You are on page 1of 63

PROGRAMAO GERAL DO XXI CICLO DE DEBATES EM HISTRIA ANTIGA: TEMPO & ESPAO Dia 19/09/2011 - 10h30min s 12h - Salo

Nobre Conferncia 01 A CONSTRUO DO TEMPO E DO ESPAO NO PENSAMENTO EGPCIO DO SEGUNDO MILNIO A.C. Prof. Dr. Ciro Famarion Cardoso (UFF) Erroneamente, os egiptlogos chegaram a afirmar que os egpcios dispunham de concepes sobre o tempo mas no categorizavam claramente o espao. Tentaremos mostrar que no era assim e, tambm, as ligaes entre espacialidade e temporalidade no pensamento mtico egpcio em suas mltiplas variantes (examinadas no tocante ao segundo milnio a.C. unicamente). Tais vnculos conceituais prendiam-se s noes existentes sobre a passagem do ser ao no-ser e vice-versa (do caos unitrio ao universo ordenado e diversificado, com risco de eventual volta ao caos), bem como dualidade temporal inaugurada quando o Sol abandonou este mundo terrestre e passou a navegar no cu em sua barca: a partir desse fato mtico, os antigos egpcios manejaram duas temporalidades e duas eternidades, uma cclica e solar, a outra linear e osiriana. De interesse, tambm, examinar as consequncias espao-temporais da eliminao da transcendncia (e, portanto, da eternidade osiriana) quando da reforma de Amarna. Dia 19/09/2011 - 14h s 15h45min - Salo Nobre Mesa Coordenada 01 Coord: Profa. Doutoranda Evelyne Azevedo (Museu Nacional / UFRJ) CONMBRIGA E SUA PROTEO DIVINA Graduanda Raquel de Morais Soutelo Gomes (UNIRIO) Este trabalho visa apresentar os resultados parciais de minha pesquisa sobre as prticas de interpretatio na cidade lusitana de Conmbriga durante os sculos I e II d.C. Esta apresentao, enquanto vinculada ao projeto Religio Romana: uma anlise das instituies religiosas romanas em discursos tardorepublicanos da Prof Dra. Claudia Beltro, ir analisar duas epgrafes dedicadas a deuses romanos associados ao nome do oppidum estudado e observar a interpretao religiosa que ocorreu com os deuses tutelares neste local.

FUNDAMENTOS DO CULTO IMPERIAL A PARTIR DO ALTAR BELVEDERE (SC. I A.C.) Ps-Graduanda Debora Casanova Da Silva (UERJ/NEA/CEHAM) Esta comunicao aborda o culto do paterfamilia a partir do altar Belvedere, como pea chave para o entendimento do culto imperial. Datado do sculo I a.C., o altar nos mostra o momento da entrega do genius ao homenageado, sendo este o prprio Augusto. O culto do paterfamilias radica, no perodo do principado augustano, entre os elementos presentes narestauratio, sendo um dos elementos de forte valorizao no seio da famlia romana corresponde manuteno da harmonia da domus. O pater , ao mesmo tempo, o elemento criador e o elo de ligao entre os membros da famlia e os deuses, atravs dele possvel a concordia. Desta forma, a anlise do altar dedicado ao genius augusti, nos possibilita inquirir sobre a expanso do culto ao genius do paterfamilias no perodo do principado. BONA DEA: A DEUSA DAS MATRONAS ROMANAS. Graduanda Lyvia de Britto Perdigo Ferreira (UNIRIO) O trabalho visa expor os dados referentes ao culto deusa Bona Dea na urbs (Roma), na Repblica tardia e nas primeiras dcadas do principado romano. A escolha pelo festival a Bona Dea tem como objetivo entender a sua relevncia dentro da vida institucional poltico-religiosa da urbs, j que se tratava de um culto oficial dirigido s mulheres, em especial as matronas. Percebemos, pela anlise de elementos dos ritos, a funo de consolidar um determinado tipo feminino, j que a deusa estava ligada a fertilidade, a cura e a castidade. Sendo a festividade vedada aos homens, o estudo tem o desafio de analisar o culto atravs dos olhos masculinos de Ccero(de domo sua e carta tico) e Plutarco(vidas paralelas), e como eles expressavam seu entendimento sobre imagem da mulher em Roma. O EROTISMO E O CULTO VIDA EM POMPIA: AS REPRESENTAES FLICAS DO MUSEU NACIONAL Profa. Doutoranda Evelyne Azevedo (Museu Nacional / UFRJ) Entre as peas que compem a coleo da Imperatriz Teresa Cristina esto o cojunto de representaes flicas provenientes de Pompia. As cenas erticas que contituem o repertrio relacionado aos prazeres de Vnus evocam o epicurismo e as inmeras representaes de objetos flicos ou de divindades itiflicas relacionam-se boa fortuna. O objetivo deste trabalho apresentar parte da coleo em exposio no Museu Nacional da Quinta da Boa Vista luz do carpe diem e do culto s divindades relacionadas ao amor e o sexo.

Dia 19/09/2011 - 14h s 15h45min - Sala 225

Mesa Coordenada 02 Coord: Professora Ellen Moura Teixeira de Vasconcelos (UERJ)

OS PERIGOS MARTIMOS: O USO DA MTIS COMO SOLUO PARA AS DIFICULDADES Graduanda Camila Alves Jourdan (NEREIDA - UFF) O mar e a navegao so representados pelos poetas do perodo Arcaico como o lugar do perigo iminente e local de aquisio de lucro, isto , com caractersticas ambivalentes. Assim, nesta comunicao, nos deteremos nos inmeros perigos expostos por estes autores, relacionando-os com a noomtis (ardil/astcia). Esta representa - dentre outras possibilidades - as habilidades necessrias para a superao das agrrias que se desenvolvem no mar e na prtica da navegao.

MAR VISTA. O IMAGINRIO MARINHO NAS REPRESENTAES MUSIVAS AFRO-ROMANAS IMPERIAIS (SCULO II AO IV) Graduanda Danielle Sant'Ana de Albuquerque (UFRJ) Desde a Antiguidade, o mar desperta no homem sentimentos ambguos, derivados de sua fertilidade e, ao mesmo tempo, do seu potencial ameaador. O mar convida o homem a jogar-se nas aventuras do desconhecido que podem trazer sucesso e riqueza. Contudo, o preo pode ser alto: naufrgios e at mesmo a morte. Deve-se levar em conta que o desconhecido desperta a imaginao e, consequentemente, a curiosidade. Por ser extremamente dependente do mar, a sociedade romana apreciava represent-lo em seus diferentes aspectos, seja em sua face benevolente enfatizando a fertilidade marinha, seja na sua face aterrorizante alertando sobre os perigos que o mar era capaz de conter. Assim sendo, a presente comunicao selecionou um "corpus" de mosaicos figurativos de temtica marinha, oriundos da frica Proconsular (atual Tunsia) durante o Imprio Romano (Sculos II ao IV). Objetiva-se compreender, atravs do mtodo da isotopia semntica proposto por Greimas, o imaginrio relativo ao universo marinho observando o carter ambguo das representaes musivas sobre o mar.

A IDENTIDADE DO PORTO GREGO DE NEPOLIS Professora Ellen Moura Teixeira de Vasconcelos (UERJ) Percebemos que diversas reas do conhecimento nos ltimos anos vm considerando o estudo da identidade como uma questo importante para compreender fenmenos sociais ocorridos ao longo da Histria. Com isso, a proposta desta investigao identificar e analisar a identidade sociocultural do

porto grego de Nepolis, atravs da incorporao de um Templo Alexandrino, no sculo I a.C. Um porto comercial no mediterrneo, alm de suas condies geogrficas e posies estratgicas, tambm deveria ser um local neutro e hospitaleiro para os navegantes estrangeiros que ali aportavam, alm disso, era importante um espao sagrado onde existissem divindades reconhecidas por ambos os grupos. Com isso, o local da construo do templo Alexandrino de sis e Serapis nos permitir analisar a vida social deste ncleo porturio. A EXPANSO DE ALEXANDRE COMO CAUSALIDADE HISTRICA ORIGINRIA DAS PRINCIPAIS FILOSOFIAS DO PERODO HELENSTICO Prof. Doutorando Rodrigo Pinto de Brito (PUC-Rio) Pretendo levantar alguns problemas quanto s noes mais comuns acerca da expanso do Imprio Macednico sob Alexandre como causalidade Histrica que teria originado e propiciado o florescimento de novas escolas filosficas (notadamente, Epicurismo, Estoicismo e Ceticismo) no comeo do perodo Helenstico. Entre os temas que sero tratados esto os que corriqueiramente so relacionados como fatores que poderiam ter colaborado para o surgimento das supracitadas filosofias: o binmio cosmopolitismo e "hibridismo cultural", e o binmio "fim da plis" e a idia de filosofia como prtica da boa vida, mas em mbito estritamente individual. Dia 19/09/2011 - 14h s 15h45min - Sala 227 Mesa Coordenada 03 Coord: Prof. Thiago Paranhos da Silva (UERJ) COMENTRIOS DAS GUERRAS DAS GLIAS: BREVES APONTAMENTOS SOBRE O CORPO DO GUERREIRO GAULS E A CONSTRUO DA ALTERIDADE BRBARA ATRAVS DOS RELATOS DE CAIO JLIO CSAR. Graduanda Priscilla Ylre Pereira da Silva (UFES) Esta comunicao tem por objetivo expor os resultados preliminares da pesquisa de Iniciao Cientfica intitulada A representao do corpo do guerreiro gauls nos Comentrios das guerras das Glias de Jlio Csar". Com esta pesquisa, utilizando as descries dos hbitos gauleses e germanos nas operaes militares durante as Guerras das Glias, e as referncias sobre a vida dos brbaros em suas prprias terras presentes na obra composta por oito livros, cuja data de produo se encaixa entre fins 52 a.C a 50 a.C, e que descrevem esta campanha militar de Caio Jlio Cesar, pretende-se realizar um estudo sobre a representao do corpo masculino do gauls, suas relaes com os guerreiros romanos e a construo da alteridade brbara sob a perspectiva romana. CITAS E ALTERIDADE EM HERDOTO DE HALICARNASSO Professor Thiago Paranhos da Silva (UERJ)

Apresentados por Herdoto como cavaleiros hbeis no manuseio do arco e da flecha que conseguiram derrotar uma invaso persa liderada pelo prprio Dario, os citas so um dos povos que recebem maior ateno na obra "Histria", sendo sua descrio no Livro IV, Mlpone, menor apenas do que a dedicada aos egpcios. Nmades habitantes de uma regio ao norte da Grcia, entre e o mundo dos homens e das cidades e os confins de grande selvageria habitados por seres lendrios como grifos guardies de ouro e arimaspos de um olho s, Os citas apresentaria-se em um estado de indefinio e dualidade entre o selvagem e o civilizado. Tal aspecto pode ajudar a comprender sua posio dentro da Histria de Herdoto, posio limtrofe entre sia e Europa, entre os confins ermos e a plis.

IDENTIDADES ETNORELIGIOSAS NO ALTO IMPRIO: FILO E O CONFLITO ENTRE JUDEUS E GENTIOS EM ALEXANDRIA Graduando Nicodemo Valim de Sena (UFES) O presente artigo teve por objetivo apresentar um estudo acerca do confronto entre gregos e judeus ocorrido na cidade de Alexandria durante o Alto Imprio. Para tanto investigamos a organizao social da cidade e as relaes de poder entre os gregos e os judeus. Filo atravs de sua obra Legatio ad Gaium descreve o reinado do imperador Calgula e as violncias acometidas contra os judeus alexandrinos nesse perodo. Filo relata tambm a formao de uma embaixada representando os judeus, que foi enviada a Roma na tentativa de buscar a ajuda do imperador. O documento contemporneo ao conflito, estando o autor presente em muitos dos eventos relacionados, por isso contm informaes preciosas sobre as convulses sociais de Alexandria nesse perodo.

Dia 19/09/2011 - 16h s 17h45min - Salo Nobre Mesa Coordenada 04 Coord: Profa. Dra. Giovanna Marina Giffoni (UFRJ) ASPECTOS POTICOS E PHYSIS Profa. Dra. Flavia Maria Schlee Eyler (PUC-RIO) Profa. Mestranda Paloma Brito (PUC-RIO) A physis como potncia que guarda em si as possibilidades do ser e da aparncia, realiza-se no corpo e na voz do poeta. Na Odissia de Homero o esforo do aedo resiste inexorvel fluidez do tempo dos mortais. No teatro de Eurpides a mesma resistncia se d no transcorrrer das aes humanas visualmente expostas no jogo entre um lgos filosfico e a mmesis

trgica. A partir dessa relao entre epopia e tragdia abordaremos as artimanhas da physis no discurso potico. LINGUAGEM: LUGAR DO CAMINHO, CAMINHO DO TEMPO Profa. Dra. Giovanna Marina Giffoni (UFRJ) A linguagem no percurso filosfico do ocidente um caminho, ou melhor, o caminho. Para as filosofias orientais a linguagem um obstculo, ou melhor, o obstculo. Mesmo sendo ela sempre obstculo e, em todos os lugares, caminho. Nem sempre o caminho mais fcil o mais rpido; nem sempre o mais longo o mais difcil. E tomar o rumo da linguagem caminho costumeiro de todos os homens, demorar-se em suas paragens constitui mesmo um vcio de linguagem. Difcil levitar, no ser incomodado por pedras, no se iludir com a falsa impresso de possibilidades que a encruzilhada d. Difcil tirar os olhos do caminho, do cho. Este o caminho mais curto, porm. Este, que o caminho mais difcil. A certeza de que os limites da linguagem impem limites ao pensamento, ao prprio conhecimento, leva o sbio a desejar transcender a linguagem. A linguagem o caminho, a via por onde almeja chegar superao o filsofo. Mas, ao pensar escolher o caminho a seguir, no percebe que caminha pelo nico caminho possvel. Um caminho que est longe de lev-lo ao lugar que procura.

O PAPEL DO AEDO E DE SUAS OBRAS PARA O ESTUDO DA SOCIEDADE GREGA Graduanda Bruna Moraes da Silva (UFRJ) Buscamos atravs de esta comunicao demonstrar que as epopeias de Homero, o mais relevante aedo para a Grcia Antiga e para os dias atuais, apesar de serem obras literrias a respeito de heris e de uma guerra que at hoje no obteve comprovao histrica, se constituem em documentos relevantes ao estudo da sociedade grega. Alm de terem sido componentes essenciais na educao grega, a Ilada e a Odisseia so repletas de crenas e costumes dos helenos e, por isso, so profcuas para aqueles que desejam estudar o pensamento grego a respeito de diferentes assuntos. Tambm exploraremos o papel do aedo nessa sociedade, ressaltando a importncia de seu canto, que servia no apenas como diverso para seu pblico, mas como modelo de bem portar-se, especialmente atravs das figuras heroicas, como o aqueu Aquiles e o troiano Heitor.

PODE A NARRATIVA DO GYGES DE PLATO SER UMA FICO BASEADA EM HERDOTO? Prof. Mestrando Luiz Maurcio Bentim da Rocha Menezes (UFRJ) Ao contrrio daqueles que afirmam que Plato teria se baseado numa antiga fonte para desenvolver sua narrativa sobre Gyges (Repblica, 359d-360b),

este trabalho se prope a examinar a hiptese de que esta , de fato, uma fico baseada na narrativa de Herdoto (Histrias, I.8-14). Assim pretende-se investigar o mtodo utilizado por Plato para dar base ao seu argumento filosfico, analisando os pontos da narrativa platnica que divergem da de Herdoto e se esses pontos justificam tomarmos tal narrativa como uma fico platnica, mais propriamente, um mito criado por Plato com uma funo filosfica.

Dia 19/09/2011 - 16h s 17h45min - Sala 225 Mesa Coordenada 05 Coord: Profa. Dra. Maria do Carmo Parente Santos (UERJ) ALGUMAS REFLEXES SOBRE PODER E CARIDADE NO SCULO IV: O DIACONATO DE OLMPIA EM CONSTANTINOPLA Graduando Joo Carlos Furlani (UFES) Nesta comunicao, temos por objetivo analisar a prtica de ideais ascticos pelas mulheres no sculo IV, destacando a figura de Olmpia, uma diaconisa da igreja de Constantinopla, com o propsito de compreender o alcance da sua liderana na Capital na condio de patrocinadora de obras de caridade. Cumpre ressaltar que essa discusso deriva do subprojeto intitulado Pobreza, caridade e liderana feminina na Antiguidade Tardia: o diaconato de Olmpia em Constantinopla, que faz parte do Projeto Institucional de Iniciao Cientfica da Ufes sob orientao do Prof. Dr. Gilvan Ventura da Silva. PELGIA DE ANTIOQUIA E A SANTIDADE FEMININA PENITENCIAL Professor Heverton Rodrigues de Oliveira (UFG) Esta comunicao tem por objetivo analisar a vida de Pelgia, uma prostituta da cidade de Antioquia, que aps sua converso abraa uma vida de penitente o que faz com que seja reconhecida como um modelo de santidade para as mulheres medievais. Temos como fonte a Legenda urea, uma obra do sculo XIII que rene um conjunto de hagiografias de santos e santas da antiguidade e outros contemporneos a organizao da obra. Tentaremos perceber como a santidade funcionou como uma via de promoo da mulher na Idade Mdia, sendo assim resgatados exemplos de mrtires e penitentes da antiguidade, valorizando a coragem e a imitao de Cristo pelas mulheres. SC. VI - TEMPO DE TRANSFORMAO NO ORIENTE Profa. Dra. Maria do Carmo Parente Santos (UERJ) O tema do nosso trabalho uma reflexo sobre as transformaes no contexto poltico, econmico e social do Oriente Prximo, com o surgimento do islamismo.

A hegemonia desta regio at ento fora disputada entre o Imprio Bizantino e o Persa, que durante sculos travaram violentas batalhas militares, sem que as autoridades de ambos territrios prestassem a devida ateno a um movimento religioso e poltico, que liderado por Maom acabaria unificando as tribos bedunas na Pennsula Arbica. Aps a morte do profeta seus seguidores deram o incio a jihad, o que acabou por determinar uma maior instabilidade poltica na regio. ANNA COMNENA E A HISTORIOGRAFIA CLSSICA: SOBRE HISTRIA, TEMPO E INFLUNCIAS. Bacharel Rafael Jos Bassi (UFPR) Anna Comnena foi uma historiadora bizantina do sculo XI. Filha do imperador Aleixo I Comneno, Anna escreveu um livro de histrias sobre o perodo em que sei pai governou o imprio. Sua figura importantssima para compreender a formao cultural em Bizncio, principalmente quanto aos conceitos educacionais do imprio, ou mais precisamente, de Constantinopla, capital imperial. Sua formao est intimamente relacionada com a cultura clssica. Nosso trabalho tem por objetivo discutir a formao cultural de Anna Comnena e como seus estudos voltados para as obras clssicas (principalmente gregas) puderam fornecer bases para a concepo sobre quais seriam as funes da Histria, como ela deveria ser escrita, a partir de quais fontes. Assim, poderemos demonstrar que a historiografia de Anna Comnena est relacionada com pressupostos herodotianos e tucidideanos de histria.

Dia 19/09/2011 - 16h s 17h45min - Sala 227 Mesa Coordenada 06 Coord: Prof. Dr. Ams Coelho da Silva (UERJ) ROMANCE DE ALEXANDRE: A IDEOLOGIA MEDIEVAL SOBRE UM HERI PROFANO Prof. Dr. Airto Ceolin Montagner (UFRRJ) Alexandre Magno nasceu na Babilnia em 356 a.C., falecendo em 326 a. C. O Filho de Felipe II assumiu o trono aos vinte anos de idade. Tornouse um dos imperadores mais impetuosos de todos os tempos e um conquistador inigualvel. J se tornara mito em vida, tendo surgido inmeras lendas a seu respeito. Na Idade Mdia, lanou-se um livro de lendas a seu respeito, conhecido como Romance de Alexandre, escrito em grego, cuja edio desapareceu. Reapareceu, porm, no sculo X escrito em latim, mas foi diversas vezes reescrito, at 1180-85, para transformar-se em versos dodecasslabos, dando origem ao verso alexandrino.

