena suspeitarias? A- Sarampo B- Parotidite C- Varicela D- Hepatite Resposta? C- Varicela

2- Para tratar a varicela recomendvel:


A) Antibioterpia e antipirticos Paracetamol e Brufen. B) Hidratar, paracetamol, Brufen, desinfeco do rash com Iodopovidona ( Betadine) C) Controle da temperatura corporal com antipirtico Paracetamol, cortar as unhas h criana ,roupa leve e arejada R: C) Controle da temperatura corporal com antipirtico Paracetamol, cortar as unhas h criana ,roupa leve e arejada

Identificar correctamente sinais e sintomas da parotidite

A) Alteraes cutneas de cor vermelha, febre, prurido intenso e vesculas que passam na fase final a crostas B)Febre baixa, fadiga, mal estar, perda de apetite, sensao de desconforto no abdmen, nuseas e vmitos, ictercia. C)Febre moderada, falta de apetite, calafrios, dor ao mastigar engolir alimentos cidos, edema acentuado dos gnglios abaixo do lbulo auricular. Resposta: C)Febre moderada, falta de apetite, calafrios, dor ao mastigar engolir alimentos cidos, edema acentuado dos gnglios abaixo do lbulo auricular.

Identificar correctamente sintomas da hepatite A A) B) C) Resposta:

You might also like