You are on page 1of 10

www.pciconcursos.com.

br

UnB/CESPE PC/ES

De acordo com o comando a que cada um dos itens a seguir se refira, marque, na folha de respostas, para cada item: o campo designado com o cdigo C, caso julgue o item CERTO; ou o campo designado com o cdigo E, caso julgue o item ERRADO. A ausncia de marcao ou a marcao de ambos os campos no sero apenadas, ou seja, no recebero pontuao negativa. Para as devidas marcaes, use a folha de respostas, nico documento vlido para a correo das suas provas objetivas. Nos itens que avaliam noes de informtica, a menos que seja explicitamente informado o contrrio, considere que todos os programas mencionados esto em configurao padro, em portugus. Considere tambm que no h restries de proteo, de funcionamento e de uso em relao aos programas, arquivos, diretrios, recursos e equipamentos mencionados.

CONHECIMENTOS BSICOS
1

10

13

16

19

22

25

O governo garante que no faltaro recursos para as obras de infraestrutura. As favelas ocupadas dispunham de cerca de 827 milhes de reais do Programa de Acelerao do Crescimento para obras de saneamento e outras intervenes urbanas. Tambm foram anunciados a construo de 19 escolas, obras de conteno de encostas e um programa habitacional orado em 144 milhes de reais, entre outras medidas. A retomada de uma rea to populosa, que at pouco tempo era dominada por criminosos que andavam livremente pelas ruas com fuzis e metralhadoras, animou at mesmo quem faz oposio ao governo. No h como no reconhecer que a retomada do controle da Vila Cruzeiro e do Complexo do Alemo foi um marco na histria do Rio, porque finalmente libertou uma populao acuada pelo trfico, afirma o presidente da Comisso de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa; contudo, continua: precisamos deixar o ufanismo de lado e colocar o p no cho. O trfico no acabou. A polcia no prendeu nenhum grande traficante, apenas algumas lideranas que atuavam no varejo. Ningum sabe quem so os atacadistas. No houve sinalizao de plano de combate ao trfico de armas, ponto central nessa discusso. No se consome mais droga no Rio que em So Paulo. A diferena que aqui o trfico controla territrios com armamento de guerra. Por isso, aqui o trfico mais violento que em qualquer outra capital.
CartaCapital, 8/12/2010, p. 28 (com adaptaes).

10

13

16

Eu no gosto de ningum, ele quase respondeu, refreando-se a tempo; faz sentido, ele mesmo conclua o pior momento da minha vida, sem a mulher, sem o filho, sem dinheiro, e desgraadamente sem literatura. Uma letra de tango. Ou um maneirista da prpria sombra, como escreveu Eusbio de Mattos no Suplemento de Arte, demolindo-o at a ltima linha com o sadismo certeiro dos grandes crticos. Para um pas sem crtica, aquele texto chegava a ser uma boa surpresa, ainda que deixasse entrever mais o prazer do ataque que o lamento sincero de um estudioso honesto, o tsc tsc tsc diante de um escritor que nunca chegou l na corrida de cavalos letrados do panorama nacional e Donetti sentiu a respirao opressa pelo rancor. O clebre homem brasileiro cordial cordial no porque seja polido, o que ele nunca foi, mas porque nada nunca passa pelo crebro antes de chegar vida s um corao batendo forte no meio da rua, que o seu lugar.
Cristovo Tezza. Um erro emocional. Rio de Janeiro: Record, 2010, p. 91 (com adaptaes).

Em relao s ideias e a aspectos gramaticais do texto acima, julgue os itens a seguir.


9

Se, em vez do adjetivo clebre (R.13), o autor tivesse optado pela sua forma superlativa, teria de acrescentar-lhe o sufixo -rrimo, da seguinte forma: celebrrimo. No trecho antes de chegar vida (R.15), a substituio de por em manteria a correo gramatical e o sentido original do texto. Infere-se do texto que a expresso tsc tsc tsc (R.10) uma forma de reproduzir em palavras a lamria do escritor ao ler um texto de m qualidade literria. De acordo com o texto, a cordialidade caracteriza o brasileiro como um ser emocional desprovido da capacidade de racionalizao. A correo gramatical e o sentido do texto sero mantidos caso se substitua diante de um escritor que (R.10-11) por ante de um escritor o qual. Em um maneirista da prpria sombra (R.5) e chegou l (R.11), as aspas so empregadas com a funo de realar ironicamente as expresses. No trecho demolindo-o at a ltima linha (R.6-7), o pronome exerce a funo de objeto direto e poderia ser substitudo por Donetti (R.12). No trecho ainda que deixasse entrever (R.8-9), a locuo conjuntiva ainda que poderia ser substituda por embora, sem que fosse alterado o sentido da orao. No trecho mais o prazer do ataque que o lamento sincero de um estudioso honesto (R.9-10), a substituio da conjuno que por do que manteria a correo gramatical da relao comparativa.
1

