You are on page 1of 14

UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE

CONCURSO PBLICO

CADERNO 1

DIA - 14/06/2009

CARGO: ASSISTENTE ADMINISTRATIVO

CADERNO 1

C O N C U R S O

P B L I C O 2 0 0 9

UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CONCURSO PBLICO GABARITO

PORTUGUS

INFORMTICA

LEGISLAO

MATEMTICA

ESPECFICA

01020304050607080910-

11121314151617181920-

21222324252627282930-

3132333435-

363738394041424344454647484950-

C O N C U R S O

P B L I C O 2 0 0 9

P O R T U G U S
Um em cada 5 servidores j cobrou propina, diz pesquisa Pesquisa da UnB, encomendada pela Comisso de tica da Presidncia, mostrou que s 51,3% dos servidores se consideram ticos. Um em cada cinco funcionrios pblicos (22,5%) admite que j descumpriu a lei. Uma proporo semelhante (18,1%) confessa que j cobrou propina para atender a uma reivindicao legtima do cidado. Apenas 51,3% se consideram ticos e 11,9% veem a profisso que exercem com desprezo. Os resultados fazem parte de pesquisa feita pela Universidade de Braslia (UnB), a pedido da Comisso de tica da Presidncia da Repblica, sobre a conduta da sociedade civil em geral e do servidor em particular. Para o coordenador da pesquisa, Ricardo Caldas, da Faculdade de Cincia Poltica da UnB, a concluso desanimadora: os servidores, embora em menor grau, refletem o comportamento da sociedade, em boa parte tolerante com a corrupo, adepta do jeitinho brasileiro e pouco preocupada com tica e rigor nos gastos pblicos. O levantamento sobre padro tico mostra a m imagem que o servidor faz da categoria. Mais de um quarto dos entrevistados (26,7%) diz que a categoria no est voltada para o interesse pblico e 55,7% consideram os funcionrios amadores ou semiprofissionais. Outro dado destacado por Caldas, que defende o fim dos cargos comissionados preenchidos sem concurso pblico -, que 36,8% chegaram ao funcionalismo por indicao de amigos, parentes ou contatos polticos. Menos da metade (47%) acredita que os servidores so qualificados para a funo. A pesquisa foi feita em duas etapas. Na primeira, feita de maro a abril, foram ouvidas 2 mil pessoas da sociedade civil, em todos os Estados. Na segunda, foram ouvidos 1.027 funcionrios pblicos federais, estaduais e municipais em seis Estados: Rio de Janeiro, So Paulo, Paran, Minas Gerais, Par, Paraba e Distrito Federal.
(Disponvel em www.g1.globo.com. Publicado em 09 de novembro de 2008. Acesso em 25 de maro de 2009)

01 - A frase que substitui adequadamente o sentido do ttulo do texto : a) Os resultados fazem parte de pesquisa feita pela Universidade de Braslia (UnB). b) Um em cada cinco funcionrios pblicos (22,5%) admite que j descumpriu a lei. c) Apenas 51,3% se consideram ticos e 11,9% veem a profisso que exercem com desprezo. d) Menos da metade (47%) acredita que os servidores so qualificados para a funo. e) Uma proporo semelhante (18,1%) confessa que j cobrou propina para atender a uma reivindicao legtima do cidado.

02 - As vrgulas no subttulo da reportagem tm como funo a) destacar um argumento. b) acrescentar dados da pesquisa. c) intercalar uma informao. d) apresentar um exemplo. e) intercalar uma opinio.

03 - Os dados da pesquisa referem-se a) apenas aos servidores pblicos federais. b) apenas aos servidores pblicos estaduais. c) aos servidores estaduais e sociedade civil. d) sociedade civil e aos servidores pblicos. e) aos servidores estaduais e municipais.

01

Universidade Federal de Campina Grande

C O N C U R S O
04 - Os resultados da pesquisa mostram a) a tolerncia de servidores e cidados com a corrupo. b) o desinteresse da maioria dos servidores pblicos. c) o despreparo de todos os servidores pblicos. d) o gasto pblico praticado pelos servidores pblicos. e) a corrupo praticada pela sociedade civil.

