You are on page 1of 2

Boletim de Divulgao do Ncleo de Caridade Esprita Irmo Jo - N 15 18/01/2012

O Painel
Blog do Ncleo: para conhecer e compartilhar as atividades da Casa
As principais atividades do Ncleo podem ser agora acompanhadas pela Internet, no blog com endereo www.nceij.blogspot.com. Ali so postadas matrias sobre os eventos, disponibilizados os calendrios com a programao mensal e divulgadas diversas mensagens doutrinrias. H outras informaes com acesso bem fcil. Por exemplo, para acessar as edies do jornal O Painel, basta clicar em sua miniatura; para conhecer a localizao da Casa, s ver o mapa; para saber como teve incio a trajetria do NCEIJ, somente acessar a aba Nossa Histria.

Campanha contra o orgulho


Na Revista Esprita de maio/1858, Allan Kardec publicou uma dissertao moral ditada por So Luis Senhorita Hermance Dufaux. So trs reflexes, sendo que a primeira est descrita a seguir. Um orgulhoso possua alguns hectares de boa terra; estava vaidoso com as pesadas espigas que cobriam o seu campo, e no abaixava seno um olhar de desdm sobre o campo estril do humilde. Este se levantava ao canto do galo, e passava o dia todo curvado sobre o solo ingrato; recolhia pacientemente as pedras, e ia jog-las beira do caminho; revolvia profundamente a terra e extirpava, penosamente, os espinheiros que a cobriam. Ora, seus suores fecundaram seu campo e resultou em puro frumento. No entanto, o joio crescia no campo do soberbo e sufocava o trigo, enquanto o senhor ia se glorificar da sua fecundidade, e olhava com um olhar de piedade os esforos silenciosos do humilde. Eu vos digo, em verdade, o orgulho semelhante ao joio que sufoca o bom gro. Aquele dentre vs que se cr mais do que seu irmo, e que se glorifica de si, insensato; mas sbio esse que trabalha em si mesmo, como o humilde em seu campo, sem tirar vaidade da sua obra. Veja as demais reflexes no link bit.ly/REmai1858.

A pgina do blog do Ncleo de Caridade Esprita Irmo Jo

EQUIPE DE MDIA
A caulinha das equipes, focada na mdia, foi organizada a partir da vontade de colocar o Ncleo na Web e da necessidade de se organizar diversos registros histricos, muitos

gravao de udio e vdeo em diversas reunies pblicas e reservadas. As mais recentes podem ser vistas em fotos no blog. O material de gravao est sendo editado a fim de gerar um contedo mais dinmico para o blog. Sobre as mensagens psicofnicas transmitidas na reunio de aniversrio do NCEIJ, realizada em 4 de janeiro de 2012, a Equipe de Midia ir produzir CDs para os interessados em guard-las como saudosa recordao. E eles esto em busca de material de registro histrico, como fotos, vdeos, udios, impressos etc., para montagem do acervo do Ncleo. Se voc tiver algum material guardado e quiser contribuir, fale com um dos componentes da equipe, para combinar o melhor modo de emprest-lo ou ced-lo. So vlidos tanto os documentos impressos ou analgicos, quanto os digitais. Colabore!

www.nceij.blospot.com
Os posts (matrias publicadas) podem ser compartilhados nas redes sociais, enviados por e-mail e comentados. O blog , portanto, um canal de interao entre os freqentadores do Ncleo e toda sua rede de amigos na Web, ampliando o alcance da divulgao. Segundo os dirigentes espirituais de nossa Casa Esprita, a pgina vista tambm no plano espiritual, em sistemas de projeo de imagem. O blog uma tarefa realizada pela Equipe de Mdia, que vem registrando os eventos em arquivos de som e imagem. ainda em papel, fitas cassete e fitas VHS. O idealizador foi o Alberto Lima (representante da equipe), que convidou o Fbio Quirino para participar. Em seguida, ambos afixaram cartazes no Ncleo, para convidar outros colaboradores. Foi ento que os jovens Gabriel Dutra e Rafael Arcanjo se uniram a eles na empreitada. Uma das primeiras tarefas foi instalar o sistema de amplificao sonora no salo de palestras, que passou de 50 para cerca de 80 lugares. Eles cuidam tambm da

Vire a pgina e veja:


A mensagem do Trabalho de Natal, escrita pelos jovens da Casa As lies transmitidas na reunio de Aniversrio do Ncleo

O Painel - Boletim de Divulgao do Ncleo de Caridade Esprita Irmo Jo N 15 18/01/2012