Julgue os itens seguintes, referentes aos sentidos e a aspectos lingusticos do texto acima.
1

10

4 5

No trecho No houve sinalizao de plano de combate ao trfico de armas, ponto central nessa discusso (R.20-21), a substituio de sinalizao por sinais manteria a correo gramatical da orao. No trecho A diferena que aqui o trfico controla territrios com armamento de guerra (R.22-24), a orao introduzida por que complementa o sentido do nome diferena. Infere-se do texto que a entrada da polcia nas favelas era dispensvel, tendo em vista que o governo j havia alocado recursos para a ocupao da rea por meio de obras de infraestrutura e de desenvolvimento social. Na linha 5, a substituio de foram anunciados por foi anunciado manteria a correo gramatical do texto. O complemento verbal por criminosos que andavam livremente pelas ruas com fuzis e metralhadoras (R.9-10) designa o ser que pratica a ao verbal.

11

12

13

14

15

Considerando as normas de redao de textos oficiais, julgue os prximos itens.


6

7 8

Embaixadores, secretrios de estado dos governos estaduais e auditores da justia militar esto entre as autoridades que devem ser tratadas por Vossa Excelncia. O fecho Atenciosamente deve ser empregado para saudar autoridades de mesma hierarquia ou de hierarquia inferior. Os adjetivos referidos aos pronomes de tratamento concordam com o gnero do interlocutor.

16

17

www.pciconcursos.com.br

UnB/CESPE PC/ES
1

10

13

16

19

22

25

28

31

34

Uma das constantes aspiraes dos homens a de viver em uma sociedade de iguais. Mas claro que as desigualdades naturais so muito mais difceis de vencer que as desigualdades sociais. Por essa razo, aqueles que resistem s reivindicaes de maior igualdade so levados a considerar que as desigualdades so, em sua maior parte, naturais e, como tais, invencveis ou mais dificilmente superveis. Ao contrrio, aqueles que lutam por maior igualdade esto convencidos de que as desigualdades so, em sua maior parte, sociais ou histricas. Pense-se no prncipe dos escritores igualitrios: Rousseau. No Discurso sobre a Origem da Desigualdade entre os Homens, ele sustenta que a natureza fez os homens iguais e a civilizao os tornou desiguais ou, em outras palavras, que as desigualdades entre os homens tm uma origem social e, por isso, o homem, voltando natureza, pode retornar igualdade. Experimente-se agora considerar o prncipe dos escritores no igualitrios: Nietzsche. Para o autor de Alm do Bem e do Mal, os homens so, por natureza, desiguais e apenas a sociedade, com sua moral de rebanho, com sua religio baseada na compaixo, que fez que eles se tornassem iguais. Onde Rousseau v desigualdades artificiais e, portanto, condenveis e superveis, Nietzsche v desigualdades naturais e, portanto, no condenveis nem superveis. Ao passo que em nome da igualdade natural o igualitrio condena as desigualdades sociais, em nome da desigualdade natural o no igualitrio condena a igualdade social. A diferena entre desigualdade natural e desigualdade social relevante para o problema do preconceito pela seguinte razo: com frequncia, o preconceito nasce da superposio desigualdade natural de uma desigualdade social que no reconhecida como tal, sem, portanto, que se reconhea que a desigualdade natural foi agravada pela superposio de uma desigualdade criada pela sociedade e que, ao no ser reconhecida como tal, considerada ineliminvel.
Norberto Bobbio. Elogio da serenidade e outros escritos morais. So Paulo: Ed. UNESP, 2002, p. 112-3 (com adaptaes).

10

13

Assim foi que, reunindo muitos fsicos, filsofos, bonzos, autoridades e povo, comunicou-lhes que tinha um segredo para eliminar o rgo; e esse segredo era nada menos que substituir o nariz achacado por um nariz so, mas de pura natureza metafsica, isto , inacessvel aos sentidos humanos, e contudo to verdadeiro ou ainda mais do que o cortado; cura esta praticada por ele em vrias partes, e muito aceita aos fsicos de Malabar. O assombro da assembleia foi imenso, e no menor a incredulidade de alguns, no digo de todos, sendo que a maioria no sabia que acreditasse, pois se lhe repugnava a metafsica do nariz, cedia, entretanto, energia das palavras de Diogo Meireles, ao tom alto e convencido com que ele exps e definiu o seu remdio.
Machado de Assis. O segredo do bonzo. In: John Gledson. 50 contos de Machado de Assis. So Paulo: Companhia das Letras, 2007, p. 125 (com adaptaes).

