You are on page 1of 17

Estudos Teolgicos, v. 43, n. 2, p.

104-120, 2003

Aspectos de uma espiritualidade luterana para nossos dias


Paulo Afonso Butzke
Resumo: Espiritualidade a forma com a qual o cristo ou a comunidade expressa sua f. Ela a expresso exterior e corporal da f interior motivada pelo Esprito. Apesar de a poca atual ser marcada pela procura por espiritualidade, a Igreja Luterana encontra dificuldades em articular e ensinar formas e exerccios espirituais consoantes com sua histria e teologia. Visando superar esta dificuldade, o artigo prope o estudo dos fundamentos da espiritualidade crist como encontrados na prxis espiritual de Jesus e da comunidade primitiva. Alm disso, prope o resgate de formas histricas da espritualidade crist, esboando a espiritualidade dos pais do deserto e de Martim Lutero. Por fim, prope uma agenda visando a renovao da espiritualidade crist luterana. Resumen: Espiritualidad es la forma con la cual el cristiano o la comunidad expresa su fe. Ella es la expresin exterior y corporal de la fe interior motivada por el Espritu. A pesar de la poca actual estar marcada por la bsqueda de espiritualidad, la Iglesia Luterana encuentra dificultad en articular y ensear formas y ejercicios espirituales consonantes con su historia y teologa. Buscando superar esta difilcultad, el artculo propone el estudio de los fundamentos de la espiritualidad cristiana como encontrados en la prctica espiritual de Jess y de la comunidad primitiva. Propone adems, el rescate de las formas histricas de la espiritualidad cristiana, esbozando la espiritualidad de los padres del desierto y de Martn Lutero. Finalmente, propone una agenda buscando la renovacin de la espiritualidad cristiana luterana. Abstract: Spirituality is the way that a Christian or a community expresses their faith. It is the external and corporal expression of the internal faith moved by the Spirit. In spite of the current epoch being marked by the search for spirituality, the Lutheran Church has difficulties articulating and teaching spiritual forms and exercises consonant with its history and theology. With the goal of overcoming this difficulty, the article offers a study of the foundations of Christian spirituality as found in the spiritual praxis of Jesus and the primitive communities. Aside from this it proposes the recapturing of the historical forms of Christian spirituality outlining the spirituality of the fathers in the desert and of Martin Luther. Finally, it proposes an agenda aiming at the renewal of Lutheran Christian spirituality.

104

Aspectos de uma espiritualidade luterana para nossos dias

Para Ernesto Schlieper, incansvel embaixador da IECLB em terras europias O tema da espiritualidade, entrementes, tambm faz parte da pauta da discusso teolgica na IECLB. Porm, para os telogos treinados a refletir a partir da teologia acadmica, marcada pela hermenutica histrico-crtica, continua sendo um grande esforo transcender os elementos analticos e racionais. As sucessivas geraes de telogos formadas com este perfil acadmico geraram um dficit teolgico e pastoral naquilo que deveria ser elementar: a articulao da prtica da f pessoal e comunitria sob as condies da vida cotidiana. A reao a esta teologia de apelo quase que exclusivamente cognitivo foi o surgimento de movimentos teolgico-pastorais que tentavam suprir este dficit com acentos teolgicos prprios. O evangelicalismo, fundamentalista ou carismtico, e o movimento da pastoral popular tm em comum justamente o desejo de dar f uma forma, um perfil definido. Neste sentido, os movimentos auxiliaram a IECLB a conjugar contedo doutrinal e vivncia da f. Mesmo que, a partir de uma teologia confessional luterana, se possa questionar teologia, formulaes e nfases da espiritualidade dos movimentos, preciso reconhecer sua contribuio para a renovada preocupao por uma espiritualidade luterana na IECLB de hoje. O termo espiritualidade remonta ao adjetivo latino spiritualis, traduo de pneumatics (p. ex.: 1 Co 2.14-3.3), designando a forma de viver a partir da f. O conceito moderno de espiritualidade nasceu na igreja catlica romana, provindo da teologia das ordens religiosas francesas desde o sculo XVIII. Para a teologia protestante, o termo passou a ser mais conhecido a partir da V Assemblia do Conselho Mundial de Igrejas, ocorrida em 1975 em Nairbi, no Qunia. A frase da mensagem da Assemblia dirigida a todos os cristos ansiamos por uma nova espiritualidade que perpasse nosso planejar, refletir e agir motivou o renascimento do tema em toda a ecumene, especialmente nas igrejas histricas1. Num dos textos centrais da teologia luterana, Lutero afirma:
Creio que por minha prpria razo ou fora no posso crer em Jesus Cristo, meu Senhor, nem vir a ele. Mas o Esprito Santo me chamou pelo evangelho, iluminou com seus dons, santificou e conservou na verdadeira f. Assim como chama, congrega, ilumina e santifica toda a cristandade na terra, e em Jesus Cristo a conserva na f verdadeira e nica.2
1 Citao de Evangelische Spiritualitt, Gtersloh: Gerd Mohn, 1979. p. 7. Naquele mesmo ano, o Congresso de Jovens em Taiz teve como tema Meditao e Engajamento, demonstrando que se tratava de uma espiritualidade conectada com os problemas deste mundo. 2 Catecismo Menor, explicao do III Artigo, Livro de concrdia, p. 372.

