You are on page 1of 24

TAREFA ESPRITA

FRANCISCO CNDIDO XAVIER Ditados por Espritos Diversos

INDICE

TAREFA ESPRITA Prefcio Espiritismo Faze Luz A Influncia Do Espiritismo Lembra-Te Renovemos Hoje Do Aprendizado Cristo Adversrios O Problema Da Liberdade Ainda O Dia Realeza Na Edio Da F O Livro Respostas Orientao Rumo Ao Porvir Declogo Para Ns Remdio Salutar

ok

TAREFA ESPRITA
PREFCIO
Todas as obras efetuadas realmente, em nome do cristo, na Terra, excetuada a nossa humana participao, que habitualmente lhes desfigura a santidade e a beleza, so grandes e respeitveis. Sublimes foram todas as vidas asfixiadas no martrio e no sangue para que as sementes do Evangelho Redentor alcanassem a Humanidade e abenoado tem sido todo esforo sincero na preservao dos tesouros da Boa Nova, seja ele realizado nas sombras do claustro ou no ambiente libertrio e reformista da praa pblica. Todos os cooperadores fiis de Grandeza, merecendo, por isso, a nossa venerao. Jesus refletem-Lhe a Soberana

A tarefa, porm, dos espritas na atualidade, segundo cremos, dentro da condio de herdeiros de Sua Luz, reveste considervel importncia, de vez que, exumaram do tempo o Evangelho simples e puro, a despertar-lhes o corao para novo tipo de luta. No apenas o testemunho confessional que lhes revele o modo de sentir ou de crer... No somente o culto exterior, quase sempre intil, mas, por vezes, repleto de sugestes valiosas... No apenas a oratria que defina os mritos do Senhor e Lhe proclame os dons Excelsos... outros... convico... No somente a arte, emoldurando-Lhe as manifestaes para uso dos No apenas o trabalho intelectual que esclarece a mente e prepara a

Mas, sobretudo, a propaganda de Jesus nas prprias vidas, para que a leitura da exemplificao convena e tranqilize, liberte e renove a eira do mundo... Para isso, a palavra, a f o entusiasmo e a monumentalizao da beneficncia humana so convocados, mas, acima de tudo, a esse material, imprescindvel oferecer ao Senhor, na pessoa dos semelhantes, o prprio corao em forma de amor puro e servio incessante, sem desnimo e sem desespero, na certeza de que todos somos ovelhas do Divino Pastor, que somente nos pede submisso, em favor da prpria felicidade, no grande caminho de retorno Glria Celestial. Emmanuel

ESPIRITISMO
Andr Luiz f viva Confiemos. esperana Esperemos no Senhor. caridade Exeramo-la. trabalho Aprendemos a servir. solidariedade Unamo-nos. tolerncia Pratiquemos a fraternidade legtima. paz procuremos a concrdia. luz Brilhemos, refletindo-a. amor Amemo-nos uns aos outros. caminho Trilhemo-lo. verdade Busquemo-la. vida Vivamo-la em abundncia.

FAZE LUZ
Emmanuel

Quando te confias maledicncia, despedes da prpria alma raios de treva e perturbao que, de retorno, te impem dolorosa e indefinvel tortura ntima a exprimir-se em obscuros processos de enfermidade. Quando te entregas s sugestes da calnia, exteriorizas da prpria mente foras destrutivas que, de volta, te impedem comunho com as inteligncias perversas que a veiculam, adquirindo invisveis passaportes para os abismos da obsesso e do crime, da loucura e da morte. Quando desce crtica venenosa, na preocupao de assombrar o caminho dos que te cercam, expulsas do prprio esprito dardos intangveis e penetrantes de sofrimento e desnimo que, de regresso, te imobilizam os passos na noite da dificuldade e do desalento, de vez que, procurando salientar as deficincias e chagas alheias, no fazes mais que levantar a antipatia gratuita dos outros contra a segurana e a paz de teu prprio caminho... Lembra-te de Jesus, cuja infinita Misericrdia nos acompanha em todos os passos e auxilia sempre. Recorda de quantas vezes foram seus erros apagados pela Bondade Divina e no olvides o culto incessante que todos devemos Humana Bondade. Faze luz no prprio roteiro para que a luz nos encontre. Suportemos as faltas do prximo como desejamos as nossas ententidas e toleradas. E, desculpando infinitamente, alcanaremos, em nossa marcha, o sol do Infinito Amor, cujos Raios Celestiais nos asseguram todas as bnos da vida e que somente aguarda a nossa compresso e nossa boa vontade para investir-nos na posse dos sublimes tesouros da Glria Excelsa.