No que se refere aos aspectos gramaticais do texto acima, julgue os itens seguintes.
24

25

No trecho pois se lhe repugnava a metafsica do nariz (R.10-11), a partcula se classifica-se como pronome reflexivo. No trecho sendo que a maioria no sabia que acreditasse (R.10), a substituio de sendo que por se bem que manteria a correo gramatical e o sentido do texto.

Considerando que um computador j tem instalados os programas e perifricos necessrios execuo das suas tarefas, esteja sendo ligado e colocado em operao para o incio dos trabalhos dirios do setor, julgue os itens a seguir, que versam sobre o comportamento de seus componentes funcionais nesse exato momento.
26 27

28

Julgue os itens subsequentes, relativos s ideias e estrutura lingustica do texto acima.


18

O carregamento (boot) do sistema operacional Linux pode ser gerenciado pelo programa LILO. Quando ligado, o computador faz um autodiagnstico. Se, por exemplo, o teclado no estiver conectado ao computador, o fato identificado nesse processo e a inicializao do sistema automaticamente interrompida. A memria principal do computador, por ser voltil, precisa ser atualizada com dados e instrues cada vez que o computador ligado.

Os vocbulos espcies, difceis e histricas so acentuados de acordo com a mesma regra de acentuao grfica. No trecho com sua moral de rebanho, com sua religio baseada na compaixo (R.19-20), a vrgula empregada para separar elementos que exercem a mesma funo sinttica na orao. Depreende-se do texto que a distino entre desigualdade natural e desigualdade social est relacionada capacidade que a natureza humana tem de aceitar as diferenas raciais, sociais e religiosas. Ao citar Rousseau e Nietzsche, o autor emprega, no desenvolvimento do primeiro pargrafo, um recurso prprio do texto dissertativo-argumentativo, que consiste em fundamentar sua ideia por meio de analogia. Infere-se do texto que o preconceito se fundamenta em uma desigualdade que pode ser eliminada. No trecho esto convencidos de que as desigualdades so, em sua maior parte, sociais ou histricas (R.8-10), a omisso da preposio de prejudicaria a correo gramatical do perodo.

Considere que um computador j est em sua operao diria e que j tem instalados os programas e perifricos necessrios a execuo dessas tarefas. Julgue os itens subsequentes, a respeito do uso dos perifricos e dos programas necessrios ao bom uso do computador.
29

19

30

20

31

21

22 23

32 33

Um programa navegador na Internet pode armazenar uma cpia dos itens acessados recentemente. A vantagem desse procedimento permitir acelerar a viso novamente desses itens. A desvantagem o gasto de espao de armazenamento. Para se transferir arquivos entre computadores conectados na Internet pode ser usado o protocolo FTP (file transfer protocol). Para o usurio fazer uso desse recurso, imprescindvel que ele possua conta e senha no computador que vai oferecer o arquivo. Para o usurio transferir as mensagens do correio eletrnico para o cliente de email, de modo a ler e responder as mensagens j recebidas estando desconectado da Internet e realizando essa conexo apenas no momento de transmisso da resposta, basta utilizar o programa Internet Explorer. O sistema operacional do computador estar em funcionamento mesmo quando se estiver editando uma planilha eletrnica. As impressoras matriciais j esto obsoletas e, caso estejam disponveis em um setor, devem ser substitudas por outras mais modernas, de modo a reduzir o consumo de material e o nvel de rudo.
2

www.pciconcursos.com.br

UnB/CESPE PC/ES

Julgue os itens que se seguem, referentes a conceitos e funes de aplicativos de editores de texto, planilhas eletrnicas, apresentaes e gerenciadores de banco de dados.
34

RASCUNHO

Em uma planilha eletrnica, preenchendo-se qualquer valor numrico nas clulas B3 e B4, o resultado da frmula
=SE(B3>SOMA(B3:B4), OK, NC)

ser sempre NC.

35

Configurando-se as opes de impresso de um texto editado no Writer do BrOffice possvel passar para o papel as marcas de pargrafo, paradas de tabulao e quebras de linha.

36

Para organizar os arquivos e pastas de um computador, o Windows 7 tambm usa bibliotecas que podem reunir itens do prprio computador ou de um disco rgido de outra mquina.

37

Os arquivos do Microsoft PowerPoint dos tipos .ppt, .pps e .pptx podem ser abertos pelo mdulo Impress do BrOffice.

