You are on page 1of 23

AMIGOS ESPIRITUAIS

A providncia Divina manifesta-se, incessantemente, em todas as situaes e lugares, proporcionando vasta gama de recursos, com vistas proteo, ao futuro e ao progresso das criaturas.

Esse amparo acontece de infinitos modos. Um deles d-se por intermdio de tutores espirituais, conhecidos pelo nome de guias ou amigos espirituais.

grandiosa e sublime a misso dos guias espirituais, pois revela a providncia, bondade e a justia do Criador para com seus filhos, provendo-os de meios para o aperfeioamento.

Kardec classificou os guias espirituais em trs categorias: Espritos protetores Espritos familiares Espritos simpticos

Esprito protetor ou anjo guardio,

sempre um bom Esprito, mais evoludo. Trata-se de um orientador principal e superior. Sua misso assemelha-se de um pai para com seus filhos: a de orientar o seu protegido pela senda do bem, auxili-lo com seus conselhos, consol-lo em suas aflies.

A misso dos Espritos protetores tem durao prolongada, pois estes acompanham o protegido desde o nascimento at sua desencarnao. Sua atuao no de interveno absoluta em nossas vidas. Evita tomar decises por ns respeitando o nosso livre arbtrio.

Sente-se feliz quando acertamos e se entristece quando erramos, mas sabe que mais cedo ou mais tarde, o seu tutelado voltar ao bom caminho. O amigo espiritual comparece quando invocado, por meio de uma simples prece.

Exercem superviso geral sobre nossas existncias, tanto no aspecto intelectual, incluindo as questes de ordem material, quanto moral, emprestando nfase a esta ltima,por ser a que tem preponderncia em nosso futuro de seres imortais.

Os

Espritos Familiares

so orientadores secundrios. Embora menos evoludos, igualmente querem o nosso bem. Podem ser os Espritos de nossos familiares ou amigos. Seu poder limitado e sua misso mais ou menos temporria junto ao protegido.

Ocupam-se com as particularidades da vida ntima do protegido por ter com ele mais intimidade e vnculos sentimentais. Por exemplo, quando o protegido est recalcitrante e no ouve os conselhos superiores ou apresenta comportamento enigmtico.

Podem influenciar na deciso de um casamento, nas atividades profissionais ou mesmo na tomada de decises importantes. S atuam por ordem ou permisso dos Espritos protetores.

Espritos Simpticos podem ser


J os bons ou maus, conforme a natureza das nossas disposies. Ligam-se a ns por uma certa semelhana de gostos, de acordo com nossas inclinaes pessoais.

Se simpatizam com nossos ideais, com nossos projetos, procuram nos ajudar e, muitas vezes tomam nossas dores contra nossos adversrios, situao em que no conta com o beneplcito dos Espritos protetores.

A durao de suas relaes que tambm so temporrias, se acha subordinada a determinadas circunstncias, vinculadas persistncia dos desejos e do comportamento de cada um.

Portanto, ningum, absolutamente ningum, est desamparado. Entretanto, Deus no nos atende pessoalmente, conforme nossos caprichos, mas por intermdio das suas leis imutveis de seus mensageiros, isto , Deus auxilia as criaturas por intermdios das criaturas.

Os anjos ou protetores espirituais de hoje so os homens de ontem, que evoluram, deixando para trs a animalidade.

Essa ligao e interdependncia entre os Espritos das diversas faixas evolutivas, em permanente contato com o plano fsico, formam o caleidoscpio da grande famlia universal, evidenciando as leis da unidade e da solidariedade entre os seres.

Deus, nosso Pai, no nos quer como autmatos, mas sim como parceiros, criadores. Ele quer que tenhamos a ventura de alcanar a perfeio pelas prprias foras, desfrutando o mrito da vitria sobre ns mesmos.

Lembremo-nos, finalmente, de que cada um de ns, encarnados, tambm pode e deve amparar o prximo, de acordo com a nossa capacidade, independentemente do estgio evolutivo em que nos encontramos.

Assim, procedendo, estaremos por nossa vez, atuando como auxiliares dos guias espirituais, para o cumprimento dos desgnios divinos, na infinita escala que d acesso aos cumes evolutivos.

cuidado para que te no afastes psiquicamente do teu anjo guardio. Ele jamais se aparta do seu protegido, mas este, por presuno ou ignorncia, rompe os laos de ligao emocional e mental, debandando da rota libertadora. Quando erres e experimentes a solido, refaze o passo e busca-o pelo pensamento em orao, partindo de imediato para a ao edificante. (Joana de ngelis)

Tem

Texto de Cristhiano Torchi (Revista Reformador-junho/2009) Adaptao e formatao: VAL RUAS Msica: Unchained Melody

You might also like