A INFLUNCIA DO ESPIRITISMO
Emmanuel

A influncia do Espiritismo, em verdade, feio de movimento libertador das conscincias, ser precioso fator de evoluo, em toda parte. Na cincia, criar novos horizontes glria do esprito. Na filosofia, traar princpios superiores ao avano inelutvel do progresso. Na religio, estabelecer supremos valores interpretativos, liberando a f viva das sombras que encarceram na estagnao e na ignorncia. Na justia, descortinar novos rumos aos direitos humanos. No trabalho, proporcionar justa configurao do dever. Nas artes, acender a inspirao da inteligncia para os mais arrojados vos ao pas da beleza. Na cultura, desabotoar novas fontes de Luz para a civilizao fatigada e decadente. Na poltica, plasmar nova conceituao para a responsabilidade nos patrimnios pblicos. Na legislao, instituir o respeito substancial ao bem comum. E, em todos os setores do crescimento terrestre, frente do futuro, ensinar e levantar, construindo e consolando, com a verdade a nortear-lhe a marcha redentora. Entretanto, somente no corao que o Espiritismo pode realmente transformar a vida. No basta erguer-se o homem s novas experincias de natureza exterior sem base no sentimento. Civilizaes mltiplas ho surgindo no mundo, alcanando o apogeu e descendo de novo aos sepulcros de p e cinza. que lhes faltaram s fibras mais ntimas, essa fonte de gua viva que s o amor puro consegue assegurar. Conduzamos o corao s bnos da doutrina Salvadora que abraamos com o Cristo e, desse modo, a ressurreio da Terra, comeando por dentro de ns, constituir-nos-, no abenoado amanh, o Paraso conquistado para a nossa Alegria Perptua em Perptuo Esplendor.

LEMBRA-TE
Emmanuel

Analisando o conceito de superioridade na esfera carnal, quase sempre demoras, desavisado, no fcil julgamento dos companheiros em prova... E observas o usurio infeliz, confinado s ganas da sovinice, entre a perturbao e a insensatez, acentuando os desvarios da posse, como se a vida pudesse esperar dele vantagens imediatas... Recordas o condutor humano, atrabilirio e impulsivo, entre a iluso e a loucura, nos cargos a que se junge, desesperado, caa e o poder, como se pudesse, de improviso, recolher-lhe o concurso na edificao do progresso. Reportas-te a legisladores e juzes, a generais e sacerdotes, a tiranos e senhores da convivncia terrestre como se fossem super-homens, de cuja fulgurao passageira o campo social devesse aguardar a consolidao dos valores eternos do esprito... Em verdade, cada criatura responder pelos compromissos que assume, frente da Lei, e mordomos e apstolos da evoluo planetria sero constrangidos prestao de contas dos bens que houveram usufrudo para a melhoria e iluminao do mundo, no entanto, no olvides a superioridade espiritual com Cristo e nem te esqueas de que foste chamado por Jesus a partilhar-Lhe o Conhecimento Divino da paz e da justia, e da tolerncia fraterna. Na orientao ou na subalternidade, na carncia de recursos materiais, ou na abundncia deles, na cultura menos compacta ou na exaltao dos recursos intelectuais, no desdenhes servir. Com o Divino Mestre aprendemos que somente a altura do amor prevalece, na direo da Luz Imperecvel. Descera, assim, a prpria alma ao entendimento cristo e caminhemos com o Senhor, aprendendo e auxiliando incessantemente. Onde a ignorncia ensombra o caminho, seja tua f, viva e operante, um raio de luz que diminua a extenso das trevas... Onde a misria se agigante, multiplicando angstias e problemas, seja tua bondade a migalha de carinho e reconforto que atenue o sofrimento... Lembra-te do Eterno Benfeitor na extrema renncia e, em matria de superioridade, no olvides, com o Evangelho, que o maior no Reino dos Cus ser sempre aquele que se fizer o mais simples e mais diligente servidor na Terra.

