You are on page 1of 8

INSTITUTO EDUCACIONAL DE TEOLOGIA EVANGLICA

Trabalho De Hermenutica
Caractersticas da escola de Antioquia e da escola de Alexandria Definies do texto literal e definies do texto alegrico

Professor: Bel Ev. Danilo Alves Aluno: Daniel Gomes Cunha

INSTITUTO EDUCACIONAL DE TEOLOGIA EVANGLICA

CURSO BSICO EM TEOLOGIA

Preparando os santos para o exerccio do ministrio

Diretor presidente: Bel Pr. Carlos Antnio Santos de Novais

Professor da disciplina hermenutica: Bel Ev. Danilo Alves Lemos

Ncleo da Igreja Evanglica Comunidade de Deus Vida Nova

Disciplina teolgica: Hermenutica

Aluno: Daniel Gomes Cunha

Dezembro de 2011

toda Escritura inspirada por Deus (PASA GRAPHA THEOPNEUSTOS)

INTRODUO
Quando falamos em interpretao bblica, se fala em duas possibilidades, uma verdadeira, fiel ao Esprito e outra falsa influncia de pretenses malignas, independente da falta de recursos interpretativos da gramtica ao contexto, o Esprito testemunha infalvel da afirmativa Divina, que principalmente ele Senhor sobre sua palavra (IS 55.11; MT 24.35), Seria possvel perguntar ao mpio entendes o que ls?(AT 8.30). Sim, porm ele lhe responderia no sem algum no me ensinar, agora observe bem, o Esprito pode muito bem e sem nenhum problema lhe solucionar os mais difceis problemas com o mtodo histrico-gramatical, mais se fores sbio entenders que Lhe importa a aplicao, pois Ele bem sabe que a Palavra inspirada foi escrita em tempos e culturas diferentes e distantes de quem iria ler. A anlise do texto importante, sim e no substitui de maneira nenhuma a direo do Esprito, pois foi Ele quem inspirou tais escritos e Ele quem mais possui conhecimento daquilo que nos foi revelado Ele esteve presente em todas as circunstncias e ns no, se soubssemos com clareza o que houve ou o que pde ter acontecido isto somente enriqueceria a nossa iluminao que vem dEle. H na Revelao obrigao da nossa parte de ser no somente vivida tanto quanto tambm observada, mas no gramtico-histrico-cultural, e nem lhe atribuindo o que ela no revela e nem diz e muito menos quer dizer e sim buscando cada vez mais confiar e conhecer aquilo que foi escrito. Mesmo que o Senhor lhe ordenasse atire-se em um abismo em chamas, confie no por que acredite que Ele volte atrs, mas por crer que ele Senhor sobre o que fala no mente sustentando tudo em suas mos, e sua vontade no pode ser contradita e puni os que intentam contra tal, ainda assim por ser O Senhor estaria correto, Ele define o que certo ou errado, ento seria absurdo lhe recusar fazer, pois no h como duvidar que ele faa tais coisas, se no quisesse que acreditasse no mostraria o juzo caso fizesse o contrrio. Sabendo que nosso Deus perfeito em amor e justia absurdo lhe interpretar segundo uma pressuposio exterior a si Mesmo, seria pecado imediato a primeira concluso por si s, por isso o Esprito de Deus quem testifica o que de Deus e quem nos ensina e Ele nunca ensinaria distintamente, contraditoriamente com diversidade de opinies e possibilidades infinitsimas a depender de nossas experincias, ou de nveis diferentes de comunho com Deus e at mesmo do que achamos certo ou errado para se interpretar o que se chama revelao dada, propriamente dita, pois imparcialidade, universalidade e clareza so atributos distintos da Palavra do Senhor, o que a torna perfeita!

Daniel Gomes Cunha aluno IETEV

A forma como voc pensa e interpreta o mundo ao seu redor no , absolutamente, individual. Ela a resultante de inmeras influncias que pesam sobre voc, e que foram se acumulando com o passar dos anos. Assim cada indivduo capaz de fazer interpretaes distintas do mesmo objeto, porque as ferramentas que ele utiliza para interpretar so partes do que ele . Talvez fosse mais apropriado dizer que ele interpreta com tudo o que . Porm, possvel uniformizar, ou adotar como padro um determinado mtodo de interpretao. A hermenutica de Calvino