Uma viso sobre o Romance e um episdio sobre a visita de Alexandre a Dindimo, onde se vislumbra certa ideologia crucial para o entendimento da cultura da Idade Mdia. OS POETAS ET ALII Prof. Dr. Ams Coelho da Silva (UERJ) Nomeiam-se uns como poetas elegacos outros como poetas picos, conforme os versos: uns, se verso elegaco, outros, se hexmetro. Mas no poesia uns versos para expor assunto de medicina ou de fsica, cf. Arist., Pot. I. Com efeito, o historiador e o poeta no se distinguem um do outro, pelo fato de o primeiro escrever em prosa e o segunda em verso. (Idem, IX) Os exegetas ressaltam aqui e ali, uma vocao inata em cada um. Ento, o que um Poeta? Seria aquele que, cf. J. Huizinga, viveu uma arcaica experincia esttica, que se enraizou no seu interior, porm dispersado nas interaes sociais, superou o mundo da seriedade, e, por isso, agora um fingidor? Cf. Horcio: mas aos pintores e aos poetas igualmente se concedeu, sempre, tudo ousar. Do regime patrilinear poderosa oligarquia helnica, que sintetiza a plis aristocrtica. O poeta-legislador Slon e a hipoteca somtica. As mscaras histricas de O Navio Negreiro quando o Poeta banaliza passagens gregas et alii da Histria.

O LIMIAR ENTRE A HISTRIA E A FICO NOS TEMPLOS DEDICADOS AFRODITE Profa. Dra. Dulcileide Virginio do Nascimento A religio grega revestida de rituais e smbolos que esto associados divindade cultuada. As hierdouloi, ou prostitutas sagradas, so, segundo o Hino Homrico 5, as tenras virgens a quem Afrodite ensinou esplndidos trabalhos. Quais seriam esses trabalhos? Qual a funo social das hierdouloi? E o que distingue as prostitutas sagradas das seculares? Buscaremos, portanto, nesta comunicao, explicitar como a dourada deusa que domina o esprito prudente dos homens manifesta seu poder atravs das hierdouloi e em que consiste essa funo sacerdotal. AS MULHERES NA OBRA A NAU DOS INSESATOS: O USO DE FIGURAS FEMININAS DA ANTIGUIDADE NO DISCURSO MORALIZANTE DE SEBASTIAN BRANT. Bacharel rsula Antunes dos Santos (UFRJ) Sebastian Brant escreve sua obra A Nau dos Insensatos em 1494, num momento marcado na Europa por inmeras mudanas no mbito scio-poltico e cultural, que culminou na Reforma. Diante dessas mudanas, Brant denuncia em sua obra as desintegraes de ordem moral e social na qual a Europa est imersa, usando ironia, exagero e erudio, tornando A Nau dos Insensatos um best-seller em Frhneuhochdeutsch (primeira fase do moderno-alto-alemo).

O presente trabalho mostra a apropriao do autor de figuras femininas da Antiguidade Clssica e Bblica a fim de apontar tanto os descaminhos do universo feminino, quanto os exemplos de figuras femininas a serem seguidos em uma perspectiva atemporal. Dia 19/09/2011 - 18h s 19h30min - Salo Nobre Mesa Coordenada 07 Coord: Prof. Doutorando dson Moreira Guimares Neto

EU TE SADO, ATHEN, ALFA E MEGA DOS HOMENS: AS DIFERENTES NOMINAES DA DEUSA DOS GLAUCOS OLHOS E SUA RELAO COM A SOCIEDADE GREGA Graduanda Amanda Tinoco de Mesquita (UFRJ) A presente comunicao pretende apresentar os diferentes eptetos utilizados pelos antigos gregos para denominar e demarcar as diferentes esferas de atuao da divindade Athen. Para tal, nos utilizaremos da Teogonia de Hesodo e dos Hinos Homricos, pretendendo demonstrar as vrias faces que a deusa assumia na Grcia Antiga, bem como entender como estas denominaes conferiam deusa diferentes papis na sociedade daquela poca. AS PRTICAS FUNERRIAS E SUA REPRESENTAO EM ALCESTE Graduanda Natlia Tavares Seixas (UFRJ) A morte a constante da humanidade.Compreendida como transformao da vida humana e no o indicativo de sua finitude, a morte celebrada por meio de ritos, funcionando como uma forma de assimilao do impacto da perda numa comunidade. O culto aos mortos um elemento central na religio grega. Sendo uma das prticas obrigatrias dentro da sociedade grega, o ritual fnebre constantemente retratado em sua cultura; exemplo disso a obra literria Alceste, de Eurpides. A relao estabelecida entre o ritual e a pea torna possvel um conhecimento profundo do comportamento da sociedade grega diante de um evento com grande capacidade de impacto no aspecto privado e pblico.

SOBRE O BOTHROS TE CONSAGRO, FORAS DE VIDA E MORTE: OS DEUSES CTNICOS E SUA RELAO COM A ATENAS DO PERODO CLSSICO (SC. V E IV A.C) Graduando Diego Ferreira Rosas (UFRJ) O Reino de Hades freqentemente descrito pelos poetas, como squilo, Eurpides e Hesodo, porm, a idia que se faz dele e das divindades que operam e atuam no mesmo, ganham diversas variantes consoante as pocas. Na presente comunicao buscaremos analisar, particularmente, as relaes que se

estabelecem entre os gregos do perodo clssico com as divindades chamadas por eles de khthonioi. O termo ctnico designa ou refere-se aos deuses ou deidades do mundo subterrneo, relacionados fertilidade da terra, existncia alm-tmulo e evocam tanto a abundncia quanto a morte, surgindo, muitas vezes, em oposio aos olimpianos, elucidando assim o binmio luz-trevas dentro da sociedade helnica.

O ASPECTO LUNAR DA DEUSA TRPLICE HCATE Graduanda Stphanie Barros Madureira (UFRJ) A presente comunicao busca analisar e compreender o aspecto lunar da deusa trplice Hcate, que no possui mito prprio, e como esse aspecto propicia sua relao com as prticas mgicas e a aproxima da deusa virgem rtemis. Sendo a lua grande representante do princpio feminino, est inteiramente ligada noite e s trevas, e a tudo o que a divindade ctnica possui sob seu reinado, j que tambm uma Rainha do Submundo. A lua Negra, que representa a senhora das feras, era considerada pelos antigos gregos a lua mais poderosa e propcia para sortilgios e encantamentos. A polaridade de Hcate, divindade ora benfazeja, ora perversa, explicada pela lua: que traz prosperidade, mas tambm o terror e a loucura. Dia 19/09/2011 - 18h s 19h30min - Sala 225 Mesa Coordenada 08 Coord: Prof. Doutorando Belchior Monteiro Lima Neto (PPGHIS/UFES) HONRA E DESONRA NA CIDADE ROMANA: COTIDIANO E PODER NAS CIVITATES NORTE-AFRICANAS SEGUNDO OS TESTEMUNHOS DE APULEIO DE MADAURA (SCULO II D.C.) Prof. Doutorando Belchior Monteiro Lima Neto (PPGHIS/UFES) Localizamos este artigo na dinmica cotidiana das civitates romanas no norte da frica. Interessa-nos analisar como se dava o dia-a-dia das relaes de poder entre os indivduos das elites citadinas locais: suas alianas familiares, suas concepes de honra e desonra, suas acepes acerca do lugar do filsofo e da magia na sociedade romana de meados do II sculo d.C. Tomando algumas obras de Apuleio de Madaura como fonte, tais como Apologia, Florida, Metamorphoses e Deus de Scrates, nossa pesquisa busca comprovar a acepo de que a acusao de magia imputada a Apuleio e o processo de difamao e desonra de sua imagem como filsofo e homem pblico tm relao ntima com os conflitos poltico-familiares presentes no cotidiano da cidade de Oea.

A REFUTAO DE ORGENES E A DIFERENCIAO ENTRE CRISTOS, JUDEUS E PAGOS (SCULO III D.C.) Profa Mestra Carolline da Silva Soares ( PPGHIS/UFES) O nosso objetivo neste artigo evidenciar o conflito scio-poltico e religioso existente entre o paganismo, o judasmo e o cristianismo no Imprio Romano em meados do sculo III, perodo no qual Orgenes, um presbtero alexandrino, escreve sua apologia, intitulada Contra Celso. Essa obra configura-se como uma refutao ao trabalho composto pelo filsofo Celso em finais do sculo II, denominada Palavra Verdadeira. Nossa inteno estabelecer as principais representaes que Orgenes faz de pagos, judeus e cristos, com o desgnio de distinguir os adeptos do cristianismo dos outros e, assim, traar uma diferenciao em que os cristos so vistos como pessoas superiores, melhores e corretas, fato que contribuiu, igualmente, para que Orgenes fixasse, por meio de sua retrica e de seus escritos, uma identidade crist no sculo III.

A ORGANIZAO DE UM CENTRO DES(CENTRALIZADO): A VOZ ROMANA E ASITICA PARA A FORMAO DE UMA EKKLESIA EPISCOPAL NO SCULO II. Profa. Doutoranda Ludimila Caliman Campos ( PPGHIS/UFES) O presente trabalho tem como objetivo apresentar uma discusso no que concerne as disputas pelo poder empreendidas ao longo do sculo II por dois centros cristos: congregaes da sia Menor e a ekklesia de Roma. Tais conflitos culminaram com a controvrsia quartodecimana que visava discutir qual seria o melhor dia para se comemorar a pscoa. Para esse debate utiliza-se a obra Histria Eclesistica de Eusbio de Cesareia.

DIIS GENITIS ET DEORVM CREATORIBVS: UMA ANLISE DA EPGRAFE TETRRQUICA ILS I 629 (CIL III 740) Prof. Doutorando Diogo Pereira da Silva (PPGHC - UFRJ) Em nosso projeto de pesquisa de doutorado denominado A retrica e o poder na poca de Diocleciano e da Tetrarquia, temos por objetivo identificar e examinar como as transformaes nas estruturas sociais e polticas que ocorreram no Imprio Romano, durante o sculo III, levaram ao desenvolvimento de uma nova proposta de representao do poder imperial na poca de Diocleciano e da Tetrarquia (284-305). No caso especfico do presente trabalho, buscamos refletir sobre o iderio imperial tetrrquico a partir da anlise da epgrafe ILS I 629 (CIL III 740) proveniente da cidade romana de Dyrrhachium (atual Durrs, Albnia). Em especial, examinaremos os discursos que relacionavam os imperadores augustos Diocleciano (284-305) e Maximiano (285-305; 306-310) aos deuses Jpiter e

Hrcules, e a formao da Tetrarquia com a adoo dos csares Constncio Cloro (293-306) e Galrio Maximiano (293-311).

Dia 19/09/2011 - 18h s 19h30min - Sala 227 Mesa Coordenada 09 Coord: Profa. Mestre Simone Maria Bielesch (Museu Nacional/UFRJ) AS REPRESENTAES DA DEUSA AFRODITE E AS CONCEPES DE MITO NA GRCIA ARCAICA E CLSSICA. Graduanda Gisele Pimentel de Souza (UFRJ) Este trabalho tem como objetivo examinar as diferentes representaes da deusa Afrodite na Grcia entre os sculos VIII e IV a.C., ligando-as, se possvel, viso de mito para esta sociedade. Durante os sculos que separam o surgimento de obras como a Teogonia de Hesodo e Ilada de Homero do despertar da filosofia de Plato, o mito ocupou estatutos diversos no pensamento grego. Um processo que se inicia com a esquematizao posta em prtica pelos poetas picos e seu estabelecimento de identidades e redes de relao entre os deuses, seus nascimentos genealogias, privilgios, funes e domnios; e prolonga-se at a racionalizao empreendida por Plato na figura de Scrates. Neste contexto de mudanas, as representaes dos deuses, tais como Afrodite, no poderiam permanecer as mesmas. Partindo de trs frentes documentais a poesia pica, a tragdia ateniense do sculo V a.C., e os dilogos de Plato identificaremos os elementos que em cada momento envolvem a ao da deusa, para ento construirmos uma relao de oposio entre a viso de cada perodo, pensando sobre semelhanas e diferenas entre ambos. E, concomitantemente a esta tarefa, estabeleceremos conexes com o momento em que tais representaes so criadas, utilizando-se de autores que problematizam a questo dos mitos na sociedade grega, para que possamos pensar que aspectos da sociedade de cada momento poderiam t-las influenciado.

O ASPECTO FUNERRIO DE SOKAR E A SUA ATUAO NOS CICLOS DE RENASCIMENTO Profa. Mestre Simone Maria Bielesch (Museu Nacional/UFRJ) O culto ao deus Sokar e a sua barca Henu pode ser encontrado desde os primrdios da histria do Egito antigo. Inicialmente ele habita a regio dos cemitrios menfitas conhecido como Rosetau. Na esfera funerria atuava no renascimento de Osris e na transferncia do poder real para Hrus. Posteriormente no Novo Imprio ele tambm atua no renascimento do deus-sol

quando este passa pelos reinos do Amduat em sua viagem noturna. Dessa forma, Sokar se torna uma pea vital na continuidade dos dois principais ciclos para os egpcios, o osiraco e o solar. O HOMEM DIANTE DA MORTE AS REPRESENTAES DA MORTE E DO MORRER Graduanda Marcia Luzia Pires Generoso (UFRJ - IFCS) A morte inexorvel. Esta uma afirmao categrica que a humanidade tenta refletir e questionar desde seu inicio. Assim os mais diversos povos do mundo construram vises e costumes peculiares acerca do momento final da vida. Em geral, nossa conscincia moderna sobre isto costuma ser simples: sabemos sobre o fim, mas no falamos ou pensamos sobre ele. O objetivo dessa comunicao o de analisar as mudanas espaos-temporais ocorridas nas representaes e atitudes do homem diante morte e o morrer, tendo como fio condutor mais geral a civilizao ocidental, dando nfase cidade do Rio de Janeiro at o incio do sculo XX.

Dia 20/09/2011 - 10h s 12h - Salo Nobre Mesa Coordenada 10 Coord: Profa. Mestre Giselle Moreira da Mata (UFG)

O TEATRO GREGO COMO FONTE HISTORIOGRFICA: REPRESENTAO E LEITURA. Profa. Mestranda Tatielly Fernandes Silva (UFG) Queremos com esta comunicao pensar a respeito dos critrios tericos, da metodologia e tcnicas de que o historiador deve se servir ao utilizar a produo teatral grega clssica como fonte historiogrfica tendo em vista seu contexto de produo e finalidade dentro deste. H um intenso debate acerca das aproximaes e distanciamentos entre Histria e Literatura e da validade desta ltima como documento para a pesquisa em histria, iremos nos servir deste e buscar estender seus levantamentos e resultados para o nosso objeto de interesse, a saber, as representaes de Helena nas tragdias de Eurpides.

DIONISO NO PALCO: ORFISMO NA TRAGDIA DE EURPIDES. Profa. Mestre Giselle Moreira da Mata (UFG) Orfeu conhecido entre os helenos como poeta e msico que desceu ao Hades em busca de sua amada Eurdice. Fundador do Orfismo, uma religio de mistrios, os rficos reverenciavam, especialmente, os deuses Persfone e

Dioniso. Deste modo, os mistrios de Eleusis e os rficos possuem em muitos momentos elementos entrecruzados. Sabendo disto, estudiosos apontam evidncias concernentes s prticas rficas em trabalhos de autores como Eurpides e Plato. Neste, propomos uma anlise de alguns elementos do orfismo expostos na tragdia Euripidiana do sculo V a.C.. Para isto, utilizamos alguns textos euripidanos como a obra, As Bacantes, dentre outros. Enfim, o teatro ateniense, enquanto um importante rito dentro no conjunto de homenagens nas festas dedicadas ao deus Dioniso, nos proporcionam o estudo do orfismo e Dionisismo por meio de um dos mais famosos tragedigrafos gregos da Antiguidade.

A IMAGEM HEROICA DE HRACLES: UMA ANALISE DAS REPRESENTAES TRGICAS DO HERI. Profa. Mestranda Poliane da Paixo Gonalves Pinto (UFG) Hracles foi conhecido como um dos principais heris do panteo grego, pela sua fora sobre humana, alm de ser o nico dos semideuses a alcanar a apoteose, aps realizar vrios processos kathrticos durante sua jornada terrestre. Sua histria no retrata apenas uma narrativa de deuses da antiguidade, mas sim mitos que possuam toda uma conotao e um ambiente de religiosidade. Esses mitos, serviam de inspirao as narrativas trgicas, as quais eram representadas em meio as poleis com uma srie de significados em sua constituio. Partindo desses pressupostos, analisaremos a representao heroica de Hracles no contexto da polis de Atenas, a partir das narrativas trgicas do perodo clssico.

A VIOLNCIA CONTRA O INOCENTE: RETRICA E SABEDORIA PRTICA NA TRAGDIA HCUBA DE EURPIDES Prof. Mestrando Brian Gordon Lutalo Kibuuka (UC / UFRJ / UFF) Este trabalho tem o objetivo de analisar o tema da retrica da violncia contra os inocentes a partir da fala de Hcuba a Agammnon no terceiro episdio (vv. 785-845) da tragdia Hcuba de Eurpides. O tema analisado em dilogo com os conceitos de mito, de sabedoria prtica e de justia adotados pelo filsofo Paul Ricoeur. Palavras-chave: Violncia, Retrica, Hcuba de Eurpides, Paul Ricoeur.

Dia 20/09/2011 - 10h s 12h - Sala 225 Mesa Coordenada 11 Cood: Prof. Arthur Luiz Silva de Oliveira (UERJ)

PBLICO E PRIVADO: UMA BREVE ANLISE BIBLIOGRFICA

Graduanda Thalita Carvalho de Lima (UFRJ) Esta comunicao est baseada na fase inicial de pesquisa sobre vivncia, concepo e distino do "pblico" e do "privado" no contexto da sociedade polade ateniense clssica. Irei propor uma anlise terica dos espaos pblicos e privados atravs de uma reviso bibliogrfica, mostrando como esses vm sendo abordados pela historiografia ressaltando a variabilidade desses espaos e suas fronteiras, ou seja, a forma pelas quais esses espaos institucionalizados podem adentrar esferas privadas e vice versa. O ADEUS LACEDEMNIO: TIRTEU E A IDEOLOGIA ESPARCIATA Prof Arthur Luiz Silva De Oliveira (UERJ) Os cantos lricos de Tirteu, compostos na Lacedemnia do sculo VII a.C., teriam fortalecido a ideologia esparciata com a valorizao da bela morte em nome do coletivo. Assim, utilizando-se de smbolos, signos e mitos na musicalidade, o poeta pode ser considerado o idelogo de Esparta, pois em suas elegias encontramos a exaltao s virtudes e a uma identidade comum, vinculadas construo de uma autoconscincia tnica percebida por laos de sangue; que seriam, inclusive, objetos de uma possvel manipulao social por meio de discursos de ordem e disciplina, onde o vital seria matar ou morrer pela plis.

A GUERRA DOS TITS. A PUNIO DE PROMETEU E SUA INFLUNCIA DO ANTIGO ORIENTE PRXIMO. Graduando Leandro Gama e Silva de omena (UFRRJ - IM) O presente estudo pretende abordar as influncias que Hesodo sofreu na Grcia do sculo VIII sobre as narrativas mticas do antigo oriente prximo. Temos como exemplo a epopia Atrahasis de em que possui uma estrutura punio e castigo, similar ao mito de Prometeu na Teogonia. Ser comparado e analisado ambos os dados para podermos esmiuar suas identidades e suas diferenas sobre as criaes mticas. E ser abordado inicialmente a idia de uma culpa sinalizada em ambos os contextos histricos A BELEZA DE HELENA E O ESPELHO DA MULHER ESPARTANA. (SC. XII A.C.) Profa Dayanne de Menezes Coimbra (UERJ) Helena de Esparta nos apresentada ora vtima da guerra, ora causadora da discrdia, ora matria de seu prprio amor, ora motivo para a perpetuao de uma vingana. Ela como membro da realeza e mulher de comportamento social ativo na sociedade masculina, seria um elemento importante e essencial para a legitimao do poder de Menelau como rei de Esparta, alm de ser um modelo que quebrava padres por possuir o cetro real, se diferenciando totalmente das cidads espartanas.