38

A definio da chave primria de uma tabela criada no banco de dados pode ser feita com a combinao de vrios campos.

Julgue os itens seguintes, referentes a problemas e solues possveis na utilizao do computador.


39

Se, ao acessar um endereo da Internet, o stio correspondente mostrar-se inacessvel, esse problema poder estar relacionado com o filtro de pacotes utilizado pelo administrador da rede para aumentar a segurana do ambiente. No BrOffice, caso o mouse pare de funcionar, pode-se fechar as janelas dos programas que estivam em uso acionando-se simultaneamente as teclas

40

e .

Os policiais da delegacia de defesa do consumidor apreenderam, em um supermercado, 19,5 kg de mercadorias imprprias para o consumo: potes de 150 g de queijo e peas de 160 g de salaminho. Com base nessa situao, julgue os itens a seguir.
41

Suponha que os potes de queijo tenham a forma de um tronco de cone de 7 cm de altura, em que o raio da base maior mea 4 cm e o da base menor, 3 cm. Nesse caso, tomando 3,14 como valor aproximado para B, correto afirmar que essas embalagens tm capacidade para, no mximo, 250 mL.

42

Se cada pote de queijo era vendido a R$ 9,80 e cada pea de salaminho era vendida a R$ 12,50, e se o prejuzo do supermercado decorrente do impedimento da venda desses produtos foi calculado em R$ 1.427,50, ento foram apreendidos 50 potes de queijo e 75 peas de salaminho.

43

Se 80 potes de queijo foram apreendidos, ento foram apreendidos menos de 8 kg de salaminho.


3

www.pciconcursos.com.br

UnB/CESPE PC/ES

Uma pesquisa de rua feita no centro de Vitria constatou que, das pessoas entrevistadas, 60 no sabiam que a polcia civil do Esprito Santo possui delegacia com sistema online para registro ou denncia de certos tipos de ocorrncia e 85 no sabiam que uma denncia caluniosa pode levar o denunciante priso por 2 a 8 anos, alm do pagamento de multa. A partir dessas informaes, julgue o item seguinte.
44

Um argumento constitudo por uma sequncia de trs proposies P1, P2 e P3, em que P1 e P2 so as premissas e P3 a concluso considerado vlido se, a partir das premissas P1 e P2, assumidas como verdadeiras, obtm-se a concluso P3, tambm verdadeira por consequncia lgica das premissas. A respeito das formas vlidas de argumentos, julgue os prximos itens.
49

Considere a seguinte sequncia de proposies: P1 Existem policiais que so mdicos. P2 Nenhum policial infalvel. P3 Nenhum mdico infalvel. Nessas condies, correto concluir que o argumento de premissas P1 e P2 e concluso P3 vlido.

Considerando-se que tambm foi constatado que 10 dos entrevistados no sabiam do canal de comunicao online nem das penalidades cabveis a denncias caluniosas, correto concluir que 135 pessoas no tinham conhecimento de pelo menos uma dessas questes.
50

Para o bom desempenho das funes dos agentes, os departamentos de polcia frequentemente realizam compras de equipamentos. Para certa compra licitada, um fabricante ofereceu 6 modelos de radiotransmissores. Com base nessa situao, julgue o item que se segue.
45

Se as premissas P1 e P2 de um argumento forem dadas, respectivamente, por Todos os lees so pardos e Existem gatos que so pardos, e a sua concluso P3 for dada por Existem gatos que so lees, ento essa sequncia de proposies constituir um argumento vlido.

RASCUNHO

Suponha que, para cada lote de 3 radiotransmissores de determinado modelo, a probabilidade de 1 deles apresentar defeito 0,25, de 2 deles apresentarem defeito 0,025, e de 3 apresentarem defeito 0,0005. Nessa situao, considerandose que, se pelo menos 1 dos radiotransmissores de um lote apresentar defeito, todo o lote ser rejeitado, correto afirmar que a probabilidade de se rejeitar um lote inferior a 25%. Para descobrir qual dos assaltantes Gavio ou Falco

ficou com o dinheiro roubado de uma agncia bancria, o delegado constatou os seguintes fatos: F1 se Gavio e Falco saram da cidade, ento o dinheiro no ficou com Gavio; F2 se havia um caixa eletrnico em frente ao banco, ento o dinheiro ficou com Gavio; F3 Gavio e Falco saram da cidade; F4 havia um caixa eletrnico em frente ao banco ou o dinheiro foi entregue mulher de Gavio. Considerando que as proposies F1, F2, F3 e F4 sejam verdadeiras, julgue os itens subsequentes, com base nas regras de deduo.
46

A negao da proposio F4 logicamente equivalente proposio No havia um caixa eletrnico em frente ao banco ou o dinheiro no foi entregue mulher de Gavio.

