You are on page 1of 8

Beneficncia Social pg.

300
Exemplos de Influncia Pela sua sabedoria e justia, pela pureza e benevolncia de sua vida diria, pela sua dedicao aos interesses do povo - e este era idlatra - Jos e Daniel mostraram-se fiis aos princpios de sua primeira educao, fiis para com Aquele de quem eram os representantes. A tais homens, tanto no Egito como em Babilnia, a nao toda honrou; e neles, Pg. 300 um povo pago, assim como todas as naes com que entretiveram relaes, contemplaram uma ilustrao da bondade e beneficncia de Deus, uma imagem do amor de Cristo. Que considervel obra foi a que executaram estes nobres hebreus durante sua vida! Quo pouco sonhariam eles com seu alto destino, ao se despedirem do lar de sua infncia! Fiis e firmes, entregaram-se direo divina, de maneira que por intermdio deles Deus pde cumprir o Seu propsito. As mesmas grandiosas verdades que foram reveladas por estes homens, Deus deseja revelar por meio dos jovens e crianas de hoje. A histria de Jos e Daniel uma ilustrao daquilo que Ele far pelos que se entregam a Ele, e que de todo o corao procuram cumprir o Seu propsito. A maior necessidade do mundo a de homens - homens que se no comprem nem se vendam; homens que no ntimo da alma sejam verdadeiros e honestos; homens que no temam chamar o pecado pelo seu nome exato; homens, cuja conscincia seja to fiel ao dever como a bssola o ao plo; homens que permaneam firmes pelo que reto, ainda que caiam os cus. Educao, pgs. 56 e 57.Exemplos de Influncia Pela sua sabedoria e justia, pela pureza e benevolncia de sua vida diria, pela sua dedicao aos interesses do povo - e este era idlatra - Jos e Daniel mostraram-se fiis aos princpios de sua primeira educao, fiis para com Aquele de quem eram os representantes. A tais homens, tanto no Egito como em Babilnia, a nao toda honrou; e neles, Pg. 300 um povo pago, assim como todas as naes com que entretiveram relaes, contemplaram uma ilustrao da bondade e beneficncia de Deus, uma imagem do amor de Cristo. Que considervel obra foi a que executaram estes nobres hebreus durante sua vida! Quo pouco sonhariam eles com seu alto destino, ao se despedirem do lar de sua infncia! Fiis e firmes, entregaram-se direo divina, de maneira que por intermdio deles Deus pde cumprir o Seu propsito. As mesmas grandiosas verdades que foram reveladas por estes homens, Deus deseja revelar por meio dos jovens e crianas de hoje. A histria de Jos e Daniel uma ilustrao daquilo que Ele far pelos que se entregam a Ele, e que de todo o corao procuram cumprir o Seu propsito.

A maior necessidade do mundo a de homens - homens que se no comprem nem se vendam; homens que no ntimo da alma sejam verdadeiros e honestos; homens que no temam chamar o pecado pelo seu nome exato; homens, cuja conscincia seja to fiel ao dever como a bssola o ao plo; homens que permaneam firmes pelo que reto, ainda que caiam os cus. Educao, pgs. 56 e 57.

Ciencia do Bom Viver pg. 180


Cristo viveu uma vida de perfeita obedincia Lei de Deus, deixando nisto um exemplo perfeito a toda criatura humana. A vida que Ele viveu neste mundo, devemos ns viver, mediante Seu poder, e sob as Suas instrues. Em nossa obra pelos cados, cumpre gravar na mente e no corao deles as exigncias da Lei de Deus e a necessidade de lealdade para com Ele. Nunca deixeis de mostrar que existe assinalada diferena entre os que servem a Deus e os que O no servem. Deus amor, mas no pode desculpar a voluntria desconsiderao de Seus mandamentos. Os decretos de Seu governo so de tal ordem que o homem no escapa s conseqncias da deslealdade. Ele s pode honrar queles que O honram. A conduta do homem neste mundo decide seu eterno destino. Segundo houver semeado, assim ceifar. A causa ser seguida do efeito. Nada menos que a perfeita obedincia pode satisfazer ao ideal que Deus requer. Ele no deixou Sua vontade indefinida. No ordenou coisa alguma que no seja necessria a fim de pr o homem em harmonia com Ele. Devemos encaminhar os pecadores a Seu ideal de carter, e conduzi-los a Cristo, por cuja graa, unicamente, pode esse ideal ser atingido. O Salvador tomou sobre Si as enfermidades humanas, e viveu uma vida sem pecado, a fim de os homens no terem nenhum temor de que, devido fraqueza da natureza humana, eles no pudessem vencer. Cristo veio para nos tornar "participantes da natureza divina" (II Ped. 1:4), e Sua vida declara que a humanidade, unida divindade, no comete pecado.

