You are on page 1of 4

A Veracidade das Narrativas Bblicas e a Alta Crtica Idias que atacam a veracidade da Bblia existem h muito tempo e, felizmente,

j foram melhor compiladas do que as apresentadas rotineiramente nas redes sociais e que despertam a ateno de grande nmero de leigos. A maioria das idias que os "ateus mirins" (vou chamar de ateus mirins aqueles que no fazem idia do que esto falando e s querem causar espanto, agitao e controvrsias em seu meio de convvio, mas que no aceitariam ou ridicularizariam uma conversa sria e adulta) nos trazem so oriundas de um movimento de estudo bblico mais antigo que chamamos de "hiptese literria" ou "hiptese documentria", ou ainda, "Alta Crtica". Vamos entender um pouco da histria deste movimento e de seu grupo de apologetas. Nos sculos XVII e XIX, comeou a despontar, na Alemanha, uma nova forma de pensamento chamada "Racionalismo", que entende como nico conhecimento aquele que pode ser averiguado cientificamente. Um detalhe a ser observado que, os mtodos tidos - inclusive hoje - como "cientficos", tambm partem de pressupostos de f e no so isentos de influncia e direo humana, como pensam a maioria dos cientistas. Neste perodo, as universidades alems comearam a pesquisar os livros bblicos seguindo os mesmos protocolos que utilizavam para pesquisar outros tipos de literatura antiga. Como no poderia deixar de ser, os crticos alemes estavam carregados de pressupostos e, definitivamente, nossos pressupostos influenciam todo o resultado de nossa pesquisa. Os pressupostos destas pessoas eram os seguintes:

a) a Bblia no era um livro especial e inspirado por Deus, portanto, no passava de um documento com histrias fictcias e mitolgicas sobre milagres etc; b) a veracidade da teoria do filsofo Hegel sobre o processo evolutivo que a religio dos hebreus seguiu, isto , a teoria de que no princpio, Israel tinha uma religio politesta que passou por transformaes ao longo do tempo at culminar no monotesmo.

Baseando-se nestes pressupostos (que so idais humanas pr-concebidas, sem critrio algum de anlise crtica), os "crticos racionalistas desenvolveram a teoria de que o Pentateuco no foi escrito por Moiss, mas uma recompilao de documentos redigidos, em sua maior parte, no sculo V a.C." [1]. Quem iniciou esta teoria foi um professor de medicina de Paris chamado Jean Astruc que, notando que em certos lugares de Gnesis a palavra para nomear Deus era Jeov, e em outros locais do mesmo livro, a palavra usada para fazer referncia a Deus era Elohim, concluiu que Moiss utilizou fontes literrias diferentes para compor o primeiro livro das Escrituras. Soma-se a isso o fato de que, mais tarde, estudiosos atentaram para "repeties" de certas narrativas (ex: Gn 6.19 e 7.2; comparao entre Gn 1.1 - 2.4 e 2.4 - 2.25), diferenas de estilo literrio e o que eles chamaram de "discrepncias" no texto bblico. No final do sculo XIX, os crticos uniram os dois pressupostos descritos acima para formular a base fundamental da Alta Crtica (base firmada por Julius Wellhausen e

Karl H. Graf, no que ficou conhecida como "hiptese Graf-Wellhausen"). Desta forma, pensaram na teoria da evoluo da religio hebria como o motivo para a existncia de diferentes documentos de diferentes pocas que compunham o Pentateuco. Tambm utilizaram esta forma de pensamento para datarem a "provvel" redao destes documentos "de modo que estabeleceram datas segundo a medida de desenvolvimento religioso que eles imaginavam" [1] para Israel. Por exemplo, se determinado livro ou parte dele parece evidenciar uma teologia mais abstrata, a Alta Crtica posiciona sua redao numa data posterior alegando que a religio dos israelitas, segundo a teoria de Hegel sobre a evoluo da religio hebria, foi se tornando cada vez mais complexa. Wellhausen e Graf denominaram os supostos documentos da seguinte maneira:

a) Documento Javista (J) - documento mais antigo, redigido na poca de Salomo e que utilizava o nome Jeov para referir-se a Deus. Redigido provavelmente por volta de 950 a.C.; b) Documento Elosta (E) - teria sido escrito depois do primeiro documento (provavelmente por volta do sculo VIII a. C.). Designa para Deus o nome de Elohim; c) Cdigo Deuteronmico (D) - Teria sido escrito pelos sacerdotes na poca do reinado de Josias (2 Rs 22.8) para promover um reavivamento religioso. Consistia em todo o livro que chamamos de Deuteronmio; d) Cdigo Sacerdotal (P) - provavelmente foi formulado durante o cativeiro babilnico e foi o carro chefe para a confeco do Pentateuco. Este documento trata de assuntos referentes ao culto religiosos, normas litrgicas etc.