47

A proposio O dinheiro foi entregue mulher de Gavio verdadeira.

48

A proposio F2 logicamente equivalente proposio Se o dinheiro no ficou com Gavio, ento no havia um caixa eletrnico em frente ao banco.
4

www.pciconcursos.com.br

UnB/CESPE PC/ES

CONHECIMENTOS ESPECFICOS
A respeito dos princpios que regem o direito administrativo, julgue os itens seguintes.
51

No que se refere aos direitos sociais, julgue os itens seguintes.


67 68 69

O princpio da eficincia no est expresso no texto constitucional, mas aplicvel a toda atividade da administrao pblica. O concurso pblico para ingresso em cargo ou emprego pblico um exemplo de aplicao do princpio da impessoalidade.

Um cargo de tenente do Exrcito apenas poder ser exercido por brasileiro nato. Um brasileiro naturalizado no pode ser eleito deputado federal. Se um embaixador de pas estrangeiro, em exerccio no Brasil, e sua esposa, tambm estrangeira, tiverem um filho nascido em territrio brasileiro, esse filho ser considerado brasileiro nato.

52

Julgue os itens a seguir, acerca da classificao dos rgos da administrao pblica.


53

Julgue o item abaixo, a respeito da segurana pblica.


70

As fundaes pbicas so entidades integrantes da administrao direta, e suas respectivas reas de atuao devem enquadrar-se nas reas previstas em lei ordinria. O controle sobre as atividades das fundaes pblicas realizado pelo Ministrio Pblico. O Distrito Federal considerado uma entidade administrativa.

As infraes penais militares cometidas por policiais militares de um estado devem ser apuradas pela polcia civil desse estado.

54 55

Com relao aos atos administrativos, julgue os itens que se seguem.


56 57

Pelo instituto da delegao ocorre a transferncia do requisito da competncia. O poder legal conferido ao agente pblico para o desempenho especfico das atribuies de seu cargo constitui um requisito do ato administrativo, ou seja, o requisito da competncia. A avocao ser permitida em carter excepcional e por motivos relevantes devidamente justificados.

58

Com base exclusivamente em interceptao telefnica autorizada judicialmente, a polcia judiciria, no curso de inqurito policial, teve conhecimento dos preparativos para a ocorrncia de determinado crime. Por ordem da autoridade policial, ento, agentes de polcia passaram a acompanhar os investigados e, sem que em nada influenciassem na conduta ou provocassem a ao dos criminosos, tiveram oportunidade de presenciar a prtica do crime, momento em que deram ordem de priso e conseguiram prender dois dos perpetradores, no momento em que cometiam a infrao penal, aps o que iniciaram perseguio a um terceiro autor do mesmo crime, o qual foi detido apenas horas depois, aps perseguio contnua e ininterrupta da polcia, da qual, em tempo algum, conseguiu fugir ou se desvencilhar. No momento do flagrante, foram tambm colhidas provas, as quais, depois, se mostraram essenciais para a denncia e condenao. Tendo por base a situao acima narrada, julgue os itens seguintes.
71

Com referncia aos juizados especiais cveis e criminais, julgue os itens subsequentes.
59 60

Nos juizados especiais cveis, no admitida a reconveno. O recurso de apelao no juizado especial ser interposto no prazo de dez dias, contados da cincia da sentena.
72 73

A priso do terceiro perpetrador foi ilegal, e deve ser relaxada, colocando-se-o em liberdade, pois no possvel falar em flagrante delito no caso de uma priso executada horas depois do fato em tese criminoso. A priso em flagrante delito no ato privativo das foras policiais. Se a interceptao telefnica que permitiu a ao policial for considerada ilcita por deciso judicial posterior, todas as provas colhidas durante o flagrante sero inadmissveis no processo, a no ser que provem os responsveis pela persecuo criminal que tais provas poderiam ser obtidas por fonte diversa e independente da interceptao impugnada. No caso do flagrante delito, como a priso se d sem ordem judicial prvia, a autoridade policial a responsvel legal pela deteno e pela tutela da liberdade, mesmo aps comunicada a priso e recebido o auto de flagrante pelo juiz competente. O flagrante descrito se amolda ao conceito de flagrante preparado, o qual no admitido pela jurisprudncia, razo pela qual devem os aprisionados ser postos em liberdade. Aps serem apresentados os detidos em flagrante autoridade policial competente, esta dever, desde logo, ouvir o condutor, as testemunhas e os presos; lavrar o auto, e, convencendo-se de evidncias de que houve um crime, e da culpa, mandar recolher os acusados priso, se no couber sua libertao, com ou sem fiana, e, em at 24 horas, emitir nota de culpa aos acusados, e comunicar a priso, apresentando o auto respectivo autoridade judicial.
5

Julgue os prximos itens, a respeito dos princpios constitucionais.