Cincia do Bom Viver 454


Cumpre-nos formar hbitos de pensamento que nos habilitem a resistir tentao. Devemos aprender a olhar para cima. Os princpios da Palavra de Deus - princpios to elevados como o cu e que abrangem a eternidade - cumpre-nos compreend-los em sua relao para com a nossa vida diria. Cada ato, cada palavra, cada pensamento deve estar de acordo com esses princpios. Tudo deve ser posto em harmonia com Cristo, e a Ele sujeito. As preciosas graas do Esprito Santo no se desenvolvem num momento. nimo, fortaleza, mansido, f e inabalvel confiana no poder de Deus para salvar so adquiridos mediante a experincia de anos. Por uma vida de santo esforo e firme apego ao direito, devem os filhos de Deus selar seu destino.

Ciencia do Bom Viver 510


As tentaes a que todos os dias estamos expostos fazem da orao uma necessidade. Os perigos nos assaltam em todo caminho. Os que procuram arrebatar os outros do vcio e da Pg. 510 runa, esto particularmente expostos tentao. Em constante contato com o mal, necessitam apegar-se fortemente a Deus, para no serem eles mesmos corrompidos. Breves e decisivos so os passos que conduzem os homens de um plano elevado e santo a um nvel inferior. Num s momento, podem ser tomadas decises que determinam o destino eterno. Uma fraqueza por vencer deixa o indivduo desamparado. Um mau hbito, a que se no resistiu com firmeza, fortalecer-se- em cadeias de ao, prendendo-o completamente.

Conselho aos Pais Professores e estudantes 22


Caso os alunos sejam levados a compreender que o objetivo de serem criados honrar a Deus e beneficiar a seus semelhantes; se reconhecerem o terno amor que o Pai do Cu lhes tem manifestado e o alto destino para que os deve preparar a disciplina desta vida - a dignidade e a honra de se tornarem filhos de Deus - milhares se desviaro dos baixos e interesseiros objetivos e dos frvolos prazeres que at ento os absorveram. Aprendero a odiar o pecado, a fugir-lhe, no simplesmente pela esperana da recompensa ou o temor do castigo, mas pelo senso da inerente baixeza do mesmo pecado - porque ele degrada as faculdades recebidas de Deus e lana uma mancha sobre sua varonilidade. Os elementos de carter que tornam o homem bem-sucedido e honrado entre os homens - o irreprimvel desejo de um bem maior, a indmita vontade, o esforo tenaz, a incansvel perseverana - no sero esmagados. Pela graa de Deus, dirigir-se-o a objetivos to mais elevados Pg. 22 que os meros interesses temporais e egostas, como os Cus esto mais altos do que a Terra. "Deus", escreveu o apstolo Paulo, vos elegeu "desde o princpio para a salvao, em santificao do Esprito e f da verdade." II Tess. 2:13.

Conselhos sobre Educao 244


H tendncias para o mal, hereditrias e cultivadas, que tm de ser vencidas. Muitas vezes o preparo e educao de toda uma vida tm de ser rejeitados, a fim de que a pessoa se torne discpulo na escola de Cristo. Nosso corao tem de ser educado de modo que se torne firme em Deus. Devemos formar hbitos de pensamento que nos habilitem a resistir tentao. Precisamos aprender a olhar para cima. Os princpios da Palavra de Deus - princpios que so elevados como o cu e que abrangem a eternidade - devemos compreend-los em seus efeitos

sobre nossa vida diria. Cada ato, cada palavra, cada pensamento deve estar de acordo com esses princpios. As preciosas graas do Esprito Santo no se desenvolvem num momento. Coragem, fortaleza, mansido, f, inabalvel confiana no poder de Deus para salvar, so adquiridos pela experincia de anos. Por uma vida de santo esforo e firme adeso ao direito, devem os filhos de Deus determinar o seu destino.

