You are on page 1of 8

Capela de So Roque Atual Capela da Nossa Senhora das Febres

Situada na freguesia da Vera-Cruz, no bairro piscatrio da Beira-mar, na Rua de So Roque e prximo do canal com o mesmo nome, e do local onde se situavam os antigos lavadouros pblicos, mandados erigir pelo Sr. Dr. Loureno Peixinho, est implantada a Capela da Nossa Senhora das Febres, outrora evocativa de So Roque1 e cuja a data de construo se desconhece. uma construo em pedra e cal, com cobertura em telha, da fbrica Campos, pintada ao gosto popular, que do ponto de vista arquitetnico, nada tem de notvel. Na fachada principal, entrada do templo, dois contrafortes, um de cada lado da porta, servem de bancos. No interior do templo, ao fundo, encontra-se a capela-mor, com o altar principal, encimado por um retbulo de madeira, pintado de dourado, onde se inscreve a imagem da padroeira Nossa Senhora das Febres.

Marques Gomes, Memrias de Aveiro, Aveiro, 1875, pg. 144; O Districto de Aveiro, Coimbra, 1877, pg. 130; Arquivo do Distrito de Aveiro / A Memria Sobre Aveiro de Pinho Queimado, por Francisco Ferreira Neves, vol. III, 1937, pg. 95.

A imagem fora adquirida por subscrio pblica e ali colocada, em substituio, da Virgem sentada e o Menino - escultura quatrocentista, em alabastro, de Nottingham (Inglaterra), que ter transitado para a igreja paroquial da VeraCruz2, cerca de 50 anos3. Do lado direito do altar-mor situa-se a sacristia; sobre esta, dispe-se o campanrio, j sem o pequeno sino e com uma singela armao de ferro. No corpo da capela, junto ao transepto, constam dois altares, em madeira pintada, sobre os quais, aparecem duas imagens, executadas na antiga e afamada fbrica de loua, do Cojo4, de Pedro Antnio Marques5, ou Pedro Serrano, autnticas relquias, das olarias locais. A escultura do lado do Evangelho alusiva
Histria de Aveiro-Snteses e Perspetivas, ed. CMA, 2009, pg. 107. Testemunho recolhido a 2 de janeiro de 2012, junto do Sr. Pedro Naia Sardo, natural da Rua de So Roque, com 88 anos de idade e atual zelador da capela. 4 Rangel de Quadros, Aveiro Apontamentos Histricos, VI, fls.40-41. 5 Marques Gomes, Monumentos Retratos Paysagens, col. 96; Rangel de Quadros, AveiroApontamentos Avulsos, Manuscrito, fls. 109-110.
3 2

a S. Tom, a do lado da Epstola, a So Roque6. O teto do plpito e o coro apresentam-se em madeira, tosca.

S. Tom

So Roque

Christo, Antnio, Capelas de Aveiro, pp. 86-87

Imagem de S. Roque e da Virgem Maria

No interior do templo constaram, em tempos remotos, as sepultadoras e as lpides funerrias, dos primeiros proprietrios da capela. Uma informao paroquial de 26 de maio de 1721, escrita por frei Manuel Coelho de Oliveira, afirma que na capela de So Roque existia huma Sepultura com hum Letereyro, q dis o Seg.te: Esta sepultura he de Roque Varella Durasso na Era de 1645. Por sua vez, o genealogista Francisco de Moura Coutinho de Almeida Ea faz ainda aluso a uma senhora, que falecera a 20 de agosto de 1591, de nome D. Custdia Varella, casada com Afonso Gonalves de Barros, irmo do Padre Gabriel Gonalves, instituidor de uma capela de missas da qual deixou por herdeiro, seu irmo Afonso, me de Roque Varella, afirmando que todos aqueles indivduos moravam na Rua de S. Roque e foram sepultados na dita capela7.

