You are on page 1of 16

NDICE

1 - Introduo 2 - Acolhimento, Valncias e Alimentao 2.1. Espaos e Recursos Humanos 2.2. Alimentao 3 - Prticas educativas, Pedagogia e Currculo 3.1. Fundamentos 3.2. reas de Actividade Princpios e Contedos 3.2.1. rea de Expresso e Comunicao 3.2.2. rea do Conhecimento do Mundo 3.2.3. rea de Formao Pessoal e Social 3.3. Rotinas 3.4. Projecto Educativo e Pedaggico Anual por Nvel Etrio 3.5. Avaliao 4 - Comunicao com as Famlias e a Comunidade 5 - Transio para o Pr-escolar e para o Ensino Bsico

INFANTRIO POPULAR RIBEIRO SANTOS

PGINA 1

1- INTRODUO
O Infantrio Popular Ribeiro Santos uma instituio prestigiada no panorama da educao de infncia em Portugal, pela sua histria, pelo seu iderio e pelos resultados de uma actividade sempre regida por critrios de qualidade e de dedicao s crianas e ao bem-estar pblico. Durante mais de trs dcadas de trabalho dedicado educao de infncia, o nosso objectivo principal foi sempre o desenvolvimento das crianas e a sua formao em todos os domnios - humano, cvico, fsico e intelectual. Num meio agradvel e com muito afecto, procuramos desenvolver a inteligncia das crianas logo a partir dos primeiros meses, com actividades e os meios ajustados s suas idades e competncias. Atendemos sempre s caractersticas de cada uma mas sabemos que tm nestes primeiros anos de vida uma capacidade incomparvel de aprender e a um ritmo que no voltar a repetir-se. Considerando que as crianas do presente sero os artfices do mundo de amanh, aqueles de quem depender a constituio de uma sociedade que todos pretendemos moderna, mais justa e solidria, defendemos uma educao que respeite a criana, lhe permita expor as suas ideias em igualdade com os outros, crianas e adultos, em que seja ouvida e saiba ouvir, em que possa argumentar na defesa dos seus pontos de vista. As crianas habituadas a partilhar ideias, espaos e materiais, aprendem tambm a valorizar o trabalho como base de actividade e de progresso. Educada neste contexto a criana ter mais confiana em si e melhores condies para rejeitar o que retrgrado e atente contra a sua inteligncia. Tendo por base o estudo da nossa prpria experincia e da nossa prtica, consideramos necessrio acompanhar o progresso das cincias que investigam as caractersticas e o desenvolvimento das crianas, como o caso da psicologia, da biologia, da gentica, da neurologia cerebral e das cincias cognitivas e peditricas em geral. Tambm a histria da educao e da pedagogia merece o melhor da nossa ateno e do nosso estudo. Quanto s diferentes correntes pedaggicas, analisamo-las com seriedade, quer nos identifiquemos com elas ou no. Esta abertura para discutirmos todas as ideias tem contribudo para a consistncia e evoluo da nossa prpria actividade. nosso propsito continuar a trabalhar em prol da educao das crianas, com a mesma dedicao e fora que foi imprimida ao Infantrio Popular Ribeiro Santos data da sua fundao, em 1975.

INFANTRIO POPULAR RIBEIRO SANTOS

PGINA 2

2 ACOLHIMENTO, VALNCIAS E ALIMENTAO


2.1. Espaos e Recursos Humanos Creche: Capacidade: 33 crianas Berrio (Sala Azul) 8 Crianas Pr-escolar: Capacidade: 64 crianas. Grupo 1 17 Crianas Grupo 2 22 Crianas Grupo 3 25 Crianas 12/24 meses (Sala amarela) 10 Crianas 24/36 meses (Sala Laranja) 15 Crianas

Em cada sala as crianas so acompanhadas por uma educadora e uma auxiliar. Contamos tambm com uma professora de Ingls, um professor de Msica e uma professora de Dana Criativa. Nos restantes servios (cozinha, limpeza, administrao) a instituio tem um conjunto de 6 trabalhadoras. Na edificao desta instituio colabora um nmero significativo de voluntrios. Temos um bom recreio ao ar livre, com canteiros e algumas rvores, de piso confortvel e anti-derrapante, dispondo de uma parte coberta. No recreio, existe ainda uma pequena rea dedicada horta, para ser trabalhada com as crianas.