Jovens: o potencial das palavras


Na edio N 13, O Painel divulgou uma mensagem escrita pelos jovens do Ncleo, com a qual convidava a todos a se envolverem no esprito natalino. Aquele texto acabou sendo um aquecimento para a tarefa principal: escrever a mensagem do Trabalho de Natal, que seria entregue aos assistidos de rua na noite de 25 de dezembro. A misso foi cumprida. Eles criaram um contedo capaz de sensibilizar e fortalecer coraes, o que ficou evidente durante e aps o trabalho de entrega de lanches, camisas e mensagens. O feliz resultado deixou para os jovens a experincia do quanto as palavras podem renovar pensamentos e alavancar atitudes. Veja o que eles escreveram e a foto do trabalho nas ruas. A noite de Natal o momento em que celebramos o nascimento de Jesus. a data em que, atravs da fraternidade, buscamos ficar mais prximos dEle, que o nosso maior exemplo de amor e caridade. Embora nesta noite possa parecer que voc est desamparado e sozinho, apesar de todas as dificuldades que apaream em sua vida, continue lutando e seguindo de cabea erguida. Deus em todos os momentos est contigo, dando-lhe fora para superar as dificuldades da vida. Mentalize o Pai de infinito amor e bondade e Ele estar sempre contigo, em teu corao, trazendo coragem nos momentos difceis. Quando se cansar de lutar, persista, pois todas as pedras que encontrar na estrada da vida serviro como fortalecimento e aprendizado para voc seguir em frente. Reflita sobre o exemplo de humildade deixado por Jesus, que apesar de todo seu sofrimento mudou o pensamento de toda uma humanidade. Que nesse ano que est vindo voc receba muito amor e jamais pense em perder a coragem. Procure o melhor caminho a trilhar, sabendo que h muitas barreiras a serem superadas. Confiana, otimismo, persistncia e f em todos os dias de sua vida: o que desejam os jovens do Ncleo de Caridade Esprita Irmo Jo NCEIJ.

Aniversrio: lies para a vida toda


No dia 4 de janeiro, na reunio de comemorao do 17 aniversrio do Ncleo, a comunidade de frequentadores da Casa e simpatizantes da Doutrina foi presenteada mais uma vez com uma srie de comunicaes medinicas. Durante cerca de 40 minutos diversos espritos - familiares, amigos, convidados e dirigentes da Casa -, deixaram, pela voz da mdium Claudia Linhares, seus recados de saudade, incentivo e amor. Cerca de 90 pessoas (do lado de c da vida) presenciaram esse momento de emoo e prece. Voc poder ver as fotos no link bit.ly/nucleo_aniversario. No encerramento da reunio, o dirigente espiritual do Ncleo, Incio, destacou o benefcio prtico das mensagens ali transmitidas. Veja a ntegra do que ele disse: chegada a hora de agradecer. chegada a hora de encerrar. E chegada a hora de se despedir. E despedidos os amados que aqui estiveram, guardar para ns a lio da continuidade da vida e lembrar dessas mensagens a cada dia vivido, para que no sejamos ns a chegar do outro lado endividados com o fumo, com o perdo ou com a comida. chegada a hora de administrarmos o aprendizado aqui obtido, em nosso mundo ntimo. A vida de uma casa esprita no pode se resumir no fenmeno pelo fenmeno. Todos os fenmenos que ocorrem numa casa esprita ocorrem com o objetivo nico de lio e aprendizado. Portanto, revejam suas vidas, a forma como conduzem seus passos e entendam definitivamente que nossa histria no se resume a 10, 30, 50 ou 80 anos de vida. Nossa vida uma continuidade de existncias e histrias que se completam a cada novo corpo e a cada novo despertar. Faam do que escutaram aqui uma meta para trabalharem em si o homem velho e deixar surgir o homem novo e, assim, colocar em suas malas para o momento de partida a convico da continuidade da vida e a certeza do dever cumprido. A cada um, a sua obra e cada obra, a sua prpria luz. Que seja sempre feita a vontade de Deus a cada instante, mas que a nossa vontade tambm seja uma condio de melhora e de reforma. Deus abenoe o nosso ano de trabalho e nos proporcione um ano com um pouco mais de trabalho, para que tiremos menos frias e sirvamos com mais vontade. Mais trabalho no bem, mais dever cumprido: o que deseja o mundo dos espritos que aqui executam suas tarefas. Do lado de c da vida damos por encerrado (este momento). Que tenham conseguido alcanar a dinmica e a profundidade de um trabalho como este. Que jamais seja a comunicao pela comunicao. (Incio)

Mediunidade com Jesus faz o trabalho crescer.


----- Jo ----Em 04/01/12, pela voz da mdium Claudia Linhares

Equipe de Divulgao Infanto-Juvenil


A Equipe est crescendo em nmero de participantes. Rosalia Barcelos a mais nova integrante. Aps alguns meses de estgio, comeou efetivamente na tarefa neste ms de janeiro. H tambm 3 jovens em treinamento: Rafael Arcanjo, Thiago Barcelos e Paula Cristina.

Anote: o Ncleo no funcionar na segunda-feira de carnaval, dia 20/02.


ERRATA
Na edio passada, a data correta da psicografia da mensagem do Esprito Jo, intitulada Prece para o Ano Novo 22/12/2010.

O Painel
Boletim Mensal de Divulgao do Ncleo de Caridade Esprita Irmo Jo Rua Caldas Barbosa, 170 Piedade Rio de Janeiro - RJ Presidente: Cludia Linhares Produo: Equipe do Espao Literrio Esprita Pascoal Jornalista: Snia Cristina Reg.N 15024 JR DRT/RJ

CONHEA O BLOG DO NCLEO


www.nceij.blogspot.com

DISTRIBUIO GRATUITA

Acompanhe as atividades do NCEIJ pela Internet.

Quer obter o arquivo digital de O Painel? Visite www.scribd.com/nceij95 e faa o download de cada edio. Se preferir, solicite o envio pelo e-mail nceij95@gmail.com.

You might also like