You are on page 1of 2

A Reencarnao e Justia da Reencarnao LE 166 a 171

REFLEXO Ningum alcanar o Reino de Deus se no nascer de novo. (Jesus) Nascer, morrer, renascer ainda e progredir sempre, tal a lei. (escrito no tmulo de Kardec) Uma existncia um ato. Um corpo - uma veste. Um sculo - um dia. Um servio - uma experincia. Um triunfo - uma aquisio. Uma morte - um sopro renovador. Quantas existncias, quantos corpos, quantos sculos, quantos servios, quantos triunfos, quantas mortes necessitamos ainda? (Andr Luiz no livro Nosso Lar) Deus eterno, imutvel, imaterial, nico, onipotente, soberanamente justo e bom. Criou o Universo, que abrange todos os seres animados e inanimados, materiais e imateriais. O mundo esprita o mundo normal, primitivo, eterno, preexistente e sobrevivente a tudo. (LE Introduo)

A REENCARNAO o o o o o Deus criou todos os Espritos simples e ignorantes, isto , sem saber. (LE 115) So os prprios Espritos que se melhoram e, melhorando-se, passam de uma ordem inferior para outra mais elevada. (LE 114) Deus lhes impe a encarnao com o fim de faz-los chegar perfeio. Para uns, expiao; para outros, misso. (LE 132) A alma que no alcanou a perfeio durante a vida corprea pode acabar de depurar-se sofrendo a prova de uma nova existncia na vida corporal. Todos contamos muitas existncias. (LE 116) Na erraticidade, o Esprito pode melhorar-se muito, tais sejam a vontade e o desejo que tenha de conseguilo. Todavia, na existncia corporal que pe em prtica as idias que adquiriu. (LE 230)

JUSTIA DA REENCARNAO o Todos os Espritos tendem para a perfeio e Deus lhes faculta os meios de alcan-la, proporcionando-lhes as provaes da vida corporal. Sua justia, porm, lhes concede realizar, em novas existncias, o que no puderam fazer ou concluir numa primeira prova. (LE 171) Quando na erraticidade, antes de comear nova existncia corporal, o Esprito escolhe o gnero de provas porque h de passar e nisso consiste o seu livre-arbtrio. (LE 258) No Deus, ento, quem lhe impe as tribulaes da vida, como castigo? Dando ao Esprito a liberdade de escolher, Deus lhe deixa a inteira responsabilidade de seus atos e das consequncias que estes tiverem. ... abertos se lhe acham, assim, o caminho do bem, como o do mal. Se vier a sucumbir, restar-lhe- a consolao de que nem tudo se lhe acabou e que a bondade divina lhe concede a liberdade de recomear o que foi mal feito. (LE 258a)

o o

A INFNCIA Encarnado, com o objetivo de se aperfeioar, o Esprito, durante esse perodo, mais acessvel s impresses que recebe, capazes de lhe auxiliarem o adiantamento. Nessa fase que se lhes pode reformar os caracteres e reprimir os maus pendores, para o que devem contribuir os incumbidos de educ-lo. (LE 383 e 385) O CORPO UM FILTRO DEPURADOR Clarncio: O renascimento malogrado no teve para Jlio to somente a significao expiatria. ... A permanncia no campo fsico funcionou como recurso de eliminao da ferida que trazia nos delicados tecidos da alma. A carne, em muitos casos, assim como um filtro que retm as impurezas do corpo perispiritual, liberando-o de certos males nela adquiridos. Isso quer dizer que Jlio doravante poder exteriorizar-se num corpo sadio. Em breve, regressar Terra em elogiveis condies de harmonia consigo mesmo. - Deve atender ao crescimento de qualidades nobres para a vida eterna que somente o retorno escola da carne poder facilitar. Captulo XXXIII (Aprendizado) do livro "Entre a Terra e o Cu" de Andr Luiz

CONCLUSO Reencarnao pode ser: Expiao Reparao Provas / Desenvolvimento de virtudes Misso (Auxlio ao Prximo)

You might also like