You are on page 1of 15

1.

Problematizao

Os alunos do CEF 15 podem ter atitudes conscientes e diferenciadas que valorizem a eles mesmos e aos outros como seres humanos, num ambiente de cultura de paz e tica?

2.

Objetivo Geral

Desenvolver um projeto em Educao em Valores Humanos que atenda aos Anos Finais do Ensino Fundamental e ao Ensino Mdio, nas aulas da Parte Diversificada, fomentando nos corpos docente e discente nova disposio para o ensino e para a aprendizagem.

3.

Justificativa

O CEF 15 pretende, a partir de 2010, desenvolver com sua comunidade escolar um Novo Olhar sobre suas aes e responsabilidades. notrio hoje que a juventude est sem rumo, j que os Valores Humanos que do sentidos nossa vida no so trabalhados pelas famlias de forma satisfatria e, por sua vez, a escola no tem encontrado em seu currculo tempo para trabalh-los. A Parte Diversificada da Matriz Curricular da Educao Bsica d ao corpo tcnico-docente da Instituio Educacional a oportunidade de escolher o que precisa ser trabalhado naquela comunidade escolar, por meio de projetos interdisciplinares. Para tanto, sero disponibilizadas 03h/a nos Anos Finais do Ensino Fundamental e 02h/a para o Ensino Mdio. Todos os projetos propostos devero fazer parte da proposta Pedaggica da IE e terem aprovao da comunidade escolar. Na Semana Pedaggica do incio do ano letivo de 2010, foi unnime o descontentamento do corpo docente com relao a pouca importncia que tem a Parte Diversificada, conhecida como PD, bem como a insatisfao de todos, envolvendo tambm os demais servidores, com relao ao atitudinal dos alunos. Aps a reflexo, ficaram os questionamentos: 1. Como fazer com que as aulas de PD tenham significao para professores e alunos do CEF 15 de Ceilndia? 2. Como fazer com que a escola em que trabalhamos e seus alunos tenham, em nossa prpria avaliao, valores positivos capazes de mudarem os atuais conceitos?

Pesquisando sobre o que e como trabalhar, deparamo-nos com a necessidade de trabalhar a Educao em Valores Humanos, sem ligaes polticas ou religiosas. Para definirmos a direo pedaggica para a nossa caminhada, voltamos ao passado e buscamos, em seres humanos cujos pensamentos e aes tiveram e tm at hoje o respeito do mundo, orientaes para que possamos motivar a comunidade escolar do CEF 15 a manifestar seus valores internos que contribuem para que o externo tenha valor imperecvel. A palavra Pedagogia tem origem na Grcia antiga, paids (criana) e agog (conduo). A prtica educativa um fato social, cuja origem est ligada da prpria humanidade. A compreenso do fenmeno educativo e sua interveno intencional fez surgir um saber especfico que modernamente associa-se ao termo pedagogia. Com este carter, o pedagogo passa a ser, de fato e de direito, investido de uma funo reflexiva, investigativa e, portanto, cientfica do processo educativo. O pedagogo no possui quanto ao seu objeto de estudo um contedo intrinsecamente prprio, mas um domnio prprio (a educao), e um enfoque prprio (o educacional), que lhe assegurara seu carter cientfico. Portanto, o pedagogo estuda o processo de transmisso do contedo da mediao cultural que se torna o patrimnio da humanidade e a realizao nos sujeitos da humanizao plena. No plano das ideias, o grego Plato (427-347 a.C.) foi de fato o primeiro pedagogo, no s por ter concebido um sistema educacional para o seu tempo, mas, principalmente, por t-lo integrado a uma dimenso tica e poltica. Para ele, o objeto da educao era a formao do homem moral, vivendo em um Estado justo. Para Plato "A amizade uma benevolncia recproca que torna os seres humanos igualmente cuidadosos um do outro." Scrates, filsofo grego falecido em 399 a.C, de quem Plato foi discpulo, legounos o clebre pensamento Conhece-te a ti mesmo, deixando claro para todos que ao conhecer a si mesmo o homem ter dado, com segurana, passos seguros em busca da compreenso do mundo. Scrates adotava sempre o dilogo, que revestia uma dplice forma, conforme se tratava de um adversrio a confutar ou de um discpulo a instruir. A este processo pedaggico, denominava ele maiutica ou engenhosa obstetrcia do esprito, que facilitava a parturio das idias. J o filsofo e matemtico grego Pitgoras, falecido entre 496 e 497 a.C, sabiamente ensinou Educai as crianas e no ser preciso punir os homens. Aristteles, escritor e filsofo grego - 384-322 a.C, definiu que "Ns somos o que fazemos repetidamente: excelncia, portanto, no um ato, mas sim um hbito."

