You are on page 1of 12

OS MEIOS DE COMUNICAO E A APRENDIZAGEM CONTEMPORNEA

Luciana Corra* Profa. Dra. Magda Chamon** Resumo Palavras-chave: comunicao, educao e cultura Neste artigo propomos a discusso que permeia a crise na educao atual e seus impactos, ao refletirem diversos aspectos oriundos do capitalismo, e a contribuio da comunicao nesse contexto. A abordagem lgica burocratizante e racional adotada pelas escolas na ps-modernidade, que segue a ordem empresarial de produtividade e hierarquizao, resulta na sobreposio do individualismo e do tecnicismo ao coletivismo e subjetividade. Associada a ela destacaremos, por um lado, o impacto dos meios de comunicao e sua viso como mero confiscador do tempo da reflexo dos seres humanos, com o domnio da imagem e do imediatismo, e de outro o contraponto das experincias pedaggicas que utilizam esses meios para desenvolver metodologias de ensino dialgicas e crticas. Essas questes so salientadas por autores contemporneos que dentro de uma perspectiva ideolgica destacam os desafios do ensino e a importncia dos meios de comunicao quando usados no como mero instrumento de transmisso de informao, ou como simples forma de dominao. Mas percebidos por outra corrente de pensamento como possibilitares da criao de contedo scioeducativo, de prticas cidads e multiculturais. Abstract Key-words: communication, education and culture In this article we propose the discussion that permeates the current crisis in education and its impacts, to reflect from various aspects of capitalism, and the contribution of communication in this context. The bureaucratizing logical and rational approach adopted by schools in post-modernity, which follows the order of business productivity and ranking results in overlapping of individualism and collectivism technicality and subjectivity. Associated with it will highlight on the one hand, the impact of the media and his vision as a mere reflection of the time of confiscation of human beings, with the image domain and immediacy, and the counterpoint of other learning experiences using these means to develop teaching methodologies dialogical and critical. These issues are highlighted by contemporary authors that within an ideological perspective highlights the challenges of teaching and the importance of the media when used not as a mere instrument of information transmission, or as a simple form of domination. But perceived by another school of thought to make possible the creation of socio-educational content, practice and multicultural citizens.

*Mestranda em Educao na Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) com pesquisa na rea da comunicao, cultura e educao popular de jovens, jornalista e relaes pblicas pela Pontifcia Universidade Catlica de Minas Gerais (PUC-MG) Email: lca1705@yahoo.com.br ** Doutora em Educao, professora, pesquisadora e coordenadora do programa de ps-graduao da Faculdade de Educao da Universidade do Estado de Minas Gerais (FAE-UEMG) Email: magdachamon@yahoo.com.br

rea Temtica: Comunicao e Desenvolvimento (Eixo 09)

1. Racionalidade escolar e alternativas que podem representar seu rompimento Na contemporaneidade a conduo do ensino regida por uma lgica neoliberal da gesto empresarial, fazendo com que escolas e professores tenham de se adaptar s caractersticas que obedecem a regras e sistemas burocratizantes. Donaldo Bello e Lia Faria (2004) destacam que a educao foi reestruturada sob a tica da globalizao, tendo suas reformas pautadas nos diagnsticos dos rgos multilaterais de financiamento e outros, a exemplo do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), do Programa das Naes Unidas para a Educao, Cincia e Cultura (UNESCO) e o Fundo das Naes Unidas para a Infncia (UNICEF). Todos eles apontam para a descentralizao do ensino, com a reestruturao de sua gesto pblica, e delegam a todos os setores da sociedade a responsabilidade de assegurar a educao. Joo Barroso analisa criticamente essa tendncia de transformar a educao em produto:
Sob a aparncia de um mercado nico, funcionam diferentes submercados onde os consumidores de educao e formao, socialmente diferenciados, vm-lhes serem propostos produtos de natureza e qualidade desiguais....O objectivo central j no adequar a educao e o emprego, mas articular o mercado da educao com o mercado de emprego, nem que para isso seja necessrio criar um mercado dos excludos (para utilizar a expresso de Dominique Glassman). (BARROSO, 2005, p. 10).

