You are on page 1of 12

Comunicao para o Desenvolvimento: experincias de Participao Comunitria nas Polticas Pblicas de Cultura de Pernambuco

Autoria: Mariana Ferreira Reis1 Maria Salett Tauk Santos2 Endereo eletrnico: umamarireis@gmail.com mstauk@terra.com.br Filiao Institucional: Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) Resumo: O artigo se prope a discutir comunicao para o desenvolvimento a partir da perspectiva da participao comunitria nas polticas pblicas de cultura. Em primeiro lugar, fazemos uma reviso terica sobre comunicao participativa (FREIRE, PERUZZO, SANTOS, TAUK SANTOS) e sobre as principais abordagens dos conceitos de cultura e desenvolvimento (REIS, YDICE) e polticas pblicas culturais na Amrica Latina (CANCLINI, MARTNBARBERO). Em seguida, trabalhamos a questo das polticas culturais no Brasil (RUBIM, BARBALHO) e em Pernambuco para, especificamente, abordarmos as experincias de participao comunitria que apontam aproximaes entre comunicao e desenvolvimento. Abstract: The article if considers to argue communication for the development from the perspective of the communitarian participation in the public politics of culture. In first place, we make a theoretical revision on participative communication (FREIRE, PERUZZO, SANTOS, TAUK SANTOS,) and on the main boardings of the concepts of culture and development (REIS, YDICE) and cultural public politics in Latin America (CANCLINI, MARTN-BARBERO). After that, we work the question of the cultural politics in Brazil (RUBIM, BARBALHO) and in Pernambuco for, specifically, approaching the experiences of communitarian participation that point approaches between communication and development. Palavras-chave: Participao. Desenvolvimento. Comunicao. Polticas Culturais. Key Words: Participation. Development. Communication. Cultural Politics.
1

Jornalista. Mestranda em Extenso Rural e Desenvolvimento Local (UFRPE). Bolsista Capes.

Jornalista. Doutora em Comunicao (USP). Professora do Programa de Ps-Graduao em Extenso Rural e Desenvolvimento Local (UFRPE).

rea Temtica: Comunicao e Desenvolvimento Comunicao para o Desenvolvimento: experincias de Participao Comunitria nas Polticas Pblicas de Cultura de Pernambuco O objetivo do presente texto discutir comunicao para o desenvolvimento a partir da perspectiva da participao comunitria nas polticas pblicas de cultura. Em primeiro lugar, fazemos uma reviso terica sobre comunicao participativa e sobre as principais abordagens dos conceitos de cultura e desenvolvimento e polticas pblicas culturais na Amrica Latina. Num segundo momento, trabalhamos a questo das polticas culturais no Brasil e em Pernambuco para, especificamente, abordarmos as experincias de participao comunitria que apontam aproximaes entre comunicao e desenvolvimento. Faz-se necessrio acrescentar, ainda, que o artigo parte integrante de uma pesquisa maior, que atualmente encontra-se em andamento no Programa de Ps-Graduao em Extenso Rural e Desenvolvimento Local (UFRPE). Comunicao e Participao As teorias da comunicao abordam a participao sob o referencial terico latino-americano, com autores como Bordenave, Freire, Beltrn na perspectiva dos movimentos sociais e, mais especificamente, de contextos rurais, a partir dos anos 1970. Posteriormente, por volta dos anos 1980, ambos conceitos se aproximam novamente, dessa vez, por meio de tericos como Martin-Barbero e Canclini, que trabalham a prpria cultura como um processo comunicativo. A comunicao passa a ser percebida a partir do lugar das culturas populares, sob o ponto de vista de mediaes, ressignificaes e reconverses culturais (TAUK SANTOS, 1994; MARTIN-BARBERO, 2009; CANCLINI, 2008). A partir de Extenso ou Comunicao, de Paulo Freire, foi possvel pensar em novas possibilidades de se trabalhar a comunicao de um modo mais participativo, a partir de uma alternativa mais dialgica, de verdadeira troca, em que a mesma no feita de forma verticalizada, mas numa relao bidirecional em que experincias so trocadas e aprendizados, divididos. Assim, Freire prope que, em vez de extenso, seja usado o termo comunicao, preferindo o dilogo entre as vrias partes envolvidas no processo, a comunicao como um caminho educativo (FREIRE, 1971). Tauk Santos, em estudo de comunicao para o desenvolvimento, constatou que a questo da participao popular no desenvolvimento no depende apenas do dilogo. O estudo da autora demonstrou que, embora a participao dialgica, de trocas, horizontal, seja importante, ela tambm est associada s aspiraes de consumo das populaes de contextos populares, em um movimento ambivalente em que se nega o consumo na realidade do cotidiano de suas vidas, mas se afirma o mesmo nas suas aspiraes para o futuro (TAUK SANTOS, 1994).
4

