You are on page 1of 9

Ano lectivo: 2010-2011

Teste Sumativo N. 4 Biologia e Geologia 10 ano de escolaridade Durao da prova: 90 minutos. 9 pginas

Utilize apenas caneta ou esferogrfica de tinta indelvel, azul ou preta. No permitido o uso de corrector. Em caso de engano, deve riscar, de forma inequvoca, aquilo que pretende que no seja classificado. Escreva de forma legvel a numerao dos grupos e dos itens, bem como as respectivas respostas. As respostas ilegveis ou que no possam ser identificadas so classificadas com zero pontos. Para cada item, apresente apenas uma resposta. Se escrever mais do que uma resposta a um mesmo item, apenas classificada a resposta apresentada em primeiro lugar. Para responder aos itens de escolha mltipla, escreva, na folha de respostas: o nmero do item; a letra que identifica a nica opo correcta. Para responder aos itens de associao/correspondncia, escreva, na folha de respostas: o nmero do item; a letra que identifica cada elemento da coluna A e o nmero que identifica o nico elemento da coluna B que lhe corresponde. Para responder aos itens de ordenao, escreva, na folha de respostas: o nmero do item; a sequncia de letras que identificam os elementos a ordenar. As cotaes dos itens encontram-se no final do enunciado da prova.

I O sismo de Izmit, na Turquia, ocorrido a 17 de Agosto de 1999, teve magnitude 7,4 e origem numa das maiores e mais bem estudadas falhas transformantes do mundo: a Falha do Norte da Anatlia. O sismo de 1939 teve epicentro na parte ocidental da Turquia. Os epicentros dos eventos posteriores a 1939 localizaram-se quer a Este, quer a Oeste, denunciando claramente um comportamento migratrio da falha. A migrao para Oeste foi particularmente activa, correspondendo a uma ruptura de 600km, em falhas contguas, entre 1939 e 1944. Esta migrao para ocidente amorteceu, isto , no provocou sismos, nos anos seguintes. Nos eventos de 1957 e 1967 ocorreu ruptura nos 100km adjacentes, para Oeste, da falha. Em 1963 e 1964 os sismos ocorreram numa zona no adjacente, mais para ocidente. O evento de 17 de Setembro de 1999 ocorreu numa zona correspondente a uma lacuna ssmica, com cerca de 150km de comprimento, localizada entre a zona afectada pelo sismo de 1957 e o Mar de Marmara.

Alguns dos grandes sismos registados entre 1943 e 1999. Esto assinaladas as rupturas provocadas pelos eventos maiores e as respectivas magnitudes. O sismo de Izmit, em 1999, veio colmatar uma lacuna ssmica. (modificado de Toksoz, Shakal e Michael, 1979)
N

Sismos na Falha do Norte da Anatlia Sismo Ano 1939 1942 1943 1944 1949 1951 1957 1966 1967 1971 1992 1999 Data 26 Dez 20 Dez 26 Nov 01 Fev 17 Ago 13 Ago 26 Mai 19 Ago 22 Jul 22 Mai 13 Mar 17 Ago
Magnitude