105

Estudos Teolgicos, v. 43, n. 2, p. 104-120, 2003

F, para a teologia luterana, portanto, no algo abstrato, restrito ao cognitivo e circunscrito apreenso doutrinria. Ela formulada como sendo pessoal, existencial. Ela no surge de reflexo racional e analtica obra do Esprito Santo que utiliza a dinmica da Palavra de Deus. Esta f pessoal e existencial, mas no assunto privado ela me insere imediatamente no contexto da comunho da igreja de Cristo. As formas com as quais a comunidade ou o cristo individual expressa sua f chamamos de espiritualidade. Ela a expresso exterior e corporal da f interior motivada pelo Esprito. Espiritualidade, portanto, inclui a f, o exerccio espiritual e o estilo de vida do cristo. Trata-se da vivncia da f sob as condies da vida cotidiana. Como praxis pietatis, a espiritualidade abrange a dimenso individual, a dimenso familiar, a dimenso comunitria e a dimenso social. Mesmo que proveniente da igreja crist, o tema espiritualidade na ltima dcada deixou de ser um tema exclusivamente eclesistico. Praticamente tudo o que se publica nas reas de auto-ajuda, esoterismo ou espiritualismo pode ser encontrado sob a rubrica da espiritualidade. No podemos, neste texto, analisar a espiritualidade atual em sua diversidade religiosa e social. Precisamos, porm, nos conscientizar que a espiritualidade hoje tema de extrema relevncia. Observando o sem-nmero de publicaes e cursos oferecidos por grupos no cristos, constatamos um perigoso dficit na articulao e no ensino das formas bsicas da espiritualidade crist luterana. A presente reflexo deseja contribuir para que iniciemos um movimento em prol do resgate desta dimenso constitutiva da vida espiritual pessoal e comunitria. A histria da espiritualidade crist guarda um imenso tesouro de experincias e formas que se nos tornaram desconhecidas no contexto protestante e luterano. Sugiro que, hoje, vasculhemos este tesouro, mesmo que superficialmente. Neste sentido, queremos perguntar, inicialmente, pelos fundamentos da espiritualidade crist, auscultando a prxis de Jesus e da igreja neotestamentria. Aps, perguntaremos pelas formas histricas da espiritualidade crist, limitando-nos, entretanto, igreja antiga e Reforma. A partir deste referencial queremos, por fim, procurar por pistas que nos conduzam renovao da espiritualidade em nossa igreja.

106

Aspectos de uma espiritualidade luterana para nossos dias

1 - Fundamentos da espiritualidade crist3


1.1 - Jesus Os evangelhos repetidamente falam da orao solitria de Jesus: Tendo se levantado alta madrugada, saiu para um lugar deserto e ali orava (Mc 1.35). Ele cumpre a tradio descrita nos salmos: De manh te apresento a minha orao e fico esperando (Sl 5.4). a meditao e a contemplao que o preserva de ativismo e desnimo. Existe um ritmo entre o envolvimento com o povo e o retiro para o exerccio espiritual. Sua f carregada por este exerccio regular. Neste particular, a espiritualidade de Jesus, provavelmente, no se distinguia da de outros judeus piedosos de sua poca que, igualmente, se baseava no relacionamento pessoal com Deus. A espiritualidade veterotestamentria visvel em Jesus est ligada memria histrica do povo e natureza e seus ciclos, culminando na doxologia. Alm disto, os evangelhos relatam que Jesus, seguindo a tradio judaica, fazia-se presente nos cultos da sinagoga onde era lida e interpretada a Escritura; relatam que ele vivia em comunho de vida com seus discpulos, que ele dava testemunho a respeito da proximidade do Reino de Deus em palavra e ao. Resumindo, os evangelhos deixam entrever que a espiritualidade de Jesus se compunha dos seguintes elementos: ouvir, orar, compartilhar, testemunhar e agir. 1.2 - A igreja neotestamentria Diferentemente do que ocorreu com figuras centrais de outras religies, a espiritualidade de Jesus no se tornou a base da f das comunidades crists. Paradoxalmente, a base de f e doutrina da igreja tornou-se sua morte, interpretada como a morte do servo sofredor de Dutero-Isaas, e sua ressurreio, a qual foi assimilada doxologicamente como louvor ao trino Deus. Dito isto, estamos diante do culto da comunidade primitiva, a forma fundamental e a origem de sua espiritualidade. Precondio para essa reinterpretao foi o ocorrido em Pentecostes. Pentecostes significa: Jesus Cristo, o crucificado, continua ativo na histria; sua palavra, sua preocupao com os seus e com o mundo no cessaram,
3 A reflexo sobre a espiritualidade que segue devo, em grande parte, a seminrios e prelees de Manfred Seitz (Erlangen Alemanha), professor que orientou minha dissertao de doutoramento na Friedrich Alexander Universitt/Erlangen-Nrnberg. Reporto-me, portanto, em grande medida, a minhas prprias anotaes.

107

Estudos Teolgicos, v. 43, n. 2, p. 104-120, 2003

mas continuam na obra de seu Esprito. Esta certeza transforma e inspira os antes assustados discpulos eles se tornam christianoi e testemunham a realidade da ressurreio por todo o mundo conhecido da poca. Fundamental para a espiritualidade da comunidade primitiva foi, igualmente, a compreenso de que Cristo, sentado destra de Deus, intercede como sacerdote e advogado pelos seres humanos diante de Deus. Os seres humanos, porm, somente podem contar com esta intercesso se confessarem Jesus como kyrios, o crucificado como o ressurreto, o terreno como o glorificado. Esta confisso os inclui na comunidade que espera pela volta iminente do Senhor, que se entende como seu corpo no qual o Esprito se manifesta, que celebra a Santa Ceia como Eucaristia e edificada pelos mltiplos carismas. A incluso nesta comunho acontece pelo batismo, cuja simbologia deve ser vivida diariamente. Assim, a espiritualidade da comunidade primitiva define-se como doxolgica e eclesistica baseada no culto e na vida em comunho. Os elementos que a compe esto arrolados em At 2.42-47. Neste texto, temos diante de ns o cone da igreja primitiva. Nele vemos a espiritualidade de Jesus ouvir, orar, comungar, testemunhar e agir transformada em espiritualidade comunitria:
Perseveravam na doutrina dos apstolos e na comunho, no partir do po e nas oraes. Em cada alma havia temor; e muitos prodgios e sinais eram feitos por intermdio dos apstolos. Todos os que creram estavam juntos e tinham tudo em comum. Vendiam as suas propriedades e bens, distribuindo os produtos entre todos, medida que algum tinha necessidade. Diariamente perseveravam unnimes no templo, partiam po de casa em casa e tomavam as suas refeies com alegria e singeleza de corao, louvando a Deus e contando com a simpatia de todo o povo. Enquanto isso, acrescentava-lhes o Senhor, dia a dia, os que iam sendo salvos.

