You are on page 1of 70

ELABORAO DE PROJETO DE MELHORIAS SANITRIAS DOMICILIARES

ORIENTAES TCNICAS

Presidente da Repblica Luiz Incio Lula da Silva

Ministro da Sade Humberto Srgio Costa Lima Diretor-executivo Lenildo Dias de Morais Chefe de Gabinete Cristina Santana

Presidente da Fundao Nacional de Sade Valdi Camarcio Bezerra

Diretora do Departamento de Engenharia de Sade Pblica Ktia Regina Ern Diretor do Departamento de Sade Indgena Ricardo Luz Chagas Diretor do Departamento de Administrao Wilmar Alves Martins Auditor-Chefe Rmulo Lins de Arajo Filho

Diretor do Departamento de Planejamento e Desenvolvimento Institucional Do Costa Ramos Procurador-Chefe Cludio Renato do Canto Farg Assessor Parlamentar Jorge Augusto Oliveira Vinhas Assessora de Comunicao e Educao em Sade Suelene Gusmo

Manual de Orientaes Tcnicas para Elaborao de Projeto de Melhorias Sanitrias Domiciliares

Brasilia, 2004

Copyright 2004 Fundao Nacional de Sade (Funasa) Ministrio da Sade

Editor Assessoria de Comunicao e Educao em Sade Ncleo de Editorao e Mdias de Rede/Ascom/Pres/Funasa/MS Setor de Autarquias Sul, Quadra 4, Bl. N. 5 andar - sala 511 70.070-040 - Braslia/DF Distribuio e Informao Departamento de Engenharia de Sade Pblica Setor de Autarquias Sul, Quadra 4, Bl. N, 6 andar, ala norte Telefone: 0XX61 226-0413 70.070-040 - Braslia/DF Tiragem 3.000 exemplares

Brasil. Fundao Nacional de Sade. Manual de orientaes tcnicas para elaborao de projeto de melhorias sanitrias domiciliares / Fundao Nacional de Sade. Braslia: Funasa, 2003. 68 p. 1. Saneamento de Residncias. 2. Higiene de Residncias. 3. Engenharia Sanitria. I. Ttulo.

permitida a reproduo parcial ou total desta obra, desde que citada a fonte.

Impresso no Brasil Printed in Brazil

Sumrio
Apresentao 1. Introduo 2. Melhorias passveis de financiamento 2.1. Mdulo sanitrio 2.2. Privada com vaso sanitrio 2.3. Banheiro (local para banho) 2.4. Reservatrio (caixa dgua) 2.5. Lavatrio 2.6. Tanque de lavar roupa 2.7. Filtro cermico 2.8. Pia de cozinha 2.9. Tanque sptico 2.10. Sumidouro (ou poo absorvente) 2.11. Filtro anaerbio (biolgico) 2.12. Oficina municipal de saneamento 3. Plano de trabalho 4. Documentao tcnica 4.1. Projeto tcnico 4.2. Relatrio tcnico 5. Programa de educao em sade e mobilizao social (Pesms) 6. Consideraes gerais 7. Documentao necessria 8. Anexos 9. Endereos e telefones das coordenaes regionais 10. Referncias bibliogrficas 11. Grupo responsvel pela reviso/atualizao da cartilha (2. verso) 7 9 9 11 11 12 12 13 13 13 14 14 14 15 17 19 19 22 25 27 29 31 57 65 67

Apresentao
O presente manual objetiva subsidiar os estados, municpios, Distrito Federal e outras instituies interessadas na elaborao de proposta de financiamento para projeto de Melhorias Sanitrias Domiciliares, especificamente quanto documentao tcnica exigida para formalizao de convnios, nos casos de obras e servios de saneamento, conforme estabelecido em Instruo Normativa vigente da Secretaria do Tesouro Nacional, Portaria Interna vigente da Funasa referente a Critrios e Procedimentos para Aplicao de Recursos Financeiros e em conformidade com a Portaria vigente do Ministrio da Sade sobre Normas de Cooperao Tcnica e Financeira de Programas e Projetos mediante a Celebrao de Convnios e Instrumentos Congneres.

1. Introduo
O Programa de Melhorias Sanitrias Domiciliares surgiu com a necessidade de promover solues individualizadas de saneamento em diversas situaes, principalmente nas pequenas localidades e periferias das cidades. O nome da atividade originouse da abordagem feita pelos auxiliares de saneamento da ex-Fsesp junto aos interessados, no sentido de que estes promovessem melhorias em suas casas. A partir dessa prtica, o nome melhorias passou a conceituar a atividade que, pioneiramente, tornou-se um dos programas de saneamento desenvolvidos, hoje, pela Funasa. Atualmente, o Programa de Melhorias Sanitrias Domiciliares tem os seguintes objetivos: implantar solues individuais e coletivas de pequeno porte, com tecnologias adequadas; contribuir para a reduo dos ndices de morbimortalidade provocados pela falta ou inadequao das condies de saneamento domiciliar; dotar os domiclios de melhorias sanitrias, necessrias proteo das famlias e promoo de hbitos higinicos; e fomentar a implantao de oficina municipal de saneamento. Melhorias Sanitrias Domiciliares so intervenes promovidas, prioritariamente, nos domiclios e eventualmente intervenes coletivas de pequeno porte. Tem o objetivo de atender s necessidades bsicas de saneamento das famlias, por meio de instalaes sanitrias mnimas, relacionadas ao uso da gua e ao destino adequado dos esgotos no domiclio. Incluem a construo de mdulos sanitrios, banheiro, privada, tanque sptico, sumidouro (poo absorvente), instalaes de: reservatrio domiciliar de gua; tanque de lavar roupa; lavatrio; pia de cozinha; ligao rede de distribuio de gua; ligao rede coletora de esgoto; entre outras. So consideradas melhorias sanitrias coletivas de pequeno porte, por exemplo: banheiro pblico, poo chafariz, pequenos ramais condominiais, tanque sptico coletivo, etc. As melhorias devem ser executadas a partir das necessidades identificadas no inqurito sanitrio, devendo ser levado em considerao a cultura local, bem como tecnologias adequadas s instalaes e a disponibilidade de recurso oramentrio.

2. Melhorias passveis de financiamento


So passveis de financiamento pelo Programa as seguintes melhorias: mdulos sanitrios, banheiro, privada, tanque sptico, sumidouro (poo absorvente), instalaes de reservatrio domiciliar de gua, tanque de lavar roupa, lavatrio, pia de cozinha, ligao rede de distribuio de gua, ligao rede coletora de esgoto, banheiro pblico, poo chafariz, pequenos ramais condominiais. O proponente poder apresentar o seu projeto de melhorias sanitrias por mdulo sanitrio ou por melhorias individualizadas (reservatrio, pia de cozinha, tanque de lavar roupa, entre outras).

2.1. Mdulo sanitrio


Compreende o conjunto de melhorias sanitrias, formado por no mnimo, abrigo com vaso sanitrio e destino adequado dos dejetos (tanque sptico e sumidouro ou ligao rede de esgoto). Para o abrigo (casinha), recomenda-se uma rea interna mnima de 1,70m2 e mxima de 2,20m2 figuras 1 e 2. O Departamento de Engenharia de Sade Pblica da Funasa, definiu sete tipos principais de composio para mdulos sanitrios. No entanto, outros tipos de mdulos podero ser criados de acordo com os costumes de cada regio e de infra-estrutura dos servios de saneamento. Principais tipos de mdulos: Tipo 1 - mdulo com vaso sanitrio, banheiro, lavatrio, reservatrio (instalado em uma base a meia altura), tanque sptico e sumidouro; Tipo 2 - mdulo com vaso sanitrio, banheiro, lavatrio, reservatrio elevado, tanque sptico e sumidouro; Tipo 3 - mdulo com vaso sanitrio, banheiro, lavatrio, reservatrio elevado, tanque de lavar roupa, tanque sptico e sumidouro; Tipo 4 - mdulo com vaso sanitrio, banheiro, lavatrio, reservatrio elevado, tanque de lavar roupa, pia de cozinha, tanque sptico e sumidouro; Tipo 5 - mdulo com vaso sanitrio, banheiro, lavatrio, reservatrio elevado e ligao rede de esgoto; Tipo 6 - mdulo com vaso sanitrio, banheiro, lavatrio, tanque sptico e sumidouro, Tipo 7 - mdulo com vaso sanitrio, banheiro, lavatrio, pia de cozinha, tanque sptico e sumidouro.

Figura 1

Figura 2

10

Fundao Nacional de Sade

2.2. Privada com vaso sanitrio

um espao fsico construdo, dotado de vaso sanitrio equipado com caixa de descarga, utilizado para recolher os dejetos e destin-los ao tratamento final adequado figura 3.

Figura 3

Nas localidades desprovidas de sistema pblico de abastecimento de gua, recomenda-se a utilizao de reservatrio instalado a uma altura de 1,20m, dotado de torneira, que depois de abastecido manualmente ir alimentar a caixa de descarga e o lavatrio figura 4.
Figura 4

Concreto magro

2.3. Banheiro (local para banho)

considerado o local, com instalaes que permitam o banho com gua corrente, dotado de chuveiro alimentado diretamente pela rede pblica de gua ou pelo reservatrio domiciliar figura 5. Sero considerados tambm os banheiros com reservatrio que permitam o banho de caneco, sem o reaproveitamento da gua. Nas duas situaes devero ser adotadas soluo sanitria para o destino das guas servidas.

Figura 5

Manual de orientaes tcnicas para elaborao de projeto de melhorias sanitrias domiciliares

11

2.4. Reservatrio (Caixa dgua)


Recipiente destinado ao armazenamento de gua no domiclio, sendo financiveis, aqueles com capacidade de 250 a 500 litros. Poder ser de fibra de vidro, polietileno, pr-fabricado de cimento armado ou alvenaria, no devendo ser utilizado material com amianto na sua composio. Nas localidades providas de sistema pblico de abastecimento de gua com presso suficiente indicado o reservatrio elevado figura 6.

