You are on page 1of 53

ISSN 1984-7203

C O L E O

E S T U D O S

C A R I O C A S

reas da cidade passveis de alagamento pela elevao do nvel do mar


N 20080901 Setembro - 2008
Maria Luiza Furtado de Mendona, Luiz Roberto Arueira da Silva IPP/Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro

PREFEITURA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO Secretaria Municipal de Urbanismo Instituto Municipal de Urbanismo Pereira Passos

EXPEDIENTE
A Coleo Estudos Cariocas uma publicao virtual de estudos e pesquisas sobre o Municpio do Rio de Janeiro, abrigada no portal de informaes do Instituto Municipal Pereira Passos da Secretaria Extraordinria de Desenvolvimento da Prefeitura do Rio de Janeiro (IPP) : www.armazemdedados.rio.rj.gov.br. Seu objetivo divulgar a produo de tcnicos da Prefeitura sobre temas relacionados cidade do Rio de Janeiro e sua populao. Est tambm aberta a colaboradores externos, desde que seus textos sejam aprovados pelo Conselho Editorial. Periodicidade: A publicao no tem uma periodicidade determinada, pois depende da produo de textos por parte dos tcnicos do IPP, de outros rgos e de colaboradores. Submisso dos artigos: Os artigos so submetidos ao Conselho Editorial, formado por profissionais do Municpio do Rio de Janeiro, que analisar a pertinncia de sua publicao. Conselho Editorial: Fabrcio Leal de Oliveira, Fernando Cavallieri e Paula Serrano. Coordenao Tcnica: Cristina Siqueira e Renato Fialho Jr. CARIOCA Da, ou pertencente ou relativo cidade do Rio de Janeiro; do tupi, casa do branco. (Novo Dicionrio Eletrnico Aurlio, verso 5.0)

REAS DA CIDADE PASSVEIS DE ALAGAMENTO PELA ELEVAO DO NVEL DO MAR Maria Luiza Furtado de Mendona, Luiz Roberto Arueira da Silva - IPP/Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro

Este relatrio apresenta informaes e mapas referentes ao estudo de identificao preliminar das reas da cidade que podem ser impactadas pela elevao do nvel do mar decorrente das mudanas climticas. Seu desenvolvimento teve como principal finalidade subsidiar a elaborao de estudos temticos, discutidos no Seminrio Rio: Prximos 100 Anos. Foi elaborado com a utilizao de dados cartogrficos, aliados s funcionalidades de um sistema de informaes geogrficas - SIG, para gerao de um modelo digital de terreno - MDT da cidade - capaz de identificar as reas com cotas baixas e proporcionar a representao de alguns cenrios de aumento do nvel mdio do mar. A cidade do Rio de Janeiro tem um litoral de 265 km, com 90 km de praias que constituem espaos de referncia para a cidade, onde ocorrem diversas atividades, diretamente influenciadas pela presena marcante de sua extensa orla. As caractersticas geomorfolgicas de sua costa so diversificadas e modificadas por grande nmero de fatores de origem natural ou por intervenes humanas. , portanto, uma frao do territrio com caractersticas dinmicas e especificidades prprias que, certamente, respondero de diferentes formas elevao do nvel do mar. As informaes cartogrficas e geogrficas aqui reunidas, mais as com as informaes oceanogrficas e geomorfolgicas apresentadas no Seminrio so insumos indispensveis para a avaliao dos efeitos das mudanas climticas e para o monitoramento das reas litorneas. INFORMAES UTILIZADAS As informaes cartogrficas registradas no mapeamento digital do municpio retratam as diferentes reas e feies da cidade, na data da execuo dos levantamentos. Esto tambm presentes neste mapeamento, informaes que chamamos geogrficas, pois no tiveram, como origem, levantamento aerofotogramtrico, apresentam dados associados aos elementos grficos que as representam, e foram includas pela descrio de limites ou pelo simples endereamento. Um exemplo disso so os setores censitrios representados por polgonos, ajustados ao mapeamento digital e aos limites administrativos da cidade que possibilitam diversas anlises pelo cruzamento das

SET - 2008

informaes sociodemogrficas geogrficas da cidade.

com

as

demais

informaes

cartogrficas

Na elaborao deste estudo, foram utilizadas informaes cartogrficas, produzidas entre os anos 1997 e 2000, nas escalas 1:2.000 e 1:10.000. Esto ainda presentes, informaes do Censo 2000 e outras feies geogrficas complementares como hidrografia, limite de favelas e loteamentos irregulares, reas ambientalmente protegidas, logradouros e classes de solo.

