You are on page 1of 28

Grfica e Editora Jornal do Commercio Grfica e Editora Jornal do Commercio Grfica e Editora Jornal do Commercio Grfica e Editora Jornal

do Commercio Grfica e Editora Jorn Grfica e Editora Jornal do Commercio Grfica e Editora Jornal do Commercio Grfica e Editora Jornal do Commercio Grfica e Editora Jornal do Commercio Grfica e Editora Jorn Grfica e Editora Jornal do Commercio Grfica e Editora Jornal do Commercio Grfica e Editora Jornal do Commercio Grfica e Editora Jornal do Commercio Grfica e Editora Jorn Grfica e Editora Jornal do Commercio Grfica e Editora Jornal do Commercio Grfica e Editora Jornal do Commercio Grfica e Editora Jornal do Commercio Grfica e Editora Jorn Grfica e Editora Jornal do Commercio Grfica e Editora Jornal do Commercio Grfica e

Grfica e Editora Jornal do Commercio Grfica e Editora Jornal do Commercio Grfica e ditora Jornal do Commercio Grfica e Editora Jornal do Commercio Grfica e Editora Jorna Grfica e Editora Jornal do Commercio Grfica e Editora Jornal do Commercio Grfica e ditora Jornal do Commercio Grfica e Editora Jornal do Commercio Grfica e Editora Jorn Grfica e Editora Jornal do Commercio Grfica e Editora Jornal do Commercio Grfica e ditora Jornal do Commercio Grfica e Editora Jornal do Commercio Grfica e Editora Jorn Grfica e Editora Jornal do Commercio Grfica e Editora Jornal do Commercio Grfica e

INDICE

Equipamentos / Configuraes Observaes Ajustes bsicos do PhotoShop PPD - PDF - Acrobat Impressoras - Linguagens - Drives Fontes Arquivo Aberto x Arquivo Fechado Softwares no DTP Fechamento do Arquivo CorelDraw9.0 PageMaker6.5 QuarkXpress 4.0 InDesign 1.0 QuarKXpress3.32 Ganho de Ponto Glossrio Mapa de Entrada de Mquina

3 3 4 5 7 8 9 9 10 13 16 18 20 22 25 28

DESCRIO, PROCESSOS, NORMAS E PROCEDIMENTOS


ASSOCIADOS JORNAL DO COMMERCIO OBRAS GRFICAS
Impressora: Off-set Goss Community 2 Torres 4 unidades OBSERVAES O monitor do computador no deve ser usado como referencia para a escolha e aprovao de cor. No utilizar cores das escalas PANTONE, RGB, etc. Use a nossa Escala de Cor impressa, fornecida pelo Jornal do Commercio, para verificar a composio das cores no processo CMYK.

ANJ Formatos:

Standard : 29,7 X 53,0 cm Tablide : 25,5 X 29,7 cm Revista : 22,0 X 29,0 cm

Equipamentos / Configurao / Pre Impresso: 5 estaes PC Pentium III 550 Mhz / 128 ram / HD 9 GB, Windows 98 para produo, processamento e sada dos trabalhos. 2 estaes PC Pentium II 350 Mhz e 1 estao G3 iMAC 350 Mhz para tratamento de imagem dos jornais do Grupo. 2 Servidores PC Windows NT Server Pentium III 550 Mhz / 128 ram / 3 HDs 15 GB / Administrando Rede local e Sistema Apogee / Sherpa Agfa. (protocolo TCP/IP, com trfego de arquivos a 100 Mbps). 2 Servidores PC Windows NT Server Pentium III 550 Mhz / rodando RIP Harlequim ScriptWorks e Xitron PostScript level 3. 2 Imagesetters Heidelberg Ultre/Quick 5400 1 Plotter AgfajetSherpa2, para provas de imposio Os fotolitos devem ser em NEGATIVO, ilegveis na camada, limpos e sem emendas, com densidade a partir de 3.80 nas reas chapadas (preto slido) e no mximo 00.5 nas reas de transparencias. Lineatura de 100 lpi / 200 dpi de resoluo, (ponto redondo ou elptico), com identificao de cor e marcas de registro.

Todos os originais cor devem ser escaneados em RGB. Converso para PxB ou CMYK deve ser feita em programa de tratamento de imagem (Photoshop).

Se o trabalho for PxB todos os seus elementos (fotos, logos, textos, fios, etc.) devem estar em grayscale.

Mdias utilizadas para recebimento de material digital:

As imagens devem ser salvas em EPS binary (para serem importadas no QuarkXPress 4.0 / PageMaker 6.5) ou TIFF (quando importar para o COREL DRAW 9.0) O tamanho final da imagem, assim como o corte ou efeitos de rotao necessrios, devem ser feitos no Photoshop.

CD Rom 650 MB Zip Disk 100 MB Floppy disk (no recommendado) FTP E-mail

sob consulta

No use o recurso de copy/paste para inserir logos/ imagens, utilize sempre o comando importar para o programa de finalizao, e no renomeie os arquivos aps terem sido importados, isto quebra o vnculo (link) entre o programa e o arquivo imprimindo em baixa resoluo. Atualize os links antes de gerar o arquivo final.

Jornal do Commercio 173 Anos

Utilizar textos vazados a partir de 60% de composio do fundo (background) e corpo da fonte no inferior a 10 pontos.

Ajustes Bsicos do Photoshop para a gerao e tratamento das imagens:

Tamanho mnimo para letras impressas em cor com sobreposio de duas ou mais cores e letras vazadas de 12 pontos, sem serifas e em negrito.

Ink Colors: Swop / Newsprint Dot gain: 35% Imagens preto e branco: Separation setup: Black generation: Total ink limit: Black ink limit: Curves: Modo: Imagens cor:

Pequenos desvios no registro, de at 0,38 mm, so inevitveis na impresso do jornal, est implcito no processo, e no podem ser consideradas como falhas de impresso. Observando-se estes procedimentos, consegue-se controlar e minimizar esta condio.

GCR maximum 260 100% mnima: 5% mxima: 85% Grayscale

Provas so obrigatrias, necessrias para a conferencia da integridade dos arquivos durante o processo, e devem estar atualizadas caso os respectivos arquivos tenham sido modificados.

