You are on page 1of 33

Orlando Fraga

OS 12 ESTUDOS PARA VIOLO DE VILLA-LOBOS: COMO OS MANUSCRITOS PODEM INTERFERIR NA INTERPRETAO

Tema: Prticas Interpretativas ao Violo

Trabalho apresentado no I Simpsio Acadmico de Violo da Embap de 1 a 6 de outubro de 2007

OS 12 ESTUDOS PARA VIOLO DE VILLA-LOBOS: COMO OS MANUSCRITOS PODEM INTERFERIR NA INTERPRETAO1


Orlando Fraga2

Resumo: A revelao ao pblico em 1992 dos manuscritos dos 12 Estudos para Violo de Heitor Villa-Lobos, tem levantado algumas controvrsias por conta da inconsistncia de texto entre esses mesmos manuscritos e sua verso impressa. At a presente data, cinco diferentes conjuntos de manuscritos em variados estgios de acabamento so conhecidos. Embora seja possvel com o auxlio dos manuscritos aprofundar a interpretao de vrios aspectos da obra, este trabalho direcionar apenas aqueles concernentes tcnica-interpretativa, particularmente os que dizem respeito a dedilhado, marcas de expresso, sinais de repetio, sees omitidas, resultados da comparao entre os manuscritos e a partitura impressa.

Palavras-Chave: Villa-Lobos. Violo. 12 Estudos. Performance.

Trabalho apresentado no I Simpsio Acadmico de Violo da Embap, de 1 a 6 de outubro de 2007. Orlando Fraga. Concertista e professor de violo. Estudos no Conservatrio Universitrio de Msica de Montevidu (Uruguai). Mestre pela The University of Western Ontario (Canad) e Doutor em Performance (D.M.A) pela Eastman School of Music da Universidade de Rochester, NY (USA). Professor titular de violo da Escola de Msica e Belas Artes do Paran.
2

I - Villa-Lobos e o Violo Em uma entrevista de 1957 para a Guitar Review, Villa-Lobos afirmou que foi introduzido ao violo quando tinha sete para oito anos de idade e que posteriormente estudou todos os mtodos disponveis na poca, incluindo aqueles de Carcassi, Carulli e Sor. Com o apoio destes mtodos, Villa-Lobos trabalhou questes de harmonia e contraponto diretamente no violo chegando mesmo a afirmar ter adquirido uma leitura primeira vista to proficiente quanto um pianista.3 Villa-Lobos cresceu ouvindo seresta e chro, os dois gneros mais populares de sua poca. Ao aprender violo, tambm aprendeu a improvisar no chro to bem quanto os especialistas em msica popular. Em geral um grupo de chro se constitua de flauta, clarinete, trompete, trombone, ophiclide, violo, bandolim e cavaquinho.

Tpico grupo de chro

O grupo do qual Villa-Lobos participava, costumava se reunir no restaurante Cavaquinho de Ouro, no centro do Rio de Janeiro. Entre as influncias a que esteve sujeito esto Quincas Laranjeiras e Joo Pernambuco.

Gladstone, R. "An Interview with Heitor Villa-Lobos". Guitar Review (n 21, 1957), p. 13.

Joo Pernambuco, Quincas Laranjeiras e Barrios (sentado)

Outra importante influncia pode ser atribuda a Ernesto Nazareth. Nazareth pertence quela simbiose ou zona intermediria difcil de ser definida qual o musiclogo argentino Carlos Vega definiu 'mesomusica'.4

Ernesto Nazareth (1864 - 1934 )

De acordo com Donga,5 um dos mais influentes chores de seu tempo,


...Villa-Lobos era algum que podia sempre improvisar e que tambm era um bom instrumentista. Tocava peas clssicas difceis que exigiam uma boa tcnica e constantemente praticava para melhorar sua execuo.6

Esta habilidade seria determinante mais adiante na maturidade do compositor, pois sua msica para violo emergiria justamente desta capacidade de improvisao. Villa-Lobos sempre comps diretamente no instrumento. Talvez exatamente por esta intimidade com o instrumento ele pde criar uma msica para violo to original e ao mesmo tempo to marcante para o mundo violonstico. Entre solos e cmara, Villa-Lobos escreveu mais de 40 peas para violo. Tambm realizou algumas transcries, que incluem trabalhos de Chopin e a Chaconne de Bach. Esta ltima, ele disputou com Barrios a primazia de ser o primeiro a transcrev-la para violo, provavelmente em 1910.7 Contudo, sua primeira composio original veio antes disso com uma Mazurka em R Major (1899) e outra pequena obra chamada Panqueca (1900). O Apndice 1 mostra uma lista completa de sua obra para violo. Entre os poucos trabalhos que sobreviveram deste perodo est a Mazurka Simples escrita em 1911 para um de seus alunos.