RENOVEMOS HOJE
Emmanuel Apesar de Misericordiosa e Divina, em seus fundamentos, no esperes pela reencarnao para renovar o prprio caminho. Constitui-se o corpo fsico de milhes de clulas. Compe-se a existncia de milhes de atos sutis e aparentemente sem importncia. O corpo o vaso de manifestao. E a existncia bem traada e bem vivida pode sublimar-lhe as caractersticas. No esperes, assim , pela morte para concertar a existncia. Aproveita a hora atual da vida e edifica dentro dela o teu roteiro de ascenso. Para isso d nova forma tua prpria exteriorizao. Os atos so foras de reestruturao na esfera de trabalho em que evolumos. Aprende a desprezar as velhas frmulas de sentir, com as quais recolheste o desespero ou o desnimo, a desolao ou a tristeza. Regenera as prprias atitudes. Recompe a confiana no alto. Faze reviver as esperanas perdidas. Restaura a bondade em teus mtodos de intercmbio com o prximo. Renova os teus hbitos e adapta-te ao otimismo e alegria. Renasce da sombra para a luz. Restabelece a tua vontade, servindo ao prximo incessantemente. Se procuras, realmente, a estrada para o Alto, no te detenhas no desejo ruinoso de morrer e, sim, vale-te da oportunidade de lutar para replantar o campo de teus ideais e de tuas aspiraes, porque, se cada existncia no corpo fsico senda para o sepulcro a fim de tudo reajustarmos, cada dia tempo de dar novas maneiras s nossas resolues e aos nossos atos a fim de tudo renovar e tudo redimir para a exaltao do Bem Infinito.

DO APRENDIZADO CRISTO
Andr Luiz

Recebe e aplica. Retm e distribui. Auxilia e passa. Serve e desapega-te. Estuda e trabalha. Ensina e exemplifica. Medita e age. Ama e renuncia. Raciocina e sente. Socorre e segue. V e analisa. Observa e seleciona. Confia e esfora-te. Empresta e olvida. Perdoa e esquee. Acolhe e educa. Auxilia e esclarece. Estimula e orienta. Tranqiliza e eleva. Luta e persevera no bem. Ouve e guarda. Fala e edifica. Perde e aprende. Experimenta e melhora. Ora e espera. Vigia e ampara. Protege e constri. Pensa e realiza. Instrui e ilumina. Agradece e aproveita.

ADVERSRIOS
Emmanuel

Quando o Mestre nos recomendou amor aos inimigos, no nos induziu genuflexo improdutiva frente dos nossos adversrios. Ningum precisa oscular o lodo escuro do pntano a fim de auxili-lo. Ningum necessita introduzir um espinho no prprio corao, a pretexto de aniquilar-lhe a expresso dilaceraste. O senhor pede entendimento. Imaginemo-nos na posio dos nossos inimigos, gratuitos ou no, e observemos como seria a nossa conduta se estivssemos em lugar deles. Permanecer o nosso adversrio em nossa posio de madureza espiritual quando conseguimos examin-lo com segurana moral? Ter tido as mesmas oportunidades de que j dispomos para semear o bem? Guardaramos o corao sem fel se nos demorssemos na posio onde se encontram muitas vezes, dominados pela ignorncia ou pelo desespero? Assumiramos conduta diferente daquela que lhes assinala as atividades, se fssemos constrangidos a atravessar a zona empedrada em que jornadeiam? Dificilmente chegaramos a concluses afirmativas. Jesus, por isso, pede acima de tudo, esquecimento do mal e disposio sincera para o bem, com atitudes positivas de boa vontade, a fim de que os nossos adversrios nos identifiquem, com mais clareza, as boas intenes. Recebemos o inimigo como instrutor e auxili-lo-emos a dilatar a viso que lhe prpria. A compreenso a raiz da verdadeira fraternidade. Aprendamos, assim, a perceber a luz onde luz se encontra, afim de que nos armemos contra o poderio das trevas em nosso corao. A boa vontade realiza milagres em nossa vida, se estamos realmente disposto a caminhar para os cimos da vida. Lembremo-nos de que Jesus, at hoje, est trabalhando no auxlio aos inimigos e o nico caminho por Ele escolhido para esse apostolado de amor, o caminho do sentimento, porque s aquele que sabe conquistar o corao dos adversrios pela cooperao e pela boa vontade pode, efetivamente, inflamar-se ao Sol do Amor Eterno, com a vitria sobre si mesmo, na subida espinhosa e santificante para a Glria Imortal.

