You are on page 1of 2

Qual a razo de ser nos primeiros Sbados?

Na apario de 13 de Julho de 1917, aps a viso do Inferno, Nossa Senhora com bondade e tristeza diz-lhes: Vistes o Inferno, para onde vo as almas dos pobres pecadores. Para as salvar, Deus quer estabelecer no mundo a Devoo ao Meu Imaculado Corao. Se fizerem o que Eu vos disser, salvar-se-o muitas almas e tero paz. A guerra vai acabar, mas se no deixarem de ofender a Deus, continuar outra pior (...). Para a impedir, virei pedir (...) a Comunho Reparadora dos Primeiros Sbados. Se atenderem aos meus pedidos (...) tero paz; se no, (...) os bons sero martirizados, o Santo Padre ter muito que sofrer, vrias naes sero aniquiladas: por fim, o Meu Imaculado Corao triunfar (...) e ser concedido ao mundo um tempo de paz. (pg. 83) Esta devoo veio realmente pedi-la, aparecendo Ir. Lcia no dia 10 de Dezembro de 1925 em Pontevedra, Espanha, dizendo ento: Olha, minha filha, o meu Corao cercado de espinhos que os homens ingratos a todos os momentos me cravam com blasfmias e ingratides. Tu, ao menos, procura consolar-me e diz que prometo assistir na hora da morte, com todas as graas necessrias para a salvao, a todos os que, no primeiro Sbado de cinco meses seguidos, se confessarem, receberem a Sagrada Comunho, rezarem um tero e me fizerem companhia durante quinze minutos, meditando nos 15 mistrios do Rosrio com o fim de me desagravar. Jesus, nos dois anos seguintes, 15 de Fevereiro de 1926 e 17 de Dezembro de 1927, insiste para que se propague esta devoo. Lcia escreveu: Da prtica da devoo dos primeiros Sbados, unida consagrao ao Imaculado Corao de Maria, depende a guerra ou a paz do mundo. A mensagem foi dada s crianas visando tambm os adultos. Ser certamente agradvel ao Cu e til Terra que se incentive esta prtica na catequese das Parquias.
Olha, minha filha, o meu Corao cercado de espinhos que os homens ingratos a todos os momentos me cravam com blasfmias e ingratides.

Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que Deus convosco na unidade do Esprito Santo. Orao pelos Sacerdotes (pg. 1193) Senhor nosso Deus, que, para governar o povo cristo, Vos quisestes servir do ministrio dos sacerdotes, concedei-lhes a graa de perseverarem at ao fim no cumprimento fiel da vossa vontade, de modo que, no exerccio do seu ministrio e na sua vida, busquem sempre em Cristo a vossa glria. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que Deus convosco na unidade do Esprito Santo. Orao pelas autoridades civis (pg. 1214) Deus eterno e omnipotente, que tendes na mo os destinos de todos os Homens, e os direitos de todos os povos, assisti os nossos governantes, para que, com o vosso auxlio, se fortalea em toda a terra a prosperidade das naes, a segurana da paz e a liberdade religiosa. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que Deus convosco na unidade do Esprito Santo. Orao em tempo de guerra ou de revoluo (pg. 1222) Deus forte e misericordioso, que dominais as guerras e humilhais os soberbos, afastai de ns as aflies e as lgrimas, para que todos possamos, na unidade da paz, ser chamados vossos filhos. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que Deus convosco na unidade do Esprito Santo. Orao em tempo de terramoto (pg. 1237) Deus do universo, que firmastes a solidez da terra, compadecei-Vos dos nossos temores e ouvi as nossa splicas, para que, afastado todo o perigo do terramoto, sintamos o auxlio da vossa proteco e possamos s ervir-Vos em segurana e alegria. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que Deus convosco na unidade do Esprito Santo. Orao para pedir a chuva (pg. 1238) Deus do universo em que vivemos, nos movemos e existimos, concedei-nos a chuva necessria, para que, ajudados pelos bens da terra, aspiremos com mais confiana aos bens do Cu. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que Deus convosco na unidade do Esprito Santo. Orao para afastar as tempestades (pg. 1238) Deus todo-poderoso, a cuja vontade obedece todo o universo, acalmai o flagelo das tempestades, a fim de que o temor da ameaa presente se transforme em cntico de louvor ao vosso nome. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que Deus convosco na unidade do Esprito Santo.
Imprimatur, 27 de Abril de 2007 +Dom Fernando Aras Rifan Administrao Apostlica So Joo Maria Vianey Rua Richuelo,169 - Campos RJ Brasil Cidade do Imaculado Corao de Maria Trv Rua S. Joo Baptista Scalabini, s/n Moita Redonda Ap.86 2496-908 Ftima

J E SU S D OMI N A A T E MP E STA D E
Senhor, Salvai-nos que perecemos

Porque Temeis Homens de pouca F ?