Arquivo do Distrito de Aveiro / Pachecos e Cardosos da Regio Aveirense, por Francisco Moura Coutinho de Ea, vol. X, 1944, p. 124; Arquivo cit. / Informaes Paroquiais, vol. II, 1936, pp. 152 e 154.

Rangel de Quadros, baseando-se tambm, na informao paroquial, do vigrio j citado, acrescenta que: Mais outra Cappella intitulada com a invocao de Sant Roque, foy instituda pello Padre Gabriel Gonalves Varella; e de prezente he administrada pellos freguezes da mesma freguezia8. Por sua vez, um testamento, datado de 15 de setembro de 1574, de Joo Jorge Rolo, atesta tambm, a existncia data, da referida capela, quando este devoto afirma que doa cento e cinquenta reis a So Roque. Assim sendo, deduz-se que a capela ter sido edificada em finais do sculo XVI.

Arquivo do Distrito de Aveiro / Informaes Paroquiais, vol. II, 1936, pg. 152.

Na Beira-mar, So Roque, o protetor das pestes era o Santo padroeiro de mestres construtores de naus, carpinteiros, tanoeiros, calafates e atividades afins, porque o flagelo da pestilncia atormentava Aveiro, desde a Era de Quatrocentos, dizimando por vezes, famlias inteiras9. O culto Virgem tambm se fazia, em simultneo. Os aveirenses eram na sua generalidade grandes devotos da Virgem Maria. Durante o sculo XVI e at dominao filipina10, Aveiro era um dos principais centros de construo naval. As referidas agremiaes, que satisfizeram as necessidades da Expanso Portuguesa, chegaram mesmo, a receber considerveis privilgios da governao rgia, de D. Manuel I, D. Joo III e D. Sebastio11. Havia estaleiros navais, um pouco por todo o lado, ao longo dos canais da Fonte Nova, Canal Central, Botires e So Roque.

O fecho da Barra, a estagnao das guas da laguna e a transformao da zona, em pntano epidmico, associado ao declnio das agremiaes socioprofissionais,
Rangel de Quadros, Aveiro-Apontamentos Avulsos, Manuscrito, pp. 61-69; Gaspar, Joo Gonalves, Aveiro na Histria, pp. 47-48. 10 Histria de Aveiro-Snteses e Perspetivas, ed. CMA, 2009, pp. 107 e 125. 11 Christo, Antnio, Capelas de Aveiro, pg. 85.
9

de solidariedade social, implantadas at ento junto ermida, fizeram com que a populao mudasse a invocao, para Nossa Senhora das Febres12, sem no entanto, abandonarem de vez, o culto a So Roque, e de organizar festejos, em sua honra e louvor13. No ltimo quartel do sculo XIX e princpios do sculo XX, nos festejos da Nossa Senhora das Febres, os despiques entre filarmnicas, as cantigas ao desafio e os entremezes14, faziam parte do programa das festas15 e atraam uma grande assistncia16. O Riso do Vouga, em setembro de 1915, informava: Este ano, na capela de So Roque, onde se festeja a Senhora das Febres, h rija festa, com msicas, iluminaes e entremez (...). quase uma surpresa a apresentao dum grupo dramtico para a representao de uma revista de costumes locais e piscatrios 17. Na semana anterior aos festejos, decorriam na capela, as missas, por alma dos familiares, j desaparecidos18, solicitadas por todos os interessados. A capela durante os festejos apresentava-se toda ornamentada de flores. No largo da mesma havia arraial da parte da tarde e noite tocava-se a despique a Msica Velha19 e a Msica Nova20. O ltimo dia da Festa da Nossa Senhora das Febres era marcado pelas cavalhadas21, verdadeiras justas de destreza fsica, como a do mastro ensebado, encimado por um bacalhau, colocado no Largo da Nossa Senhora das Febres e por jogos tradicionais, que atraam muita gente. Do programa das festas constavam sempre as tradicionais corridas de cantarinhas e do saco e, a partir de incios do sculo XX, com o alargamento do canal de So Roque, das peculiares regatas de bateiras e caadeiras a remos ou a ps, da atividade salcola, com despique de tripulaes, agrupadas por mesteres (marnotos, salineiras, pescadores, calafates, carpinteiros, entre outros), ruas ou estado civil, apoiadas ao som de palmas dos espetadores e animadas e ornamentadas, com o estralejar de foguetes22.