Provas geradas em impressoras com linguagem PCL (no PostScript), como Jato de tinta, e algumas Laser (HP, Canon, Epson, etc.) serviro apenas como referencia para a integridade dos arquivos, no servindo como referencia de cor (qualidade).

Separation setup: Black generation: Total ink limit: Black ink: Modo: Curves: Mnima:

GCR Medium 270% 95% CMYK

cyan: magenta: yellow: black: Mxima: cyan: magenta: yellow: black:

2% 1% 1% 0% 75% 70% 65% 60%

Quanto ao envio de seu material pelo sistema aberto, junto com o documento do aplicativo que gerou o trabalho (Quark, PageMaker), envie tambm fontes e todas as imagens e grficos que compem o documento.

Crie seu documento no formato da pgina do material a ser impresso, os formatos para elaborao de Tablides e Jornais so respectivamente 25,5x29,7 e 29,7 x 53,0, nunca ultrapasse essas medidas.

Para textos em preto que recaiam sobre aplicaes de cor e imagens, procure sempre habilitar a opo de OVERPRINT, que faz com que a cor de 1 plano (preto) flutue sobre as demais, evitando que as cores de 2 plano vazem nas reas que recebem o texto em preto, eleminando assim o srio problema de registro, que prejudica e muito o resultado final do trabalho.

Lineatura: (screen rulling) 100 lpi Dot Shape : Elliptico ou redondo Resoluo: 200 dpi Aplicativos: Manipulao e Tratamento de Imagens: Adobe Photoshop 5.5 Programa de ilustrao (vetorial) : CorelDraw 9.0 Paginao e Montagem (finalizao) : Adobe PageMaker 6.5 QuarkXPress 4.0 Adobe InDesign 1.5

Jornal do Commercio 173 Anos

PPD - PostScrip Printer Description:


Para o envio de um arquivo fechado, PS ou PRN, preciso instalar e configurar na sua mquina o driver de impresso , compatvel com a Imagesetter (impressora adptada para gerao de matrizes de impresso) O JORNAL DO COMMERCIO, utiliza em seus equipamentos o drive genrico de impresso LINOTRONIC 530 - Instalado pelo sistema operacional Win 9.X, juntamente com seu PPD que acompanha o cd de instalao do PageMaker. Recomendamos para uma melhor compatibilidade com nossas imagesetters, a utilizao do PPD ULTRE5400, fornecido pela empresa, que necessita para instalao o Adobe PS - software para instalao de impressoras PostScript que acompanha alguns softwares da Adobe (InDesign, Acrobat, ATM), dessa forma conseguindo uma segurana e estabilidade de lineaturas, angulaes e formatos personalizados.

Acrobat 4.0
Software fundamental para qualquer stdio que utiliza servios de Bir de Fotolito, pois dele depende a reviso de todo o trabalho, aps a gerao dos arquivos PostScript.Certifique-se com sua grfica se esta aceita arquivos PDF.

PDF - Portable Document Format


O PDF vem a cada dia crescendo e tomando espao na rea de DTP, espao este at ento destinado somente ao cdigo PostScript, que no inicio s podiam ser visualizados pelos RIPs (Raster Imaging Processor) das Imagesetters, algum tempo depois vieram os primeiros interpretadores de linguagem PostScript - GSview. Hoje em sua terceira verso - PostScript nivel 3 se encontra ameaada por uma linguagem com alto nvel de compactao, multiplataforma e de fcil visualizao em busca de erros no momento da impresso. Atualmente todos os aplicativos direcionados ao setor de DTP, salvam , exportam , abrem e importam arquivos PDF, aconselhamos o uso de aplicativos da Adobe devido a uma maior compatibilidade com a liguagem. O procedimento mais adquado para ser obter um PDF para Artes Grficas, atravs de um arquivo PostScript e o software que cria e visualiza este formato e o Acrobat Programa que gerencia a linguagem dividido em duas partes: Acrobat Distiller - o que realmente transforma arquivos .PS e .EPS em .PDF Acrobat Reader - Que visualiza os PDFs O JORNAL DO COMMERCIO em suas Imagesetters com software de RIP com PostScript nvel 3 e aceita normalmente trabalhos em regime fechado nos formatos .PS e .PDF (entre em contato, para receber uma melhor orientao)

CONFIGURAO DO ACROBAT DISTILLER


( PARA ARTES GRFICAS)

1
5

Jornal do Commercio 173 Anos

5
Aqui temos o Acrobat Reader, que nos permite uma visualizao do PDF, para uma melhor conferncia do trabalho, alm de nos possibilitar recursos como Zoom e pequenas edies em texto. O Acrobat possue uma grande variedade de plug-ins que aumentam sua produtividade e integrao com o documento

Jornal do Commercio 173 Anos

IMPRESSORAS
Na rea de DTP (editorao eletrnica), utiliza-se de diversos tipos de impressoras, cada qual com suas caractersticas e usos apropriados: *PLOTTERS: * JATO DE TINTA: Impressoras destinadas a grandes formatos, confeco de Impresso de baixo custo com pouca confiabilidade de banners, back-lights, galhardetes e etc.... Se apresentam cores. como corte eletrnico (vinil, lona e etc...) ou como impresso de imagens (jato de tinta, eletroesttica, piezoeltrica e etc...). *LASER PB: Utilizam de toner preto, com boa confiabilidade em rela- *IMAGESETTERS: o a impresso off-set. Atravs de um canho de laser, imprimem em filmes ou papeis fotogrficos, as matrizes de impresso (fotolitos) com alta resoluo (3.000 dpis). Se apresentam como *LASER COLORIDAS: sada de arrastro (fonte de luz fixa) ou sada de cilindro Utilizam toner nas cores ciano,magenta,amarelo e preto, (fonte de luz mvel). estando bem calibrada possue boa calibrao de cores e retculas em comparao a impresso off-set. *PLATESETTERS: Imprimem direto nas chapas de impresso, dispensando o uso de fotolitos.