Figura 6

Onde no existir sistema pblico de abastecimento de gua ou que exista sistema com presso insuficiente, recomenda-se a instalao do reservatrio em uma base a meia altura, facilitando tambm, o seu abastecimento manual figura 7. Observao: na instalao do reservatrio, dever ser levada em considerao as instrues do fabricante do modelo escolhido, principalmente no que diz respeito ao suporte de apoio do reservatrio.

Concreto magro

Figura 7

2.5. Lavatrio

Trata-se de utenslio domstico dotado de torneira, destinado lavagem das mos e do rosto. No projeto dever constar a soluo para o destino das guas servidas figura 8.

Figura 8

12

Fundao Nacional de Sade

2.6. Tanque de lavar roupa

Utenslio domstico destinado lavagem de roupas, podendo ser pr-fabricado ou no, com ou sem torneira prpria. No projeto dever constar a soluo para o destino das guas servidas figura 9.

Figura 9

2.7. Filtro cermico

Trata-se de utenslio domstico dotado de vela e torneira, utilizado para filtrar gua no domiclio figura 10.

Figura 10

2.8. Pia de cozinha

Utenslio domstico, pr-fabricado ou no, com torneira, destinado lavagem de louas, vasilhas e alimentos. O projeto dever conter soluo adequada para o destino das guas servidas, inclusive caixa de gordura figura 11.

Figura 11

Manual de orientaes tcnicas para elaborao de projeto de melhorias sanitrias domiciliares

13

2.9. Tanque sptico

uma unidade cilndrica ou prismtica de seo retangular de fluxo horizontal para o tratamento de esgotos por processos de sedimentao, flotao e digesto (NBR 7229/1993). O efluente deste tanque dever ser transportado para um filtro biolgico, valas de filtrao, valas de infiltrao, sumidouro ou para a rede coletora de esgoto figura 12.

Figura 12 Tanque sptico cilndrico

2.10. Sumidouro (ou poo absorvente)

um poo seco escavado e no impermeabilizado, que orienta a infiltrao de gua residuria no solo (NBR 7229/1993). Dever ser revestido com alvenaria em crivo ou anis de concreto furados. Dependendo das caractersticas do solo, o revestimento poder ser dispensado figura 13.

Figura 13

2.11. Filtro anaerbio (biolgico)

um tanque de forma cilndrica ou prismtica (seo retangular ou quadrada), com fundo falso, leito filtrante de brita n 4, destinado ao tratamento do efluente do tanque sptico, quando este exigir um tratamento adicional. figura 14. O efluente deste filtro ser destinado a uma vala de infiltrao, vala de filtrao ou outra soluo tecnicamente indicada.
Figura 14

14

Fundao Nacional de Sade

2.12. Oficina municipal de saneamento


A Oficina Municipal de Saneamento o espao fsico organizacional, estruturado e equipado com pessoal capacitado para realizar o levantamento e a identificao dos fatores de risco ambientais que daro subsdios vigilncia ambiental em sade e ao desenvolvimento das aes de saneamento, mais especificamente quelas relacionadas s melhorias sanitrias domiciliares. Essa oficina um espao aberto populao e tem como funo principal fomentar e difundir o conceito de saneamento como ao de sade pblica, dando, assim, o carter bsico para proteo sanitria e conseqentemente a melhoria da qualidade de vida da populao, alm de ter nos levantamentos epidemiolgicos e fatores de riscos ambientais, os parmetros para a definio das aes, das metas e das prioridades locais. Uma das atividades da oficina municipal de saneamento a confeco de melhorias figura 15 com a utilizao de tecnologias apropriadas e simplificadas de baixo custo, assim como o emprego de materiais locais voltados para a confeco de peas pr-moldadas, como: vaso sanitrio, pia de cozinha, lavatrio, reservatrio para gua, tanque de lavar roupas, filtro domstico, etc.

Figura 15

Manual de orientaes tcnicas para elaborao de projeto de melhorias sanitrias domiciliares

15

A confeco dessas peas na oficina de saneamento figura 16 reduz, consideravelmente o seu custo, podendo ainda proporcionar a participao efetiva da comunidade.

Figura 16 Oficina municipal de Diamantino/MT

16

Fundao Nacional de Sade

3. Plano de trabalho
O projeto e o plano de trabalho a serem submetidos apreciao da Funasa devem obter, preliminarmente, a aprovao do Conselho Municipal de Sade, quando o pleito for municipal, e ao Conselho Estadual de Sade, quando o pleito for estadual. O plano de trabalho composto dos anexos IV (descrio do projeto ), V (cronograma de execuo e plano de aplicao ), VI (cronograma de desembolso ); Dever ser preenchido de acordo com as normas vigentes do Ministrio da Sade e da Funasa, conforme exemplos 1 a 8, preenchidos com dados hipotticos. No caso de oficina municipal de saneamento dever ser apresentado, tambm, o anexo IX (proposta de aquisio de equipamentos e material permanente por ambiente e unidade mvel de sade).

4. Documentao tcnica
composta do projeto tcnico e do relatrio tcnico.

4.1. Projeto tcnico


Consiste na apresentao da obra por meio de desenhos com nvel de preciso adequado, cotas de dimensionamento e detalhes grficos necessrios ao entendimento do projeto. Dever ser apresentado, preferencialmente, em papel tamanho ofcio ou A4, compreendendo os seguintes itens: Planta baixa

Figura 17

Cortes (ou sees transversais)

Figura 18

Fachadas (ou elevaes)

Figura 19

20

Fundao Nacional de Sade

Projeto hidrulico (isomtrico)


J 90 25mm Adaptador longo com flange 25mm Adaptador longo com flange 20mm Adapatador bolsa rosca 20mm Bia 1/2 J 90 25mm J 90 20mm Te 25mm RG de esfera 25mm soldvel Adaptador curto com flange 25mm limpeza Adaptador longo com flange 25mm

RG de esfera 25mm soldvel

25mm

J 90 25mm

25mm 20mm
Te RD solda/rosca 25mm x 25mm x ?

Tanque de lavar roupas

Luva soldvel com rosca 25 x ? J 90 RD solda/rosca 25mm x ? Te 25 mm

Te 25mm

Cx. de descarga

Lavatrio

J 90 25mm

J 90 25mm J 90 RD solda/ rosca 25mm x ?

chuveiro
RG de esfera soldvel 20mm

RG de presso 25mm soldvel

J 90 25mm J 90 25mm

Entrada dgua joelho de 20mm

Figura 20

Projeto sanitrio

Figura 21

Manual de orientaes tcnicas para elaborao de projeto de melhorias sanitrias domiciliares

21

Projeto de locao, projeto eltrico e projeto estrutural, no caso de Oficina Municipal de Saneamento. O projeto tcnico dever conter o nome, assinatura e o nmero do registro no Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Crea), do profissional responsvel em cada uma das pranchas (folhas de desenho). Tratando-se de melhorias individualizadas, apresentar projeto especfico para cada tipo. O projeto dever ser adaptado a cada realidade local, podendo inclusive ser discutido com a equipe tcnica da Coordenao Regional da Funasa em cada unidade federada.

4.2. Relatrio tcnico


Consiste no conjunto de documentos que, juntamente com o projeto tcnico, possibilita a anlise das propostas. O relatrio tcnico dever conter o nome, assinatura e o nmero do registro no Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Crea), do profissional responsvel pela elaborao, principalmente nos subitens 4.2.1, 4.2.2 e 4.2.3.

4.2.1. Especificaes tcnicas Consiste na descrio dos materiais e servios a serem empregados, em conformidade com as normas tcnicas. Dever manter coerncia entre o projeto tcnico e a planilha oramentria.

4.2.2. Planilha oramentria Dever ser apresentada de forma clara, contendo a descrio dos servios ou materiais, indicando a unidade de medida, quantidade, preo unitrio e total exemplo 9. O valor do BDI dever ser discriminado em separado, indicando o seu percentual. O percentual relativo aos encargos sociais utilizados na composio dos preos, dever ser indicado na planilha de custo unitrio. Tratando-se de melhorias individualizadas, para cada tipo apresentar planilha especfica exemplo 10.

4.2.3. Cronograma fsico-financeiro utilizado para relacionar os servios a serem executados na obra, com seu respectivo peso financeiro em relao ao tempo de sua durao. Contm os critrios de medio e pagamento definidos - exemplo 11.

22

Fundao Nacional de Sade

4.2.4. Inqurito sanitrio domiciliar Consiste no levantamento das condies de saneamento de todos os domiclios existentes na rea de abrangncia do projeto (povoado, distrito, vila, sede, etc.), utilizando-se para isso do modelo proposto Levantamento Simplificado das Condies de Saneamento Domiciliar exemplos 12 e 12.1 instrues. Convm salientar que esse modelo ser utilizado para servir de base de dados para preenchimento da Ficha Cadastral de Saneamento Modelo Simplificado exemplos 13 e 13.1 instrues no sendo necessria sua apresentao no processo. Como parte do processo, dever ser apresentada uma Ficha Cadastral de Saneamento para cada localidade da rea de abrangncia do projeto.

4.2.5. Lista de beneficirios Refere-se lista com nome e endereo completo dos beneficirios exemplos 14 e 14.1 instrues. Dever estar compatvel com o croqui e os nomes extrados do Levantamento Simplificado das Condies de Saneamento. Na elaborao da lista de beneficirios dever ser observado o princpio da continuidade e contigidade, no podendo excluir qualquer domiclio que necessite de ao na rea de abrangncia do projeto. Somente podero ser previstas as construes das melhorias em domiclios ocupados e desprovidos das mesmas.