Com o incio da contagem do Anno Domini, os pases cristos tm em Jesus Cristo o exemplo de educador genial. Jesus emprega, em alto grau, a arte de interrogar, de expor, de excitar o interesse dos discpulos. Seus colquios decorrem sempre num ambiente de incomparvel simpatia. digno, severo, paciente, segundo as circunstncias e os interlocutores. Utiliza-se sempre de parbolas e imagens para que seus aprendizes pudessem, com base em seus prprios saberes e experincias, ter sua singular compreenso do que foi ensinado. Dentre as mximas, pensamentos e reflexes de Mariano Jos Pereira da Fonseca, escritor, filsofo e poltico brasileiro do sculo XVIII, conhecido como Marqus de Maric, citamos: Uma boa leitura dispensa com grandes vantagens a companhia de pessoas frvolas. Alexandre Herculano, escritor da era do romantismo, historiador, jornalista e poeta portugus do sculo XIX, proclamou: "Eu no me envergonho de corrigir meus erros e mudar as minhas opinies, porque no me envergonho de racionar e aprender." Albert Einstein, fsico e cientista alemo mais importante do sculo XX, afirmou que "O exemplo no outra forma de ensinar, a nica forma de ensinar." Mahatma Gandhi, poltico e pacifista indiano falecido em 1948, enumerou para o mundo "Os sete pecados capitais responsveis pelas injustias sociais: 1. riqueza sem trabalho; 2. prazeres sem escrpulos; 3. conhecimento sem sabedoria; 4. comrcio sem moral; 5. poltica sem idealismo; 6. religio sem sacrifcio e 7. cincia sem humanismo." O educador brasileiro de reconhecimento internacional pelo seu mtodo de alfabetizao, Paulo Freire, falecido em 1997, nos ensinou que Ningum ignora tudo. Ningum sabe tudo. Todos ns sabemos alguma coisa. Todos ns ignoramos alguma coisa. Por isso aprendemos sempre. Com base na pesquisa bibliogrfica realizada e na vivncia da equipe do CEF 15, conclumos que o caminho a seguir ser o da Educao em Valores Humanos, difundida em diversas partes do mundo pelo educador indiano Sathya Sai Baba, com as adaptaes que se fizerem necessrias realidade local da IE. O propsito do Programa consiste em promover uma educao empenhada em resgatar os Valores Humanos que so inerentes, naturais e intrnsecos a todos os seres humanos: Verdade, Retido, Paz, Amor e No-violncia. Estes valores contm a essncia da vida e formam os pilares da verdadeira educao. O educador deve buscar em si mesmo o verdadeiro sentido do EDUCARE, termo latino que significa retirar e resplandecer aquilo que se tem, de dentro para fora. Deve

tambm ser o exemplo vivo de seus ensinamentos e converter sua profisso em uma atividade que coopere com o engrandecimento da vida. O PhD em Filosofia, Dr. Masaharu Taniguchi, escreveu, em um de seus livros, que o homem tem 05 necessidades bsicas: 1. Ser amado; 2. Ser reconhecido; 3. Ser elogiado; 4. Ser livre; 5. Ser til. Incluiremos tambm essas necessidades no programa. Como cantam os Tits caminhando que se faz o caminho, iniciamos nossa caminhada que poder ter trilhas no imaginadas na sua concepo, novas orientaes e diferentes estratgias, tudo isso ser para todos ns benfico, desde que no mude o objetivo final: desenvolvimento de alunos com autoestima e autoconfiana, concentrao, liderana, responsabilidade e respeito pela figura humana, com capacidade para discernir com autonomia e equilibrados, tanto no lar como no convvio social e no ambiente de trabalho.

4. Metodologia As aulas destinadas Parte Diversificadas tm a privilgio de no valer nota e de no reprovar, ou seja, o que o aluno fizer no ser motivado pela barganha, mas pelo sincero interesse em participar e, consequentemente, aprender. O professor ter, sob a sua responsabilidade, momentos totalmente abertos ao criar, ao imaginar, ao socializar, ao conviver, ao aprender e ao ensinar. A estratgia para o desenvolvimento do trabalho em cada sala de aula dever ser adequada sua faixa etria e ao ano/srie, tendo o professor total liberdade de escolha. Tudo o que for feito e que a turma concluir que foi benfico, poder ser exposto nos murais da escola, para que sirva como estmulo para os demais colegas. Cada tema, valor e necessidade bsica a serem desenvolvidos com os alunos seguiro, no seu planejamento, um roteiro, cujas partes no podero faltar sob pena de invalidar o programa. Entretanto, podero ser acrescidas novas estratgias para dinamizar a aula, a critrio de cada professor e/ou cada turma. No quadro abaixo, observe a interrelao entre as partes e o todo: Valores
Paz Verdade Amor Retido No-violncia

Tcnicas
Harmonizao Citao/frases/pensamentos Canto em grupo/msicas Histria, conto, mito, Atividades em grupo/dinmicas

Nveis da Personalidade
Emocional Intelectual Psquico Fsico Espiritual

Necessidade bsica
Ser til Ser livre Ser amado Ser reconhecido Ser elogiado

A Equipe Gestora ser responsvel por apresentar ao professor, como sugesto, temas para as 06 primeiras semanas de trabalho. A partir da 7 semana, o planejamento dever ser feito pelos professores que atuam como fomentadores de talentos. Roteiro para desenvolvimento das atividades de Educao em Valores Humanos: 1. Harmonizao: mentalizao, concentrao, silncio, olhos fechados, exerccios
fsicos em silncio, ouvir as batidas do corao, imaginar cenas, se espreguiar, se abraar, sorrir sem som etc.