O termo se refere quele tipo de msica que se posiciona entre clssica e msica popular. Orrego-Salas, Juan. Tradiciones musicales y aculturaciones en Sudamrica. Music in the Americas, vol. 1, pp. 220-250. 5 Ernesto Joaquim Maria dos Santos, compositor popular (5/4/1890-25/8/1974). 6 Hodel, Brian. Villa-Lobos and the Guitar. Guitar Review (Fall 1988), pp. 21-27. 7 Santos, Turbio. Heitor Villa-Lobos e o Violo. Rio de Janeiro : Museu Villa-Lobos, 1975, p. 07-08.

Villa-Lobos: Mazurka Simples (1911)

II Os 12 Estudos A importncia dos 12 Estudos para violo de Villa-Lobos no pode ser subestimada, seja do ponto de vista musical ou do ponto de vista tcnico tcnico. De fato, eles foram as primeiras obras modernas de concerto significantes, antecedidas apenas pela Homanaje pour le Tombeau de Debussy de Manuel de Falla (1920), e se mantm desde anto como repertrio obrigatrio tanto pelo seu valor tcnico quanto esttico. Os 12 Estudos tambm representam uma sntese do pensamento esttico de Villa-Lobos. Os 12 Estudos foram dedicados ao violonista espanhol Andres Segovia, que conheceu Villa-Lobos em Paris em 1923 quando de sua estria nesta cidade, durante uma recepo oferecida pela condessa brasileira Olga de Morais Sarmento. O primeiro dialogo entre eles foi algo spero. Quando perguntado se Segovia conhecia a obra do brasileiro, este respondeu que acha sua msica anti-violonstica, uma vez que exigia, entre outras coisas, o uso do dedo mnimo direito, o que no uma tcnica usual. Villa-Lobos respondeu secamente: "Bem, se no usa, corta fora." A verso posterior de Segovia corrobora a de Villa-Lobos, embora com pequenas divergncias. No obstante, Segovia pediu a Villa-Lobos uma nova composio. Seria apenas no prximo ano, 1924, que Villa-Lobos atenderia ao pedido de Segovia ao escrever os 12 Estudos. Mesmo assim, Segovia deve ter tido uma impresso desfavorvel de VillaLobos mesmo depois da concluso dos 12 Estudos. Ele escreveu a Manuel Ponce de seu exlio em Montevidu, Uruguai, em 8 de outubro de 1940:

"Ele [Villa-Lobos] veio casa suprido com seis Preldios para violo dedicados mim, e que combinados com os 12 estudos para violo, totalizam 16 obras (sic). Deste amontoado de composies, eu no exagero em dizer que apenas uma tem qualquer serventia como estudo [Preldio?] em Mi Maior que voc me escutou praticando aqui. Entre os dois do ltimo monte, existe um [Preldio 3], o qual ele mesmo tentou tocar, de letal aborrecimento. Este, tenta imitar Bach e pelo terceiro ciclo de uma progresso descendente ou regresso com que a obra comea, faz com que se tenha a vontade de rir." 8

Em 1925, com alguns esboos j escritos, Villa-Lobos foi a Lussac-le-Chteau juntamente com seu amigo, o pianista espanhol Toms Tern [1896-1964], para umas pequenas frias. Uma vez l, ele continuou a trabalhar nos 12 Estudos. Durante esta ocasio, Villa-Lobos aproveitou a oportunidade para tomar conselhos de Tern. Aps tocar os esboos j prontos no piano, Tern relataria suas impresses e ofereceria sugestes.9 Aps o termino da composio em 1929, os Estudo tiveram de esperar por mais de 20 anos at que o editor francs Max Eschig os publicasse em 1953.

Alcazar, Miguel (editor). The Segovia-Ponce Letters. Columbus : Editions Orphee, 1989, p. 210.

Philipe Marietti, um dos diretores da ditions Max Eschig em 1977, relatou a constante argumentao entre Segovia e Villa-Lobos durante o processo de composio dos Estudos: "Heitor, isto no pode ser realizado no violo." Ao qual Villa-Lobos responderia: "Sim, isto pode, Andrs." E quando a argumentao esgotava, Villa-lobos encerraria a mesma tocando no violo a passagem em disputa.10 Contudo, desde a sua publicao, tem sido levantado um nmero grande de questes referentes integridade dos Estudos. Foi, sem dvida uma surpresa nos depararmos com uma publicao dos Estudos cheia de incongruncias, apesar do fato de Villa-Lobos ser um compositor bastante cuidadoso. Ele afirmou em certa ocasio que eu posso ser um sentimentalista, mas meus processos de composio so determinados por pura lgica, por clculo."11 Assim, por falta de uma fonte primria de referncia, os violonistas passaram a fazer mudanas na partitura baseados em critrios tcnicos e estilsticos. A recente edio dos Estudos por Frederic Noad, por exemplo, compila as solues propostas por intrpretes ao longo dos anos, sem fundamento acadmico.12 Contudo, um evento que ocorreu muito antes da publicao dos Estudos mudaria para sempre sua histria. Em 1936, Villa-Lobos terminou seu casamento com Lucilia Gimares. Consternada, Lucilia deixou a residncia do casal, levando consigo tudo quanto era possvel, incluindo uma pilha de manuscritos. Entre estes, um conjunto completo dos 12 Estudos. Em 13 de dezembro de 1991, muito depois da morte tanto de Lucilia quanto de Arminda (segunda mulher de Villa-Lobos) estes manuscritos foram doados ao Museu Villa-Lobos por membros da famlia Guimares. O material foi ento indexado e disponibilizado em maio de 1992. Ao mesmo tempo, outro conjunto de manuscritos mantidos pela ditions Max Eschig, veio a pblico. Nos ltimos anos um certo nmero de artigos, ensaios e teses vem tentando com diferentes graus de sucesso, filtrar os manuscritos em relao edio oficial. Alguns equvocos foram cometidos como conseqncia de tcnicas de pesquisa equivocadas ou a falta de compreenso da vida de Villa-Lobos e as circunstncias de sua msica. Outros so quase inevitveis, como a falta de familiaridade com lngua portuguesa por parte dos pesquisadores e do quase total desconhecimento do meio musical brasileiro (para os estrangeiros). So muitas inquietaes e no ser possvel respond-las todas. O que curioso, entretanto, que talvez nem o prprio Villa-Lobos fosse capaz disso. Ele era conhecido por deliberadamente confundir os seus interlocutores.
9

