You are on page 1of 18

CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAO FISICA

ARMIDA FERREIRA BARROS PORTELA

A IMPORTANCIA DA LUDICIDADE NA EDUCAO INFANTIL

Crates Abril /2011

ARMIDA FERREIRA BARROS PORTELA

A IMPORTANCIA DA LUDICIDADE NA EDUCAO INFANTIL

Pr-Projeto de Pesquisa apresentado disciplina Trabalho de Concluso de Curso I. como requisito parcial para obteno da aprovao da disciplina do curso de graduao em Licenciatura em Educao Fsica da Universidade Estadual Vale do Acara.

Crates

Abril - 2011

SUMRIO

1- INTRODUO.........................................................................3 2- OBJETIVOS.............................................................................4 3- JUSTIFICATIVA.......................................................................5 4- REVISO TERICA................................................................6 5- METODOLOGIA......................................................................7 6- CRONOGRAMA.......................................................................8 7- BIBLIOGRAFIA.........................................................................9 8- ANEXOS..................................................................................10

1-INTRODUO
A presente pesquisa vem ressaltar a importncia e da ludicidade na educao infantil. Mostrando os significados das brincadeiras no aprendizado e desenvolvimento motor das crianas. Enfocam a importncia de se trabalhar brincadeiras, jogos recreativos, como diverso de forma a dar significado e objetivos em tudo que for realizado, com crianas na faixa etria de 3 a 6 anos de idade, na qual est iniciando seu repertrio de brincadeiras. A Educao Fsica est presente para dar ao ambiente escolar uma estrutura pedaggica melhor, podendo favorecer a socializao dos educando para com os educadores, A relao professor-aluno fundamental neste processo de ensino aprendizagem, pois atravs da interao com o outro que o ser humano adquire valores, costumes, habilidades e atitudes de convvio social, ou seja, o processo de construo de conhecimento essencialmente interativo, acontecendo atravs da

relao professor-aluno e aluno-aluno. alm de despertar neles os sensos rtmicos, artstico e de movimentao. Para as crianas em perodo de crescimento, particularmente aqueles que se encontram na faixa etria compreendida entre 0 a 6 anos de idade de fundamental importncia que a escola trabalhe com um repertrio cultural adequado aos alunos, principalmente, os regionais. Partindo de experincias vividas e sempre garantindo aos alunos acesso as novas experincias e oportunidades para que possam desenvolver suas competncias. O trabalho da Educao Fsica nas series inicias do Ensino Infantil importante para o desenvolvimento das crianas, pois possibilita aos alunos, desde a infncia, a oportunidade de desenvolver habilidades corporais, motoras e de participar de atividades culturais, tais como: jogos, recreao, danas e brincadeiras. Sempre buscando o lazer das crianas, demonstrando os sentimentos de afetos e emoes. A Educao Fsica deve trazer uma proposta que procure democratizar e, principalmente, humanizar sempre diversificando a prtica pedaggica, buscando ampliar, de uma viso no apenas biolgica, para que trabalhe sempre incorporando as dimenses afetivas, cognitivas e socioculturais dos alunos. Porm de fundamental importncia que as escolas faam uma distino entre objetivos da Educao Fsica escolar e os objetos esportivos, da dana, da ginstica, pois embora seja uma referncia, profissionalismo no pode ser a meta almejada pela escola. A diversidade de prticas pedaggicas que caracterizam o universo da educao infantil reflete diferentes concepes quanto ao sentido e funes atribudas ao ldico no cotidiano das pr-escolas. Para atingir esse fim, preciso que os educadores repensem o contedo e a sua prtica pedaggica, substituindo a rigidez e a passividade pela vida, pela alegria, pelo entusiasmo de aprender, pela maneira de ver, pensar, compreender e reconstruir o conhecimento. Esses aspectos anteriormente apontados no fizeram parte do meu cotidiano enquanto aluna, portanto, hoje de maneira crtica, deporto-me ao tema para caracterizar o ldico como a ferramenta indispensvel no trabalho do educador, pois atravs de jogos e brincadeiras (interao), tudo fica mais gostoso e dinmico.

segundo BANDEIRA(2001) consenso entre os pensadores da educao que a criana s interioriza o que voc ensina, se estiver de alguma forma emocional e afetivamente, ligada ao contedo por um desafio, uma motivao, ou se perceber a importncia e aplicao de tudo aquilo que voc quer transmitir,e claro acontecer a troca de conhecimentos e experincias entre as pessoas envolvidas. Educar significa, portanto, propiciar situaes de cuidados, brincadeiras e aprendizagens orientadas de forma integrada e que possam contribuir para o desenvolvimento das capacidades infantis de relao interpessoal, de ser e estar com os outros em uma atitude bsica de aceitao, respeito e confiana, e o acesso, pelas crianas, aos conhecimentos mais amplos da realidade social e cultural. O Ldico cada vez ganha mais espao nas escolas, e o professor ter que desempenhar um novo papel de educador, mudando sua postura frente aos alunos, deixando de lado a rigorosidade, e vivendo em constante mudana, proporcionando estmulos para que a criana desenvolva estmulos, criatividade e sociabilidade Vygotsky (1984) atribui relevante papel ao ato de brincar na constituio do pensamento infantil. brincando, jogando, que a criana revela seu estado cognitivo, visual, auditivo, ttil, motor, seu modo de aprender e entrar em uma relao cognitiva com o mundo de eventos, pessoas, coisas e smbolos.