P B L I C O 2 0 0 9

05 - As formas verbais diz e consideram (3 ) relacionam-se, respectivamente, com a) entrevistados e 55,7%. b) mais de um quarto e servidor. c) mais de um quarto e 55,7%. d) categoria e entrevistados. e) mais de um quarto e entrevistados.

06 - As expresses jeitinho brasileiro, amadores e semiprofissionais, em destaque no texto, representam uma opinio sobre a) a formao profissional dos servidores. b) o atendimento sociedade civil. c) a corrupo praticada pela sociedade civil. d) o pagamento de propinas aos servidores. e) a atuao profissional dos servidores pblicos.

07 - O uso de dois pontos, no texto (2 e ltimo ), tem como funo encadear a) uma concluso e uma discriminao. b) uma concluso e uma explicao. c) uma explicao e um fato. d) um fato e uma concluso. e) uma concluso e um dado.

08 - O uso de para, no 2 , serve para introduzir um(a) a) argumento contrrio ideia geral do texto. b) opinio dos autores da reportagem. c) opinio da coordenao da pesquisa. d) defesa dos fatos apresentados na reportagem. e) os resultados alcanados com a pesquisa.

09 - A expresso Outro dado, no 4 , remete, no texto, a a) b) c) d) e) baixa qualificao profissional dos servidores. preenchimento de cargos pblicos sem concurso. contratao de funcionrios por concurso pblico. fim do preenchimento de cargos comissionados. qualificao de servidores em cargos comissionados.

10 - A ideia contida no uso, no texto, da palavra legtima se ope a a) b) c) d) e) cumprimento da lei pela sociedade civil. tica dos servidores pblicos federais. compromisso dos servidores pblicos. cobrana de propina pelos servidores. tica e rigor nos gastos pblicos.

02

Universidade Federal de Campina Grande

C O N C U R S O

P B L I C O 2 0 0 9

N O E S
a) 0. b) 1. c) 2. d) 3. e) 4.

D E

I N F O R M T I C A

11 - No Microsoft Office Excel, na verso em lngua portuguesa, a funo SE possui quantos argumentos?

12

- Analise as seguintes afirmaes sobre sistemas operacionais e assinale as corretas.

I) Uma das principais caractersticas de um sistema operacional a tolerncia a falhas. II) Um sistema operacional fornece rotinas bsicas para controle de dispositivos. III) Sistema operacional responsvel pela gerncia, escalonamento e interao de tarefas. IV) DOS, Windows e Linux so exemplos de sistemas operacionais. Assinale a alternativa correta. a) I e III. b) II e IV. c) II, III e IV. d) I, II e IV. e) I, II, III e IV.

13 - So termos relacionados segurana de informao de sistemas, com EXCEO de: a) Assinatura digital. b) Criptografia. c) Firewall. d) Backup. e) Thread.

14 - ISA, AGP, PCI e PCI Express so exemplos de: a) Drivers. b) Barramentos. c) Dispositivos de E/S. d) Partes de um sistema operacional. e) Protocolos de rede de computadores.

15 - Em geral, a BIOS armazenada num chip do tipo memria ROM localizado na: a) Placa de vdeo. b) Placa-me. c) Memria cache. d) Unidade de E/S. e) ULA.

03

Universidade Federal de Campina Grande

C O N C U R S O

P B L I C O 2 0 0 9

16 Observe na figura abaixo um trecho de um texto digitado no Microsoft Word, na verso em lngua portuguesa.

poluio
O formato aplicado sobre a palavra poluio para que uma linha fosse desenhada sobre a mesma foi: a) Itlico. b) Sobrescrito. c) Subescrito. d) Tachado. e) Negrito.