Assim, a educao mensurada por notas, provas, relatrios, vestibulares e toda a objetividade que permeia essa lgica de tecnificao que se sobrepe subjetividade, as emoes, os sonhos, e o senso da coletividade e do bem comum alcanado pelo conhecimento adquirido e pela reflexo, contestao e busca de alternativas polticas e sociais que tambm devem ser gestadas na aprendizagem. E neste contexto destaca-se a implementao dos processos se sobrepondo a real finalidade do ensino. Andy Hargreaves destaca que Robert Merton a denomina de deslocao das finalidades (goal displacement) e descreve que este seria um acontecimento no qual ficamos to fascinados com os meios atravs dos quais perseguimos as nossas finalidades que eles passam a ocupar o lugar das prprias finalidades. As finalidades originais so, ento, negligenciadas ou esquecidas (HARGREAVES, 1998, p.26). Assim, esses procedimentos e avaliaes constantes imputam uma lgica racional e monocultural no ambiente escolar, que alimentam estatsticas e incentivam a disputa entre escolas pelo aluno-cliente que buscam pelo melhor ou maior conhecimento-produto. Andy Hargreaves (1998) destaca o mal estar da modernidade oriundo desses aspectos, no contexto do ensino secundrio ao simbolizar a educao em massa e o fato de dele tentar satisfazer as necessidades mercantis. A escola tambm no tem sido um espao de tolerncia e adeso s diferenas sociais, de raa, gnero, orientao sexual, religiosas e s culturas infantis e juvenis. Em suas matrizes curriculares no esto incorporadas as histrias desses grupos, mas sim da cultura hegemnica, como o caso do Brasil: a branca, catlica, masculina e da elite. O reflexo disso uma educao discriminatria que retroalimenta alunos e professores com seus paradigmas e tenses oriundas das divergncias culturais, afastando esses sujeitos

histricos do entendimento, aceitao e assimilao de que o diferente no uma ameaa e de que preciso conhecer e vivenciar seus hbitos, crenas e valores. Conforme aponta Jurgo Torres Santom (1998) ao destacar a funo escolar enquanto espao e tempo de conhecer, respeitar e vivenciar a diversidade cultural:
A preponderncia de vises e/ou silenciamentos da realidade atravs de estratgias como as mencionadas contribuem para configurar mentalidades etnocntricas que tendem a explicar tudo recorrendo a comparaes hieraquizadoras ou a dicotomias exclusivas entre bom e mau. Esta uma das maneiras de construir e reforar esteretipos e preconceitos sobre grupos e povos marginalizados e sem poder e, conseqentemente, de atribuir-lhes responsabilidades exclusivas por situaes que lhes so impostas (SANTOM, 1998, p. 138).

E neste contexto impera uma forma de esterilidade da sensibilidade humana, perdendo-se a noo do coletivo. Assim a pedagogia se delimita por objetivos a serem alcanados, onde o mundo da reflexo, do autoconhecimento, do dialogismo e senso crtico so desconsiderados, gerando o que Jean-Franois Matti (2002) denomina de barbrie da educao. Isto representa que a ignorncia impera, desconsiderando-se o valor de obras alheias, pois o brbaro limita-se ao seu referencial, voltando-se somente para si mesmo. Assim, ele se julga o nico parmetro da excelncia, impotente por ser incapaz de realizar obras criadoras, destruindo tudo que no capaz de criar. Para ele o presente momento o fim de tudo e o vazio existencial pleno de negativismo. E a escola onde o brbaro se insere, e que deveria ser um espao de aperfeioamento da formao humana, impera a desumanidade, ao confundir o territrio da famlia e da cidade com o seu locus real, o territrio da reflexo. E para pensar uma pedagogia contrria a essa racionalidade, DEWEY (1995) apud MATTI (2002) defende: Sendo a educao um processo social, a escola simplesmente essa vida comunitria na qual esto concentrados todos os meios de ao mais eficazes para levar a criana a tirar partido dos bens herdados da raa e a empregar suas prprias capacidades para fins sociais (MATTI, 2002, p.191). E baseado nesta perspectiva Martin Carnoy (2009) apresenta a experincia cubana que tem se destacado na Amrica Latina que, ao sobrepor o coletivo ao individual, contrria a exacerbao da diferena. Em estudos realizados pela UNESCO em 13 pases da Amrica Latina, no ano de 1997, com crianas da 3 e 4 sries, averiguou-se que crianas cubanas obtiveram notas mais altas em matemtica e linguagem. Entre os aspectos citados pelo autor, que convergem com os ideais de Dewey apontados acima, a partir de dados levantados nessa pesquisa destacamos alguns fatores apresentados que contribuem para o melhor desempenho escolar. O primeiro deles o fato do Estado assumir a responsabilidade pblica pelo ensino, no sendo simplesmente seu financiador, ao contrrio do que defendido pelo liberalismo e pela globalizao. Ainda, a exigncia da realizao de trabalho manual pelos estudantes do ensino mdio que realizam 20 horas de trabalho manual por semana, o dficit habitacional e o controle rgido do governo cubano sobre a mo de obra, incluindo mudana de emprego, que garantem que os alunos fiquem na mesma escola durante muito tempo, o que no gera alta rotatividade e, conseqentemente, queda do desempenho escolar. Outro ponto que os pais cubanos tm nveis educacionais mais elevados que a maioria dos pais de outros pases da Amrica Latina, resultando no fato de que as famlias cubanas terem mais disposio para se empenhar no desempenho acadmico dos seus filhos. E finalmente, o professor tem condies tem dedicar mais tempo as dvidas de cada aluno, sendo somente as questes do grupo discutidas coletivamente. E o desempenho escolar superior dos