Eu tambm vi nascer os estudos para violo, escritos durante umas frias que ns passamos juntos em Lussac-readChteau, na Frana. E uma infinidade de outros trabalhos deste infatigvel criador que foi Villa-Lobos In Presena o a de Villa-Lobos, 1 volume, 2 Edio. Rio de Janeiro : MEC/Museu Villa-Lobos, 1977, p.220. 10 o a In Presena de Villa-Lobos, 1 volume, 2 Edio. Rio de Janeiro : MEC/Museu Villa-Lobos, 1977, p.230. 11 Schaffer, John. Voice-Leading: towards a better understanding of select passages in Villa-Lobos Preludes for guitar. Soundboard, no. 03 (Summer 1966), pp. 155-159.
12

Noad, Frederick. Villa-Lobos: Collected Works for Guitar. Pennsylvania: Merion Music, INC., 1990.

Naturalmente, isto faz com que os pesquisadores tenham reservas quanto aos depoimentos pessoais do compositor.

III As Fontes O Museu Villa-Lobos guarda quatro conjuntos de manuscritos, a saber: 1) MS Max Eschig: uma cpia final do que se acredita ser a fonte para a publicao. O manuscrito mantido pela ditions Max Eschig, em Paris, e datado Paris, 1928. O Museu Villa-Lobos mantm apenas uma cpia xerox [nmero de catalogo P.200.1.2A]; 2) MS Guimares I: um rascunho em lpis [P.200.1.3]; 3) MS Guimares II: uma cpia final em tinta preta, possivelmente do prprio VillaLobos dos Estudos 2, 5, 10, 11 (incompleto) e 12. Esto datados de 1929 [P.200.1.6]; 4) MS Carlevaro: conjunto com seis Estudos (1, 2, 3, 4, 5 e 10) dados pessoalmente por Villa-Lobos ao violonista uruguaio Abel Carlevaro [P.200.1.4].

Em 1943, Carlevaro visitou o compositor no Rio de Janeiro. O seu relato do encontro bastante inspirador:
"Villa-Lobos teve um forte impacto em mim e sua msica e suas idias criaram uma atitude positiva em mim. A seu convite, tive a oportunidade de ouvir vrios de 17 quartetos. Ouvi os 12 Estudos pela primeira vez um dia quando Villa-Lobos me apresentou a Toms Tern, um grande pianista e seu amigo. Ele ento pediu a Tern para tocar os estudos para o meu beneficio. Era surpreendente escutar a transcrio de Tern daqueles Estudos. Primeiro, Villa-Lobos faria um comentrio sobre um dos Estudos, seguido da execuo do mesmo por Tern ao piano. Em suas mos, aqueles 12 Estudos se transformavam em obra de arte. Sua interpretao, combinadas com as explicaes do compositor, me fez entend-los musicalmente, em toda a sua inegvel beleza...." 13

De todos os conjuntos citados acima, o MS Guimares I, embora em forma de rascunho, o que mais perto chega da verso impressa, diferente apenas em pequenos detalhes. Tambm tem uma srie de marcas, tais como rabiscos, entre outras, na maioria nmeros aparentemente sem significado, mas que so peculiares quelas dos copistas quando preparam uma edio final. MS Guimares II tambm prximo ao impresso, embora menos. Por outro lado, o MS Eschig, aquele que mais diverge da verso impressa. uma cpia limpa, acurada e consistente, que antecede em data a todos os outros. Neste conjunto, so encontrados sees inteiras que no aparecem em nenhum outro lugar, como ser visto mais adiante.

13

Carlevaro, Abel. Guitar Master-class vol. 3. Heidelberg : Chantarelle, 1988, p. 03.