17 - No Microsoft Word, na verso em lngua portuguesa, a sequncia de botes a) Alinhar texto esquerda, centralizar texto e alinhar texto direita. b) Remover texto da esquerda, remover texto central e remover texto da direita. c) Contar palavras esquerda, contar palavras centralizadas e contar palavras direita. d) Imprimir texto esquerda, imprimir texto centralizado e imprimir texto direita. e) Sublinhar texto esquerda, sublinhar texto centralizado e sublinhar texto direita.

permite, respectivamente:

18 Trata-se de um arquivo salvo pelo Microsoft PowerPoint, na verso em lngua portuguesa, de 2007: a) Arquivo.doc b) Arquivo.xls c) Arquivo.pptx d) Arquivo.exe e) Arquivo.java

19

Sobre o Microsoft PowerPoint, na verso em lngua portuguesa, de 2007, analise as alternativas a seguir observando seus

aspectos de verdade ou falsidade. I) A tecla de atalho SHIFT + F5 permite iniciar a apresentao a partir do slide atual. II) Ao se clicar no boto , um novo slide inserido.

III) possvel animar hiperlinks, textos, objetos e elementos grficos. IV) Ao se clicar no boto , inicia-se a apresentao a partir do primeiro slide.

Assinale a alternativa correta: a) b) c) d) e) I, II e III so verdadeiras. I, II e IV so verdadeiras. I, III e IV so verdadeiras. Todas as afirmativas so falsas. Todas as afirmativas so verdadeiras.

20 Google uma ferramenta de busca na internet que ajuda o usurio a encontrar o que deseja na Web. O Google oferece diversos tipos de filtros de busca. Para realizar uma busca pela palavra vestibular apenas no stio da UFCG (www.ufcg.edu.br) necessrio digitar no espao de busca por palavras-chave do Google: a) b) c) d) e) vestibular url:www.ufcg.edu.br vestibular filetype:www.ufcg.edu.br vestibular googlesite: www.ufcg.edu.br vestibular site:www.ufcg.edu.br vestibular sitio:www.ufcg.edu.br

04

Universidade Federal de Campina Grande

C O N C U R S O

P B L I C O 2 0 0 9

L E G I S L A O
21 - No que tange a concesso de licena servidora gestante, segundo a lei 8.112/90, assinale a alternativa INCORRETA: a) Ser concedida servidora gestante licena por 120 dias consecutivos, sem prejuzo da sua remunerao. b) A licena poder ter incio no primeiro dia do nono ms de gestao, salvo antecipao por prescrio mdica. c) No caso de nascimento prematuro, a licena ter incio a partir do dia do parto. d) No caso de natimorto, decorridos 30 dias do evento, a servidora ser submetida a exame mdico e, se julgada apta, reassumir o exerccio. e) No caso de aborto atestado por mdico oficial, a servidora ter direito a 20 dias de repouso remunerado.

22

- A exonerao de cargo efetivo poder ocorrer mediante:

a) Aposentadoria. b) Readaptao. c) Reconduo. d) Pedido do servidor ou de ofcio. e) Sentena judicial.

23

- As penalidades de advertncia e de suspenso tero seus registros cancelados, aps o decurso de:

a) 2 (dois) e 3 (trs) anos de efetivo exerccio, respectivamente, se o servidor no houver, nesse perodo, praticado nova infrao disciplinar. b) 3 (trs) e 5 (cinco) anos de efetivo exerccio, respectivamente, se o servidor no houver, nesse perodo, praticado nova infrao disciplinar. c) 1 (hum) e 3 (trs) anos de efetivo exerccio, respectivamente, se o servidor no houver, nesse perodo, praticado nova infrao disciplinar. d) 2 (dois) e 5 (cinco) anos de efetivo exerccio, respectivamente, se o servidor no houver, nesse perodo, praticado nova infrao disciplinar. e) 3 (trs) e 6 (seis) anos de efetivo exerccio, respectivamente, se o servidor no houver, nesse perodo, praticado nova infrao disciplinar.

24 - Dentre as alternativas abaixo, assinale a que NO corresponde a formas de provimento de cargo pblico: a) Nomeao. b) Promoo. c) Ascenso. d) Readaptao. e) Reverso.

25 - A investidura do servidor em cargo de atribuies e responsabilidades compatveis com a limitao que tenha sofrido em sua capacidade fsica ou mental verificada em inspeo mdica representa a) reintegrao. b) readaptao. c) aproveitamento. d) redistribuio. e) reverso.