A participao comunitria pode se dar se distintas formas, desde uma participao de nvel mais bsico, que corresponde ao responder/interagir socialmente de forma superficial, passando pela gesto compartilhada e chegando at o nvel mais alto de participao, que seria a auto-gesto, poucas vezes colocada em prtica pelos grupos populares (PERUZZO, 1998). De acordo com Boaventura de Souza Santos (2005, p. 69), tanto na ndia quanto no Brasil as experincias mais significativas de mudana na forma da democracia tm sua origem em movimentos sociais que questionam as prticas sociais de excluso atravs de aes que geram novas normas e novas formas de controle do governo pelos cidados. A partir da reviso de vrios autores, o autor conclui que a participao democrtica, no Brasil, surge no seio dos movimentos sociais das dcadas de 1970 e 1980 que culminaram nos processos de redemocratizao do Pas. Ainda seguindo as concluses do autor, temos que, no caso brasileiro a motivao pela participao parte de uma herana comum do processo de democratizao que levou os atores sociais democrticos, especialmente aqueles oriundos dos movimentos comunitrios, a disputarem o significado do termo participao (SANTOS, 2005, p. 65). Segundo ele (2005, p.71), a democracia participativa complexa e ambgua e no pode ser generalizada: dependendo de cada caso, de cada experincia, de cada realidade, os resultados podem ser os mais diversificados possveis, desenhando novos horizontes de emancipaes sociais a partir de prticas que ocorrem em contextos especficos para dar respostas a problemas concretos. Para efeitos de melhor compreenso, neste texto procura-se referir a comunitrio no mesmo sentido de popular, valendo-se da conceituao de Peruzzo. Para essa autora, os termos popular, alternativo ou comunitrio referem-se, na verdade, aos mesmos processos participativos, mas tais nomenclaturas foram adotadas em momentos distintos na realidade brasileira. Em tempos de ditadura, adotava-se o termo alternativo para toda a comunicao contra-hegemnica. J no perodo de redemocratizao, o termo mais adotado era popular, no sentido de convocao do povo para participar politicamente. Nas ltimas dcadas, convencionou-se usar o termo comunitrio para a participao da sociedade civil seja nas comunidades, nos movimentos sociais e/ou nas organizaes no-governamentais (PERUZZO, 1998; 2010). Sobre a mobilizao nos movimentos sociais, afirma-se que:
Se, por um lado, os movimentos sociais populares representam formas de lutas das classes subalternas para se avanar na democratizao da cidadania, por outro, sempre h necessidade de mobilizar pessoas ou mesmo se iniciar processos novos de articulao visando consecuo de metas com vistas ao desenvolvimento humano (PERUZZO, 2010, p. 240, grifos nossos).