10

O PROBLEMA DA LIBERDADE
Emmanuel

Em verdade, o direito vem libertando os cidados da escura ndoa do cativeiro, no vasto crculo dos povos... Decretos e proclamaes glorificam a liberdade... Entretanto, o Homem, privilegiado herdeiro da inteligncia, no mundo, ainda continua escravo adentro de si mesmo... Pesados grilhes acorrentam-no inferioridade e sombra, convertendo-o em fantasma de dor e treva, quando poderia erguer-se condio de semeador de alegria e de luz... Mais que o rebenque dilacerante dos antigos capatazes de fazenda, a ira enrijece-lhe o corao, a avareza enregela-lhe o ntimo, a crueldade aguilhoa-lhe o sentimento, a incompreenso vergasta-lhe a alma e a ignorncia espanca-o, infatigvel, ferindo-lhe a mente e a carne com os azorragues de seu nefasto domnio... No vale ordenaes terrestres de liberdade para os instintos desabridos e ser sempre racionais que se bestializam... S a educao pode produzir o milagre da regenerao comum porque, sem o Homem renovado para o infinito Bem, o mal se aproveitara de nossa desorientada independncia para ampliar a infinita penria... No hesitemos. A nica propriedade inalienvel da criatura a sua prpria alma frente do Criador e Pai. Somos aquilo que criamos em ns prprios. Temos o que detemos, assim como recolhemos o que semeamos. Liberemos nossas foras para a estruturao de novos destinos sob a Inspirao de Jesus. Enquanto o amor e a humildade no estabelecerem seu imprio sobre ns, seremos invariavelmente vtimas potenciais do dio e do orgulho, ameaando a nossa prpria felicidade pela auto-escravizao no sofrimento. No nos esqueamos de que os grandes missionrios da justia emancipam as naes, mas somente ns mesmos poderemos redimir nossa alma cativa na Terra para o vo sublime a gloriosa e definitiva libertao.

11

AINDA O DIA
Emmanuel

Ainda que te encontres inteiramente penhorado justia, face dos dbitos em que te revelaste at ontem, lembra-te de que o amor Infinito do Pai Celestial te concede a beno do hoje para que possas solver e renovar. O penitencirio na grade que o exclui do convvio domstico pode, por seu comportamento, gerar compaixo e a simpatia daqueles que o observam, caminhando com mais segurana no retorno prpria libertao. O enfermo algemado ao catre do infortnio, pelo respeito com que recebe os Desgnios Divinos, pode amealhar preciosos valores em auxlio cooperao, em favor da prpria tranqilidade. E ambos, o prisioneiro e o doente, no esforo de reconquistar-se pela nobreza com que recolhem as dores das prprias culpas, estendem a outras almas benefcios que j entesouraram. Recorda que o dia de melhorar este mesmo em que nos achamos, uns frente dos outros, respirando o mesmo clima de regenerao e de luta. Nem ontem, nem amanh, mas agora ... Agora, o momento de levantar os cados e os tristes, e de amparar os que padecem o frio da adversidade e a tortura da expiao... Agora, o instantes de revelar pacincia com os que se tresmalharam no erro, de cultivar humildade a frente do orgulho e devotamento fraternal diante da insensatez... Ainda que tudo te parea na atualidade terrestre sombra e derrota, cadeia e desalento, segue a Deus o teu corao em forma de prece e chega-Lhe foras para fazer Luz e confiana onde a treva e desespero dominam, porque, se ontem foi o tempo de nossa morte na queda, hoje o dia de nossa abenoada ressurreio.

12

REALEZA
Emmanuel

A realeza como dignidade na terra no privilgio dos reis ou dos condutores de naes. Em toda parte, h uma realeza no trabalho que nos extorna o carter, quando nos afeioamos s obrigaes que o Cu nos confia. Decerto, semelhante nobilitao no atinge os brutos que ainda se movimentam na animalidade primitivista. Entretanto, medida que se destaca o esprito na esfera da inteligncia bem conduzida, v-lo-emos receber do alto o cetro da respeitabilidade no setor de servio em que atua ou na profisso que domina. O chefe de famlia aguarde a realeza da governana domstica, tanto quanto o corao maternal se coroa com a realeza do amor na criao dos filhinhos. Sacerdote de qualquer confisso religiosa edificante ostenta nas mos smbolo da f viva e da autoridade espiritual, tanto quanto o soldado enobrecido detm o basto da ordem. O magistrado portador da realeza da justia, tanto quanto o mdico conserva a soberania da arte de curar. H realeza de todas as procedncias... Realeza da mulher que se faz me de filhos alheios e realeza do homem que se transforma em irmo do prximo na plantao da fraternidade pura. A pena do escritor sinal de grandeza no mundo das idias para o homem que se consagra extenso do bem, como a vassoura caracterstico de nobreza, no asseio pblico, para o companheiro que se devota higiene, em benefcio geral. No nos esqueamos, porm, de que a realeza no nasce do ttulo que exibimos nas afirmativas convencionais, mas sim da maneira pela qual nos utilizamos das possibilidades de servir que repousam em nossa mente, em nosso corao, em nossas palavras e em nosso braos. Onde estiveres, honra a confiana do Altssimo que te confiou o refgio do lar, a beleza da escola, o calor da oficina ou o talento da profisso a que te dedicas. Angariar a gratido dos que te cercam, pelo dever irrepreensivelmente cumprido, guardar na existncia terrestre a Magnitude Celestial Engrandece-te, assim , onde te encontras... E, ainda mesmo que no sejas compreendindo, de imediato, por todos aqueles cuja felicidade te devotas, retm sobre a fronte a aurola da paz, no aconchego da conscincia tranqila, porque a justia vigilante te acompanha do Alto, verificando-te o esforo e premiando-te o mrito, qual aconteceu, um dia, ao Rei da Luz e do Amor em seu trono de sangue e lgrimas, coroado de espinhos.