LINGUAGENS DE IMPRESSORAS
*LINGUAGEM POSTSCRIPT: Desenvolvida pela Adobe, utilizada como padro em todas as impressoras profissionais como: imagesetters, copiadoras coloridas, plotters, platesetters e em alguns modelos de jato de tinta. Atualmente possue trs verses PostScript nvel 1, 2 e 3 *LINGUAGEM PCL: desenvolvida pela HP (Hewlett Packard), tornou-se padro na maioria das impressoras jato de tinta e algumas laser (HP, Canon, Epson etc...). uma linguagem funcional, mais pobre em recursos profissionais, devido a no suportar o principal formato de exportao o .EPS (encapsulated postscript) e ser bem mais tolerante a erros e falhas de construo de arquivos que a linguagem Postscript.

DRIVES & PPDS


Impressoras de linguagem Postscript, sempre utilizam de um PPD (postscript printer description) para funcionar. Aplicativos como PageMaker, Illustrator, FreeHand, QuarkXpress e o CorelDraw s na sua nona verso de software, pedem na hora de imprimir ou no fechamento de arquivo o PPD. Drives e PPDs so prprios para cada impressora, a funo dos PPDs e complementar e descrever os drives com informaes mais detalhadas como: formatos de impresso, resoluo mxima, nvel de impressora e outras caractersticas para os aplicativos.

Jornal do Commercio 173 Anos

FONTES
Conjunto de caracteres, projetados em um mesmo desenho, conhecido como tipo de letra. Hoje em dia utilizase fontes redimensionveis, ou seja, que podem ser ampliadas ou reduzidas sem perda de qualidade. Atualmente existem para a rea de editorao Eletrnica dois conceitos de fontes: * PADRO TRUE TYPE: Desenvolvidas pela Apple e Microsoft so inclusas nos sistemas operacionais das duas plataformas (Mac OS & Windows). Por no serem compativeis completamente com a linguagem Postscript, precisam ser convertidas para o padro Adobe no aplicativo utilizado, quando impressas em imagesetters. So formadas por arquivos de extenso .TTF e esto localizadas no diretrio windows/fonts (PC) * PADRO ADOBE: Conhecidas com TIPO 1 ou POSTSCRIPT, so desenvolvidas pela Adobe, por isso conseguem ser totalmente compativeis com a linguagem Postscript, o que no impede sua impresso em equipamentos de linguagem PCL (jato de tinta). Toda fonte tipo1 formada de dois arquivos de diferentes extenses: PFB - arquivo de impresso; PFM - arquivo de visualizao; Os arquivos de impresso (PFB), esto localizados no diretrio Psfonts, j os de visualizao encontram-se no CONSIDERAES GERAIS: diretrio Psfonts/pfm. *No que se diz respeito qualidade e confiabilidade, Fontes tipo1 so gerenciadas pelo ATM (Adobe Type temos que um trabalho realizado com fontes tipo 1 para Manager) que acompanham os softwares da Adobe, verser impresso numa imagesetters, a possibilidade de ocorses como 3.0 e 4.0 s gerenciam fontes postscript rer problemas com texto muito menor, ao passo que utilizando fontes true type, estas sero convertidas pelo driver da impressora para tipo 1 *Para a rea de Sign, fontes do padro true type OPEN TYPE apresentam um grande problema, pois em corpos superiAparece como um novo padro de fontes, sendo ores a 50 pontos, comeam a serrilhar, o que prejudica a desenvolvido em conjunto com a Adobe, Apple e qualidade final do trabalho. Microsoft, o que ocasionar total compatibilidade com a linguagem de impressora (PCL & POSTSCRIPT), alm de se trabalhar com um padro multiplataforma (PC & MAC), mais at o momento no h previso de lanamento ADOBE TYPE MANAGER DELUXE Sendo comercializado a parte, porporciona o gerenciamento de fontes tanto no padro TRUE TYPE, como em TIPO 1 e trabalha com criaes de sets de fontes, que podem ser divididos conforme a utilizao do cliente, dessa forma as fontes no esto instaladas continuamente no sistema do computador, pois muitas fontes deixam o sistema lento e at impede alguns programas de rodar, (o .PM6 informa erro de .DLL quando o sistema tem muitas fontes). Com ATM Deluxe basta ativa o set de fonte e quando terminar o trabalho, desativa-lo e pronto as fontes que foram utilizadas j no ocupam mais sistema.

*FONTES DE SISTEMA:No operacional do Windows, as fontes do sistema so: Arial, Arial bold, Arial bold italic, Arial italic, Courier, Courier new, Courier new bold, Courier new bold italic, Courier new italic, Modern, Ms sans serif, Ms serif, Small fonts, Symbol, Times new roman, Times new roman bold, Times new roman bold italic, Times new roman italic, wingdings

Jornal do Commercio 173 Anos

ARQUIVO ABERTO X ARQUIVO FECHADO


* CONCEITO DE ARQUIVO FECHADO: Arquivo fechado um arquivo preparado para uma impresso remota, pois contm na sua estrutura todas as informaes necessrias para uma impresso HIGHEND, tais como: TEXTOS, ILUSTRAES, BITMAPS E FONTES O mais importante quando se fala em arquivos fechados em seu contedo, pois deve-se atentar para alguns itens: * Captura das imagens, com a resoluo e modo de cor apropriados, correspondente ao tipo de trabalho e tecnologia de impresso utilizada (off-set, serigrafia e flexografia); * Ateno para graficos,ilustraes e logotipos, serem adquiridos de forma profissional e com extenso de arquivo correta juntamente com seu modo de cor; * Cuidados especiais, quando na utilizao de lentes, sombras e fractais; * Verificar se o formato da pgina do arquivo digital, esta apropriado ao tamanho da folha do trabalho impresso; * Ao excesso na utilizao de ns, em objetos muitos complexos (grandes massas de texto, convertida para curva e degrades), pois quando no impedem a impresso, a torna muito lenta. Todos esses detalhes so importantes , porque a linguagem PostScript, requer muitas informaes dos arquivos (.PS ou .PRN) e qualquer falha na construo do arquivo, pode ocasionar em erro de impresso. O termo fechado vem do fato do arquivo estar codificado na lingugem PostScript e s poder ser visualizado e impresso.