Quando essas articulaes promovem redes, no sentido da participao comunitria, a mobilizao muitas vezes se d por meio de processos de comunicao. Peruzzo (2010, p. 241) explica: (...) no demais lembrar que a criao de canais de comunicao se insere num contexto mais amplo de
5

mobilizao social, ou seja, da constituio de articulaes coletivas com vistas transformao social. As formas emancipatrias de articulao popular tm na informao e na comunicao seus pilares para a gerao de conhecimento, e tambm a maneira de comunic-lo. Logo, a comunicao popular, se estiver inserida na dinmica dos movimentos sociais, colabora para a democratizao da cidadania. Assim, toda a prxis teoria e prtica da comunicao popular no Brasil representa uma conquista muito expressiva para os setores que dela se servem, num amplo processo poltico-educativo de uma populao sem tradio de participar, de forma igualitria, nas decises que a afetam (...) (PERUZZO, 1998, p. 158, grifo nosso). Cultura e Desenvolvimento na Amrica Latina e no Brasil Ao tratar da perspectiva integrada entre cultura e desenvolvimento, a pesquisadora Ana Carla Fonseca Reis (2007, p. 245) observa que uma das dificuldades em se construir indicadores de desenvolvimento cultural a delimitao da abrangncia de ambos os termos. A interpretao pode trazer tanto uma percepo reducionista da cultura (vista exclusivamente como arte, por exemplo) quanto uma conceituao ampla a respeito do desenvolvimento, envolvendo aspectos econmicos, sociais, ambientais, polticos e culturais. Para Jorge Werthein, representante da Unesco no Brasil, no se pode mais conceber um projeto de desenvolvimento independente das pessoas a que ele se destina. A viso meramente instrumental do desenvolvimento precisa ceder lugar a uma viso mais humana que conceda primazia s pessoas e construo coletiva. Mais precisamente a partir do incio do sculo XXI, as culturas locais foram resgatadas atravs de aes afirmativas. Em mbito internacional surge a Agenda 21 da Cultura, apresentada no Frum Universal das Culturas Barcelona, em 2004, ocasio em que a Organizao das Naes Unidas para a Educao, Cincia e Cultura (Unesco) reconheceu politicamente governos comprometidos com os direitos humanos, a sustentabilidade e a diversidade cultural. O relatrio Nossa Diversidade Criativa, publicado pela Unesco na ocasio, rompeu pela primeira vez com a concepo de que as culturas tradicionais travam o desenvolvimento. A solidariedade e a criatividade, valores fundamentais no mbito da cultura, tambm so priorizadas nesse documento. A cultura passa a ser percebida como processo e o desenvolvimento compreendido como parte da cultura dos povos (UNESCO, 2006; REIS, 2007). Nas palavras de Ydice (2004), para alm da viso econmica do desenvolvimento cultural, a cultura e as comunicaes contribuem para o desenvolvimento comunitrio numa transversatilidade que conecta a cultura com todas as reas da vida social. Para Reis (2007, p.222), se a cultura, no aspecto econmico, est ligada aos mercados tradicionais, no quesito simblico a mesma transita em vrias dimenses humanas. Uma das mais evidentes dessas dimenses a poltica. Tanto que, em tempos de represso, as manifestaes e expresses culturais so restringidas. Logo, essa transitoriedade da cultura est presente de maneira
6

direta nas organizaes democrticas das comunidades locais (REIS, 2007, p. 223). A articulao entre cultura, desenvolvimento e poltica trazida tambm por Canclini (2003; 2005), ao enfocar a realidade latino-americana nas polticas pblicas de desenvolvimento. Para ele, o vnculo entre cultura e desenvolvimento indissocivel, uma vez que proporciona a construo da cidadania. (CANCLINI, 2005). No entanto, tal associao precisa ser repensada a partir de novos modelos, uma vez que os projetos neoliberais impuseram diferentes condies para o desenvolvimento sociocultural. Por conseguinte, ao situar a cultura no desenvolvimento nacional e latinoamericano, precisa-se considerar as novas conexes entre cultura e economia (CANCLINI, 2003, p.21). De acordo com Miranda (2004, p. 9):
Polticas tradicionais e conservadoras de desenvolvimento social centram-se quase que exclusivamente na dimenso produtiva, pois consideram que a conquista do bem-estar social decorrente da prosperidade econmica. Experincias de muitos pases, entretanto, tm revelado que essa perspectiva pouco eficaz, ou at mesmo contraditria, pois no obstante o desenvolvimento econmico conseguido (...), ele no capaz de eliminar contradies e desigualdades sociais. A contrapartida a essas contradies e desigualdades leva normalmente a aes assistencialistas e beneficentes que (...) se revelam igualmente incuas na tarefa de efetiva transformao social.