Foram, tambm, agregados outros dados cartogrficos que representam o espao fsico e a topografia da cidade por imagens como; as ortofotos de 2004 e imagens de satlite ortoretificadas de 2005/2006 que acrescentam conhecimento ao enfrentamento dos efeitos das mudanas climticas para a cidade.

METODOLOGIA A primeira etapa do trabalho foi a construo do MDT para toda a cidade, com auxlio de um sistema de informaes geogrficas - SIG. Foram utilizadas as curvas de nvel referentes escala 1:2.000 - representadas por isolinhas de metro em metro - e escala 1:10.000, com curvas de nvel a cada 5 metros. A partir do limite de costa do municpio at a curva de nvel que representa a altitude de 10 metros, foi gerado um modelo digital de terreno, mais detalhado, com base na altimetria da escala 1:2.000 e com pixel ou clula de 10 x 10 metros. A interpolao das cotas intermedirias produzida por este modelo foi projetada para atender representao dos cenrios de elevao do nvel do mar em, 0,40, 0,60 e 1,50 metros, por considerar tambm as oscilaes da mar. Para as demais reas da cidade, acima da cota 10 metros, a mesma clula foi adotada, no entanto, a altimetria utilizada foi a referente escala 1:10.000. Utilizando a cota atribuda a cada clula do MDT, foi possvel calcular a declividade de cada uma em relao s adjacentes, obtendo como resultado a identificao e mapeamento de reas da cidade com declividades leves e outras acentuadas, em alguns casos alcanando 200%. Alm de identificar as reas mais baixas e as declividades do municpio, as clulas adotadas permitiram, ainda, atribuir cotas mnimas e mximas aos setores censitrios da cidade que representam espaos geogrficos de tamanhos diferenciados e, geralmente, correspondem a reas maiores que a clula adotada no MDT.

SET - 2008

Como alguns deles apresentam declividades bastante acentuadas, calcular uma cota mdia para cada setor foi o artifcio utilizado para identificar, com mais preciso, aqueles setores que tm rea mais sensvel aos alagamentos, apresentar algumas informaes sociodemogrficas e classificar estes setores em faixas correspondentes aos cenrios. Estes mesmos procedimentos foram adotados para outros polgonos que representam as quadras do municpio, o que permitiu quantificar as atingidas e classific-las segundo suas cotas mnimas e mdias, enriquecendo as possibilidades de anlises em conjunto com outros elementos cartogrficos. Tambm foram identificados e quantificados os logradouros em setores com cotas mais baixas, assim como mostradas, pelas ortofotos e imagens de satlite, as reas edificadas da cidade. A utilizao dos setores e informaes censitrias associadas, como unidades de avaliao, permitiu a ampliao do foco das anlises em funo de outras variveis como tipo de solo, uso das terras e declividade do terreno e, por outro lado, tornou possvel a agregao por bairro, regio administrativa, rea de planejamento, bacia e sub-bacia hidrogrficas. Esto, tambm, identificados os setores censitrios com cotas mdias acima de 1,50 at 5,00 metros por serem considerados reas ambientalmente frgeis e para auxiliar as anlises que levam em conta outros eventos climticos diferentes do aumento do nvel do mar.

SET - 2008

CONSIDERAES FINAIS O resultado do trabalho agrega informaes geogrficas com as cartogrficas existentes no mapeamento digital e apresenta em mapas georreferenciados as reas da cidade, os setores censitrios, as quadras, as bacias hidrogrficas, as edificaes e os logradouros que, por hiptese, seriam atingidos pela elevao do nvel do mar, em destaque sobre o restante do relevo da cidade. Em algumas situaes, os mapas podem indicar reas da cidade com cotas mais baixas do que as efetivamente existentes. Isso se deve ao fato de elas terem sofrido aes antrpicas como aterros e aumento da cota de soleira de edificaes, realizadas posteriormente ao registro cartogrfico disponvel. Estas reas, entretanto, continuam sendo regies frgeis da cidade que, sem a ao humana, seriam sujeitas inundao e por isso necessitam de constante monitoramento. As reas apontadas neste estudo como tendo cotas baixas so regies conhecidas dos tcnicos da Prefeitura como reas que, para a adequao ao uso urbano, necessitam de recursos e de solues tcnicas de engenharia. Os mapas, imagens, tabelas e grficos apresentados a seguir no esgotam as anlises e avaliaes possveis sobre as informaes geogrficas geradas para este trabalho e no pretendem ser conclusivos, mas apresentar cenrios e servir de referncia para os demais estudos temticos sobre efeitos das mudanas climticas na cidade.