05

Universidade Federal de Campina Grande

C O N C U R S O
26 - O retorno atividade de servidor aposentado configura a) reintegrao. b) reverso. c) aproveitamento. d) redistribuio. e) readaptao.

P B L I C O 2 0 0 9

27 - O retorno do servidor estvel ao cargo anteriormente ocupado em decorrncia de inabilitao em estgio probatrio em outro cargo, representa caso de: a) reintegrao. b) readaptao. c) aproveitamento. d) reconduo. e) redistribuio.

28 - O servidor que fizer jus Progresso por Capacitao Profissional ser posicionado em: a) nvel de capacitao anterior, no mesmo nvel de classificao, em padro de vencimento na mesma posio relativa que ocupava anteriormente, mantida a distncia entre o padro que ocupava e o padro inicial do novo nvel de capacitao. b) nvel de capacitao subsequente, no mesmo nvel de classificao, em padro de vencimento na mesma posio relativa que ocupava anteriormente, mantida a distncia entre o padro que ocupava e o padro inicial do novo nvel de capacitao. c) nvel de capacitao anterior, em outro nvel de classificao, com diferente padro de vencimento que ocupava , mantida a distncia entre o padro que ocupava e o padro inicial do novo nvel de capacitao. d) nvel de capacitao subsequente, em outro nvel de classificao, com padro de vencimento na mesma posio relativa que ocupava anteriormente, mantida a distncia entre o padro que ocupava e o padro inicial do novo nvel de capacitao. e) nvel de capacitao anterior, em outro nvel de classificao, com mesmo padro de vencimento que ocupava , mantida a distncia entre o padro que ocupava e o padro inicial do novo nvel de capacitao.

29 - A respeito da organizao do quadro de pessoal marque a alternativa INCORRETA: a) Tem que seguir o princpio de dinmica dos processos de pesquisa, de ensino, de extenso e de administrao, e as competncias especficas decorrentes. b) Est vinculado ao planejamento estratgico e ao desenvolvimento organizacional das instituies. c) impe o direito livre associao sindical. d) Representa garantia de programas de capacitao que contemplem a formao especfica e a geral, nesta includa a educao formal. e) Exige avaliao do desempenho funcional dos servidores, como processo pedaggico, realizada mediante critrios objetivos decorrentes das metas institucionais, referenciada no carter coletivo do trabalho e nas expectativas dos usurios. 30 - Nos termos do Decreto 1.171/94, em todos os rgos e entidades da Administrao Pblica Federal direta, indireta autrquica e fundacional, ou em qualquer rgo ou entidade que exera atribuies delegadas pelo poder pblico, dever ser criada uma Comisso de tica que ter diversas atribuies. Veja abaixo qual das alternativas no compreende atribuio dessa comisso: a) Orientar e aconselhar sobre a tica profissional do servidor, no tratamento com as pessoas e com o patrimnio pblico, competindo-lhe conhecer concretamente de imputao ou de procedimento susceptvel de censura. b) Fornecer, aos organismos encarregados da execuo do quadro de carreira dos servidores, os registros sobre sua conduta tica, para o efeito de instruir e fundamentar promoes e para todos os demais procedimentos prprios da carreira do servidor pblico. c) Aplicar pena de censura a servidor pblico. d) Aplicar pena de suspenso a servidor pblico. e) Comunicar imediatamente a seus superiores todo e qualquer ato ou fato contrrio ao interesse pblico

06

Universidade Federal de Campina Grande

C O N C U R S O

P B L I C O 2 0 0 9

M A T E M T I C A
31 - Em uma locadora de veculos, sabe-se que a mdia aritmtica de locao durante os meses de janeiro, fevereiro, maro e abril foi de 100 carros. Se nos meses de janeiro, fevereiro e abril a mdia aritmtica de locao foi de 120 carros, quantos carros foram locados no ms de maro? a) 40. b) 20. c) 80. d) 30. e) 55.