Dia 20/09/2011 - 10h s 12h - Sala 227 Mesa Coordenada 12 Coord: Profa. Dra. Norma Musco Mendes (UFRJ)

OTAVIANO E O PRINCIPADO: O USO DAS IMAGENS NA LUTA PELO PODER EM ROMA Profa. Claudia dos Santos Gomes (UFRJ) Para Gina Pischel, a arte como fenmeno singular e absoluto portadora e anunciadora de um valor expressivo, por conseguinte, est inserida no ambiente histrico afeito s necessidades e problemas de um dado tempo e de uma dada sociedade. A partir dessa ideia, acreditamos poder analisar o momento histrico de estabelecimento do regime poltico do Principado atravs da sua produo artstica, pois percebemos a imagem de arte como veculo de mensagens e propagadora de ideologias. A comunicao pretende evidenciar as opes estticas e o uso de smbolos adotados por Otaviano a partir de 44 a.C. a 27 a.C. a partir da anlise da cultura material do perodo. O PRINCIPADO DE AUGUSTO E A ENEIDA DE VIRGLIO: UMA AMOSTRAGEM DO "PROJETO IMPERIAL" ROMANO. Prof. Mestrando Thiago de Almeida Loureno Cardoso Pires (CEIA\LHIA PPGHCUFRJ) Procuraremos nesta comunicao demonstrar alguns pontos iniciais de nossa pesquisa de mestrado intitulada: Uma reflexo comparativa sobre a relao entre arte e poder: a propaganda poltica no Principado. Para tanto iremos averiguar com base em trechos da Eneida de Virglio como o Principado se utilizou de representaes tradicionais da cultura republicana para construir uma nova identidade romana que legitimasse o poder excepcional de seu novo lder: Augusto.

A CONSTRUO PBLICA E OS ATOS EVERGETAS NA COLNIA AUGUSTA EMERITA: O CASO DOS EDIFCIOS FORENSES Profa Mestra Airan dos Santos Borges (UFRJ) Nesta comunicao visamos discutir a importncia dos atos evergetas na consolidao arquitetnica dos espaos pblicos da colnia Augusta Emerita (capital da provncia da Lusitnia / sudoeste da pennsula Ibrica) durante o Alto Imprio. Nesse sentido, caracterizamos o fenmeno evergtico como uma conduta social pela qual os notveis da cidade destinavam parte de sua riqueza comunidade sob a forma de contribuies construo pblica, promovendo, assim, a divulgao da dignitas dos cidados com a finalidade de legitimar sua

posio social na ordem social colonial. Para tanto, focaremos nossas anlises no desenvolvimento da arte escultrica presente nos espaos pblicos forenses.

AS DEAE MATRES DA BRITNIA: UM EXEMPLO DE RELIGIOSIDADE HBRIDA. Bacharel Erika Vital Pedreira (UFRJ) Ao longo de sua existncia, o Imprio Romano ampliou seu domnio a diversas reas do mundo antigo. E em todas as regies conquistada Roma implantou um sistema urbano, bem como, inseriu traos de sua cultura, poltica e religiosidade. Contudo, em cada uma das provncias, as prticas implementadas assumiram caractersticas prprias, adequadas s especificidades de cada regio. Tomando por base esta afirmao, pretendemos analisar representaes das Deae Matres, ou seja, divindades femininas da provncia da Britnia, a fim de demonstrar como a insero de prticas da religiosidade romana e a manuteno de elementos locais corroboraram a formao do que acreditamos uma terceira forma de religiosidade hbrida. SALCIA E MIRBRIGA DOIS PONTOS DE INTERSEO ENTRE A RELIGIO ROMANA E A NATIVA NA LUSITNIA, ATRAVS DO CULTO AQUTICO. Prof. Doutorando Jorge Ricardo Raposo da Cmara (PPGHC) As duas cidades da provncia da Lusitnia apresentam exemplos da representao cultural no contexto do imperialismo romano. A observao da interao dos elementos do culto imperial com as possveis evidncias do culto aqutico permitem-nos verificar a manifestao do hibridismo cultural na religio. Atravs do carter ambguo das divindades cultuadas, como a deusa Vnus em Mirbriga e o rio Sado em Salcia, que emerge da prtica da interpretatio, verificamos a elaborao de um novo discurso de representao na religio lusitano-romana.

Dia 20/09/2011 - 14h s 15h45min - Salo Nobre Mesa Coordenada 13 Coord: Profa. Doutoranda Lolita Guimares Guerra (Universidade Estadual de Feira de Santana) OS DEUSES NA LONJURA E NO OUTRORA: CONSIDERAES SOBRE A MITOLOGIA E A EXPERINCIA RELIGIOSA. Profa. Doutoranda Lolita Guimares Guerra (Universidade Estadual de Feira de Santana)

Como escreveu Mircea Eliade, o mito revela a estrutura da divindade, situada acima dos atributos e na qual se renem todos os contrrios. Deus e mito compartilham, portanto, daquelas caractersticas que os destacam como o outro do homem e o outro do discurso. Situados fora do tempo e fora do espao, num lugar designado por Eudoro de Sousa como o da lonjura e do outrora, constituem a alteridade absoluta. Mais que humano, irrestrito ao tempo e ao espao, o deus revela-se, no mito, como caos e excesso para o indivduo sujeitado pela ordem e pela conteno. Essa liberdade total exemplificada no fragmento de nmero 67 de Herclito no qual a divindade descrita como uma srie de opostos coincidentes: dia-noite, inverno-vero, guerra-paz, saciedade-fome. O deus imagem da eternidade, de corpos imensos libertos do gnero, da forma e, mesmo, da espcie. Ao v-lo, o homem, em sua pequenez e sua mediocridade, imerge na noite adormecida em si, esta intimidade insubmissa que a alma. Fora de si, entusiasmada, a mnade despedaa a cria capturada, animalizada, desterritorializada e, logo em seguida, impe o enigma: minha metamorfose, pai, percebes?.

MITO COMO CONHECIMENTO, VERDADE COMO QUESTO Prof. Doutorando Diogo dos Santos Silva (UERJ) Sabemos que a nossa tradio ocidental fundamentou sua metafsica em um sempre constante afastamento dos mitos, seja pela influncia judaico-crist, seja por influncia dos modelos cientficos. No entanto, o homem antigo via em seus mitos toda a questo humana. De que forma se dava a relao do homem antigo com seus mitos? Pensaremos a partir das antigas culturas clssicas de que maneira as narrativas mticas colocavam ao homem a questo do conhecimento.

DIVIDIR PARA CRIAR: MITOS DE CRIAO DO MUNDO EM PERSPECTIVA COMPARADA - PURUSHA SUKTA E ENUMA ELISH Graduando Joo Curzio (UFRJ) O questionamento a respeito do surgimento do mundo to atual hoje quanto era h milnios atrs. Partindo-se do pressuposto de que as narrativas mticas instauram uma realidade simblico-representativa da viso de mundo daqueles grupos sociais dos quais so provenientes, este trabalho tenciona apresentar, seguindo os conceitos de Mircea Eliade e Joseph Campbell, dois mitos de criao atravs dos seguintes textos: Purusha Sukta e Enuma Elish Estas narrativas sero analisadas a partir de duas premissas bsicas: como relatos literrios e, ao mesmo tempo, como marcos fundadores de identidades culturais e religiosas, historicamente condicionados e condicionantes. Desta forma, buscar-se- compreender a viso humana no tocante criao, bem como promover reflexes pautadas nas teorias apresentadas a respeito deste tema.

Dia 20/09/2011 - 14h s 15h45min - Sala 225 Mesa Coordenada 14 Coord: Profa. Dra. Norma Musco Mendes (UFRJ / I.H.)

A PROVNCIA DA LUSITNIA, O MAR MEDITERRNEO E O OCEANO ATLNTICO: A INTERFACE DE DOIS SISTEMAS ECONMICOS. Profa. Dra. Norma Musco Mendes (UFRJ / I.H.) O objetivo da presente comunicao prosseguir com o estudo das prticas que caracterizaram a dinmica de dependncia econmica, a qual se constituiu numa das variveis de apoio para a formao, a reproduo e a desagregao do Imprio Romano. Neste sentido, a pesquisa que venho realizando sobre os processos de Romanizao na provncia da Lusitnia estimula a reflexo sobre a interface de dois sistemas de explorao econmica, um centrado no Mar mediterrneo e o outro no Oceano Atlntico.

O LIMES GERMNICO: UMA REFLEXO SOBRE FRONTEIRA NO IMPRIO ROMANO. Graduando Leonardo Judice Amatuzzi (UFRJ) O objetivo dessa comunicao consiste na apresentao dos resultados iniciais da pesquisa que venho realizando dentro do prprio laboratrio de Histria Antiga da UFRJ. Esta pesquisa tem como objetivos principais problematizar a noo de limes romano e o impacto que esta poltica de fronteiras teve em relao s formas de relacionamento entre romanos e germanos na zona de fronteira reno-danubiana, durante os sculos I e II d.C.

A VILLA DE SO CUCUFATE E AS INTERAES CULTURAIS COM O MUNDO CELTA Graduando Rmulo Coimbra do Nascimento (UFRJ) Nesta comunicao, pretendo apresentar os resultados parciais da pesquisa que venho desenvolvendo como bolsista de Iniciao Cientfica/PIBIC no Laboratrio de Histria Antiga da UFRJ, sob a orientao da Profa. Dra. Norma Musco Mendes. Veremos algumas das discusses que vem sendo realizadas acerca do "Sistema econmico imperial romano" e sua desagregao. Partindo da teoria de que em seu lugar se formaram novas redes econmicas espacialmente mais restritas, procuramos averiguar a formao de um desses sistemas, que seria constitudo por uma rede de conexes pelo Atlntico e no qual a Lusitnia estaria inserida. Para tanto pretendemos analisar a documentao de cultura material das

villae da Lusitnia, em especial da Villa de So Cucufate, que apresenta caractersticas estilsticas que indicam uma conexo com o mundo celta.

O "THEOS ANR" E SUAS FUNES SOCIAIS NA ANTIGUIDADE TARDIA Prof. Mestre Ivan Vieira Neto (UFG) Em todos os tempos, as sociedades humanas esto sujeitas a mecanismos para o regimento interno das suas prticas culturais, que tanto podem ser parte de uma poltica regulamentadora instituda pelos grupos governantes quanto partcipes de uma tradio popular autonomamente estabelecida ao longo de sculos pelas memrias populares. Destacamos como exemplo de ambas as possibilidades o surgimento e a asceno social dos theoi ndres ( ) no Imprio Romano, que desde os scs. I e II d.C. se apresentavam como indivduos detentores de uma relao estreita com o mundo divino. Durante os primrdios da Antiguidade Tardia, especialmente entre os scs. III e IV d.C., o mundo helenstico-romano experimentou um alargamento do imaginrio a respeito dos homens divinos e dos seus poderes sobre-humanos, encontrando respaldo na filosofia neoplatnica e repercutindo tambm na ideologia poltica do Dominato. Apresentamos nesta comunicao uma breve discusso sobre o alcance deste imaginrio e as funes sociais desempenhadas pelos indivduos considerados divinos. Dia 20/09/2011 - 16h s 17h45min - Salo Nobre Mesa Coordenada 15 Coord: Prof. Dr. Julio Cesar Mendona Gralha ASPECTOS DUAIS NO ANTIGO EGITO: DEUSES E HOMEM (1550 1070 A.C) Ps Graduanda Marina Rockenback de Almeida (UERJ) A presente pesquisa visa explorar o imaginrio social construdo no Egito Antigo, tendo por foco a dualidade estabelecida entre diversos aspectos dessa sociedade. Tais como: cu e terra, bom e mau, mundo dos vivos e mundo dos mortos, a viagem do dia e da noite do sol so elementos simblicos com forte presena na cultura egpcia. Tomando por base essas formas duais, analisaremos o mito de Isis e Osris, transcrito por Plutarco em seu livro Obras Morales y de costumbres (Moralia) VI Isis y Osiris Dilogos Pticos, sob a perspectiva de desvendar a funo do mito ao estabelecer um contato dual entre o homem e os deuses, e de que modo esta dualidade acontecia. Pretende-se tambm com essa pesquisa identificar como as prticas divinas nos mitos acabavam por estabelecer representaes duais nas prticas sociais e na estrutura familiar. PRTICAS AMOROSAS: IMAGINRIO SOCIAL NO ANTIGO EGITO (1550-1070 A.C.) Ps Graduanda Thamis Malena Marciano Caria (UERJ)

O presente trabalho visa analisar as prticas amorosas do Egito Antigo, buscando compreender as relaes sociais e o imaginrio social no cotidiano deste universo. Por meio da anlise dos poemas de amor e da iconografia do perodo estudado, possvel identificar prticas socio-culturais e o modo como o egpcio idealizava esteticamente a sua amada e o seu amado. Contudo, observamos que dentro das prticas amorosas esto inseridas as prticas mgicas, que fornecem para este estudo exemplos significativos sobre a conquista amorosa, indicando deste modo, formas de relaes de poder entre indivduos e segmentos sociais. Apesar de no ser o elemento central nesta pesquisa possvel comparar essas prticas do Egito Faranico com as prticas atuais do mundo contemporneo, de modo a perceber caractersticas e elementos significativos no tempo presente. A PROPAGANDA AUGUSTANA E A CONSTRUO DA IMAGEM DE CLEPATRA VII (SC. I. A.C) Ps Graduanda Rafaela Cristine de Morais Vieira (UERJ) A pesquisa tem por objetivo analisar a configurao da imagem da governante ptolomaica a partir da propaganda que Otavio Augusto realizou no sculo I a.c a fim de legitimar seus feitos no mediterrneo antigo. Como porta voz de seu discurso, o trabalho se voltar para a poesia lrica de Horcio, um dos escritores romano mais influente da poca, na Ode I intitulada Agora preciso beber onde descreve a importncia da derrota de Clepatra na batalha naval de Actium no ano de 31 a.C e do suicdio desta no ano seguinte. Neste sentido, a disputa no tem carter de guerra civil e sim um conflito entre Oriente, representado em Clepatra e Ocidente em Augusto, tornando este lder absoluto do Imprio. Desta forma, a propaganda a ser estudada possui um discurso de misoginia com o objetivo de distorcer a figura feminina atrelada ao poder, transformando Clepatra em uma personagem constante no imaginrio social da poca perdurando ate a contemporaneidade.

EGITO PTOLOMAICO: TEMPO E ESPAO NAS RELAES DE PODER Prof. Dr. Julio Cesar Mendona Gralha (UERJ) O trabalho em questo tem por objetivo explorar o uso do espao e do tempo como elemento de consolidao de formas culturais e sociais de legitimidade, e relaes de poder, por meio de construes de imaginrios sociais durante o perodo conhecido como Egito Ptolomaico (ou Lgida) aproximadamente entre 305 e 30 a.C. Neste sentido, narrativas mticas e profticas, bem como a arquitetura e a iconografia de santurios, templos e monumentos egpcios antigos durante a dinastia ptolomaica podem ser percebidas como aes significativas no estabelecimento da autoridade, do controle social, da cooperao e cooptao de segmentos locais significativos; pretendendo assim, evitar aes de carter coercitivo.

Dia 20/09/2011 - 16h s 17h45min - Sala 225 Mesa Coordenada 16 Coord: Profa. Doutoranda Liliane Cristina Coelho (GEEMAAT/CEIA/PPGH UFF; ITECNE) ARQUITETURA DOMSTICA EM VILAS DE TRABALHADORES: OS EXEMPLOS DE EL-AMARNA E DEIR EL-MEDINA Profa. Doutoranda Liliane Cristina Coelho (GEEMAAT/CEIA/PPGH UFF; ITECNE ) Os usos dados a cada um dos espaos de uma casa podem ser determinados, por meio da Arqueologia, de duas maneiras distintas: pela anlise de sua forma e de sua localizao no conjunto de cmodos da residncia, ou por meio dos objetos recuperados em cada um dos ambientes. Exemplos de arquitetura domstica podem ser encontrados em todos os perodos da histria egpcia, mas durante o Reino Novo (c. 1550-1070 a.C.) uma comparao entre o uso dos espaos pode ser estabelecida por meio do estudo das casas de duas vilas que foram construdas para abrigar trabalhadores envolvidos com a construo de tumbas, uma localizada na antiga Tebas e conhecida atualmente como Deir el-Medina, e a outra no Mdio Egito, na antiga Akhetaton, hoje a regio de el-Amarna. Para esta comunicao partiremos da arquitetura domstica presente em cada um desses locais, buscando estabelecer as semelhanas e diferenas no que se refere ao uso dos ambientes e organizao do espao domstico.

O USO RITUAL DO ESPAO PRIVADO NA ANTIGA CIDADE EGPCIA DE AMARNA, C. 1350-1330 A.C. Graduando Rennan de Souza Lemos (GEEMAAT/UFF) O objetivo deste trabalho analisar o uso ritual dos espaos privados, isto , das casas e capelas vinculadas a residncias, na antiga cidade egpcia de Akhetaton atual Tell el-Amarna, buscando contextualizar as prticas domsticas de religiosidade em meio s modificaes religiosas introduzidas pelo fara Akhenaton, no perodo histrico conhecido como Reforma de Amarna. Basear-meei, para tanto, nos artefatos trazidos luz pelas escavaes recentes realizadas na cidade antiga. O presente texto est inserido em minha pesquisa de graduando, como bolsista de iniciao cientfica da FAPERJ, vinculada ao Grupo de Estudos Egiptolgicos Maat, com orientao do professor Ciro Flamarion Cardoso; materiais e orientaes tambm foram facultados pela arqueolga Anna Stevens, do University of Cambridge Amarna Project.

EM BUSCA DO CONTEDO TEOLGICO AMARNIANO: UMA ANLISE DO GRANDE HINO AO DEUS ATON Profa. Doutoranda Gisela Chapot (GEEMAAT/UFF) O reinado do fara Akhenaton foi marcado por uma srie de mudanas significativas promovidas nos mbitos social, artstico, religioso do Egito, as quais constituram um dos eventos mais polmicos da histria faranica: a Reforma de Amarna (1353 1335 a.C.). Em meio a tantas reformulaes, a lngua egpcia antiga recebeu, igualmente, uma nova roupagem e apresentou caractersticas distintas em relao ao momento predecessor. Segundo Emanuel Arajo, Akhenaton, introduziu um novo estilo de expresso textual, no qual era possvel observarmos o emprego de elementos informais da linguagem oral, sob uma gramtica que misturava habilmente o vernculo clssico e do cotidiano. Tal inovao est presente no Grande Hino ao deus Aton, exaltado por sua beleza e eloqncia ao abordar os preceitos de Akhenaton. Os hinos pertenciam a uma categoria literria onde freqentemente os deuses eram bajulados, enaltecendo seus atributos mais caractersticos e seu prestgio dentro do panteo. Aton se enquadrou nesta premissa, contudo, em tais composies amarnianas, as referncias s batalhas ou conflitos foram sobrepujadas pelo excesso de expresses positivas, inclusivas e descries naturalistas. Pretendemos, nesta comunicao, realizar uma anlise completa do Grande Hino ao Aton uma das fontes que melhor que sistematizam a religio de Akhenaton- para que possamos extrair do mesmo o contedo teolgico da reforma de Amarna. ENTRE TEBAS E AMARNA: ETAPAS DO TRABALHO NA ELABORAO DE TUMBAS REAIS E PRIVADAS Prof. Doutorando Moacir Elias Santos (GEEMAAT/CEIA/PPGH UFF; ITECNE) Durante o Reino Novo (c.1550-1070 a.C.) foram construdas a oeste da cidade de Tebas e a leste da cidade de Amarna centenas de tumbas que se destinavam a abrigar as mmias e bens funerrios de egpcios que almejavam a vida eterna. Os responsveis pelas construes eram trabalhadores especializados que viveram em vilas planejadas pelo Estado, uma vez que serviam diretamente ao rei. Ao mesmo tempo, os trabalhadores que residiam a oeste de Tebas, na vila de Deir el-Medina, ocuparam-se da construo de suas prprias tumbas, bem como atuaram em outros projetos particulares. Nesta comunicao apresentaremos o estudo que realizamos a partir de fontes escritas, iconogrficas e arqueolgicas que revelam inmeros dados sobre todas as etapas do trabalho que estavam relacionadas construo das tumbas, desde a escolha do local at a rpida finalizao dos projetos que, muitas vezes, permaneceram inacabados.