Conselhos sobre Mordomia 85


Perguntai a vs mesmos: Que estou eu fazendo com os talentos do Senhor? Estais vos colocando no lugar em que se podem aplicar a vs as palavras: "Com maldio sois amaldioados, porque Me roubais a Mim, vs, toda a nao"? Mal. 3:9. Vivemos num tempo de solene privilgio e santo legado, num tempo em que nosso destino est sendo decidido para a vida ou para a morte. Despertemos. Vs que pretendeis ser filhos de Deus, trazei vossos dzimos para o Seu tesouro. Dai vossas ofertas voluntria e abundantemente, segundo Deus vos tem feito prosperar. Lembrai-vos de que o Senhor vos confiou talentos, com os quais deveis diligentemente negociar para Ele. Lembrai-vos, tambm, de que o servo fiel no se arroga nenhum crdito. Todo louvor e glria so dados ao Senhor: Tu me entregaste o Teu depsito. Nenhum ganho se poderia ter sem que primeiro tivesse havido um depsito. No poderia haver juros sem o principal. O Senhor adiantou o capital. DEle vem o xito no negcio, e a Ele pertence a glria.

Conselhos Sobre Mordomia 133


No devem os seguidores de Cristo desprezar a riqueza; devem consider-la como talento confiado pelo Senhor. Pelo uso sbio de Seus dons, podem eles ser eternamente beneficiados, mas devemos ter sempre em mente o fato de que Deus no nos deu riquezas para us-las justamente como imaginamos, para satisfazer o impulso, para as conferirmos ou retermos de acordo com a nossa vontade. No devemos usar as riquezas de maneira egosta, empregandoas simplesmente para nossa prpria satisfao. Tal atitude no seria correta nem para com Deus nem para com nossos semelhantes, trazendo apenas, por fim, perplexidade e dificuldades. ... O mundo favorece os ricos e os considera de maior valor que os pobres honestos; mas os ricos desenvolvem seu carter pela maneira em que usam os dons que lhes foram confiados. Esto revelando se ser ou no seguro confiar-lhes riquezas eternas. Tanto os pobres como os ricos esto decidindo o seu prprio destino eterno e provando se so sditos aptos para a herana dos santos na luz. Os que fazem de sua riqueza uso egosta neste mundo revelam atributos de carter que mostram o que fariam se tivessem maiores vantagens e possussem os tesouros imperecveis do reino de Deus. Os princpios egostas exercidos na Terra no so os princpios que prevalecero no Cu. Todos os homens esto em p de igualdade no Cu. ...

Por que que as riquezas so chamadas riquezas da injustia? - E porque Satans usa os tesouros mundanos para armar laos, enganar e iludir almas, para conseguir a sua runa. Deus tem dado instrues quanto maneira em que devem

Conselhos Sobre Mordomia 212


Em Jogo o Destino Futuro Como podem as casas e terras comparar-se, em valor, s preciosas almas por quem Cristo morreu? Por vosso intermdio, prezados irmos e irms, podem essas almas ser salvas convosco no reino da glria; mas vs no podeis levar junto, ali, a mnima parte de vosso tesouro terrestre. Adquiri o que puderdes, preservai-o com todo o cuidado que possais exercer, e ainda assim poder sair ordem do Senhor e, em poucas horas, um fogo que percia alguma pode apagar poder destruir o que acumulastes em toda a vossa Pg. 213 vida, e torn-lo um monto de runas fumegantes. Podereis dedicar todo o vosso talento e energia a ajuntar tesouros na Terra; mas de que vos serviro eles quando vossa vida terminar ou Jesus aparecer? Na mesma medida em que aqui tiverdes sido exaltados pelas honras e riquezas mundanos, com negligncia da vida espiritual, nessa mesma medida caireis no valor moral diante do tribunal do grande Juiz. "Que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro, se perder a sua alma?" Mat. 16:26. A ira de Deus cair sobre os que serviram a Mamom em vez de ao Criador. Mas os que vivem para Deus e para o Cu, mostrando aos outros o caminho da vida, verificaro que a vereda do justo como a luz da aurora que vai brilhando mais e mais at ser dia perfeito. E eles, afinal, ouviro o bem-vindo convite: "Bem est, servo bom e fiel... entra no gozo do teu Senhor." Mat. 25:21. A alegria de Cristo era ver almas salvas no Seu glorioso reino; e por esse gozo "suportou a cruz, desprezando a afronta". Heb. 12:2. Mas logo "o trabalho da Sua alma Ele ver e ficar satisfeito". Isa. 53:11. Quo felizes sero aqueles a quem tendo partilhado de Sua obra, for permitido partilhar-Lhe o gozo! Review and Herald, 23 de junho de 1885.