* CONCEITO DE ARQUIVO ABERTO: Arquivo aberto qualquer arquivo que para ser impresso remotamente, ou seja, a partir de um computador que no o do usurio que criou os arquivos, tem de estar acompanhados de todos os seus vinculos, alm das fontes utilizadas. No bir, este arquivo ser aberto no aplcativo e plataforma que o gerou, conferidos e baseado nas informaes do cliente, ser fechado e enviado para a impressora

OS SOFTWARES NA DTP
Para a perfeita construo de um documento digital, direcionado a confeco de fotolitos, faz-se necessrio conhecer e respeitar os limites das trs categorias de softwares existentes: * EDITORES E RETOCADORES DE IMAGENS: Trabalham diretamente nos pixels das imagens(bitmaps), possibilitam plena liberdade de retoque e edio em imagem e fotos, soindicados para calibrao de imagens, seus arquivos dependem diretamente de resoluo para atingir qualidade, no so indicados para trabalhar com pequenas, mdias ou grandes massas de textos. exemplos: Adobe PhotoShop, Corel PhotoPaint * ILUSTRADORES: Trabalham a partir de vetores (calculos matemticos) para produzir ilustraes, grficos, desenhos e logotipos seus arquivos no dependem de resoluo para atingir qualidade e tambm no so indicados para trabalhos com mdias e grandes quantidades de textos. exemplos: Corel Draw, Adobe Illustrator, Macromedia Free Hand

* PAGINADORES ou FINALIZADORES: Trabalham com qualquer massa de texto e diagramen junto com os arquivos vetorias e bitmap importados dos softwares ilustradores e retocadores. exemplos: Adobe PageMaker, Adobe InDesign, QuarkXpress

Jornal do Commercio 173 Anos

FECHAMENTO DE ARQUIVO

ferecendo custos reduzidos e agilidade na sada de um trabalho em um bir de fotolito, os arquivos fechados tornaram-se uma opo muito atraente, para qualquer profissional, que venha a utilizar esses servios. Na prtica arquivos com extenso .PS, .PRN ou .PDF (postscript 3), aceleram a produo, pois toda a elaborao do trabalho de responsabilidade do cliente (scaneamento de fotos, formato de pgina, grficos, etc...). Enfim, antes de se aventurar a mandar arquivos fechados ao seu bir de servios, preciso que se tenha conscincia de todas as etapas necessrias para que seu job, no apresente nenhuma surpresa quando for impresso.

3 Rotacione, espelhe ou inverta grficos somente no programa onde estes foram criados, antes
de importa-los para umn programa de layout de pgina, caso necessrio.

4 remova layer extras, antes de salvar seu grfico final.


job no modo 5 Defina todas as cores de seu em Grayscale CMYK, sendo este colorido e quando em Preto e branco.

Relacionamos aqui um cronograma de 7 etapas, contendo dicas para um trabalho sem problemas:

arquivo de 1 Crie seuque contm oforma que o tamanho da pgina documento, case com o tamanho da pgina de trabalho impresso. formato o mais 2 Scaneie suas imagens com o final e com resoprximo possvel do tamanho luo apropriada. Para usurios de plataforma PC, que trabalham com softwares grficos, principalmente COREL DRAW e PAGE MAKER, colocamos aqui algumas dicas especficas para cada software, procurando assim viabilizar um arquivo apropriado para sada de filme. orel Draw: o ilustrador vetorial mais popular em plataforma PC, oferece uma infinidade de opes e ferramentas para alegria e desespero, dos profissionais que o utilizam no seu dia-a-dia.Carinhosamente apelidado de corel pau, e afim de minimizar esta m impresso, eis aqui as dicas desse programa: *TEXTURAS: As texturas encontradas no Corel, possuem uma estrutura que os Rips no reconhecem, elas oferecem boa visualizao em tela e impresso em inkjets.J numa impressora postscript para um trabalho de separao necessrio convert-las em bitmap CMYK, com 72 dpi (obrigatoriamente), caso contrrio nada ser impresso no fotolito.

6 Salve seus grficos e bitmapps em formatos TIFF ou EPS CMYK, descompactados.


Acrobat para 7 Utilize softwares com o Adobegerado seu arvisualizar seu arquivo, aps ter quivo Postscript em extensso .PS ou .PRN, em busca de erros *LENTES e SOMBRAS: Deve-se evitar sobrepor lentes, pois uma anula o efeito da outra, j sobrepondo sombras no corel, normalmente ocorrer um filete na rea onde as duas sombras se cruzam. *GRFICOS: Evite copiar e colar grficos de outros programas como World, Excell, para o Corel, pois estes softwares no fazem cores de separao seus grficos possuem cores indexadas.Trabalhandocom o processo COPY&PASTE voc esta utilizando a rea de transferncia do Windows e criando um vinculo OLE (object linking embeding). Quando o grfico chega ao Rip da imagesetter, equipada com linguagem postscript, que exigente e pouco tolerante a erros de arquivos maus construdos, o Rip no consiguir as informaes necessrias para que o grfico seja impresso ou mesmo quando impresso tera suas cores trocadas, seus fios normalmente ficam mais espessos e apresenta baixa resoluo. A soluo para este problema recriar estes grficos

10

Jornal do Commercio 173 Anos

e ilustraes em seu programa de desenho favorito, seja redesenhando-as desde o incio ou colando-as no Corel, traando sobre elas e exportando como arquivo .EPS ou .TIFF CMYK para um programa de layout, se necessrio.

Caso voc precise utilizar em seu progama de layout, um grfico feito no Corel, Ilustrator ou Freehand, nunca utilize o procedimento COPY&PASTE, exporte seus grficos em formato .EPS ou .TIFF CMYK descompactados, caso contrrio, cometer o mesmo erro.

