You are on page 1of 2

Hipertenso Arterial

Conceito: Segundo a Organizao Mundial da Sade (OMS), hipertenso arterial definida como uma presso arterial sistlica maior ou igual a 140mmHg e uma presso arterial diastlica maior ou igual a 90mmHg, em indivduos que no esto fazendo uso de medicao anti-hipertensiva. Mas, para sabermos o que significam essas medidas, precisamos salientar os nveis ideais da presso arterial. Admite-se como presso arterial ideal, condio em que o indivduo apresenta o menor risco cardiovascular, PAS < 120mmHg e PAD < 80mmHg. A presso arterial de um indivduo adulto que no esteja fazendo uso de medicao anti-hipertensiva e sem co-morbidades associadas considerada normal quando a PAS < 130mmHg e a PAD < 85mmHg. Nveis de PAS entre 130 e 139mmHg e/ou de PAD entre 85 e 89mmHg so considerados limtrofes. Observando a tabela a seguir podemos ter uma noo exata da classificao dos limites da presso arterial.

Fonte: III Consenso Brasileiro de HA

Preveno: a melhor alternativa de complicaes na hipertenso arterial

A preveno da populao para no estarem pr-dispostos a desenvolverem a HA a melhor alternativa, j que a mesma depois de constatada geralmente no tem cura, mas pode ser controlada. Alguns fatores que devem ser controlados nessa preveno: tabagismo,

obesidade, sedentarismo, consumo de sal, bebidas alcolicas, uso de drogas e o estmulo a uma alimentao saudvel. Alguns nmeros tm demonstrado a importncia da preveno desse mal que assombra a populao mundial em geral. Segundo a Organizao Mundial da Sade (OMS), h cerca de 600 milhes de hipertensos no mundo. A doena atinge em mdia, 25% da populao brasileira, chegando a mais de 50% na terceira idade e, surpreendentemente, a 5% dos 70 milhes de crianas e adolescentes no Brasil segundo dados da Sociedade Brasileira de Hipertenso (SBH).

Diagnstico Positivo para Hipertenso Arterial

Princpios gerais: Aps diagnosticar a hipertenso arterial como positiva, o tratamento inclui as seguintes estratgias: educao, modificaes dos hbitos de vida e, se necessrio, medicamentos. O tratamento concomitantemente de outros fatores de risco cardiovasculares essencial para a reduo da mortalidade. O paciente deve ser continuamente estimulado a adotar hbitos saudveis de vida (manuteno de peso adequado, prtica regular de atividade fsica, suspenso do hbito de fumar, baixo consumo de gorduras saturadas e de bebidas alcolicas). O tratamento dos portadores de HA deve ser individualizado, respeitando-se as seguintes situaes: Idade do paciente; Presena de outras doenas; Estado mental do paciente; Uso de outras medicaes; Dependncia de lcool ou drogas; Cooperao do paciente; Restries financeiras.

O uso de frmacos no tratamento da hipertenso arterial

Mais usados; Diferenas entre eles; Efeitos variados;

You might also like