M 7.9 7.0 7.3 7.3 7.1 7.3 7.1 6.6 7.1 6.8 6.8 7.4

Pormenor da falha da Anatlia

1. Classifique as afirmaes seguintes com os valore3s lgicos V (verdadeira) ou F (falsa).

A. Os sismos registados entre 1942 e 1999 esto associados a tenses conservativas. B. Nos sismos da dcada de 1990 a magnitude foi tendencialmente crescente. C. Os registos do mapa evidenciam uma tendncia de progresso de epicentros no sentido de EO. D. No sismo de 1999, provvel que Istambul e Ankara tenham registado a mesma intensidade ssmica. E. Os hipocentros dos sismos localizam-se nas zonas superficiais onde se verificou maior libertao de energia por rotura das rochas. F. provvel que o sismo de 1999 tenha produzido rotura de rochas no fundo do Mar de Marmara. G. Os sismos associados falha do Norte da Anatlia tm hipocentros a profundidades superiores a 300 km.. H. A magnitude do sismo de 1939 pode justificar a ocorrncia de um fenmeno conhecido por Tsunami. 2. Os sismos que tm afectado a Turquia so de origem _____ e esto associados falha do norte de Anatlia. As falhas correspondem a deformaes A. vulcnica () contnuas e de natureza plstica B. vulcnica () contnuas e de natureza frgil. C. tectnica () descontnuas e de natureza plstica. D. tectnicas () descontnuas e de natureza frgil 3. A Turquia possui importantes reservas de metais. macios constituem formaes de _____ densidade, da aplicao de mtodos _____. A. elevada () gravimtricos. B. C. baixa () qumicos. D. Os depsitos de sulfuretos metlicos o que permite a sua deteco atravs baixa () geotrmicos. elevada () magnticos.

4. A energia emitida a partir do foco propaga-se segundo superfcies ______ o que evidencia a natureza _____ do interior da Terra. A. irregulares homognea. B. esfricas homognea. C. esfricas heterognea. D. irregulares heterognea. 5. O sismo de _____ magnitude produziu a ruptura de rochas com _____ expresso na progresso da falha. A. maior () menor B. menor () menor C. maior () maior D. menor () maior 6. O sismo de Izmit foi registado com a magnitude de 7,4 da escala de Richter. A partir dos relatos obtidos, foram determinados valores de intensidade compreendidos entre IV e VIII da escala de Mercalli. Explique por que razo este sismo regista vrias intensidades mas apenas uma magnitude. 7. A. B. C. A zona de baixa velocidade das ondas ssmicas localiza-se: entre os 30 e os 100 km de profundidade e constituda por material de baixa densidade. entre os 350 e os 500 km de profundidade e constituda por material no estado lquido. entre os 100 e os 350 km de profundidade e constituda por material slido de elevada plasticidade. D. entre os 100 e os 350 km de profundidade e constituda por material em estado de fuso. 8. Baseando-se nos dados da figura seguinte, seleccione a opo que classifica correctamente as seguintes afirmaes.

1. Os raios das ondas ssmicas que se propagam no interior da Terra esto representados por linhas curvas com as concavidades voltadas para a superfcie. 2. A partir dos 1030 da distncia epicentral no so recebidos sinais de chegada de ondas P e S. 3. O ncleo responsvel pela existncia de zona de sombra ssmica. 4. A dimenso do raio do ncleo inferior espessura do manto. A. B. C. D. Apenas so verdadeiras as afirmaes1 e 4. S a afirmao 2 falsa. Apenas so verdadeiras as afirmaes1 e 3. S a afirmao 3 verdadeira. II O Parque Nacional de Yellowstone, o mais antigo parque nacional do mundo, est localizado nos Estados Unidos da Amrica e cobre uma rea de 8987 km. Yellowstone um ponto quente, com uma pluma de magma que se ergue do manto, penetrando em rochas cidas. Apesar da actual aparncia pacfica da paisagem, Yellowstone sofreu perodos de violncia extrema no ltimo milho de anos. Esse passado resultou na presena de milhares de fontes termais, fumarolas, giseres e caldeiras naturais.