Dia 20/09/2011 - 18h s 21h - Salo Nobre Conferncia 02

TIEMPO Y ESPACIO EN HESIODO. UNA LECTURA DEL MITO EN CLAVE TMPORO-ESPACIAL Prof. Dr. Mara Cecilia Colombani (Letras Clssicas - Universidad Nacional de Mar del Plata e Universidad de Morn) Qu es lo que hace que lo que se denomina mito est habitado o posedo por una necesidad de hablar, por un deseo de saber, por una voluntad de buscar el sentido, la razn del discurso considerado en s mismo?1 A partir de la complejidad que el mito entraa y de nuestro propio inters en hacerlo hablar, el proyecto del presente trabajo consiste en pensar el concepto de temporalidad al interior de la lgica del mito. Para ello debemos entender al mito como una dacin de sentido, como un logos explicativo, y, desde all, recorrer algunas caractersticas del mismo para comprender su estructura interna, para, en un segundo momento, relevar el tema del tiempo y el espacio al interior de su lgica. La dimensin significativa que el mito supone implica una eto-mito-poitica. El mito aparece, pues, como un operador de sentido, como un generador de sentido. La dimensin significativa que el mito entraa, supone un ncleo de instalacin simblica: valores, smbolos, imgenes primigenias, ideas, creencias, instituciones, modelos de comportamiento, bases constituyentes de la identidad. Ahora bien, Qu sucede con el tiempo y el espacio al interior de esta estructura? Cul es el tiempo de los hombres y cul el de los dioses? Se puede, en realidad de hablar de tiempo en los dioses? No son acaso los Sempiternos Inmortales de los que habla Hesodo? En primer lugar debemos establecer algunas consideraciones de carcter ntropo-religioso para ver la cuestin del tiempo como eje de problematizacin. En este escenario que interpela la lgica intrnseca del mito, el signo de la atemporalidad, que hemos sugerido como marca identitaria del plano divino, guarda, no obstante, una cierta lgica temporal. Los dioses parecen tener una cierta vida cotidiana, un cierto movimiento, que se juega, como corresponde, en una espacialidad abierta y en una temporalidad acotada. Frente a la atemporalidad que su estatuto implica, un cierto registro temporal parece atravesarlo, tensionando, una vez, la lgica unvoca y dando cuenta de la ambigedad que el mito supone y despliega en sus mltiples facetas. Esa cotidianidad, que tan intensamente parece homologar los planos, heterogneos entre s, puede ser rastreada con una serie de ejemplos que anudarn siempre la misma relacin: tiempo, espacio y accin. Los dioses actan, despliegan acciones, transforman con ellas el espacio y, como sabemos, la accin discurre en una cierta temporalidad, en una cierta secuencia temporal, en un cierto antes y despus; es as como se vislumbra desde el mundo humano, que slo capta el movimiento-accin asociado a la nocin de tiempo. Conferncia 03 O PRESENTE NO PASSADO Prof. Dr. Jos Antonio Dabdab Trabulsi (UFMG)

Atravs de uma anlise de algumas biografias de Pricles escritas no sculo XX, proponho uma reflexo sobre o impacto do presente na reconstruo do passado.

Dia 21/09/2011 - 09h s 12h - Salo Nobre Conferncia 04 CENAS DE GUERRA: UMA REPRESENTAO ARTSTICA DO TEMPO E DO ESPAO NA ASSRIA Profa. Dra. Katia Maria Paim Pozzer (LAPEMA-ULBRA) Os resultados apresentados nesta comunicao referem-se concluses preliminares do projeto de pesquisa Guerra e Religio - Estudo de textos e imagens do mundo antigo oriental em curso, que tem por objetivo compreender a relao entre a religio e os conflitos militares que marcaram a constituio do grande imprio neoassrio na Antiguidade, atravs da representao imagtica dos simbolismos religiosos nas narrativas visuais da guerra. Este projeto de pesquisa conta com apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientfico e Tecnolgico (CNPq-Brasil) e da Fundao da Amparo Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (FAPERGS). As atividades so desenvolvidas no Laboratrio de Pesquisa do Mundo Antigo (LAPEMA), do Curso de Histria da Universidade Luterana do Brasil (ULBRA). No mundo mesopotmico, o relevo sobre pedra foi uma das mais importantes manifestaes artsticas. Os mais usados foram os baixos-relevos sobre lajes de alabastro, repartidas em duas ou mais partes, recobrindo as paredes dos palcios. A prtica cultural de criao de relevos monumentais est associada ao momento poltico de construo de grande imprios. A maioria das cenas representadas evocam a guerra e as campanhas militares empreendidas pelos assrios contra seus inimigos. Podemos afirmar que a evoluo dos estilos da escultura assria refletiu o desenvolvimento e o uso da escrita. As cenas narrativas mais antigas resumiam e simbolizavam os feitos reais, uma longa histria era comprimida numa composio simples. Cada painel era tratado como uma unidade autoexplicativa. No final do sculo VII a.C., no entanto, as divises fsicas entre os painis foram ignoradas e as composies ocupavam uma sala inteira. Esta prtica permitiu incluir maior nmero de detalhes na imagem e conferiu maior dramaticidade a ocupao do espao. Cenas sucessivas criavam um efeito cinematogrfico: o espectador podia iniciar num ponto, ir prosseguindo e acompanhando o avano do exrcito assrio, o progresso da batalha, da tomada da cidade e o desfile dos deportados diante do rei. Dentre as maiores produes artsticas assrias encontram-se algumas das esculturas excepcionais que adornavam o palcio de Senaqueribe, em Nnive. Uma delas a Batalha de TilTuba, uma composio artstica elaborada sob o reinado de Assurbanipal (668631 a.C.), onde h muitos detalhes e a tradicional averso assria aos espaos vazios usada para expressar o caos da guerra, com um movimento incessante

de um painel outro. Tais representaes serviam como propaganda poltica, social, econmica, religiosa, com uma forte carga ideolgica, que tinha como objetivo legitimar o poder dos governantes perante seus sditos. Mas tambm poderiam ser objeto de admirao da realeza em uma tentativa de perpetuao de sua imagem e, assim, de seu poder. Conferncia 05 TEMPOS DE GUERRA/ESPAOS DE PAZ: A NAVEGAO DE GUERRA NA ATENAS CLSSICA Prof. Dr. Ana Lvia Bomfim Vieira (Histria Antiga - UEMA) Este trabalho objetiva discutir algumas representaes do mar construdas pelo atenienses do perodo clssico, notadamente, aquela do mar como um espao blico. Contudo, esta representao convive com muitas outras, incluindo, a da imagem do mar como um espao de manuteno da vida. Analisaremos como se relacionam estas imagens aparentemente contraditrias. Conferncia 06 TEMPO E NARRATIVA NOS DILOGOS PLATNICOS Prof. Dr. Maria das Graas de Moraes Augusto (Filosofia Antiga - UFRJ)

Dia 21/09/2011 - 14h s 15h45min - Salo Nobre Mesa Coordenada 17 Coord: Prof Dra. Tania Martins Santos (UFRJ) Poltica, retrica e violncia em Hcuba de Eurpides Prof. Mestrando Brian Gordon Lutalo Kibuuka A tragdia Hcuba de Eurpides apresenta em seu enredo uma trama cujas motivaes que tensionam e conduzem s aes so claramente polticas, envolvendo as relaes entre estrangeiros unidos por cdigos de hospitalidade, entre os senhores e as cativas de guerra, entre os governantes e os seus vassalos, e at mesmo entre os mortos e os vivos. Inerente a tais relaes, a dke idealmente vigora e normatiza os discursos e atos, mas torna-se volvel no transcorrer da pea dada a sua vulnerabilidade diante dos jogos retricos e diante das relaes de poder que determinam as oposies trgicas da pea. Tal eroso da dke justifica os assassinatos traio, os assassinatos rituais ou o assassinato motivado por vingana que fecha a pea. E neste jogo retrico que Eurpides encena no apenas o mythos, mas expe a prpria plis, amalgamando as questes vigentes em seu contexto s suas concepes particulares e s demandas artsticas do drama. Este trabalho visa identificar tal jogo poltico-

retrico presente na pea, destacando-o na fala de Hcuba a Agammnon no terceiro episdio (vv. 785-845), identificando, onde possvel, as caractersticas retricas do discurso de Hcuba. A RETRICA DO KALS KA AGATHS POR ISCMACO DE XENOFONTE Prof. Mestrando Emerson Rocha de Almeida O Econmico de Xenofonte apresenta uma pedagogia para a boa administrao do okos. Nela, o prosador tico procura mensurar o kals ka agaths, formulando uma paidia econmica e estabelecendo funes ideais para os membros da famlia. O instrumento utilizado pelo prosador tico para a formao do kals ka agaths a retrica. Seu principal orador Iscmaco, que, por meio de elementos retricos presentes em Aristteles, constri um discurso articulado em argumentos sobre o que til ao okos e consequentemente plis e o que o bem para o casal. O objetivo do trabalho ora proposto analisar, com base no Livro I, captulo VI, da Arte Retrica de Aristteles, como Xenofonte apresenta esses conceitos no discurso de Iscmaco no Livro VII de Econmico.

A RETRICA NO AGN DA COMDIA AS NUVENS Profa. Mestranda Luana Cruz da Silva Neste trabalho pretende-se analisar, em alguns excertos, o uso da retrica feito pelos raciocnios Justo e Injusto no agn da pea As Nuvens de Aristfanes. Na comdia aristofnica h um embate entre o novo e o antigo, entre a educao tradicional e a nova educao (sofstica). A parte que melhor ilustra esse confronto o agn entre os dois raciocnios. Esse embate de cunho argumentativo. Para a anlise sero utilizados alguns pressupostos da Arte Retrica de Aristteles.

A RETRICA DA PERSUASO EM FILPICAS Prof. Mestrando Marcelo de Oliveira Coutinho Demstenes, orador ateniense nascido em 384 a.C., foi designado trierarca ainda jovem. Os seus discursos na assembleia contra as ambies hegemnicas da Macednia se deram a partir de 357 a.C. Quando Filipe II assumiu o poder macednio em 359, deu incio a um processo de expanso de seu poder e influncia em direo ao sul. As Filpicas so a expresso clara da posio poltica de Demstenes. A Primeira Filpica, cuja data aproximada 349 a.C., chama a ateno para a necessidade da preparao blica contra Filipe: o orador solicita que a cidade se arme para que o rei macednio no surpreenda Atenas.

Para analisar a pea retrica, ser utilizada a fundamentao terica que tradicionalmente serve de base para a anlise de discursos retricos da Antiguidade. Trata-se dos pressupostos da defesa argumentativa de Aristteles, na obra Retrica. Ser importante para o presente texto analisar as impresses aristotlicas acerca do gnero deliberativo, que o mais indicado para o estudo dos discursos voltados para assembleia compostos por Demstenes.

Dia 21/09/2011 - 14h s 15h45min - Sala 225 Mesa Coordenada 18 Coord: Profa. Mestranda Nathlia Queiroz Mariano Cruz (UFG)

O IDEAL ARISTOCRTICO NA REPRESENTAO SOCIAL REPUBLICANA ACERCA DOS MERCADORES: UM ESTUDO COMPARATIVO DOS ESCRITOS DE CATO, VARRO E CCERO Prof. Mestrando Alter Rodrigues Elvas Cordeiro (UFRJ) Esta comunicao apontar a valorizao dum ideal aristocrtico, voltado ao espao rural e ao cio cvico e a desvalorizao da vida urbana, do trabalho braal e das trocas comerciais nos escritos de Cato (De Agri Cultura), Varro (Rerum rusticarum) e Ccero (De Officiis).

MEMRIA E ESCRITA DA HISTRIA: A EXEMPLARIDADE DOS FEITOS PASSADOS NA CONSTRUO DE UM IDEAL REPUBLICANO NAS OBRAS DE CAIO SALSTIO CRISPO. Profa. Mestranda Daniela Barbosa da Silva (UFOP) O presente trabalho pretende analisar como a elaborao da memria molda um padro de costumes e virtudes que, dentro do conceito de Historia Magistra Vitae, permeiam a escrita da histria na Roma Republicana. Assim, o objetivo demonstrar como os usos da Memria, articulados na escrita de Caio Salstio Crispo em "Guerra Jugurtina" e "Guerra Catilinria", formam um ideal de sociedade romana calcados na exemplaridade dos antepassados.

DISCURSOS DE PODER E RELAES SOCIAIS NO MTODO LINGUSTICO DO CDIGO LEGISLATIVO TALMDICO (II. D.C) Profa. Mestranda Nathlia Queiroz Mariano Cruz (UFG) Os recursos lingusticos enquanto repositrios dos discursos de poder permitem aos estudos histricos abordagens e anlises das vrias relaes sociais que muitas vezes escapam ao olhar atento do historiador. A linguagem discursiva retm em seu interior uma srie de intenes que possibilitam as

relaes de poder, e no ingenuamente o mundo antigo j vinha a assinalar uma preocupao com a semntica do discurso, fazendo de prticas tais como a retrica e a dialtica mecanismos viveis manipulao lingustica. Como narrativa, as literaturas sagradas obedecem tambm a esses rigores discursivos, e que so extendidos para o meio social de acordo com a sua influncia e repercusso. A partir desta perspectiva que tomamos como necessrio o presente trabalho, dado o desenrolar dos estudos que temos desenvolvido sobre o impacto dos cdices legislativos presente no Talmude enquanto fator identitrio e patrimnio imaterial, acreditamos ser de todo importante um esclarecimento sobre a hermenutica talmdica, e em especial a sua aplicao nos cdices legislativos presentes no tratado de Sanhedrin. Dia 21/09/2011 - 14h s 15h45min - Sala 227 Mesa Coordenada 19 Coord: Prof. Doutorando Andr Lus dos Santos Barroso (UNICAMP / UFRJ)

"CULTURA POPULAR E MAGIA NOS CRISTIANISMOS ORIGINRIOS: OS THOI ANDRS E A 'HISTRIA PROTO-CRIST' CONSTRUDA EM ATOS DOS APSTOLOS" Prof. Mestre Daniel Brasil Justi (PUC RJ / UFRJ) O objetivo do trabalho apresentar a dinmica entre a constituio e afirmao dos homens divinos dos cristianismos originrios e seu dilogo com a cultura e literatura helnica na virada do sculo I e.c. para o sculo II e.c. Ao extrapolar os limites de comunidades que viriam a se tornar crists faz-se necessrio, aos escritores neotestamentrios, inserir seus missionrios e apologistas em uma cultura helnica mais ampla onde os homens divinos eram a imagem de poder e carisma nas camadas populares. Assim, tendo em vista o eixo central da magia nas experincias religiosas antigas pretende-se discutir a interao cultural entre o paleocristianismo e a tradio cultural helenizada em que esses theois andrs desempenhavam papis preponderantes como agentes divinos na terra.

ONDE QUER QUE ENTREIS NUMA CASA, NELA PERMANECEI AT VOS RETIRARDES DO LUGAR: ORALIDADE E INTERAO NA PRODUO DE TRADIES SOBRE JESUS Prof. Mestre Lair Amaro dos Santos Faria (UFRJ) Conforme as tradies mais antigas acerca dos primrdios do que viria a ser o cristianismo, os contadores de histrias itinerantes que se engajaram na disseminao do projeto de Jesus eram recebidos e acomodados em casas e, ali alojados, expunham suas ideias. luz dos estudos sobre tradies orais,

plausvel afirmar que vrias interaes ocorriam nesses encontros, interferindo no resultado esperado.

INTERAES CULTURAIS NOS CRISTIANISMOS ANTIGOS E OS CRISTIANISMOS AFRICANOS. Prof. Doutorando Andr Lus dos Santos Barroso (UNICAMP / UFRJ) O presente artigo uma primeira reflexo de um projeto de pesquisa que desenvolvo no curso de Histria Cultural em nvel de doutorado no Instituto de Filosofia e Cincias Sociais da Universidade de Campinas com o apoio da Fundao de Amparo Pesquisa do Estado de So Paulo. Nesta pesquisa, pretendo compreender que tipo movimento scio-religioso se configurou no Norte da frica quando comunidades do antigo Egito, Etipia e regio onde hoje chamamos Sudo aderiram mensagem dos cristos. Partimos de uma teoria desenvolvida por Geertz onde o processo de interao cultural se d na diversidade marcada pelo meio, pela geografia e por questes sociais especificas dos grupos que se encontram. Assim, chegamos a uma premissa prvia de que o cristianismo que chega s diversas regies da frica no compe um movimento homogneo cuja origem est no judasmo igualmente heterogneo como podemos observar em suas diversas comunidades; e que o encontro com as comunidades africanas acima citadas criam algo diferente daquilo que estava sendo experimentado da palestina e demais regies do Imprio Romano Ocidental.

Dia 21/09/2011 - 16h s 17h45min - Salo Nobre Mesa Coordenada 20 Coord: Prof Dra. Tania Martins Santos (UFRJ) UMA VISO ARISTOTLICA SOBRE ENCLPIO, DE SATYRICON Profa. Mestranda Simone Sales Marasco Franco (UFRJ) Pretende-se analisar, neste trabalho, a postura assumida pelas personagens na obra Satyricon, de Petrnio, a partir do perfil de orador definido por Aristteles. Para tal, faz-se necessria uma leitura minuciosa do livro primeiro da Arte Retrica, com vista a apontar as passagens em que o autor delimita as caractersticas do orador. A seguir, far-se- o confronto entre a postura de Enclpio e Ascilto, na obra de Petrnio, buscando-se delinear o perfil das personagens, enquanto oradores, e o seu comportamento face sociedade. O PRAZER NA LEMBRANA EM SEU DESDOBRAMENTO TEMPORAL: UM DILOGO ENTRE PLATO E ARISTTELES Profa. Mestranda Simone O. G. Bondarczuk (UFRJ)

No discurso Filebo, Plato, ao fazer uma longa exposio sobre os prazeres, apresenta-nos como uma segunda espcie de prazer queles provenientes da memria e pertencente exclusivamente a alma. A memria a conservao de uma sensao que afeta o corpo, enquanto a rememorao (anamnesis) resulta da reconstituio da prpria alma em si mesma sem a participao do corpo. Plato enfatiza o carter representativo da memria, dandolhe maior peso que as prprias afeces sensveis, pois todo o impulso de desejo, o princpio de todo ser vivo, reside na alma. Para Aristteles, a lembrana tambm nos traz prazer, desde que sejamos afetados por uma sensao, mas ele inova ao atrelar essa afeco ao tempo, o qual se atualiza por intermdio da memria como lembrana prazerosa ou dolorosa e/ou expectativa esperanosa ou angustiante, pois tempo visto a partir da percepo das prprias experincias humanas, em seu vis psicolgico. Neste confronto de vises, proponho-me a demonstrar como Plato e Aristteles constroem seu discurso a respeito do prazer na lembrana, a partir da anlise de excertos do dilogo socrtico Filebo (seo 33c- 34c) e do livro I, captulo XI, 6-8 da Retrica de Aristteles. O DISCURSO AMOROSO DE FEDRA EM HIPLITO, DE EURPIDES Prof Dra. Tania Martins Santos (UFRJ) O ncleo temtico da tragdia Hiplito , em resumo, a paixo de Fedra, por seu enteado Hiplito. A atitude hostil de Hiplito, movido por seu fantico apego castidade, leva Fedra ao suicdio, nica sada para a paixo violenta e proibida que lhe causava vergonha, medo e sentimento de desonra. Apesar de a verdadeira tenso dramtica travar-se no corao de Fedra, que durante todo tempo se debate entre a paixo e razo, lutando consigo mesma para dominar esse sentimento, a pea delineada a partir da rivalidade entre duas divindades, Afrodite smbolo do amor seduo e rtemis smbolo do ideal de castidade, portanto, o amor espiritual. Pretende-se, pois, analisar o discurso de Fedra e de Hiplito face ao antagonismo da paixo. ESPOSAS E HETAIRAI: COMPARANDO IDENTIDADES Graduanda Luciana Ferreira da Silva (UFRJ) Dando continuidade pesquisa iniciada no 1 semestre de 2010, na qual se buscou ilustrar a esposa ideal com base na obra xenofonteana Econmico, o trabalho ora proposto objetiva estabelecer diferenas entre a mulher-cidad e a hetaira, com relao aos espaos ocupados por estas e aos seus respectivos campos de atuao.