INFANTRIO POPULAR RIBEIRO SANTOS

PGINA 3

2.2. Alimentao confeccionada nas prprias instalaes. saudvel, variada, de acordo com as pocas do ano e as orientaes emanadas pela Direco Geral de Sade e adequada aos grupos etrios. Existem espaos prprios para as refeies e as mesmas so momentos agradveis e de socializao. As ementas so afixadas semanalmente para conhecimento dos pais.

3 PRTICAS EDUCATIVAS, PEDAGOGIA E CURRCULO


3.1. Fundamentos O nosso programa educativo tem por base alguns fundamentos da maior importncia, tais como: 1. A criana para se desenvolver saudavelmente precisa de afecto, de se sentir apoiada e aceite. Precisa de brincar, de descobrir e compreender o sentido prtico da sua vida em famlia, na nossa instituio educativa e na sociedade em geral. 2. A criana olha para tudo, quer saber, gosta de imaginar, mas quer, essencialmente, conhecer e compreender a realidade. Os seis primeiros anos da sua existncia passados no infantrio, devem permitir torn-la um ser prtico, participativo, confiante e com gosto pelo saber. A criana como ser humano produto da natureza que a criou com as suas caractersticas prprias e com os sentidos com que percepciona o mundo, comunica com os outros, desenvolve a sua inteligncia e os seus sentimentos. A evoluo do pensamento da criana fruto do estmulo dos seus sentidos e da sua actividade, com ela conquista a autonomia, estabelece a importncia da partilha com as outras crianas e com os adultos que com ela interagem. Deve ser crtica dos sucessos alcanados, mas tambm dos insucessos, porque quando se erra aprende-se e pode mudar-se de rumo, com novas perspectivas e entusiasmo.

INFANTRIO POPULAR RIBEIRO SANTOS

PGINA 4

Assim consideramos fundamental desenvolver o nosso trabalho educativo e pedaggico com base num programa abrangente e detalhado que contemple o que as crianas espontaneamente desejam aprender, mas tambm tudo o mais que contribua para a sua formao completa e para o desenvolvimento do seu raciocnio lgico. Um programa de disciplinas escalonado nas idades das crianas, que considere as suas caractersticas pessoais mas que a todas estimule a curiosidade e a inteligncia, promovendo o contacto entre as diferentes faixas etrias, as diferenas scioculturais e de gnero como potenciadoras de aprendizagens significativas. Consideramos que o papel do adulto deve ser o de animador atento, capaz de dar seguimento aos interesses das crianas, preocupando-se em atenuar dificuldades e actuando para reforar possibilidades de participao e expresso de todas elas.

3.2. reas de Actividade Princpios e Contedos

3.2.1. rea de Expresso e Comunicao

Literacia - A Fala, a Leitura e a Escrita Com a abordagem a esta rea pretendemos tirar partido do que a criana j sabe. Cabe-nos criar um clima de confiana que facilite a comunicao. Escutar e falar com cada uma estimula o contacto entre elas prprias, promovendo a representao dos objectos, ideias e sentimentos pela palavra. O uso ldico da palavra (histrias, rimas, poesias, canes, adivinhas, provrbios) associado sua representao pelo movimento e mmica vai proporcionar s crianas a expresso e aprendizagem de novas experincias e novos conceitos.

INFANTRIO POPULAR RIBEIRO SANTOS

PGINA 5

A palavra escrita emerge espontaneamente como complemento da palavra dita, dramatizada ou dialogada, sendo a memria dos saberes que se deseja transmitir. Por isso, valorizamos o contacto com diferentes suportes culturais e instrumentos de comunicao rdio, revistas, livros, jornais, computadores, televiso, cds, software e programas ldicos educativos.