Os espaos sociais nos quais esta espiritualidade vivida so o templo, as casas dos cristos e a cidade. O uso do templo restringiu-se comunidade de Jerusalm, desaparecendo em 70 d.C. No Novo Testamento, comunidade crist sinnimo de casa. Pela pesquisa histrica, sabemos que, no mundo greco-romano at 150 d.C., a igreja utilizava apenas as casas de seus membros para os cultos e reunies (At 5.42; 20.20). Entre 150 e 250 d.C., casas foram adaptadas para servirem exclusivamente como lugar de culto. A partir de 250 d.C., com o apoio financeiro dos imperadores Constantino e Teodsio, a igreja passa a contar com igrejas para seus cultos. Surgem as baslicas como espao sacro. A casa no grego oikos ou oikia para as comunidades neotesta-

108

Aspectos de uma espiritualidade luterana para nossos dias

mentrias tambm era sinnimo de famlia4. Alis, interessante observar que o Novo Testamento no conhece nenhuma palavra especfica para designar a famlia. So os termos oikos ou oikia que designam o ncleo familiar, a parentela/tribo ou a residncia. A oikia/oikos como ncleo familiar, que inclua tambm os escravos e trabalhadores, tornou-se a clula-me da igreja crist e principal responsvel por sua disseminao no mundo conhecido da poca. O Novo Testamento conta vrias converses e batismos de casas, isto , de famlias inteiras (At 11.14; 16.15,31.34; 18.8; 1 Co 1.16; Fl 2; 2 Tm 1.16; 4.19). Mesmo que houvesse cristos individuais, onde o cnjuge ou o restante da famlia permaneceu no-cristo (1 Co 7.10ss), h um claro acento na compreenso do ncleo comunitrio como famlia. provvel que as comunidades familiares no ultrapassassem 30 a 40 pessoas5. As pequenas comunidades familiares auxiliavam na superao do anonimato da grande cidade. Podiam preocupar-se com a f e a vida de seus membros. O perfil diaconal das igrejas familiares exercia grande atrao sobre os contemporneos no-cristos por se contraporem desumanizao das grandes cidades.

2 - Formas histricas da espiritualidade crist


As formas fundamentais da espiritualidade crist, apresentadas no Novo Testamento, desenvolveram-se ao longo da histria da igreja. As diferentes etapas desta histria desde a Igreja Antiga, Idade Mdia, Reforma, Pietismo, Teologia Liberal, as diversas teologias contextuais at nossos dias apresentaram caractersticas e nfases que moldaram a espiritualidade a cada poca. Importantes para nossa reflexo so especialmente duas pocas cuja espiritualidade gostaramos de esboar: Igreja Antiga e Reforma. 2.1 - A Igreja Antiga Os trs primeiros sculos da igreja crist foram extremamente movimentados. As perseguies, as controvrsias teolgicas, a luta contra as heresias marcaram esta poca. Profundas mudanas advieram, porm, da sbita mudana do status da igreja: de igreja perseguida, ela tornou-se igreja
4 Cf. Otto MICHEL, verbete oikos, in: Theologisches Wrterbuch zum Neuen Testament, v. V, p. 122-137. 5 Toda a comunidade de Corinto tinha entre 100 e 200 membros distribudos nas diversas casas, igrejas familiares. Nas grandes cidades greco-romanas, o binmio comunidade-casa ou comunidade-famlia contrape-se realidade da cidade. Corinto, nos tempos do Novo Testamento, contava cerca de 100 mil habitantes, entre eles 1 mil prostitutas e 33 mil escravos, e possua uma infinidade de cultos, seitas e estilos de vida.

109

Estudos Teolgicos, v. 43, n. 2, p. 104-120, 2003

imperial. Ser cidado do imprio romano implicava a filiao igreja crist, fato que trouxe as massas igreja. A secularizao da igreja, conseqncia de seu novo status, provocou o fenmeno da anacorese6, que levou muitos cristos a procurarem uma vida asctica de isolamento no deserto. Desaparecido o martrio, a ascese (de askein exerccio) tornou-se o ideal de perfeio de vida crist. Para os monges7 e monjas do deserto, esta escolha tornou-se a nica possibilidade de viver a espiritualidade crist com seriedade. O movimento do monaquismo, que j havia iniciado em 285 com a ida de Antonio (ou Anto) para o deserto egpcio, toma corpo com a organizao da vida dos monges e monjas que viviam como anacoretas8 (eremitas) ou cenobitas9 (conventuais). Fugindo da dipsiquia, a diviso da alma, eles procuram a monotropia a concentrao completa e permanente em apenas um: Deus. Referncia bblica a palavra de Jesus a Marta: pouco necessrio ou mesmo uma s coisa (Lc 10.42; tambm Mt 6.33). Estar concentrado em Deus (mneme10 teou) a disposio fundamental dos monges e monjas. A monotropia monstica , pois, motivada pelo desejo de alcanar a unidade entre doutrina e vivncia da f no cotidiano. Para atingir a monotropia, porm, so necess6 Anacoresis significa distanciar-se, ausentar-se; no caso dos monges e monjas primitivos, significava ir para o remon, o deserto do Egito ou da Sria, lugares desabitados e inspitos, distantes do mundo agitado. Interessante que remon tambm pode significar silncio, tranqilidade. Na Igreja Antiga, a palavra eremita (morador do deserto) sinnimo de monge. Um excelente resumo da histria do monaquismo pode ser encontrado em Frairy von LILIENFELD, verbete Mnchtum II, in: Theologische Realenzyklopdie, Berlin: Walter de Gruyter, 1994, v. XXIII, p. 150-193. 7 O termo monge provm de monacs, o solitrio, o solteiro. 8 Os anacoretas no viviam completamente isolados, mas tinham seus klioi/kliai (cela, pequena moradia) prximos uns dos outros numa colnia sob a direo de um monge experiente (o Abba, ou, no caso de monjas, a Amma). Outra alternativa anacortica era o monasticismo peregrino ou girovgico (Mt 10; Lc 10), que, ao longo da histria da igreja, muito contribuiu para a misso crist. 9 Os cenobitas ou coinobitas (de coinobion, vida comum) inspiravam-se na prpria comunidade primitiva de Jerusalm (At 2.42ss.; 4.32-37). Caracterstico para esta vertente monstica, que logo vai se tornar predominante, a moradia, a orao, o trabalho, o plano de atividades dirias comuns. Mais rigidamente que os anacoretas, os coinobitas deviam obedincia ao Abade/ Abadessa. Cedo, regras como a de Pacmio, Benedito de Nrsia ou Agostinho passam a organizar a vida espiritual e econmica comum (confira as principais regras em As regras dos monges, So Paulo: Paulinas, 1993). Ao longo do tempo, a organizao trouxe riqueza aos monastrios, com a qual promoviam a diaconia, a cultura e a teologia. Devido sua capacidade, os monastrios foram, em grande parte, integrados nas dioceses e utilizados para atender o povo de vilas e cidades circunvizinhas. Os monastrios e as ordens ligadas a eles vo, sempre de novo, aps perodos de decadncia, passar por reformas restauradoras dos ideais monsticos (ex.: Cluny/ ordo cluniacensis, Citeaux/ordo cisterciensis). 10 A mnema, ou mnemats, a sepultura a expresso mneme teou pode, pois, significar estar sepultado em Deus.