Histria de Aveiro-Snteses e Perspetivas, ed. CMA, 2009, pg. 125. Christo, Antnio, Capelas de Aveiro, pg. 85, pp. 87-88. 14 Sarabando, Joo, Cagarus e Ceboleiros / Aveiro Usos e Costumes, ed. Campo das Letras, 1996, pg. 91. 15 Idem, pp. 91-92. 16 Christo, Antnio, Capelas de Aveiro, pg. 88. 17 Sarabando, Joo, Cagarus e Ceboleiros / Aveiro Usos e Costumes, ed. Campo das Letras, 1996, pg. 91. 18 Testemunho recolhido a 2 de janeiro de 2012, junto do Sr. Pedro Naia Sardo, natural da Rua de So Roque, com 88 anos de idade e atual zelador da capela. 19 Filarmnica de Aveiro, fundada em 1834, que em 1856, passou a designar-se por Banda Amizade (Vd. Arquivo, VII, pp. 100-103). 20 O mesmo que Filarmnica Aveirense, fundada em 1856 (Vd. Rangel de Quadros, AveiroApontamentos Histricos, I, fl. 197; Arquivo, VII, pg. 102). 21 Sarabando, Joo, Cagarus e Ceboleiros / Aveiro Usos e Costumes, ed. Campo das Letras, 1996, pg. 91. 22 Idem, pg. 85.
13

12

Em 1853, a capela de So Roque, em elevado estado de degradao, fora restaurada, por iniciativa de Francisco de Pinho Vinagre, pai do Padre Jorge de Pinho Vinagre23. Em 1936, a comisso da qual Jos da Naia Sardo era juiz introduziu melhorias na capela, ao mandar ciment-la e soalh-la, porque at a, o cho era de junco24, tal como atesta, um painel de azulejos, colocado numa das paredes interiores25. As paredes da capela, continuavam, no entanto, lisas, sem qualquer revestimento azulejar. O pano azulejar da fbrica Aleluia seria colocado no ano de 1961, no seu interior e na fachada exterior do templo, na segunda metade, do sculo XX26. O dia da evocao da Nossa Senhora das Febres era o dia 8 de setembro. A festa era promovida, organizada e financiada pelos marnotos da Ria de Aveiro, que para tal, aceitavam ser mordomos e andar em bateiras, de marinha em marinha, a tirar a esmola do sal (isto , a pedir o contributo em sal, para patrocinar os festejos). Quando o dia 8 de setembro no coincidia com um domingo, os festejos transitavam, para esse dia da semana. Presentemente, esta festa anual, que marcava o fim do trabalho salcola, j no se efetua na sua plenitude, resume-se por falta de verbas e de mordomos, missa anual, por volta das 12h00 e reza do tero, cerca das 15h00, na capela, no dia 8 de setembro27.

Aveirense que se evidenciou, como regente da Filarmnica Aveirense, ou Msica Nova (Vd. Rangel de Quadros, Aveirenses Notveis, II, Manuscrito, fl. 171). 24 Testemunho recolhido a 2 de janeiro de 2012, junto do Sr. Pedro Naia Sardo, natural da Rua de So Roque, com 88 anos de idade e atual zelador da capela. 25 Christo, Antnio, Capelas de Aveiro, pg. 85. 26 Testemunho recolhido a 2 de janeiro de 2012, junto do Sr. Pedro Naia Sardo, natural da Rua de So Roque, com 88 anos de idade e atual zelador da capela. 27 Testemunho recolhido a 28 de dezembro de 2011, junto da residente, D. Maria da Graa, com 76 anos de idade, moradora 59 anos, na freguesia da Vera-Cruz.

23

You might also like