Passo-a-passo Ilustrado para Fechamento de Arquivo Postscript no Corel Draw 9:


1- GERAL
*Defina o driver da impressora postcript; *Em Propriedades defina o formato da pgina de impresso; *Habilite impresso para arquivo; * A partir desta verso o Corel utiliza tambm as vantagens do PPD (Postscript Printer Description), complementando assim informaes ao driver da impressora

2 - LAYOUT
* Na rea posio da imagem dentro da pgina, deixar habilitado as opes como o documento e no centro da pgina

3- SEPARAES

* Habilitar Imprimir separaes, quando o trabalho tiver mais de uma cor; *Em separaes deixar ativado os tpicos no campo Cobertura automtica.

Jornal do Commercio 173 Anos

11

4- PR-IMPRESSO

*Nesta janela ativaremos somente os campos Informaes do arquivo,Marcas de corte, Marcas de registro, Barras de calibragem. *O campo Configuraes de papel/filme suas opes no so ativadas pois esses comandos, quando necessrios so realizados normalmente pelos Rips das imagesetters.

5- POSTSCRIPT

* Nesta janela configuramos a linguagem Postsript, correspondente ao drive de impressora que possumos. *Em Compatibilidade ativaremos o nvel correspondente ao da impressora instala; *No campo Fontes podemos ativar todas as suasopes,para que as fontes TrueType sejam convertidas para Postscript indispensvel para a ripagem do trabalho; * importante tambm habilitar as opes Aumento automtico de nivelamento e de etapas de gradiente, para se evitar estriamento em degrads no trabalho.

6- MISCELNEA
*Aqui iremos configurar as etapas de gradiente do trabalho, quanto maior for as etapas, melhor ser o resultado do degrad, valores muito altos costumam deixar o processo de ripagem das imagens mais lenta nas imagesetters; *No havendo um perfil de cor configurado no sistema essa opo se mantm desativada; *No campo Opes de prova ativaremos as seguintes opes, Imprimir vetores, Imprimir bitmaps,Imprimir texto.

12

Jornal do Commercio 173 Anos

7- VISUALIZAR IMPRESSO

*Aps estar tudo configurado, temos uma visualizao do trabalho a ser impresso, o Corel 9 nos traz a opo de visualizarmos um nimi preview do trabalho a ser impresso, um pouco mais enxuta essa configurao de impresso torna mais gil a gerao de arquivos postscript em comparao a verso anterior. Nesse momemto importante conferir o formato da pgina, se existe alguma cor especial no trabalho,podemos tambm visualizar o trabalho em separaes de cor ou com cores compostas. age Maker: um dos programas de layout mais utili zados, entre designers e profissionais grficos no geral. Neste programa deve-se atentar para os seguintes itens quanto a preparao de arquivos para sada de filme: *CORES: A configurao das cores, do seu job, quando este for para separao, deve ser sempre no modo CMYK e de escala.

Agora podemos imprimir nosso trabalho, salvando-o com extenso .PS ou .PRN, contudo prudente utilizar programas como o Adobe Acrobat para analizar o arquivo j em postscript, pois o preview do Corel por vezes oculta falhas de impresso, que certamente o Rip da imagesetter de seu Bir de servios no deixar passar em branco.

*IMAGENS: Ateno quando estiver trabalhando com vnculos, enviar sempre ao seu Bir as imagens utilizadas, para serem vinculadas ao arquivo, assim no perdendo qualidade quando impressas.

*caso venha a aparecer no Gerenciador de Vnculos uma ou duas interrogaes na informao, esta imagem certamente no esta vinculada ao arquivo do Page Maker.

Jornal do Commercio 173 Anos

13

* DOCUMENTOS: Quando iniciar um novo documento, vlido configurar os campos de Resoluo desejada para sada,conforme a necessidade de seu trabalho e selecionar tambm a impressora que ser utilizada, para evitar problemas com o texto, pois cada impressora possue uma tabela de Kerning, entrelinhas e ajustes de texto.Configurar um trabalho para uma impressora e imprimir em outra pode causar srios problemas em seus textos.

*Passo-a-passo ilustrado para fechamento de arquivo no Page Maker 6.5:


1- IMPRIMIR DOCUMENTO
*Nesta janela inicial os tpicos principais so: # Definir sua impressora,que deve ser reconhecida junto com a instalao do software (Page Maker) no seu sistema; # O Page Maker assim como outros programas como Quark e Ilustrator, utilizam para imprimir seus arquivos informaes adicionais que normalmente s esto contidas no driver da impressora, tais informaes so adquiridas nos PPDs das respectivas impressoras; # Atentar para as opes Agrupar, Ordem inversa e Prova estarem sempre desativadas; # No campo Imprimir habilitar Ambas as Pginas; # No campo Pginas voc pode escolher entre imprimir todas as pginas do documento ou intervalos de pginas.

2- PAPEL PARA IMPRESSO


*Aqui no Page Maker no campo Papel que definimos o formato da pgina de impresso, as marcas de impresso e as informaes de pgina; *Em Escala sempre configuramos em 100% do trabalho, salvo casos especias.

3- OPES DE IMPRESSO
* No campo Tiff/Imagens habilitar em Normal a rea Enviar dados de imagem e utilizar o padro ASCII para Codificao de dados; * Em PostScript habilite Incluir fontes no residentes as opes PostScript e True Type; * Ative o espao Gravar o PostScript em arquivo e selecione a pasta onde ser salvo seu trabalho, nessa etapa utilizamos a opo Normal.

14

Jornal do Commercio 173 Anos

4- COR DA IMPRESSO
*Para trabalhos com duas ou mais cores aplicadas ativaremos a opo Separaes, para arquivos em uma s cor utilizamos a opo Boneca; *Na rea Tela otimizada selecionamos a linhagem mais adequada para o nosso trabalho.