Juntos, os quatro conjuntos de manuscritos nos oferecem uma viso mais ampla dos processos composicionais de Villa-Lobos. E a esta altura, pode-se afirmar sem receio, que um exame mais detalhado dos manuscritos certamente afetar a sua interpretao de uma maneira ou de outra. Por questo de espao, no possvel aprofundar a discusso, que ser limitada a alguns pontos mais relevantes.

CASOS Caso Nmero 1: Polifonia Notao Proporcional Um exemplo da meticulosidade de Villa-Lobos em termos de notao est no uso de diferentes tamanhos de notas. Isto ajuda a visualizar os nveis estruturais da textura polifnica com mais clareza. Este tipo de notao desprende um enorme impacto psicolgico - nos atinge diretamente no nvel subliminar. A nota encarregada da voz principal de uma passagem maior que os das vozes secundrias. De particular interesse a introduo do Estudo 5. Note que nos dois primeiros compassos as cabeas das colcheias diminuem progressivamente, sugerindo um decrescendo.

MS Max Eschig - Estudo 5 (cc. 1 - 8)

Chopin, quem provavelmente introduziu esta notao em alguns de seus Preldios, est, sem dvidas, por trs da inspirao de Villa-Lobos. Note este exemplo de notao neste Preldio de Chopin:

10

Chopin: Preldio OP. 28, No. 8.

Outros exemplos desta notao dentro dos 12 Estudos podem ser observados, todos com o mesmo tipo de impacto psicolgico:

MS Max Eschig - Estudo 4 (cc. 42 - 47)

11

MS Max Eschig - Estudo 7 (cc. 19 - 24)

MS Max Eschig - Estudo 8 (cc. 11 - 20)

MS Max Eschig - Estudo 9 (cc. 28 - 33)

12

MS Max Eschig - Estudo 10 (cc. 62 - 67)

MS Max Eschig - Estudo 11 (cc. 55 - 58)

Caso Nmero 2: Dedilhado Os quatro conjuntos de manuscritos so fartos em dedilhados. Atravs deles possvel ter uma percepo de como Villa-Lobos pensava o violo do ponto de vista tcnico-interpretetivo. No sero listados aqui todos os dedilhados, uma vez que so muitos. Mas, dada a sua bvia importncia sobre a interpretao, sero apresentados abaixo alguns exemplos ilustrativos dos Estudos 7 e 8:

13

Estudo 7: Partitura impressa acima e MS Max Eschig abaixo.

Neste exemplo, Villa-Lobos fornece indicaes precisas sobre casas, cordas e dedos. Estas orientaes no so bvias na partitura impressa (acima). O interprete, desta forma, obrigado a uma extensiva anlise para avaliar qual seria a melhor abordagem para a passagem. Outro exemplo que ilustra o pensamento mecnico de Villa-Lobos esta passagem do Estudo 7:

Estudo 7: MS Max Eschig, c. 28

Note a nota L corda solta no segundo tempo, seguida da nota S# na sexta corda (campanella). Esta uma indicao de uma tcnica bastante sofisticada que no facilmente apreendida primeira vista. A passagem em escala que segue abaixo pertence ao Estudo 8 e apresenta critrios de dedilhados que vo alm de qualquer dvida, especialmente no movimento descendente.

14

Estudo 8: Impresso e MS Max Eschig

Aqui, o dedilhado pode ser resolvido de vrias maneiras, principalmente na parte ascendente da escala. A escolha do melhor dedilhado pode se complicar se as ligaduras de articulao no forem consistentes, como neste caso que ilustrado dentro do retngulo azul no exemplo acima. Na linha de cima, que representa a edio impressa, possvel interpretar a passagem via primeira posio do violo com a nota Mi da primeira corda solta possibilitando o salto para a sexta posio. Contudo, a ligadura mais o dedilhado 1-3-4, que pode ser observado na linha inferior que representa o manuscrito, torna claro a inteno do compositor de colocar toda a passagem na sexta posio. Caso Nmero 3: Passagens Ambguas Talvez a passagem mais controversa na srie toda seja o final do Estudo 2. No contando com recursos de notao mais precisos, Villa-Lobos fez uso da cabea de nota em diamante para sugerir um efeito especial.

15

MS Carlevaro: Estudo 2, cc. 25 - 27

A instruo abaixo dos dois ltimos compassos especifica pizzicatto simultneo da mo direita e da mo esquerda na mesma corda. Este efeito particular inspirado na viola caipira e consiste em tocar ao mesmo tempo as duas mos na mesma corda. O acidente entre parnteses representa o som distorcido (bi-tone) que resulta ao se tocar o lado esquerdo da corda presa. Porque o intervalo obtido considerado desafinado, a passagem com freqncia substituda por uma alternativa mais afinada com notas reais. Em uma anlise bem acurada, Dr. Nicholas Goluses14 sugere que isto conseqncia de uma europizao dos Estudos no passado e que descarta, por qualquer razo que seja, as suas origens folclricas. Questionar os motivos que levaram Villa-Lobos a empregar tal efeito em um Estudo de carter to clssico, pertence ao reino da pura especulao e est alm dos limites deste trabalho. Porm, possvel determinar trs razes que podem explicar a abordagem descuidada por parte dos violonistas: 1) estas instrues no aparecem na verso impressa, mas apenas nos manuscritos; assim, abre-se uma janela para qualquer interpretao; 2) no manuscrito, estas instrues esto em portugus, o que dificulta seu entendimento para os estrangeiros menos perseverantes; 3) os violonistas simplesmente ignoram isto. Caso Nmero 4: Andamentos e Marcas de Expresso Nos manuscritos, andamentos e marcas de expresso aparecem, na sua grande maioria, em francs. Uma comparao entre as fontes conhecidas nos revela a existncia de vrias divergncias, principalmente nos tempos internos. Em geral, aqueles dos manuscritos so mais rpidos que os daqueles impressos. Um exame mais acurado em alguns deles revela algumas surpresas:

1) Em MS Carlevaro, o Estudo 1 recebe simplesmente a marca Allegro. O prprio Abel Carlevaro, ento, sugeriu que este soaria melhor se fosse tocado um pouco mais lento. Villa-Lobos prontamente aceitou e adicionou a expresso "ma non
14

Dr Nicholas Goluses em entrevista pessoal em outubro de 1999.

16

Troppo". Por outro lado, MS Guimares I sugere uma marca mais rpida de tempo "Anim". Neste caso em particular, e uma vez que se considere que andamento est sempre sujeito a fatores externos,15 ambos andamentos podem funcionar bem.

2) O prximo exemplo refere-se a um andamento onde a sugesto impressa mais acurada. No Estudo 11, a seo B (c. 15), est marcada Anim em ambas verses. B c.15 C c.64 B c.83

Impresso MS. Eschig

Anim Anim

Poco Meno -------

Anim Anim

Variaes de andamento no Estudo 11

A seo C, comeando no c. 64, est Poco Meno na verso impressa, seguida do retorno a Anim na recapitulao da seo B (c. 83). A marca Poco Meno, contudo, est ausente no manuscrito. possvel sentir pela tabela cima que algo definitivamente est faltando.

3) Outro exemplo se refere segunda parte do Estudo 6. Nota-se que as marcas divergem tremendamente. Inclusive elas sugerem uma atmosfera totalmente diferente para a mesma seo. Pode-se considerar que as marcas do manuscrito fazem mais sentido, embora este seja um julgamento bastante subjetivo.

A Impresso MS. Eschig

m.1

A' m.28 -----Moins (trs energique)

m.39 Menos ------

m.46 Tempo 1
o

m.49 ----string. Poco a poco

m.53 ----allargando

m.55 Meno A Tempo

m.57 allarg. ------

Poco Allegro Un peu anim

Un peu moins

Variaes de andamento noEstudo 6

Caso Nmero 5: Sinais de Repetio Estes se referem exclusivamente aos Estudos 1 e 2. No Ms Eschig, ambos os Estudos aparecem sem repetio, como pode ser observado abaixo.
15

Como fator externo, consideram-se aqueles agentes que influenciam e transformam a interpretao: tcnica da mo direita [touch mais leve ou mais pesado], a resposta Sonora do instrumento aliadas tenso das cordas e a sua ao; acstica da sala e, finalmente, a colocao da pea no programa

17

MS Eschig: Estudo 1 sem barras de repetio

MS Eschig: Estudo 2 sem barras de repetio

Os violonistas tem sido entusiastas ao toc-los como aparecem no manuscrito. Porm, antes de considerarmos as possveis solues acerca deste caso em particular, faz-se necessrio lembrar o que Edward Cone diz em seu livro Musical Form and Musical Performance: "toda interpretao vlida representa, no uma aproximao de algum ideal, mas sim uma escolha".16 Assim: 1) Sem repetio, o ritmo harmnico cai pela metade e se desdobra em uma seqncia mais rpida de acordes que possui o seu prprio apelo dramtico;

16

Cone, Edward. Musical Form and Musical Performance. New York : W. W. Norton & Co., 1968, p. 34.

18

2) Por outro lado, a repetio de uma formula de arpejo est presente em msica desde muitos sculos atrs. A corroborao de uma idia musical nestes termos tem sido considerada uma poderosa dramatizao retrica do discurso musical, o qual pode ser enfatizado por uma variedade de outros meios. Por exemplo: piano e forte, staccato e legato, entre outros. E a literatura est cheia de exemplos: Preldio in R Menor BWV 999, para alade; o primeiro Preldio do Cravo Bem Temperado de Bach; o Estudo Simples no. 6 de Leo Brouwer, apenas para citar uns poucos. Alm disso, devemos lembrar que Villa-Lobos vez uma recomendao especifica a Carlevaro de que o Estudo 1 deveria ser tocado na primeira vez forte, progressivamente decrescendo, e retornando ao forte antes de alcanar o prximo acorde.