Desta forma, os estudiosos que pertenciam Alta Crtica, entenderam que o Pentateuco era uma compilao, uma edio destes documentos (J, E, D e P) e que a obra teria sido acabada no sculo V a.C., provavelmente por Esdras. Como podemos ver, todas as datas propostas pela Alta Crtica para a redao dos cinco primeiros livros da Bblia so muito posteriores s datas alegadas (implicitamente) pela prpria Bblia para a redao de tais livros. Porm, na segunda metade do sculo XX, este ponto de vista sucumbiu s evidncias arqueolgicas e a melhores averiguaes literrias tornando-se claro o fato de que "todos os documentos citados continhamn textos muito mais antigos, alguns dos quais do tempo de Moiss" [2], de modo que "hoje em dia, aqueles que defendem a hiptese documentria acreditam que os escritores de J, E, D e P no foram autores mas sim editores que reuniram e organizaram textos mais antigos" [2]. Neste ponto, ao analisarmos as evidncias da Alta Crtica para suas alegaes racionalistas, verificamos a ingenuidade de tais estudiosos e afalta de seu compromisso srio com a verdadeira investigao cientfica, que envolve, primeiramente, uma anlise crtica das premissas investigativas.

a) Os relatos "duplicados e contraditrios" que os crticos identificam no Pentateuco podem ser explicados como extenses, ampliaes de enunciados previamente redigidos (recurso literrio utilizado at hoje por todos ns). Um exemplo disso seria os relatos da criao dos dois primeiros captulos de Gnesis. Ora, o primeiro relato apresenta panoramicamente o ato criativo de Deus e o segundo nos traz um relato mais focado na criao do homem sendo, portanto, mais detalhado. Ambos os relatos se completam e em momento algum se contradizem. ( de se espantar que os estudiosos que defendem a hiptese documentria baseiem-se em to fracas proposies); b) As diferenas de linguagem e estilos literrios podem ser explicados pela nfase que Moiss quis proporcionar em determinado livro (novamente, bvio). Tambm devemos considerar o fato de que Moiss valeu-se de fontes literrias para a composio de seus livros. Tais fontes podem ser facilmente distinguidas em Gn 5.1 e Nm 21.14, entretanto, a pesquisa em outras fontes explicitamente validada teologicamente pela ortodoxia como mtodo pelo qual Deus moveu e inspirou seus autores (veja Lc 1.1-4).

Considerar Moiss como autor do Pentateuco "corresponde a afirmar que ele foi sua fonte e autoridade fundamental e que, em sua maior parte, os livros do Pentateuco foram redigidos originalmente no tempo de Moiss e nas formas que existem hoje [...]. Profetas inspirados posteriormente que sucederam Moiss na mediao da palavra de autoridade de Deus (cf. Dt 18.15-20), atualizaram o texto em termos lingusticos e histricos e acrescentaram contedo, como Gn 36.31 e o relato da morte de Moiss (Dt 34.1-12)" [2]. Contudo, como j vimos, a pesquisa literria empreendida pelos autores bblicos e guiada por Deus no invalida, de maneira nenhuma, a doutrina da inspirao da Bblia. Alm das frequentes acusaes atias baseadas na hiptese documentria, a maravilhosa cincia arqueolgica tem sido em vo utilizada para desmerecer a veracidade dos relatos bblicos. Qualquer pessoa com o menor interesse pela verdade ir pesquisar e concluir que, ao contrrio do que pregam os ateus mirins, a arqueologia tm, principalmente no ltimo sculo, amparado e comprovado todo o relato bblico, vetero e neotestamentrios, como nos mostra um estudo de Elvis Brassaroto [3]. Para concluir, a exposio da cincia como a nica religio que abre todos os caminhos so to infantis e ingnuas (no queria dizer "burras", mas sou tentado a fazer isso) que no merecem sequer nosso investimento de tempo para tentar explic-las. Se o homem foi Lua e assiste televiso porque conseguiu avanos baseados no intelecto que lhe foi dado por Deus. Glria, pois, a Deus! --------------------------------------------------------------------------------------------------------NOTAS: [1] - Paul Hoff, O Pentateuco (So Paulo, Editora Vida, 2007) [2] - Vrios, Bblia de Estudo de Genebra (So Paulo, Editora Cultura Crist, 2009)

[3] - Elvis Brassaroto Aleixo, A Arqueologia Ampara ou Denigre a Bblia? (http://www.saberefe.com/blog/a-arqueologia-ampara-ou-denigre-a-biblia/, 2011)

Por Paulo Ribeiro Autor do Blog Sola Fide (www.blogsolafide.com)

You might also like