cubanos resultante de diversos outros fatores, de concepo e de conduo do processo de ensino e aprendizagem. O autor destaca tambm que as ms condies de infra-estrutura ali existentes so um dos poucos fatores que coincidem com o Brasil e o Chile. Neste sentido, esse argumento nega que isto seja primordial para o fracasso escolar. Portanto, este um exemplo de sucesso escolar externo a uma economia capitalista, avesso massificao e privatizao do ensino. Como sabido a gesto dos processos educacionais de responsabilidade do Estado, apesar do progresso no campo da educao do pas ser de responsabilidade de um governo autoritrio e em alguns aspectos ineficiente, como o econmico. A esse respeito podemos descrever algumas iniciativas j desenvolvidas. o caso da organizao no-governamental Centro Popular de Cultura e Desenvolvimento (CPCD)1, que iniciou suas atividades na regio central de Minas Gerais, e que prope em sua concepo buscar a valorizao da diversidade e os saberes populares. Nessa perspectiva a proposta do CPCD est em consonncia com o que Boaventura Souza Santos denomina de ecologia dos saberes, enquanto possibilidade de dilogo entre o conhecimento popular, neste caso o gerado pela ONG, e os contedos objetivos da aprendizagem escolar. O primeiro projeto desenvolvido pelo CPCD - o Sementinha as crianas de 04 a 06 anos discutiam em uma roda (hoje chamada Pedagogia da Roda) temas colocados por elas e suas famlias, como histrias de antepassados e receitas culinrias, tinham o objetivo de socializao, alfabetizao e interao entre escola-famlia-comunidade. Posteriormente decises eram tomadas e as propostas de todos os participantes consideradas, no excluindo nunca idias ou pessoas. Hoje o Sementinha chegou tambm a outras localidades, a exemplo de Santo Andr (SP). Ele foi adotado como poltica pblica do municpio, sendo uma de suas iniciativas a criao de malas de leitura, ou seja, mini bibliotecas com livros, textos das crianas e das pessoas da comunidade, que circulam por diversos espaos da cidade paulista. Outra iniciativa da ONG, que se destaca pela flexibilidade e a capacidade de ouvir o aluno adaptando o ensino a rotina local, foi o fato das crianas gastarem cerca de 2 horas no nibus para chegar escola. A alternativa encontrada foi colocar os educadores dentro dos veculos para j a partir dali iniciar o processo de aprendizagem. Um mtodo de educao no-formal, com objetivo de perseguir maneiras diferentes e inovadoras de educar, alfabetizar, gerar renda, caracteriza Tio Rocha2 a metodologia desenvolvida pelo CPCD. Assim, conduzidas pelo antroplogo, as mes da comunidade buscaram os seus saberes para se tornarem educadoras e reverterem o quadro de excluso social de sua regio. Uma delas buscou o seu conhecimento e passou a ministrar aulas de culinria que visavam alfabetizao, ensinando aos alunos a fazer biscoitos escrevidos, ou seja, massas que se transformavam em letra, palavras e frases,
1

O CPCD foi criado em 1984, pela inteno do antroplogo, folclorista e educador Tio Rocha. Ela comeou a atuar nas comunidades de Curvelo, com atividades que envolviam a educao popular e o desenvolvimento comunitrio, a partir da cultura, que se tornou a matria-prima para sua ao institucional e pedaggica. Posteriormente seus projetos se propagaram pelo Vale do Jequitinhonha, Vale do So Francisco e do Rio Doce, Alto So Francisco, e hoje tambm em estados como Esprito Santo, Bahia, So Paulo, Maranho e, ainda, em Moambique e Guin-Bissau. 2 Entrevista concedida ao Jornal Folha de So Paulo, Caderno Especial, 22/11/2007 pag. 05