Dia 21/09/2011 - 16h s 17h45min - Sala 225 Mesa Coordenada 21 Coord: Prof. Dr. Antnio Brancaglion Jr.

A ORDEM CSMICA E O CALENDRIO EGPCIO Graduanda Cintia Prates Facuri (FFLCH USP) Os antigos egpcios possuam um nico calendrio oficial, o solar, que teria surgido no sculo III a.C. como fruto das novas exigncias sociais, econmicas e administrativas aps a unificao do Alto e do Baixo Egito. A necessidade de instituir uma ordem ao tempo (a medio dos ciclos) seria uma forma de se estabelecer a Ordem Csmica Maat por meio de um dispositivo, o calendrio.

O EGITO PTOLOMAICO - A HELENIZAO E O ORIENTALISMO NO CAMPO DA INVESTIGAO Profa Mestranda Thais Rocha da Silva (FFLCH USP) Nos ltimos anos, os estudos sobre o Egito ptolomaico acompanharam uma reviso terica feita dentro da egiptologia. Tal revisionismo, entretanto, incorporou pouco o debate sobre o orientalismo. O termo problematizado por Edward Said recebeu crticas que impediram uma parceria terica mais efetiva na egiptologia. As fronteiras geogrficas e cronolgicas, definidas pela historiografia, apoiada num modelo de histria teleolgica, se mostraram insuficientes para tratar de outros aspectos e problemas da sociedade egpcia durante o helenismo. Questes como o gnero, os usos do grego e do demtico nos papiros tm demonstrado de que maneira o orientalismo pode contribuir como instrumento terico para elucidar novas percepes sobre as balizas do perodo ptolomaico.

OS LEMES DIVINOS E A ORIENTAO CELESTE NO ANTIGO EGITO Profa Mestranda Marilda Goulart Correia (Museu Nacional/UFRJ) Dois importantes eixos imaginrios foram cruciais para a elaborao da mecnica celeste dos egpcios: o fluxo do Rio Nilo, de sul a norte, e o percurso do Sol, de leste a oeste. Os extremos destes eixos eram representados por lemes divinos que marcavam os pontos cardeais nos quatro cantos da Terra. Relacionados a deuses desde os Textos das Pirmides, aos filhos de Hrus e smbolos solares, os lemes personificavam os poderes que guiavam e sustentavam o Universo. CONSIDERAES SOBRE O BUDISMO GANDHARIANO E A CULTURA HELENSTICA Prof. Mestrando Italo Diblasi Neto (Museu Nacional UFRJ) GraduandaThatyane Collyer Calandrini Neutzling (EBA/UFRJ) A cultura material proveniente da regio de Gandhara, no noroeste indiano, datada entre os sculos III e I a.C., parece revelar a presena significativa de elementos estilsticos tipicamente helensticos na arte budista. Os debates

historiogrficos sobre esta questo so, ainda, inconclusivos e extremamente problemticos. Esta comunicao pretende apresentar objetos desta cultura material e discutir as possibilidades de interpretao acerca de possveis interaes entre a cultura helenstica e o budismo gandhariano.

Dia 21/09/2011 - 16h s 17h45min - Sala 227 Mesa Coordenada 22 Coord: Prof. Doutorando Marcelo Miranda Vilela (Letras/UFMG) SETH, O DEUS FORASTEIRO. Prof. Doutorando Marcelo Miranda Vilela (Letras/UFMG) Seth reconhecidamente o assassino de Osris e um deus ligado violencia e caos. Porm ele tinha mais um lado, ligado aos povos asiticos e tinha a dupla funo de representar as outras culturas e servir como representao do poder internacional do Fara. Ess apresentao objetiva expor essas relaes do culto de Seth com as terras fora do Egito.

AS RELAES ENTRE AS DIVINDADES ANBIS E BATA Profa. Mestranda Patricia Cardoso Azoubel Zulli (UFF) possvel verificar mudanas nas formas com que as divindades egpcias se apresentam no s com o passar dos anos, mas tambm atravs da utilizao desta divindade. O caso dos deuses Bata e Anbis na forma como estes so retratados nO Conto dos Dois Irmos um destes exemplos. necessrio o conhecimento destes usos e formas das divindades para que se compreenda os motivos da escolha destas divindades e no de outras. Esta comunicao pretende apresentar as relaes que estas divindades poderiam ter para serem selecionadas na narrativa em questo.

REPRESENTAES DE IDENTIDADE ESPACIAL NA VILA DEIR EL-MEDINA: O CASO DO PAPIRO ERTICO DE TURIM. Prof. Mestrando Josiane Gomes da Silva (UFRN) A proposta do presente trabalho ter como tema principal a importncia do Papiro Ertico de Turim, como uma das fontes arqueolgicas significativo e primordial na construo da identidade do Egito na antiguidade e principalmente na representao da Identidade espacial da Vila De Deir el-Medina. Cabendo ao bom entendimento deste tema a analises das imagens constituintes do Papiro ertico egpcios de Turim, o qual ser a principal fonte utilizada nesta pesquisa atrelada e comparada com outras demais fontes de cunho arqueolgico. Neste trabalho estudaremos ainda para um melhor entendimento do assunto, alem da

questo do espao sagrado e do espao profano, A pesquisa abordara atravs de um nico papiro (micro) outras temticas da cultura egpcia (macro): tais como a religio, histria da beleza, das festas e banquetes, histria da sexualidade, de gnero entre outros aspectos da vida cotidiana do Egito antigo, visto atravs do espao cotidiano De Deir el-Medina, sendo assim, partiremos da compreenso de uma unidade para o todo. O CULTO EGPCIO A ATON NA NBIA Profa. Doutoranda Regina Coeli Pinheiro da Silva (Museu Nacional/UFRJ) Na histria do Egito antigo, as referncias ao culto a Aton ( XVIII Dinastia) geralmente esto relacionadas aos acontecimentos ocorridos em Tebas e em Akhetaton (Tell el Amarna). Alm desses lugares, Akhenaton erigiu tambm vrias construes em homenagem ao seu deus dentro e fora do territrio egpcio. Tendo por base os remanescentes arqueolgicos encontrados na cidade de Sesebi (Nbia), pretendemos aprofundar um pouco mais o entendimento do episdio amarniano, trazendo como pano de fundo a poltica imperialista egpcia da referida dinastia e buscando elementos capazes comprovar a extenso da atuao do deus Aton em todo territrio egpcio, inclusive sua presena nos territrios anexados.

O CONTO DE APEPI E SEQUENENRA (REINO NOVO - XIX DINASTIA): UMA ANLISE HISTRICO-LITERRIA Profa. Mestranda Alessandra Pinto Antunes do Vale (UFF) Apesar de escrito no Reino Novo, durante a XIX Dinastia, o Conto de Apepi e Sequenenra aborda, ficcionalmente, a vida de personagens histricos do final do Segundo Perodo Intermedirio: o fara hicso Apepi, da XV dinastia, e o rei Sequenenra, da XVII dinastia tebana. Apesar de um nico manuscrito desse texto ter sido encontrado at o presente momento, atravs dele possvel levantar alguns interessantes questionamentos, dentre os quais dois se destacam: (1) a disputa entre governantes Apepi, hicso, e Sequenenra, egpcio; (2) e a oposio entre deuses, especificamente Amon-Ra e Seth, paralela dos reis que lhes prestavam culto monoltrico.

Dia 21/09/2011 - 18h s 19h45min - Salo Nobre Mesa Coordenada 23 Coord: Prof. Doutorando Cristiano Bispo - (PPGH/UERJ NEA)

A ETIPIA ANTIGA NO DISCURSO GREGO: NOES DE TEMPO E ESPAO Prof. Doutorando Cristiano Bispo (PPGH/UERJ NEA)

O discurso ateniense sobre a Lbia ampliou-se com a aproximao dos helenos com os homens que compunham o exrcito persa. Verificamos que o aumento dos discursos sobre a Lbia foi ocasionado pelo contato e estreitamento das relaes tnicas, isto , as fronteiras geogrficas e culturais foram atenuadas pela guerra que promoveu um fenmeno aglutinador. O distante tornou-se prximo, principalmente pelos deslocamentos dos exrcitos, das informaes e da cultura.

HOMO SOCIOLOGICUS: O PAPEL SOCIAL PRESENTE NO IMAGINRIO ATENIENSE Prof. Felipe Nascimento de Araujo (NEA/UERJ) Os metecos na Historiografia foram comumente associados ao conceito de homo oeconomicus, que os colocam como sendo exclusivamente os homens responsveis pelas atividades comerciais das quais os cidados se ausentavam de participar, talvez devido ao fato de precisarem se dedicar a vida poltica e administrao de terras. Assim se construiu a dicotomia comum de que O cidado grego o homo politicus e o meteco o homo oeconomicus. Esta comunicao tem como objetivo analisar o conceito do homo sociologicusde Ralf Dahrendorf utilizando o exemplo do meteco ateniense.

A NARRATIVA IMAGTICA DOS VASOS KABEIROS DE TEBAS ENTRE O IV E V A.C. Prof. Maria de Ftima do Rosrio C. Vieira (CEHAM/NEA/UERJ) A presena iconogrfica das divindades relacionadas aos kabeiros constante no Santurio de Tebas. Os artefatos cermicos so Identificados como vasos skiphos os quais entendemos como sendo oferendas votivas especificadas de uma parte dos habitantes de Tebas. Tais representaes imagticas podem ser entendidas como narrativas sobre a sociedade e a religiosidade dos tebanos entre no perodo clssico. Nosso estudo procura analisar a vida, a produo e o estatuto social dos ceramistas no IV e V a.C. e observar as interaes culturas dos helenos com mitologia africana presente no cultos dos kabeiros e de outras divindades como os antigos pigmeus, presentes na narrativa de Herodoto nas Histrias. O AFROCENTRISMO E A DESTERRITORIALIZAO DO RACIONALISMO GREGO CLSSICO Graduando Jorge Henrique Almeida de Jesus (NEA/UERJ) Lmotion est ngre, comme la raison hellene (L. S. Senghor). O racionalismo grego, ao lado da democracia, talvez seja o principal elemento definidor do que era ser um homem grego. O autocontrole dos helenos os diferenciava dos brbaros e selvagens, dominados pela emoo. A questo tornase problemtica, porm, quando se discute a influncia cultural e filosfica negroegpcia sobre a Grcia, por um lado, e a feitiaria na Atenas clssica, por outro. A

nossa proposta visa rediscutir a geografia da razo cristalizada no pensamento ocidental. LUGAR ANTROPOLGICO, RELIGIO E ESPAO SAGRADO NA SOCIEDADE JUDAICA DO SCULO I D. C Prof. Mestrando Junio Cesar Rodrigues Lima (PPGH-UERJ/NEA-UERJ) Aps derrota dos judeus para os romanos em 70 d. C., iniciou-se um processo de integrao e reconstituio do judasmo. Em Israel, a destruio do templo de Jerusalm ps fim ao culto sacrificial e a algumas prticas religiosas associadas ao espao sagrado, como, por exemplo, as peregrinaes anuais a cidade de Jerusalm. O ps-guerra tambm ps fim as funes de sacerdote, sumo-sacerdote e as atividades do Sindrio. O templo era considerado como o lugar de habitao da divindade judaica e, Jerusalm, como o espao onde a relao entre o Deus de Israel e seu povo se tornava mais efetiva trazendo benefcios da para a comunidade atravs dos sacrifcios. Sem o templo, com o espao sagrado profanado e destrudo, sem a principal referncia de seu lugar antropolgico, o judasmo ps-guerra encontra na obedincia a Torah, observncia do sbado e nas festas religiosas a possibilidade de preservao da memria tnica e da reconstruo do espao sagrado, de seu lugar antropolgico.

Dia 21/09/2011 - 18h s 19h45min - Sala 225 Mesa Coordenada 24 Coord: Prof. Mestrando Marcio Felipe da Silva (UFF) O PAPEL DAS FORTIFICAES NAS FRONTEIRAS CASTELHANAS DURANTE O SCULO XIII Prof. Mestrando Marcio Felipe Almeida da Silva ( PPGH/UFF) O objetivo deste trabalho analisar a relao das fortificaes com as foras sociais e com a reorganizao do espao em Castela durante o sculo XIII. Compreendemos que neste perodo a coroa, a aristocracia e as ordens militares conviveram e disputaram o poder nos limites territoriais do reino com os muulmanos. Dessa forma houve uma necessidade de manter todo um aparato defensivo que permitisse controlar os espaos reconquistados. A partir de uma anlise cautelosa buscamos observar como a criao ou o reaproveitamento das fortificaes enraizaram o poder no solo, proeza que Jimnez Alczar chamou de agressiva poltica de Encastelamento. O REI, CABEA DO REINO: MUDANA DE ORIENTAO DO PAPEL DO REI DURANTE O GOVERNO DE ALFONSO X. Profa Mestranda Anna Carla Monteiro de Castro (PPGH/UFF)

Pretende-se expor a mudana que se d na relao do rei com seu reino em Castela e Leo, a partir do reinado de Alfonso X. Se, at ento, predominaria a preocupao maior de conquista e ocupao de terras que estavam em mos de muulmanos, com avano significativo dos cristos, sobretudo no reinado de Fernando III, o reinado de seu filho, Afonso, significaria uma mudana, com preocupao maior em administrar e gerenciar um territrio que contaria com multiplicidade de fueros e que necessitaria, portanto, passar por um processo de uniformizao destes. Nesse sentido, a relao do rei com o reino muda consideravelmente, sendo cada vez menos um guia e chefe militar para se constituir como vicrio de Deus, legislador nico e juiz supremo sobre todo o reino, como afirma Gonzalez Jimenez. A MORADA DO REI PERPTUO: PODER, POLTICA E RELIGIO EM TRONDHEIM NOS SCULOS XI E XII. Prof. Mestrando Renan Marques Birro (PPGH/UFF) Este trabalho analisa o processo de concentrao poltico-religiosa na cidade de Niarss (atual Trondheim) durante a vida e aps a morte do viking, rei, mrtir e santo lfr Haraldsson da Noruega (c. 995-1030). A proposta abarca ainda uma abordagem do fenmeno urbano na Escandinvia medieval, ao destacar os aspectos geogrficos e a participao humana para a construo fsica e simblica da cidade. O objetivo da pesquisa foi ressaltar as singularidades do desenvolvimento citadino na Europa Setentrional em comparao com o restante do Ocidente Medieval. Outrossim, destaquei as temticas do poder, da poltica e, por fim, o impacto do Cristianismo e da Igreja crist na Noruega, alm dos seus reflexos no crescimento e desenvolvimento das cidades desse reino. A CONSTRUO DA PLENTUDO POTESTATIS DE GREGRIO IX A PARTIR DA SANTIDADE DE FRANCISCO DE ASSIS E A ORDEM DOS FRADES MENORES Bacharel Victor Mariano Camacho (PPGH/UFF) O presente trabalho busca discutir a construo do poder papal e da teoria da plenitudo potestatis na Idade Mdia Central a partir das relaes entre a Ordem dos Frades Menores e o Papa Gregrio IX, bem como o reconhecimento da santidade de Francisco de Assis pelo mesmo Papa. Para este estudo, optamos pelo conceito de Reforma Papal proposto por Brenda Bolton em sua tese sobre a evoluo poltica da Igreja e o seu florescimento espiritual entre os sculos XII e XIII. Em nossa pesquisa, propomos que o papado, em sua poltica de aproximao estreita com o movimento franciscano, apropriou-se do cone So Francisco e de sua ordem como estratgia de afirmao do poder pontifcio e centralizao poltica da cristandade latina. Neste sentido, Gregrio IX utilizou-se da produo hagiogrfica e do culto ao Santo de Assis como veculo de difuso da santidade e autoridade do Bispo de Roma.

Dia 22/09/2011 - 09h s 10h30min - Salo Nobre Mesa Coordenada 25 Coord: Prof. Dr. Cludio Umpierre Carlan (Universidade Federal de Alfenas MG) AS CIDADES E SUAS REPRESENTAES NO BAIXO IMPRIO. Prof. Dr. Cludio Umpierre Carlan (Universidade Federal de Alfenas - MG) No sculo IV da Era Crist, as cidades sofreram uma srie de transformaes no seu espao geogrfico. Por causa das constantes guerras, invases e usurpaes, Roma e as demais localidades do imprio, se transformaram em redutos praticamente inespugnveis, cercadas por poderosas muralhas. Nessa comunicao, apresentaremos as representaes dessas fortalezas no cotidiano do perodo. Como fonte principal, analisaremos a iconografia monetria da Dinastia Constantiniana, considerada pelos numismatas as que melhor representam essas construes. As moedas aqui identificadas pertencem a coleo da Museu Histrico Nacional, Rio de Janeiro, importante acervo arqueolgico brasileiro, ainda pouco explorado A REPRESENTAO DO ESPAO NA ODISSEIA DE HOMERO Profa. Doutoranda Ana Gabrecht (UFES) Nesta comunicao nosso foco o estudo dos elementos presentes na Odisseia que permitam vislumbrar a forma como o espao ocupado pelo homem grego. Analisaremos o recorte temporal compreendido entre os sculos XII ao VIII a.C, por ser o perodo, de acordo com a maioria dos estudiosos, retratado pelas epopeias homricas. No entanto nosso principal foco so as mudanas ocorridas no final do perodo. Procuraremos identificar se h conexes entre a forma como Homero descreve a ocupao do territrio e a organizao da sociedade neste momento de formao da polis comparando-as s evidncias apresentada pela Arqueologia. Para tanto, nosso trabalho se configura como um estudo interdisciplinar, aliando os conhecimentos provenientes da Histria, Arqueologia, Antropologia e Literatura. O ESPAO E O TEATRO NA ATENAS DO SCULO V A.C Prof. Doutorando Guilherme Gomes Moerbeck (PPGH-UFF/UCAM) A categoria de espao social vem se tornando cada vez mais comum nos trabalhos dos helenistas nos ltimos anos. Preocupao elementar dos gegrafos, o espao social, foi redimensionada a partir do incio da dcada de 1980 graas obra influente de Henri Lefebvre, La production de l'espace.

Esta comunicao intui discutir alguns reflexos das idias de Lefebvre para os estudos da Grcia Clssica, assim como propor a anlise das Grandes Dionsias por meio das prticas espaciais.