Pensamento Lgico-Conceptual e Matemtico Ao longo da vida, todos nos defrontamos com situaes que implicam a resoluo de problemas matemticos. Por isso, no nosso trabalho, valorizamos desde muito cedo o contacto com noes, experincias e vocbulos que estimulam a criana a desenvolver o pensamento lgico, conceptual e matemtico. Para a aco nesta rea de desenvolvimento, utilizamos sobretudo materiais e situaes do quotidiano figuras geomtricas, balana e pesos, rguas, relgios, calendrios, quadros de duas entradas (mapa de presenas, tempo, actividades), material de desperdcio (caricas, rolhas, conchas, folhas e ramos recolhidos na natureza, imagens de revistas), actividades de culinria que permitem: comparar e agrupar objectos, acontecimentos e fenmenos (classificar, categorizar), identificando o que comum e o que diferente.

INFANTRIO POPULAR RIBEIRO SANTOS

PGINA 6

Procuramos que a criana comece a utilizar correctamente conceitos e operaes simples quando experimenta situaes que impliquem noes de quantidade e nmero, conceitos temporais e conceitos espaciais, suas terminologias e smbolos.

De acordo com a idade, damos tambm importncia capacidade da criana fazer dedues e generalizaes para desenvolver a compreenso do mundo fsico e social, sendo capaz de colocar novas questes.

Educao Fsica - Motricidade Esta rea de actividade facilita s crianas o contacto directo com os outros, situandoas perante novos objectos no espao e no tempo, desenvolvendo simultaneamente as suas capacidades fsicas e mentais.

Esta disciplina envolve exerccios e jogos para crianas desde os 3 meses de idade, indo at ginstica e desporto cooperativo para as mais velhas, de modo a que a criana aprenda a situar-se em relao aos outros e a combinar a sua fora e iniciativa com as demais crianas participantes. Ao trabalhar este domnio, pretendemos que desenvolvam progressivamente competncias bsicas de destreza, preciso e complexidade de movimentos, numa variedade de situaes e tarefas como cuidar de si e dos objectos em contexto, manipular os materiais didcticos e ldicos, trabalhar em superfcies bidimensionais.

INFANTRIO POPULAR RIBEIRO SANTOS

PGINA 7

Expresso Dramtica Os objectivos desta disciplina so o desenvolvimento da linguagem e da comunicao entre as crianas e destas com os adultos, estimulando a capacidade de observao e crtica. A expresso e a comunicao desenvolvem-se atravs do chamado jogo simblico que uma actividade espontnea que tem lugar no pr-escolar, atravs de interaces com os outros e apoiada pelos recursos existentes. Os materiais oferecem diferentes possibilidades de fazer de conta, permitindo criana recriar experincias da vida quotidiana ou criar situaes imaginrias.

A nossa interveno permite o alargamento deste jogo simblico, atravs de sugestes que ampliam as propostas das crianas, criam novas situaes de comunicao, novos papis e a sua caracterizao. Esta interveno possibilitar tambm chegar a dramatizaes mais complexas (peas de teatro, sombras chinesas e fantoches). Expresso Plstica O desenho, a pintura, a digitinta, bem como a modelagem, a rasgagem, o recorte e a colagem fazem parte do nosso dia-a-dia educativo.

A criana livre na escolha do contedo, do formato (cores e tcnicas), dos materiais disponveis (papis, lpis, pincis, tintas, cola, barro, massa de moldar) que em cada circunstncia melhor comunicam a sua realidade, sentimentos, emoes e fantasias.

INFANTRIO POPULAR RIBEIRO SANTOS

PGINA 8

Contudo, o gesto expressivo em que assenta a inspirao individual s ganha pleno sentido quando so estabelecidas regras de utilizao dos materiais.

O individual e o colectivo completam-se promovendo a originalidade de cada criana e a adaptao social s regras e vivncias de grupo.

Expresso Musical e Corporal A actividade musical realizada com as crianas desde bebs. Atravs de jogos ludo-didcticos, dramatizaes e histrias, so transmitidos conceitos relacionados com as diferentes tipologias de sons e instrumentos. Abordam-se tambm, sempre de uma forma divertida, questes pertinentes para o desenvolvimento do treino auditivo, designadamente atravs da recriao de ritmos/sons.

Promove-se assim o uso/contacto e experimentao do corpo, voz e/ou instrumentos (convencionais e no convencionais) atravs de jogos de pergunta/ resposta/imitao sonora e rtmica.

Aqui valorizamos a dana como forma de ritmo produzido pelo corpo, desenvolvendo a motricidade, permitindo que as crianas exprimam a maneira como sentem a msica e criando movimentos coordenados com o grupo.