110

Aspectos de uma espiritualidade luterana para nossos dias

rias a tranqilidade, a concentrao, a solido e o silncio em uma s palavra: a hesiquia11, a paz do corao. O monge , pois, antes de tudo, um hesicasta. A hesiquia, porm, fruto de rigorosos exerccios espirituais, que podem levar o monge experincia mstica da teoria, a viso divina. Justamente o isolamento, o jejum, o estilo de vida reduzido ao mnimo necessrio para a sobrevivncia, a abstinncia de alimentos e de atividade sexual, o rgido controle dos pensamentos12, o controle das emoes, o silncio13, a penitncia permanente, a meditao da Escritura, a orao incessante (1 Ts 5.17), o trabalho artesanal (ora et labora14), a submisso a um guia espiritual15, alm do culto eucarstico dirio, tornaram estes Abbas (pais) e Ammas (mes) referenciais de espiritualidade muito procurados pelos seus contemporneos. Sua capacidade de discernimento espiritual e sua habilidade poimnica16 podem ser conferidas no Apophtegmata Patrum17 coleo das sentenas dos pais/padres do deserto. Na espiritualidade dos pais do deserto, encontramos a sistematizao
11 Na igreja oriental, o hesicasmo, ainda hoje, sinnimo de monaquismo. A principal obra da espiritualidade ortodoxo-oriental, a Filocalia, justamente uma coleo de textos msticos do hesicasmo que, basicamente, ensinam a orao incessante (1 Ts 5.17), a orao do corao de Jesus (confira: Pequena Filocalia: o livro clssico da Igreja Oriental, 3. ed., So Paulo: Paulinas, 1985). 12 De longe, considerado o exerccio mais difcil. O deserto, na viso dos antigos, tambm lugar do confronto com os demnios a luta com os prprios pensamentos era sinnimo da luta com os demnios: Abbas Joo disse: Eu sou como uma pessoa que est sentada debaixo de uma grande rvore e v como animais selvagens e cobras perigosas se aproximam. No momento em que no consegue mais subsistir, ela sobe apressadamente na rvore para se salvar. Assim tambm eu: estou sentado em meu klion e vejo como pensamentos ruins se aproximam. Quando j no posso mais resistir contra eles, fujo para Deus em orao e sou salvo do inimigo mau (Ap 327). 13 Sobre o Abbas Agaton conta-se: durante trs anos ele levava uma pedra na boca, at que aprendeu a silenciar (Ap 97). 14 O esprito da regula monachorum de Benedito de Nrsia (480-547), fundador da Ordem dos Beneditinos (cf. Regras dos monges, p. 51-153). 15 Os Abbas experimentados exerciam esta funo junto aos monges mais jovens. A direo espiritual certamente era rgida mas no destituda de carinho: Alguns monges aproximaramse de Abbas Poimn e o perguntaram: Se durante o culto ns vemos irmos adormecer, queres que ns lhes demos um empurro para que continuem a viglia? E ele respondeu: verdadeiramente, se vejo um irmo adormecer, deito sua cabea no meu colo e o deixo descansar (Ap 666). 16 Sobre a poimnica dos pais do deserto veja: Manfred SEITZ, Wstenmnche Menschen die den Eindruck machen, dass sie beten, in: Christian MLLER (Org.), Geschichte der Seelsorge in Einzelportrts, Gttingen: Vandenhoeck & Ruprecht, 1994, v. 1, p. 81-111. 17 A Editora Paulinas publicou, na coleo a orao dos pobres, uma seleo de ditos com o ttulo Sentenas dos padres do deserto. A verso completa intitula-se Apophtegmata patrum Aegyptiorum, Trier: Paulinus, 1986. As sentenas citadas neste texto so traduo do autor do presente artigo. A numerao aps cada sentena correponde ao nmero da mesma no Apophtegmata patrum Aegyptiorum.