MONUMENTALIZAO EM CORINTO ARCAICA: O SANTURIO DE DEMTER E KOR EM ACROCORINTO UM ESTUDO DE CASO Profa. Mestranda Mariana Figueiredo Virgolino (UFF) O gnos dos baquades governou Corinto entre os sculos VIII e VII a.C, sendo o responsvel pelo processo de synoecismo da cidade, especialmente atravs da edificao de santurios. Tal acontecimento est intimamente relacionado expanso do territrio e constituio de uma religio polade privilegiando o culto a alguns deuses, especialmente aqueles ligados agricultura e a fertilidade. Pretendemos discorrer acerca do processo de monumentalizao da polis corntia durante o Perodo Arcaico, sendo nosso enfoque a anlise do santurio de Demter e Kor localizado em Acrocorinto. Dia 22/09/2011 - 09h s 10h30min - Sala 225 Mesa Coordenada 26 Coord: Prof. Dr. Maria Regina Candido (NEA/ UERJ)

O ESPAO GEOGRFICO DA BOA MESA Prof. Dr. Maria Regina Candido (NEA/ UERJ) Consideramos que a aplicao do conceito de espao geogrfico tornou-se a base da culinria presente nos banquetes gregos. Atravs do processo ritualstico do simpsio podemos cotejar o ritual da hospitalidade, as relaes de philia e os contatos comerciais e mercantis estabelecidos atravs da procedncia dos ingredientes. A culinria grega integra uma rede de comunicao que define o espao geogrfico da boa mesa dos gregos. O ESPAO GEOGRFICO HELNICO NO SCULO V A.C. SOB UMA PERSPECTIVA DAS FRONTEIRAS MARTIMAS: UMA REFLEXO Prof. Ms Alair Figueiredo Duarte (NEA/UERJ) Na Antiguidade helnica, as fronteiras geogrficas definem-se como antropolgicas e no polticas; havia dificuldade em delimitar o marco exato em que um territrio comeava e qual a delimitao da fronteira. Nos pontos limites em que costumes e Culturas se encontram, as diferenas se mesclam reduzindo distncias, porm h traos que se mantm heterogneos. Pretendemos com esta abordagem analisar as interaes culturais e polticas helnicas no sculo V a.C., a partir das rotas martimas identificando as delimitaes das fronteiras.

O DOMNIO DO ESPAO NO MEDITERRNEO NAS ROTAS MARTIMAS NA TALASSOCRACIA MINICA NO PERODO DO BRONZE ANTIGO. Mestrando Marcos Davi Duarte da Cunha (NEA UERJ / PPGH-UERJ) A talassocracia cretense teve como manuteno de seu poder principal o domnio do mar entre os grupos concorrentes construindo suas fronteiras de abrangncia naval. As delimitaes na rea de influncia no Mediterrneo pelos palcios cretenses e sua realeza minica tal como suas estruturas de governo, aliada tambm sua posio geogrfica estratgica estavam profundamente ligadas ao predomnio de suas rotas martimas de comrcio tanto pelo Egeu entres as Cclades e Willusa ao Norte como ao priplo do Levante ao Leste sob influncia do Egito.

Dia 22/09/2011 - 09h s 10h30min - Sala 227 Mesa Coordenada 27 Coord: Prof. Mestrando Pedro Vieira da Silva Peixoto (UFF) CELTAS: O DEBATE ENTRE ETNICIDADE ANTIGA E MODERNA Professor William Vianna Pimenta (UERJ) O conceito de Celtas Antigos depende fundamentalmente da documentao textual greco-latina e, da triangulao desta com os estudos lingusticos e arqueolgicos elaborados desde pelo menos o sculo XVIII. Contudo, as populaes da Idade do Ferro da fachada Atlntica europia, especialmente as Ilhas Britnicas, no foram denominadas por Gregos e Romanos como clticas. Tal impreciso ou lacuna serviu para que se consolidasse nos ltimos 20 anos uma corrente de crticas entre os pesquisadores de pr e proto-histria que ficou conhecida como Celtoceticismo. Neste sentido, a comunicao logra discutir tais crticas no que se refere s comunidades europeias que reivindicam uma ancestralidade continua e compartilhada com este passado proto-histrico europeu.

O CONCEITO DE POVO GERMNICO: UMA DISCUSSO HISTORIOGRFICA Prof. Mestrando Lus Eduardo Formentini (UFES) Ao estudarmos o perodo das migraes germnicas e sua instalao no Ocidente, o termo "povo" foi bastante utilizado para designar cada grupo invasor: desse modo temos o povo dos francos, visigodos, ostrogodos, anglos, saxes, lombardos, suevos... entre outros. Porm,nas ltimas dcadas, vrios pesquisadores atentam para o uso no-crtico de tal palavra: quando as fontes da Antiguidade Tardia nos falam de "povo germnico", o que se entende por "povo"? uma referncia a uma homogeneidade tnica e cultural? Ou, ao contrrio, tal

termo esconde uma diversidade? com base em tais questes que desenvolveremos este trabalho.

INVENO DE TRADIES E SACRIFCIOS HUMANOS NA ANATLIA CELTA Bacharel Bianca Miranda Cardoso (UFRJ) O stio arqueolgico de Gordion, antiga cidade na regio central da Pennsula da Anatlia, ocupada por tribos celtas desde o III sculo a.e.c., permite o acesso cultura material da populao glata ali assentada. O presente estudo concentra-se em uma regio do stio caracterizada por arquelogos como espao dedicado a rituais religiosos e sacrifcios humanos durante o perodo helenstico. A anlise destes vestgios permite problematizar imagens romanceadas criadas a partir do perodo moderno, quando se observa um aumento de interesse geral sobre temas relacionados a estes povos, o que passou a ser conhecido como celtomania.

PRTICAS MORTURIAS, RELAES DE GNERO E HIERARQUIAS SOCIAIS NO NORTE DA BRETANHA (SC. IV-II A.C): ALGUMAS PROPOSTAS Prof. Mestrando Pedro Vieira da Silva Peixoto (UFF) Em torno do sculo V a.C a prtica de inumao, no lugar da cremao, parece ter se tornado cada vez mais frequente em algumas reas das ilhas britnicas. Com o avano terico, metodolgico e cientfico da chamada Arqueologia das prticas morturias, historiadores e arquelogos vm levantando ao longo das ltimas dcadas novos problemas e apresentando outras possibilidades de interpretaes para as evidncias arqueolgicas at ento encontradas. Esta apresentao busca discutir algumas possibilidades e propostas de estudo sobre esta temtica relativamente indita historiografia brasileira, tendo como ponto de partida os enterramentos praticados na regio de East Yorkshire ao longo da Idade do Ferro mdia (sc. IV-II a.C).

Dia 22/09/2011 - 10h30min s 12h15min - Salo Nobre Mesa Coordenada 28 Coord: Prof. Dr. Fbio de Souza Lessa (UFRJ) REFLEXES TERICAS ACERCA DA INDUMENTRIA EM ATENAS CLSSICA Profa. Doutoranda Maria Anglica Rodrigues de Souza (UFRJ)

Os objetivos desta comunicao so: refletir inicialmente sobre as diferentes vises do fenmeno da roupa e da moda e, juntamente com tais consideraes, aprofundar nosso tema especfico, ou seja, a indumentria como processo comunicacional em Atenas Clssica.

O GINSIO COMO ESPAO DE FORMAO DE CIDADOS: AS PRTICAS ESPORTIVAS NA GRCIA ANTIGA Prof. Dr. Fbio de Souza Lessa (UFRJ) H um consenso entre os especialistas que os Jogos eram um espelho da vida e da sociedade dos gregos antigos; reunindo uma enorme multido que assistia s cerimnias religiosas e s diversas disputas desportivas nas quais competiam os grandes atletas. As competies tinham lugares num espao pblico perante a comunidade reunida. Nesta comunicao, iremos analisar o ginsio grego como um espao de significao social, isto , como construdo cultural e socialmente. Defenderemos que o ginsio um espao fundamental para a formao do cidado grego e onde modelos de sociabilidade eram vivenciados pelos helenos do Perodo Clssico (sculos V e IV a.C.). VESTINDO A NUDEZ: O N COMO VESTIMENTA NO ESPORTE HELENO. Profa. Doutoranda Vanessa Ferreira de S Codeo (PPGHC / IH - UFRJ) Propomos nesta comunicao analisar a nudez como elemento pertencente a esttica do atleta grego antigo. Acreditamos que o ato de estar n na plis era carregado de sentidos e que, muitas vezes, a nudez desempenhava o papel de vestimenta do corpo do atleta, representando e reforando diversos valores helnicos em voga.

A FIGURAO DE ATENA NAS CENAS DE ARMAMENTO E PARTIDA DO GUERREIRO Graduando Mateus Filipe Bento de Oliveira (UFRJ IH) Esta comunicao visa colocar em discusso uma pesquisa que se iniciou em abril de 2011 e que pretende desenvolver estudos sobre as cenas de armamento e partida do guerreiro, figuradas sobre a superfcie de vasos de cermica ticos em um perodo que vai de aproximadamente 520 a 400 a.C, recorte temporal escolhido por ligar-se ao momento de maior fora da democracia ateniense. Trata-se, portanto, de apresentar parmetros para uma anlise preliminar, e para isso foi escolhida a presena da deusa Atena como recorte temtico da presente comunicao. Interessa-nos mapear os contextos de representao da deusa e suas possveis conotaes sobre temas relativos sociedade polade do perodo, como por exemplo a guerra, o civismo, relaes familiares (principalmente pais e filhos,maridos e esposas), relao oikos/polis e representaes de tempo e espao particulares a esse tipo de iconografia.

Partimos das questes colocadas por Lissarrague (1984) desdobradas em Andrade (1998), tomando as chamadas "cenas de partida" como uma tematica recorrente nos vasos cermicos da tica do perodo, capacitando-nos a constituir um corpus documental passvel de seriao. Como a pesquisa encontra-se em fase inicial, estamos ainda discutindo formas de abordagem que levem em direo a propostas de leitura historica e de histria visual debatidas por Meneses (1998 e 2005). Dia 22/09/2011 - 10h30min s 12h15min - Sala 225 Mesa Coordenada 29 Coord: Prof. Mestre Rafael Alves Rossi (UFF)

AS REVOLTAS DE ESCRAVOS NA ROMA ANTIGA E O SEU IMPACTO SOBRE A IDEOLOGIA E A POLTICA DA CLASSE DOMINANTE NOS SCULOS II A.C. A I D.C.: OS CASOS DA PRIMEIRA GUERRA SERVIL DA SICLIA E DA REVOLTA DE ESPRTACO Prof. Mestre Rafael Alves Rossi (UFF ) A presente comunicao consiste num resumo da redao final da dissertao de mestrado que tem como tema central o significado das rebelies de escravos para a sociedade romana dos sculos II a.C. a I d.C. Na Siclia estourou a Primeira Guerra Servil, que teve como lder um escravo domstico chamado Euno. Tanto nesta rebelio quanto na famosa Revolta de Esprtaco, os lderes do movimento eram, ao mesmo tempo, chefes polticos, militares e religiosos, cumprindo a religio o papel de um programa, sendo um fator de coeso dos grupos. Estes movimentos ocorreram num momento de crise da Repblica Romana e de lutas intestinas entre as distintas faces polticas da classe dominante. A mobilizao dos escravos atingiu o seu nvel mximo nestas insurreies, que se no desenvolveram uma conscincia de classe, no se tornaram classe para si, mas tinham em sua experincia lampejos de conscincia e alcanaram um certo grau de conscincia, desenvolvendo um sentimento de classe. Os limites estruturais existentes no mundo antigo impediam que os escravos antigos realizassem revolues sociais como os escravos negros que aboliram a escravido na Revoluo Haitiana. Mas a conquista do poder na ilha da Siclia e a fuga coletiva de um exrcito de escravos fizeram dessas rebelies uma revoluo poltica e uma fuga coletiva insurrecional, respectivamente. A derrota militar dos escravos rebeldes no impediam que suas aes impactassem a classe senhorial, influenciando de maneira indireta no advento do Principado, produto de uma revoluo passiva para a estabilizao poltica e social, constituindo uma monarquia militar, conquistando os escravos mais direitos sociais no regime imperial. No entanto, a maior vitria foi no plano simblico, tendo estas revoltas provocado uma fissura no discurso ideolgico dominante, forando a classe senhorial a criar e articular novas formas de dominao poltico-

ideolgica sobre os subalternos, tendo sido o paradigma escravista republicano substitudo por novos discursos e paradigmas.

CULTURA AUGUSTANA: UMA ANLISE DO CALENDRIO FESTIVO OVIDIANO Graduanda Kamila Karla Marcellus Pereira (UFG) Tempo de renovao religiosa e moral, o perodo Augustano tambm por vezes caracterizado por seu amplo programa cultural, pelo qual beneficiou o florescimento das artes tanto quanto da literatura. Pertencente a esse contexto, Ovdio, erudito estudioso da tradio mitolgica, assegurou-se entre os demais poetas, pela sua coleo potica, caracterizada principalmente por sua rica cultura e tambm pela habilidade do manejo com os versos. Focalizando uma obra em meio a sua vasta coleo, Fasti, escrita por volta do sculo I, pretendemos nessa comunicao propor uma anlise acerca dessa obra, em que predomina os relatos das comemoraes e festividades, celebraes essas que marcavam o ritmo da atividade cvica e religiosa do Principado.

"REFLEXES E APONTAMENTOS ACERCA DA ECONOMIA DA CULTURA PRESENTE NOS ESPETCULOS GLADIATORIAIS." Prof. Mestre Kimon Speciale Barata Ferreira (UFRJ) Propomos nesta comunicao refletir acerca da intrnseca relao estabelecida entre a prtica especfica da sociedade romana conhecida como Jogos de Gladiadores e a formao de um ethos romano. Para isso estabeleceremos um dilogo entre os Espetculos Gladiatoriais e a Economia da Cultura, a qual abarca todos os segmentos e atividades relacionadas com a produo e distribuio de bens com contedos simblicos.

DEFIXIONVM TABELLAE E CONFLITO COTIDIANO NO IMPRIO: NOTAS DE PESQUISA SOBRE A RELAO MAGIA, LAZER E PRTICA COTIDIANA NOS NCLEOS URBANOS DA ANTIGUIDADE TARDIA ROMANA [SC. III-V] Graduando Natan Henrique Taveira Baptista (UFES) O objetivo desta comunicao realizar um estudo da magia como instrumento de resoluo de conflitos na sociedade romana, com base nas chamadas defixiones ou curse tablets, e, dessa forma, criar condies para a compreenso do cotidiano urbano na fase final do Imprio Romano. Logo, esperamos traar um esboo de como ocorriam os eventos ldicos no recinto das cidades, com nfase nas competies nos circus e hipdromos (corridas entreaurigae) no perodo tardo antigo. Nosso propsito demonstrar, atravs da anlise das fontes, que estas competies ldicas em Roma eram condicionadas pelas relaes de poder, pois davam margem a conflitos para os quais se buscava a resoluo por intermdio da magia.

Dia 22/09/2011 - 10h30min s 12h15min - Sala 227 Mesa Coordenada 30 Coord: Prof. Doutorando Thiago Brando Zardini (UFES)

O DOMNIO ROMANO NA LUSITNIA LUZ DOS VESTGIOS DA ESFERA FUNERRIA. Prof. Mestre Jorwan Gama da Costa Junior (CEAD-UNIRIO ) Nesta comunicao, defendemos que os vestgios de cultura material oriundos da esfera funerria da Lusitnia Romana so um recurso de grande valia para a anlise do perodo de dominao daquela regio pelos romanos. A fim de que possamos confirmar nossos pressupostos, apresentaremos um quadro terico-metodolgico que torna vivel nossa abordagem.

TRIUNFO ROMANO: UMA ANLISE IMAGTICA DA PROPAGANDA NO CONTEXTO SCIO-POLTICO Graduando Diego Santos Ferreira Machado (UNIRIO) Este trabalho visa analisar duas representaes imagticas do ritual romano Triumphus, a primeira, uma moeda de Caio Annio (82-81 a.C), e a segunda, um relevo do imperador Marco Aurlio (161-180 d.C). Procuramos compreender as unidades formais mnimas que definem um triunfo a fim de observar as diferenas presentes nas representaes do ritual, relacionando-as com o carter social e poltico do Triumphator dentro da Urbs. Entendendo a posio aristocrtica da sociedade romana e o controle da religio pelo Senado, buscamos perceber a importncia da propaganda e suas relaes diretas com a pessoa que est sendo propagada, bem como com o que, por outro lado, deixa de ser propagado. OS PANEGRICOS LATINOS E A RETRICA DO IMPRIO: UM ESTUDO DA CULTURA POLTICA NO SCULO IV D.C. Prof. Doutorando Thiago Brando Zardini (UFES) O estudo da poltica se faz necessrio em qualquer campo de pesquisa da Histria. No Imprio Romano, esta mxima pode ser comprovada por conta das reestruturaes polticas que ali ocorreram ao longo de oito sculos, e que, visando perpetuar padres de atuao em todos os domnios, acaba por transformar toda a conjuntura interna daquilo que intitulamos como poltica. Desse modo, o estudo do tempo e do espao nesta comunicao abordar o ocidente romano do sculo IV d.C., no contexto de proclamao dos Panegricos Latinos, obras de carter laudatrio que, ao exaltarem a figura imperial em cerimnias

publicas, revela muito sobre as prticas sociais e o simbolismo que envolve as relaes polticas neste momento do Imprio. Advindos de uma aristocracia gaulesa, os autores dos panegricos apresentam elementos narrativos que, mesmo atrelados a padres retricos do gnero que representam, tornam-se imprescindveis para compreender como operavam as interaes entre a domus imperial e as elites locais, o que nos leva ao estudo da cultura poltica para repensar as relaes sociais daquele perodo.

Dia 22/09/2011 - 14h s 15h45min - Salo Nobre Mesa Coordenada 31 Exibio Cinematogrfica Oficina Pedaggica Roma em Cena: da produo exibio cinematogrfica Prof Dr Arlete Jos Mota (Faculdade de Letras / UFRJ) Prof Dr Cleusa Jocelia Machado (Colgio de Aplicao / UFRJ) Prof Dr Regina Maria da Cunha Bustamante (Instituto de Histria / UFRJ) Graduando Diego Ferreira Rosas (Instituto de Histria / UFRJ) Graduanda Luisa da Fonseca Tavares (Instituto de Histria / UFRJ) Em 2010, inserido no projeto institucional da UFRJ A formao docente na UFRJ: espao de dilogo entre saberes para o Edital Prodocncia da CAPES, realizou-se a Oficina Pedaggica Roma em Cena, reunindo docentes e discentes dos Cursos de Graduao em Histria e Letras com colaborao do Setor Curricular de Artes Cnicas do Colgio de Aplicao, todos da UFRJ. A Oficina Pedaggica constitui-se num ambiente de formao docente destinado ao desenvolvimento de habilidades para trabalhar diferentes tipos de documentao sobre a Roma Antiga, atravs de variadas atividades de ensino e aprendizagem. Objetiva-se a elaborao e a realizao de aes didticas que estimulem o uso da documentao no ensino da Antiguidade Romana para alunos da Educao Bsica. Especificamente, a Oficina Roma em Cena centrou-se no estudo histrico-literrio do teatro latino e, em especial, a comdia latina do perodo republicano. Para tanto, optou-se por selecionar a Comdia da Marmita (Aulularia) do comedigrafo latino Plauto (c. 250 e 184 a.C.), escrita em fins do sculo II a.C. Uma das estratgias de ensino realizadas foi a elaborao de cartas cnicas. As atividades teatrais abordaram basicamente dois aspectos da pea plautina. Um primeiro aspecto ateve-se a compreenso da estrutura do texto por meio da anlise da ao dramtica, o que demandou a leitura da pea, buscando evidenciar a sequncia de aes, que compe o eixo da narrativa dramtica, com as indicaes de espao e personagens presentes em cada momento. A seguir, fez-se o estudo das personagens-tipo por meio da vivncia de jogos de composio corporal, desenvolvida atravs da caracterizao fsica de cada tipo

segundo um animal, por exemplo, a criada Estfila se moveria e comportaria tal qual uma galinha, o avarento Euclio como uma ave de rapina, o ardiloso Estrbilo como um macaco e assim por diante. A realizao das cartas cnicas resulta da associao deste dois aspectos: de um lado, esto descritos o quadro e a posio da ao no eixo narrativo do texto de Plauto e do outro, uma imagem na qual os alunos representam as personagens em algum momento desta ao. Estas imagens foram produzidas a partir de registros fotogrficos, que passaram por um trabalho de editorao grfica computacional, sendo posteriormente animados e sonorizados, gerando um produto similar a um "filme mudo" de curtametragem.