INFANTRIO POPULAR RIBEIRO SANTOS

PGINA 9

Visa-se com estas aces explorar e desenvolver, gradualmente, a coordenao motora e as bases que possam contribuir para uma melhor literacia musical. De uma forma ldica, so tambm abordados temas como as diferentes famlias dos instrumentos musicais, conceitos de altura, timbre e intensidade do som ou ainda uma primeira aproximao aos diferentes estilos musicais. Assim, os diversos temas musicais utilizados ao longo do ano abrangem estilos musicais distintos: do clssico ao fado, da msica moderna msica cantada ou instrumental, da audio de sonoridades ambientais gravadas s executadas e criadas em conjunto com as crianas, utilizando as diferentes propriedades do som, voz e msica (melodia, timbre, ritmo, volume, repetio) como mediadores expressivos. As crianas tomam ainda contacto com instrumentos que produzem sons relacionados com a realidade j apreendida e que imitam o mar, a chuva, o vento, a trovoada, os animais, os quais so usados no contexto de uma histria que lhes contada, visando cativar e estimular a sua curiosidade e imaginao. Independentemente do estgio de desenvolvimento da criana, o uso da dramatizao constante, pois capta a ateno destas com maior facilidade, permitindo que ouam gneros musicais menos convencionais enquanto o seu imaginrio viaja e sonha atravs do conto, do jogo, da mmica e da dana, permitindo-lhe a expresso de situaes, percepes, intenes e emoes de forma pessoal e colectiva. E este o principal objectivo da actividade: fazer com que as nossas crianas apreendam a importncia da msica atravs deste momento especial que lhe dedicado como parte integrante da sua rotina semanal; que possam vir a encarar no futuro um instrumento com naturalidade e sentir a msica como uma parte integrante das suas vidas que lhes desperte e proporcione emoes e sentimentos nicos

3.2.2. rea do Conhecimento do Mundo Esta rea relaciona-se com o estudo do meio humano, fsico e tecnolgico. No Infantrio Popular Ribeiro Santos valorizamos o conhecimento do patrimnio natural, cultural, cientfico e tecnolgico.

INFANTRIO POPULAR RIBEIRO SANTOS

PGINA 10

A criana cresce numa famlia que pertence a uma cultura, que vive, trabalha, estuda, investiga e se relaciona numa determinada rea, regio, pas.

Acreditamos que a considerao pela lngua, costumes, comportamentos, tradies e cultura materna de cada criana condio para que estas reconheam e respeitem culturas e estilos de vida diferentes. Este o primeiro passo para que se comecem a enraizar, desde tenra idade, prticas comuns de vivncia democrtica. Assim, a preocupao de desenvolver nas crianas sentimentos de pertena sua famlia e comunidade de origem aqui acompanhada de igual preocupao em promover o conhecimento da sociedade portuguesa factos histricos, patrimnio cultural, direitos e deveres de cidadania, formas democrticas de participao e modos como a sociedade cuida das necessidades bsicas dos cidados, como a educao, a sade e a justia. Especificamente consideramos de mxima utilidade explorar com as crianas o meio em que o infantrio est inserido - o bairro, a cidade atravs da observao e comunicao com as pessoas, anlise das casas, habitao e comrcio, espaos de lazer, ruas, meios de transporte, sinalizao de trfego.

Partindo de elementos e situaes prximas - plantas, aves, peixes -, procuramos desenvolver nas crianas hbitos de observao da constante mutao da vida e da necessidade de cuidar da natureza em geral.

INFANTRIO POPULAR RIBEIRO SANTOS

PGINA 11

A introduo das principais leis que regulam a vida da natureza, feita atravs de operaes simples com slidos, lquidos e gasosos.

Neste sentido, promovemos a construo de pequenos objectos mecnicos, de pequenos terrrios ou de outros artefactos simples. As visitas de estudo e passeios so tambm boas oportunidades para novas experincias que correspondendo curiosidade das crianas permitem o aprofundamento do conhecimento.