111

Estudos Teolgicos, v. 43, n. 2, p. 104-120, 2003

dos exerccios espirituais da igreja antiga. Trata-se da praxis18 o conjunto da ascese crist, composto por palavra bblica, orao, culto eucarstico, jejum e silncio. Esta prxis era indiscutvel e consenso na igreja antiga. De sua prtica dependia a manuteno e o crescimento na f. Havia, porm, possibilidades diferenciadas de realizar esta prxis. A partir das circunstncias biogrficas de cada cristo, a espiritualidade recebia uma forma individual. Tratava-se da politeia originalmente o direito da polis ou o comportamento individual do polites, o cidado. Deste ltimo significado, provm o sentido eclesistico: o comportamento individual do cristo na vivncia de sua espiritualidade. Em outras palavras, a prxis individual, a vivncia pessoal com a palavra bblica, com a orao, com o culto, com o jejum e com o silncio. Muitas sentenas do Apophtegmata Patrum iniciam com o pedido recorrente de consolentes: Abba, diga-me uma palavra; Abba, mostra-me como posso ser salvo; Abba, o que posso fazer para agradar a Deus?. So perguntas pela vivncia concreta da f, formuladas na esperana de que o Abbas revele algo de sua politeia, da prtica pessoal de sua f. Mas nem tudo podia ser revelado. Ao lado da prxis e da politeia, havia ainda o exerccio secreto ou meditao reservada chamada krypte melete. Lado mais ntimo da espiritualidade, baseava-se em Cl 3.3 vossa vida est oculta em Cristo. A krypte melete no dependia de circunstncias exteriores podia ser preservada em qualquer situao existencial. Sobre ela no se falava, nem era objeto de reflexo. Por que inclumos em nossa reflexo a espiritualidade da Igreja Antiga na forma desenvolvida pelos pais e mes do deserto? Sua importncia advm do fato de terem formulado distines espirituais fundamentais que continuam vlidas hoje. Acima de tudo, porm, eles nos perguntam pela nossa praxis, ou seja, pelos exerccios espirituais que entre ns so consensuais e incontestveis e que, por isso, so transmitidas e ensinadas s novas geraes e aos nefitos; perguntam, igualmente, pela politeia, ou seja, pela formatao pessoal e individual da prxis espiritual de minha igreja como eu lido com o culto, com a eucaristia, com a vivncia diria do batismo, com o silncio, com o jejum, com a palavra de Deus; perguntam, por fim, pela krypte melete, por aquilo que me absolutamente sagrado, por aquilo que pode me fortificar nos momentos limtrofes de minha existncia, aquilo que guardo em segredo como meu maior tesouro. So, portanto, perguntas muito concretas e atuais que nos advm destas aparentemente to distantes personalidades do deserto egpcio.
18 Confira em Manfred SEITZ, verbete Frmmigkeit II, in: Theologische Realenzyklopdie, Berlin: Walter de Gruyter, 1983, v. XI, p. 674-683.

112

Aspectos de uma espiritualidade luterana para nossos dias

2.2 - Martim Lutero Assim como a teologia, tambm a espiritualidade desenvolveu-se, adaptou-se durante a histria da igreja; recebeu a cor das diversas confisses, permanecendo, porm, reconhecvel em suas formas fundamentais. Perguntamos, agora, como as formas fundamentais da espiritualidade crist foram reinterpretadas pelos reformadores, especialmente por Lutero. O que ele recebeu o que lhe foi transmitido? Recebeu as formas fundamentais da espiritualidade medieval19: meditatio, oratio, tentatio, sacramenta, caritas. Lutero, como monge agostiniano-eremita20, recebeu instruo sobre mtodos de meditao de textos da Escritura, sobre como lutar contra as tentaes, sobre como viver com os sete sacramentos, sobretudo com a eucaristia, sobre a vivncia do amor e da solidariedade crists. Esta foi a praxis tradicional recebida por Lutero. Este era o conjunto de exerccios que perfazia a espiritualidade da igreja ocidental no incio do sc. XVI. Cabe agora a pergunta sobre como esta praxis tradicional interagiu com a teologia reformatria e como ele estruturou a sua politeia, sua prtica pessoal. Lutero submeteu a tradio da praxis pietatis medieval ao centro da teologia reformatria: ns somos aceitos por Deus no por causa de mritos ou obras religiosas ou morais, mas recebemos remisso do pecado e nos tornamos justos diante de Deus pela graa, por causa de Cristo, mediante a f, quando cremos que Cristo padeceu por ns e que por sua causa os pecados nos so perdoados e nos so dadas justia e vida eterna21 (CA IV). A partir desta compreenso teolgica, Lutero reorganiza a praxis tradicional e sua politeia pessoal. Especialmente na prtica da meditatio ocorre a reorientao. A tradio havia estabelecido a seqncia lectio-meditatio-oratiocontemplatio (unio)22. Lutero reordena a seqncia em oratio-meditatio19 Infelizmente, no podemos expor aqui a riqueza da espiritualidade medieval da igreja ocidental, especialmente aquela desenvolvida nas ordens religiosas como a espiritualidade litrgica dos beneditinos, a espiritualidade solidria dos fransciscanos (Francisco de Assis), a espiritualidade mstica dos dominicanos (Ekhard, Seuse, Tauler), a espiritualidade contemplativa dos carmelitas (Teresa de vila, Juan de la Cruz) e, contempornea a Lutero, a espiritualidade do cotidiano dos jesutas (Incio de Loyola), estas entre outras mais. 20 Importante foi o relacionamento com o seu diretor espiritual, Johann Staupiz. Sabe-se que Lutero tambm foi influenciado pela Devotio Moderna, movimento espiritual leigo da alta Idade Mdia fundado por Gerhard Grote. Atravs de Garcia Jimenez de Cisneros, o movimento tambm influenciou Incio de Loyola. 21 Livro de concrdia, p. 30. 22 Na igreja antiga, todos esses passos estavam entrelaados o conjunto chamava-se meditatio, agora, aps a diferenciao do mtodo da Lectio Divina, tornara-se um passo entre outros. A lectio designa o relacionamento com a palavra da Escritura, geralmente recitada de cor, em geral, tratava-se de lectio continua; a meditatio referia-se percepo profunda da palavra da Escritura; a oratio colocava o orante diante de Deus, suplicando por apreenso da salvao