Dia 22/09/2011 - 14h s 15h45min - Sala 225 Mesa Coordenada 32 Coord: Prof. Mestrando Gregory da Silva Balthazar (Universidade Federal do Paran) AS VRIAS IMAGENS DE ALEXANDRE, O GRANDE ATRAVS DO TEMPO Graduanda Estela de Melo Faria (UNIFAL) Como um dos maiores generais da antiguidade, Alexandre vem sido representado atravs dos tempos, conforme a poca uma descrio de sua aparncia feita, sua representao na antiguidade e diferente da apresentada no medievo. Alguns bustos encontrados na Grcia representam o que seria a provvel imagem de Alexandre, e alguns outros artefatos com sua imagem o mostram diferente como o mosaico encontrado em Pompia na Itlia, representando a batalha de Isso. Quais seriam os motivos para essas modificaes em suas representaes, seria para aproxim-lo a outro personagem histrico, dvidas que sempre surgem quando se trata da representao de alguns personagens. O SANTURIO DE SULIS MINERVA: CARACTERSTICAS GERAIS E SUAS INTERAES Graduando Jhan Lima Daetwyler (UNIRIO) Aps 43 d.C., a Britannia estava anexada ao Imprio Romano. Durante o processo de pacificao da nova provncia, os romanos encontraram uma deusa local na cidade de Aquae Sulis. Utilizando-se da interpretatio, Roma criou uma nova divindade, Sulis Minerva. O trabalho consiste em uma abordagem na reconstruo do santurio breto de Sulis ao modelo clssico romano, discutindo sua arquitetura, prticas religiosas realizadas, as relaes de romanos e bretes com a divindade Sulis Minerva e as caractersticas dessa nova deusa. Para isso, ser utilizada uma variedade de fontes textuais e imagticas e suas

interpretaes. O foco est na religio e seus conceitos, buscando compreender o modo de vida dos grupos humanos no passado.

A PLURALIDADE DO ESPAO SOCIAL FEMININO EM PLUTARCO: UM ESTUDO SOBRE CLEPATRA E OTVIA Prof. Mestrando Gregory da Silva Balthazar (Universidade Federal do Paran) O espao reservado ao feminino, do perodo clssico, foi rigidamente delimitado por uma elite intelectual masculina, pelo menos em nvel discursivo. As biografias de Plutarco, escritas entre os sculos I e II d.C, perodo concebido como um momento de emancipao social e sexual das mulheres, formam um conjunto documental importante para contestar este ideal feminino, pois trazem em suas linhas a comprovao da existncia de uma pluralidade dos papeis socialmente desempenhados por este gnero na antiguidade. Dessa forma, por meio do estudo da biografia sobre Marco Antnio, objetiva-se perceber a viso plutarquiana acerca dessa multiplicidade do ser feminino e, em especfico, os distintos espaos sociais ocupados por duas mulheres que se relacionaram com o general romano, a saber, Otvia Minor, sua esposa, e Clepatra do Egito, sua amante.

Dia 22/09/2011 - 14h s 15h45min - Sala 227 Mesa Coordenada 33 Coord: Profa. Doutoranda Maric Martins Magalhes (PPGHC / IH - UFRJ) A MOEDA COMO DOCUMENTO HISTRICO: ANTIGUIDADE TARDIA E A ADMINISTRAO DE VALENTINIANO I EM DEBATE. Graduanda Lalaine Rablo (UNIFAL) Nosso objetivo apontar a importncia da numismtica como fonte iconogrfica, como esta pode ser utilizada, alm de sua importncia no estudo das diferentes sociedades e perodos histricos. O recorte que faremos ser a Antiguidade Tardia, mais especificamente o perodo em que Valentiniano I esteve frente do Imprio Romano do Ocidente, destacando as reformas empreendidas por este.

MOEDAS GREGAS NA COLEO DO MUSEU HISTRICO NACIONAL E AS PRIMEIRAS CUNHAGENS DA SIA MENOR Profa. Doutoranda Maric Martins Magalhes (PPGHC / UFRJ) Apresentao do volume Sylloge Nummorum Graecorum Brasil I, primeiro catlogo de moedas gregas da Amrica do Sul. A coleo Comendador Antnio

Pedro de Andrade no Museu Histrico Nacional: critrios e metodologia de classificao numismtica. O incio da histria da amoedao grega e suas primeiras cunhagens na sia Menor, entreLydia, Ionia e Pontus Euxinus, at o perodo de Croesus. Sua difuso na Hlade propriamente dita, e nas fundaes coloniais gregas da Siclia e da Magna Grcia.

AS FACES DE SIS: UMA ANLISE ATRAVS DA NUMISMTICA ALEXANDRINA DO II SCULO. Graduanda Caroline Oliva Neiva (UFRJ) Nesta comunicao, apresento atravs da anlise da numismtica Alexandrina durante o perodo Antonino (96-192), trs aspectos da deusa egpcia sis: seu carter legitimador do poder imperial romano, quando associada ao seu consorte Serpis; seus atributos ligados fertilidade quando associada ao seu filho Harpcrates; e sua representao como smbolo de identidade e proteo. Utilizando o conceito de Adaptao Cultural, de Peter Burke, podemos compreender as transformaes nas representaes da deusa sis, que passa a adotar caractersticas greco-romanas, mantendo-se como um smbolo da identidade egpcia. Dia 22/09/2011 - 16h s 17h45min - Salo Nobre Mesa Coordenada 34 Coord: Profa. Dra. Regina Maria da Cunha Bustamante MUSEU NACIONAL E A SUA ESCRITA DA HISTRIA Profa. Dra. Regina Maria da Cunha Bustamante (UFRJ) senso comum afirmar que os museus, especialmente os de Histria, so importantes instrumentos de preservao da memria de um povo. Porm, antes de ser o lugar de preservao da memria, os museus se configuram como territrios de edificao da memria, na medida em que se seleciona e se exclui o que uma dada poca, sociedade ou grupo pontua como relevante e digno. O museu d visibilidade ao passado pelos objetos e, neste sentido, tambm se constitui como uma escrita da Histria. Da, atentar para o trabalho de seleo permanente que permeia as aes de um museu. A todo instante decide-se que objetos sero adquiridos para o acervo, seja por meio de compra ou de uma poltica de doaes; que peas sero mostradas nas salas de exposio e quais ficaro guardadas na reserva tcnica (de acesso restrito aos funcionrios); que colees sero divulgadas por meio de catlogos, folders etc.; como os objetos sero apresentados ao pblico com o apoio de monitores, legendas explicativas... Nesse sentido, o grande desafio colocado para seus freqentadores (especialmente os professores, que formam cidados) perceber se essas escolhas esto ou no afinadas com a pluralidade de memrias que compem a nossa histria; se possibilitam a reflexo sobre a nossa historicidade (quem fomos,

quem somos, o que queremos ser); se nos fazem pensar de modo crtico sobre a diversidade social, tnica e cultural que caracteriza o nosso pas. a partir da perspectiva de compreender a historicidade do acervo de Arqueologia Clssica do Museu Nacional, advindo da Coleo da Imperatriz Teresa Cristina, que identificaremos e analisaremos a escrita da Histria presente na organizao e composio da exposio permanente Culturas do Mediterrneo.

OFICINA PEDAGGICA "GRCIA FASHION DAY" Graduanda Marcella de Oliveira Pereira (UFRJ) Graduanda Ana Clara Marques Lins (UFRJ) A Oficina Pedaggica Grcia Fashion Day faz parte da proposta da disciplina Cultura Material na Antiguidade Clssica e Educao Patrimonial I ministrada no primeiro perodo de 2011 pela Professora Regina Maria da Cunha Bustamante (Laboratrio de Histria Antiga / Instituto de Histria - UFRJ) e com a colaborao da Professora Cleusa Joclia Machado (Setor de Artes Cnicas / Colgio de Aplicao - UFRJ) e que teve o auxlio financeiro do Edital Prodocncia do MEC/CAPES. A disciplina tem como foco a Educao Patrimonial e sua insero no Ensino de Histria. Especificamente neste perodo, desenvolveu-se material didtico partindo do drama como mtodo de ensino para Histria Antiga em nvel da Educao Bsica. Aplicando o conceito de biografia do objeto s peas do acervo do Museu Nacional da UFRJ, que compem as exposies permanentes Egito Antigo (Coleo Egpcia dos Imperadores D. Pedro I e D. Pedro II) e Culturas do Mediterrneo (Coleo Greco-romana da Imperatriz Teresa Cristina), elaboraram-se trs oficinas: Oficina Minerva, Mistrio do Shabati e Grcia Fashion Day. Nossa apresentao estar centradanesta ltima, da qual participamos mais diretamente. A Oficina Grcia Fashion Day foi elaborada durante as aulas da referida disciplina e foi apresentada em duas oportunidades: no Colgio Aplicao da UFRJ e na Comemorao dos 193 anos do Museu Nacional. A partir da rplica de uma tanagra (pequena estatueta em terracota) do acervo do Museu Nacional, foram apresentados aos alunos alguns elementos da indumentria dos gregos antigos. A Oficina desenvolveu-se a partir da dramatizao: num primeiro momento, de uma visita guiada exposio Culturas do Mediterrneo e, a seguir, de um desfile de moda, em que a assistncia participava agindo como modelos, colaborando na montagem das roupas e respondendo perguntas sobre o vesturio grego antigo. As personagens interagiram a todo o momento com os alunos. A estilista, vestida como a tanagra, apresentou as peas mais usadas pelos gregos antigos, tais como: peplos, quton, himation e clmis ou clmide, e as diversas maneiras de us-las com a colaborao de dois alunos, uma menina e um menino, que, ao final, desfilaram no Grcia Fashion Day. Desta forma, partiu-se da tanagra, enquanto objeto e expresso do Patrimnio Cultural, para uma atividade pedaggica, explorando um de seus aspectos o da vestimenta, no caso, e o traduzindo em conhecimento histrico sobre o cotidiano da Grcia Antiga.

OFICINA PEDAGGICA OFFICINA MINERVAE Graduanda Helena Alves Rossi (UFRJ) Graduando Vincius Macedo Pgas (UFRJ) A Oficina Pedaggica Officina Minervae faz parte da proposta da disciplina Cultura Material na Antiguidade Clssica e Educao Patrimonial I ministrada no primeiro perodo de 2011 pela Professora Regina Maria da Cunha Bustamante (Laboratrio de Histria Antiga / Instituto de Histria - UFRJ) e com a colaborao da Professora Cleusa Joclia Machado (Setor de Artes Cnicas / Colgio de Aplicao - UFRJ) e que teve o auxlio financeiro do Edital Prodocncia do MEC/CAPES. A disciplina tem como foco a Educao Patrimonial e sua insero no Ensino de Histria. Especificamente neste perodo, desenvolveu-se material didtico partindo do drama como mtodo de ensino para Histria Antiga em nvel da Educao Bsica. Aplicando o conceito de biografia do objeto s peas do acervo do Museu Nacional da UFRJ, que compem as exposies permanentes Egito Antigo (Coleo Egpcia dos Imperadores D. Pedro I e D. Pedro II) e Culturas do Mediterrneo (Coleo Greco-romana da Imperatriz Teresa Cristina), elaboraram-se trs oficinas: Officina Minervae, Mistrio do Shabati e Grcia Fashion Day. Nosso relato estar centrado na primeira, da qual participamos mais diretamente. A Oficina Officina Minervae foi elaborada durante as aulas da referida disciplina e foi apresentada em duas oportunidades: no Colgio Aplicao da UFRJ e na Comemorao dos 193 anos do Museu Nacional. A partir da rplica de uma lamparina do acervo do Museu Nacional, foram apresentados aos alunos alguns elementos da cermica romana antiga e duas tcnicas utilizadas para a confeco da cermica (belisco e cobrinha). A Oficina desenvolveu-se a partir da dramatizao: num primeiro momento, de um esquete de carter interativo com o seu pblico, que atravs de uma situao fictcia de compra realizada por uma escrava de um senador apresentava os nomes e o uso de algumas cermicas presentes no Museu Nacional. A escrava ganhava do mercador uma lamparina simples demonstrando assim no s o seu uso prtico para a iluminao, mas tambm a sua representao simblica no campo das distines scioeconmicas presentes na Roma Antiga. A seguir, foi feita uma atividade prtica com a turma onde foram ensinadas duas tcnicas de produo de cermica utilizando massa de modelar. Desta forma, partiu-se da cermica, enquanto objeto e expresso do Patrimnio Cultural, para uma atividade pedaggica, explorando quatro aspectos os usos prticos das cermicas, os usos simblicos, os nomes das cermicas e ao final, suas formas de confeco e os traduzindo em conhecimento histrico sobre o cotidiano da Roma Antiga.

OFICINA PEDAGGICA DE EGITO ANTIGO - O MISTRIO DO SHABTI Graduanda Raizza Teixeira dos Santos (UFRJ) Graduanda Luisa da Fonseca Tavares (UFRJ)

Parte da proposta da disciplina Cultura Material na Antiguidade Clssica e Educao Patrimonial I ministrada no primeiro perodo de 2011 pela Professora Regina Maria da Cunha Bustamante (Laboratrio de Histria Antiga / Instituto de Histria - UFRJ) e com a colaborao da Professora Cleusa Joclia Machado (Setor de Artes Cnicas / Colgio de Aplicao - UFRJ), tendo o auxlio financeiro do Edital Prodocncia do MEC/CAPES, a Oficina Pedaggica O Mistrio do Shabti pretende aplicar o conceito de biografia do objeto s peas do acervo do Museu Nacional da UFRJ, que compem as exposies permanentes Egito Antigo (Coleo Egpcia dos Imperadores D. Pedro I e D. Pedro II) e Culturas do Mediterrneo (Coleo Greco-romana da Imperatriz Teresa Cristina). A disciplina tem como foco a Educao Patrimonial e sua insero no Ensino de Histria. Especificamente neste perodo, desenvolveu-se o material didtico partindo do drama como mtodo de ensino para Histria Antiga em nvel da Educao Bsica. A partir disso, realizaram-se trs oficinas: Oficina Minerva, Grcia Fashion Day e O Mistrio do Shabti. Centramos-nos nesta ltima oficina, da qual participamos mais diretamente. Tal oficina, executada durante as aulas da referida disciplina, foi apresentada em duas oportunidades: no Colgio Aplicao da UFRJ e na Comemorao dos 193 anos do Museu Nacional. A partir da rplica de um Shabti (pequena esttua funerria do Egito Antigo) do acervo do Museu Nacional, foram apresentados aos alunos caractersticas da religio do Antigo Egito, alm de suas questes funerrias. A Oficina desenvolveu-se a partir da dramatizao: duas amigas, uma arqueloga e outra historiadora, acabam de chegar de sua viagem bem sucedida ao Egito, e pretendem estudar o Shabti de sua recm-adquirida mmia (Uahibre-em-akhet). As personagens interagiram a todo o momento com os alunos/espectadores. Desta forma, partiu-se do Shabti, enquanto objeto e expresso do Patrimnio Cultural, para uma atividade pedaggica, explorando uma de suas utilidades as questes funerria e religiosa, no caso, e as traduzindo em conhecimento histrico e arqueolgico sobre os ideais do povo egpcio antigo.

Dia 22/09/2011 - 14h s 15h45min - Sala 225 Mesa Coordenada 35 Coord: Profa. Doutoranda Luana Neres de Sousa (UFG) O JOGO DO TEMPO NA NARRATIVA DE PLATO. Prof. Doutorando Jos Eduardo Pimentel Filho (PPGF / UFRJ) Uma das questes centrais do pensamento de Plato aquela sobre o conhecimento. Contudo, preciso estar atento no apenas ao que dito por Plato sobre esse tema, mas tambm sobre a forma como dito. Nas obras principais onde o tema abordado Plato recorre a um complexo sistema literrio que manipula o tempo da narrativa para apresentar, insinuar ou mesmo esconder as intenes do autor ao expor seu pensamento. Vemos, por exemplo, que em Teeteto, a histria no comea pelo fato narrado, mas pelo encontro de dois

personagens que iro narrar o fato que supostamente teria acontecido 16 anos antes; j no Sofista a mesma histria contada, enquanto continuao do Teeteto, mas j como se o fato tivesse se dado a apenas um dia atrs. Essa forma de dobrar e desdobrar o tempo, revela assim uma profundidade de Plato, no apenas para com os conceitos filosficos, mas tambm a respeito de uma sensibilidade literria. UMA ANLISE DA KALOSKAGATHIA NO SYMPSION DE XENOFONTE Profa. Doutoranda Luana Neres de Sousa (UFG) A noo de kaloskagathia era muito valorizada entre os atenienses do perodo clssico e constitua-se no ideal de homem belo (kals) e bom (agathos). O polgrafo Xenofonte fora discpulo de Scrates e escreveu em aproximadamente 380 a.C o dilogo Sympsion, obra repleta de aspectos que demonstram o modo como deveria ser um kalskagathos. Nosso objetivo nesta comunicao apresentar as principais caractersticas de um sympsion e, atravs da apreciao do dilogo xenofonteano, identificar quais elementos presente nos personagens ilustram o paradigma do kaloskagathos em Atenas durante o perodo clssico.

POSSVEIS OLHARES SOBRE A DATAO DO SATYRICON Prof. Mestre Andr Eduardo da Silva Soares (UFRJ) Esta comunicao tem a finalidade de trazer novos elementos para pensarmos a discusso em torno da datao de uma obra que, ainda hoje, fomenta posicionamentos diversos: o Satyricon. Para isso buscaremos elementos da arte romana, tendo como referncia os modelos criados a partir das obras encontradas na cidade de Pompia. Em seguida, utilizaremos um pequeno trecho do Satyricon, no qual possvel identificar uma descrio de pinturas murais encontradas na casa de uma das personagens da obra. Por fim, faremos uma comparao na inteno de criarmos uma relao entre a pintura descrita na obra e algum dos modelos identificados em Pompia, chegando, com isso, a uma possibilidade de datao.

PILOS E A PERIPTEIA ATENIENSE NA NARRATIVA TUCIDIDEANA Profa. Doutoranda Maria Elizabeth Bueno de Godoy (FFLCH-USP) Constituir-se-ia o episdio da ocupao de Pilos, narrado no livro IV da Histria da Guerra Do Peloponeso de Tucdides, na peripteia ateniense? Tudo parece sugerir que sua composio evidenciaria o erro poltico de Atenas ao negar o tratado de paz proposto por Esparta. Neste tanto a severidade no trato da personagem de Clon, quanto o julgamento parcial do historiador denotam uma tendncia crtica do perodo e uma aproximao ao Clon de Aristfanes (Os Cavaleiros), um demagogo sem pudor, imperialista sem freios (1082). Embasado na tese da leitura trgica da Histriadefendida por F. M. Cornford o presente estudo l o referido episdio por lentes trgicas. Se Herdoto, vido de

caractersticas notveis v suas personagens a partir do exterior, squilo misturaos aos sentimentos delas. O relato tucidideano est no encontro de ambos, reencontrando todos os traos que pareciam caracterizar a tragdia de seu tempo. Marca da peripcia trgica, Pilos seria o ponto de partida para o desencadeamento de outra srie de episdios onde a situao de Atenas se deteriora na mutao de seus sucessos no contrrio, suscitando o temor e a piedade (IV.17.4; 18.5).

