You are on page 1of 4

LEVANDO A SRIO A SALVAO DA FAMLIA Pr. Walter Santos Baptista Gnesis 12.

1-3 Nossa reflexo se d em torno da seriedade da salvao da famlia. Uma das redes de televiso tem repetido anos aps ano uma campanha cujo tema "Criana-Esperana". em Nome da esperana que apelamos a que faamos a nossa parte para a salvao das crianas, pois quando isso acontecer, teremos famlias salvas e o mundo transformado.

PERGUNTANDO Nossa pergunta: que significam os valores espirituais para voc, meu irmo, minha irm? * Onde est Deus em sua vida? Se estiver em segundo lugar, seu filho ver a Deus exatamente desta maneira. * Que so os valores espirituais para voc? Se a igreja est em segundo plano na sua vida, desse modo que seu filho, sua filha, seu adolescente, a ver tambm. * Que a f para voc? Se tem um valor secundrio, assim o seu filho a entender. * E a salvao? algo importante, ou encarada como coisa de ordem inferior? Seu filho h de ver a salvao como coisa dispensvel, no olhar para o sacrifcio de Jesus Cristo com a dimenso que tem, pois nunca vai entender a letra do hino que diz: "No cu um dia cantarei dos salvos a cano; E plenamente entenderei quo Grande foi o seu perdo" O perdo nunca ser aquilatado, avaliado pelo seu filho se a salvao foi olhada como dispensvel. Mas se a famlia vai a Cristo, e voc d condies de poder dizer: "Cri no Senhor Jesus Cristo e fui salvo, hoje eu e a minha Casa servimos ao Senhor", as coisas sero diferentes. Sua famlia ser outra na conscincia e nas intenes! E comeando a Paz em Casa, ento todo o edifcio onde o irmo mora ser transformado! Se cada famlia comea a harmonia em Casa, a rua ser transformada! O seu bairro, a sua cidade, num processo de multiplicao de influncias! Quando isso ocorrer?

QUANDO ENCARARMOS O REINO DE DEUS COMO UM TODO Ningum pense no reino de Deus como compartimento separado, estanque. o tema mais abordado nos sermes e nas parbolas de Jesus Cristo. H, na verdade, toda uma explicao sobre o reino em sees dos Evangelhos, e nas, assim chamadas "parbolas

do reino". , no entanto, apropriado lembrar que o que os Evangelhos sinticos (Mateus, Marcos e Lucas) chamam de "reino de Deus", o de Joo chama de "vida eterna", e as Cartas de Paulo denominam de um modo muito prprio "senhorio de Jesus Cristo". Estamos falando, portanto, dos mesmos valores espirituais. Anunciar o reino de Deus, ento, proclamar o senhorio de Cristo, e faz-lo, transmitir a mensagem redentora, transformadora, modificadora, regeneradora de vida eterna, de salvao plena, total, aqui e agora e pela eternidade. Declara a Escritura Sagrada que Deus, o Criador, Rei, e no o diz com meias palavras. O Seu senhorio na vida o Seu domnio como realidade j, mas , tambm, o aguardo da plenitude do reino na esperana futura. O apstolo Paulo fala sobre isso: escreve igreja de Filipos e declara com muita luz "que tambm Deus o exaltou [a Cristo] soberanamente, e lhe deu um Nome que sobre todo o Nome, para que ao Nome de Jesus se dobre todo joelho dos que esto nos cus, na terra, e toda lngua confesse que Cristo Jesus o Senhor, para glria de Deus Pai" (Fp 2.9-11). Se algum no rende o corao ao senhorio de Cristo, se no dobra os joelhos diante de Jesus Cristo confessando que Ele Senhor, suceder que seu corao e vida continuam dentro da situao descrita por Joo na sua Primeira Carta: "o mundo inteiro jaz no maligno" (5.19, cf. 2Co 4.4). Mas a conscincia como uma pedra atirada num lago. Vai formar crculos com o mesmo centro. Realmente, Jesus Cristo est no centro, e o reino vai comear em ns, e vai envolver o nosso lar, e vai continuar no exerccio da nossa profisso, e vai avanando cada vez mais consolidado na razo de ser de nossa esperana. E porque o reino de Deus vai se ampliando, um reino de abundncia absoluta e um reino de total favor com o soberano dessa abundncia, com o Deus das abundncias!