113

Estudos Teolgicos, v. 43, n. 2, p. 104-120, 2003

tentatio. Ele inicia com a orao e inclui a lectio na prpria meditatio. Meditao sempre meditao da Palavra. Significativa foi a substituio da contemplatio a viso mstica de Deus e a unio com ele pela tentatio a experincia da presena de Deus mediada pela Palavra na situao de tentao. Objetivo maior da meditao passa a ser a vivncia aprovada da f nas ambigidades do cotidiano. Lutero, evidentemente, no descarta a contemplatio. Ele, porm, no via a possibilidade de alcan-la atravs de um mtodo de meditao ela sempre presente de Deus no pode ser produzida por exerccios. Lutero arrola os cinco pilares da praxis pietatis evanglica nos Artigos de Esmalcalda (III/4): [...] Deus exuberantemente rico em sua graa. Primeiro, mediante a palavra falada (mndlich Wort argumento antientusiasta!), em que pregada remisso de pecados em todo o mundo. Esse o ofcio prprio do Evangelho. Em segundo lugar, pelo batismo; em terceiro, pelo santo sacramento do altar; em quarto, mediante o poder das chaves e tambm per mutuum colloquium et consolationem fratrum23 (atravs do mtuo colquio e consolao dos irmos). Portanto, para poder permanecer firme na f no nterim entre batismo e morte, o cristo luterano recebe vrios exerccios espirituais que perfazem a praxis pietatis reconhecida e consensual em nossa igreja: o culto, onde a palavra pregada; os sacramentos batismo, confisso e santa ceia como meios de graa, e a poimnica fraterna nas diversas situaes existenciais. Essa praxis no era apenas comunitria, eclesistica ela se traduzia em cada lar luterano em politeia familiar. Uma das instituies mais slidas da igreja luterana ao longo de sculos foi o culto familiar o assim chamado Hausgottesdienst. Ao longo da histria, o Hausgottesdienst transformou-se em Hausandacht, a devoo familiar, verso reduzida da primeira. O Hausgottesdienst consistia em hino, leitura bblica, orao e leitura de um trecho do Catecismo Menor. O culto familiar adicionava, portanto, mais quatro elementos importantes praxis luterana. Temos, pois, nove elementos bsicos que perfazem a riqueza da espiritualidade evanglicoluterana: o culto, os sacramentos batismo, confisso e santa ceia a poimnica fraterna, o hino evanglico (hinrio), a leitura bblica, a orao (livros de oraes), o Catecismo Menor (doutrina elementar). A partir

revelada na palavra; a contemplatio era presente de Deus, atravs da qual ele concedia ao orante a participao momentnea no gozo celeste (confira: Lectio Divina ontem e hoje, 2. Ed., Juiz de Fora: Mosteiro de Santa Cruz, 1999). A Devotio Moderna diferenciou estes quatro passos em vinte e trs passos subseqentes. 23 Livro de concrdia, p. 332

114

Aspectos de uma espiritualidade luterana para nossos dias

desta praxis, cada cristo e cada famlia luterana tinha a tarefa de estruturar a sua politeia pessoal e familiar e sua meditao particular (krypte melete). Permanece aberta ainda a pergunta pela politeia de Lutero. Ele pouco se pronunciou sobre a forma e o exerccio de sua espiritualidade. Percebe-se que muito era simplesmente subentendido. De forma fragmentria, porm, temos algumas indicaes interessantes, especialmente sobre sua meditao do catecismo (Katechismusmeditation24) No prefcio ao Catecismo Maior, Lutero escreve:
[...] fao como criana a que se ensina o Catecismo: de manh, e quando quer que tenha tempo, leio e profiro, palavra por palavra, o Pai Nosso, os Dez Mandamentos, o Credo, alguns salmos, etc. Tenho de continuar diariamente a ler e estudar, e ainda assim, no me saio como quisera, e devo permanecer criana e aluno do Catecismo. Tambm me fico prazerosamente assim. [...] existe multiforme proveito e fruto em ler e exercit-lo todos os dias em pensamento e recitao. que o Esprito Santo est presente com esse ler, recitar e meditar, e concede luz e devoo sempre nova e mais abundante, de tal forma que a coisa de dia em dia melhora em saber e recebida com apreo cada vez maior.25

A meditao do catecismo era muito mais do que simples leitura e reflexo cognitiva. Ela estava estruturada metodologicamente como exerccio meditativo. No escrito Como se deve orar, para o mestre Pedro Barbeiro26 (1535), Lutero apresenta ao amigo leigo o seu mtodo de meditao, o mtodo do vierfaches Krnzlein, a coroazinha qudrupla. Este mtodo constri a meditao em trs partes. Antes de iniciar a meditao propriamente dita, h um momento de concentrao e pacificao interior, no qual devem silenciar os pensamentos: [...] depois de aquecido o corao ... encontrando-se assim a si mesmo, ajoelhe-se ou fique parado, com as mos postas em orao e os olhos voltados para o cu (PEC, p. 319). Seguem os Dez Mandamentos e o Credo Apostlico ou palavras bblicas que se conhece de cor esta parte tambm pode ser posposta ou omitida quando h pouco tempo disposio. A parte principal do exerccio espiritual tem como contedo o Pai Nosso. Cada mandamento, cada artigo, cada petio recitada e depois meditada a partir das quatro perguntas da coroazinha qudrupla: a) O que eu aprendo? (doctrina),
24 Sobre a Meditao do Catecismo confira tambm Martin NICOL, Meditation bei Luther, 2. Ed., Gttingen: Vandenhoeck & Ruprecht, 1991. 25 Livro de concrdia, p. 388. 26 In: Pelo evangelho de Cristo, p. 317ss.

115

Estudos Teolgicos, v. 43, n. 2, p. 104-120, 2003

b) pelo que tenho a agradecer? (gratiarum actio), c) o que tenho a confessar? (confessio) e d) pelo que quero pedir? (oratio). Assim, Lutero elaborou um exerccio espiritual composto por concentrao, meditao e orao. Importante observar que esta Meditao do Catecismo era indita na histria da espiritualidade. Chama especial ateno que Lutero instrui um leigo, pai de famlia, em seu mtodo da Meditao do Catecismo. Na verdade, ele esperava muito dos pais como responsveis por uma educao para a vida e para a f. Argumentando a partir do quarto mandamento, ele chama pai e me de Hausbischfe (bispos familiares). No Catecismo Maior, ele escreve sobre a responsabilidade espiritual dos mesmos:
Cumpre [...] [aos pais] ponderar no fato de que devem obedincia a Deus, e acima de qualquer outra coisa desempenhar-se-o, de corao e fielmente, dos encargos de seu ofcio, no cuidando apenas do sustento material de filhos, empregados, sditos etc, porm sobretudo educando-os para louvor e honra a Deus. [...] Saiba, por conseguinte, cada qual que seu dever, sob pena de perder a graa divina, educar seus filhos, acima de tudo, no temor e conhecimento de Deus, e, se forem aptos, dar-lhes a oportunidade para aprender e estudar, a fim de que possam ser teis nas necessidades que houver.27