Conselhos Sobre Mordomia 236


O negcio que poderia ser um xito financeiro nas mos de um trapaceiro que vende sua integridade pelo ganho mundano, seria inteiramente imprprio para um seguidor de Cristo. Todas essas especulaes so seguidas de provas e dificuldades invisveis, e so um temvel teste para os que nelas se empenham. Freqentemente h circunstncias que naturalmente fazem com que se team consideraes sobre os motivos desses irmos; mas ainda que algumas coisas possam parecer decididamente erradas, nem sempre devem elas ser consideradas verdadeira prova de carter. Contudo, freqentemente provam ser o ponto

decisivo na experincia e destino de algum. O carter transformado pela fora das circunstncias sob as quais o indivduo se coloca.

Nossa Alta Vocao 9


O infinito Amor lanou ao alto um caminho pelo qual os remidos do Senhor podem passar da Terra ao Cu. Esse caminho o Filho de Deus. Anjos-guia so enviados a dirigir-nos os errantes ps. A gloriosa escada para o Cu descida no caminho de todo homem, impedindo-lhe o caminho para o vcio e a loucura. Ele tem de pisar por sobre um Redentor crucificado antes de passar para uma vida de pecado. A voz de nosso Pai celeste nos chama: Subi c. ... Os humildes e confiantes so guiados e protegidos no caminho da paz. Mas Aquele que infinito em sabedoria no fora ningum a aceitar o mais precioso dom do Cu - no compele ningum a andar na estrada erguida para o alto, por to elevado custo. Todos tm permisso de escolher por si mesmos a estreita e luminosa subida que conduz ao Cu, ou aquele mais amplo e fcil caminho que termina na morte. Signs of the Times, 26 de janeiro de 1882.

Mente, Carter e Personalidade vol I 144


Olhos Fixos em Cristo Quando tomou sobre Si a natureza humana, Cristo ligou a Si a humanidade por um vnculo de amor que jamais pode ser partido por qualquer poder, a no ser a escolha do prprio homem. Satans apresentar constantemente engodos, para nos induzir a romper esse lao - escolher separar-nos de Cristo. aqui que temos necessidade de vigiar, lutar, orar, para que nada nos seduza a escolher outro senhor; pois que estamos sempre na liberdade de o fazer. Mas conservemos os olhos fitos em Jesus, e Ele nos preservar. Olhando para Jesus estamos seguros. Coisa alguma nos poder arrebatar de Sua mo. Contemplando-O constantemente, seremos "transformados de glria em glria, na mesma imagem, como pelo Esprito do Senhor". II Cor. 3:18. Caminho a Cristo, pg. 72.

Cartas a Jovens Namorados 25


Pela luz, que o Senhor achou por bem me conceder, advirto que est a perigo de ser enganada pelo inimigo. Est a perigo de escolher seu prprio caminho, de no seguir o conselho de Deus nem de andar em obedincia Sua vontade. O Senhor tem dado orientao a cada alma, para que assim nenhuma precise errar o caminho. Essas orientaes representam tudo para ns, porque constituem o padro a que cada filho e filha de Ado deve sujeitar-se.