13

NA EDIO DA F
Emmanuel

Ningum edificar o santurio da f no corao, sem associar-se, com toda alma, ao trabalho, naquilo que o trabalho oferece de belo e de superior dentro da vida. Para alcanar, porm, a divina construo no nos bastam os primores intelectuais, a eloquncia preciosa, o xtase contemplativo ou a desenvoltura dos clculos no campo da inteligncia. Grandes gnios do raciocnio so, por vezes, demnios da tirania e da morte. Admirveis doutrinadores, em muitas ocasies, so vitrinas de palavras brilhantes e vazias. Muitos adoradores da Divindade, freqentemente, mergulham-se na preguia a pretexto de cultuar a Glria Celeste. Famosos matemticos, no raro, so smbolos de sagacidade e explorao inferior. Amenos o trabalho que a Eterna Sabedoria nos conferiu, onde nos situamos, afeioando-nos sua execuo sempre a mais nobre, cada dia, e seremos premiados pela grande compreenso, matriz e abenoada de toda a confiana, de toda a serenidade e de todo o engrandecimento do esprito. Para penetrar os segredos da estaturia, o escultor repete os golpes do buril milhes de vezes. Para produzir o vaso de que se orgulhar em sua misso bem cumprida, o oleiro demora-se infinitamente ao contato da argila. Para expor as peas com que enriquecer o conforto humano, o carpinteiro, de mil modos, recapitular o aprimoramento do tronco bruto. No te queixes se a f ainda te no coroa a razo. Consagra-te aos pequeninos sacrifcios, na esfera de tuas dirias obrigaes, frente dos outros, cede de ti mesmo, exercita a bondade, inflama o otimismo por onde passes, planta a gentileza ao redor de teus sonhos, movimenta-te no ideal de sublimao que elegeste para o alvo de teu destino. Aprende a repetir para que te aperfeioes... No vale fixar indefinidamente as estrelas, almadioando as trevas que ainda nos cercam. Acendamos a vela humilde de nossa boa vontade, no cho de nossa pobreza individual, para que as sombras terrestres diminuam e o esplendor solar sintonizar-se- com a nossa flama singela. A tomada insignificante o refletor da usina, quando ligada aos seus poderosos padres de fora. Confessemos Jesus em nossos atos de cada hora, renovando-nos com Ele, avanando felizes em seu roteiro de renunciao, auxiliando a todos e servindo cada vez mais, em Seu Nome, e, de inesperado, reconheceremos nossa alma inundada por alegria indizvel e por silenciosa luz... que o trabalho de comunho com o Mestre ter realizado em ns a Sua Obra Gloriosa e a f perfeita e divina, por tesouro inalienvel, brilhar conosco, definitivamente incorporada nossa vida e ao nosso corao.

14

O LIVRO
Andr Luiz O livro com Jesus sempre: Na vida o mestre silencioso Na f o templo da alma Na luta o observador sereno. Na dificuldade o amigo vigilante. No caminho o companheiro sbio. Na dor a fonte do reconforto. Na dvida a luz do conhecimento. Na jornada a rvore benfeitora. Na construo espiritual o tijolo incorruptvel. Na enfermidade o remdio oportuno. No lar o bom conselheiro. No trabalho a coragem constante. Na terra do esprito a semente da santidade. Na imaginao o incentivo fertilizante. Na aflio o

15

blsamo salutar. Na alegria o impulso de auxiliar a todos. Na fartura o controle benfico. Na escassez a graa celestial. O livro cristo alimento da vida eterna. Espalh-Lo servir com Jesus.