A educao para vida e para a f acontecia no seio familiar na convivncia cotidiana do lar. Os pais devem zelar para que seus filhos e empregados saibam o Catecismo Menor de cor, alm de versculos bblicos selecionados e das oraes previstas para o culto familiar. Diz ele: Por isso dever de todo pai de famlia argir, pelo menos uma vez por semana, um por um, seus filhos e empregados domsticos, e tomar-lhes a lio, para verificar o que sabem a respeito ou esto aprendendo [...].28 Os professores no substituem os pais e a escola no substitui o lar apenas complementam o ensino cristo familiar. A espiritualidade familiar vislumbrada por Lutero, porm, encontrou grandes obstculos. As visitaes realizadas em 1528 e 1529 revelaram grande misria espiritual entre o povo. Sobre ela, Lutero escreve:
O homem comum simplesmente no sabe nada da doutrina crist, especialmente nas aldeias. E, infelizmente, muitos pastores so de todo incompetentes e incapazes para a obra de ensino. No obstante, todos pretendem o nome de

27 Livro de concrdia, p. 420-421. 28 Ibid., p. 391.

116

Aspectos de uma espiritualidade luterana para nossos dias

cristos, esto batizados e fazem uso dos santos sacramentos. No sabem nem o Pai Nosso, nem o Credo, nem os Dez Mandamentos. Vo vivendo como os brutos e irracionais sunos.29

Portanto, no devemos imaginar que todas as famlias evanglicas tinham condies espirituais de cumprir o planejado pelo reformador. Lutero reclamava muito que a pregao do evangelho no trazia os frutos na medida desejada. A frustrao muitas vezes o deixou deprimido. Paulatinamente, porm, ao longo de dcadas, a praxis pietatis elaborada por Lutero conseguiu se impor na vida familiar evanglica. Em grande medida, participava-se do culto comunitrio dominical e realizava-se o culto familiar dirio, lia-se a Bblia, fazia-se uso da confisso individual ou da confisso coletiva na liturgia eucarstica, recebia-se regularmente a santa ceia, diariamente procurava-se permanecer na graa e no compromisso do batismo, cantavam-se os corais evanglicos a maioria de cor, conhecia-se o hinrio, que ao lado de outros tambm era livro de oraes, sabia-se o Catecismo Menor de cor, alm de versculos bblicos selecionados. O ciclo da natureza e o ritmo do ano litrgico eram a moldura desta espiritualidade. Esta praxis, com sua diversificao na politeia individual e familiar, gozou de estabilidade at a metade do sculo XX, tambm na IECLB.

3 - Aspectos de uma espiritualidade luterana para nossos dias


Hoje, a praxis pietatis descrita acima h muito no possui mais a mesma estabilidade. Tornou-se tarefa rdua transmitir os fundamentos teolgicos e espirituais s novas geraes. O processo de dissoluo das formas da espiritualidade tradicional o mesmo vale para a liturgia iniciou com o iluminismo (Esclarecimento Aufklrung30). A secularizao promulgada pelas idias liberais abriu a possibilidade para muitos se libertarem da tutela da igreja, no s em questes religiosas. Por sua vez, os que desejavam permanecer com a espiritualidade herdada tenderam resistncia e ao enclausuramento no intuito de proteger a tradio. Acabaram, com isso, porm, desvinculando a espiritualidade da vida cotidiana. Assim, a espiritualidade luterana tornou-se por demais cognitiva restringindo-se, em grande medida, reflexo intelectual sobre o texto bblico ou sobre a doutrina perdendo a conexo com a experincia, com o corpo e com o cotidiano. Desta forma, a
29 Ibid., p. 363. 30 Johann Immanuel Kant (1724-1804) definiu a Aufklrung da seguinte forma: Ausgang des Menschen aus seiner selbstverschuldeten Unmndigkeit e lanou o desafio: Habe Mut, dich deines eigenen Verstandes zu bedienen (Aude sapere!).

117

Estudos Teolgicos, v. 43, n. 2, p. 104-120, 2003

espiritualidade perdeu a atratividade para as novas geraes que j no conseguiam mais se identificar com a linguagem, com a forma e com o contedo da prxis tradicional. As transformaes socioculturais ocorridas na esteira do processo de industrializao e urbanizao tambm influram decisivamente neste processo de dissoluo. O fundamento sobre o qual se edificava a espiritualidade familiar luterana era a estrutura familiar patriarcal hoje no mais existente desta forma. O ritmo de vida na sociedade industrial e urbana atual, por sua vez, j no permite que os membros da famlia tenham o mesmo ritmo de vida. Pois era justamente em torno do ritmo de vida comum que se estruturava a praxis tradicional orao da manh, orao de mesa ao meio-dia, orao da noite. Igualmente, o ritmo do ano litrgico, organizado em boa medida a partir do ritmo da natureza, perdeu parte de sua sustentao e plausibilidade num mundo ditado pelo ritmo da tecnologia. A crescente mobilidade, por sua vez, transformou tambm os hbitos de lazer. O final de semana j no est mais restrito circunvizinhana da residncia da famlia, dificultando a comunho comunitria estruturada paroquialmente, isto , geograficamente. Se, por um lado, nos debatemos com os problemas arrolados acima, o tema espiritualidade recebe, na sociedade atual, mais do que em dcadas passadas, uma importncia inesperada. A tese da secularizao defendida por Bonhoeffer no se concretizou. O ser humano continua perdidamente religioso. As perguntas existenciais continuam procurando respostas e respostas religiosas. verdade que as respostas nem sempre so procuradas nas igrejas menos ainda nas igrejas tradicionais e histricas. Alis, as respostas nem sempre so procuradas no cristianismo. Cresce a atrao pela espiritualidade oriental, especialmente do zen-budismo e do ioga espiritualidades que, justamente, tm exerccios definidos e uma ideologia holstica e integral. Constatamos, portanto, que a despeito das dificuldades eclesisticas internas com a socializao religiosa, o tempo de espiritualidade. Trata-se de uma grande chance para as igrejas tradicionais, tambm para a igreja luterana. No preciso elaborar uma estratgia de marketing. Basta voltar a beber da rica fonte da espiritualidade crist. Com urgncia precisamos redescobrir a riqueza de formas, reaprender os mtodos de meditao e resgatar os exerccios espirituais. A seguir, compartilhamos alguns pensamentos a respeito de uma renovao da espiritualidade crist luterana: Decisiva para uma maior concentrao no tema espiritualidade sua