A Educao Fsica Escolar deve dar oportunidade a todos os alunos para que desenvolva sua potencialidade, de forma democrtica e no seletiva, visando seu aprimoramento como seres humanos.

1.1-objetivo geral

Oferecer atividades onde as crianas possam desenvolver habilidades corporais, motoras e de participar de atividades culturais, tais: como jogos, recreao danas e brincadeiras, buscando despertar o estmulo, para crescerem criativa, inventiva e acima de tudo crtica.

1.2-objetivo especifico Facilitar a aprendizagem, proporcionar momentos de interao entre as criana e ainda fazer a aprendizagem ficar divertida. Desenvolver atividades ldicas onde as crianas, possam ampliar seu repertrio de brincadeiras, possibilitando a oportunidade de desenvolvimento motor, psquico, cultural e social. As atividades ldicas devem ser espontneas, criativas e que traga prazer. Devem ser espontnea, diminuindo as tenses e preocupaes. Para a criana, a recreao uma maneira de liberar energias, j que seu espao para o lazer nas grandes cidades cada vez mais restrito (TOSETI, 1997, p. 14).

3- JUSTIFICATIVA

O ldico quer dizer jogo, a palavra evoluiu levando em considerao as pesquisas em psicomotricidade, de modo que deixou de ser considerado apenas o sentido de jogo. O ldico faz parte da atividade humana e caracteriza-se por ser espontneo funcional e satisfatrio. A pesquisa teve como objetivo conhecer a escola, os mtodos educacionais, as dificuldades, os objetivos, a estrutura Fsica e os profissionais da escola. Durante o perodo de observao tivemos a oportunidade de vivenciar a realidade nas series iniciais. Que apesar da boa relao professor- aluno faltava presena de atividades ldicas que devem estar presente no dia-a-dia da criana principalmente no que se refere aprendizagem e desenvolvimento. Pode-se

constatar como as crianas se comportavam a prtica de atividades ldicas, algumas com uma boa coordenao motora, um bom desempenho nas atividades realizadas, mas outras no efetuavam as atividades. A prtica de recreao para essas crianas de fundamental importncia a, pois dos 3 aos 6 anos esto em fase de desenvolvimento cognitivo infantil e a recreao desenvolvimento motor, psquico, e cultural. Para Vygotsky (1987), a aprendizagem e o desenvolvimento esto estritamente relacionados, sendo que as crianas se inter-relacionam com o meio objeto e social,internalizando o conhecimento advindo de um processo de construo. A maioria das escolas oferece atividades ldicas criana atravs de uso de brinquedos, desenhos coloridos, musica ritmada, onde no h pratica de recreao e restringem a criana a exerccios repetidos de discriminao viso- motora e auditiva. Ao fazer isso, ao mesmo tempo em que bloqueia a organizao independente das de suma importncia para o

crianas para a brincadeira, essas prticas pr- escolares, atravs do trabalho ldico didatizado, enfatizam os alunos, como se sua ao simblica servisse apenas para exercitar e facilitar para o professor, a transmisso de determinada viso do mundo, definida a prioridade pela escola.

4- REVISO TERICA

5- METODOLOGIA

O projeto foi desenvolvido na Escola Corao de Maria, localizada no bairro centro, na cidade de Indepedencia, com a turma do Jardim III, do dia 09 de novembro de 2010, ao dia 23 de novembro de 2010, no horrio das 9:00h s 10:00h. Estando presente conosco 23 alunos, e a professora da turma. Para guiar o desenvolvimento do projeto traamos alguns objetivos:Estimular as crianas a brincar de faz-de-conta, a criar, a descobrir e resolver situaes conflitantes; desenvolver a coordenao motora;conhecer as vogais por meio da ludicidade; O projeto foi desenvolvido por meio de msicas, conversas e atividades ldicas. No decorrer dos dias, foram trabalhadas varias atividades, procurando por meio destas sempre focar a ludicidade. Os recursos didticos utilizados para a atividade ldica foram: CDs/ som Papis diversos (chamequinho, cartolinas, papel carto e papel 40 quilos.) Fichas, figuras e quebra cabea.

Resultados do projeto Os resultados obtidos foram divididos em trs grandes categorias: a)a aprendizagem; b) o envolvimento das crianas; c) a diverso das crianas. A anlise dos resultados permitem afirmar que a ludicidade um meio de facilitar a aprendizagem, de proporcionar momentos de interao entre as criana e ainda fazer a aprendizagem ficar divertida. A esse respeito, os PCNs ( 1997) adverte Para que as crianas possam exercer sua capacidade de criar imprescindvel que haja riqueza e diversidade nas experincias que lhes so oferecidas nas instituies, sejam elas mais voltadas s brincadeiras ou s aprendizagens que ocorrem por meio de uma interveno direta.

6- CRONOGRAMA 9

7-BIBLIOGRAFIA

10

8- ANEXOS

You might also like