que despertavam o interesse pelo alfabeto, de uma forma diferente da proposta da escola formal. Outro exemplo foi a reinveno da dana das cadeiras. Como ela originalmente exclui os participantes, quem passou a sair foram as cadeiras. As crianas, ao no terem onde sentar devem usar o apoio de braos e pernas, umas das outras, incentivando a colaborao e no a disputa. J o futebol no destaca os craques, pois todos os jogadores so amarrados entre si, em uma busca de sobreposio da solidariedade competitividade. Outro exemplo o projeto Bornal de Jogos, que estimula as crianas e jovens para criar jogos de sucatas e materiais reciclveis, hoje com um acervo que conta com mais de 300 tipos, para lhes ensinar de forma divertida temas como matemtica, portugus, cincias, histria, geografia, alm de discutir cidadania, lgica, raciocnio, tica, violncia, sexualidade e direitos humanos. As atividades do CPCD fazem uso de conhecimentos da cultura popular das comunidades onde est inserido, na perspectiva de apropriao dos contedos historicamente sistematizados. Para tal faz uso de um construtivismo simblico que confere maior eficcia pedaggica do que um construtivismo racional, conforme aponta Carlos Amadeu Byington (2004). Ou seja, por uma prtica esportiva, em uma aula de culinria ou na construo de um brinquedo que podem tanto instigar a reflexo sobre conceitos como cidadania e coletividade, quanto auxiliar na compreenso de conceitos das cincias exatas, biolgicas ou humanas que devem compor o campo de conhecimento a ser transmitido aos alunos. Mas de forma que eles estabeleam relaes significativas com seu dia a dia, seu universo e sua cultura, e partir de aspectos que integrem o saber objetivo e subjetivo. Ressaltamos que Boaventura de Souza Santos defende que a resistncia mais eficaz contra a globalizao est em aes como a desses movimentos que promovem as economias locais e comunitrias, na redescoberta do sentido e lugar da comunidade, ligados a foras exteriores, mas no dependentes delas (SANTOS, 2001, p.74-77). 2. Meios de Comunicao e Educomunicao Diversos pesquisadores apontam o poder da mdia como propulsora da Indstria Cultural. Esse conceito foi criado originalmente pelos tericos da Escola de Frankfurt, Theodor Adorno (1903-1969) e Max Horkheimer (1895-1973), em sua obra Dialtica do Esclarecimento (1947). Eles analisam a produo e a funo da cultura no capitalismo e aplicam o conceito acima para definir o uso de veculos de comunicao com a funo de disseminar idias da classe dominante para controle da populao, caractersticas estas da produo cultural no sistema capitalista. J a pesquisadora Olgria Matos (2006) faz uma relao das prticas que permeiam a leitura e a escrita, enquanto possibilidade de reflexo e caminho de vitalidade para uma educao humanista. E nega a possibilidade de contribuio da cultura miditica informativa e de entretenimento que se pauta pela imagem, o imediatismo e o consumo promovendo a alienao:
A indiferena moral (desresponsabilizao do indivduo) e poltica (passividade) mantm relaes intimas com os meios de comunicao de massa. A democracia como esforo conjunto de aes e deliberaes substituda pelo monoplio das informaes disponveis na mdia (...). A grande imprensa diria colagem, montagem de noticias: a propaganda milita e o desarmamento, a bomba nuclear

e a falda descartvel, o assassinato em massa e a rao para animais domsticos se equivalem. Nesse aspecto, a mdia televisiva mdia zero, exige um nada de ateno, um mximo de distrao (MATOS, 2006, p. 21)