4.2.6. Planta(s) ou croqui(s) da(s) localidade(s) Desenho ou esboo da(s) localidade(s) selecionada(s), identificando as ruas ou logradouros e os domiclios, destacando-se aqueles que sero beneficiados. Recomendase sua apresentao de forma legvel, de preferncia em papel tamanho ofcio ou A4. O mesmo poder ser elaborado mo livre ou utilizando outros recursos disponveis exemplos 15 e 16. Para melhor identificao dos domiclios dever ser utilizada a numerao pelo sistema mtrico ou a numerao dos programas da Funasa. Dever haver compatibilidade entre o nmero dos domiclios selecionados no(s) croqui(s) e a lista de beneficirios (endereo/n de ordem).

Manual de orientaes tcnicas para elaborao de projeto de melhorias sanitrias domiciliares

23

5. Programa de educao em sade e mobilizao social (Pesms)


As informaes sobre a elaborao deste programa podem ser obtidas na internet no site www.funasa.gov.br, convnios, Orientaes Tcnicas do Pesms e Saneamento ou na Assessoria de Comunicao (Ascom) da Coordenao Regional da Funasa no estado. Considerando a importncia da Educao enquanto processo, estas aes no devem esgotar na vigncia do convnio. O proponente dever buscar formas para garantir a continuidade destas aes educativas visando ao objetivo deste programa.

6. Consideraes gerais
a) podero ser financiadas outras melhorias, tais como: ligao rede de gua, ligao rede de esgoto, poo domiciliar, cisterna para captao e reservao de gua da chuva, mdulo com fossa seca, entre outras, desde que seja apresentado estudo de viabilidade tcnica do pleito. b) todos os projetos devero conter a Anotao de Responsabilidade Tcnica (ART) do autor, devidamente quitada. c) para projeto visando obteno de recursos para financiamento de oficina municipal de saneamento, o municpio dever apresentar cpia autenticada da Certido de Registro do Imvel, no Cartrio de Imveis, ou o anexo III (Declarao de Situao de Terreno Sem Ttulo de Propriedade), devidamente preenchido, Termo de Compromisso garantindo a operao e manuteno da oficina e, Memorial Descritivo em que conste: descrio sucinta do municpio e da localidade a ser contemplada pelo projeto, com sua localizao, principais atividades econmicas e infra-estrutura em sade, saneamento, energia eltrica, etc.; concepo da obra incluindo a justificativa da alternativa tcnica adotada, bem como a forma de execuo de cada etapa ou fase da obra projetada.

d) taxas diversas e elaborao de projetos no sero financiados pelo programa. e) a(s) placa(s) de obra padro Funasa dever(o) estar em conformidade com as normas vigentes e dispor de planilha prpria exemplo 17. necessrio colocar uma placa para cada localidade. Caso as localidades sejam contguas, a placa poder ser nica e colocada em ponto estratgico. f) considerando a filosofia e o objetivo do Programa, alguns itens no sero financiados pela Funasa, entre eles destacamos os seguintes: a) chuveiro eltrico ou metlico; b) acessrios para banheiro; c) revestimento de paredes com azulejo ou similar; d) revestimento de pisos cermicos ou similar; f) caixa de descarga de embutir; g) rea coberta para as melhorias instaladas fora do mdulo sanitrio; h) calada com mais de 0,50m de largura. g) dever ser observada a soluo tcnica de engenharia que contemple a menor relao custo/benefcio considerando, principalmente, os recursos materiais e humanos disponveis em cada regio; h) as orientaes para preenchimento dos modelos de plano de trabalho, so vlidas enquanto as portarias citadas na apresentao, estiverem em vigor.

7. Documentao necessria
Os pleitos de convnios dirigidos Funasa para obteno de recursos destinados execuo de Melhorias Sanitrias Domiciliares, devero ser apresentados s coordenaes regionais, s quais caber a anlise da documentao necessria para a habilitao. A relao de documentos exigidos para habilitao, bem como da documentao bsica necessria formalizao do pleito, encontra-se disponvel no site www.funasa.gov.br, Convnios.

8. Anexos
Exemplo 1. Anexo IV mdulo sanitrio/melhorias individualizadas Exemplo 2. Anexo IV oficina municipal de saneamento Exemplo 3. Anexo V mdulo sanitrio Exemplo 4. Anexo V melhorias individualizadas Exemplo 5. Anexo V oficina municipal de saneamento Exemplo 6. Anexo VI mdulo sanitrio/melhorias individualizadas Exemplo 7. Anexo VI oficina municipal de saneamento Exemplo 8. Anexo IX oficina municipal de saneamento Exemplo 9. Planilha oramentria mdulo sanitrio Exemplo 10. Planilha oramentria melhorias individualizadas Exemplo 11. Cronograma fsico-financeiro Exemplo 12. Levantamento Simplificado das Condies de Saneamento Domiciliar Exemplo 12.1. Instrues de preenchimento Exemplo 13. Ficha Cadastral de Saneamento Exemplo 13.1. instrues de preenchimento Exemplo 14. Lista de Beneficirios Exemplo 14.1. instrues de preenchimento Exemplo 15. Croqui de localidade rural Exemplo 16. Croqui de bairro Exemplo 17. Planilha oramentria placa de obra

Ministrio da Sade
01 - Nome do rgo ou entidade proponente

Plano de trabalho Descrio do Projeto

Anexo IV

02 - Condio de gesto do estado ou municpio

03 - Exerccio

04 - UF

Prefeitura municipal de MMMMM


06 - DDD 07 - Fone

Indicar a modalidade de habilitao prevista na Noas/SUS 01/02


05 - CNPJ

aaaa

SS

13.235.150/0001-33
08 - Fax 09 - e-mail

00
10 - Conta corrente

0000-0000
11 - n Banco 1. BB 1 2. CEF 3. Outros 16 - Emenda n

0000-0000
12 - Agncia

NNNN@NNNN.NNN.NN
14 - UF

13 - Praa de pagamento

0000-0
17 - Partcipe
1 - Interveniente 2 - Executor

NONONONO 2
20 - rgo financiador

SS

15 - Recurso oramentrio
1 - Normal 2 - Emenda

18 - CNPJ do partcipe

0000

19 - Programa

Saneamento bsico
21 - Ao a ser financiada

MS

Funasa

Implantao de melhorias sanitrias domiciliares para controle de agravos


22 - Descrio sinttica do objeto

Construo de melhorias sanitrias domiciliares


23 - Justificativa da proposio

Exemplo 1

O municpio de MMMMMMM possui uma populao desprovida de recursos financeiros, necessitando portanto, de aes governamentais voltadas para a preveno de doenas relacionadas com a falta ou inadequao dos servios de saneamento bsico. No ano de XXXX a secretaria municipal de sade realizou XXX exames de rotina, dos quais XXX foram positivos para esquistossomose, representando uma taxa de positividade de X,XX%. A execuo das melhorias sanitrias domiciliares em proposio, aliada ao trabalho de educao em sade, ir possibilitar a interrupo do mecanismo de transmissibilidade das doenas infecto-contagiosas, alm de contribuir para a melhoria da qualidade de vida das populaes.
24 - Autenticao

Data

Nome do dirigente ou representante legal

Assinatura do dirigente ou representante legal

Manual de orientaes tcnicas para elaborao de projeto de melhorias sanitrias domiciliares

33

Ministrio da Sade
01 - Nome do rgo ou entidade proponente

Plano de trabalho Descrio do projeto

Anexo IV

02 - Condio de gesto do estado ou municpio

03 - Exerccio

04 - UF

Prefeitura municipal de cedro de MMMMM

Indicar a modalidade de habilitao prevista na Noas/SUS/ 01/02


05 - CNPJ

aaaa

SS

13.235.150/0001-33
06 - DDD 07 - Fone 08 - Fax 09 - e-mail

00
10 - Conta corrente

0000-0000
11 - n Banco 1. BB 1 2. CEF 3. Outros 16 - Emenda n

0000-0000
12 - Agncia

NNNN@NNNN.NNN.NN
14 - UF

13 - Praa de pagamento

0000-0
17 - Partcipe
1 - Interveniente 2 - Executor

NONONONO

SS

15 - Recurso oramentrio
1 - Normal 2 - Emenda

18 - CNPJ do partcipe

0000

2
20 - rgo financiador

19 - Programa

Saneamento bsico
21 - Ao a ser financiada

MS

Funasa

Implantao de melhorias sanitrias domiciliares para controle de agravos


22 - Descrio sinttica do objeto

Construo de oficina municipal de saneamento


23 - Justificativa da proposio

Exemplo 2

O municpio de MMMMMM possui uma populao desprovida de recursos financeiros, necessitando portanto, de aes governamentais voltadas para a preveno de doenas relacionadas com a falta ou inadequao dos servios de saneamento bsico. A oficina de saneamento servir de espao aberto populao e ter como funo principal fomentar e difundir o conceito como ao de sade pblica, dando assim o carter bsico para proteo sanitria e, conseqentemente, a melhoria da qualidade de vida da populao. Por outro lado, ter nos levantamentos epidemiolgicos e fatores de risco ambientais, os parmetros para a definio das aes, das metas e das prioridades locais.