Histria da Redeno pg. 44


5 O Plano da Salvao

Um Meio de Salvao
Os anjos prostraram-se diante dEle. Ofereceram suas vidas. Jesus lhes disse que pela Sua morte salvaria a muitos; que a vida de um anjo no poderia pagar a dvida. Sua vida unicamente poderia Pg. 44 ser aceita por Seu Pai como resgate pelo homem. Jesus tambm lhes disse que teriam uma parte a desempenhar - estar com Ele, e fortalec-Lo em vrias ocasies. Que Ele tomaria a natureza decada do homem, e Sua fora no seria nem mesmo igual deles. E seriam testemunhas de Sua humilhao e grandes sofrimentos. E, ao testemunharem Seus sofrimentos e o dio dos homens para com Ele, agitar-se-iam pelas mais profundas emoes e, pelo seu amor para com Ele, desejariam livr-Lo, libert-Lo de Seus assassinos; mas que no deveriam intervir para impedir qualquer coisa que vissem; e que desempenhariam uma parte em Sua ressurreio; que o plano da salvao estava ideado, e Seu Pai aceitara esse plano. Com santa tristeza Jesus consolou e animou os anjos, e os informou de que, dali em diante, aqueles que Ele remisse estariam com Ele, e com Ele sempre morariam; e que pela Sua morte resgataria a muitos, e destruiria aquele que tinha o poder da morte. E Seu Pai Lhe daria o reino e a grandeza do reino sob todo o Cu, e Ele o possuiria para todo o sempre. Satans e os pecadores seriam destrudos para nunca mais perturbarem o Cu, ou a nova Terra purificada. Jesus ordenou que o exrcito celestial se conformasse com o plano que Seu Pai aceitara, e se regozijassem de que o homem decado de novo pudesse ser exaltado mediante a Sua morte, a fim de obter o favor de Deus e desfrutar o Cu. Ento, a alegria, inexprimvel alegria, encheu os Cus. E o exrcito celestial cantou um cntico de louvor e adorao. Tocaram harpas e cantaram em tom mais alto do que o tinham feito antes, pela grande misericrdia e condescendncia de Deus, entregando o Seu mui amado para morrer por uma raa de rebeldes. Derramaram-se louvor e adorao pela abnegao e sacrifcio de Jesus; por consentir Ele em deixar o seio de Seu Pai e optar por uma vida de sofrimento e angstia, e morrer uma morte ignominiosa a fim de dar Sua vida por outros. Disse meu anjo assistente: Pensas que o Pai entregou Seu mui amado Filho sem esforo? No, absolutamente. Foi mesmo uma luta, para o Deus do Cu, decidir se deixaria o homem culpado perecer, ou se daria Seu amado Filho para morrer por ele. Os anjos estavam to interessados na salvao do homem que se podiam encontrar entre eles os que deixariam sua glria e dariam a vida pelo homem que ia perecer. Mas, disse o anjo, isto nada adiantaria. A transgresso era to grande que a vida de um anjo no pagaria a dvida. Nada, a no ser a

morte e intercesso de Seu Filho, pagaria essa dvida, e salvaria o homem perdido da tristeza e misria sem esperanas. Mas foi aos anjos designada a obra de subirem e descerem com blsamo fortalecedor, trazido da glria, a fim de mitigar ao Filho do homem os Seus sofrimentos, e ministrar-Lhe. Seria tambm sua obra proteger e guardar os sditos da graa contra os anjos maus e contra as trevas que constantemente Satans arremessa em redor deles. Vi que era impossvel a Deus alterar ou mudar Sua lei, para salvar o homem perdido, e que ia perecer; portanto, Ele consentiu em que Seu amado Filho morresse pela transgresso do homem. Satans de novo regozijou-se com seus anjos de que, ocasionando a queda do homem, pudesse ele retirar o Filho de Deus de Sua exaltada posio. Disse a seus anjos que, quando Jesus tomasse a natureza do homem decado, poderia derrot-Lo, e impedir a realizao do plano da salvao. Foi-me ento mostrado Satans como havia sido: um anjo feliz e elevado. Em seguida, ele foime mostrado como se acha agora. Ainda tem formas rgias. Suas feies ainda so nobres, pois um anjo, ainda que decado. Mas a expresso de seu rosto est cheia de ansiedade, cuidados, infelicidade, maldade, dio, nocividade, engano e todo mal. Aquele semblante que fora to nobre, notei-o particularmente. Sua fronte, logo acima dos olhos, comeava a recuar. Vi que ele se havia degradado durante tanto tempo que toda boa qualidade se rebaixara, e todo mau trao se desenvolvera. Seu olhar era astuto e dissimulado, e mostrava grande penetrao. Sua constituio era ampla; mas a carne lhe pendia frouxamente nas mos e no rosto. Quando o vi, apoiava o queixo sobre a mo esquerda. Parecia estar em profundos pensamentos. Tinha um sorriso no rosto, o qual me fez tremer, to cheio de maldade e dissimulao satnica era ele. Este sorriso o que ele tem precisamente antes de segurar sua vtima; e, ao fix-la em sua cilada, tal sorriso se torna horrvel. Primeiros Escritos, pgs. 150153. Em humilde e inexprimvel tristeza, Ado e Eva deixaram o aprazvel jardim onde tinham sido to felizes antes de sua desobedincia aos mandamentos de Deus. A atmosfera estava mudada. No era mais invarivel como antes da transgresso. Deus vestiu-os com roupas de pele para proteg-los da sensao de frio e calor a que estavam expostos.

You might also like