You are on page 1of 2

Ficha: REAS E PERMETROS 3.

Prof: Jorge Cruz

Ficha: reas e permetros 3

1. Determine as reas das figuras A, B C e D.

2. O sinal da figura ao lado tem um raio de 40 cm e a lista branca tem 70 cm de comprimento e 15 cm de largura. Calcule a rea do sinal que fica em volta da lista branca.

Ficha: REAS E PERMETROS 3. Prof: Jorge Cruz

3. Os dois crculos representados no mostrador do relgio da figura tm 12 cm e 14 cm de raio cada um. a) Calcule o permetro do crculo maior. b) Calcule a rea do crculo menor. c) Calcule a rea do sector circular menor limitado pelos ponteiros do relgio s 11horas.

4. Considere no sinal representado na figura ao lado a existncia de dois tringulos retngulos e de um trapzio. As alturas dos tringulos medidas junto ao mastro so de 40 cm e de 35 cm , sendo as bases relativas a essas alturas de 30 cm para ambos. a) Calcule a rea do tringulo maior. b) Calcule a hipotenusa do tringulo menor. c) Calcule o permetro do tringulo menor. d) Se dispuser de uma folha de papel de forma quadrada com 35 cm de lado poderia decomp-la de forma que duas das partes resultantes fossem as velas do barco? Justifique.

5. A figura ao lado representa uma parte de um antigo palacete. a) Calcule a rea da abertura da parede que serve de entrada. b) Calcule a rea da parede. c) Calcule o comprimento das duas partes inclinadas do telhado.

5m

4m 1m 6m

2m

13m

You might also like