24 - Autenticao

Data

Nome do dirigente ou representante legal

Assinatura do dirigente ou representante legal

34

Fundao Nacional de Sade

Plano de trabalho Anexo V Cronograma de execuo e plano de aplicao


02 - Ao 03 - Processo n

Ministrio da Sade
Implantao de melhorias sanitrias domiciliares para controle de agravos
07 - Indicador fsico Unidade de medida Qtde. 08 - Previso de execuo Incio Trmino

01 - Nome do rgo ou entidade proponente

Prefeitura municipal de MMMMMM

Cronograma de execuo 04 - Meta 05 - Etapa/Fase

06 - Especificao

1 unid unid unid unid unid

1.1 1.2

00 00 00 00 00

mm/aa mm/aa mm/aa mm/aa mm/aa

mm/aa mm/aa mm/aa mm/aa mm/aa


13 - Subtotal por natureza de gasto (em R$ 1,00)

Melhorias sanitrias domiciliares Mdulo Sanitrio Tipo 4 Placa de obra padro Funasa Aplicao do programa de educao em sade e mobilizao social (Pesms)

Plano de aplicao 11 - Concedente

09 - Nat. Despesa

10 - Especificao

Exemplo 3
12 - Proponente

Consultoria

Dirias

Material de consumo

0,00

0,00

Passagens
Corrente

Servios de terceiros pessoa fsica

Servios de terceiros pessoa jurdica

0,00 0,00 0,00 0,00 0,00

0,00 0,00 0,00 0,00

Reforma adequao/recuperao (servios de terceiros pessoa fsica ou jurdica Subtotal por categoria econmica

Concluso parcial/total
Capital

Construo/nova

Ampliao Subtotal por categoria econmica

Equipamentos e material permanente

14 - Total

0,00 0,00

0,00 0,00

0,00 0,00

Manual de orientaes tcnicas para elaborao de projeto de melhorias sanitrias domiciliares

15 - Autenticao

35
Nome do dirigente ou representante legal
Assinatura do dirigente ou representante legal

Data

* Perodo mnimo de seis meses

Plano de trabalho Anexo V Cronograma de execuo e plano de aplicao


02 - Ao 03 - Processo n

36

Ministrio da Sade
Implantao de melhorias sanitrias domiciliares para controle de agravos
07 - Indicador fsico Unidade de medida Qtde. Incio 08 - Previso de execuo Trmino

01 - Nome do rgo ou entidade proponente

Prefeitura municipal de MMMMMM

Fundao Nacional de Sade

Cronograma de execuo 04 - Meta 05 - Etapa/Fase

06 - Especificao

1 unid unid 00 00 00 00 00 unid unid unid

1.1 1.2 1.3

mm/aa mm/aa mm/aa mm/aa mm/aa

mm/aa mm/aa mm/aa mm/aa mm/aa

Melhorias sanitrios domiciliares Tanque sptico Sumidouro Placa de obra padro Funasa Aplicao do programa de educao em sade e mobilizao social (Pesms)

Plano de aplicao 11 - Concedente

09 - Nat. Despesa

10 - Especificao

12 - Proponente

13 - Subtotal por natureza de gasto (em R$ 1,00)

Consultoria

Dirias

Material de consumo

Passagens
Corrente

Exemplo 4
0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00
Capital

0,00

Servios de terceiros pessoa fsica

Servios de terceiros pessoa jurdica

0,00 0,00 0,00 0,00

Reforma adequao/recuperao (servios de terceiros pessoa fsica ou jurdica Subtotal por categoria econmica

Concluso parcial/total

Construo/nova

Ampliao Subtotal por categoria econmica

Equipamentos e material permanente

14 - Total

0,00 0,00

0,00 0,00

0,00 0,00

15 - Autenticao

Data

Nome do dirigente ou representante legal

Assinatura do dirigente ou representante legal

* Perodo mnimo de seis meses

Plano de trabalho Anexo V Cronograma de execuo e plano de aplicao


02 - Ao 03 - Processo n

Ministrio da Sade
Implantao de melhorias sanitrias domiciliares para controle de agravos
07 - Indicador fsico Unidade de medida Qtde. 08 - Previso de execuo Incio Trmino

01 - Nome do rgo ou entidade proponente

Prefeitura municipal de MMMMMM

Cronograma de execuo 04 - Meta 05 - Etapa/Fase

06 - Especificao

1 unid unid

Oficina municipal de saneamento 00 00 mm/aa mm/aa mm/aa mm/aa

Equipamentos (conforme anexo IX)

Plano de aplicao 11 - Concedente

09 - Nat. Despesa

10 - Especificao

Consultoria

Exemplo 5
12 - Proponente

13 - Subtotal por natureza de gasto (em R$ 1,00)

Dirias

Material de consumo

0,00

0,00

Passagens
Corrente

Servios de terceiros pessoa fsica

Servios de terceiros pessoa jurdica

0,00 0,00 0,00 0,00 0,00

0,00 0,00 0,00 0,00

Reforma adequao/recuperao (servios de terceiros pessoa fsica ou jurdica Subtotal por categoria econmica

Concluso parcial/total
Capital

Construo/nova

Ampliao Subtotal por categoria econmica

Equipamentos e material permanente

14 - Total

0,00 0,00

0,00 0,00

0,00 0,00

Manual de orientaes tcnicas para elaborao de projeto de melhorias sanitrias domiciliares

15 - Autenticao

37
Nome do dirigente ou representante legal
Assinatura do dirigente ou representante legal

Data

* Perodo mnimo de seis meses

Plano de trabalho Cronograma de desembolso Anexo VI

38
02 - Ao 03 - Processo n

Ministrio da Sade
Implantao de melhorias sanitrias domiciliares para controle de agravos
Maro Abril Maio Junho

01 - Nome do rgo ou entidade proponente

Prefeitura municipal de MMMMMM

Fundao Nacional de Sade

04 - Ano

05 - Meta

06 - (Meses) - Janeiro Fevereiro

Julho Agosto Setembro Outubro Novembro

Dezembro

07 - Total acumulado de recursos do concedente (em R$ 1,00) Maro Abril

11 - Total acumulado de recursos do proponente (em R$ 1,00)

12 - Total geral dos recursos

13 - Autenticao

Concedente (em R$ 1,00)

aaaa

0,00

0,00

0,00
Maio Junho

08 - Ano

09 - Meta

10 - (Meses) - Janeiro Fevereiro

Exemplo 6
Setembro Outubro Novembro

Proponente (em R$ 1,00)

Julho Agosto

Dezembro

aaaa aaaa

1 2

0,00 0,00

0,00 0,00

0,00 0,00

Data

Nome do dirigente ou representante legal

Aassinatura do dirigente ou representante legal

Plano de trabalho Cronograma de desembolso Anexo VI

Ministrio da Sade
02 - Ao 03 - Processo n

01 - Nome do rgo ou entidade proponente

Prefeitura municipal de MMMMMM


Maro Abril Maio

Construo de oficina municipal de saneamento


Junho

04 - Ano

05 - Meta

06 - (Meses) - Janeiro Fevereiro

Julho Agosto Setembro Outubro

Novembro

Dezembro

07 - Total acumulado de recursos do concedente (em R$ 1,00) Maro Abril Maio Junho

11 - Total acumulado de recursos do proponente (em R$ 1,00)

Manual de orientaes tcnicas para elaborao de projeto de melhorias sanitrias domiciliares

12 - Total geral dos recursos

13 - Autenticao

Concedente (em R$ 1,00)

aaaa

Exemplo 7
Setembro Outubro

0,00

0,00

0,00

08 - Ano

09 - Meta

10 - (Meses) - Janeiro Fevereiro

Proponente (em R$ 1,00)

Julho Agosto

Novembro

Dezembro

aaaa aaaa

1 2

0,00 0,00

0,00 0,00

0,00 0,00

39
Aassinatura do dirigente ou representante legal

Data

Nome do dirigente ou representante legal

Ministrio da Sade
01 - Nome do rgo ou entidade proponente

Plano de trabalho
Proposta de aquisio Equipamentos e material permanente por ambiente e unidade mvel de sade

Anexo IX

02 - Processo n

Prefeitura municipal de MMMMMM


03 - Identificao de EAS beneficirio/ambiente 04 - Ambiente

Oficina municipal de saneamento

Sala de saneamento/oficina

05 - Relao dos equipamentos e material permanente por ambiente e unidade mvel de sade ITEM Nome e especificao do equipamento
Quantidade Valor unitrio Valor total

01 Armrio-estante de madeira com portas corredias, medindo 150x166x45cm - unid. 02 Betoneira eltrica de 320 litros com motor 2CV monofsico de 110 / 220V. 03 Cadeira de madeira, envernizada cor nogueira - unid. 04 Cesto para papis usados em compensado moldado, medindo 25x21x60cm - unid. 05 Fichrio de ao de mesa, com duas gavetas para fichas 13x20cm - unid. 06 Mesa de escritrio com trs gavetas, de madeira, envernizada, medindo 120x79x80cm - unid. 07 Multibancada eltrica, voltagem 110/220, com sete funes: 1) serra circular medindo 150mmx2mmx5/8"; 2) desempenadeira de 120mm; 3) esmeril medindo 125mmx19mmx5/8"; 4) lixadeira de disco de 190mm; 5) tupia horizontal medindo 50mmx12mmx17mm; 6) furadeira de 13mm; e 7) torno de 150mmx600mm.

01 01 03 01 01 01

0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00

0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00

Exemplo 8
01

0,00

0,00

Total geral 06 - Manuteno preventiva e corretiva dos equipamentos a serem adquiridos, pessoal capacitado e rea fsica

0,00

Ser feita pela prefeitura municipal, por meio da secretaria municipal de sade.

07 - Autenticao

Data

Nome do dirigente ou representante

Assinatura do dirigente ou representante legal

40

Fundao Nacional de Sade

Prefeitura municipal de MMMMMM Planilha oramentria Localidade: Obra: Data: NONONONO Estado: SS

Mdulo sanitrio Tipo X dd/mm/aa Enc. Sociais (%): BDI (%): Descrio Unid. Quant. 0,00 0,00

Item

Unit.