32

- Antes de colocar uma roupa na vitrine de uma loja, o vendedor Mala Kias aumentou o preo da roupa em 15%. Maria, com

uma boa conversa, conseguiu um desconto de 10% no preo da roupa da vitrine. Enfim, pelo preo da roupa que Maria comprou, quanto ficou o aumento da roupa sobre o preo original, antes de ir para vitrine? a) 6%. b) 1,5%. c) 1/5%. d) 5%. e) 3,5%

33 - Cinco professores corrigem 5.000 provas em quatro dias. No mesmo ritmo de trabalho, se o nmero de provas aumentar em 5%, quantos professores sero necessrios para corrigir esse novo nmero de provas em trs dias? a) 12. b) 7. c) 13. d) 5. e) 15.

34 - Trs amigos resolvem produzir leo de mamona. Para isso abrem uma empresa com um capital inicial de R$ 5.000,00. Um deles investiu R$ 2.500,00 na empresa e outro R$ 1.250,00. Eles produziram leo que enche um tanque de 23x106 cm3 de volume. Como deve ser a partilha desse volume de leo de mamona, em m3, proporcionalmente ao investimento de cada um dos amigos na empresa? a) 4m3 , 1m3 e 3m3 b) 5m3 ; 1,5m3 e 1,5m3 c) 4m3 , 2m3 e 2m3 d) 4m3 , 1m3 e 1m3 e) 7m3 ; 0,5m3 e 2m3

35 - Usando o sistema de juros simples, Capitu aplicou R$ 1.000,00 taxa de 2% ao ms, durante 3 meses. No final deste perodo, Capitu fez uma retirada de R$ 400,00 e aplicou o restante, ainda no sistema de juros simples, taxa de 3% ao ms, durante 2 meses. Qual o montante obtido por Capitu ao final desses 5 meses? a) R$ 596,60. b) R$ 686,40. c) R$ 636,90. d) R$ 699,60. e) R$ 669,90.

07

Universidade Federal de Campina Grande

C O N C U R S O

P B L I C O 2 0 0 9

C O N H E C I M E N T O S
36

E S P E C F I C O S

- A lei 9.784/99 apresenta regras sobre processo administrativo no mbito da administrao federal direita e indireta. Nesse

sentido, qual das alternativas abaixo NO representa princpio da administrao pblica? a) Legalidade. d) Moralidade. b) Finalidade. e) Celeridade. c) Razoabilidade.

37 - Segundo a lei 9.784/99 a atuao do servidor pblico em processo administrativo que tem interesse direto ou indireto na matria, constitui caso de: a) Suspeio. b) Impedimento. c) Corrupo. d) Indisciplina. e) Advocacia administrativa.

38

- A lei 9.784/99 estabelece normas bsicas sobre o processo administrativo no mbito da administrao federal direita e indire-

ta. Nesse sentido, analise a alternativa correta: a) vedada Administrao a recusa imotivada de recebimento de documentos, devendo o servidor orientar o interessado quanto ao suprimento de eventuais falhas. b) Quando os pedidos de uma pluralidade de interessados tiverem contedo e fundamentos idnticos, podero ser formulados em um nico requerimento, salvo preceito legal em contrrio. c) A competncia poder ser renunciada em face dos casos de delegao e avocao legalmente admitidos. d) Inexistindo competncia legal especfica, o processo administrativo dever ser iniciado perante a autoridade de menor grau hierrquico para decidir. e) O processo administrativo pode iniciar-se de ofcio ou a pedido de interessado.

39

- Acerca dos recursos administrativos, leia atentamente as assertivas abaixo e indique a INCORRETA, de acordo com a lei

9.784/99. a) De todas as decises administrativas cabe recurso, em face de razes de legalidade e de mrito. b) Se o recorrente alegar que a deciso administrativa contraria enunciado da smula vinculante, caber autoridade prolatora da deciso impugnada, se no a reconsiderar, explicitar, antes de encaminhar o recurso autoridade superior, as razes da aplicabilidade ou inaplicabilidade da smula, conforme o caso. c) Como regra, a interposio de recurso administrativo independe de cauo. d) O recurso ser dirigido autoridade que proferiu a deciso, a qual, se no a reconsiderar no prazo de cinco dias, o encaminhar autoridade superior. e) O recurso administrativo tramitar no mximo por duas instncias administrativas, salvo disposio legal diversa.