Essa janela finaliza o processo de fechamento de arquivo no Page Maker, recomendamos aqui tambm, que seja feita uma visualizao do trabalho antes de ser enviado ao Bir. Este procedimento aps o fechamento do arquivo, deve se tornar uma rotina no dia-a-dia de quem utiliza os servios de um Bir, pois num mercado cada dia mais concorrido o cumprimento dos prazos na entrega dos trabalhos fundamental,e acredito no serem poucos os profissionais do ramo, que j atrasaram seus trabalhos devido a neglignciar essa etapa to importante. Porque o ato de fechar um arquivo para seperao, no uma tarefa das mais difceis e esta longe de ser, mas a forma que o arquivo elaborado e como utilizar da melhor maneira os vrios recursos exis

ANOTAES

Jornal do Commercio 173 Anos

15

uarkXpress 4.0: Um timo finalizador para os mais variados trabalhos, desde jornais e revistas peridicas at peas publicitrias, numa interface amigavel oferece muitas opes para a elaborao de um layout profissional, mais deixa a desejar no suporte para outros idiomas, o que gera dificuldades na hifenizao de textos.

Em sua quarta verso permite que seja configurado estilos de impresso, otimizando assim a gerao dos arquivos PostScript.

O Quark um dos softwares de finalizao, que possue o melhor controle de edio de TRAP para a gerao das matrizes de impresso. Onde o valor do trap dado para cada cor que o documento possua.

*Passo-a-passo ilustrado para fechamento de arquivo no QuarkXpress 4.0:


Antes de iniciar o processo de gerao do arquivo Postscript, verifique se todos as imagens esto em Modo CMYK e de preferncia no mesmo diretorio do documento, para isso utilize o comando Usage do menu Utilities que deve apresentar OK em todas as imagens. Nessa tela escolhemos o drive de impresso que ser usado para fechar o arquivo, o qual tem que estar configurado em Iniciar/ Configuraes / Impressoras / Propriedades / Detalhes para File. Aqui habilitamos as sequncias das pginas, informaes de registros e impresso de pginas duplas (spreads). As opes Include Blank Pages e Back to Front devem ficar desabilitadas, como tambm a opo Tiling deve marcar Off. Arquivos de cor seleciona-se Separations

16

Jornal do Commercio 173 Anos

No Menu Setup no campo Printer Description, deve-se escolher a descrio do arquivo PPD (PostScript Printer Description ), previamente instalado no diretorio C:/ Program Files / Quarkxpress Passport / XTension , j no campo Page Size define-se o tamanho da pgina de impresso, habilita-se Custom para que nos campos Paper Width e Paper height criemos nosso formato de pgina personalizada, que deve ter 2cm a mais de cada lado de modo a comportar as marcas de corte e registros.Em Reduce or Enlarge marcamos 100%, Page Positioning em Centered, deixar em 0 as opes Paper Offset e Page Gap

No Menu Output habilitamos para servios em policromia no campo Plates Convert to Process, j nos campos Resolution e Frequency configura-se conforme orientao da Grfica ou Bir de Fotolito. Para o Jornal do Commercio utiliza-se 1200 DPI de Resolution e 100 LPI de Frequency

No Menu Options marcamos None para Page Flip, no campo Pictures configuramos da seguinte forma: Output-Normal / Data-Binary / OPI-Include Images, marcamos tambm as opes Overprint EPS Black e Full ANOTAES

No Menu Preview visualizamos um quadro com o formato da pgina de impresso, que deve conter o documento, juntamente com as marcas de recorte e registro

Jornal do Commercio 173 Anos

17

nDesign: O mais recente finalizador para a rea de DTP, possue caracteristicas tanto de ilustrador, com varias opes de degrade, tanto em preenchimentos como em contornos, convertendo textos em curvas de forma bem mais agradavel que seu equivalente, alm de trazer novidades como finalizador, possuindo um refinado ajuste de kernning, como tambm um inovador recurso para justificao e hifenizao de textos. Permitindo a exportao em arquivos PDF, possue uma grande quantidade de dicionrios embutidas em suas bibliotecas, inclusive para o Portugus Brasileiro. Total compatibilidade com o PhotoShop criando e

editando os paths contidos nas imagens, trouxe tambm pequenas novidades mais que no dia-a-dia se tornam essencial, como as multiplas janelas que so atualizadas sinultneamente para se ter uma visualizao geral do trabalho e outra numa rea ampliada em que se esta trabalhando, permite configurar as linhas guia para que no sejam exibidas a partir de um determinado nvel de zoom, pois atrapalham a visualizao do layout. Na gerao de arquivos Postscript, s aceita impressoras configuradas a partir do nvel 2 e o fabricante recomenda para uma malhor utilizao que sejam instaladas pelo Adobe Postscript 4.3 para PC e 8.6 para MAC

*Passo-a-passo ilustrado para fechamento de arquivo no InDesign 1.0:


Antes de fechar o arquivo, utilize a opo de Preflight dentro do menu File, que far uma checagem de todos os objetos contidos no seu trabalho (fontes, vetores, bitmaps e uma srie de informaes voltadas impresso) e lhe avisa caso exista algum vinculo perdido, imagens em RGB, fontes com problemas. Podemos imprimir um relatrio com os problemas ocorridos ou se preferir clique em Package e sero salvos todos os links, fontes e o arquivo em um nico folder, evitando assim o esquecimento de algum elemento do trabalho, sendo este enviado ao bir pelo sistema aberto. Aps setar o driver da impressora, configura o formato da pgina de impreso no campo Properties, a pgina de impresso deve ser 20 mm maior em cada lado do que a pgina do documento, para que caibam as informaes de impresso.(registros, marcas de corte, cores) e nessa janelaque marcamos a sequncia de pginas para impresso, que oferece o recurso de impresso por sees de pginas.

Na aba Colors configuramos conforme o tipo de trabalho Separations para Cor e Composite para Grayscale, em Frequency marcamos 100 lpi e Screening deixamos com 100 lpi/1200 dpi, nessa janela podemos converter qualquer cor Spot (especial) para process (CMYK).

18

Jornal do Commercio 173 Anos

Em Scale and Fit marcamos none em Tiling e Scale deixamos em 100% os campos Width e Height. Observe que no campo Offset Using Paper Size, todas as marcas devem estar em preto indicando que o formato da pgina de impresso esta suportando o formato da pgina do documento.