61 62 63

O Senado Federal, ao julgar o processo de impeachment de presidente da Repblica, exercer uma funo jurisdicional. O princpio da dignidade da pessoa humana um princpio fundamental e absoluto. O dever que possuem os governantes de prestar contas de suas gestes decorre do princpio federativo.

74

Acerca dos direitos e das garantias fundamentais, julgue os itens subsecutivos.


64

possvel a impetrao de habeas corpus contra um hospital particular que esteja privando um paciente do seu direito de liberdade de locomoo. Para que um edital de concurso pblico possa exigir idade mxima, necessrio que tal exigncia esteja devidamente prevista em lei que regulamente o cargo. A caracterstica de relatividade dos direitos fundamentais possibilita que a prpria Constituio Federal de 1988 (CF) ou o legislador ordinrio venham a impor restries ao exerccio desses direitos.

75

65

76

66

www.pciconcursos.com.br

UnB/CESPE PC/ES

Julgue os seguintes itens, acerca da competncia no processo penal.


77

Entre juzes igualmente competentes, ou com competncia cumulativa, a competncia ser fixada por preveno, definida pela prtica anterior de qualquer ato ou medida, ainda que na fase pr-processual ou de inqurito. A competncia criminal da justia federal ampla, aberta e residual, podendo os juzes e tribunais federais intervir e julgar todas as causas em que vislumbrem interesse interestadual. A competncia territorial se fixa prioritariamente pelo local em que se consumou a infrao, sendo que, no caso de crimes continuados ou permanentes, praticados em mais de uma jurisdio, ser competente o titular da jurisdio sobre o ltimo, ou mais recente, local de execuo. A competncia definida de acordo com a modalidade da infrao espcie de competncia absoluta, e especificada pelas leis e normas de organizao judiciria e tambm pela CF, no caso do tribunal do jri. Ser competente por conexo o juzo sob cuja jurisdio territorial for cometido o crime ao qual for cominada a pena mais grave, quando, havendo duas ou mais infraes consumadas em locais diversos, para as quais sejam isoladamente competentes diferentes juzos de uma mesma categoria, estas houverem sido umas praticadas para facilitar ou ocultar as outras, ou para conseguir impunidade ou vantagem em relao a qualquer delas.

Jair, interessado em no ser responsabilizado por determinado ato ilcito que cometera, induziu Lino, seu colega de trabalho, a fazer afirmao falsa sobre fato juridicamente relevante ao depor, como testemunha, sob compromisso, nos processos administrativo-disciplinar e criminal que apuram a responsabilidade de Jair. Com referncia a essa situao hipottica e aos crimes de falso testemunho e falsa percia, julgue os itens subsecutivos.
87

78

79

88

80

81

89

90

A retratao do agente, ou a deciso de falar a verdade, ter o efeito penal de impossibilitar a punio, se realizada a qualquer tempo antes da sentena condenatria no processo penal por falso testemunho ao qual o agente responder em razo de seu(s) testemunhos(s) falso(s). Se Jair, em vez de apenas pedir e induzir, tivesse oferecido a Lino quantia em dinheiro para que este prestasse seus depoimentos falsos, e este tivesse aceito, responderiam ambos tambm por crimes de corrupo ativa e passiva. Contudo, nada se alteraria em relao s imputaes por falso testemunho narradas, uma vez que o dano administrao da justia e administrao pblica o mesmo, independentemente da razo que tenha levado ao depoimento mentiroso. H crime de falso testemunho, ainda que no faa o agente qualquer declarao falsa, se acaso omitir-se em dizer a verdade sobre fato que conhece, juridicamente relevante para o caso, e sobre o qual seja perguntado. Nos termos da jurisprudncia vigente no Superior Tribunal de Justia e no Supremo Tribunal Federal, Jair poder responder por crime de falso testemunho em concurso com Lino, apesar de no prestar compromisso ou realizar qualquer depoimento ele mesmo.