OS CINCO PRIMEIROS SBADOS E A MENSAGEM DE FATIMA


Considerando o mundo de hoje cheio de tantas guerras, terrorismo, aborto generalizado, violncia de toda a espcie, no se pode esquecer que a fonte e a origem de toda essa desordem o pecado, a ofensa a Deus Nosso Senhor. - O pecado provoca a desordem na Humanidade e na Natureza (Gen. 3-17). - A Converso/Reparao o inverso, provoca ordem na Humanidade e na Natureza, pela Misericrdia de Deus. No Antigo Testamento temos vrios exemplos: Com a pregao de Jonas vemos como a penitncia atraiu a Misericrdia sobre Ninive; tambm com Elias,devido converso, aps 3 anos de seca, a chuva reapareceu; no entanto, apesar da intercesso de Abrao, a Justia fez-se sentir sobre Sodoma e Gomorra porque no havia 10 penitentes; os justos teriam evitado a destruio. Jesus suporta o castigo na sua Paixo para libertar a Humanidade e a Natureza do castigo e para instaurar o Novo Cu e a Nova Terra, onde no h mais desastres ou desordens, nem na Humanidade nem na Natureza (Apoc. 222); no h mais maldio porque no h mais pecado graas vitria de Jesus na Cruz.

A Santa Igreja tem vrias oraes para diversas necessidades, que so coisas actuais, no Missal Romano de 1992.
Orao pelo perdo dos pecados (pg. 1243) Tende piedade do vosso povo, Senhor, perdoai-lhe todos os seus pecados e, pela vossa infinita misericrdia, afastai de ns o que merecemos pelas nossas culpas.

Sobre este tema, ouamos as palavras da mensagem de Ftima retiradas do livro do Pe. Joo M. de Marchi, I.M.C.- Era Uma Senhora Mais Brilhante Que O Sol; 17 Edio (aumentada); Editora Misses Consolata; Ftima 2000. Imprimatur da 1 Edio, Leiria, 26 de Abril de 1966, Joo, Bispo de Leiria. Extramos dessa obra alguns comentrios da Beata Jacinta Madre Godinho que pem em evidncia que a causa de todos os males o pecado e a soluo penitncia, emenda de vida, confisso, f e orao. O que mais a fazia sofrer, porm, era ver algumas enfermeiras ou outras pessoas que vinham visitar os doentinhos, atravessar a sala num trajo pouco modesto. - Para que serve tudo aquilo? - dizia referindo-se a determinados enfeites e decotes - Se soubessem o que a eternidade!... Falando, ento, de alguns mdicos que ela julgava serem incrdulos, lastimava-os, dizendo: - Coitados, mal sabem eles o que os espera! Afirmava a pequena tambm que Nossa Senhora lhe havia novamente aparecido e que lhe tinha comunicado que o pecado que leva mais gente perdio o pecado da carne; que era preciso deixarem-se de luxos, que no deviam obstinar-se no pecado como at aqui, que era preciso fazer penitncia. (Pg. 272) Sobre o pecado: Os pecados que levam mais almas para o inferno, so os pecados da carne. Ho-de vir umas modas que ho-de ofender muito a Nosso Senhor. As pessoas que servem a Deus no devem andar com a moda. A Igreja no tem modas. Nosso Senhor sempre o mesmo. Os pecados do mundo so muito grandes. Se os Homens soubessem o que a eternidade, faziam tudo para mudar de vida. Os Homens perdem-se, porque no pensam na morte de Nosso Senhor e no fazem penitncia. Muitos matrimnios no so bons, no agradam a Nosso Senhor e no so de Deus. (Pg. 267) Sobre os Sacerdotes e os governantes: Minha madrinha pea muito pelos pecadores! Pea muito pelos Padres! Pea muito pelos Religiosos! Os Padres s deviam ocupar-se das coisas da Igreja. Os Padres devem ser puros, muito puros. A desobedincia dos Padres e dos Religiosos aos seus Superiores e ao Santo Padre ofende muito a Nosso Senhor! Ai, dos que perseguem a Religio de Nosso Senhor! Se o governo deixasse em paz a Igreja e desse liberdade santa Religio, era abenoado por Deus. (Pg. 268)
2

