You are on page 1of 12

ESCOLA TCNICA ESTADUAL PROF.

BASILIDES DE GODI

PROCESSO DE SOLDAGEM TIG - GTAW

SO PAULO SP SETEMBRO - 2011

ARCO SUBMERSO
Trabalho apresentado como exigncia da disciplina Tecnologia de Soldagem, ministrada pelo professor Rodrigo no segundo semestre de 2011.

SO PAULO SP SETEMBRO - 2011

SUMRIO
1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. DEFINIO.................................................................................. FUNDAMENTOS DO PROCESSO .................................................. EQUIPAMENTOS DE SOLDAGEM ................................................ CONTROLE DE PROCESSO ........................................................... CARACTESTICAS E APLICAES .................................................. PREPARAO E LIMPEZA DA JUNTA ........................................... DESCONTINUIDADES INDUZIDAS PELO PROCESSO ..................... CONDIES DE PROTEO INDIVIDUAL ..................................... REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS ................................................... 1 1 2 4 5 6 6 7 9

ARCO SUBMERSO

1. DEFINIO
Processo de soldagem a arco eltrico com eletrodos consumveis, nos quais o arco eltrico e a poa de fuso so protegidos do ambiente pelos produtos resultantes da queima de um fluxo que adicionado independentemente do eletrodo. Pode ser utilizado como eletrodo; arame macio, arame composto ou fita.

2. FUNDAMENTOS DO PROCESSO
Soldagem a arco submerso (SAW) une metais pelo aquecimento e fuso destes com um arco eltrico (ou arcos), estabelecido entre um eletrodo nu (ou vrios eletrodos) e o metal de base. O arco est submerso e coberto por uma camada de material granular fusvel que conhecido por fluxo; portanto o regime de fuso misto: por efeito joule e por arco eltrico. Dispositivos automticos asseguram a alimentao do eletrodo (ou dos eletrodos) a uma velocidade conveniente de tal forma que sua(s) extremidade(s) mergulhem constantemente no banho de fluxo em fuso. A movimentao do cabeote de soldagem em relao pea faz progredir passo a passo a poa de fuso que se encontra sempre coberta e protegida por uma escria que formada pelo fluxo fundido e impurezas. A figura 4.4 mostra este processo. Neste processo o soldador ou o operador de solda no necessita usar um capacete ou mscara de proteo. O profissional no pode ver o arco eltrico atravs do fluxo e tem dificuldade de acertar o posicionamento do arco quando se perde o curso. Para contornar tal problema o equipamento deve possuir um dispositivo simples de guia (mecnico ou luminoso) para orientlo.

Vantagens do processo:
     alta qualidade da solda. taxa de deposio e velocidade de deslocamento extremamente altas. nenhum arco de soldagem visvel, minimizando requisitos de proteo. pouca fumaa. utilizao de mltiplos arames.

Figura 4.4 - Soldagem a arco submerso


O processo de soldagem a arco submerso tambm solda uma faixa ampla de espessuras, e a maioria dos aos, ferrticos e austenticos. Uma utilidade do processo de soldagem a arco submerso est na soldagem de chapas espessas de aos, por exemplo vasos de presso, tanques, tubos de grandes dimetros e vigas.

3. EQUIPAMENTOS DE SOLDAGEM
A soldagem a arco submerso um processo normalmente automtico podendo ser encontrado como semi-automtico, em que a alimentao do consumvel e o comprimento do arco so controlados pelo alimentador de arame ou fita e pela fonte de energia. No processo automtico, um mecanismo de avano movimenta o cabeote de soldagem ao longo da pea, e normalmente um sistema de recuperao do fluxo granular no utilizado (ver Figura 4.5). Na soldagem de unio de cilindros, o cabeote de soldagem permanece fixo e o conjunto se movimenta atravs de posicionadores giratrios.

Figura 4.5 - Equipamento para soldagem a arco submerso


A fonte de energia para a soldagem a arco submerso pode ser uma das seguintes:    uma tenso varivel de gerador CC ou retificador. uma tenso contnua de gerador CC ou retificador. um transformador de CA.