16

RESPOSTAS
Emmanuel

Para compreender certas Respostas Celestiais s rogativas terrestres, vejamos algumas das respostas humanas aos anseios da natureza. Quando a terra desejou melhorar-se para produzir em regime de educao, o lavrador rasgou-lhe o seio para exalt-la, feliz. Quando a semente anelou servir mesa, foi arrojada pelo cultivador cova fria e escura para que se lhe atendesse generosa destinao. Quando a argila desejou brilhar na santurio, em forma de vaso de nobre, foi constrangida pelas mos do oleiro a sofrer a tenso do forno. Quando o mineiro anelou elevar-se do serro bruto bno da utilidade, foi conduzido pelo artfice ao calor ardente da forja, para que se lhe imprimisse nova feio. Quando o animal aspirou a companhia do homem, a fim de respirar-lhe o ambiente domstico, foi obrigado a esquecer a vida livre para suportar o aoite e a cangalha o lao e o ferro. Pelas respostas do homem aos seres e s coisas simples dos reinos inferiores condio em que ele ainda estagia, podemos observar que as respostas dos anjos s nossas prprias splicas nem sempre podem ser confortantes e lisonjeiras, no sentido imediatista do mundo, de vez que, sem a dor e sem renncia, sem a disciplina e sem o sacrifcio, ningum se habilita ascenso da sombra para a luz. Assim, se te consagras prece, como recurso de purificao e melhoria, roga, antes de tudo, no a materializao de teus transitrios e quase sempre injustificveis desejos mas, sim, o cumprimento da Vontade do Senhor a teu respeito porquanto, pelas lies constringentes e pelos duros aguilhes que hoje te cercam preparars, no trabalho e na esperana, embora fatigado e suarento, a colheita de paz e felicidade que te coroar o porvir.

17

ORIENTAO
Destinada aos Candidatos a Assistirem Reunies de Materializao Andr Luiz

Meu amigo. Se voc pretende cooperar no apostolado da revelao, materializando os benfeitores do Plano Espiritual no caminho dos homens, desmaterialize a prpria vida, para que as suas foras se divinizem, auxiliando com eficincia a obra redentora do Mais Alto, em benefcio da humanidade. Reajuste os seus hbitos e santifique as suas manifestaes de sentimento e pensamento, adaptando-se, quanto o possvel, ao padro de vida mais alta que o ministrio dessa natureza reclama, em toda parte. Em assemblias dessa ordem, cada visitante ou assistente irradia as ondas vitais com cuja intimidade se colocam. O frasco de perfume esparge o aroma sublime de seu contedo. O vaso de detritos fornecem emanaes desagradveis que lhe correspondem. Outra no a situao de cada companheiro da reunio se disponha a receber as demonstraes sagradas do Plano Superior. Se voc ainda aspira a subida para conviver com a luz, no se negue ao esforo de abandonar o vale sombras em que o seu corao vem respirando at agora. Melhore tudo dentro de voc, para que tudo melhore ao redor de seus passos. Lembre-se de que as dificuldades impostas ao nosso roteiro pelos outros, no devem ser a norma de vida para ns. imprescindvel a renovao nossa, para acompanhar o vo deslumbrante dos espritos que se renovam e evoluem. H pequeninos prazeres que, maneira dos micrbios violentos ou perseverantes que nos desintregam o envoltrio fsico, nos intoxicam a alma e lhe destroem as mais santas esperana. Todos ns somos dnamos viventes, nos mais remotos ngulos da vida, com o Infinito por clima de progresso e com a Eternidade por meta sublime. Geramos raios, emitimo-los e recebemo-los, constantemente. Nossas atitudes e deliberaes, costumes e emoes, criam cargas eltricas de variadas expresses. O uso da carne estabelece raios embrutecentes. O uso do lcool forma elementos intoxicantes . O uso do fumo arremessa raios venenosos. A clera forma nuvens de princpios destruidores. A maldade projeta dardos de treva . O cime uma tempestade interior. A inveja atmosfera enregelante. O egosmo casulo de sombra. A conversao indigna pasto s entidades viciosas. A queixa traduo de ociosidade. O abuso sempre inclinao da alma ou queda do sentimento no precipcio.

