You are on page 1of 7

PETIO INICIAL Conceito: um documento, meio pelo qual se inicia o exerccio do direito subjetivo pblico de ao.

. Requisitos Intrnsecos: 1. Juiz/Tribunal: o rgo judicirio ao qual dirigida a petio inicial. Devemos analisar qual o rgo competente. 2. Qualificao da partes: para a perfeita individualizao dos sujeitos da relao processual e para a prtica dos atos de comunicao que a marcha do processo reclama (citaes e intimaes) (p. 354). Possibilita verificar: a legitimidade das partes, deflagrar o contraditrio; existncia de continncia e litispendncia. 3. Fatos e Fundamentos Jurdicos do Pedido (CAUSA DE PEDIR): ao postular a prestao jurisdicional, o autor tem de indicar o direito subjetivo que pretende exercitar contra o ru e apontar o fato de onde ele provm. Incumbe-lhe, para tanto, descrever no s o fato material ocorrido como atribuir-lhe um nexo jurdico capaz de justificar o pedido constante da inicial (p.354). Possibilita a verificao da existncia de conexo, de continncia e de litispendncia. Fatos: a exposio lgica dos acontecimentos que deram origem ao direito subjetivo pretendido pelo autor. Fundamentos Jurdicos do Pedido: a indicao das consequncias jurdicas oriundas do fato apresentado que estabelea o nexo entre este e o pedido. Teoria da Substanciao: a adoo desta teoria pelo CPC torna desnecessria a indicao exata do texto de lei que faz meno ao direito subjetivo, basta a exposio do fato e apontar direito subjetivo que supostamente o acolha. A partir do fato que o juiz, munido de seu poder de livre convencimento, independentemente do texto legal apontado pelo autor, providenciar a prestao jurisdicional adequada tutela necessria ao fato apresentado. Teoria da Individualizao: se esta teoria fosse a adotada pelo CPC o juiz estaria vinculado ao direito subjetivo material apontado pelo autor.

A importncia da causa de pedir para o estabelecimento dos limites objetivos da coisa julgada, quando do ajuizamento da ao declaratria incidental. (art. 5, 325 e 470 do CPC): O art. 469 e incisos impe limites coisa julgada. Assim, no fazem coisa julgada os motivos, a verdade dos fatos e a apreciao de questo incidental, decidida incidentalmente no processo. Do exposto podemos concluir que, p. ex., se o locador postular em juzo o adimplemento de alugueres atrasados, oriundos de contrato de locao verbal e obtiver a tutela jurisdicional, a sentena abarcar somente a existncia do crdito, a qual estar coberta pelo manto da coisa

julgada. J a questo incidente, existncia do contrato de locao, somente estar coberta pela coisa julgada se o autor postular ao declaratria incidental. Se esta no for intentada poder o ru postular a inexistncia do contrato em outro processo.

4. Pedido. Conceito: Como nos ensina Jacy de Assis o pedido a concluso da exposio dos fatos e dos fundamentos jurdicos; estes so premissas do silogismo, que tem no pedido a sua concluso lgica (apud BITENCOUT, 2010, p. 365). a tutela que o autor pretende seja reconhecida pelo Estado, concluso lgica que se retira do silogismo realizado entre as premissas fatos e fundamentos jurdicos. Divide-se em: Pedido Imediato: o pedido de sentena de condenao, constituio, declarao, execuo ou medida cautelar quando da existncia do direito subjetivo. Pedido Mediato: o bem jurdico que o autor pretende seja protegido pela sentena. REQUISITOS DO PEDIDO - certo e determinado (p. 366) Certo: o pedido expresso, pois no se admite que possa o pedido do autor ficar apenas implcito. Determinado: se refere aos limites da pretenso. O autor deve ser claro, preciso, naquilo que espera obter da prestao jurisdicional. Concludente: deve estar de acordo com o fato e o direito exposto pelo autor, que so a causa de pedir, sob pena de se ter a PI indeferida por inpcia (p. 366). INTERPRETAO DO PEDIDO Os pedidos devem ser interpretados restritivamente. H possibilidade de pedidos implcitos nos casos admitidos em lei. Ex. prestaes vincendas em obrigaes de trato sucessivo (art. 290), nus das despesas processuais ao vencido, independentemente do silncio do vencedor (art. 20), juros legais, ou seja, os juros legais moratrios (art. 293), correo monetria (Lei 6.899/81). PEDIDO GENRICO: Pedido Imediato: nunca pode ser genrico e h sempre de ser determinado (uma condenao, uma constituio, uma declarao, uma declarao, uma medida cautelar) (p. 366). Pedido Mediato: poder ser genrico nas situaes expressamente admitidas no CPC (art. 286, I, II e III). Aes Universais: so as aes nas quais no possvel definir desde logo o que se vai receber. Ao em que no possvel, desde logo, determinar as consequncias do ato ou do fato ilcito.

Quando a determinao depender de ato praticado pelo ru.