No campo Graphics escolhemos a forma que as imgens do documento sero enviadas para a impressora, o campo Send Image Data marcamos a opo All, marcamos tambm a opo OPI /DCS Image Replacement, no campo Font Downloading marcamos Complete e Download PPD Fonts, j os campos Gradient Options e Omit ficam com suas opes Desabilitadas

Na aba PageMarks marcamos todas as informaes necessrias para a gerao das matrizes de impresso, nessa janela tambm importante que observamos o campo Offset Using Paper Size, todas as marcas devem estar em preto indicando que o formato da pgina de impresso esta suportando o formato da pgina do documento. A sua ltima janela de configurao destinada ao Trapping, que corresponde ao ajuste preciso entre as cores no momento da impresso. O Indesign trabalha com o recurso InTrap-Rip, que deixa por conta dos Rips (interpretadores da linguagem PostScript) das imagestters a funo de lidar com o trapping nas cores de impresso. Aconselhamos no habilitar esta opo sem um acompanhamento da grfica ou bir que ir imprirmir o trabalho. Jornal do Commercio 173 Anos

19

QuarkXpress 3.32: Para essa verso mais antiga, resaltamos alguns tpicos importantes como a necessidade da converso das cores para o processo CMYK, e a utilizao do Dashes para a hifenizao de textos, e no Menu Utilites a verificao de Fontes e Imagens no documento, antes de gerar o arquivo PostScript. Cores:

Fontes:

Imagens:

E de extrema importncia a verificao das cores no documento do Quark 3.32, devido a ausncia de um setup que faa essa converso de modos de cor na janelade impresso. No Menu Edit / Colors que fazemos esse controle das cores, tanto no modo de cor como tambm configuramos o Trap (encaixe) das cores na impresso. Na janela Edit Colors escolhemos no campo Model:CMYK e habilitamos ProcessSeparation.

No Quark 3.32 temos a necessidade da utilizao de um Xtras, O Dashes 2.25 que facilita em muito a diagramao de diversos peridicos, pois automatiza o processo de hifenizao de textos, na ausncia de uma biblioteca de dicionrios da lingua portuguesa. Recomendamos tambm que altere a Configurao Regional no Painel de Controle para Ingls (U.S.A.), juntamente com a configurao do Teclado

20

Jornal do Commercio 173 Anos

*Passo-a-passo ilustrado para fechamento de arquivo no QuarkXpress 3.32:


Nessa verso temos o menu de impresso bem simplificado. Como j foi descrito quando tratamos de impressoras PostScript necessrio alm do driver de impresso, ter o arquivo que descreve as caractersticas desse driver(Resoluo, Nvel de Linguagem, Formato de Pgina) para o aplicativo, conhecido como PPD (PostScript Printer Description), no Quark 3.32 temos outro diretrio para esse arquivo dentro de C:/ XTension / PDF, ao invs de PPD usa-se um arquivo de caractersticas similar denominado PDF (Printer Description File) - Descrio do Arquivo de Impresso, no confundir com o formato de documentos eletrnicos o PDF (Portable Document Format) - Formato largamente utilizado em vrios campos da informtica devido a seu alto grau de compactao e o fato de ser multiplataforma.

No Menu File \ Print habilitamos a janela de impresso para configurar o numero de Copias a ser impressa e Sequncia das paginas de impresso. Nos campos Output marcamos Normal e Tiling: Off e em Separation: On para paginas Cor e Off para as Grayscale, Registration: Centered. As opes Collate / Spreads / Back to front / Include Blank Pages ficam desmarcadas

Em seguida escolhemos a opo Setup, onde vamos habilitar nosso Driver de Impresso, ja configurado para File (gerar um arquivo de impresso). Em Orientation marcamos conforme a orientao da pgina, Paper escolhemos Cassette para Source. Em Use PDF For habilitamos nosso arquivo como foi descrito anteriormente, deixamos em None o campo EfiColor Profile, os campos halftone Freq. e Resolution so configurados conferme orientao da grfica, em Data marcamos somente Binary, j no campo Image deixamos todas Desmarcadas e por fim no campo Paper Width marcamos conforme a largura do filme utilizado pelo bir de impresso , Paper Offset e Page Gap recebem o valor de 0 cm. Jornal do Commercio 173 Anos

21

*Conhecendo os Padres de Profundidade de cores (Photoshop): Bitmap - 1 bit por pixel, resultando em uma imagem com duas cores: preto e branco - chapado. Indicado para impresso; Grayscale - 8 bits por pixel,ou seja, 256 nveis de cinza, permite o uso de todos os recursos do Photoshop, exceto os que utilizam matizes de cores. Indicado para exibio em tela e impresso; Indexed Color - 8 bits por pixel, forma imagens com at 256 cores. Padro muito limitado, no utiliza todos os recursos do Photoshop.Indicado para exibio em tela; RGB - 24 bits por pixel, divididos em trs canais, de todos o mais flexvel, pois permite completamente o uso dos vrios recursos do Photoshop, comum trabalhar uma imagem em RGB e depois convert-la para o modo mais adequado, dependendo do tipo de mdia que ser utilizada. Indicado para exibio em tela; CMYK - 32 bits por pixel, divididos em quatro canais, no permite o uso de alguns filtros do Photoshop. Use esse padro para trabalhos utilizados em mdia impressa.

*Conheendo os Principais Formatos de Arquivo Bitmap (BMP ou RLE): Formato padro de imagens bitmap do Windows.Suporta os modo de cor RGB, cores indexadas, tons de cinza e bitmap, no salvando canais alfa; Jpeg (JPG): Formato muito utilizado na construo de sites para Internet.Possue uma taxa de compactao gradativa, que reduz no s em tamanho, como tambm em qualidade.Suporta todos os modos de cor, no salvando canais alfa; PSD: Formato prprio do Photoshop.Suporta todos os modos de cor, salvando todos os canais alfa disponveis; EPS: Formato recomendado para impresso em imagesetters (impressora de fotolitos), utiliza a linguagem PostScript na codificao das informaes da imagem. Suporta todos os modos de cor, salvando todos os canais alfa disponveis; TIFF: Formato largamente utilizado em trabalhos destinados pr-impresso e aceito pela maioria dos softwares .Pode ser impresso em impressoras de qualquer linguagem.Suporta os canais alfa nos modo RGB, CMYK e tons de cinza e os outros modo de cor sem canais alfa.