40

- De acordo com a Lei 9.784/99, os atos administrativos que apresentarem vcios ou defeitos devem ser

a) convalidados, se os defeitos forem sanveis e se a convalidao no acarretar prejuzos a terceiros ou ao interesse pblico. b) anulados, providncia que depende de deciso judicial, provocada pela prpria Administrao. c) obrigatoriamente anulados, ainda que esses defeitos sejam considerados sanveis. d) anulados, salvo se deles decorrerem efeitos favorveis a particulares. e) anulados, a critrio discricionrio da Administrao, no prazo mximo de 5 anos a contar da prtica do ato.

08

Universidade Federal de Campina Grande

C O N C U R S O

P B L I C O 2 0 0 9

41 - Com relao ao processo administrativo previsto na lei 9.784/99, assinale a alternativa que corresponde a um caso de suspeio. a) Ter o servidor participado ou venha a participar como testemunha. b) Ter o servidor participado ou venha a participar como perito. c) Ter o servidor participado ou venha a participar como representante, ou se tais situaes ocorrem quanto ao cnjuge, companheiro ou parente e afins at o terceiro grau. d) Ter o servidor amizade ntima ou inimizade notria com algum dos interessados ou com os respectivos cnjuges, companheiros, parentes e afins at o terceiro grau. e) Ter o servidor participado ou venha a participar como representante, ou se tais situaes ocorrem quanto ao cnjuge, companheiro ou parente e afins at o segundo grau.

42 - Leia as seguintes proposies referentes instruo no processo administrativo. I - Quando a matria do processo envolver assunto de interesse geral, o rgo competente poder, mediante despacho motivado, abrir perodo de consulta pblica para manifestao de terceiros, antes da deciso do pedido, se no houver prejuzo para a parte interessada. II - Antes da tomada de deciso, a juzo da autoridade, diante da relevncia da questo, poder ser realizada audincia pblica para debates sobre a matria do processo. III - O interessado poder, na fase instrutria e antes da tomada da deciso, juntar documentos e pareceres, requerer diligncias e percias, bem como aduzir alegaes referentes matria objeto do processo. Assinale a alternativa correta: a) Todas as proposies esto corretas. c) Apenas a proposio I est correta. e) Apenas a proposio III est incorreta. b) Todas as proposies esto incorretas. d) Apenas a proposio II est incorreta.

43 - Sobre as decises administrativas a lei 9.784/99 determina que sempre caber recurso administrativo. Nesse sentido, marque a alternativa INCORRETA: a) O recurso ser dirigido autoridade que proferiu a deciso, a qual se no a reconsiderar no prazo de cinco dias, o encaminhar autoridade superior. b) Se o recorrente alegar que a deciso administrativa contraria enunciado da smula vinculante, caber autoridade prolatora da deciso impugnada, se no a reconsiderar, explicitar, antes de encaminhar o recurso autoridade superior, as razes da aplicabilidade ou inaplicabilidade da smula, conforme o caso. c) Salvo disposio legal em contrrio, o recurso administrativo ter em certos casos, efeito suspensivo. d) Tm legitimidade para interpor recurso administrativo, as organizaes e associaes representativas, no tocante a direitos e interesses coletivos; e) Salvo disposio legal especfica, de dez dias o prazo para interposio de recurso administrativo, contado a partir da cincia ou divulgao oficial da deciso recorrida. 44 - O uso de pronomes e locues pronominais de tratamento tem larga tradio na lngua portuguesa, desse modo, assinale a alternativa INCORRETA quanto ao seu emprego. a) Vossa Excelncia empregado para Ministros de Estado. b) Vossa Senhoria empregado para as demais autoridades e para particulares. c) Vossa Magnificncia, empregada em comunicaes dirigidas a reitores de universidade. d) Vossa Eminncia ou Vossa Eminncia Reverendssima em comunicaes dirigidas ao Papa. e) Vossa Excelncia Reverendssima usado em comunicaes dirigidas a Arcebispos e Bispos. 45 - A redao oficial a maneira pela qual o Poder Pblico redige atos normativos e comunicao. Assim, possui as seguintes