REGRAS DO REINO O que h de extraordinrio no reino de Deus so as regras, leis e uma tica completamente distintas daquelas a que o mundo est acostumado a obedecer e a seguir. L for a, querem levar vantagem em tudo; no reino, no entanto, o crente permite que Deus o use. Essa a lgica do reino. Na gramtica humana, dizemos "eu, TU, ele" (porque eu estou em primeiro lugar na gramtica humana, assim aprendemos na escola. E no interessante que tudo comea comigo? O indivduo s comea a pensar em coletivo mais adiante, depois que sai de is, pois tudo comea na minha pessoa). Mas na gramtica de Deus como diferente... reverso, comea com "Ele" (Deus), passa para o "tu", e s depois eu penso em mim ("eu"): "Ele, tu, eu". Isso, alis, Jesus expressou muito claramente no "grande mandamento". Algum perguntou, "Mestre, qual o grande mandamento na lei?" (Mt 22.36). Jesus ensinou, "amars ao Senhor teu Deus [Ele]..."depois "ao teu prximo [tu] como a ti mesmo [eu]". Jesus o fez mostrando a gramtica divina, por isso d certo no reino de Deus! As regras da matemtica so outras: quem perde, ganha, quem pe em zero (Mt 10.34), quem anula recebe cem vezes mais! A tica distintamente outra: no mundo exterior, orgulho; na tica do reino de Deus, quem se humilha exaltado (Mt 23.12), quem recebe profeta recebe recompensa de oferta (Mt 23.41). Pois bem, o mundo ser transformado quando olharmos o reino de Deus como um todo.

QUANDO A OBRA MISSIONRIA OCUPAR O PRIMEIRO LUGAR EM NOSSA VIDA Sim; o primeiro lugar em nossas prioridades, pois pode at acontecer que estejamos como indivduos ou como igreja fazendo outra coisa que no pregando a Jesus Cristo. Proclamar Jesus Cristo no falar acerca dEle: preciso crer na Sua pessoa. Dogmas, credos, cerimnias do uma crena intelectual, uma f passiva, "eu-fao-porque-osoutros-fazem", "eu-penso-porque-os-outros-pensam", e "eu-digo-que-creio-porquetodo-mundo-diz-que-cr". preciso, entanto, proclamar a Pessoa de Jesus Cristo como Salvador, Redentor e Libertador porque nada nem ningum pode substituir Jesus Cristo na nossa vida. Pregar a Cristo proclamar o Seu domnio, o Seu senhorio sobre os homens, e essa a nossa prioridade porque nossa misso! E porque Ele, o Senhor, o antdoto contra o veneno da idolatria e da feitiaria, e do pecado que tomam conta de nosso povo! por isso que temos que pregar o Nome de Jesus! Isto vai acontecer quando a obra missionria ocupar o primeiro lugar em nosso planejamento. exatamente por isso que abrimos Ncleos de Estudos Bblicos, Grupos Familiares, Grupos de Discipulado, Pontos de Pregao, Clulas, Misses/Congregaes que venham a se transformar em igrejas locais. Esse o motivo porque projetamos em nossos planos, prioridades e, sobretudo, no nosso corao porque primeiramente o Senhor colocou bairros, cidades, regies em nossas mos. Em segundo lugar, deve ser destacada a fora espiritual das igrejas, da orao nelas realizada que tm sustentado os obreiros e voluntrios que no se cansam no sacrificial e estafante trabalho de proclamar, anunciar, espalhar a mensagem com noites mal dormidas, com sacrifcio do conforto pessoas muitas vezes. Quando a obra missionria ocupar o primeiro lugar em nossos investimentos. E o investimento no preparo da liderana, e o povo precisa de liderana espiritual preparada. E a razo que Satans quer essa liderana (cf. Mt 4.1-11)! O diabo deseja a liderana do irmo! Ele quer tomar conta da vida de sua famlia! Quer tomar conta da vida das igrejas, razo porque precisamos de uma liderana altamente preparada. preparo acadmico, mas , sobretudo, preparo espiritual; so boas condies materiais, no rebaixar padres na igreja, nem padres de ensino, e muito menos padres de conduta, padres ticos, padres de comportamento! Porque cada vez que Satans pe o dedinho em algo na vida de um crente, o padro rebaixado, e tudo mundo o percebe!