A indeterminao ficar restrita quantidade ou qualidade das coisas ou importncias pleiteadas. Nunca poder, portanto, haver indeterminao do gnero da prestao pretendida (p. 367). PEDIDO COMINATRIO Sub-rogao: consiste em o Estado agredir o patrimnio do devedor para dele extrair o bem ou valor a que tem direito o credor. (...) o Estado sub-roga-se na posio do devedor e efetua, em seu lugar (mesmo contra sua vontade), o pagamento ao credor (p. 367). Coao (astreinte): pena pecuniria como meio de presso ou coao sobre o devedor, para for-lo a abandonar a posio de resistncia ao cumprimento da obrigao (p. 367). Utilizvel nas obrigaes de fazer, no fazer ou obrigao de entregar coisa. Pode ser empregada na antecipao de tutela. PEDIDO CUMULATIVO Pedido Alternativo Quando pela natureza da obrigao, o devedor puder cumprir a prestao de mais de um modo (art. 288). Incide sobre o pedido mediato (p. 368). Pedidos Sucessivos Quando o autor formular mais de um pedido em ordem sucessiva, a fim de que o juiz conhea do posterior, em no podendo acolher o anterior (art. 289 do CPC). Incide sobre os pedidos imediato e mediato (p. 368). Pedido de Prestaes Peridicas Quando a for obrigao de trato sucessivo, independentemente da meno na inicial, as prestaes que vencerem no curso do processo, por fora de lei, sero alcanadas pela sentena. As prestaes vincendas tambm sero alcanadas, mas podero ser executadas somente aps o termo final vez que as prestaes no sero exequveis se no estiverem vencidas. Pedido de Prestao Indivisvel No h litisconsrcio necessrio na hiptese, pois cada um dos credores tem direito prprio a exigir toda a prestao. Assim, o autor s estar legitimado a levantar, na execuo, a parte que lhe couber no crdito indivisvel. (p. 369) Pedidos Cumulados (Cumulao Simples) H, em tais casos, cumulao de diversas aes, pois cada pedido distinto representa uma lide a ser composta pelo rgo jurisdicional, ou seja, uma pretenso do autor resistida pelo ru (p. 369).

Requisitos para a cumulao: 1. Pedidos compatveis entre si: sua admissibilidade pressupe que todos os pedidos sejam compatveis ou coerentes (p. 370). 2. Juzo competente para todos os pedidos (p. 370): A competncia material ou funcional improrrogvel e afasta a admissibilidade da cumulao de pedidos, mas, se a competncia for relativa (em razo do foro ou de valor da causa), no dever o juiz repelir ex officio a cumulao, pois a ausncia de exceo declinatria levar prorrogao de sua competncia para todos os pedidos (art. 114). 3. Procedimento adequado para todos os pedidos (p. 370): se o autor adotar o rito ordinrio, poder haver a cumulao, mesmo que para alguns dos pedidos houvesse previso de rito especial. Nunca, porm, poder haver cumulao de processos diferentes, como o de execuo e o de conhecimento. No requisito que seja o mesmo ru vez que poder ocorrer cumulao de pedidos com diferentes rus desde que haja conexidade. O ru ter que ser nico quando entre os pedidos cumulados houver apenas compatibilidade mas no conexidade. ADITAMENTO DO PEDIDO (art. 294 do CPC) Antes da citao, o autor poder aditar o pedido, correndo sua conta as custas acrescidas em razo dessa iniciativa. MODIFICAO DO PEDIDO (ART. 264, nico) Ao autor defeso modificar o pedido ou a causa de pedir aps a citao, salvo se houver consentimento do ru. Hlio Tornaghi observa que no h proibio de alterar o pedido ou a causa petendi, aps a citao; apenas a mudana negcio bilateral: exige, tambm, o assentimento do ru (apud BITENCOURT, 2010, p. 372). A aceitao pelo ru pode ser expressa ou tcita. Se este no impugnar a mudana ter-se- esta como aceita. Se o ru for revel dever ser providenciada nova citao, se tiver advogado constitudo, a intimao. NATUREZA DOS PEDIDOS (TEORIA GERAL DO PROCESSO, 2009, p.322 328). Condenatrio: afirma a existncia do direito e sua violao, aplicando a sano correspondente inobservncia da norma reguladora do conflito de interesses. Declaratrio: deciso quanto existncia ou inexistncia da relao jurdica. H possibilidade de mera declarao de um fato, o caso de falsidade documental. Ex. de sentenas declaratrias: processo de usucapio, de nulidade do ato jurdico, sentena declaratria negativa de existncia de dbito. Constitutivo: visa a um provimento jurisdicional que constitua, modifique ou extinga uma relao ou situao jurdica.

Mandamental ou Executiva lato sensu (art. 461, 5 cc ART. 14, inc. V do CPC): existem sentenas mandamentais e executivas lato sensu, que se distinguem da condenatria pura porque a atuao concreta do comando da sentena no depende de um processo executivo ex intervalo. 5.