18

Se voc deseja, assim, auxiliar a materializao dos espritos elevados, traga aos Mensageiros do Senhor a gua viva da paz, a bno da fraternidade, o tesouro do entendimento, o concurso da dedicao, o Dom da alegria, a beleza do otimismo, o calor da f, a claridade da esperana, a luz da cooperao, a segurana da pontualidade, os eflvios do carinho e, sobretudo, a fonte aberta da claridade que o Amor Divino, compreendendo, auxiliando esclarecendo e levantando, em todas as ocasies. Sem esses ttulos, o seu propsito de colaborar ser, talvez curiosidade doentia ou improdutiva que no rende seno espinhos na lavoura do Pomicultor Celeste. Lembre-se da finalidade antes do fenmeno, do chamamento do Alto acima das preocupaes puramente terrestres. A Obra de Jesus pede amor e colaborao, bondade e devotamento. Se pudermos trazer ao Apostolado do Evangelho semelhantes bens, avancemos, confiantes e alegres para o trabalho em Cristo, mas, se nosso corao ainda est paraltico no velho catre da discrdia e do personalismo inferior, abstenhamo-nos de perturbar a movimentao dos semeadores do Infinito Bem, a fim de que no nos convertamos em pedras de tropeo na jornada de nossos irmos para Deus.

19

RUMO AO PORVIR
Emmanuel

Trabalhar com Jesus, na restaurao da f viva entre os homens, a grande tarefa do momento, a que os discpulos sinceros do Evangelho no podem fugir. Enquanto ruge a tempestade poltica, no cu ensombrado das naes, renem-se homens de boa vontade cogitando da prxima recomposio de valores do mundo Estudam-se frmulas de acordo internacional traam-se novas diretrizes econmicas face ao reajustamento renovador. A ordem mundial, entretanto, no pode prescindir das bases religiosas, porque nenhuma realizao, puramente terrestre, pode saciar, na criatura, a sede inata do Infinito. Usufruturio da Casa Divina, o homem, em todas as condies de existncia e em todos os degraus evolutivos, experimenta a necessidade de Deus, no clima do sentimento. A poltica pode realizar prodgios de tcnica administrativa a cincia conseguir sempre os mais altos primores intelectuais, a filosofia, sem dvida, possibilitar vos maravilhosos do pensamento, nos domnios da especulao metafsica, todavia, sem as bases religiosas da f, no passam de servas transitrias da civilizao, igualmente em trnsito, nos crculos evolutivos, sem realidade efetiva para o homem esprito imortal, a caminho de gloriosa destinao. Os templos, porm objetar-se- permanecem feridos pelas bombas destruidoras, repletos de dolos quebrados ou reclamando pastores, esquecidos de si mesmos, nas divagaes teolgicas ou distrados do Reino de Deus, em luta franca pela dominao efmera no mundo. Existe todavia responderemos a instituio universal da f, sediada no templo vivo dos coraes. No mito, nem se reduz mera afirmao verbalstica dos crentes. Foi essa f, acesa por Jesus, no terreno da alma que se espalhou pela Terra desde o primeiro instante do cristianismo Redentor. Resplandeceu na manjedoura humilde brilhou na Galilia, tornou-se ainda mais viva no Glgota, iluminou os cristos no martirolgio dos circos, resistiu s trevas da idade medieval, atravessou os sculos, superior s igrejas de pedra, aos cetros da tirania e aos excessos do sectarismo, e brilha ainda hoje, mais sublime que nunca, para a humanidade do vigsimo sculo, indicando-lhe o caminho a seguir, para as edificaes da Nova Era. para o estabelecimento do seu imprio, no campo dos sentimentos que as vozes da Espiritualidade se fazem ouvir, agora, mais intensamente no mundo. Abrem-se os prticos obscuros da morte e novas mensagens de esperana reconfortam a humanidade sofredora e faminta do Po Celestial. a restaurao da confiana divina no esprito humano, a projeo da Luz Eterna de Deus sobre as trevas efmeras do Eu. Em todos os setores do servio terreno, ouve-se a verdade conclamando os homens vitria da Vida Eterna! A existncia terrestre apenas um curso breve de aprendizagem. A responsabilidade individual condio comum a todos os filhos da Terra. Cada qual responder por s prprio, criando seus parasos ou seus sofrimentos purgatoriais.