GANHO DE PONTO
Consiste no escurecimento de certas reas de retcula, no momento da impresso, ocasionada por vrios motivos, deixando no impresso final um resultado no esperado.Devido a alterao do formato original da retcula, em comparao ao formato impresso no papel. Normalmente as cores do impresso que sofreram ganho de ponto se apresentam mais escuras. H tambm os casos onde ocorrem o ganho de ponto negativo que resulta em cores mais claras.

TIPOS DE GANHO DE PONTO


3 2 1 2

1- Ponto no formato original; 2- Ganho de Ponto Mecnico; 3- Ganho de Ponto tico.

PAPEL
*GANHO DE PONTO MECNICO: * GANHO DE PONTO TICO: Refere-se ao aumento real da rea de cobertura do ponto Refere-se ao aumento da sensao visual de densidade, (% de retculas), causados muitas vezes por motivos me- devido absoro e penetrao da tinta sob o suporte, cnicos na hora da impresso, entre eles: medido por um densitrmetro, pois est relacionado presso da mquina, carga excessiva de tinta, quantidade de luz refletida pelo objeto suporte utilizado Jornal do Commercio 173 Anos 22

CAUSAS DO GANHO DE PONTO


*TIPO DE PAPEL: Quanto maior for a capacidade de absoro de tinta pelo papel, maior ser o GANHO DE PONTO, juntamente com a quantidade de tinta aplicada pela impressora sobre o tipo de suporte utilizado. Na indstria grfica so utilizados principalmente trs categorias de papel: * UNIFORMIDADE: O ganho de ponto no uniforme, quanto s porcentagens de retculas. Se apresenta de forma diferente entre as altas-luzes e sombras de uma imagem. Vejamos como se comporta em cada parte da imagem, sabendo-se que uma imagem se divide em trs reas distintas: Mnimas, Mximas e meio-tons. * OUTROS FATORES: -TIPO DE FOTOLITO, matrizes ou chapas de positivos, tem ganho de ponto menor que chapas negativas (utilizadas em jornais); -PROCESSO DE GRAVAO; -VISCOSIDADE DE TINTA; -EQUILIBRIO GUA E TINTA NA IMPRESSO.

COR DO PAPEL: Se apresenta como um ganho de ponto tico, pois a tonalidade do branco do papel sobre as cores e tons da imagem. Uma cor verde impressa no papel jornal, resulta em um tom diferente, menos brilhante e saturado que o original 1-MNIMAS: A quantidade de tinta existente nos pe- em papel couch branco. quenos pontos no suficiente para provocar um aumento significativo na rea de cobertura. IMPORTANTE: 2-MXIMAS: Devido ao maior tamanho do ponto, nessas reas de mxima, compensa o crescimento da rea de O Ganho de Ponto deve ser compensado no momento cobertura. Alm disso boa parte da tinta espalha-se por que as imagens so tratadas, especialmente para impresso em papel jornal, removendo um pouco da densidade de reas j cobertas por pontos adjacentes. tinta de cada canal seguindo tabela abaixo: 3-MEIO-TONS: nessa regio de retcula que se apresenta o ganho de ponto mais acentuado (25%-75%), com picos nas reas de 50% a 60%. GANHO DE PONTO MDIO * TIPO DE LINEATURA: Quanto maior for o numero da lineatura, significa que menor e mais prximo os pontos da retcula se encontram e mais acentuado e difcil se torna controlar o ganho de ponto. Devido a isso tm-se o uso restrito das retculas estocsticas, que necessita de um elevado nvel de controle de impresso com timas condies de trabalho (tinta,papel,equipamento).

Reticula CYAN MAGENTA AMARELO PRETO

10% 20% 50%

23 30 35 22 9

15 30 34 20 11

13 24 31 19 10

11 22 28 18 8

* TIPO DE EQUIPAMENTO: Em se tratando de impresso, a regra diz, que quando uma mquina esta otimizada para velocidade, menos ela esta otimizada para qualidade, por isso mquina de alta produtividade (rotativas, principalmente alimentadas por bobinas), apresentam um ganho de ponto maior que mquinas mais lentas (planas, alimentadas com folhas planas).

70% 90%

Jornal do Commercio 173 Anos

23

24

REAS DE RETCULA

Jornal do Commercio 173 Anos

O%

5%

1O%

15%

20%

25%

30%

35%

40%

45%

95%

90%

85%

80%

75%

70%

65%

60%

55%

5O%

Jornal do Commercio 173 Anos

25

26

Jornal do Commercio 173 Anos

Produo e Desenvolvimento:
Coordenao Industrial Digitalizao

Contatos:
e-mail - jcom01@jcom.com.br Tel.: (21) 518-3737 Ramal - 140 / 159 Fax.: (21) 516-9042

Disque-Digital
(021) 518 3737 R.140 Servio de suporte, atravs deste nmero voce obter a ajuda necessria para o envio dos seus trabalhos.
Jornal do Commercio 173 Anos

27

MAPA PARA ENTRADA DE MQUINA


FORMATO: STANDARD Imprimimos 20 (vinte) pginas de uma nica vez, sendo no mximo 8 (oito) coloridas, segue abaixo tabela demonstrando as posies das pginas coloridas para outras quantidades de pginas, exceto no caso de 16, 12 e 20 pginas temos duas opes para o posicionamento das pginas cor. No Jornal do Commercio pode-se imprimir COR na 1, 2 , penultima e ltima pginas de cada caderno de impresso 10 Pginas: 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 - 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 12 Pginas: 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 14 Pginas: 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 16 Pginas: 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 18 Pginas: 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 20 Pginas: 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 FORMATO: TABLIDE Imprimimos 40 (quarenta) pginas de uma nica vez, sendo no mximo 16 (dezeseis) coloridas, segue abaixo tabela demonstrando as posies das pginas coloridas para outras quantidades de pginas: 20 Pginas: 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 24 Pginas: 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 28 Pginas: 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 32 Pginas: 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 36 Pginas: 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 40 Pginas: 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40

Legenda COR P&B

28

Jornal do Commercio 173 Anos

You might also like