Acerca dos crimes contra o patrimnio, e sua tipicidade, julgue os itens que se seguem.
82

Acerca da identificao criminal, julgue os itens a seguir luz da Lei n.o 12.037/2009.
91 92

O furto privilegiado no se confunde com a aplicao do princpio da bagatela, pois, ao contrrio do que se d nas hipteses de aplicao deste ltimo, no h excluso da tipicidade, e mantm-se presentes os elementos do crime, ainda que a pena ao final aplicada seja to somente de multa. No crime de apropriao indbita, o agente consegue ou recebe a posse ou deteno do bem mvel de outrem j inicialmente de forma clandestina, e o crime se consuma quando logra ter a posse tranquila do objeto material do crime. No crime de estelionato, a fraude, ou ardil, usada pelo agente para que a vtima, mantida em erro, entregue espontaneamente o bem, enquanto, no furto mediante fraude, o ardil uma forma de reduzir a vigilncia da vtima, para que o prprio agente subtraia o bem mvel. O uso de violncia ou grave ameaa pessoa elementar dos tipos de roubo e de extorso, razo pela qual o emprego de arma no causa de aumento de pena desses particulares delitos, estando subsumido s formas simples dos crimes. A imputao, no crime de receptao, em qualquer de suas formas, s se dar se houver prova de que o agente tinha cincia de que o bem objeto do delito era produto de crime, inadmitindo-se a presuno nesse sentido.

93

83

84

94

95

85

96

86

97

No se equiparam aos documentos de identificao civis os documentos de identificao militares. Mesmo que apresente documento de identificao civil, o indiciado poder ser submetido a identificao criminal quando esta for essencial s investigaes, segundo entendimento e despacho da autoridade policial. Considere a seguinte situao hipottica. Antnia foi presa em flagrante quando praticava furto em uma loja de eletrodomsticos. Encaminhada ao distrito policial mais prximo, apresentou autoridade policial duas identidades com sobrenomes distintos, esclarecendo que seu nome de solteira fora alterado quando se casou. Nessa situao, seria legalmente permitido se fazer a identificao criminal de Antnia. O mau estado de conservao do documento civil de pessoa indiciada, mesmo que no possibilite a completa identificao dos caracteres essenciais, impedir a autoridade policial de realizar a identificao criminal da referida pessoa. No caso de no oferecimento da denncia, facultado ao indiciado, aps o arquivamento definitivo do inqurito, requerer a retirada de sua identificao fotogrfica, independentemente de ele apresentar provas de sua identificao civil. vedado mencionar a identificao criminal do indiciado em atestados de antecedentes ou em informaes no destinadas ao juzo criminal, antes do trnsito em julgado da sentena condenatria. O rol de documentos que atestam a identificao civil est taxativamente previsto na referida lei.
6

www.pciconcursos.com.br

UnB/CESPE PC/ES

Em relao carteira de identidade e considerando as Leis n.o 7.116/1983 e n.o 5.553/1968, julgue os itens que se seguem.
98 99

Em relao ao processo administrativo, julgue os prximos itens luz da Lei n. 9.784/1999.


111

Constitui contraveno penal a reteno injustificada de qualquer documento de identificao pessoal. Quando o documento de identidade for indispensvel para a entrada de pessoa em rgos pblicos, seus dados devero ser anotados no ato e o documento dever ser-lhe devolvido no prazo mximo de cinco dias. Para a expedio da carteira de identidade no ser exigida do interessado a apresentao de qualquer outro documento, alm da certido de nascimento ou de casamento, sendo certo que a requerente do sexo feminino apresentar obrigatoriamente a certido de casamento caso seu nome de solteira tenha sido alterado em consequncia do matrimnio. A carteira de identidade far prova de todos os dados nela includos, desde que sejam apresentados os documentos que lhes deram origem ou que nela tenham sido mencionados. A expedio de segunda via da carteira de identidade ser efetuada mediante simples solicitao do interessado, com apresentao da certido de nascimento ou de casamento e da ocorrncia policial atestando o extravio da carteira original.

Apenas pessoa com idade igual ou superior a sessenta anos ter prioridade na tramitao, em qualquer rgo ou instncia, dos procedimentos administrativos em que figure como parte ou interessado. Em deciso na qual se evidencie no acarretarem leso ao interesse pblico nem prejuzo a terceiros, os atos que apresentarem defeitos sanveis podero ser convalidados pela prpria administrao. Os processos administrativos de que resultem sanes podero ser revistos, a qualquer tempo, a pedido ou de ofcio, quando surgirem fatos novos ou circunstncias relevantes suscetveis de justificar a inadequao da sano aplicada, sendo certo que da reviso do processo poder resultar agravamento da sano.

112

100

113

101

102

Julgue os itens subsecutivos, a respeito do abuso de autoridade (Lei n. 4.898/1965).