20

O corpo o instrumento sublime, a luta a necessidade imperiosa, a dor o crisol de purificao, a experincia o patrimnio bendito do futuro. A morte pura transformao. Herdeiros da imortalidade, seguiremos, sob as bnos do Pai, rumo ao porvir! Cristianismo Redivivo, em movimento libertador das conscincias, o Espiritismo desempenha divina misso na atualidade. Continuemos, pois, trabalhando a servio de sua extenso, no campo da prtica mais pura. No nos doa a incompreenso da frivolidade, nem nos da o espinho da ignorncia. Interessados em realizaes mais altas, nosso plano de ao no descansa em glrias literrias, nem desdobra ao longo da vaidade e do fanatismo. Trabalhadores da f viva, cooperemos na soluo da ansiedade mundial por uma Terra melhor, habitada por humanidade verdadeiramente humana. O Envagelho palpitante de vida o nosso roteiro. Boa vontade sincera o nosso lema. Servio cristo o nosso programa de cada dia. Desse modo, portanto, prossigamos avante na reedificao do Templo Espiritual da crena, unindo as nossas esperanas em Cristo, rumo ao futuro glorioso, para a vitria da unio de todas as atividades edificantes da f com um s Senhor.

21

DECLOGO PARA NS
Andr Luiz

Guardaremos nossa conscincia fiel a Deus acima de tudo. Tomaremos Jesus por Mestre constante seguindo-Lhe os passos. No permutaremos valores eternos por futilidades do caminho. Honraremos nossos antepassados com o desempenho de nossas obrigaes a fim de que o Senhor nos abenoe. Respeitaremos no corpo o vaso sagrado em que se expressar a Vontade Divina. No esperaremos pelos outros na execuo das boas obras. No mataremos seno o mal que ainda se enraza dentro de ns. Distribuiremos a verdade com amor de modo a no ferir. No cobiaremos do prximo seno a santidade e o carter cristo. Procuraremos o bem atravs de todas as pessoas e circunstncias de pensamento voltado para Jesus, hoje e sempre.

22

REMDIO SALUTAR
Emmanuel

confessai as vossas culpas uns aos outros e orai uns pelos outros para que sareis. -Tiago: 5:16

A doena sempre constitui fantasma temvel no campo humano, qual se a carne fosse tocada de maldio, entretanto, podemos afianar que o nmero de enfermidades, essencialmente orgnicas, sem interferncias psquicas, positivamente diminuto. A maioria das molstias procede da alma, das profundezas do ser. No nos reportando imensa caudal de provas expiatrias que invade inmeras existncias, em suas expresses fisiolgicas, referimo-nos to somente s molstias que surgem, de inesperado, com razes no corao. Quantas enfermidades pomposamente batizadas pela cincia mdica no passam de estados vibratrios da mente em desequilbrio? Qualquer desarmonia interior atacar naturalmente o organismo em sua zona vulnervel. Um experimentar-lhe- os efeitos no fgado, outro, nos rins e, ainda outro, no prprio sangue. Em tese, todas as manifestaes mrbidas se reduzem a desequilbrio, desequilbrio esse cuja causa repousa no mundo mental. O grande apstolo do Cristianismo nascente foi mdico sbio, quando aconselhou a aproximao recproca e a assistncia mtua por remdios salutares. O ofensor que revela as prprias culpas, ante o ofendido, lana fora detritos psquicos, aliviando o plano interno. Quando oramos uns pelos outros, nossas mentes se unem, no crculo da intercesso espiritual e, embora no se verifique o registro imediato em nossa conscincia comum, h conversaes silenciosas pelo sem-fio do pensamento. A cura jamais chegar sem o reajustamento ntimo necessrio e, quem deseje melhoras positivas, na senda de elevao, aplique o dos atos de cada dia, constituem apelos que endereamos aos que nos cercam A prestao de um servio por mais humilde, sem a expectativa de retribuio, a reserva de simpatia. A frase que estimula o bem gera alegrias imorredouras. O sorriso espontneo recebe a confiana e o carinho. O esquecimento das faltas alheias enriquece a compreenso ao redor de ns. O otimismo renovao e da paz. invoca, em nosso auxlio, as energias invisveis da

O fiel cumprimento dos nossos deveres estabelece, ao nosso lado, a prosperidade e a segurana.

23

O trabalho desinteressado e constante o melhor tipo de orao, de esprito para esprito e, sem dvida, representa uma escada viva pela qual o socorro divino pode descer facilmente da Vida mais Alta, em nosso favor. outros. Ningum conseguir testemunhar amor a Deus sem amor para com os Entre nosso Pai e ns, permanece ele, nosso irmo. O prximo o degrau de acesso ao Senhor da Vida. No nos despreocupemos de nossa comunho espiritual com Gnios Divinos que nos regem a evoluo, mas estejamos atentos ao servio que devemos aos nossos semelhantes, de vez que, somente pela paz da reta conscincia que poderemos entesourar em ns a Paz Celestial.

24

You might also like