You are on page 1of 6

Urim e Tumim Pedras ou objetos que os sacerdotes usavam para conhecer a vontade de Deus. Leia: x.28:30, Lv.8:8, Nm.

27:21, Dt.33:8, 1Sm.28:6

Urim e Tumim (que significam respectivamente luzes e perfeies) tinham como propsito ser um meio de orientao divina para Israel . Elas consistiam em pedras ou gemas fixadas ou carregadas dentro do peitoral usado pelo sumo sacerdote quando estes se consutava com Deus . Por esta razo , o peitoral comumente chamado peitoral do julgamento ou das decises. Entretanto , mesmo que saibamos que este sistema decisrio de fato existia , ningum consegue saber ao certo como funcionava.

Urim e Tumim so mensionadas apenas trs vezes no Pentateuco (Lv 8:8 ; Nm 27:21 , Dt 33:8), uma vez durante a antiga monarquia (1Sm 28:6) e duas vezes aps o exlio babilnico (Ed 2:63 ; Ne 7:65).

Por outro lado , no h nenhuma indicao de que a nao as usava para tomar decises .

Desta forma , h uma grande especulao sobre como Urim e Tumim davam os vereditos . Alguns acreditam que as pedras eram jogadas como dados .Outros defendem que as gemas eram entalhadas com smbolos que significavam sim e no , verdadeiro ou falso . O historiador judeu Flavio Josefo(37-100 d.C ?) acreditava que Urim e Tumim tinham a ver com a resplandecncia das pedras preciosas no peitoral . Outros escritores defendiam que as letras dos nomes das 12 tribos de Israel entalhadps nas pedras salientavam -se ou brilhavam em uma sucesso ordenada , soletrando assim a resposta de Deus . Outra teoria que , ao olhar para o brilho das pedras , o sumo sacerdote entrava em uma espcie de transe ,perodo no qual o Senhor falava com ele. Estas teorias so apenas conjecturas .Contudo fcil perceber que nos tempos antigos grande parte das Escrituras ainda no tinham sido escritas e reunidas .

Assim , havia a grande necessidade de receber algum tipo de orientao divina . Hoje temos acesso revelao completa de Deus por escrito e consequentemente , no h motivos para o uso de recursos como Urim e Tumim

(O texto acima foi extraido da pagina 182 do livro (O novo comentario biblico do Antigo Testamento editores Earl D. Radmacher ----- Ronald B. Allen ----- H Wayne House .... Editora Central Gospel

XODO (cap. 28) 30 Tambm pors no peitoral do juzo o Urim e o Tumim,

para que estejam sobre o corao de Aro, quando entrar diante do Senhor; assim Aro levar o juzo dos filhos de Israel sobre o seu corao diante do Senhor continuamente. LEVTICO (cap. 8) 8 Colocou-lhe, ento, o peitoral, no qual ps o Urim e o Tumim; NMEROS (cap. 27) 21 Ele, pois, se apresentar perante Eleazar, o sacerdote, o qual por ele inquirir segundo o juzo do Urim, perante o Senhor; segundo a ordem de Eleazar sairo, e segundo a ordem de Eleazar entraro, ele e todos os filhos de Israel, isto , toda a congregao. DEUTERONMIO (cap. 33) 8 De Levi disse: Sejam teu Tumim e teu Urim para o teu homem santo, que provaste em Mass, com quem contendeste junto s guas de Merib; I SAMUEL (cap. 28) 6 Pelo que consultou Saul ao Senhor, porm o Senhor no lhe respondeu, nem por sonhos, nem por Urim, nem por profetas. ESDRAS (cap. 2) 63 e o governador lhes intimou que no comessem das coisas santssimas, at que se levantasse um sacerdote com Urim e Tumim. NEEMIAS (cap. 7) 65 E o governador lhes disse que no comesse das coisas sagradas, at que se levantasse um sacerdote com Urim e Tumim.

NO LIVRO DOS MORMONS CITADO QUE ALGUEM ENCONTROU O URIM E O TUMIM MAIS ACHO DIFICIL SER ISTO VERDADE. MAS MESMO QUE FOSSE ENCONTRADAS TAIS PEDRAS ELAS NO MAIS SERIAM A VOZ DE DEUS. HEBREUS 1 Cristo, como filho de Deus, superior aos anjos 1 Havendo Deus antigamente falado muitas vezes, e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, 2 nestes ltimos dias a ns nos falou pelo Filho, a quem constituiu herdeiro de todas as coisas, e por quem fez tambm o mundo; 3 sendo ele o resplendor da sua glria e a expressa imagem do seu Ser, e sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder, havendo ele mesmo feito a purificao dos pecados, assentou-se direita da Majestade nas alturas, 4 feito tanto mais excelente do que os anjos, quanto herdou mais excelente nome do que eles.

QUANDO JESUS VEIO AO MUNDO DEUS PASSOU A

FALAR POR MEIO DELE . JESUS O URIM EO TUMIM PERFEIES) ( LUZES .E

As vezes fico pensando se o que Jesus escrevia no cho enquanto acusavam a mulher prostituta no fora urim e tumim. Jesus o sumo sacerdote eterno e perfeito .

You might also like