QUANDO NOS COLOCARMOS NO ALTAR DE DEUS A mensagem do evangelho pode ser recebida de um de dois modos: ou o irmo/a irm recebe a palavra sem poder, ou a recebe com poder. Diz a Palavra de Deus: "Porque o nosso evangelho no foi a vs somente em palavras, mas tambm em poder, e no Esprito Santo, e em plena convico, como bem sabeis

quais fomos entre vs, por amor de vs" (1Ts 1.5). Como quer receber a palavra e a mensagem do Senhor? Com ou sem poder? Quando recebida sem poder, nada vai acontecer de espiritual e transformador, e sua igreja vai se tornar um clube. Um clube de gente bem intencionada, porque deixar um dia belssimo de sol, no ir praia num domingo pela manh, s mesmo sendo gente bem intencionada... Teramos na igreja apenas uma utopia, um grupo de amigos e de idealistas, mas sem poder, com uma mensagem que no atinge as necessidades, e sem transformao de vida. Entramos e samos do mesmo modo... Quando, no entanto, a mensagem tem poder, realiza-se uma mudana to radical em ns, e no povo, e na sociedade que pode ser chamada, at, de uma recriao. E Paulo, apstolo, escreveu: "Portanto, se algum est em Cristo, nova criatura ; as coisas velhas j passaram, tudo se fez novo" (2Co 5.17). Quando recebida com poder, uma recriao, e essa capacidade vem do Senhor e do Seu Esprito. Colocando-nos no altar divino, o que temos e o que somos, o mundo ser transformado, porque, na realidade, como cristos s temos um propsito: o progresso do reino de Deus! No posso ter outro objetivo na vida a no ser o de que a vontade de Deus se espalhe, e os homens conheam a Cristo, e vivam por Cristo, e louvem o nome de Jesus Cristo. Da, dedicao. Mas cuidado para que no se pense que, dando dinheiro, estamos fazendo o bastante. No isso que tem importncia: o que Deus quer a sua vida! Deus no precisa do seu dinheiro, o irmo/a irm sabe disso: Deus precisa dos seus ps, dos seus braos, das suas mos, do seu talento; Deus precisa da sua msica, da sua voz, do seu corao. Deus precisa do irmo! Precisa, na verdade, do seu planejamento. O irmo que bom administrador, trabalhe na sua igreja nessa rea; o bom evangelista, a igreja precisa de voc nesse campo. "Mas eu no sei fazer coisa alguma, pastor..." Abra a sua casa, faa um Ncleo de Estudos Bblicos e algum vai at l fazer o estudo na sua casa. Ore. A igreja precisa da sua orao. O mundo ser transformado quando nos colocarmos no altar de Deus certos de que a vitria no nossa, nem da nossa igreja local, mas do Senhor! Ele Quem luta as batalhas! Somos apenas os Seus instrumentos, Suas armas. Ele Quem vai frente de Gideo, frente do Seu povo! "Abenoarei aos que te abenoarem, e amaldioarei aquele que te amaldioar; e em ti sero benditas todas as famlias da terra". Isso dito para o irmo/a irm, que filho de Abrao, para a irm que filha espiritual de Abrao e Sara, porque na irm todas as famlias da terra sero benditas. Mas sabe o irmo/a irm deve comear a abenoar com a sua vida? No seu lar, levando-o a Cristo, e ao seu vizinho da direita, ao da esquerda, ganhando a sua rua e o seu condomnio para Cristo. Que o Senhor nos abenoe e ajude, e nos prepare para cometimentos ainda maiores. Amm!

You might also like