A tendncia atual para o uso de retificadores de tenso constante ou de caracterstica plana. Neste tipo de equipamento quando se aumenta a velocidade de alimentao de arame o equipamento aumenta a corrente de soldagem. Para se variar a energia de soldagem necessrio ajustar a voltagem. As fontes de energia fornecem altas correntes de trabalho. A maioria da soldagem feita em uma faixa de 350 a 2000A. A soldagem com corrente contnua permite melhor controle de formato do passe de soldagem, da profundidade de penetrao e da velocidade de soldagem. A soldagem em corrente contnua normalmente desenvolve-se com polaridade inversa (eletrodo positivo, CC+). A corrente alternada tem a vantagem de reduzir o sopro magntico (deflexo do arco, de seu percurso normal, devido a foras magnticas). Os eletrodos para soldagem a arco submerso tm usualmente composio qumica muito similar composio do metal de base.

Fluxos para soldagem a arco submerso tambm alteram a composio qumica da solda e influenciam em suas propriedades mecnicas. As caractersticas do fluxo so similares s dos revestimentos usados no processo de soldagem a arco com eletrodo revestido. Os diferentes tipos de fluxo esto listados a seguir:     fundido; aglutinado; aglomerado; mecanicamente misturado.

A composio da solda alterada por fatores como as reaes qumicas do metal de base com elementos do eletrodo e do fluxo, e elementos de liga adicionados atravs do fluxo. A possibilidade que o processo apresenta de se utilizar vrias combinaes arame-fluxo, pois ambos so individuais, d ao processo grande flexibilidade para se alcanar as propriedades desejadas para a solda.

4. CONTROLE DE PROCESSO
As observaes seguintes so importantes para que se tenha domnio sobre a tcnica da soldagem a arco submerso:   Quanto maior a intensidade de corrente (I) maior a penetrao; Quanto maior a tenso (V) maior o comprimento de arco e consequentemente maior a largura do passe; Quanto maior o stick-out (distncia entre o contato eltrico e a pea) maior a taxa de deposio; Quanto maior a velocidade de soldagem, menor a penetrao e menor a largura do passe; Quanto menor a dimetro do eletrodo, maior a penetrao; Corrente contnua, polaridade inversa (CC+), produz menor taxa de deposio e maior penetrao.

 

5. CARACTERSTICAS E APLICAES
A soldagem a arco submerso pode ser usada para muitas aplicaes industriais, que incluem fabricao de navios, fabricao de elementos estruturais, vasos de presso, etc. O processo pode ser usado para soldar sees finas, bem como sees espessas (5mm at acima de 200mm). O processo usado principalmente nos aos carbono, de baixa liga e inoxidveis. Ele no adequado para todos metais e ligas. A seguir esto listadas as vrias classes de metal de base que podem ser soldados por esse processo:    Ao carbono com at 0,29% C. Aos carbonos tratados termicamente (normalizados ou temperados - revenidos). Aos de baixa liga, temperados e revenidos, com limite de escoamento at 700 Mpa (100.000 psi). Aos cromo-molibdnio (1/2% a 9% Cr e 1/2% a 1% Mo). Aos inoxidveis austenticos. Nquel e ligas de Nquel.

  

A maioria da soldagem a arco submerso feita na posio plana, com pouca aplicao na posio horizontal em ngulo. Soldas executadas com este processo usualmente tem boa dutilidade, alta tenacidade ao entalhe, contm baixo hidrognio, alta resistncia corroso e propriedades que so no mnimo iguais quelas que so encontradas no metal de base. Por este processo pode-se executar soldas de topo, em ngulo, de tampo, e tambm realizar deposies superficiais no metal de base (revestimento). Na soldagem de juntas de topo com raiz aberta, um cobre-junta utilizado para suportar o metal fundido. Na soldagem de revestimento para prover de propriedades desejadas uma superfcie, por exemplo, resistncia a corroso ou eroso, o metal de adio usado normalmente uma fita. A taxa de deposio pode variar de 5,0kg/h, usando processos semi-automticos, at um mximo aproximado de 85kg/h, quando se usam processos automticos com vrios arcos conjugados.

6. PREPARAO E LIMPEZA DA JUNTA


A limpeza da junta e o alinhamento da mquina com a junta so particularmente importantes na soldagem a arco submerso. No que se refere limpeza, qualquer resduo de contaminao no removido pode redundar em porosidade e incluses. Portanto, prevalecem, para a soldagem a arco submerso, todas as recomendaes feitas para a soldagem com eletrodo revestido, quais sejam:  As peas a serem soldadas devem estar isentas de leo, graxa, ferrugem, resduos do exame por lquido penetrante, areia e fuligem do preaquecimento a gs, numa faixa de no mnimo 20mm de cada lado das bordas, e desmagnetizadas. As irregularidades e escria do oxi-corte devem ser removidas, no mnimo, por esmerilhamento. Os depsitos de carbono, escria e cobre resultantes do corte com eletrodo de carvo devem ser removidos.