As Escolas de Alexandria e Antioquia


Aps a morte dos apstolos, atravs dos chamados Pais da Igreja, surgem intensos debates teolgicos e filosficos sobre questes doutrinrias de suma importncia para a sobrevivncia da igreja. Surgem neste perodo duas escolas de pensamento doutrinrias bem distintas e diferentes em seus pensamentos. A primeira, chamada Escola de Alexandria, que apresentava uma viso mais alegrica na interpretao das escrituras, a segunda chamada Escola de Antioquia, que era mais voltada para o sentido literal do texto bblico. Os Pais da Igreja procuravam entender qual a verdade de Deus examinando as Escrituras. Debates vigorosos aconteceram quanto ao sentido exato das palavras dos apstolos e dos profetas. Uma das questes hermenuticas centrais era como a igreja crist poderia interpretar as profecias, instituies, personagens e eventos do Antigo Testamento de forma a refletir Cristo. ESCOLA DE ALEXANDRIA: As razes do sistema interpretativo de Alexandria se baseiam nas idias de filsofos da antiguidade, debaixo da influencia de homens como Herclito, Plato e estudiosos da escrituras judaicas como Filo de Alexandria. O sistema estabelecido por Herclito e chamado de huponia, ou sentido mais profundo, como uma nova abordagem as obras de Homero, para fugir das implicaes obvias de se interpretar literalmente o que Homero escreveu acerca dos deuses como deuses cometendo torpezas e prticas de vingana, prazeres, traies e imoralidades. J o sistema conceituado por Plato sugere que o mundo em que vivemos apenas representao do que existe no mundo perfeito das realidades imateriais, o mundo da idias. Conceitos e verdades espirituais prprios do mundo das idias so representados por alegorias Estes conceitos influenciaram mais tarde um judeu de Alexandria, chamado Filo, ele tinha uma formao judaica tradicional e era leal a instituies e costumes de seu povo.

Era estudioso da septuaginta, porm era seguidor de Plato, ele tentou conciliar os ensinos de Moiss e Plato com o mtodo da alegorese. O SURGIMENTO DA ESCOLA CATEQUTICA DE ALEXANDRIA Quando o evangelho alcanou a Alexandria muitos se converteram ao cristianismo. Um dos principais lideres foi Barnab (150? d.C.) que ficou conhecido por ter escrito a carta de Barnab, onde interpreta o Antigo testamento alegoricamente, outro lder foi Pantenus. Inicialmente um filsofo estico, quando se converteu ele fundou uma escola crist catequtica em Alexandria no sculo II. O sistema utilizado para interpretar a bblia era alegrico. PRINCIPAIS REPRESENTANTES Um dos principais convertidos de Pantenus foi Clemente de Alexandria (150-215 d.C.), ele foi sucessor de Pantenus. Ele foi um dos primeiros a lder seriamente com questes de interpretao bblica, usava a interpretao alegrica para descobrir o sentido oculto das passagens bblicas e para harmonizar os dois testamentos. Para ele a alegoria revelava a verdade ao verdadeiro discpulo, mas a escondia dos outros, para ele o objetivo de Deus era ocultar a verdade aos incrdulos e descortin-las aos espirituais. Orgenes (185-253 d.C.) a figura mais importante neste perodo, sua abordagem da escritura pode se resumir a alguns pontos: A melhor maneira de se entender a bblia atravs da perspectiva platnica. A Bblia contm segredos que somente a mente espiritual pode compreender. A interpretao literal era dos judeus e no dos cristos a esses foi revelado o sentido mais profundo das escrituras que havia sido ocultado dos judeus incrdulos H trs nveis de sentido nas escrituras correspondentes as trs dimenses da personalidade humana I Carne: a interpretao literal para os indoutos II- Alma: aqueles que comeam a discernir sentidos mais alem do obvio III- Esprito: a interpretao alegrica prpria dos que so espirituais Orgenes influenciou ainda muitos pais da igreja como Dionsio, o grande, Eusbio de Cesrea, Ddimo, o cego, e Cirilo de Alexandria que seguiram sua interpretao alegrica.
COMENTARIO SOBRE A INTERPRETAO ALEGRICA

O sistema alegrico de Alexandria realmente atraente e sutilmente persuasivo, baseando-se no suposto privilegio de se interpretar a palavra de Deus, mediante uma autoridade dada especificamente ao cristo que poderia discernir sentidos mais profundos nas escrituras, e que so encobertos aos indoutos ou incrdulos.