E nesse contexto os meios de comunicao so vistos como simples transmissores de informaes, reafirmando um receptor passivo diante um emissor tendencioso, representado pelos veculos de comunicao. A mdia produz contedo homogneo, que consumido em vrios pases esboando a cultura do local de origem daquela produo, a exemplo dos filmes e seriados americanos, e do noticirio internacional que aborda a perspectiva das grandes agncias internacionais de notcias que propagam sua ideologia, gerando uma tendenciosidade da informao. Os processos educativos tambm so influenciados por esse cenrio que enclausura seus sujeitos e os torna simples consumidores de um ensino tecnicista meramente objetivo, frente a uma realidade de sobreposio de informaes, imagens e sons. Jean Mattei reafirma essa perspectiva ao defender que o espao real da escola, que se diz e que se proclama aberto, antes precedido pelo espao virtual da televiso, fechado sobre si mesmo, autocrtico e autoreferencial (MATTEI, 2002, p.185). Mas h que se ponderar diversos aspectos antes de se afirmar que tudo piorou sob a influncia da mdia, e nem tampouco que houve um progresso contnuo com seu aparecimento, como relatam Asa Briggs e Peter Burke. Os autores sugerem que A mdia precisa ser vista como um sistema, um sistema em contnua mudana, no qual elementos diversos desempenham papis de maior ou menor destaque (BRIGGS E BURKE, 2004,16). Assim, essa comunicao midiatizada no apresenta apenas o aspecto negativo que provoca excluso ao desvirtuar a noo de direitos que se contrape ao modelo de cidadania. Ela tambm pode ser utilizada como um espao discursivo para a produo de sentidos de forma dialgica, e expresso do diferente, do outro, do que antes s se conhecia na literatura. Destaca-se que a primeira proposta para o uso de um veculo de comunicao em prol do ensino no Brasil, com a iniciativa do antroplogo e educador Edson Roquette-Pinto que, em 1936, doou ao governo federal a primeira rdio do Brasil para difuso da educao, a Rdio Ministrio da Educao (Rdio MEC). Em 1961 surgem as escolas radiofnicas criadas pelo MEB (Movimento de Educao de Base) no Norte e Nordeste do Brasil, que so destacadas por Jos Peixoto Filho (2010) ao descrever como o rdio foi um importante instrumento pedaggico no desenvolvimento de atividades locais, nas salas de aula e nas comunidades. Nestor Canclini (2003) aponta a importncia da comunicao em promover a interculturalidade, ou seja, as trocas culturais, a abertura de fronteiras proporcionando o intercmbio entre os povos e de suas informaes. Exemplo disso acontece no meio audiovisual, no correio eletrnico e at mesmo nos veculos impressos que tem suas edies dirias distribudas em diversos pases que no o de origem, permitindo que a informao e as redes de familiares e amigos se conectem, o que antes demoraria dias ou meses. Alguns veculos ou organismos internacionais crticos da Globalizao se aproveitam dela para expandir para outros continentes sua influncia, como o jornal Le Monde Diplomatique e a ONG ambientalista Greenpeace.

E no mundo contemporneo esses mesmos meios podem ser eficazes no processo de aprendizagem, a exemplo do uso da internet e das redes sociais, dependendo de como articulada a mediao entre os sujeitos. O uso da comunicao nesses processos no deve ser um modismo, como os demais a que a educao vem se submetendo, mas sim como um instrumento capaz propiciar a apropriao do saberes cientficos que possibilitem o desenvolvimento do potencial intelectual dos sujeitos da aprendizagem e reflitam valores e princpios ticos, bem como a diversidade cultural e a promoo do dilogo intercultural.

Jos Marques de Melo (2006) apresenta a linha de pesquisa que associa a educao comunicao, denominada Educomunicao. Esse termo foi criado pelo argentino Mrio Kapln na dcada de 1970, para descrever um campo de interveno social, que consiste num conjunto de aes para criar e fortalecer ecossistemas comunicativos no ensino formal ou em ambientes de desenvolvimento no formal, presencial ou virtualmente. O pesquisador da rea, Ismar Soares, apresenta a resposta educomunicativa - face s crises do modelo da sociedade capitalista, das novas relaes estabelecidas com a tecnologia com a hegemonia do entretenimento, da transformao da relao entre escola e a comunicao ao longo da historia recente - pois (...) no encara apenas a escola como um dispositivo vitimado que necessita de transformaes, mas volta-se expressamente para o conjunto dos processos que integram a comunicao no mbito mais abrangente das mediaes culturais, e que precisa ser repensado (SOARES, 2009, p.10). Nessa nova perspectiva, as novas tecnologias advindas do ambiente miditico possivelmente geram protagonismo por criarem oportunidades para atores sociais, seja em escolas ou espaos de aprendizagens no-escolares, ampliarem e esboarem seus pontos de vista. Seja pela internet, aparelhos celulares, cmeras portteis, nas redes sociais ou na produo de vdeos, crianas e jovens podem retratar sua realidade, sua cultura, esboando suas aspiraes ou at mesmo contribuindo para irem ao encontro delas, bem como exercendo um papel cidado em suas comunidades. E a importncia dessas aes educativas, muitas delas conduzidas por algumas organizaes nogovernamentais e/ou movimentos sociais, salientada por Cicilia Peruzzo (2002) ao atribuir a participao da comunicao como mecanismo facilitador da ampliao da cidadania, visto que esses sujeitos realizam atividades de ao comunitria. Ela destaca que esse um processo educativo fora dos bancos escolares, que oportuniza as pessoas a possibilidade de mudana de seu modo de ver o mundo e de relacionar-se com ele, agregando novos elementos sua cultura. E pesquisadores contemporneos acreditam na necessidade do ensino formal incorporar as prticas que associam a comunicao educao, criando um ambiente favorvel para instigar e oferecer opes para os jovens aproximarem o seu meio do ambiente escolar. Essas prticas dependem da concepo de mundo de seus gestores e/ou articuladores e devem incorporar a linguagem, os contedos e os instrumentos de mediao pedaggica de interesse dos estudantes. Genevive Jacquinot aponta a necessidade do ensino formal aderir a possibilidade pedaggica das mdias:
... no plano educativo, um dos desafios atuais confrontar os modos tradicionais de educao e apropriao de conhecimento e a cultura miditica dos alunos,

para que a educao sirva para promover ao mesmo tempo o esprito crtico do cidado e a capacidade de anlise do educando. (JACQUINOT, 1998, p. 02).