SET - 2008

Relevo da Cidade

O modelo digital de terreno - MDT, que representa o relevo da cidade, apresenta, em tons que vo do vermelho ao amarelo, as reas da cidade com cotas de at 10 metros. As reas em tons de verde apresentam as demais altitudes da cidade.

SET - 2008

Mapa de Declividades

A partir do MDT, foi gerado um mapa da cidade que apresenta declividades de at 200%. Destacam-se os macios da Tijuca, Pedra Branca e Mendanha. As partes mais claras representam reas mais planas da cidade, embora nem sempre com cotas baixas.

SET - 2008

rea do Municpio com cotas de at 0,40 - 0,60 - 1,50 metro

O mapa indica, em laranja claro as reas com cotas at 0,40m; em laranja escuro, aquelas com cotas entre 0,40m e 0,60m; e, em marrom, as reas com cotas de 0,60m at 1,50m. Esta ltima representa as possveis reas atingidas pela elevao do nvel do mar, considerando as oscilaes da mar, que podem alcanar 0,80m. Deve-se notar que o quantitativo das reas atingidas cumulativo, isto , a cota at 1,50 m inclui as cotas at 0,40m e 0,60m, assim como a cota at 0,60m inclui a cota at 0,40m.
SET - 2008

Setores Censitrios com cota mdia at 1,50 metro

A cada setor censitrio foi atribuda uma cota mnima, mdia e mxima e esto indicados no mapa, em azul e vermelho, os que apresentam cotas mdias at 1,50m e destacadas algumas de suas informaes.

SET - 2008

Setores Censitrios com cota mdia at 1,50 metro Os grficos mostram, por rea de Planejamento, as informaes dos setores com cota mdia at 1,50m. A AP4, Barra da Tijuca e Jacarepagu, apresenta o maior nmero de setores com cota mdia at 1,50m, representando apenas 4,55% do total de setores da cidade.

SET - 2008

Setores Censitrios - cota mdia at 0,80 - 1,50 - 5,00 metros

Os setores censitrios com cota mdia at 5,00m, tambm foram identificados e mapeados, para auxiliar em anlises dos demais eventos ambientais e climticos.

SET - 2008

10

Setores Censitrios com cota mdia at 1,50 - 3,00 e 5,00 metros As tabelas e grficos apresentam algumas informaes censitrias dos setores com cota mdia at 5,00m. Deve-se notar que o quantitativo de setores e da populao atingida cumulativo, isto , aqueles com cota mdia at 5,00m incluem os de cota mdia at 1,50m e 3,00m, assim como os de cota at 3,00m incluem os de cota at 1,50m.

SET - 2008

11

Setores Censitrios com cota mdia at 1,50 - 3,00 e 5,00 metros

SET - 2008

12

Setores Censitrios cota mnima at 1,50 metro

Setores identificados como tendo cota mnima at 1,50m foram tambm mapeados e suas informaes destacadas. Alguns destes setores tm apenas parte de sua superfcie em cotas at 1,50m.

SET - 2008

13

Setores Censitrios com cota mnima at 1,50 metro

O nmero de setores da AP4 e AP3 com cota mnima at 1,50m bastante semelhante. A populao e o nmero de domiclios dos setores com cota mnima at 1,50m so maiores na AP3 por ser uma rea densamente construda.

SET - 2008

14

reas do Municpio com cotas at 0,50 - 1,00 - 1,50 e 2,00 metros

reas identificadas do marrom ao laranja, sobre o mapa uso do solo da cidade, representam cotas com intervalos de 0,50m a partir da linha de costa at a cota 2,00m. Estas faixas, indicadas como frgeis, foram ampliadas at a cota 2,00m por considerar a possibilidade de ressacas e outros fenmenos, alm da elevao do nvel do mar. A cidade tem cinco reas de Planejamento que sero, a seguir, visualizadas de forma mais detalhada.
SET - 2008

15

reas da AP1 com cotas at 0,50 - 1,00 - 1,50 e 2,00 metros

Em detalhe, a rea de Planejamento 1 - AP1 que engloba os bairros da rea Central da cidade, regio Porturia, Santa Teresa e S o Cristvo.

SET - 2008

16

reas da AP1 com cotas at 0,50 - 1,00 - 1,50 e 2,00 metros

A regio assinalada da AP1 a que apresenta reas com cotas mais baixas.