Nota-se que esse sistema utiliza-se de ferramentas da filosofia grega antiga, que nada tem a ver com a religio crist nem a judaica, justamente por defender doutrinas pags e politestas Neste caso se Deus houvesse institudo um mtodo alegrico de interpretao, Ele mesmo o demonstraria na sua prpria escritura, l, porm vemos o contrrio toda meno a outra passagem se entende ou subtende-se literalmente ou com seu sentido mais obvio. A fraqueza deste sistema est em discernir o real sentido das escrituras, se comparada uma interpretao a outra na maior parte dos casos no seriam compatveis, sem mencionar que a pessoa espiritual tambm tem intenes e que suas intenes nem sempre correspondem ao mesmo objeto, ento como obter um sistema nico de doutrinas, como ela efetuaria poder universais e imparciais se a interpretao est sujeita as falhas pressuposies. O que tais pessoas observam simplesmente o que elas crem ser um real sentido, no entanto at mesmo esse sentido est baseado em conceitos fixos e concretos, por exemplo, a bblia trata de questes morais de um relacionamento moral e espiritual com Deus, se eu encontro exatamente figuras e personagens fsicos e espirituais de relaes morais com Deus sendo que tambm se mostra uma suprema vontade de Deus por que seria ento isto alegorias que representam pelo esprito cristo a mesma coisa ou quem sabe at mais um pouco que procure agradar as prprias concepes de quem interpreta, sendo que alegoricamente eu no possuo o nus da prova e alegoricamente existem mentiras na Bblia por que se eu vejo uma figura que representa imaginativamente outra coisa eu incorro em ser considerado um tolo, ou um tipo especial de interprete da Bblia com autoridade para designar o que ela diz ser e o que no diz, se eu e nem ningum possui tal autoridade seno todos para entender qual realmente a vontade de Deus, pela prpria conscincia que foi nos dada, deve-se crer que alegorizar puramente falacioso, como derivam seus ensinamentos, de onde vem um padro moral fixo, como eles entendem que o Antigo Testamento refletiu a Cristo. O que motiva muitas pessoas a seguir o mesmo exemplo de muitos destes pais da igreja talvez seja o mesmo que tiveram. O prprio contexto em que vivem, na qual derivada influncia implica na forma da sua cosmoviso e que sobrepem suas prprias concepes de entendimento formando sua interpretao. A palavra de Deus como propriamente se diz pertencente a Ele, que prpria dEle, se Ele assim revelou, deixemos que ela fale conosco da forma como foi inspirada e redigida. Por natureza Deus inexplicvel, salvo pelo que nos foi revelado e ainda assim por si s esta revelao eternamente imensa comparada ao nosso finito ser miservel e desgraado. O simples fato de se compreender o que lemos ao lermos as Escrituras j ddiva Divina, Submisso e sabedoria so crer conforme nos foi dado a todos ns. A ESCOLA DE ANTIOQUIA A escola de Antioquia foi fundada por Luciano de Samosata (240-312 d.C.), ele era telogo e deu origem a uma escola de estudos bblicos em Antioquia que era famosa pela erudio e tradio em estudos das lnguas originais, morreu martirizado pelos romanos por nega-se a comer comidas sacrificadas a dolos romanos, sua escola foi fundada em oposio ao mtodo alegrico de Alexandria, famosa por sua abordagem literal das Escrituras, foi formada no inicio do sculo IV.

PRINCIPAIS REPRESENTANTES O sistema de interpretao adotado por Antioquia teve muitos e ilustres representantes entre os pais da igreja, os mais conhecidos foram: Deodoro de Tarso (+ 390 d.C.) Teodoro de Mopsustia (+ 428 d.C.) Joo Crisstomo (+ 407 d.C.) PRINCIPIOS DE INTERPRETAO Os princpios utilizados por Antioquia so resumidos assim: Sensibilidade e ateno ao sentido literal do texto; considerando o contexto histrico em que foi escrito. Desenvolvimento do conceito de theoria designando o estado mental dos profetas, era uma intuio ou viso pelo qual o profeta podia ver o futuro atravs das circunstancias presentes, depois da viso era possvel para ele descrever o significado contemporneo e o cumprimento futuro dos eventos. No negavam o carter metafrico de algumas passagens e reconheciam o uso de tipologias, afirmando a historicidade do texto procurando descobrir seu sentido teolgico. Determinar a inteno do autor pelo sentido histrico de suas palavras, prestando ateno ao seu contexto original Estavam contra descobertas arbitrrias de Cristo no antigo testamento, negavam a ideia alegrica alexandrina que cada nmero, evento, personagens e etc. pudessem significar a Cristo. INFLUNCIA E FRACASSO Podemos perceber vrios aspectos positivos na escola de Antioquia, por exemplo, ela adotou uma abordagem histrica gramatical termo que na verdade surgiu com a reforma protestante, os antioquianos procuravam fazer justia ao carter histrico das escrituras. Por outro lado s vezes seus lideres eram incoerentes e recaiam na alegoria, um ponto negativo era que em alguns casos, a rigidez da abordagem restringia o alcance das profecias do antigo testamento aos tempos de Israel e produziu uma tipologia Crist muito pobre Assim a escola de Antioquia nos ensina coisas importantes como evitar uma subjetividade descontrolado pelo uso da alegoria e no nos esquecermos do que o texto significa para nos hoje pela busca do seu significado no passado.

CONCLUSO O que nos ensina hoje Antioquia serve para a nossa gerao como incentivo de coragem e confiana na palavra de Deus, pois cremos em um Deus todo poderoso que SE revelou a ns por amor ao seu Nome, um cristianismo solido est baseado em f e essa f que devemos ter ao conhecer as nossas origens meio que escurecidas pelo passado que nos separa dos autores inspirados! como se diz tenha a f de Deus!

Bibliografia
[1] jornal despertar. blogspot.com [2] Historia da Interpretao Crist das Escrituras; Augusto Nicodemos

*Trabalho digitado e escrito pelo aluno Daniel Gomes Cunha com alguns acrscimos de textos formatados e sintetizados

You might also like