Estudo 1: sugesto de dinmica

Villa-Lobos usou uma imagem para ilustrar sua inteno: as ondas do mar.17 Para atingir isto, o instrumentista precisa da repetio. A propsito, o Estudo 1 foi inicialmente designado como Preldio. Porm, apesar de tudo que foi exposto acima, deve ser lembrado que os demais conjuntos de manuscrito tambm possuem as tais repeties, como se pode observar nos exemplos abaixo. Isto nos leva concluso de que os violonistas tm sido apressados ao considerar apenas uma fonte de referncia para suas decises finais. Seguem-se alguns excertos onde as repeties esto presentes.

17

Carlevaro, Abel. Guitar Master-class vol. 3. Heidelberg : Chantarelle, 1988, p. 04.

19

MS Carlevaro: Estudo 1 com barras de repetio

MS Carlevaro: Estudo 2 com barras de repetio

20

MS Guimares 1: Estudo 1 com barras de repetio

MS Guimares I: Estudo 2 com barras de repetio

21

MS Guimares II: Estudo 2 com barras de repetio

Caso Nmero 6: Marcas de Expresso Marcas de expresso nos manuscritos so muito mais detalhadas e com freqncia elas ajudam a classificar o carter dos motivos, das frases, alm de outros nveis estruturais.

22

MS Max Eschig: Estudo 8, cc. 1 20

Pode-se facilmente observar a riqueza de detalhes desta passagem do Estudo 8 acima, onde o carter reforado pela especificao de mudanas de tempo, dinmica e uma variedade de marcas de articulao.

Caso Nmero 7: Sees Omitidas Dois dos Estudos contm material adicional que no aparecem em nenhuma outra parte. No Estudo 10, uma seo inteira de um interldio inserida aps o compasso 20 tanto no MS Eschig quanto no MS Guimares I. Esta seo ento, seguida de uma breve repetio do incio. Existem alguns argumentos que podem explicar a omisso na edio impressa: primeiro, o prprio Villa-Lobos pode ter considerado a forma geral do Estudo mais equilibrada sem o referido interldio. Contra isto, existe o conhecimento pblico de que Villa-Lobos nunca revisava sua msica. Segundo, outra pessoa (Segovia, Carlevaro ou Tern) pode ter sugerido o corte. Em uma carta a Villa-Lobos datada de Buenos Aires, 1 de maio de 1952, Segovia diz:

23

"Eu no sei se voc lembra que ns modificamos algumas coisas no Estudo 7. De qualquer forma, se a edio for publicada imediatamente, me avise, que eu enviarei a voc a cpia com as alteraes que ns concordamos da ltima vez em Paris. Eu acabo de gravar para Decca aquele Estudo [7] e o Preldio com a melodia no baixo. Acredito que voc gostar."18

Pode-se assumir, baseado na passagem acima, que Segovia pode ter feito sugestes de alteraes tambm para o Estudo 10. Finalmente, pode ter sido o caso do copista da Max Eschig ter simplesmente pulado a seo inteira, como sugere o exame do conjunto incompleto, o MS Guimares II. Contra isto, est o fato de que presumivelmente este no foi o conjunto usado como fonte para a cpia final. Contudo, quanto a isto, no se pode estar completamente seguro. Seja qual for o caso, no h dvida de que a verso manuscrita deste Estudo mais sofisticada que a verso impressa. O Estudo 11 no MS Eschig tambm tem uma considervel quantidade de material descartado que no consta de nenhuma outra verso. Em uma anlise mais acurada, pode-se observar que o material no tem relao temtica nem motvica com o restante da obra (ver abaixo). Alm disso, as inseres no funcionam como contraste ao material em torno, e nem possuem relaes orgnicas com a forma. Assim, a incluso deste material extra em uma execuo deste Estudo baseada simplesmente na fidelidade aos manuscritos, parece questionvel.

Estudo 11 cc. 37 - 39

18

Paz, Krishna Salinas. Os 12 Estudos para Violo de Heitor Villa-Lobos: Reviso dos Manuscritos Autgrafos e Anlise comparativa de Trs Interpretaes Integrais (MM. diss., Universidade Federal do Rio de Janeiro, 1993), p. 04.