SET - 2008

17

reas da AP1 com cotas at 0,50 - 1,00 - 1,50 e 2,00 metros

reas com cotas mais baixas na AP1, apresentadas sobre a imagem de satlite de 2006 da cidade. Foram indicadas como sujeitas a alagamento pela elevao do nvel do mar as regies onde esto localizadas a estao de Tratamento de Esgoto da CEDAE, os estaleiros Caneco e Ishibrs.

SET - 2008

18

reas da AP2 com cotas at 0,50 - 1,00 - 1,50 e 2,00 metros

rea de Planejamento 2 - AP2 engloba a Zona Sul da cidade, a Regio Administrativa da Tijuca e a Rocinha. Nesta regio, poucas reas apresentam cotas baixas at 1,50m.

SET - 2008

19

reas da AP2 com cotas at 0,50 - 1,00 - 1,50 e 2,00 metros

Na Zona Sul, foram identificadas 3 reas, de pequena extenso, com cotas at 1,50m.

SET - 2008

20

reas da AP2 com cotas at 0,50 - 1,00 - 1,50 e 2,00 metros

O canal do Jquei Club, em destaque sobre a ortofoto da cidade.

SET - 2008

21

reas da AP2 com cotas at 0,50 - 1,00 - 1,50 e 2,00 metros

O entorno imediato da Lagoa Rodrigo de Freitas, em frente ao Corte do Cantagalo.

SET - 2008

22

reas da AP2 com cotas at 0,50 - 1,00 - 1,50 e 2,00 metros

A Enseada de Botafogo em frente rua Venceslau Brs.

SET - 2008

23

reas da AP3 com cotas at 0,50 - 1,00 - 1,50 e 2,00 metros

A rea de Planejamento 3 AP3 corresponde Zona Norte da cidade, incluindo as ilhas do Governador e do Fundo.
SET - 2008

24

reas da AP3 com cotas at 0,50 - 1,00 - 1,50 e 2,00 metros

O detalhe indica a rea da Refinaria de Manguinhos com cota baixa.

SET - 2008

25

reas da AP3 com cotas at 0,50 - 1,00 - 1,50 e 2,00 metros

Parte da Favela da Mar, por j ter sido bastante aterrada, apresenta mnimas reas com cotas at 1,50m, indicadas como passveis de alagamento.

SET - 2008

26

reas da AP3 com cotas at 0,50 - 1,00 - 1,50 e 2,00 metros

A refinaria de Manguinhos est localizada em rea com cotas at 1,50m, prxima do rio Jacar e do Canal do Cunha.
SET - 2008

27

reas da AP3 com cotas at 0,50 - 1,00 - 1,50 e 2,00 metros

O mapa indica, na AP3, uma regio com cota mdia at 1,50m, no limite com Duque de Caxias e outra rea na Ilha do Governador, na altura do Saco do Jequi.

SET - 2008

28

reas da AP3 com cotas at 0,50 - 1,00 - 1,50 e 2,00 metros

No detalhe, as reas identificadas - nos bairros de Vigrio Geral e Parada de Lucas - correspondem estao de Tratamento da Pavuna e s favelas de Vigrio Geral e Jardim Beira Mar.

SET - 2008

29

reas da AP3 com cotas at 0,50 - 1,00 - 1,50 e 2,00 metros

A imagem de satlite 2006 mostra como esta uma rea densamente ocupada.

SET - 2008

30

reas da AP4 com cotas at 0,50 - 1,00 - 1,50 e 2,00 metros

A rea de Planejamento 4 - AP4 corresponde Barra da Tijuca e Jacarepagu, apresenta a maior extenso de reas com cotas at 1,50m, em comparao com as demais reas de Planejamento da cidade.
SET - 2008

31

reas da AP4 com cotas at 0,50 - 1,00 - 1,50 e 2,00 metros

As reas indicadas nesta regio da AP4 so pouco ocupadas de forma irregular, recm construdas ou em construo, como a Vila do Pan e o Centro Metropolitano, que j previram, na implantao, a elevao de suas cotas de soleira.

SET - 2008

32

reas da AP4 com cotas at 0,50 - 1,00 - 1,50 e 2,00 metros

A Favela Rio das Pedras apresenta grande parte do seu territrio com cotas sujeitas a alagamento.
SET - 2008

33

reas da AP4 com cotas at 0,50 - 1,00 - 1,50 e 2,00 metros

As informaes altimtricas que permitiram identificar as cotas mais baixas da cidade so anteriores construo da Vila do Pan e do Centro Metropolitano, no registrando a elevao das cotas de soleira para implantao dos empreendimentos.