Dia 22/09/2011 - 14h s 15h45min - Sala 227 Mesa Coordenada 36 Coord: Prof. Doutorando Alexandre Santos de Moraes (UFF) A SUCESSO FAMILIAR: O EXEMPLO DE UM OKOS HOMRICO Prof. Doutorando Alexandre Santos de Moraes (UFF) No canto V da Ilada, Homero descreve o lamento de Fnopo. A fria de Diomedes matou seus dois filhos, Xanto e Tone. O velho pai ficou sem prole para legar seus bens. A comunicao utiliza esse breve relato como estompim para pensar a respeito das diferenas etrias e da vida familiar no mbito do okos homrico.

IDEAIS COMUNS: REPRESENTAES SOCIAIS NA ILADA DE HOMERO Profa. Mestre Carmen Lucia Martins Sabino (UNIRIO) As representaes dos heris na poesia homrica envolvem ideias de pertena social, prticas e modelos de conduta e pensamento, socialmente inculcados e transmitidos pela comunicao social. Nesse sentido, buscamos apontar atributos comuns aos heris da Ilada, utilizando as definies de Denise Jodelet sobre o conceito de representaes sociais. . PRIS HOMRICO E PRIS TRGICO: UMA COMPARAO POSSVEL? Graduando Renata Cardoso de Sousa (Laboratrio de Histria Antiga Universidade Federal do Rio de Janeiro) Episdios da guerra de Troia tiveram vrias representaes durante a sociedade grega polade: seja na Ilada, na cermica, nos escritos de Herdoto, nas tragdias. Do mesmo modo, os heris tambm so representados. Na pesquisa que desenvolvemos, traamos um perfil de Pris, um heri troiano, na Ilada. Seria possvel compar-lo com sua representao em outro gnero literrio: as tragdias? Haveria semelhanas, diferenas entre elas? De que maneira podemos fazer isso? Essas e outras indagaes fazem parte de pensamentos iniciais sobre um projeto de ps-graduao. Assim, trata-se de uma

comunicao, sobretudo, dialgica, a fim de pensar na possibilidade de desenvolvimento dessa pesquisa.

O HADES HOMRICO: ESPACIALIDADES E REFERNCIAS NA CONSTRUO DE UM MUNDO DOS MORTOS NA ILADA E NA ODISSEIA. Prof. Mestrando Marcelo Miguel de Souza (UFG) As representaes acerca do mundo dos mortos que podem ser percebidas nos chamados poemas homricos, constituem os primeiros testemunhos escritos sobre a forma como se organiza esse espao no imaginrio dos povos que, alicerados nesses poemas, estabeleceram grande parcela de sua cultura e educao. Tomados como recorte, ento, os poemas Ilada e Odissia nos fornecem interessante testemunho da constituio do relacionamento dos povos gregos com este mundo dos mortos. Ento, o objetivo desta comunicao discutir alguns aspectos interessantes da formao desse outro lugar, dentro da estrutura das epopias, e levando em considerao a problemtica relacionada composio destes poemas como fonte especfica.

Dia 22/09/2011 - 18h s 21h - Salo Nobre Conferncia 07 FRONTEIRAS DA DISSIMULAO E NARRATIVA EM TCITO. Prof. Dr. Fbio Faversani (LEIR UFOP) A cfrase, usualmente tomada como descrio, era recurso retrico que visava a colocar diante dos olhos do ouvinte a cena, ambiente ou elemento que fosse objeto da narrativa. Usando deste recurso poderia o historiador antigo, por exemplo, narrar com grande vivacidade algum episdio, buscando bastante ser persuasivo quanto a verossimilhana da sua descrio. Em Tcito cremos que h um aspecto interessante a ser observado com relao a este problema. Uma vez que Tcito indica que o perodo que tratou em suas obras historiogrficas marcada por uma quase onipresente dissimulao, onde todos parecem fingir e mentir praticamente todo o tempo, esperado que ele produza uma nova forma de descrever os eventos para produzir em seus ouvintes a convico de que ele narra algo verdadeiro. Se temos um imprio da dissimulao, preciso narrar no s o que visvel, o que se mostrava frente aos olhos, mas tambm - e principalmente - colocar frente aos olhos o que se ocultava. Procuramos estudar este problema dando nfase prpria apresentao que Tcito faz de seu tempo e do tempo que relata e a dois episdios que temos nos livros neronianos dos Anais: os assassinatos de Agripina e Britnico.

Conferncia 08

CMODO E A DIFCIL TAREFA DE SUBSTITUIR MARCO AURLIO: PODER E LEGITIMIDADE Profa. Dra. Ana Teresa Marques (UFG)

Dia 23/09/2011 - 09h s 10h30min - Salo Nobre Conferncia 09 TEMPO E ESPAO DAS IDEIAS PLATNICAS Profa. Dra. Carolina Arajo (UFRJ) Se tempo e espao so condies de possibilidade da apreenso sensvel, eles se constituem, por um lado, noes em si mesmas inapreensveis e, por outro, determinaes do que percebemos. Sucesso, causalidade, situao, relao so critrios para se estabelecer a constatao de unidades sensveis, porm, isso faz com que cada item percebido s o seja por dependncia de uma determinada configurao que, em ltima anlise, envolveria toda a ordenao do mundo e o seu desenvolvimento ao longo do tempo. A essa insupervel condio da percepo humana, Plato respondeu com uma hiptese ontolgica: a chamada teoria das ideias. Trata-se ento de definir a percepo como transitria e relativa para postular a necessidade e a estabilidade como critrios do conhecimento. Naturalmente isso significa explicar como e por que o tempo e o espao impedem a certeza, alm de estabelecer o que seriam formas puras, independentes. Entendidas como o que em si mesmo, as ideias platnicas so possibilidades da prpria compreenso do tempo e do espao. Nesse cenrio conceitual, o que se pretende abordar nesta conferncia o modo como, prioritariamente no Banquete e na Repblica, Plato argumenta sobre um conhecimento que tem, ao invs de objetos espao-temporais, objetos que justifiquem essa determinao da percepo. Conferncia 10 TERMINALIA: MARCOS TERRITORIAIS E SOLO SAGRADO NA ROMA REPUBLICANA Profa. Dra. Claudia Beltro da Rosa (UNIRIO) Os rituais religiosos romanos podem ser analisados como mecanismos que sacralizavam o ordenamento poltico e social da urbs, instituindo o papel e o lugar de cada coisa e de cada indivduo na cidade, e suas relaes com o exterior. Nos marcos de limites de propriedades, no apenas consideraes da vida econmica, mas consideraes religiosas expressavam e reiteravam a percepo espao-temporal romana. Apresentaremos, a partir de dados literrios, alguns

elementos dos rituais das Terminalia, dedicados aTerminus, divindade protetora dos marcos territoriais que legitimavam a organizao do espao na Roma arcaica e republicana, e dapropagatio terminorum, que fundamentava a concepo de limites territoriais dinmicos e passveis de expanso no tempo e no espao.

Conferncia 11 OS CONTEXTOS FUNERRIOS E O COTIDIANO NA CIDADE GREGA ANTIGA: UM ESTUDO POSSVEL? Profa. Dra. Marta Mega de Andrade (UFRJ) Debate sobre as diversas maneiras pelas quais o espao funerrio vem sendo abordado em Histria e Arqueologia, no tanto em estudos especficos sobre as necrpoles mas em estudos em que as fontes originrias de contextos funerrios so utilizadas para discusso de temas sociais, culturais, religiosos, etc. Abordagem do o espao como objeto e como problema, tendo como pano de fundo o contexto funerrio ateniense

Dia 23/09/2011 - 14h s 15h45min - Salo Nobre Mesa Coordenada 37 Coord: Prof. Mestrando Rui da Cruz Silva Junior (PPGArq/ Museu Nacional/ UFRJ) A IMAGEM E O PASSADO: CONSIDERAES ACERCA DO MTODO ARQUEOLGICO NO ESTUDO DA NFORA DO MUSEU DE ARQUEOLOGIA E ETNOLOGIA DA UNIVERSIDADE DE SO PAULO Prof. Mestrando Joo Estevam de Argos (USP) A presente comunicao se pauta na anlise iconogrfica de um vaso grego que faz parte do acervo do Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de So Paulo. Os estudos que abordam a imagem na arqueologia, da dcada de setenta atualidade, tm trazido novas abordagens ao arquelogo que se dedica a estudar o mundo antigo. As imagens do passado mais que um referencial esttico trazem consigo um referencial semntico, permitindo ao pesquisador, alicerado em mtodos da arqueologia da imagem, ter uma anlise mais acurada da sociedade antiga que est a investigar. Nossa reflexo se centra num estudo especfico e de como alicerado em um mtodo prprio, por meio da anlise iconogrfica, o arquelogo pode ler o passado. No nosso caso aspectos de Dioniso e Hracles na Grcia antiga. QUESTES DE TEORIA HISTRICA E ARQUEOLGICA NA OBSERVAO DE UM CORPUS IMAGTICO. Prof. Mestrando Rui da Cruz Silva Junior (PPGArq/ Museu Nacional/ UFRJ)

Cada vez mais, historiadores vem avivando a conscincia de que o mundo visual era parte fundamental do mundo antigo e que qualquer compreenso que se pretenda fazer de forma responsvel desse tema deveria passar por uma visada dos registros materiais/ visuais produzidos. Tal conscincia historiogrfica vem acompanhada de inmeras questes tericas que tornam-se (e precisam tornar-se) pontos quentes no debate afim de que a aproximao destes materiais arqueolgicos possa ser cada vez mais cuidadosa. Essa comunicao tem por objetivo realizar uma discusso crtica de alguns desses pontos tericos, bem como passar em reviso um 'corpus' preliminar imagens datadas do sculo V a.C. que contenham representaes de dipo apontando as possibilidades de trabalho e questes histricas e arqueolgicas que se depreendam desse 'corpus' AS NOVAS TECNOLOGIAS DO ESPAO VIRTUAL E A CONSTRUO DE UMA NOVA FORMA DE ESCRITA E DE ENSINO DA HISTRIA ANTIGA Graduanda Marcella Albaine Farias da Costa (UFRJ) O XXI Ciclo de Debates em Histria Antiga, promovido pelo Laboratrio de Histria Antiga (LHIA) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), traz como tema no presente ano: Tempo & Espao. Vivemos em um tempo onde o pbico escolar classificado como a gerao de 140 caracteres, em aluso ao uso de uma disseminada rede social, o Twitter. Passamos horas de nossas vidas, de alguma forma, mergulhados no espaovirtual. A partir destas afirmativas, e buscando problematizar tais colocaes, o objetivo central desta comunicao debater sobre as potencialidades das novas tecnologias do meio virtual para constituir uma nova forma de escrita e de ensino da Histria Antiga, sobretudo no mbito escolar.

Dia 23/09/2011 - 14h s 15h45min - Sala 225

Mesa Coordenada 38 Coord: Profa. Dra. Regina Maria da Cunha Bustamante (LHIA / IH / UFRJ) DE CULTU FEMINARUM: RELAES DE GNERO E O CORPO FEMININO SOB A TICA DE TERTULIANO Graduando Christiano Laurett Neto (UFES) A presente comunicao tem como proposta analisar as influncias montanistas sobre o escrito De cultu feminarum, de Tertuliano, escrita entre 200 206 d.C. O contexto da pesquisa o do Alto imprio romano (sculos I a III d.C). a continuao de um trabalho que possui a problemtica do corporal como base.

A REPRESENTAO DO DISCURSO PATRIARCAL NOS ESPAOS URBANOS DE ROMA: UMA ANLISE DAS RELAES DE GNERO NA "ARTE DE AMAR" DE OVDIO Graduanda Ana Lcia Santos Coelho (UFES) Essa apresentao tem por objetivo analisar as relaes de gnero nos espaos urbanos da cidade de Roma. Nesse sentido, pretende-se compreender que tipo de interao havia entre homens e mulheres nesses espaos, isto , como se comportavam e relacionavam, e se nesses ambientes era possvel perceber o discurso da dominao masculina presente na sociedade romana. Por fim, importante salientar que essas anlises sero feitas com base na obra a "Arte de Amar" do poeta latino Publio Naso Ovdio.

FESTIVAIS RELIGIOSOS DE ABRIL E O FEMININO EM ROMA SOB O OLHAR DE OVDIO EM FASTI, L.IV Graduando Pedro Paulo da Rosa Ramos ( UNIRIO ) A obra FASTI foi escolhida para analisar, atravs do discurso de Ovdio, a religio feminina em Roma, bem como os rituais pblicos romanos e as prticas religiosas da matrona, buscando tambm uma viso do espao territorial, social e poltico no qual a mulher estava inserida. Este projeto completou um ano - trabalha com o recorte temporal do sculo I a.C. - II d.C. - e mergulhou no estudo da Deusa Magna Mater (culto ocorrido entre 4 e 10 de Abril). Cotejando com imagens e textos de Lucrcio, a pesquisa segue no caminho de perceber a representao dessa Deusa no que diz respeito religio feminina em Roma.

TEMPO FEMININO: REPRESENTAO MUSIVA AFRO-ROMANA DAS ESTAES Profa. Dra. Regina Maria da Cunha Bustamante (LHIA / IH / UFRJ) Nesta comunicao, selecionamos para anlise um mosaico figurativo policromtico, datado do sculo II e proveniente de Caput Vada (moderna La Chebba na Tunsia),localidade na provncia romana da frica Proconsular. Atualmente, o mosaico faz parte do acervo do Museu do Bardo (inv. A 292). Partimos da premissa de que a imagem uma linguagem composta de signos icnicos e, portanto, passvel de interpretao. Objetivamos compreender o modo de produo de sentidos deste discurso imagtico musivo. Para tanto, aplicaremos a dinmica de signo proposta por Pierce, centrada na relao solidria entre trs plos componentes do processo semitico, a saber: o objeto ou referente (o que representado pelo signo), o representamen ou significante (a face perceptvel do signo) e o interpretante ou significado (que depende do contexto do seu aparecimento e da expectativa do receptor).

Dia 23/09/2011 - 14h s 15h45min - Sala 227 Mesa Coordenada 39 Coord: Prof. Mestrando Thiago Eustquio Araujo Mota (UFG)

AS ESTRELAS E OS HOMENS: O REFLEXO DA ORDEM CELESTE NA VIDA HUMANA A PARTIR DA OBRA, ASTROLOGIA, DE MARCO MANLIO Graduando Rodrigo Santos Monteiro Oliveira (UFG) Os astros so, desde a Antiguidade, um grande enigma para o homem. Estes foram alvos da curiosidade humana na busca incessante por descobrir o futuro, e ainda, por conhecer a origem de tudo. A partir de tais apontamentos, realizamos a produo deste trabalho. Marco Manlio, escritor romano provavelmente do I sculo d.C., escreveu sua obra intitulada Astrologia, na busca de compreender a relao que os astros possuem entre si e com os homens, alm de mostrar caminhos pelo qual o homem pode trilhar na procura pela compreenso de seu destino. Sendo assim, tentaremos nesta comunicao explorar essa obra, mostrando como Manlio entendia o Universo a partir de uma filosofia estica (filosofia na qual acreditamos que este autor se baseava). Para o escritor romano, a Terra, e tudo que nela acontece e todos que nela habitam, , de maneira superficial, um reflexo da lgica ordenadora, divina e racional encontrada no cu.

OS HOMENS E OS DEUSES: A RELAO ENTRE OS MORTAIS E IMORTAIS NA OBRA METAMORPHOSES DE OVDIO (I d.C.). Graduanda Isabela Ferreira Silva Souza (UFG) Pensando a mitologia e a literatura como elementos essenciais para a compreenso de aspectos sociais das civilizaes antigas, tentaremos, a partir da anlise de Metamorphoses, do poeta romano Ovdio, do primeiro sculo depois de Cristo, observar como a relao entre os mortais e imortais descrita nesse mundo em constante mudana, presente na obra. Problematizaremos tambm no texto a vinculao da imagem de Augusto aos deuses da mitologia greco-romana e ao processo de legitimao do princeps.

DA PAIXO AO ABANDONO: AS ANGSTIAS OCASIONADAS POR UM AMOR LEVIANO NA CARTA DE ARIADNE A TESEU, DE OVDIO. Graduanda Mariana Carrijo Medeiro (UFG) O poeta latino Pblio Ovdio Naso esteve inserido no perodo do Principado de Augusto (sculos I a.C. I d.C.), momento em que prevaleceu um ideal de paz e estabilidade, estimulando um maior desenvolvimento da poesia. A

carta em anlise nesta comunicao, de Ariadne a Teseu, est presente em uma de suas obras - intitulada Heroides. Esta constituda por 21 cartas em que heris e, sobretudo, heronas dos mitos gregos e romanos escreveram e enviaram pessoa amada que, por abandono ou agentes desfavorveis, encontrava-se ausente. Atravs destas cartas, o poeta romano explorou, em suas personagens, conflitos amorosos que pudessem ser associados a alguns sentimentos vivenciados pelos romanos do perodo em questo. No presente trabalho, objetivamos explorar a expresso narrativa dos sentimentos, na tentativa de mostrar que o amor, na tica ovidiana, poderia assumir duas expresses: a de destruio dos homens e, ao mesmo tempo, a de grande fascnio pelo poder que conseguia exercer sobre os mesmos.

CULTURA AUGUSTANA: UMA ANLISE DO CALENDRIO FESTIVO OVIDIANO Graduanda Kamila Karla Marcellus Pereira (UFG) Tempo de renovao religiosa e moral, o perodo Augustano tambm por vezes caracterizado por seu amplo programa cultural, pelo qual beneficiou o florescimento das artes tanto quanto da literatura. Pertencente a esse contexto, Ovdio, erudito estudioso da tradio mitolgica, assegurou-se entre os demais poetas, pela sua coleo potica, caracterizada principalmente por sua rica cultura e tambm pela habilidade do manejo com os versos. Focalizando uma obra em meio a sua vasta coleo, Fasti, escrita por volta do sculo I, pretendemos nessa comunicao propor uma anlise acerca dessa obra, em que predomina os relatos das comemoraes e festividades, celebraes essas que marcavam o ritmo da atividade cvica e religiosa do Principado. ENTRE A CONSECRATIO DE AUGUSTO E A APOTEOSE DE ENIAS: TEMPORALIDADE E DISPOSIES DO FATUM NA ENEIDA DE VIRGLIO Prof. Mestrando Thiago Eustquio Araujo Mota (UFG) Durante o Principado, a circulao de relatos mticos sobre heris divinizados experimentou novo flego: Hracles e principalmente dos fundadores, Enias e Rmulo. Segundo Simon Price, no texto From noble funerals to divine cult: the consecration of Roman Emperors, possivelmente, a divulgao desses mitos acabou reforando o clima de aceitao e compreenso em torno dos funerais imperiais e a transformao desses governantes em diuus. Din Cssio informa que Numerius Atticus viu a alma de Augusto ganhar os cus da mesma forma que a tradio explicava a apoteose de Rmulo. (DION CSSIO. Histria Romana, LVI. 46. 03). Quanto a Eneida de Virglio, est ausente uma descrio direta da morte e apoteose de Enias, seja porque o autor morreu com o poema inacabado, mas, muito possivelmente, porque no constava no plano geral da composio. No obstante, a divinizao de Enias aparece sob a forma de promessa; como exemplo, a passagem do livro XII na qual Jpiter menciona que, indiges, Enias alcanaria os astros e teria sede no Olimpo, segundo as disposies do destino fatum (VIRGLIO, Eneida, XII. 791-795). Considerando

que a lenda troiana objeto de grande investimento da Cultura Augustana e que Enias glorificado como um modelo da Res Publica Restituta, problematizaremos nessa comunicao as menes apoteose do heri na Epopia Virgiliana tendo em vista o contexto poltico, a legitimao da gens Iulia e a consecratio de Csar e Augusto. Tendo em vista o momento de composio da Eneida, a mesma, encontra-se nessa interseo onde o presente glorioso iluminado pelo passado herico e vice-versa: sendo uma narrativa de fundao, cumpre celebrar o realizador e seus descendentes.

You might also like