Preo Total 0,00 0,00 0,00

01.00 Servios preliminares m2 0,00 01.01 Locao simples de construo sem gabarito de madeira m3 0,000 01.02 Escavao manual em solo at 4,00m de profundidade Total do item servios preliminares ..... 02.00 Fundaes 02.01 Concreto armado, trao 1:3:4 (cimento, areia lavada grossa, brita 1 e ferro de 1/4") m3 0,000 Total do item fundaes ..... 03.00 Movimento da terra m3 0,000 03.01 Reaterro manual com material proveniente da escavao Total do item movimento de terra ..... 04.00 Pavimentao 04.01 Concreto simples trao 1:3:4 (cimento, areia lavada grossa e brita 1) - contrapiso m3 0,000 04.02 Piso cimentado liso trao 1:3 (cimento e areia lavada mdia), esp = 2,0cm m2 0,00 Total do item pavimentao ..... 05.00 Alvenarias de vedao m2 0,00 05.01 Alvenaria singela de blocos cermicos furados 0,00 05.02 Basculante metlico, tipo canaleta m2 Total do item alvenarias de vedao ..... 06.00 Revestimentos de paredes 06.01 Chapisco de parede trao 1:3 (cimento e areia lavada mdia), esp = 0,5cm m2 0,00 06.02 Reboco de parede massa nica trao 1:2:4 (cimento, areia lavada mdia e arenoso), esp = 2,0cm m2 0,00 Total do item revestimentos de paredes ..... 07.00 Cobertura 0,00 07.01 Madeiramento para telha canal, tipo colonial m2 0,00 07.02 Telhamento com telha canal, tipo colonial m2 Total do item cobertura ..... 08.00 Esquadrias de madeira uma 0,00 08.01 Porta chapa de ferro galvanizada completa com ferragens Total do item esquadrias de madeira ..... 09.00 Instalaes hidrulicas 09.01 Ponto de gua fria embutido, para chuveiro, caixa de descarga e lavatrio, com material PVC rgido soldvel, inclusive conexes conj 0,00 Total do item instalaes hidrulicas ..... 10.00 Instalaes sanitrias 10.01 Ponto de esgoto para vaso sanitrio em PVC, inclusive coluna de ventilao e conexes um 0,00 10.02 Ponto de esgoto para caixa sifonada em PVC, inclusive caixa e grelha um 0,00 Total do item instalaes sanitrias ..... 11.00 Louas e acessrios sanitrios 11.01 Vaso sanitrio de loua, conjunto de fixao, caixa de descarga de sobrepor com engate e peas de fixao, chuveiro, assento plstico, tubo de descida externo com curva para caixa de descarga e bolsa de ligao para vaso sanitrio um 0,00

0,00 0,00

0,00

0,00 0,00 0,00 0,00

0,00

Exemplo 9

0,00 0,00

0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00

0,00 0,00

0,00 0,00

0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00

0,00 0,00

0,00

0,00

0,00 0,00

0,00 0,00

0,00 0,00 0,00

0,00

0,00

Manual de orientaes tcnicas para elaborao de projeto de melhorias sanitrias domiciliares

41

Item

Descrio

11.02 Lavatrio de loua sem coluna

Preo Unit. Total um 0,00 0,00 0,00 Total do item louas e acessrios ..... 0,00 Unid. Quant. 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 BDI ..... Total do mdulo sanitrio com BDI ..... 0,00 0,00

12.00 Pinturas m2 0,00 12.01 Pintura com tinta mineral solvel em gua, duas demos 12.02 Pintura a leo sobre ferro/parede duas demos m2 0,00 Total do item pinturas ..... 13.01 Instalaes eltricas 13.02 Ponto de luz, tomada, interruptor e chuveiro conj. 0,00 Total do item instalaes eltricas 14.00 TANQUE SPTICO m2 0,00 14.01 Locao simples de construo sem gabarito de madeira m2 0,000 14.02 Escavao manual em solo at 4,00m de profundidade 0,00 14.03 Alvenaria dobrada de blocos cermicos furados m2 14.04 Chapisco de parede trao 1:3 (cimento e areia lavada mdia), esp = 0,5cm m2 0,00 14.05 Reboco de parede massa nica trao 1:3 (cimento e areia lavada mdia), esp = 2,0cm m2 0,00 14.06 Concreto armado trao 1:3:4 (cimento, areia lavada grossa, brita 0 e ferro de 3/16") - Placa de cimento m3 0,000 14.07 Concreto simples trao 1:3:4 (cimento, areia lavada grossa e brita 1) m3 0,000 14.08 Piso cimentado desempolado trao 1:3 (cimento e areia lavada mdia), esp = 2,0cm m2 0,000 14.09 Tubulao em PVC rgido esgoto primrio para fossa sptica, inclusive conexes uma 0,00 m3 0,000 14.10 Reaterro manual com material proveniente da escavao Total do item fossa sptica ..... 15.00 SUMIDOURO m2 0,00 15.01 Locao simples de construo sem gabarito de madeira m3 0,000 15.02 Escavao manual em solo at 4,00m de profundidade m2 0,00 15.03 Alvenaria singela de tijolos cermicos macios 15.04 Concreto armado trao 1:3:4 (cimento, areia lavada grossa, brita 0 e ferro de 3/16") - Placa de cimento m3 0,000 15.05 Tubulao em PVC rgido esgoto primrio para sumidouro, inclusive conexes uma 0,000 m3 0,000 15.06 Reaterro manual com material proveniente da escavao 0,000 15.07 Camada de brita m3 Total do item sumidouro .....

0,00

0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00

Exemplo 9

0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00

Total do mdulo sanitrio sem BDI .....

Custo global Total de mdulos sanitrios Placa de obra padro Funasa um uma 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00

Total geral do projeto .....

42

Fundao Nacional de Sade

Prefeitura municipal de MMMMMMM Planilha oramentaria Localidade: Obra: Data: NONONONO Estado: SS

Tanques sptico dd/mm/aa Enc. Sociais (%): BDI (%): Descrio Unid. Quant. 0,00 0,00

Item 1.00 1.01 1.02 2.00 2.01 2.03 2.04

Unit.

Preo Total 0,00 0,00 0,00

3.00 3.01 4.00 4.01 4.02

5.00 5.01

Servios preliminares m2 0,00 0,00 Locao simples de construo sem gabarito de madeira m2 0,000 0,00 Escavao manual em solo at 4,00m de profundidade Total do item servios preliminares ..... Pavimentao Concreto simples trao 1:3:4 (cimento, areia lavada grossa e brita 1) - contrapiso 0,000 0,00 m2 Piso cimentado desempolado trao 1:3 (cimento e areia lavada mdia), esp = 2,0cm 0,00 0,00 m2 Concreto armado trao 1:3:4 (cimento, areia lavada grossa, brita 0 e ferro de 3/16") - Placa de cimento 0,000 0,00 m2 TOTAL DO ITEM PAVIMENTAO ..... Alvenarias de vedao m2 0,00 0,00 Alvenaria singela de tijolos cermicos macios TOTAL DO ITEM ALVENARIAS DE VEDAO ..... Revestimentos de paredes Chapisco de parede trao 1:3 (cimento e areia lavada mdia), esp = 0,5cm 0,00 0,00 m2 Reboco de parede massa nica trao 1:2:4 (cimento, areia lavada mdia e arenoso), esp = 2,0cm 0,00 0,00 m2 Total do item revestimento de paredes ..... Movimento de terra m2 0,000 0,00 Reaterro manual com material proveniente da escavao Total do item movimento da terra .....

Exemplo 10

0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00

0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00

Total do sptico sem BDI ...... BDI ..... Total sptico com BDI ..... Custo global Total de tanques spticos Placa de obra padro Funasa unid unid 0,00 0,00 0,00 0,00

0,00 0,00 0,00

Total geral do projeto .....

Manual de orientaes tcnicas para elaborao de projeto de melhorias sanitrias domiciliares

43

Prefeitura municipal de MMMMMMM Cronograma Fisico-financeiro Estado: SS

44

Localidade:

NONONONO

Obra: Mdulo Sanitrio Tipo X BDI: (%) Ms Jan Fev Mar 1,00 1,00 3,23% 1,00 10,00 32,26% 1,00 10,00 32,26% 3,00 30,00 96,77% 1,00 1,00 3,23% 1,00 10,00 32,26% 20,00 Total

Fundao Nacional de Sade

Data:

dd/mm/aa

Item

Servios

01

02

Placa de obra padro Funasa Fsico Financeiro Percentual Mdulo sanitrio Tipo X Fsico Financeiro Percentual

Exemplo 11
11,00 2,20 13,20 13,20 35,48% 10,00 2,00 12,00 25,20 67,74% 10,00 2,00 12,00 37,20 100,00%

Subtotal .................................

BDI ...............................................

Total no ms com BDI .........

Valor dos servios sem BDI 31,00

Total acumulado .................

Percentual acumulado ....