Ainda segundo Miranda (2004, p. 10), aps as polticas desenvolvimentistas realizadas na Amrica Latina dos anos 1960, a tendncia atual de que a prosperidade econmica provenha do desenvolvimento humano, e esse quer dizer aprimoramento cultural, proporcionando o auto-reconhecimento dos indivduos e das comunidades. Aponta-se, conseqentemente, para a necessidade das polticas culturais serem deslocadas cada vez mais para o centro das estratgias de desenvolvimento. Logo:
Desenvolver uma poltica cultural , a priori, empreender uma ao de desenvolvimento humano que compreende etapas como o fomento produo e distribuio e circulao de bens culturais. Tanto o fomento quanto a distribuio devem considerar essencialmente o favorecimento da expresso e do consumo culturais dos diversos segmentos sociais que, em outras palavras, significa a insero social e a adoo de uma poltica que privilegia a diversidade e a multiplicidade cultural (MIRANDA, 2004, p. 11).

Martn-Barbero (2009, p. 288) contextualiza da seguinte forma a participao na poltica cultural:


A histria das relaes entre poltica e cultura est cheia de enganos espalhados por toda a parte. De um lado, uma concepo espiritualista da cultura, que v na poltica uma contaminao, pela invaso de interesses materiais; do outro, uma concepo mecanicista da poltica que nada v na cultura seno o reflexo superestrutural do que acontece de fato em outra parte. Entre ambas as posies, no pode haver outra relao alm da instrumentalizao.

Para o autor, depois de passar pela opresso de regimes ditatoriais, com a resistncia manifestada nos movimentos de igreja, de direitos humanos e das artes em geral, os pases latino-americanos passaram a compreender a relao poltica/cultura de outra forma, no sentido de transformao da convivncia social. Graas dinmica da escolarizao e dos meios massivos, a cultura se colocou no centro do cenrio poltico e social. Abre-se assim ao debate um novo horizonte de problemas, no qual esto redefinidos os sentidos tanto da cultura quanto da poltica, e do qual a problemtica da comunicao no participa apenas a ttulo temtico e quantitativo (...) mas tambm qualitativo (...) (MARTIN-BARBERO, 2009, p. 289). Em 1969, a Unesco introduziu, pela primeira vez, o conceito de polticas culturais quando pediu que os governos reconhecessem aes culturais como parte de suas polticas pblicas (REIS, 2007, p. 140). Para Barbalho (2007), a poltica cultural pode ser entendida como uma concepo estratgica dos governos, sendo tais estratgias consideradas como dispositivos criativos e propositivos de poder simblico cultural. J para Reis (2007, p. 140), dois pensamentos podem ser concebidos ao se estruturar o conceito de poltica pblica cultural. O primeiro se refere a Teixeira Coelho, quando o mesmo traz o conceito de pblico como algo que pertence ao coletivo, a todos. Em seu Dicionrio crtico da poltica cultural, ele escreve que a poltica de cultura se refere aos programas de interveno realizados pelos governos, instituies civis, entidades privadas ou grupos comunitrios para satisfazer as necessidades culturais da populao e promover o desenvolvimento de suas representaes simblicas. Ainda segundo Reis (2007, p. 141), a outra concepo de poltica cultural traz os entendimentos de Ydice (2003) e Canclini (2005) ao destacarem a importncia da transversatilidade da cultura. Para esses dois autores, a cultura precisa ser percebida numa viso integrada s demais polticas pblicas, de forma a promover o desenvolvimento sustentvel. Embora tais conceitos no sejam contraditrios entre si, acredita-se que o trabalho realizado pelos Pontos de Cultura se direciona mais no sentido da conceituao de Ydice e Canclini, por trabalhar de forma integrada a outras reas e por buscar contribuir para o desenvolvimento comunitrio, conforme se apresentar a seguir. Uma diferena conceitual relevante e trazida por vrios estudiosos das polticas culturais a que existe entre poltica de Estado e poltica de governo. Para tais pesquisadores, a poltica de Estado a que passa a ter fora de lei, a poltica pblica em si, que passa a valer para alm de partidos ou gestes de governos. J a poltica governamental marca determinadas gestes polticopartidrias e, passadas novas eleies, so substitudas por outras. Ou seja, no h continuidade em tais polticas (REIS, 2007; BARBALHO, 2007; RUBIM; 2008). Rubim (2010, p. 59) resume da seguinte forma o itinerrio das polticas culturais brasileiras at o incio do sculo XXI:
Ainda que a maior parte da atuao do Estado tenha acontecido na fase de declnio da ditadura, sua configurao continua sendo moldada por parmetros autoritrios. (...) A