Da mesma forma J. Gimeno Sacristn (1999) argumenta sobre o destaque dos meios audiovisuais fora das salas de aula, dominando completamente o tempo de lazer de crianas e jovens, o que introduz um desafio ao ensino institucionalizado. A inquietude dos educadores deve ser solucionada com a incluso da abordagem do estudo dos novos meios de comunicao e de suas influncias no currculo escolar (...) a sua adequao da incorporao prtica escolar sem trair os objetivos bsicos desta, e tambm, provocar a ruptura do contedo da cultura curricularizada (SACRISTN, 1999, p.202). Algumas iniciativas em escolas pblicas e privadas no Brasil j tentam romper com a sistematizao tradicional. Elas realizam prticas educomunicativas com seus alunos, sendo at mesmo objeto de pesquisa e relatos em encontros, seminrios e peridicos. Destacaremos neste artigo a pesquisa realizada pela Universidade Estadual de Londrina ao ministrar oficinas de rdio a alunos das terceiras e quarta sries da escola Olavo Soares Barros, em Camb PR, no perodo de 11 de agosto a 08 de dezembro de 2008. A escola foi indicada pela Secretaria Municipal de Educao aos pesquisadores que detalham em artigo o processo e seus resultados. A metodologia adotada inicialmente foi elencar temas que permeiam o universo daqueles jovens, como a histria da escola e de Olavo Soares Barros, notcias e informaes que permeiam o dia a dia da comunidade onde se inserem e as notcias relacionadas sua cidade ou regio. Em seguida os alunos foram estimulados a refletirem sobre problemas e situaes que envolviam essas temticas e sobre como contribuir para transformar aquelas realidades. Depois a oficina direcionou-se para os meios de comunicao, com foco no rdio, tambm sendo realizadas atividades de estmulo percepo auditiva, exerccios de escuta, de recepo da mdia, alm de apresentar alguns programas para que os alunos se familiarizassem com a linguagem caracterstica do rdio. Por fim, foram efetivamente produzidas as plulas radiofnicas partir das pesquisas realizadas no incio do trabalho. Uma avaliao com pais, alunos e professores foi primordial para identificar a efetiva contribuio de iniciativas dessa natureza no ambiente escolar, e detalhada pelos pesquisadores DELIBERADOR e LOPES (2011). Os pais detectaram que os filhos se tornaram mais participativos e comprometidos em casa, tendo mais dilogo com os familiares, bem como mais envolvimento com questes da atualidade, com uma postura mais crtica e participativa. As professoras destacaram a melhoria no comportamento dos alunos na sala de aula, sendo mais atuantes e questionadores. J a diretora da escola frisou a importncia de atividades fora da sala de aula para a maior socializao dos jovens, uma vez que a educao no-formal estimula a expresso e uma forma de aprendizagem diferenciada, ao trabalhar o senso crtico para alm do contedo escolar e pelo trabalho de pesquisa realizado pelos alunos a partir de um tema lanado, o que auxiliou na construo do conhecimento sobre sua realidade. Por fim os alunos apontaram que as oficinas preenchem seu tempo ocioso, e alem de aprofundar seu conhecimento sobre os processos e seus meios de comunicao, tambm foi relevante a pesquisa sobre a cidade e sua escola e, ainda, a atividade provocou um melhor relacionamento com outras pessoas.

