You are on page 1of 12

INTRODUO RADIOLOGIA MUSCULO-ESQUELTICA Prof.

Rodrigo Aguiar

O sistema msculo-esqueltico formado por ossos, articulaes, msculos, tendes, nervos perifricos e partes moles adjacentes. Em grande parte dos casos, o estudo radiolgico convencional o necessrio para a avaliao. Em outros, torna-se necessrio o uso de outros mtodos de imagem para avali-lo, incluindo ultra-som, tomografia computadorizada (TC) e ressonncia magntica (RM). O objetivo deste texto a introduo de conceitos bsicos do sistema msculoesqueltico, para que o aluno possa avaliar as estruturas osteoarticulares em uma radiografia.

ANATOMIA SSEA O corpo humano formado por 206 ossos, sendo que todos apresentam uma camada mais externa, a CORTICAL SSEA e uma poro mais interna, formada pela MEDULAR SSEA. A cortical ssea, tambm chamada de osso compacto, tem uma grande concentrao de clcio, permitindo uma grande atenuao dos feixes de raio-x (mais branco). A medular ssea, por sua vez, possui um tecido sseo mais frouxo, no to compacto como a cortical, tambm chamado de osso esponjoso, apresentando uma menor atenuao pelos feixes de raio-x (mais cinza).

Raio - X
Todos os ossos so apresentam uma parte inorgnica, formada pelos sais de clcio e outra orgnica, formada pelo tecido conjuntivo e outras clulas, como o tecido hematopoitico. A cortical ssea responsvel pelo acmulo de grande quantidade de clcio no corpo humano, sendo muito maior a sua proporo da poro inorgnica (clcio), enquanto a medular ssea apresenta uma maior quantidade da poro orgnica, formada inclusive por clulas do tecido hematopoitico e adiposo, chamadas de MEDULA VERMELHA E AMARELA, respectivamente.

Medula ssea (esponjosa)

Cortical ssea

Os ossos podem ser classificados de acordo com sua localizao no corpo em ossos do ESQUELETO AXIAL (poro central, formado pela cabea, trax e abdome) e ESQUELETO PERIFRICO (poro apendicular ou distal, formado pelos membros superior e inferior).

Outra classificao de acordo com a morfologia ssea, sendo dividido em ossos LONGOS, CHATOS E IRREGULARES:

Osso Longo: Apresenta um comprimento maior que a largura e esto localizados em grande parte nos membros superior e inferior. So formados por uma difise, que a poro mdia do osso e as epfises, que so as extremidades. Entre a difise e a epfise encontra-se a metfise, regio onde se encontra a placa de crescimento ssea na criana e adolescente. Como exemplo temos o fmur, tbia, mero, rdio e ulna.

Cortical

Medular

M E

Osso Chato: So compostos por duas lminas de cortical ssea, preenchidas por uma fina camada da medular, formando um sanduche, onde o recheio a medular. Diferente dos ossos longos, no possuem difise, metfise e epfise e esto localizados principalmente no esqueleto axial, como os ossos da bacia, crnio e escpula.

Osso Irregular: So ossos que no apresentam a disposio dos ossos longos ou chatos, isto , no tem aspecto tubuliforme (longo) ou em sanduche (chato). Estes ossos geralmente apresentam uma cortical mais fina e grande quantidade de medular. Como exemplo temos os ossos do carpo e do tarso, nas mos e ps.

Para chegar ao formato e histologia do adulto, os ossos sofrem um constante processo de transformao, desde o nascimento. Os ossos inicialmente so formados por estruturas cartilaginosas que vo sofrendo uma constante substituio pelo tecido sseo calcificado. Para que isso ocorra so formados os centros de ossificao primrios (difise) e secundrios (epfises) que so responsveis pela gradual substituio do tecido condral pelo sseo. Entre estes centros de ossificao esto localizadas as placas de crescimento, que se localizam na metfise.

Enquanto os centros de ossificao, junto com o peristeo (que reveste os ossos) so responsveis pelo crescimento horizontal do osso (aumento da espessura), as placas de crescimento so responsveis pelo crescimento longitudinal (aumento

do comprimento). Tanto os centros de crescimento primrio e secundrio e as placas de crescimento apresentam aspectos caractersticos para determinada idade e o conhecimento do aspecto normal (descrito em livros, inclusive para aferir a idade ssea do paciente) so importantes para definir o que normal ou patolgico no paciente.

ANATOMIA ARTICULAR As articulaes so as conexes funcionais do sistema msculoesqueltico, permitindo que os msculos, atravs de seus tendes, gerem um movimento efetivo das estruturas sseas. As articulaes so divididas de acordo com seu tipo histolgico e grau de movimentao que a mesma proporciona.