ditadura realiza a transio para a cultura miditica, assentada em padres de mercado, sem nenhuma interao com as polticas de cultura do Estado. Em suma: institui-se um fosso entre polticas culturais nacionais e o circuito cultural agora dominante no Pas.

Em consonncia com a ideologia neoliberal que se espalhou da economia para todas as reas de gesto pblica nos anos 1980 e 1990, as leis de incentivo cultura foram as principais fontes de financiamento para projetos culturais no Brasil at a dcada de 1990. A chegada de um novo governo ao poder, a partir de 2003, gerou no mercado cultural grande expectativa sobre as aes do novo Ministrio da Cultura (OLIVIERI, 2004, p. 21-22). Com o Plano Nacional de Cultura (PNC) e programas como o Cultura Viva, passou-se a valorizar a democracia cultural e a participao de grupos de cultura popular na poltica nacional. A cultura passa a ser vista no mais como evento, produto, mas como processo e, principalmente, como poltica pblica. J as culturas populares, no so percebidas mais como algo folclrico, extico, mas como histria, diversidade, identidade. Uma das principais aes nesse sentido foi a criao dos Pontos de Cultura, com o objetivo de articular a produo cultural local, promovendo o intercmbio entre linguagens artsticas e expresses simblicas, alm de gerar renda e difundir a cultura digital. (TURINO, 2009). Poltica Cultural e Participao Comunitria em Pernambuco A poltica cultural do Estado de Pernambuco converge com a proposta do MinC ao propor, entre seus princpios, o apoio ao desenvolvimento sustentvel a partir da cultura; o fortalecimento da ao do Estado no planejamento e execuo das polticas culturais; o processo de construo e acesso s polticas pblicas em bases democrticas; o respeito e a valorizao das identidades culturais e a ampliao do acesso aos bens culturais, ao conhecimento e ao uso dos meios digitais de expresso. (PERNAMBUCO, 2010.) A poltica pblica de cultura adotada em Pernambuco durante a gesto 2007-2010 tambm vem ao encontro da poltica nacional quando alia, no seu discurso e prtica, cultura a desenvolvimento, incorporando aspectos como regionalizao das programaes e valorizao da cultura popular. Alm disso, seu plano de gesto prioriza aes de incluso social pela cultura, atravs de parcerias com outras secretarias estaduais3, como Secretaria de Articulao Social e Secretaria de Educao. Um dos projetos desenvolvidos na articulao entre cultura e educao o Cine Cabea, que leva estudantes e professores de escolas pblicas ao Cinema So Luiz, equipamento cultural do Estado, para assistir e debater filmes ligados cidadania. O projeto realizado