3.2.3. rea de Formao Pessoal e Social Na rea de formao pessoal e social procuramos que a criana tenha uma relao viva e de autenticidade com os outros, independentemente das suas diferenas fsicas, sociais, sexuais, raciais ou tnicas. Deve ser capaz de interagir e cooperar com os colegas, partilhar os materiais e os espaos na realizao de tarefas individuais ou de grupo. Ao terminar os trabalhos, arrumar, deixando tudo em condies de posterior utilizao. Deve, tambm, ser independente no vestir-se, despir-se e no atar dos sapatos, possuir hbitos de higiene, como lavar as mos, a cara e os dentes, comer utilizando adequadamente os talheres e outros materiais e instrumentos jogos, tintas, tesouras, pincis, lpis... Com vista sua autonomia, a criana ser estimulada a escolher tarefas, actividades e os materiais de que necessita. De acordo com a idade, ela ser tambm incentivada a encontrar critrios e razes para as decises que toma.

INFANTRIO POPULAR RIBEIRO SANTOS

PGINA 12

No exerccio dessa autonomia e medida que evolui, a criana vai compreendendo a necessidade de se compatibilizar com a autonomia dos outros e com o interesse geral. Ser, assim, chamada a participar na vida do grupo, na definio, aceitao e cumprimento de regras, aprendendo a confrontar o seu ponto de vista com o dos colegas, a ser cooperante, participativa, justa e a ser capaz de resolver conflitos. A criana deve ser sensibilizada para as questes estticas fruio da natureza e cultura, no contacto com o meio envolvente , manifestaes culturais locais, no contacto com diferentes formas de expresso artstica (plstica, musical, arquitectnica), no saber apreciar diferentes contextos e situaes.

3.3. Rotinas Segundo o pedagogo Miguel Zabalza, as rotinas so a repetio de actividades e ritmos de organizao espcio-temporal da sala e desempenham importantes funes na configurao do contexto educativo. As rotinas so segmentos de tempo especficos que correspondem a certas actividades. Desempenham um papel fundamental, pois so uma estrutura securizadora que permite criana orientar-se ao longo do dia e no espao. A rotina oferece-lhes uma sequncia de acontecimentos que elas podem facilmente seguir e compreender sem estarem to dependentes dos adultos. Contudo, uma rotina diria tem de ser flexvel para responder aos interesses, necessidades e diferentes ritmos das crianas.

medida que as crianas vo interiorizando as rotinas dirias sentem-se muito mais donas do seu tempo e, consequentemente, muito mais seguras, pois sabem o que vo fazer e como o vo fazer.

3.4. Projecto Educativo e Pedaggico Anual e por Nvel Etrio No quadro da proposta educativa e pedaggica geral, so elaborados projectos anuais com aproximaes especficas para cada nvel etrio. Nestes so estabelecidos objectivos e formas de os alcanar, apontando-se ainda os meios necessrios para avaliar os resultados obtidos durante e aps a sua aplicao.

INFANTRIO POPULAR RIBEIRO SANTOS

PGINA 13

Os projectos pedaggicos especficos so elaborados por cada educadora, com a colaborao da sua auxiliar, depois de ser conhecido o grupo com o qual vai trabalhar. Esses projectos so depois confrontados com o projecto educativo geral, podendo surgir ajustamentos mtuos que se considerem adequados. Os projectos educativos e pedaggicos, podem sofrer ajustamentos provocados no s por uma avaliao dos resultados obtidos como tambm pelas necessidades demonstradas pelas crianas.

3.5. Avaliao A avaliao um elemento fundamental do processo ensino/aprendizagem. Deve ser contnua permitindo, em cada momento, determinar situaes, materiais e quais os recursos mais adequados para que o educador possa dar a cada criana uma ajuda individualizada.

A avaliao pode ser entendida como a recolha de informao que permite ajustar eficazmente a aco educativa s caractersticas e necessidades das crianas. A nossa forma privilegiada para a recolha de informaes a observao. A observao tem como objectivo descobrir os interesses, capacidades e necessidades de cada criana favorecendo uma organizao pedaggica apoiada na vida destas. Este mtodo de recolha de informao permite ainda compreender o comportamento das crianas, dando-nos a oportunidade de ajustar as nossas intervenes em funo das suas necessidades. De uma observao e consequente avaliao inicial surgem os projectos pedaggicos anuais, por valncias, que contemplam as especificidades de cada grupo. Ao longo do ano, vamos reunindo os vrios trabalhos realizados pelas crianas elaborando, assim, os seus porteflios (dirio individual das actividades). As avaliaes trimestrais e anuais so realizadas em reunies de equipa para rever o estado de desenvolvimento de cada criana e do grupo.