Prefeitura municipal de MMMMM


Levantamento simplificado das condies de saneamento domiciliar Melhorias sanitrias domiciliares
MMMMMM Bairro: Data:
Abastecimento de gua Condies

Municipio NONONONO dd/mm/aa


Destino dos dejetos

XXXXXX

Localidade

Lix o

Banheiro

Lavatrio

Ligado rede

Poo prprio

Outras fontes

Ligado rede

Outros (*)

Pia de cozinha

Coleta pblica

N de habitantes

Reservatrio de gua

Filtro domstico

Rua com rede de Esgoto

Tanque sptico

Tanque L. roupas

Endereo

S/N S/N S/N S/N S/N S/N S/N S/N S/N S/N S/N S/N S/N S/N S/N S/N S/N S/N S/N S/N

Manual de orientaes tcnicas para elaborao de projeto de melhorias sanitrias domiciliares

Valdelice Barbosa Santos Antnio M. da Costa Lindinalva Lima Isaias Cassimiro Maria Prata Barbosa Nilson P. Sobrinho Marlene Lemos Marilene de Souza Carlos A. P. dos Reis Sandra Oliveira Passarinho Maria Aparecida Dias Francisco S. Bento Nilson Talevi Analia Bezerra Chimia Ferreira Filha Nilda Oliveira Frana Messias de Souza Cordeiro Manoel Silva Castro Manoel B. Silva David Limoeiro Silva Evanildes Oliveira da Silva

Exemplo 12

Travessa do Campo, 47 Travessa do Campo, 48 Travessa do Campo, 49 Travessa do Campo, 50 Travessa do Campo, 51 Travessa do Campo, 52 Travessa do Campo, 130 Travessa do Campo, 131 Travessa do Campo, 132 Travessa do Campo, 133 Travessa do Campo, 134 Travessa do Campo, 135 Travessa do Campo, 136 Travessa do Campo, 137 Travessa do Campo, 138 Travessa do Campo, 139 Travessa do Campo, 140 Travessa do Campo, 141 Travessa do Campo, 151 Travessa do Campo, 152 Travessa do Campo, 153 5 3 5 8 4 7 2 6 3 3 6 10 4 5 7 1 8 9 3 S S N S S S S S S S S N S S S S S S S S S S S S S S S S S S S S S S S S S S S S S S N N S S S N S S S S S N S S N S S N N N N N N N S N N N N N N N N N N N N N S S N N N N N N N N N S N N S N N S N N N S N N N S S N S S N S S N N N S N N N S N N N S S N S S N S S N N N S N N N N N N N S S N S S N S S N N N S N N N N N N N S S N S S N S S N S N

Domiclio ocupado Rua com rede de gua

S N N N S N N N S S N S S N S S N N N

S S N N N N N N S S N S S N S S N S S

N N N N N N N N N N N N N N N N N N N

N N N N N N N N N N N N N N N N N N N

Privada com fossa seca Privada com vaso sanitrio

N N N N N N N N N N N N N N N N N N N

S N N N S N N N S S N S S N S S N N N

S N N N S N N N S S N S S N N N N N N

Sumidouro (Poo Absorvente)

S N N N S N N N S S N S S N S S N N N

N N N N N N N N N N N N N N N N N N N
Modelo proposto pela Fundao Nacional de Sade Departamento de Engenharia de Sade Pblica

S S S S S S S S S S S S S S S S S S S

Legenda: S - Sim N - No (*) - Refere-se ao efluente do vaso sanitrio

Responsvel:

Com recipiente de lixo

Nome

S S S N S N S N S S N S S N S S N S S

45

Exemplo 12.1 Levantamento simplificado Melhorias sanitrias instrues de preenchimento


Municpio anotar o nome oficial do municpio. Localidade anotar o nome do lugar onde se realiza o levantamento. Pode ser a cidade sede do municpio, um povoado, uma vila ou um distrito. Bairro especificar o nome do bairro, zona ou ncleo onde est localizado o imvel. Data escrever o dia, ms e ano (dd/mm/aa) em que o levantamento foi realizado. Nome anotar o nome do morador (proprietrio ou inquilino). Endereo completo deve ser anotado o nome do logradouro com o seu respectivo nmero (rua, avenida, praa, quadra, conjunto, etc.). Quando no houver nome de logradouro na localidade conveniente anotar quaisquer indicaes que possam facilitar a localizao do imvel. n. de habitantes registrar a quantidade de moradores do domiclio. Domiclio ocupado considerar ocupado o domiclio utilizado como moradia ou quando a permanncia diria de pessoas de, no mnimo, 4 horas. Abastecimento de gua Rua com rede de gua rede de abastecimento de gua passando pelo logradouro onde est situado o domiclio. Ligado rede considerar o domiclio ligado diretamente rede de gua. Poo prprio refere-se a poo pertencente ao prprio domiclio destinado a seu abastecimento de gua. Outras fontes considerar outros tipos de suprimentos de gua conhecidos, como fonte pblica, poo pblico, rio, aude ou lagoa, carro-pipa, etc. Banheiro considerar as instalaes que permitam o banho com gua corrente (chuveiro), e com caneco ou cuia. Reservatrio de gua refere-se s caixas de gua, desde que instaladas adequadamente, cujo material seja durvel e tenha capacidade mnima de 250 litros. Lavatrio considerar somente aqueles com gua corrente para lavagem das mos e do rosto. Tanque de lavar roupas considerar todos aqueles destinados lavagem de roupas, pr-fabricados ou no, com ou sem gua corrente. Pia de cozinha trata-se de uma bacia especialmente instalada e dotado de torneira para lavagem de louas , utenslios e alimentos. Filtro domstico considerar o filtro cermico dotado de velas ou do tipo parede.
46
Fundao Nacional de Sade

Destino dos dejetos Rua com rede de esgoto rede coletora, canalizao de esgoto passando pelo logradouro onde est situado o domiclio. Ligado rede considerar o domiclio ligado diretamente rede ou ramal coletor de esgoto. Privada com vaso sanitrio refere-se privada dotada de vaso sanitrio de loua, vaso sanitrio rstico (de cimento) e bacia turca, em que necessria a descarga de gua para transporte dos dejetos. Privada com fossa seca considerar aquelas dotadas de um buraco no piso por onde as fezes caem diretamente na fossa sem auxlio de descarga de gua. Tanque sptico tanque impermeabilizado que recebe o material procedente do vaso sanitrio, guas servidas de banheiros, cozinhas, etc. Sumidouro (Poo absorvente) refere-se a um poo de infiltrao que recebe os efluentes de tanques spticos, guas servidas de banheiros, cozinhas, etc. Outros considerar o destino que dado aos esgotos no relacionados aos itens anteriores. Exemplo: lanamento a cu aberto, canais, galerias de guas pluviais, etc. Lixo Coleta pblica existncia de servio de recolhimento do lixo do domiclio, com regularidade, pelo poder pblico. Com recipiente de lixo considerar o recipiente destinado especificamente para acondicionar o lixo no domiclio (aqueles de material resistente e que permitam a sua limpeza. Responsvel assinatura do responsvel pelo levantamento.

Manual de orientaes tcnicas para elaborao de projeto de melhorias sanitrias domiciliares

47

Prefeitura municipal de MMMMMM


Ficha cadastral de saneamento Modelo simplificado (Inqurito sanitrio) Melhorias Sanitrias Domiciliares
Estado: Populao: dd/mm/aa N III - Destino dos dejetos 1 - Possui rede de esgotos? 1.1 Possui tratamento? 1.1.1 - Qual? S X 2.1 - Domiclios ligados rede 3 - Domiclios com privadas N 2 - Domiclios situados em rua com rede coletora Prefeitura Municipal RIACHO 0 0 8 0 8 6 8 0 0,00 0,00 42,11 0,00 100,00 75,00 100,00 0,00 S S N N X 21 19 2 99 habitantes SSSSSS

48
NONONO 3.1 - Fossa seca S N X 3.2 - Vaso sanitrio 3.2.1 - Com fossa sptica 3.2.2 - Com sumidouro (Poo absorvente)

Municpio:

MMMMMM

Fundao Nacional de Sade

Localidade:

Data do levantamento:

I - Prdio

1 - Domiclios existentes (Unidades de visita)

1.1 - Ocupados

1.2 - Desocupados

II - Abastecimento de gua

1 - Possui abastecimento coletivo?

1.1 - rgo responsvel

1.2 - Procedncia da gua do sistema

1.3 - Possui tratamento?

1.4 - n de chafarizes pblicos N. %

Exemplo 13
3.2.3 - Outros 19 14 100,00 73,68 IV - Destino do lixo 1 - Possui coleta pblica? 1 5,26 1.1 - Destino final 4 21,05 8 42,11 36,84 42,11 52,63 42,11 42,11 Responsvel: 7 8 10 8 8

2 - Domiclios existentes (Unidades de visita) 3 - Domiclios ligados rede

S Lixo n.

4 - Domiclios com poo prprio 5 - Domiclios que se abastecem em outras

fontes

% 2 - Domiclios atendidos pela coleta 3 - Domiclios com recipiente de lixo 19 13 100,00 68,42

6 - Domiclios com banheiro

7 - Domiclios com lavatrio

8 - Domiclios com tanque de lavar roupas

9 - Domiclios com filtro domstico

10 - Domiclios com pia de cozinha

11 - Domiclios com reservatrio de gua

Modelo proposto pela Fundao Nacionalde Sade Departamento de Engenharia de Sade Pblica

Exemplo 13.1 Ficha cadastral de saneamento Melhorias sanitrias instrues de preenchimento


Municpio anotar o nome oficial do municpio. Localidade anotar o nome do lugar onde foi realizado o levantamento simplificado. Estado especificar o nome do estado. Populao anotar o total de moradores apurados no levantamento. Data do levantamento escrever o dia, ms e ano (dd/mm/aa), em que o levantamento foi realizado. I. Prdio 1. domiclios existentes (Unidades de visitas total de domiclios ocupados e desocupados apurados no levantamento. 1.1. ocupados total de domiclios ocupados apurados no levantamento. 1.2. desocupados total de domiclios desocupados apurados no levantamento. II. Abastecimento de gua 1. possui abastecimento coletivo escrever sim ou no. 1.1. rgo responsvel anotar o nome do rgo que responde pela operao e manuteno do sistema (Prefeitura, Autarquia, Companhia Estadual, etc.). 1.2. procedncia da gua do sistema se procedente de rio, lago, poo, aude, etc. 1.3. possui tratamento? responder se existe ou no algum tipo de tratamento. 1.4. n de chafarizes pblicos determinar a quantidade de chafarizes existentes na localidade. Do item 2 a 11 anotar as quantidades apuradas no levantamento. III. Destino dos dejetos 1. possui rede de esgotos? escrever sim ou no. 1.1. possui tratamento? escrever sim ou no. 1.1.1. qual ? determinar o tipo de tratamento existente, por meio de informao do rgo. 2. domiclios situados em rua com rede coletora anotar as quantidades apuradas no levantamento. 2.1. domiclios ligados rede anotar as quanti-dades apuradas no levantamento. 3. domiclios com privadas anotar a soma dos itens 3.1 e 3.2. 3.1. fossa seca anotar as quantidades apuradas no levantamento. 3.2. vaso sanitrio anotar as quantidades apuradas no levantamento.