At 2010, apesar da existncia da Secretaria Especial de Cultura, a Fundao do Patrimnio Histrico e Artstico de Pernambuco (Fundarpe) acumulava atribuies de secretaria, no planejamento da gesto cultural, e de fundao, na execuo das polticas pblicas.

em parceria com a Federao Pernambucana de Cineclubes (Fepec) e o Cine Escola, do Governo Federal. Outro projeto que atua na direo da cidadania o Governo Presente, brao estadual do Programa Pacto pela Vida, do Governo Federal, sendo uma iniciativa que rene diversas secretarias para contribuir para a reduo das desigualdades e elevao dos indicadores sociais do Estado. Em Pernambuco, a primeira comunidade a receber o programa foi Santo Amaro, seguido por Peixinhos. Junto ao Governo Presente, a Fundao do Patrimnio Histrico e Artstico de Pernambuco (Fundarpe) desenvolve nas comunidades atividades formativas, como o Projeto Clulas Culturais que envolve comunidade e escola em oficinas de formao e apresentaes culturais promovidas por pontos de cultura ; o Projeto Desenhando Culturas (curso tcnico em animao, voltado para jovens de Santo Amaro); o Cine Anima, com aulas desenvolvidas pelo ponto de cultura Cinema de Animao e o Projeto Comunicando Cultura, com formao em comunicao e audiovisual. As comunidades tambm recebem fruns de cultura, ocasio em que gestores, lideranas comunitrias e populao em geral tm oportunidade de discutir polticas pblicas de cultura focadas para as necessidades de cada localidade.Assim, comunicao, poltica e cultura se articulam, num esforo de trabalho integrado das polticas pblicas. A interiorizao das aes de promoo cultura, atravs do Plano de Gesto Pernambuco Nao Cultural, outro ponto a ser destacado na gesto estadual. O Plano prev que sejam realizados Festivais, Fruns e Planos Setoriais nas 12 regies de desenvolvimento do Estado: Regio Metropolitana, Zona da Mata Norte, Zona da Mata Sul, Serto Central, Serto do Paje, Serto de Itaparica, Serto do So Francisco, Serto do Moxot, Serto do Araripe, Agreste Meridional, Agreste Central e Agreste Setentrional. Nessa perspectiva, uma ao importante o Festival Pernambuco Nao Cultural, projeto estadual de resgate das culturas locais que percorre, ao longo do ano, 11 microrregies de desenvolvimento de Pernambuco com apresentaes artsticas, atividades formativas e discusses sobre polticas pblicas culturais. Criado em 2007 como parte da estratgia da poltica cultural do Estado, o Festival tem como objetivo celebrar a cultura, a diversidade e as manifestaes artsticas locais em todas as regies do Estado de Pernambuco. So 12 etapas de realizao, de maio a dezembro, percorrendo as seguintes regies: Serto Central: So Jos do Belmonte, Cavalgada Pedra do Reino, em maio; Agreste Meridional: Festival de Inverno de Garanhuns, em julho; Serto do Paje: Triunfo, Festa do Estudante e Festival de Cinema de Triunfo, ainda em julho; Agreste Central: Pesqueira, Festa da Renascena, em agosto; Agreste Setentrional: Taquaritinga do Norte, Festa das Dlias, ainda em agosto; Agreste Central: Gravat, Festa da Estao, no mesmo ms; Serto de So Francisco: Petrolina, Festa da Primavera, em setembro; Mata Sul: Palmares, Forromares, em outubro; Serto de Itaparica: Floresta, Festa das Etnias, em novembro e, finalmente, Serto do Araripe: Exu, Homenagem ao Nascimento de Luiz Gonzaga, em dezembro. A programao do Festival
10