118

Aspectos de uma espiritualidade luterana para nossos dias

correta compreenso teolgica. Exerccios espirituais no so obras meritrias nem precondio para a comunho com Deus. So, isto sim, conseqncia prtica da misericrdia de Deus e obra de seu Esprito. Na perspectiva da teologia luterana, o exerccio espiritual torna-se exerccio de liberdade, destitudo de qualquer legalismo. Importante dar forma atual aos fundamentos da espiritualidade prefigurados na praxis de Jesus: o ouvir da palavra, a orao, a comunho, o testemunho e o engajamento. Fidelidade tradio no se esgota na simples repristinao. na reinterpretao que ela ganha vida e veracidade. Deve haver liberdade para a formatao pessoal e familiar da praxis pietatis, criando, assim, espao para uma politeia equilibrada e adequada situao pessoal e familiar. Como j dissemos, a espiritualidade deve ser espao da liberdade evanglica que resiste ao legalismo e uniformizao autoritria. As diferentes politeias advindas de acentos teolgicos diversos espiritualidade tradicional, pietista-evangelical, sociopoltica, carismtica, feminina, litrgico-meditativa entre outras devem se caracterizar pela aceitao e respeito mtuos e acentuar a unidade no fundamental. Espiritualidade realiza-se em quatro reas: na vida pessoal, na comunho familiar ou grupal, na comunho da comunidade e na vida social. As formas devem ser transparentes para a vida em sua totalidade. Importante a perspectiva ecumnica da espiritualidade. A tradio e os exerccios espirituais provindos de outras confisses crists podem enriquecer nossa praxis pietatis. Temos a aprender especialmente com a espiritualidade da Igreja Oriental, que conservou exerccios dos pais do deserto. A hesiquia pode ainda hoje ser alcanada com o mtodo da orao do corao, tambm conhecida como orao interior ou orao do corao de Jesus31. Podemos aprender igualmente com a espiritualidade catlicoromana, especialmente com a vertente inaciana (exerccios espirituais). Valendo-se do discernimento espiritual, possvel, inclusive, valorizar formas provenientes de outras religies. Especialmente nas fases de preparao meditao, relaxamento e concentrao, prticas ascticas de outras religies podem ser teis. preciso resgatar o valor do exerccio para a espiritualidade luterana. Teologia luterana teologia asctica, teologia da vida crist sob as condies do cotidiano! Sem a disciplina diria do exerccio espiritual, no haver
31 Uma excelente introduo orao do corao oferece Jean LAFRANCE, Orar com o corao, So Paulo: Paulinas, 1987.

119

Estudos Teolgicos, v. 43, n. 2, p. 104-120, 2003

frutos a mdio e longo prazo. preciso que exerccios sejam treinados, realizados com perseverana e defendidos contra resistncias internas e externas. Espiritualidade crist no vive da necessidade espordica, mas da regra e do exerccio contnuo. A igreja luterana precisa disponibilizar a membros e no-membros guias espirituais capazes de treinar e acompanhar comunidades e cristos individualmente. Especialmente pastoras e pastores precisam redescobrir sua funo de ser espiritual, diretores/as espirituais de sua comunidades. Em linguagem monstica, eles/as so abades e abadessas32 de seu rebanho. Para esta tarefa deveriam ser preparados desde o estudo de teologia33. Alm disso, deveriam ter a possibilidade regular de retirar-se para o deserto (anacorese eremtica!) a fim de buscar renovao e aprofundamento de sua prpria espiritualidade34. Projetos na rea da espiritualidade, cursos onde exerccios espirituais possam ser aprendidos e aprofundados, portanto, devem surgir com urgncia. preciso ensinar como iniciar uma prtica espiritual pessoal e familiar 35. A partir de uma espiritualidade que acompanhe a biografia do cristo luterano desde a sua mais tenra infncia, possvel surgir uma igreja cuja praxis conjugue f e vida, espiritualidade e cotidiano.

32 Vale a pena ler o que Benedito de Nrsia escreveu sobre as tarefas do abade em sua regula monachorum, captulo 2 (Regras dos monges, p. 59-63). 33 Os seminrios teolgicos catlico-romanos conservam, at hoje, a pessoa do diretor espiritual. Na conceituao romana, o diretor espiritual algum a quem foi dado o carisma de ajudar a discernir a experincia espiritual de outra pessoa (Danilo MONDONI, Teologia da espiritualidade crist, p. 160). 34 Vale ouvir a exortao do Apophtegmata Patrum: O bem-aventurado Antnio costumava dizer: os pais de outrora iam para o deserto e no apenas curavam a si mesmos, mas tornavamse mdicos tambm para outros. Quando, porm, um de ns vai ao deserto, ento, quer curar outros antes de si prprio. E, assim, nossa fraqueza retornar para ns e as ltimas coisas se tornaro piores que as primeiras. Por isso, est dito: mdico, cura primeiro a ti mesmo! (Ap 1007). 35 Urgem especialmente ofertas que auxiliem pais na tarefa de edificarem um lar cristo. Pensamos em cursos de espiritualidade familiar onde pais possam aprender como orar com seus filhos, onde possam aprender a contar histrias bblicas, onde possam conhecer os bons materiais editados em nossa igreja, onde possam compartilhar suas experincias com f. Neste sentido, so especialmente animadoras as experincias com o projeto Misso Criana nas parquias da Comunidade Evanglica de Blumenau/SC.

120

You might also like