114

Julgue os itens seguintes, considerando a Lei n. 9.454/1997 e o Decreto n. 7.166/2010, pertinentes ao registro de identidade civil.
103

A implementao do nmero nico de registro de identificao civil de competncia exclusiva da Unio, sendo vedada, para tanto, a celebrao de convnio com os estados e o Distrito Federal. O intercmbio de informaes entre os integrantes do Sistema Nacional de Registro de Identificao Civil ser garantido por sistema padronizado e seguro, disponibilizado pelo rgo central. A mencionada lei instituiu o nmero nico de registro de identidade civil, pelo qual cada cidado brasileiro, nato ou naturalizado, ser identificado em suas relaes com a sociedade e com os organismos governamentais e privados.

O processo administrativo para apurar a prtica de ato de abuso de autoridade dever ser sobrestado para o fim de aguardar a deciso da ao penal ou civil, interposta concomitantemente quele, a fim de evitar decises contraditrias. Submeter pessoa sob sua guarda ou custdia a vexame ou a constrangimento no autorizado em lei no constitui abuso de autoridade, mas sujeita o infrator ao pagamento de indenizao civil por danos moral da vtima. Quando o abuso for cometido por agente de autoridade policial civil, poder ser cominada a pena autnoma ou acessria de no poder o acusado exercer funes de natureza policial no municpio da culpa, por prazo de um a cinco anos. criminais

115

104

105

116

Julgue os itens a seguir, relativos a improbidade administrativa (Lei n. 8.429/1992).


106

A respeito dos juizados especiais cveis e (Lei n. 9.099/1995), julgue os itens que se seguem.
117

Qualquer pessoa, independentemente de identificao, poder representar autoridade administrativa competente para que seja instaurada investigao destinada a apurar a prtica de ato de improbidade. A autoridade judicial ou administrativa competente poder determinar o afastamento do agente pblico do exerccio do cargo, emprego ou funo, sem prejuzo da remunerao, quando a medida se fizer necessria instruo processual. O ato de celebrar contrato que tenha por objeto a prestao de servios pblicos por meio da gesto associada, sem observar as formalidades previstas em lei, por si s, no constitui ato de improbidade administrativa. O agente pblico que deixa de prestar contas quando esteja obrigado a faz-lo pratica ato de improbidade administrativa que atenta contra os princpios da administrao pblica. Ser punido com a pena de advertncia, sem prejuzo de outras sanes cabveis, o agente pblico que se recusar a prestar declarao dos bens dentro do prazo determinado.

107

Nos casos em que a mencionada lei exige representao para a propositura da ao penal pblica, o ofendido ou seu representante legal ser intimado para oferec-la no prazo de trinta dias, sob pena de decadncia. Consideram-se infraes penais de menor potencial ofensivo as contravenes penais e os crimes a que a lei comine pena mxima no superior a dois anos, cumulada ou no com multa. O juizado especial cvel tem competncia para conciliao, processo e julgamento das causas cveis de menor complexidade, assim consideradas, entre outras, as aes possessrias sobre bens imveis de valor no excedente a quarenta vezes o salrio mnimo. As disposies da Lei n.o 9.099/1995 aplicam-se no mbito da justia militar para o processo e julgamento das infraes penais militares de menor potencial ofensivo.
7

118

108

119

109

110

120

www.pciconcursos.com.br

UnB/CESPE PC/ES

PROVA DISCURSIVA
Nesta prova, faa o que se pede, usando o espao para rascunho indicado no presente caderno. Em seguida, transcreva o texto para a FOLHA DE TEXTO DEFINITIVO DA PROVA DISCURSIVA, no local apropriado, pois no sero avaliados fragmentos de texto escritos em locais indevidos. Qualquer fragmento de texto alm da extenso mxima de linhas disponibilizadas ser desconsiderado. Na folha de texto definitivo, identifique-se apenas no cabealho da primeira pgina, pois no ser avaliado texto que tenha assinatura ou marca identificadora fora do local apropriado.

Segundo entendimento de abalizada doutrina, pode-se definir o ato administrativo como a declarao de vontade do Estado, nessa qualidade, exteriorizada por agente competente e no exerccio de suas funes, visando produo de efeitos jurdicos conformes ao interesse pblico, com ela objetivados, determinados ou admitidos pelo ordenamento jurdico, em matria administrativa.
Edmir Netto de Arajo. Curso de direito administrativo. 3. ed. So Paulo: Saraiva, p. 450-1 (com adaptaes).

A partir da ideia acima mencionada, redija texto dissertativo a respeito do tema ato administrativo, abordando, necessariamente, os seguintes aspectos:

< <

diferenas entre ato discricionrio e vinculado; atributos do ato administrativo significado de cada um deles.

www.pciconcursos.com.br

UnB/CESPE PC/ES

RASCUNHO
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30

www.pciconcursos.com.br

You might also like