Manual de orientaes tcnicas para elaborao de projeto de melhorias sanitrias domiciliares

49

3.2.1. Com tanque sptico anotar as quantidades apuradas no levantamento. 3.2.2. com sumidouro (Poo absorvente) anotar as quantidades apuradas no levantamento. 3.2.3. outros anotar as quantidades apuradas no levantamento. IV. Destino do lixo 1. possui coleta pblica? escrever sim ou no. 1.1. destino final especificar o destino final que dado ao lixo da coleta pblica: aterro sanitrio, lixo, unidade de compostagem de lixo, lanamento a cu aberto, etc. 2. domiclios atendidos pela coleta anotar as quantidades apuradas no levantamento. 3. domiclios com recipiente de lixo anotar as quantidades apuradas no levantamento. Responsvel assinatura do responsvel pelas informaes. Observao: os dados domiciliares referem-se aos domiclios ocupados. Os percentuais so calculados em relao ao seu total, exceto: a) itens 3.1 e 3.2, que so calculados em relao ao item 3; b) itens 3.2.1, 3.2.2 e 3.2.3, que so calculados em relao ao item 3.2.

50

Fundao Nacional de Sade

Prefeitura municipal de MMMMMM


Lista de beneficirios Municpio: Data: dd/mm/aa MMMMMM
Localidade: Estado: SSSSSSS

NONONONO

Descrio da melhoria: Mdulo sanitrio Tipo X


n de Ordem

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11

Antnio M. da Costa Isaias Cassimiro Maria Prata Barbosa Marlene Lemos Marilene de Souza Carlos A. P. dos Reis Nilson Talevi Nilda Oliveira Frana Manoel B. Silva David Limoeiro Silva Evanildes Oliveira da Silva

Exemplo 14
Nome do beneficirio Endereo completo

Travessa do Campo, 48 Travessa do Campo, 50 Travessa do Campo, 51 Travessa do Campo, 130 Travessa do Campo, 131 Travessa do Campo, 132 Travessa do Campo, 136 Travessa do Campo, 139 Travessa do Campo, 151 Travessa do Campo, 152 Travessa do Campo, 153

Responsvel:

Manual de orientaes tcnicas para elaborao de projeto de melhorias sanitrias domiciliares

51

Exemplo 14.1 Lista de beneficirios Instrues de preenchimento


Este modelo ser preenchido a partir das informaes obtidas no Levantamento Simplificado das Condies de Saneamento e abranger, to-somente, os domiclios desprovidos de melhorias, que sero contemplados no projeto. Prefeitura municipal de no cabealho, completar com o nome do municpio. Municpio anotar o nome oficial do municpio. Localidade indicar o nome da localidade (cidade, povoado, vila, distrito, etc.). Data registrar a data de elaborao da lista (dd/mm/aa). Descrio da melhoria - preencher uma relao para cada tipo de melhoria (mdulo sanitrio e/ou melhorias individualizadas). n de ordem escrever o nmero seqencial em ordem crescente. Nome do beneficirio anotar o nome conforme conste no Levantamento Simplificado. Endereo completo indicar o endereo em conformidade com o Levantamento Simplificado. Responsvel: assinatura do responsvel pelas informaes

52

Fundao Nacional de Sade

Exemplo de Croqui de Localidade Rural

153

126

2 15

v es s Tr a

121

Jos

Beco SoJos
103 104

123

125 124

122

S o

9 11

120

1 14 1 14 139

a do

138

110

113

106

107 108 109 111 112

Exemplo 15
Ru a
105
117

114

115

Ru
a

136
134

Ca
o mp

Sag r a d o
C

118

137 135

116

o r a o

de

3 13 2 13

53 54 55 56 57 58

47 48 49 50 51 52
o mp

J es us

131

Praa So Jos

130

Ru

do

Ca

61 60

59
98

62 - E 92 - PS

63-IG.

95 97 99

Rua do Posto de sade


64

o cad Mer

90

93

96

94

71
69

89

65 66 67 68

70

72

ja
75

74

73

ze

ir

a
80 79 78 77

do Rua
84

em

it

76

Legenda: Domiclio a ser beneficiado

ri o

ua da

88

87

85

83

Manual de orientaes tcnicas para elaborao de projeto de melhorias sanitrias domiciliares

81

86

82

53

Exemplo de Croqui de um Bairro


BAIRRO: XXXXXXX
Travessa "C"

124

108 104 100 96

207

201 193 193

206 202 198 194 190 186 176 170 166

109 105 101 97 93 91 81 77

Rua Alcino Vieira

110 106 102 98 94 90-A 90 80 76

60

93 87 83-A 83 79 75 65 61

123

Exemplo 16
50 54 58
54 50 165 161 151

73

72 68

57

44 34 30 26 22 28

162 69 158 65 152 61 Travessa Alcino Vieira 142 136 132 128 124 120 Travessa "A"

53 49 45

141 135 135 127 123

39 35 31 27 23

34 30 29 26 22

Conjunto Augusto Franco Grupo Escolar D. Antnio Cabral Posto de Gasolina Rua da Poeira Sada para o povoado So Migul

Madeireira Souza

Legenda: Domiclio a ser beneficiado

BAIRRO: XXXXXXX

54

Fundao Nacional de Sade

Rua Vereador Jos Pedro

51 Rua Estrada de Ferro

59 55

65 64

Travessa "B"

122

111

116

112

116

92

98

Prefeitura municipal de MMMMMMM Planilha Oramentria Placa de Obra Estado: SS

Localidade: NONONONONO

Obra:

Placa de obra padro Funasa Enc. Sociais (%): BDI (%): Descrio Unid. Quant. Preo Unit. Total 0,00 0,00

Data:

dd/mm/aa

Item

Chapa galvanizada n 20 Madeira mista serrada 7,5 x 7,5cm (3" x 3")

1 2 3 4 5 6 7 8 m2 m kg kg m litro litro litro hora hora hora

Prego de 1 1/4" x 13 Prego de 3" x 9 Sarrafo de madeira 1"x 4"

Solvente Tinta leo fosca Zarco (Martelado) para chapa galvanizada

Exemplo 17

9 10 11

Pintor Carpinteiro Servente

9,43 0,00 18,67 0,00 0,28 0,00 0,38 0,00 22,73 0,00 0,09 0,00 0,849 0,00 0,849 0,00 Total em material ..... 9,43 0,00 3,77 0,00 3,77 0,00 Total em mo-de-obra .....

0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00

Total sem BDI ..... BDI ..... Total com BDI .....

0,00 0,00 0,00

Manual de orientaes tcnicas para elaborao de projeto de melhorias sanitrias domiciliares

55

9. Endereos e telefones das coordenaes regionais


Coordenao: Acre AC Telefone: 0(XX).68.223-2040/223-1170/223-1172 Fax: 0(XX).68.223-2030/223-2346 Diviso de Engenharia de Sade Pblica (Diesp) Telefone: 0(XX).223-1170/223-1172 Ramal 224 Endereo: Rua Antnio da Rocha Viana, n 1,584 Vila Ivonete Rio Branco/AC CEP: 69.914-610

Coordenao: Alagoas AL Telefone: 0(XX).82.241-8332/241/6155/241-6201 Fax: 0(XX).82.241-6722 Diviso de Engenharia de Sade Pblica (Diesp) Telefone: 0(XX).82. 241-1969/241-5497 Endereo: Av. Durval de Ges Monteiro, 6.122 Tabuleiro dos Martins Macei/AL CEP: 57.080-000

Coordenao: Amap AP Telefone: 0(XX).96.214-2005/214-2010 Fax: 0(XX).96.214-2012/214-2005 Diviso de Engenharia de Sade Pblica (Diesp) Telefone: 0(XX).96.214-2018/214-2024 Endereo: Rua Leopoldo, n 1.614 Centro Macap/AP CEP: 68.902-430

Coordenao: Amazonas AM Telefone: 0(XX).92.672-1131/672-1019/672-1204 Fax: 0(XX).92.672-1149 Diviso de Engenharia de Sade Pblica (Diesp) Telefone: 0(XX).92.672-1114/672-1132 Endereo: Rua Oswaldo Cruz, s/n Bairro da Glria Manaus/AM CEP: 69.027-000

Coordenao: Bahia BA Telefone: 0(XX).71.266-2702/241-4991 Fax: 0(XX).71.266-1243 Diviso de Engenharia de Sade Pblica (Diesp) Telefone: 0(XX).71.332-2999/245-4437 Endereo: Rua do Tesouro, 21/23 7 andar Ajuda Salvador/BA CEP: 40.020-050

Coordenao: Cear CE Telefone: 0(XX).85.466-6970/4666988 Fax: 0(XX).85.224-5581 Diviso de Engenharia de Sade Pblica (Diesp) Telefone: 0(XX).85.466-6927/466-6941/466-6942 Endereo: Avenida Santos Dumont, 1.890 - Aldeota Fortaleza/CE CEP: 60.150-160

Coordenao: Esprito Santo ES Telefone: 0(XX).27.3335-8255/3335-8123 Fax: 0(XX).27.3335-8146 / 3335-8186 / 3335-8599 / 3335-8100 Servio de Engenharia de Sade Pblica (Sensp)