Localizao e idade (M.a.) dos centros vulcnicos

Perfil da caldeira vulcnica Exemplos dessa actividade vulcnica so os gisers, sendo o Old Faithful (Velho Fiel) um dos mais conhecidos do mundo pela regularidade das suas erupes. Os estudos dos gisers do parque, que tem vindo a ser efectuados, sugerem que as secas provocadas pelas alteraes climticas esto a retardar as erupes regulares, podendo estas, em condies extremas, virem a cessar num futuro prximo. Entre 1998 e 2006, os gelogos acompanharam a periodicidade das erupes de cinco gisers do parque, utilizando sensores de temperatura. Em Yellowstone, a caldeira actual foi criada por uma erupo catastrfica que ocorreu h cerca de 640 000 anos e que libertou para a atmosfera 1000 km 3 de cinza, rocha e materiais piroclsticos, que recobriram uma rea de milhares de quilmetros quadrados, devastando a paisagem. Nenhuma erupo vulcnica ocorreu em Yellowstone, desde h 70000 anos. Contudo, desde os anos 70 do sculo XX, os cientistas tem vindo a detectar mudanas significativas neste notvel sistema vulcnico e hidrotermal, incluindo movimentos ascendentes do solo e aumento da actividade ssmica. Para acompanhar com rigor estas alteraes, os cientistas colocaram 22 sismgrafos no parque. A anlise dos dados registados permitiu revelar as dimenses da cmara magmtica. Das observaes e dos estudos realizados recentemente, concluiu-se que estamos perante um sistema dinmico, com episdios de ascenso e subsidncia, a ocorrer em diferentes locais e em momentos distintos. Em 2006, o observatrio vulcanolgico de Yellowstone decidiu implementar um programa que se estendera ate 2015 e que equipara o local com sistemas de observao e de alerta mais sofisticados. 1. Podemos encontrar gisers e fumarolas que so exemplos de vulcanismo _______, em Yellowstone, regio com grau geotrmico _______ do que aquele que habitualmente encontramos na crosta continental. A. primrio maior B. residual menor C. primrio menor D. residual maior

2. As posies e idades dos centros vulcnicos de Yellowstone permitem inferir que a Placa Norte-Americana se movimenta de _______, tendo registado uma velocidade entre os _____ atrs. A. SO-NE () 12 e os 11 M.a. B. NE-SO () 12 e os 11 M.a. C. SO-NE () 14 e os 12 M.a. D. NE-SO () 14 e os 12 M.a. 3. A periodicidade das erupes do giser Old Faithful alterou-se, porque o perodo de seca fez aumentar A. a temperatura dentro do reservatrio de gua. B. o ponto de ebulio da gua do reservatrio. C. a presso da gua no interior do reservatrio. D. o tempo de recarga do reservatrio de gua. 4. Nos bordos da caldeira de Yellowstone, existem falhas _______ que contribuem, na actualidade, para a ocorrncia de fenmenos _______. A. activas ssmicos B. activas vulcnicos C. inactivas ssmicos D. inactivas vulcnicos 5. A determinao das dimenses da cmara magmtica atravs de um mtodo _______ foi possvel, porque, ao atingirem a cmara magmtica, as ondas P _______ de velocidade, e as ondas S deixam de se propagar. A. directo diminuem B. indirecto aumentam C. indirecto diminuem D. directo aumentam 6. O facto de um magma rioltico apresentar _____ teor em slica do que um magma basltico tem como consequncia _____. A. menor () uma maior dificuldade na libertao dos gases. B. maior () iniciar a solidificao a temperaturas mais baixas. C. menor () apresentar uma consistncia mais viscosa. D. maior () a formao de rochas de cor mais escura. 7. Pelas observaes efectuadas em Yellowstone, os cientistas receiam que possam ocorrer, num futuro prximo, erupes explosivas com consequncias devastadoras. Explique a possvel ocorrncia de erupes explosivas, tendo em conta que a actividade vulcnica em Yellowstone se deve a existncia de um ponto quente. III A sul dos Aores, associadas Crista Mdio-Atlntica, existem fontes hidrotermais profundas. No fundo ocenico, existem pequenas mas numerosas fissuras, atravs das quais a gua fria do oceano entra em contacto com as rochas quentes, formadas recentemente. A gua aquecida sobe e arrasta consigo vrios constituintes das rochas circundantes. Quando emerge do interior da Terra, no fundo ocenico, o fluido rico em sais, muitas vezes metlicos, que se vo depositando em torno da abertura, formando uma estrutura a que se d o nome de chamin. Dela emanam, sem cessar, inmeros gases ricos em metano e compostos de enxofre, criando sua volta um ambiente nico. Nesses locais, a gua circula a temperaturas que podem atingir os 400 C, mantendo-se no estado lquido, devido s elevadas presses a que est submetida. No entanto, a trs centmetros do fluxo