articulada em parceria com as prefeituras municipais de cada regio, integrando grupos populares locais4. Os festivais contribuem para aes de desenvolvimento na regio, uma vez que trazem maior circulao economia local, ao movimentar, durante a sua realizao, os setores turstico, de comrcio e de alimentao. Alm disso, h a possibilidade de artistas e grupos culturais das localidades participarem da programao, a partir da seleo via editais que priorizam a insero das culturas locais na pauta. Vale ressaltar que durante os festivais acontecem peas de teatro, espetculos circenses, shows musicais e mostras de cinema como o Curta Taquari, em Taquaritinga do Norte, e o Festival de Cinema de Triunfo, no municpio homnimo , fomentando a circulao de bens culturais fora do eixo da capital e da regio metropolitana. Como se sabe, longe dos grandes centros urbanos, o acesso a produes culturais ainda bastante escasso. Em relao aos festivais, destaca-se o Festival de Inverno de Garanhuns (FIG). Realizado h mais de 20 anos no municpio de Garanhuns, no Agreste Meridional, e j um evento consolidado no calendrio cultural do Estado. A partir da primeira gesto do Governo Eduardo Campos, em 2007, o FIG passou a integrar oficialmente o calendrio do Festival Pernambuco Nao Cultural, embora, na prtica, seja realizado como um evento parte, pelo grande envolvimento de recursos humanos e financeiros na sua viabilizao. Outra iniciativa governamental que vale ser ressaltada uma ao que alia as tecnologias da informao e comunicao (TICs) participao popular. Trata-se do Portal Pernambuco Nao Cultural, primeiro site de iniciativa pblica de contedo cultural no Brasil. A agncia virtual do conhecimento www.nacaocultural.pe.gov.br foi lanada em julho de 2008 como a primeira rede colaborativa de comunicao do poder pblico no Brasil, reforando e disputando a divulgao da cultura pernambucana na Internet (PERNAMBUCO, 2010). Por meio do Portal, artistas e grupos artsticos do Estado podem se cadastrar e criar um perfil na rede social, distribuindo vdeos, msicas, fotografias, textos e materiais em diversos formatos, possibilitando a divulgao de suas obras e a comunicao com diferentes pblicos e com outros coletivos com interesses semelhantes, no s do Estado, mas de todo o Pas e diversas partes do mundo, conectados pela rede mundial de computadores, via Web 2.0. Os cadastros so aprovados pelos gestores do portal e todos os materiais postados passam por uma triagem, na qual os editores avaliam o contedo (se prprio ou imprprio, ou seja, se contm palavras de baixo calo ou obscenidades, no devendo ser publicado) e disponibilizam a sua veiculao na rede. Em 2009, de acordo com os dados da Fundarpe, um dos vdeos mais acessados pelos internautas foi o Bacamarteiro em Alta Velocidade, no qual um bacamarteiro personagem da cultura popular do Interior do Estado percorre uma estrada num skate, numa performance cheia de manobras
4

Fonte: http://www.nacaocultural.pe.gov.br/calendario-festival-pernambuco-nacao-cultural/. Acesso em 15 de junho de 2011.

11

radicais, executada ao som de uma trilha sonora de rock. O feito demonstra as apropriaes das culturas populares em relao s novas tecnologias, sem perder o contato com as tradies, o que Canclini (2008) denominou de hibridizao. Tais aes aqui exemplificadas parecem revelar um envolvimento dos grupos populares nas polticas culturais do Estado, aproximando-se da perspectiva da participao popular e comunitria proposta pelas teorias. Algo que precisa ser debatido, no entanto, at que ponto essa participao traz, de fato, desenvolvimento, em longo prazo, para as pessoas e localidades envolvidas. Outra discusso pertinente sobre a continuidade das polticas governamentais, que precisam ser incorporadas como polticas pblicas e geridas como tais, independentemente das gestes partidrias.

Referncias: BARBALHO, A. Polticas Culturais no Brasil: identidade e diversidade sem diferena. Trabalho apresentado no III ENECULT Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura, realizado entre os dias 23 a 25 de maio de 2007, na Faculdade de Comunicao/UFBA, Salvador-Bahia-Brasil.