24

Estudo 11 cc. 41 - 43

Concluso instigante perceber o quanto de interferncia ocorre na concepo tcnicointerpretativa geral pela consulta aos manuscritos dos 12 Estudos para violo de VillaLobos. Apesar disso, a pesquisa pode avanar em pontos tcnicos cruciais, tais como ligados, ligaduras de frase, entre outros. Um exame mais aprofundado do dedilhado, por exemplo, certamente relevante para o perfeito entendimento do raciocnio mecnico por trs da msica. Outros pontos, tambm, podem ser melhor direcionados, entre eles: 1) O exame tcnico do papel e da caligrafia de Villa-Lobos. O Museu Villa-Lobos realizou esta tarefa de forma apenas parcial. 2) Acredita-se de forma veemente que a maior parte, se no todas as interrogaes concernente aos Estudos, podem ser respondidas quando os arquivos de Segovia forem disponibilizados para consulta. So conhecidas as cartas de Segovia para Villa-Lobos que sugerem mudanas no texto musical. Qual teria sido a resposta de Villa-Lobos a estas cartas? Os manuscritos de Segovia apresentariam todas as mudanas que so mencionadas na correspondncia? Para todos os efeitos, existiria um manuscrito de Segovia? Quando os Estudos foram terminados em 1929, Villa-Lobos j era um veterano editado por Max Eschig. Segovia, por outro lado, tinha contrato com o editor alemo Schott, que havia recm criado a srie Edition Andrs Segovia, o que o tornaria o editor natural para as revises ou comisses de Segovia. Contudo, como condio para publicar por Schott, Segovia supostamente poderia reivindicar o privilegio de revisar a msica adicionando seu prprio dedilhado, como de resto era seu hbito. Entretanto, fartamente documentada a intransigncia de Villa-Lobos quanto a alteraes ou revises de sua msica por terceiros. E, durante esta disputa, Villa-Lobos pode ter perdido a pacincia com o msico espanhol e simplesmente enviou seu original para ser publicada pela casa francesa de Max Eschig. Infelizmente, esta verso foi publicada cheia de erros de impresso. 3) Em 1977 foi lanada uma reimpresso dos Estudos por Edition Max Eschig. Nela, pode-se achar umas pequenas correes de alguns erros bvios. Quem teria sido

25

o responsvel por isto? Turbio Santos, diretor do Museu Villa-Lobos no Rio de Janeiro, acredita ter sido Philipe Marietti, um dos diretores da Edition Max Eschig na poca, quem fez as correes.19 Nenhuma outra informao disponvel. 4) De acordo com o contrato entre Villa-Lobos e Max Eschig, datado de 5 de Janeiro de 1929, os 12 Estudos e a Sute popular Brasileira deveriam ser lanados conjuntamente. O mesmo contrato tambm mencionava as 10 peas para piano Francette et Pi, que Villa-Lobos havia composto em Paris, alm das Quatro Sonatas para violino e piano.20 Por que Max Eschig esperou 20 anos para lanar os 12 Estudos? O que exatamente aconteceu entre a assinatura deste contrato e a subseqente publicao ainda espera por uma explicao.

19 20

Turibio Santos em entrevista pessoal em outubro de 1999. Peppercorn. L. The Illustrated Lives of the Great Composer - Villa-Lobos, p. 26.

26

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS ______ Catalogo de obras imprssas e inditas de Heitor. Organizado por Arminda Neves d'Almeida. [193-?] Alcazar, M. The Segovia-PonceLetters. Columbus : Editions Orphee, 1989. Carlevaro, Abel. Guitar Master-class vol. 3. Heidelberg : Chantarelle, 1988. Cone, Edward. Musical Form and Musical Performance. New York : W. W. Norton & Co., 1968. Fernandez, Eduardo. "Villa-Lobos - New Manuscript". Guitar Review (Fall 1996), pp.22-28 Gladstone, Ralph. "An Interview with Heitor Villa-Lobos. Guitar Review (no 2), p. 13. Hodel, Brian. Villa-Lobos and the Guitar. Guitar Review (Fall 1988), pp. 21-27. Kiefer, Bruno. Villa-Lobos e o modernismo na msica brasileira. Porto Alegre : Editora Movimento, 1981. Leal, J. S. and Barbosa, A. L. Joo Pernambuco, Arte de um Povo. Rio de Janeiro : Funarte, 1982. Mariz, Vasco. Heitor Villa-Lobos, compositor brasileiro. Rio de Janeiro : Zahar Editores, 1983, c1982. Muricy, Jos C. A. Villa-Lobos--uma interpretao. [Rio de Janeiro] : Ministerio de Educao e Cultura, Servio de Documentao [1961]. Noad, Frederick. Villa-Lobos: Collected Works for Guitar. Pennsylvania: Merion Music, INC., 1990. Orrego-Salas, Juan. Tradiciones musicales y aculturaciones en Sudamrica. Music in the Americas, vol. 1. Paz, Krishna Salinas. Os 12 Estudos para Violo de Heitor Villa-Lobos: Reviso dos Manuscritos Autgrafos e Anlise comparativa de Trs Interpretaes Integrais (MM. diss., Universidade Federal do Rio de Janeiro, 1993), p. 04. Peppercorn, L. M. The World of Villa-Lobos in Pictures and Documents. Aldershot, Hants, England : Scolar Press ; Brookfield, VT : Ashgate Pub., c1996. Peppercorn, L. M. Villa-Lobos: Collected Studies. Aldershot : Scolar Press. c1992. Peppercorn, L. M. Villa-Lobos: The Music; An Analysis of his Style. London : Kahn & Averill, 1991. Santos, Turibio. Heitor Villa-Lobos e o Violo. Rio de Janeiro : Museu Villa-Lobos, 1975.

27

Schaffer, John. Voice-Leading: towards a better understanding of select passages in Villa-Lobos Preludes for guitar. Soundboard, no. 03 (Summer 1966), pp. 155-159. Tern, Toms. "Villa-Lobos". Presena de Villa-Lobos, Vol.1, 2nd edition. Rio de Janeiro : MEC/Museu Villa-Lobos, 1977, pp. 220-1. Partituras Villa-Lobos, Heitor. 12 Estudos para Violo (MS Guimares I). Rio de Janeiro : Museu Villa-Lobos (ms. P.200.1.3), 192?. _______________. 5 Estudos para Violo (MS Guimares II). Rio de Janeiro : Museu Villa-Lobos (ms. P.200.1.6), 1929.