caractersticas: a) publicidade, impessoalidade, tradio da linguagem, motivao, conciso, informalidade e uniformidade. b) impessoalidade, linguagem tcnica, padronizao, conciso, informalidade e uniformidade. c) impessoalidade, uso do padro culto de linguagem, clareza, conciso, formalidade e uniformidade. d) pessoalidade, linguagem tcnica, padronizao, conciso, informalidade e uniformidade. e) pessoalidade, linguagem tcnica, clareza, conciso, formalidade e uniformidade.

09

Universidade Federal de Campina Grande

C O N C U R S O
46

P B L I C O 2 0 0 9

- A redao das comunicaes oficiais deve seguir certo padro e disciplina. Marque a alternativa INCORRETA.

a) O memorando a modalidade de comunicao entre unidades administrativas de um mesmo rgo, que podem estar hierarquicamente em mesmo nvel ou em nvel diferente. Trata-se, portanto, de uma forma de comunicao eminentemente interna. b) Aviso e ofcio so modalidades de comunicao oficial praticamente idnticas. A diferena entre eles que o aviso expedido por autoridades de mesma hierarquia, ao passo que o ofcio expedido para autoridades de hierarquia diferente. Ambos tm como finalidade o tratamento de assuntos oficiais pelos rgos da Administrao Pblica entre si e, no caso do ofcio, tambm com particulares. c) Exposio de motivos o expediente dirigido ao Presidente da Repblica ou ao Vice-Presidente para inform-lo de determinado assunto. d) Mensagem instrumento de comunicao oficial entre os Chefes dos Poderes Pblicos, notadamente as mensagens enviadas pelo Chefe do Poder Executivo ao Poder Legislativo para informar sobre fato da Administrao Pblica; expor o plano de governo por ocasio da abertura de sesso legislativa. e) Telegrama tem o fito de uniformizar a terminologia e simplificar os procedimentos burocrticos deve restringir-se o uso do telegrama apenas quelas situaes que no seja possvel o uso de correio eletrnico ou fax e que a urgncia justifique sua utilizao.

47 - Na lngua portuguesa nem sempre h uma relao biunvoca entre a pronncia e a escrita das palavras. Nesse esteio, assinale a palavra que est escrita INCORRETAMENTE: a) Antevspera. b) Miscigenao. c) Hastiar. d) Irrupo. e) Continue.

48 - Considerando o emprego das consoantes, assinale a alternativa que contm a palavra escrita de forma INCORRETA. a) Hebdomadrio. b) Hogiva. c) Ojeriza. d) Hangar. e) Granjear.

49 - Sabe-se que as conjunes coordenativas unem elementos de mesma natureza. O exemplo a seguir compreende que tipo de conjuno coordenativa: O embaixador compareceu reunio e manifestou o interesse de seu governo no assunto. a) Aditiva. b) Adversativa. c) Alternativa. d) Conclusiva. e) Explicativa.

50

- A omisso de certos termos ao fazermos uma comparao deve ser evitada, quando compromete a clareza do texto. A au-

sncia indevida de um termo pode impossibilitar o entendimento do sentido que se quer dar a uma frase. Nesse contexto, assinale a frase INCORRETA: a) O salrio de um professor mais baixo do que o salrio de um mdico. b) O salrio de um professor mais baixo do que o de um mdico. c) O salrio de um professor mais baixo do que um mdico. d) O Ministrio da Educao dispe de mais verbas do que os outros Ministrios do Governo. e) O Ministrio da Educao dispe de mais verbas do que os demais Ministrios do Governo.

10

Universidade Federal de Campina Grande

C O N C U R S O

P B L I C O 2 0 0 9

E O T IV N T E A T R IS T S IS S N A I M D A

C O N C U R S O

P B L I C O 2 0 0 9

E O T IV N T E A T R IS T S IS S N A I M D A

You might also like