J um exemplo fora do espao escolar a iniciativa do Rede Jovem de Cidadania (RJC), da ONG Associao Imagem Comunitria (AIC)3, que articula centenas de grupos e movimentos juvenis de Minas Gerais, especialmente da Regio Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). Sua proposta dar visibilidade a iniciativas nos campos da cultura e da cidadania protagonizadas pela juventude, bem como a debates e reflexes ligadas ao universo juvenil. O foco principal da Rede a produo de programas televisivos, que vo ao ar no estado (desde 2004 na Rede Minas de Televiso) e em cadeia nacional (desde 2009 na TV Brasil), semanalmente. Ainda, a iniciativa contabiliza tambm dezenas de produes em mdia impressa, rdio e agncia de notcias. A iniciativa nasceu de estudantes e professores do curso de Comunicao Social da Universidade Federal de Minas Gerais a partir de reunies com mais de 100 grupos e instituies ligadas juventude para se estabelecer projetos de comunicao e cidadania. As instituies indicaram jovens que tinham alguma iniciativa no campo das artes, cultura e cidadania para serem correspondentes ao multiplicarem uma rede de comunicao comunitria nas 09 regionais de Belo Horizonte. Um total de 54 jovens foram envolvidos, sendo 06 de cada uma dessas regies, tendo iniciado a produo das diversas mdias do Rede Jovem de Cidadania em 2003. A rede se amplia e tambm as atividades complementares conduzidas por esses agentes para a comunidade. Diversos prmios so conquistados, a exemplo do Premio Nacional de Direitos Humanos conferido pela Presidncia da Republica (2003), o Selo de Tecnologia Social pela UNESCO (2003 e 2005) e o Reconhecimento UNIAL (2005) que congrega, dentre outras instituies mundiais de ensino, a Escola de Cinema de Cuba. Destacamos que h uma preocupao da fuso da objetividade e da subjetividade no processo do Rede Jovem de Cidadania, quando averigua-se a metodologia de reinveno da linguagem audiovisual criadas por esses agentes, colocada pelos idealizadores do projeto: Quando confrontamos esses dados da experincia cotidiana a apropriao tcnica, abre-se ai um mundo novo a nossa frente, com inmeras possibilidades de reinveno da linguagem, essencialmente coletiva, diversa e recheada de contribuies que vem dos prprios modos de vida dos participantes (MELO, BRANDAO, BRITTO, LEONEL, TEIXEIRA, ASPAHAN E DE PAULA, 2006,p.44). Ambas as iniciativas representam alternativas em espaos, culturas e faixas-etrias e gestores distintos, um do ambiente acadmico e outro de jovens comunicadores envolvidos com os movimentos sociais juvenis. Mas ambos promovem uma participao ativa desses sujeitos envolvidos, despertam o interesse pela pesquisa de sua cultura e de aspectos que perpassam o seu entorno, despertando o interesse pelo conhecimento partir das linguagens que esto sua volta e perpassam o seu interesse e universo.

3. Consideraes Finais

A Associao Imagem Comunitria uma ONG criada por alunos da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) no ano de 1993, em Belo Horizonte, que desenvolve oficinas e iniciativas de comunicao, tanto por produes audiovisuais, quanto eletrnicas e impressas. Suas aes contam com a participao de diversos grupos: populao de rua, usurios de servios de sade mental, moradores de vilas e favelas, escolas, ONGs e iniciativas comunitrias de defesa dos direitos humanos e que realizam projetos de cultura e mobilizao social.

necessrio romper com os padres da racionalidade e hierarquizao improdutiva dos espaos escolares e identificar nos ambientes formais e no-formais de aprendizagem, iniciativas onde as culturas locais sejam no s respeitadas como valorizadas nos processos educativos, a partir dos sujeitos sociais neles envolvidos (educadores, alunos, comunidade e pais) a partir de uma perspectiva cidad e solidria. Ou seja, faz-se necessrio desenvolver estratgias e recursos que valorizem o cultivo da solidariedade e no o preconceito, a competitividade e a homogeneizao emergentes do capitalismo. Os argumentos e os exemplos anteriores apontam que o uso da comunicao pode contribuir significativamente para fomentar a percepo da diversidade e capacidade de reflexo de identidades e realidades no espao de aprendizagem. Embora reconheamos o possvel efeito alienante e massificador da mdia no mundo globalizado, no podemos deixar de considerar a possibilidade de sua adequada utilizao para superar modelos e estratgias de ensino e aprendizagem ineficazes que no utilizam a interao entre os sujeitos. Assim, a fuso da comunicao e da educao tem sido objeto de estudos, e at mesmo da primeira graduao do Brasil, que teve sua primeira turma na Universidade de So Paulo (USP) em 2011, e que provavelmente no ser uma simples tendncia passageira de modo a instrumentalizar o ensino, mas sim uma possibilidade de aprimorar as metodologias pedaggicas com a associao dessas duas cincias. E para tal relevante aprofundar os estudos das aes educomunicativas realizadas no pas e que podero privilegiar alunos dos mais diversos espaos geogrficos, classes sociais, gnero e etnias. Assim, o dilogo entre autores das diversas cincias sociais e humanas, aqui apresentados, foi uma importante contribuio para perceber os fatores externos e suas mais diversas origens que impactaro nas iniciativas populares educomunicativas. Referncias BARROSO, J. O estado, a educao e a regulao das polticas pblicas. Educao e Sociedade, vol.26, no. 92, 2005. BELO, Donaldo e FARIA, L.C. Reforma do Estado, descentralizao e municipalizao do ensino no Brasil: a gesto poltica dos sistemas pblicos de ensino ps LDB 9394/96. Ensaio: Aval.Pol.Publ. Ed. V. 12, n45, Rio de Janeiro, dez.2004. BRIGGS, Asa e BURKE, Peter. Uma histria social da mdia: de Gutenberg Internet. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2006. BYNGTON, Carlos Amadeu B. A pesquisa cientifica acadmica na perspectiva da pedagogia simblica. In: Fazenda, Ivani (org) A pesquisa em educao e as transformacoes do conhecimento (6 Ed). Campinas SP: Papirus, 2004 (43-73). CANCLINI, Nestor Garcia. A globalizao imaginada. So Paulo: Iluminuras, 2003.