58

Fundao Nacional de Sade

Telefone: 0(XX).27.3335-8170/3335-8119 Endereo: Rua Moacyr Strauch, 85 - Praia do Canto Vitria/ ES CEP: 29055-630

Coordenao: Gois GO Telefone: 0(XX).62.229-4642/226-3260/226-3262/225-6022 Fax: 0(XX).62.225-6022 Diviso de Engenharia de Sade Pblica (Diesp) Telefone: 0(XX).62.226-3298/226-3332 Endereo: Rua 82, n. 179 Setor Sul Goinia/GO CEP: 74.083-010

Coordenao: Maranho MA Telefone: 0(XX).98.214-3316/214-3365/214-3317 Fax: 0(XX).98.222-7527 Diviso de Engenharia de Sade Pblica (Diesp) Telefone: 0(XX).98.231-7970 / 232-3755 Ramal 210 Endereo: Rua Apicum, 243 Centro So Luiz/MA CEP: 65.025-070

Coordenao: Mato Grosso MT Telefone: 0(XX).65.623-6842/624-3836/623-2200 Fax: 0(XX).65.623-6842/624-8302 Diviso de Engenharia de Sade Pblica (Diesp) Telefone: 0(XX).65.623-2200/624-2026 Endereo: Avenida Getlio Vargas, 867 e 885 Centro Cuiab/MT CEP: 78.005-600

Manual de orientaes tcnicas para elaborao de projeto de melhorias sanitrias domiciliares

59

Coordenao: Mato Grosso do Sul - MS Telefone: 0(XX).67.325-1499/325-4304 Fax: 0(XX).67.325-4313 Diviso de Engenharia de Sade Pblica (Diesp) Telefone: 0(XX).67.325-1499 Ramal 1711 Endereo: Rua Jornalista Belizrio de Lima, 263 Monte Lbano Campo Grande/MS CEP: 79.004-270

Coordenao: Minas Gerais MG Telefone: 0(XX).31.3248-2990 Fax: 0(XX).31.3226-8999 Diviso de Engenharia de Sade Pblica (Diesp) Telefone: 0(XX).31.3248-2836/3248-2746 Endereo: Rua Esprito Santo, 500, sala 607 Centro Belo Horizonte/MG CEP: 30.160-030

Coordenao: Par PA Telefone: 0(XX).91.222-6646 Fax: 0(XX).91.241-3460 Diviso de Engenharia de Sade Pblica (Diesp) Telefone: 0(XX).91.212-2030/224-2732 Endereo: Avenida Visconde de Souza Franco, n 616 Reduto Belm/PA CEP: 66.053-000

Coordenao: Paraba PB Telefone: 0(XX).83.216-2415 Fax: 0(XX).83.221-1664 Diviso de Engenharia de Sade Pblica (Diesp)

60

Fundao Nacional de Sade

Telefone: 0(XX).83.221-5417 / 241-1228 Endereo: Rua Prof. Geraldo Von Shosten, 285 Jaguaribe Joo Pessoa/PB CEP: 58.015-190

Coordenao: Paran PR Telefone: 0(XX).41.322-0197 Fax: 0(XX).41.232-0935 Diviso de Engenharia de Sade Pblica (Diesp) Telefone: 0(XX).41.310-8200/322-8699 Endereo: Rua Cndido Lopes, 208, sala 804 Centro Curitiba/PR CEP: 80.020-060

Coordenao: Pernambuco/PE Telefone: 0(XX).81.3427-8302/3427-8300/3427-8302 Fax: 0(XX).81.3241-8511 Diviso de Engenharia de Sade Pblica (Diesp) Telefone: 0(XX).81.3427-8344 Endereo: Av. Conselheiro Rosa e Silva, 1489 Aflitos Recife/PE CEP: 52.050-020

Coordenao: Piau PI Telefone: 0(XX).86.232-3995/232-3220/232-3058 Fax: 0(XX).86.232-3047 Servio de Engenharia de Sade Pblica (Sensp) Telefone: 0(XX).86.233-2466 Endereo: Av. Joo XXIII, 1317 Jockey Club Teresina/PI CEP: 64.049-010

Manual de orientaes tcnicas para elaborao de projeto de melhorias sanitrias domiciliares

61

Coordenao: Rio de Janeiro RJ Telefone: 0(XX).21.2263-6263 Fax: 0(XX).21.2263-6149 Diviso de Engenharia de Sade Pblica (Densp) Telefone: 0(XX).21.2283-1232 Endereo: Rua Coelho e Castro, n 06, 10 andar Sade Rio de Janeiro/ RJ CEP: 20.081-060

Coordenao: Rio Grande do Norte - RN Telefone: 0(XX).84.220-4745/220-4746 Fax: 0(XX).84.201-4019 Servio de Engenharia de Sade Pblica (Sensp) Telefone: 0(XX).84.201-6069/201-3970 Endereo: Avenida Alexandrino de Alencar, 1402 Tirol Natal/RN CEP: 59.015 - 350

Coordenao: Rio Grande do Sul RS Telefone: 0(XX).51.3224-0194/3225-8300 Fax: 0(XX).51.3226-2244 Servio de Engenharia de Sade Pblica (Sensp) Telefone: 0(XX).51.3225-1555 Endereo: Rua Borges de Medeiros. n. 536, 11 andar - Centro Porto Alegre/RS CEP: 90.020-022

Coordenao: Rondnia RO Telefone: 0(XX).69.216-6138 Fax: 0(XX).69.216-6143 Diviso de Engenharia de Sade Pblica (Densp)

62

Fundao Nacional de Sade

Telefone: 0(XX).69.216-6135/216-6136 Endereo: Rua Festejo, n. 167 Costa e Silva Porto Velho/RO CEP: 78.900-970

Coordenao: Roraima RR Telefone: 0(XX).95.623-9643/623-9641 Fax: 0(XX).95.623-9421 Diviso de Engenharia de Sade Pblica (Densp) Telefone: 0(XX).95.623-0963 Endereo: Avenida Ene Gacs, 1636 So Francisco Boa Vista/RR CEP: 69.304-000

Coordenao: Santa Catarina SC Telefone: 0(XX).48.281-7719/281-7712 Fax: 0(XX).48.244-7044 Diviso de Engenharia de Sade Pblica (Densp) Telefone: 0(XX).48.244-6245 Endereo: Avenida Max Schramm, 2179 Estreito Florianpolis/SC CEP: 88.095-001

Coordenao: So Paulo SP Telefone: 0(XX).11.3363-3000 Fax: 0(XX).11.3331-4670 Servio de Engenharia de Sade Pblica (Sensp) Telefone: 0(XX).11.3331-7949 Endereo: Rua Bento Freitas, n 46 Vila Buarque So Paulo/SP CEP: 01.220-000

Manual de orientaes tcnicas para elaborao de projeto de melhorias sanitrias domiciliares

63

Coordenao: Sergipe SE Telefone: 0(XX).79.259-2383/259-1094/259-1093 Fax: 0(XX).79.259-1419 Servio de Engenharia de Sade Pblica (Sensp) Telefone: 0(XX).79.259-1093 Endereo: Avenida Tancredo Neves, 5.425 Jabotiana Aracaju/SE CEP: 49.080-470

Coordenao: Tocantins TO Telefone: 0(XX).63.215-1924/218-3602 Fax: 0(XX).63.215-1924/215-1908 Diviso de Engenharia de Sade Pblica (Densp) Telefone: 0(XX).63.218-3613/218-3640 Endereo: 103 Sul Conjunto 02 Lote 1 Palmas/TO CEP: 77.013-060

64

Fundao Nacional de Sade

10. Referncias bibliogrficas


Associao Brasileira de Normas Tcnicas. Projeto de construo e operao de sistema de tanques spticos NBR 7229. Rio de Janeiro: Abnt; 1993. Associao Brasileira de Normas Tcnicas. Tanques spticos unidades de tratamento complementar e disposio final dos efluentes lquidos: projeto, construo e operao NBR 13969. Rio de Janeiro: Abnt; 1997. Fundao Nacional de Sade. Modelos utilizados nas aes de melhorias sanitrias domiciliares: manual de instrues. Braslia: FNS; 1998. Fundao Nacional de Sade. Oficina municipal de saneamento. Braslia: Funasa; 2000.

Equipe responsvel Alfrdo Guerra da Costa Machado Cgesa/Densp/Funasa Aparecido Santana Core-PR/Funasa Braulio Damas dos Santos Core-AL/Funasa Carlos Alberto Batista Teixeira Core-BA/Funasa Everaldo Resende Silva Cgesa/Densp/Funasa Joilson Teixeira de Arajo Dias Cgesa/Densp/Funasa Jos Pereira Filho Cgesa/Densp/Funasa Marcos Rogrio Rodrigues Core-RJ/Funasa Marioney Ferreira do Nascimento Core-PA/Funasa Maximiano Monteiro Maia Cgesa/densp/Funasa Miguel Crisstomo Brito Leite Cgesa/Densp/Funasa Rosilda Guimares da Silva Cgesa/Densp/Funasa Capa e projeto grfico do miolo Glucia Elisabeth de Oliveira Nemir/Codec/Ascom/Presi/Funasa/MS Diagramao Flvio Rangel de Souza Nemir/Codec/Ascom/Presi/Funasa/MS Reviso ortogrfica e gramatical Olinda Myrtes Bayma S. Melo Nemir/Codec/Ascom/Presi/Funasa/MS Normalizao bibliogrfica Raquel Machado Santos Comub/Ascom/Presi/Funasa/MS

Manual de orientaes tcnicas para elaborao de projeto de melhorias sanitrias domiciliares

67

You might also like