CANCLINI, N. G. Culturas Hbridas. Estratgias para entrar e sair da modernidade. So Paulo: Edusp, 2008. CANCLINI, N. G. Todos tienen cultura: quienes pueden desarrollala? In: Conferncia para o Seminrio Cultura e Desenvolvimento. BID, 24/12/2005. Disponvel em: http://www.iadb.org/biz/ppt/0202405canclini.pdf. CANCLINI, N. G. Reconstruir polticas de incluso na Amrica Latina. In: Polticas culturais para o desenvolvimento: uma base de dados para a cultura. Braslia: Unesco Brasil, 2003. CONVENO SOBRE A PROTEO E PROMOO DA DIVERSIDADE DAS EXPRESSES CULTURAIS, 20 de outubro, 2005. Texto oficial ratificado pelo Brasil por meio do Decreto Legislativo 485/2006. Braslia: IBCT/UNESCO, 2006. FREIRE, P. Extenso ou comunicao? Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1971.
12

GOVERNO DE PERNAMBUCO. Plano de Gesto Pernambuco Nao Cultural (2007-2010). Recife: Fundarpe, 2010. MARTIN-BARBERO, J. Dos Meios s Mediaes. Comunicao, Cultura e Hegemonia. Rio de Janeiro: UFRJ, 2009. MIRANDA, D. S. Prefcio. In: OLIVIERI, Cristiane Garcia. Cultura Neoliberal: leis de incentivo como poltica pblica de cultura. So Paulo: Escrituras Editora, 2004. OLIVIERI, C. G. Cultura Neoliberal: leis de incentivo como poltica pblica de cultura. So Paulo: Escrituras Editora, 2004. PERUZZO, C. M. K. O processo de participao na comunicao popular e comunitria. In: THORTON, Ricardo de; CIMADEVILLA, Gustavo. (orgs). Usos y abusos del participar. Buenos Aires: Ediciones Inta, 2010. PERUZZO, C. M. K. Comunicao Comunitria nos Movimentos Populares: a participao na construo da cidadania. Petrpolis: Ed. Vozes, 1998. REIS, A. C. F. Cultura e Desenvolvimento uma perspectiva integrada. In: REIS, A. C. F. Economia da Cultura e desenvolvimento sustentvel: o caleidoscpio da cultura. Barueri, SP: Manole, 2007. REIS, A. C. F. Polticas Pblicas de Cultura uma abordagem transversal. In: REIS, Ana Carla Fonseca. Economia da Cultura e desenvolvimento sustentvel: o caleidoscpio da cultura. Barueri, SP: Manole, 2007. RUBIM, A. A. C. Polticas Culturais no Brasil: itinerrios e atualidades. In: BOLAO, C., GOLIN, C., BRITTOS, V. (orgs.). Economia da Arte e da Cultura. So Paulo: Ita Cultural, 2010. RUBIM, A. A. C. Polticas Culturais do Governo Lula/Gil: Desafios e enfrentamentos. In: RUBIM, A.A.C. e BAYARDO. R. (orgs.) Polticas Culturais na Ibero-America. 2. Ed. Medelln: Universidad Nacional de Colombia, 2008. SEN, A. Desenvolvimento como prtica da liberdade. So Paulo: Companhia das Letras, 2004. 409p. SANTOS, B. S. Democratizar a Democracia. Os caminhos da democracia participativa. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 2005. TAUK SANTOS, M.S. Igreja e Pequeno Produtor Rural: a comunicao participativa no programa CECAPAS/SERTA. 1994. Tese. (Doutorado em Comunicao). Universidade de So Paulo, So Paulo, 1994.
13

TURINO, C. Ponto de Cultura. O Brasil de baixo pra cima. So Paulo: Anita Garibaldi, 2009. UNESCO BRASIL. Polticas culturais para o desenvolvimento: uma base de dados para a cultura. Braslia: UNESCO Brasil, 2003. 236p. YDICE, G. A convenincia da cultura usos da cultura na era global. Belo Horizonte: UFMG, 2004.

14

You might also like