principal de gua quente, a temperatura a normal para essas profundidades, de apenas 2 C. Associadas s fontes hidrotermais profundas, desenvolvem-se bactrias quimioautotrficas, que produzem compostos orgnicos a partir de carbono inorgnico e da oxidao de compostos de enxofre libertados pelas chamins. Estes seres vivem em simbiose com organismos mais desenvolvidos. Neste ecossistema invulgar, crescem tambm vermes tubulares (poliquetas tubulares), moluscos bivalves e espcies estranhas de caranguejos e de camares. O esquema da representa o perfil da estrutura de uma fonte hidrotermal, no fundo do mar.

1. As bactrias quimioautotrficas desempenham, no ecossistema referido, a funo de _____ 2 estabelecem com outros seres vivos mais complexos relaes de _____. A. microconsumidoras () benefcio mtuo B. produtoras () prejuzo mtuo C. produtoras () benefcio mtuo D. microconsumidoras ()prejuzo mtuo 2. As bactrias quimioautotrficas fazem parte da mesma _____ que os caranguejos e esto integradas no _____. A. populao () Reino Monera B. biocenose ()Reino Monera C. populao () Reino Protista D. biocenose ()Reino Protista 3. A existncia de numerosas fissuras no fundo ocenico permite um rpido aquecimento da gua devido _____. A sua circulao no estado lquido deve-se elevada _____ a que se encontra. A. ao elevado grau geotrmico () presso B. grande superfcie de transferncia de calor () presso C. ao elevado gradiente geotrmico () temperatura D. grande superfcie de contacto () temperatura

4. A sntese proteica acontece nos _____ das clulas dos camares, ocorrendo os fenmenos de libertao de energia _____. A. ribossomas () em pores da membrana plasmtica B. ribossomas () mitocndrias C. complexo de Golgi () em pores da membrana plasmtica D. complexo de Golgi () mitocndrias 5. Na Crista Mdio-Atlntica, a rocha-me do material que ascende de natureza _______, originando magma _______. A. peridottica () rioltico. B. peridottica () basltico. C. grantica () rioltico. D. grantica () basltico. 6. Identifique o tipo de limite associado Crista Mdio-Atlntica. 7. A observao detalhada das clulas com recurso microscopia permitiu identificar dois tipos celulares distintos clulas procariticas e clulas eucariticas. Atendendo s caractersticas estruturais dos dois tipos de clulas, explique a diferente complexidade atingida por seres procariontes e eucariontes. 8. A cada afirmao da coluna A faa corresponder um termo da coluna B. Cada termo utilizado uma nica vez. Coluna A A. B. C. D. E. Aumenta o contraste entre os vrios constituintes celulares. Produz molculas orgnicas altamente energticas. Estrutura intracelular que mantm a forma da clula. Confere maior capacidade de sobrevivncia a procariontes. Constituda por celulose em clulas vegetais. Coluna B 1. Focagem 2. Citosqueleto 3. Colorao 4. Cpsula 5. Fixao 6. Eucarionte 7. Cloroplasto 8. Parede celular

FIM

COTAES
I 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. Subtotal 10 pontos 8 pontos 8 pontos 8 pontos 8 pontos 10 pontos 8 pontos 8 pontos 68 pontos

________________

II 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. Subtotal III 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. Subtotal Total 8 pontos 8 pontos 8 pontos 8 pontos 8 pontos 4 pontos 15 pontos 10 pontos 69 pontos 200 pontos 8 pontos 8 pontos 8 pontos 8 pontos 8 pontos 8 pontos 15 pontos 63 pontos

________________

________________

You might also like