Articulao FIBROSA: Formada por duas estruturas sseas justapostas, com tecido fibroso de permeio, permitindo pequena movimentao. Como exemplo tm-se as diversas suturas da calota craniana.

Articulao CARTILAGINOSA: Neste caso, tem-se um tecido cartilaginoso entre as estruturas sseas, permitindo maior movimentao que a articulao do tipo fibroso. Este tecido cartilaginoso geralmente composto por uma parte externa

mais fibrosa e uma parte interna mais hidratada e malevel. Como exemplo temse os discos intervertebrais e a snfise pbica.

Snfise pbica

Coluna lombar

Articulao SINOVIAL: Neste tipo de articulao existe realmente uma cavidade articular, entre as estruturas sseas, revestida por uma membrana sinovial e com lquido sinovial no seu interior. As superfcies sseas so revestidas por cartilagem hialina, permitindo uma maior absoro do impacto entre os ossos e diminuindo o atrito entre os mesmos. Este tipo de articulao permite movimentos amplos, como no joelho, quadril e ombro. Em alguns casos, como no joelho e na articulao temporomandibular, pode existir um menisco no interior, formado por cartilagem, para aumentar a congruncia e estabilidade articular.

AVALIAO RADIOGRFICA.

Como j descrito no incio deste texto, o tecido sseo formando por uma cortical externa, que apresenta mais clcio, portanto mais branco ao raio-X e uma medular interna, que apresenta menos clcio, sendo mais cinza ao raio-X. Estes conceitos so os alicerces para a interpretao radiogrfica do sistema msculoesqueltico. Existem ao menos cinco fatores que devem ser avaliados na radiografia:

MORFOLOGIA SSEA:

Analisar a morfologia dos ossos e perceber se estes se enquadram no padro da normalidade para a regio. Todos os ossos apresentam um aspecto morfolgico normal que se repete e a perda deste padro morfolgico normal um dos sinais de doena. Como exemplo ns podemos observar alguns tumores, como o osteocondroma e outras deformidades congnitas, como o quadril displsico.

CORTICAL:

A cortical ssea deve ser seguida em toda a sua extenso para avaliar a presena de leses que ocorram nesta regio, assim como traos de fraturas. Como exemplo de leses que tem base na cortical, podemos citar o osteoma osteide, fraturas por estresse e algumas doenas metablicas que podem causar um espessamento ou afilamento cortical.

MEDULAR:

Assim como a cortical, a medular ssea precisa ser avaliada do mesmo modo, pois existem doenas que comprometem principalmente a medular, alterando o padro de normalidade. Em outros casos, quando a leso na cortical no tangenciada pelo raio-X, esta aparece sobreposta na medular ssea, identificando a leso. Como exemplo de leses da medular tm-se alguns tumores, como o encondroma e osteosarcoma, alm de leses infecciosas, como abcessos, alm de outra leses como o infarto sseo.

ESPAO ARTICULAR Todo espao articular apresenta um padro de normalidade conhecido. Geralmente o espao simtrico e no tem sinais de calcificao no interior. muito importante avaliar as estruturas sseas adjacentes e analisar a presena de esclerose ssea, ostefitos marginais, cistos intra-osseos, alm de reas de eroso ou destruio ssea periarticulares. Outros aspectos que devem ser analisados a existncia ou no de osteopenia periarticular ou aumento de partes moles no local, que pode ser um sinal indireto de derrame articular associado.

Como exemplo de leses que comprometam as articulaes, pode-se citar a osteoartrose e a artrite reumatide.

PARTES MOLES:

* *

Cortic Medul E M D al ar
Assim como as estruturas sseas e articulares, todas as demais reas ao redor devem ser analisadas na procura de achados que possam sugerir a doena. Nesta regio encontramos estruturas musculares, tendneas, vasos e nervos, que em alguns casos podem mostrar alteraes identificveis ao raio-X. Na grande maioria dos casos o que podemos ver algum grau de calcificao anmala nesta regio que indique alguma doena. Contudo, tambm possvel avaliar algum aumento de volume na regio ou borramento dos planos musculares e adiposos adjacentes, que podem ocorrer em casos de trauma, infeco ou leses tumorais.

CONCLUSO

Concluindo, o sistema msculoesqueltico, formado por diversas estruturas que funcionam em sinergia, apresenta diversos aspectos de normalidade, variando da regio especfica avaliada e da idade do paciente. O raio-X o exame fundamental em sua avaliao, devendo o estudante estar atento as alteraes morfolgicas do osso, tanto na cortical e medular, alm de avaliar o espao formado na rea de unio funcional entre os ossos (espaos articulares) e em partes moles adjacentes.

You might also like