SET - 2008

34

reas da AP4 com cotas at 0,50 - 1,00 - 1,50 e 2,00 metros

Nesta regio, a maioria das reas com cotas at 1,50m so ainda pouco ocupadas e exigiro, para as futuras construes, cuidados com drenagem e a elevao das cotas de soleira.

SET - 2008

35

reas da AP4 com cotas at 0,50 - 1,00 - 1,50 e 2,00 metros

A rea assinalada corresponde regio da Ilha da Gigia e Itanhang.

SET - 2008

36

reas da AP4 com cotas at 0,50 - 1,00 - 1,50 e 2,00 metros

Na regio da Ilha da Gigia e Itanhang, as reas com cotas at 1,50m so significativas.

SET - 2008

37

reas da AP4 com cotas at 0,50 - 1,00 - 1,50 e 2,00 metros

Toda a extenso da ilha da Gigia tem cotas at 1,50m e a imagem de satlite mostra sua densa ocupao.

SET - 2008

38

reas da AP4 com cotas at 0,50 - 1,00 - 1,50 e 2,00 metros

Esta regio da AP4, que corresponde ao Recreio e Vargens, uma rea com canais artificiais, construdos para facilitar a drenagem do local, portanto historicamente conhecida como inundvel.

SET - 2008

39

reas da AP4 com cotas at 0,50 - 1,00 - 1,50 e 2,00 metros

Na imagem de satlite, verificamos que grande parte da regio corresponde a reas ainda no ocupadas.

SET - 2008

40

reas da AP5 com cotas at 0,50 - 1,00 - 1,50 e 2,00 metros

A rea de Planejamento 5 AP5 corresponde Zona Oeste da cidade, agrega as regies de Bangu, Campo Grande, Santa Cruz e Guaratiba e apresenta dois locais com amplas reas com cotas at 1,50m.

SET - 2008

41

reas da AP5 com cotas at 0,50 - 1,00 - 1,50 e 2,00 metros

A rea com cotas at 1,50m, localizada no bairro de Santa Cruz, , principalmente, ocupada por equipamentos industriais.

SET - 2008

42

reas da AP5 com cotas at 0,50 - 1,00 - 1,50 e 2,00 metros

A ortofoto mostra que grande parte da regio corresponde a reas pouco ocupadas. So locais j conhecidos como inundveis e cortados por vrios canais como o de So Francisco, do Guandu e do It.

SET - 2008

43

reas da AP5 com cotas at 0,50 - 1,00 - 1,50 e 2,00 metros

Esta outra regio da AP5, tambm com cotas at 1,50m, corresponde ao bairro de Guaratiba.

SET - 2008

44

reas da AP5 com cotas at 0,50 - 1,00 - 1,50 e 2,00 metros

Em Guaratiba praia da Brisa e ao longo do canal do rio Piraqu.

SET - 2008

45

reas da AP5 com cotas at 0,50 - 1,00 - 1,50 e 2,00 metros

Detalhe da APA da Brisa sobre a ortofoto de 2004.

SET - 2008

46

reas da AP5 com cotas at 0,50 - 1,00 - 1,50 e 2,00 metros

Detalhe da Comunidade Piraqu sobre a ortofoto de 2004.

SET - 2008

47

Bacias Hidrogrficas e Setores Censitrios cotas mdias at 0,80 - 1,50 - 3,00 e 5,00 metros

Setores Censitrios com cota mdia at 1,50m, analisados por bacia hidrogrfica.

SET - 2008

48

Trechos de Logradouros em Setores com cotas mnimas at 0,40 - 0,60 e 1,50 metro

Logradouros localizados em reas passveis de alagamento. O quantitativo de logradouros atingidos cumulativo, isto , aqueles em cota at 1,50m incluem os de cotas at 0,40m e 0,60m, assim como aqueles de cota at 0,60m incluem os de cota at 0,40m.

SET - 2008

49

Classe de Solos e Setores Censitrios com cotas mdias at 5,00 metros

Setores Censitrios com informaes de cota mdia at 5,00m em virtude das classes de solo existentes na cidade, classificadas pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

SET - 2008

50

Declividades e Hidrografia

Por anlise espacial, foi possvel tambm atribuir aos rios a informao de declividade.

SET - 2008

51

You might also like