O alinhamento mquina/junta incorreto resulta em falta de penetrao e falta de fuso na raiz. Se a soldagem com alto grau de restrio, trincas tambm podem surgir devido ao alinhamento defeituoso.

7. DESCONTINUIDADES INDUZIDAS PELO PROCESSO


Na soldagem a arco submerso, a exemplo da soldagem com eletrodo revestido, pode ocorrer quase todo tipo de descontinuidade, pelo menos as mais comuns. Vejamos alguns aspectos principais:  Falta de Fuso - pode ocorrer no caso de um cordo espesso executado em um nico passe ou em soldagens muito rpidas, ou seja, nos casos de baixa energia de soldagem. Falta de penetrao - como j citamos anteriormente, a falta de penetrao, quando acontece, devida a um alinhamento incorreto da mquina de solda com a junta a ser soldada e/ou velocidade de soldagem inadequada. Incluso de Escria - pode ocorrer quando a remoo de escria, na soldagem em vrios passes, no for perfeita. Devemos cuidar para que toda a escria seja removida, atentando que existem regies onde esta operao mais difcil: a regio entre passes e aquela entre o passe e a face do chanfro executado no metal de base. Mordedura - acontecem com certa freqncia na soldagem a arco submerso, quando a soldagem processa-se rapidamente e, quando a corrente for muito alta.

Porosidade - ocorre com freqncia, tendo como causas principais a alta velocidade de avano da mquina e o resfriamento rpido da solda. So bolhas de gs retidas sob a escria. Podemos eliminar a porosidade mudando a granulao (finos em menor quantidade) ou a composio do fluxo. Outros meios de evitar porosidades so: limpeza adequada da junta, diminuio da velocidade de avano da mquina, utilizao de arames com maior teor de desoxidantes e altura do fluxo adequada. Trinca - na soldagem a arco submerso pode ocorrer trincas em elevadas temperaturas ou em temperaturas baixas. Trincas de Cratera ocorrem normalmente na soldagem a arco submerso, a no ser que o operador tenha uma perfeita tcnica de enchimento de cratera. Na prtica utilizamos chapas apndices (run-on e run-off tabs) para deslocar o incio e o fim da operao de soldagem para fora das peas que esto sendo efetivamente soldadas. Trincas na Garganta ocorrem em pequenos cordes de solda entre peas robustas. So tpicas de soldagem com elevado grau de restrio. Trincas na Margem e Trincas na Raiz muitas vezes ocorrem algum tempo aps a operao de soldagem e, neste caso, so devidas ao hidrognio. Frequentemente a causa umidade no fluxo. Duplas laminaes, lascas e dobras no metal de base podem conduzir a trincas na soldagem a arco submerso. Tais descontinuidades apresentam-se sob a forma de entalhes que tendem a iniciar trincas no metal de solda. Duplas laminaes associadas s altas tenses de soldagem podem redundar em trinca interlamelar.

8. CONDIES DE PROTEO INDIVIDUAL


Como o arco submerso, invisvel, a soldagem normalmente executada sem fumaas, projees e outros inconvenientes comumente verificados em outros processos de soldagem a arco eltrico. Da, no necessitarmos de mscaras e outros dispositivos de proteo a no ser dos culos de segurana. Eles devem ser escuros para proteo contra clares no caso de, inadvertidamente, ocorrer abertura de arco sem fluxo de cobertura. A soldagem a arco submerso pode produzir fumaas e gases txicos. sempre conveniente cuidar para que exista uma ventilao adequada do local de soldagem, especialmente no caso de reas confinadas. O operador e outras pessoas relacionadas com a operao do equipamento de soldagem devem estar familiarizados com as instrues de operao do fabricante. Particular ateno deve ser dada s informaes de precauo contidas no manual de operao. A Figura 4.6 contm resumidamente, algumas informaes mais importantes sobre a soldagem a arco submerso.

Figura 4.6 8

9. REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS
Apostila FBTS Fundao Brasileira de Tecnologia de Soldagem Inspetor de Soldagem Curso de Formao de

You might also like