CARNOY, Martin. Com Amber K. Gove e Jeffery H. Marshall. A vantagem acadmica de Cuba: por que seus alunos vo melhor na escola. So Paulo: Ediouro,2009. DELIBERADOR, Luzia M. Yamashita e LOPES, Mariana Ferreira. Mdia Educao e a formao cidad: anlise das oficinas de rdio da escola municipal Olavo Soares Barros de Camb PR. Intercom Revista Brasileira de Cincias da Comunicao So Paulo, v.34, n.1, p. 85-103, jan./jun. 2011. HARGREAVES, Andy. O mal-estar da modernidade: o pretexto da mudana. In: Os Professores em tempos de mudana: o trabalho e a cultura dos Professores na Idade Ps-Moderna. Lisboa: Mc Graw-Hill,1998 (25-42). HORKHEIMER, M., e ADORNO, T. W. Dialtica do Esclarecimento: Fragmentos filosficos. Trad. Guido Antonio de Almeida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1997. JACQUINOT, Genevive. O que um Educomunicador? O papel da comunicao na formao de professores. Ver link artigos do site do NCE. Disponvel em http://www.usp.br/nce/wcp/arq/textos/11.pdf, acessado em 12/07/2011. MATOS, Olgria. Democracia Miditica e Repblica Cultural. In: Discretas esperanas: reflexes filosficas sobre o mundo contemporneo. So Paulo: Editora Nova Alexandria, 2006.P 07-34. MATTEI, Jean-Franois. A barbrie da educao. In: a barbrie interior: ensaio sobre o i-mundo moderno. So Paulo: Editora UNESP, 2002 (183-229). MARQUES DE MELO, Jos at.al. (coord). Educomdia, alavanca da cidadania: o legado utpico de Mrio Kaplun. So Bernardo do Campo: Unesco-Umesp, 2006. MELO, Alexia e BRANDAO, Ana Tereza e BRITTO, Braulio e LEONEL, Juliana e TEIXEIRA, Oswaldo e ASPHAN, Pedro e DE PAULA, Valeria. Metodologia: o jogo e a reinveno. In: Midias comunitrias, juventude e cidadania. LIMA, Rafaela Pereira. 2 ed. Belo Horizonte: Autentica / Associacao Imagem Comunitaria, 2006. PEIXOTO FILHO, J.P. O Rdio e a Educao: a experincia do MEB e as contribuies para a Educao Popular. In: Pretto, Nelson De Luca e Tosta, Sandra Pereira (org) Do MEB WEB: o rdio na Educao. Belo Horizonte: Autntica Editora, 2010. PERUZZO, Cicilia Maria Kroling. Comunicao comunitria e educao para a cidadania. PCLA. Pensamento Comunicacional Latino Americano (Online), So Paulo: v. 4, n. 1, p. 1-10, 2002. Disponvel em http://www2.metodista.br/unesco/PCLA/revista13/artigos%2013-3.htm, acessado em 30/07/2011. SACRISTN, J. Gimeno. Poderes Instveis em educao. Porto Alegre: Artes Mdicas Sul, 1999. SANTOM, Jurjo Torres. Globalizao e Interdisciplinariedade: o currculo integrado. Porto Alegre: Artes Mdicas, 1998.

SANTOS, Boaventura de Sousa. Globalizao: Fatalidade ou Utopia. Porto, Portugal: Edies Afrontamento, 2001. SOARES, Ismar. A contribuio da revista Comunicao & Educao para a criao da Licenciatura em Educomunicao. In: Comunicao & Educao. Ano 14, n.3 (set/dez 2009). So Paulo: CCA/ECA/USP: Paulinas,1994.

You might also like