INFANTRIO POPULAR RIBEIRO SANTOS

PGINA 14

4 COMUNICAO COM AS FAMLIAS E A COMUNIDADE


Os pais so os primeiros educadores das crianas. em casa, no seio da famlia, que normalmente as crianas interiorizam uma srie de conhecimentos, valores e aptides. Assim, ao entrar na creche ou no pr-escolar, a criana no deve ser confrontada com uma realidade completamente distinta da que est habituada, relativamente aos valores e cultura. Para que o perodo de permanncia na creche ou no infantrio seja o mais positivo possvel, torna-se imprescindvel um trabalho efectivo de integrao e de colaborao com as famlias das crianas. Cabe-nos, ento, a ns educadores e a toda a equipa pedaggica da instituio contribuir para a existncia de uma colaborao efectiva com os pais na formao e desenvolvimento dos seus filhos. Na elaborao do nosso projecto educativo e pedaggico, designadamente dos projectos que so elaborados anualmente e dos que so dirigidos a cada nvel etrio, suscitamos, por norma, a colaborao, as opinies e as sugestes dos pais e encarregados de educao.

Para alm disso, a interaco entre os pais e o infantrio verifica-se atravs de conversas informais, durante o acolhimento, sobre o desenvolvimento das crianas, bilhetes escritos que se enviam para casa, sobre vrios assuntos de carcter geral ou sobre o prprio filho.

Relativamente implicao directa dos pais no trabalho do Infantrio, estes podem ser convidados para ensinarem uma cano, uma dana, para contarem uma histria ou confeccionarem um bolo, ou para falarem da sua profisso, entre outras coisas. Os pais podem ainda contribuir e participar na elaborao de projectos especficos sobre as diferentes culturas ou com as suas prprias experincias de infncia. A colaborao e a ajuda dos pais pode tambm ser preciosa na construo e reparao de brinquedos e equipamento.

INFANTRIO POPULAR RIBEIRO SANTOS

PGINA 15

Alm da relao com as famlias, a nossa instituio preza e cultiva igualmente uma relao prxima com a comunidade envolvente, designadamente as autarquias locais, as instituies de sade e outros organismos de utilidade pblica. Nesta vertente das relaes com a comunidade, promovemos tambm aces de interaco criana/ comunidade com a explorao dos espaos pblicos envolventes e com o aproveitamento de iniciativas locais que se enquadrem nos contedos temticos do projecto em dinamizao.

A ligao ao meio envolvente tem estado sempre presente no desenvolvimento do nosso processo de ensino/aprendizagem e em actividades de complemento curricular, nomeadamente atravs de visitas a museus, centros de arte, teatros e mercados entre outros.

5 TRANSIO PARA O PR-ESCOLAR E PARA O ENSINO BSICO


Ao longo do ano lectivo, especialmente a partir do ms de Maio, as crianas da creche de 2/3 anos tm oportunidade de realizar algumas actividades e viver situaes de certa forma aproximadas s que se realizam no pr-escolar, tendo em considerao que mudaro para essa valncia. Tm ainda oportunidade de contactar com as crianas de outras salas. Assim, os mais pequeninos visitam as salas do pr-escolar, partilhando momentos comuns aos dois nveis de ensino. Dado que no Infantrio as actividades do pr-escolar so de facto diferentes das que ocorrem na creche, os profissionais tm em conta essa transio, informando e elucidando os pais sobre as diferenas mais significativas. O perodo de transio do ensino pr-escolar para o 1 ciclo do ensino bsico tem vindo a ser palco de grandes anseios, expectativas e preocupaes. Por isso, o Infantrio procura abrir portas ao dilogo entre todos os participantes neste processo e incentiva o envolvimento das famlias para que este momento seja encarado com mais naturalidade e menos ansiedade.

INFANTRIO POPULAR RIBEIRO SANTOS

PGINA 16

You might also like