VALOR DA CAUSA: a toda causa o autor deve atribuir um valor certo (art. 258)
(p. 354). Conceito: a expresso econmica da relao jurdica material que o autor quer opor ao ru (p. 294). H causas que no oferecem condies para imediata prefixao de seu valor. Em todos esses casos, haver de atribuir-se, por simples estimativa, um valor causa (p. 294). A fixao do valor da causa se mostra relevante por diversas razes: a. Fixao de competncia: a normas de competncia que se atrelam ao valor da causa. b. Rito do Processo: h casos em a que fixao do procedimento a ser seguido est vinculada ao valor da causa (art. 275, I do CPC e art. 3, inc. I da Lei 9.099/95). c. Arbitramento dos honorrios advocatcios nas sentenas em que no h condenao da parte vencida (art. 20, 4). Ler: art. 258, 259 e 260 do CPC. Impugnao do valor da causa (p. 296). Art. 261 do CPC: O ru poder impugnar, no prazo da contestao, o valor atribudo causa pelo autor. A impugnao ser autuada em apenso, ouvindo-se o autor no prazo de 5 (cinco) dias. Em seguida o juiz, sem suspender o processo, servindo-se, quando for necessrio, do auxlio de perito, determinar, no prazo de 10 (dez) dias, o valor da causa. O prazo para a impugnao do valor da causa preclusivo, vez que o pargrafo nico do art. 261 estabelece que: No havendo impugnao, presume-se aceito o valor atribudo causa na petio inicial. Embora o pargrafo supratranscrito nos faa entender que sempre haver a presuno mencionada. Moniz de Arago nos ensina que na interpretao do dispositivo em tela, distingue, com muita propriedade, entre valores determinados taxativamente pela lei (valores legais) e aqueles outros provenientes de simples estimativa da parte (valores estimativos): Se se tratar de causas cujo valor taxativamente determinado em lei, a infrao pode ser alvo de imediata corrigenda do juiz, de ofcio, como de impugnao do ru. No caso, porm, se ambos silenciarem, deixando passar a ocasio, nem por isso o valor se tornar definitivo, salvo quanto aos atos passados, podendo vir a ser impugnado mais tarde, uma vez que no se opera em tais casos a precluso .

Recurso cabvel quanto deciso interlocutria proferida pelo juiz: agravo. 6.

MEIOS DE PROVA:

no h necessidade de se especificar exatamente quais as

provas sero utilizadas. A expresso: por todos os meios de prova em direito admitidos supre este requisito. 7.

CITAO:

cabe ao autor, ao propor ao perante o juiz, requerer a citao do

demandado (p.355). A falta de citao torna nulo o processo.

Requisitos Extrnsecos: 1. 2. 3. 4. Documentos Indispensveis propositura da ao. Contrato de mandato entre autor e advogado. Guia de recolhimento das custas. Cpia da Petio Inicial.

Despachos da Petio Inicial (p. 355 356) O juiz, aps examinar os requisitos intrnsecos e extrnsecos, proferir deciso que pode assumir trs naturezas: a. Deferimento da citao: se a petio estiver em termos, o juiz despachar, ordenando a citao do ru. b. Saneamento da petio (EMENDA

INICIAL): art. 284 do CPC Verificando o

juiz que a petio no preenche os requisitos exigidos nos arts. 282 e 283, ou que apresenta defeitos e irregularidades capazes de dificultar o julgamento de mrito, determinar que o autor a emende, ou a complete, no prazo de 10 (dez) dias. c.

INDEFERIMENTO DA PETIO INICIAL:

do exame da inicial, ou do no

cumprimento da diligncia saneadora de suas deficincias pelo autor, pode o juiz ser levado a proferir uma deciso de carter negativo, que indeferimento da inicial (p. 355). Cabe recurso de apelao. O art. 295 do CPC elenca os casos de indeferimento da petio inicial, so eles: Inpcia da PI (se faltar pedido ou causa de pedir, se da narrao dos fatos no decorrer logicamente a concluso, se o pedido for juridicamente impossvel, se contiver pedidos incompatveis entre si); Inexistncia das Condies da Ao (so elas: legitimidade, possibilidade jurdica do pedido, interesse); Quando o juiz pronunciar, desde logo, a Decadncia ou a Prescrio;

Quando o tipo de procedimento, escolhido pelo autor, no corresponder natureza da causa, ou ao valor da ao; caso em que s no ser indeferida, se puder adaptar-se ao tipo de procedimento legal;

No cumprimento da diligncia saneadora (emenda inicial): a. art. 39, p. nico, primeira parte: PROCURAO instrumento do mandato b. art. 284: requisitos do art. 282 (requisitos) e do art. 283 (documentos indispensveis propositura da ao) ou defeitos ou irregularidades capazes de dificultar o julgamento de mrito.

You might also like