__________. 12 Estudos para Violo (MS Max Eschig). Rio de Janeiro : Museu VillaLobos (ms. P.200.1.2.A), 1928. __________. 6 Estudos para Violo (MS). Rio de Janeiro : Museu Villa-Lobos (ms. P.200.1.4), 19??. __________. Douze tudes pour Guitare. Paris : ditions Max Eschig, 1952-53

30

Apndice 1
Lista da obra completa para violo de Villa-Lobos
Ano 1900 1901 1904 1908-12 1909 1909-1912 Panqueca Mazurka em R Maior Valsa Brilhante (Valsa Concerto #2) Sute Popular Brasileira Fantasia Dobrados (oito)
I-Paraguaio; II-Brasil; III-Choro; IVSaudade; V-Paranagu; VICabeudo;VII-Rio de Janeiro; VIIIPadre Pedro.

Obra

Movimentos

Instrumento(s) solo (perdida) solo (perdida) solo

I-Mazurka-Choro; II-Schottish-Choro; III-Valse-Choro; VI-Gavotta-Choro VChorinho.

solo

[publicada por Max Eschig em 1955]

solo (perdida) solo (perdida)

1910 1910 1910 1911 1917

Dobrado Pitoresco Quadrilha Tarantela Simples (mazurka) Sexteto Mstico Choros no 1 Modinha (Serenata no 5) 12 Estudos Introduo aos Choros Distribuio das Flores 5 Preldios ria da Bachiana n 5 Food for Thought
Cantilena

solo (perdida) solo (perdida) solo (perdida) solo flauta, obo, saxofone, harpa, celesta, violo solo voz e violo solo orquestra Flauta e violo solo voz e violo voz e violo (do poema sinfnico Magdalena 1 Suite) violo e. orq.

1921 1925 1929 1929 1937 1940 1947 1947

1951 1953

Concerto para Violo Pequena Orquestra

I-Allegro Preciso; II-Andantino e Andante; III-Cadncia; IVAllegro non Troppo

Cano do Poeta do Sculo voz e violo XVIII 1958 Cano do Amor (Green Orquestra (voz e Mansions ou Floresta do violo) Amazonas) Fonte: Villa-Lobos, Sua Obra [Catalogo Geral]. Rio de Janeiro: MEC/DAC/Museu Villa-Lobos, 1972.

Apndice 2
12 Estudos -Tempos e suas variaes internas
Partitura impressa tude 1 tude 2 tude 3 tude 4 tude 5 tude 6 tude 7 tude 8 tude 9 Allegro ma non troppo - Lento Allegro Allegro moderato Anim - Lent Trs anim Un peu anim MS Eschig MS Guimares I Allegro ma non troppo - Lento Allegro Allegro moderato ][ ] - Grandioso Andantino - Poco Meno Andante Anadantino Poo meno Allo MS Guimares II MS Carlevaro Allo non Troppo - Lento Allo

Un peu modr - Meno - A Tempo - Un peu modr - Grandeoso - Un peu [ ][ Grandioso moins Andantino - Poco Meno
o

Andantino - Un peu moins - A Tempo 1o Andantino - Poco Meno

Poco Allegro - Meno - A Tempo 1 - Un peu anim - Moins (trs energique) Meno Un peu moins (trs energique) Trs anim - Modr - Lent - Modr Trs anim - Moins - Pi mosso - Vif Trs anim - Moins - Pi mosso - Vif Tempo 1a - Vif Modr - Lent Trs peu anim Moder - Lent Un peu anim - Moins Trs Anim - (Un peu moder - MOder) Trs anim Vif - Trs vif (Lent - Pi Mosso) - Anim - Poco Meno Anim - (Lent - Pi Mosso) Anim [ ][ ] - Un peu plus anim Trs anim - Un peu anim Vif Trs vif [ ] [ ] - [ ] [ ] - (Lent - Pi Mosso) Anim Trs anim - Un peu plus anim Modr - Un peu moder

Anim - (Un peu moder - Lent) - Tres tude 10 Trs anim - Un peu anim - Vif anim - Trs vif (Lent - Pi Mosso) - Anim - Poco (Lent - Plus Vite) - Anim - [ ] tude 11 Meno - Anim - (Lent - Pi Mosso) Anim - (Lent - Plus Vite) Anim - Pi Mosso - A Tempo Io - Un Un peu anim - Plus vite - A Tempo 1o tude 12 peu plus anim Un peu plus anim

32

Apndice 3

MS Eschig: Estudo 10 cc. 22 38

33

MS Guimares I: Estudo 10 cc. 22 38

34

Apndice 4

Estudo 11 cc. 37 - 39

Estudo 11 cc. 41 - 43

You might also like