You are on page 1of 3

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA CENTRO DE CINCIAS TECNOLGICAS DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ELTRICA DISCIPLINA DE ELETRNICA DE POTNCIA 1 PROF.

: LEANDRO MICHELS

LISTA DE EXERCCIOS PROVA 1

1. Compare os ndices de desempenho TUF, PF, e DF dos retificadores monofsicos a diodo com topologias meia-onda, onda completa com ponto mdio e onda completa em ponte com carga RL. Descreva as vantagens e desvantagens de cada tipo. (Considere carga altamente indutiva) 2. Por que um retificador com filtro indutivo possui caracterstica de sada do tipo fonte de corrente? 3. Porque em algumas aplicaes se utiliza um retificador com filtro indutivo e em outras um retificador com filtro capacitivo? 4. Qual o maior impacto negativo provocado pelos provocado pelos retificadores meiaonda na rede de alimentao? 5. Explique por que o fator de potncia de um retificador monofsico onda completa, com carga RL, unitrio se medido com um cossifmetro (medidor do cos()), e da ordem de 0.9 se medido com um analisador de energia? Por que h esta diferena de valores? 6. Por que os retificadores com ponto mdio so utilizados praticamente s em equipamentos de baixa potncia? 7. O circuito abaixo representa um sistema de acionamento de uma carga resistiva atravs de um rel, onde o transistor opera como um interruptor para acionar o rel. Qual o problema conceitual deste circuito? Que modificao deve ser feita para o mesmo no apresentar problemas?

8. Por que os retificadores monofsicos em ponte completa com filtro capacitivo apresentam um fator de potncia baixo apesar da componente fundamental da corrente de entrada possuir fator de deslocamento alto (prximo a um)? 9. Explique porque um retificador com filtro LC pode ter seu comportamento aproximado, em regime permanente, a um retificador com carga RLE. (OBS.: A capacitncia C bastante elevada) 10. Qual so os principais grupos de dispositivos nos circuitos eletrnicos de potncia? Quais so a suas respectivas funes nos conversores? 11. Diferencie rendimento de fator de potncia. 12. Por que interessante se empregar um retificador com elevado fator de utilizao do transformador? 13. Por que no usado diodo de roda livre nos retificadores trifsico a diodo em ponte? H um erro conceitual neste caso? 14. Quais so as vantagens de se associar retificadores atravs da utilizao de transformador com mais de um enrolamento secundrio? 15. Analise comparativamente as associaes srie e paralelo de retificadores. 16. Mostre qual so as modificaes que devem ser feitas para possibilitar o uso do procedimento de projeto para retificadores monofsicos com filtro RC do tipo meia-onda. 17. Discuta as vantagens de se empregar um retificador multipulsos. (Comente sobre os espectros da tenso de sada e a relao com filtragem das harmnicas). 18. Explique matematicamente porque o aumento da indutncia de sada de um retificador monofsico com filtro indutivo suaviza a forma de onda da corrente na carga. 19. Explique matematicamente porque o aumento da capacitncia de sada de um retificador monofsico com filtro capacitivo suaviza a forma de onda da tenso na carga. 20. Baseado na teoria bsica dos conversores estticos, descreva qual o problema conceitual existente nos retificadores a diodo com filtro capacitivo. 21. Explique o comportamento do retificador monofsico meia-onda, descrevendo o princpio fsico que garante que o diodo mantm-se em conduo mesmo com inverso da tenso da fonte.

22. Seja um retificador monofsico a diodo em ponte completa com filtro capacitivo: Vief=220V VLpico=30V VL=8% f=50/60Hz R=40 a) Dimensionar o capacitor, os diodos e o transformador. b) Voc procurou por catlogos e encontrou informaes sobre o diodo 1N4001. Este diodo pode ser empregado na ponte retificadora? VD=50V; IDm=1A; IDp=30A; Rja=50oC/W; Tj=175oC; VTO=1,1V; RD=0,22 ; Considere a temperatura ambiente de 40C. c) Considerando a queda de tenso nos diodos, qual deve ser a relao de transformao. d) Qual o fator de crista da corrente de entrada do retificador?

23. Seja um retificador trifsico a diodo em ponte completa com filtro indutivo: Vief=380V (linha) f=60Hz R=25 L=500mH a) b) c) d) e) Determine as formas de onda dos diodos, entrada, sada. Calcule os valores mdios e eficazes em todos os elementos do circuito. Calcule a componente fundamental da corrente de entrada. Calcule todos os ndices de desempenho para este retificador. Pode haver problema de saturao do transformador? Explique.

24. Seja um retificador trifsico a diodo em ponte completa com filtro indutivo com a seguinte forma de onda. Qual a possvel causa do defeito?

You might also like