You are on page 1of 4

A Demonstrao dos Fluxos de Caixa uma das demonstraes financeiras previstas no novo Sistema de Normalizao Contabilstica (SNC).

Tem por base a IAS 7 - Demonstrao de Fluxos de Caixa e de apresentao obrigatria por todas as empresas que apliquem as Normas Contabilsticas e de Relato Financeiro (NCRF), no estando prevista, no entanto, para entidades abrangidas pela Norma Contabilstica e de Relato Financeiro para Pequenas Entidades (NCRF-PE).

Na generalidade das empresas, nem sempre existe uma correlao entre os resultados apurados (Rendimentos - Gastos) e os fluxos de caixa (Recebimentos - Pagamentos). Os fluxos de caixa fornecem informao que se reveste de grande utilidade para estabelecer essa ligao, na medida em que permitem melhorar o conhecimento das variaes ocorridas na estrutura financeira (incluindo a liquidez e a solvabilidade) e da capacidade da empresa para fazer face aos seus compromissos no futuro. Componentes da Demonstrao dos Fluxos de Caixa

Alguns termos importantes a considerar para compreender esta demonstrao so os de:

Caixa: constitudo por dinheiro e depsitos ordem; Equivalentes de caixa: investimentos financeiros a curto prazo, altamente lquidos e prontamente convertveis para quantias conhecidas de dinheiro (at trs meses) e que estejam sujeitos a um risco insignificante de alteraes de valor; e Fluxos de caixa: entradas em caixa (recebimentos) e sadas de caixa (pagamentos) e seus equivalentes. Outros conceitos de extrema relevncia relacionam-se com a tipologia das actividades, as quais se encontram subdivididas em operacionais, de investimento e de financiamento.

As actividades operacionais so as que constituem o objecto da actividade da empresa e outras que no sejam de considerar como actividades de investimento ou de financiamento.

As actividades de investimento correspondem aquisio e alienao de imobilizaes corpreas e aplicaes financeiras no consideradas equivalentes a caixa.

Quanto s actividades de financiamento, estas so as que resultam de alteraes na extenso e composio dos emprstimos obtidos e do capital prprio da empresa.

Actividades Operacionais

Os recebimentos ou pagamentos gerados ou utilizados pelas actividades operacionais so um indicador da capacidade da empresa para gerar meios de pagamento suficientes para manter a capacidade operacional, reembolsar emprstimos, pagar dividendos e fazer investimentos de substituio, sem ter de recorrer a capitais alheios.

So exemplos de fluxos de caixa de actividades operacionais os recebimentos provenientes da venda de bens e prestaes de servios ou os recebimentos relativos a royalties, honorrios, comisses e outros rditos, bem como os pagamentos de compras de bens e servios e ao pessoal.

Tambm os pagamentos e reembolsos do Imposto sobre o Rendimento das Pessoas Colectivas (IRC), os pagamentos e recebimentos inerentes a contratos relacionados com a actividade normal da empresa e os fluxos de caixa originados pela compra ou venda de ttulos e emprstimos para finalidades de negcio constituem fluxos de caixa operacionais.

Como fcil de perceber, o ideal apresentar este fluxo positivo.

Actividades de Investimento

A informao relativa aos recebimentos e pagamentos relacionados com este tipo de actividade relevante, uma vez que mostra a extenso dos dispndios feitos para a obteno de recursos que tenham em vista gerar resultados e fluxos de caixa.

natural que este fluxo seja negativo, porque o valor de compra de novos activos normalmente superior ao valor de venda dos mesmos.

So exemplos de fluxos de caixa originados por estas actividades os pagamentos relativos aquisio de activos fixos, os recebimentos relativos venda dos mesmos, os pagamentos da

aquisio de partes de capital, de obrigaes e de outras dvidas, assim como os recebimentos relativos sua alienao, os adiantamentos e emprstimos concedidos e os pagamentos e recebimentos inerentes a contratos de futuros, forwards, opes e swaps, excepto quando tais contratos constituam actividade operacional.

Actividades de Financiamento

A informao relativa aos recebimentos e pagamentos relacionados com este tipo de actividades permite estimar as necessidades de meios de pagamento e de novas entradas de capital e proporcionar aos financiadores informao sobre a capacidade da empresa para os reembolsar.

De alguma forma, estes fluxos cobrem os outros dois supramencionados, mais especificamente os fluxos das actividades de investimento. So exemplos os recebimentos provenientes da realizao de aces (quotas), prmios de emisso e prestaes suplementares, o pagamento por aquisio de aces (quotas) prprias, reduo de capital ou amortizao de aces (quotas), os recebimentos provenientes de emprstimos obtidos, o reembolso dos emprstimos obtidos e os pagamentos das amortizaes relativas a contratos de locao financeira.

Mtodos Directo e Indirecto

Existem dois mtodos de apresentao da Demonstrao dos Fluxos de Caixa - directo e indirecto.

Contudo, tecnicamente, o mtodo indirecto reveste-se de menor importncia, dado que foi eliminado no perodo de discusso do SNC. O mtodo directo aquele em que so divulgados os principais componentes dos recebimentos e dos pagamentos de caixa, permitindo aos utentes compreender o modo como a empresa gera e utiliza os meios de pagamento.

O mtodo indirecto aquele em que o Resultado Lquido do Exerccio ajustado, de forma a se exclurem os efeitos de transaces que no sejam a dinheiro, acrscimos e diferimentos passados ou futuros e contas de proveitos ou custos relacionados com fluxos de caixa respeitantes s actividades de investimento ou de financiamento.

Notas finais

A Demonstrao dos Fluxos de Caixa um importante documento de informao financeira e indispensvel ferramenta administrativa, no s no mbito de uma mera gesto de tesouraria, mas igualmente nos mais latos domnios do governo corporativo.

Deve ser utilizada como um instrumento de deteco de sinais de alerta contra possveis riscos de fragilidade momentnea ou, at mesmo, de insolvncia e, suplementarmente, para ajuda na determinao e/ou correco do caminho a seguir no negcio.

Peter Drucker, considerado o Pai da Gesto Moderna, defende, na sua extensa obra, que uma empresa pode operar sem lucros por muitos anos, desde que possua um fluxo de caixa adequado, mas que o oposto no aconselhvel, realando assim o efeito nefasto de um aperto de liquidez

You might also like