As virtudes crists / A Confisso: Minha madrinha, no ande no meio do luxo, fuja das riquezas. Seja muito amiga da santa pobreza e do silncio. Tenha muita caridade mesmo com quem mau. No fale mal de ningum e fuja de quem diz mal. Tenha muita pacincia, porque a pacincia leva-nos para o Cu. A confisso um Sacramento de misericrdia. Por isso preciso aproximarem-se do confessionrio com confiana e alegria. Sem confisso no h salvao. O respeito pelo Santssimo Sacramento: Reparando que algumas pessoas no estavam com a devida compostura e ateno, dizia-me: - No deixe, madrinha, que esta gente no esteja diante do Santssimo Sacramento como se deve estar. Na igreja deve-se estar sossegado e no falar. (...) H-de dizer ao Sr. Cardeal, sim? Nossa Senhora no quer que a gente fale na Igreja.
(Pg. 264)

Perante os Sinais dos Tempos que se vm manifestando no Mundo, podemos ainda transformar a JUSTIA DIVINA EM MISERICRDIA

O Papa Joo Paulo II testemunha dessa correlao ao afirmar depois do atentado: Foi uma mo materna que guiou a trajectria da bala e o Papa agonizante deteve-se no limiar da morte. O facto de ter havido l uma mo materna que desviou a bala mortfera demonstra uma vez mais que no existe um destino imutvel, que a f e a orao so foras que podem influir na histria e que, em ltima anlise, a orao mais forte que as balas, a f mais poderosa que os exrcitos. (Pg. 347) O que h a fazer hoje? Nossa Senhora recorda em Ftima a Doutrina da Igreja, apontando a soluo: CONVERSO/REPARAO. Que Reparao? Entre outras: 1- SANTO TERO Nas 6 aparies pede insistentemente a sua reza diria e a 13 de Junho de 1917 especifica: Continuem a rezar o Tero a NOSSA SENHORA DO ROSRIO todos os dias para alcanarem o fim da guerra (pg. 137) 2 - DEVOO DOS PRIMEIROS SBADOS AO IMACULADO CORAO DE MARIA Disse ainda na mesma data: Jacinta e ao Francisco levo-os em breve. Tu ficas c mais algum tempo para dar a conhecer a devoo ao Meu Imaculado Corao. (pg. 65) E assim aconteceu ao longo de toda a sua vida, concluda em 13 de Fevereiro de 2005, e que Deus prolongou at aos 97 anos, para poder cumprir esta Misso. D ideia que, apesar da vontade do Senhor em lhe dar tantos anos de vida para podermos atingir a profundidade e as graas que advm dessa adeso reparadora, ela morreu preocupada com a pouca ateno que lhe demos. Essa preocupao manifestou-se no testamento que nos deixou: a porta da capela do Convento de Coimbra aberta nos primeiros Sbados de cada ms.
4

Sobre a guerra: Nossa senhora disse que h muitas guerras e discrdias. As guerras no so seno castigos pelos pecados do mundo. Nossa Senhora j no pode suster o brao do seu amado Filho. preciso fazer penitncia. Se a gente se emendar, ainda Nosso Senhor valer ao mundo; mas, se no se emendar, vir o castigo. A propsito destas palavras a madrinha escrevia: Refere-se a um grande castigo de que em segredo falara e que foi revelado ultimamente; nada nos impede de reproduzi-lo aqui. Nosso Senhor est profundamente indignado com os pecados e crimes que se cometem em Portugal. Por isso um terrvel cataclismo de ordem social ameaa o nosso Pas e principalmente a cidade de Lisboa. Desencadear-se-, segundo parece, uma guerra civil de carcter anarquista ou comunista, acompanhada de saques, morticnios, incndios e devastao de toda a espcie. A capital converter-se- numa verdadeira imagem do inferno. Na ocasio em que a divina justia ofendida infligir to pavoroso castigo, todos aqueles que o puderem fazer fujam dessa cidade. Este castigo agora predito convm que seja anunciado pouco a pouco e com a devida descrio. (...)
(Pg. 268)

You might also like