2. Citao: escrever na lousa um pensamento, uma mxima, um provrbio, uma


citao ou uma frase, preferencialmente, indicando seu autor. Conduzir a reflexo, buscando fazer com que o aluno compreenda o que foi dito, sem preconceitos morais ou religiosos.

3. Canto em grupo: utilizar msicas (MPB) que tenham em sua letra alguma ligao ou com a citao ou com a histria que ser contada em seguida. Incentivar para que todos participem. Utilizar aparelho de som/cd, violo ou outra forma adequada. 4. Histria, conto ou mito: ler a histria ou cont-la lentamente, buscando a ateno dos alunos. Estes podem ficar, por exemplo, de olhos fechados para se concentrarem melhor e facilitar a imaginao. Aps a leitura, podero ser feitos desenho, dramatizaes, reflexes orais ou escritas, individualmente, em dupla ou trio, dentre outras opes. 5. Atividades em grupo/dinmicas: realizar uma dinmica focando sempre a integrao, a parceria, a solidariedade, a disponibilidade e o grupo.

Tcnica Harmonizao Citao Canto em grupo Histria, conto ou mito Atividades em grupo/dinmicas

Estratgia de ensino

5. Conceitos Amor a energia da mente, resultado do equilbrio e coerncia entre os demais nveis energticos do ser humano (fsico, emocional, intelectual e espiritual) e que o individuo transmite e recebe a cada momento. O amor afeta todas as formas de vida, ajuda a superar barreiras (limitaes) e promove uma maior compreenso e aceitao (de si mesmo e dos demais). por isso que o amor de um mestre pode transformar uma criana.

Amor em pensamento verdade. Amor em ao retido. Amor como sentimento paz. Amor como compreenso no-violncia.

Paz est relacionada com a mente subconsciente e suas respostas emocionais. O que chamamos mente nada mais que o conjunto de sentimentos e pensamentos gerados a partir das respostas emocionais e da intuio. As respostas emocionais brotam em nossa mente como respostas aos estmulos do mundo exterior e a intuio brota em nossa mente quando esta se encontra em paz. O estado de paz mental alcanado quando conseguimos manter o estado interno de equilbrio. No entanto, freqentemente perdemos a nossa paz (o nosso estado interno de equilbrio) em funo da reao emocional aos estmulos que nos chegam do mundo exterior. Isso se d por no usarmos a nossa fora de vontade para controlar os sentimentos e pensamentos que se seguem resposta emocional, na forma de inmeros desejos e necessidade artificiais criadas em funo do que vemos e ouvimos.

Verdade , de todos os valores, o que exige mais ateno. por meio dela que os demais valores so ativados. No tem limites de tempo nem de espao. Quando a verdade despertada e obtemos clareza sobre o que correto na vida, sem dvida alguma comeamos a agir corretamente.

Retido ao correta, definida no dicionrio como qualidade daquilo que reto, integridade de carter e franqueza de procedimento. Para andar no caminho correto preciso que nossos atos estejam preenchidos com amor. No basta somente ter boas atitudes, mas preciso realiz-las com conscincia, tendo a certeza de que nossos sentidos esto manifestando a nossa potencialidade interna, o nosso eu individual. Comeamos a agir com retido quando o conhecimento despertado dentro de ns. O ser humano no vive eternamente na obscuridade. Os momentos de reflexo induzem-nos a buscar a verdade. No-violncia pode ser descrita como sendo o amor universal. Quando a verdade vislumbrada atravs do fluir da intuio, o amor ativado. O amor doao, preferivelmente reciprocidade. Quando o seu fluxo de desejos subjugado, um estado de paz interna se desenvolve e a retido emerge. Tudo isso resulta na no- violncia, isto

, a no-violao das leis naturais que criam harmonia com o ambiente. A no-violncia est relacionada com o aspecto espiritual do ser humano.

6. Referncias A Fundao Peirpolis uma entidade sem fim lucrativos, sem ligaes polticas ou religiosas, com sede em Peirpolis distrito de Uberaba - Minas Gerais, que realiza programas e projetos centrados em Valores Humanos com abrangncia nacional. CGC 00702479/0001-09 Utilidade Pblica Municipal de Uberaba - Lei 6.503 de 18/12/97 Utilidade Pblica Estadual de Minas Gerais - Lei 12.852 de 10/06/98 Utilidade Pblica Federal - Portaria n174 processo MJ/n19.658/99-65 de 20/02/2001 Prmio Cidadania 2000 da FUNDAMIG Medalha de Mrito Ambiental da Prefeitura de Uberaba de 1999 Parceira da UNESCO na realizao de Programas Transdisciplinares e de Cultura de Paz http://www.saieducare.org.br/ http://www.peiropolis.org.br

7. Sugestes Livros Acadmicos e Espiritualistas com contedo de Valores Humanos:


Valores na Educao - Fernanda Mesquita - Editora: GENTE Educar Com o Corao - Eugenia Puebla - Editora: Peirpolis tica, Valores Humanos e Transformao - Lia Diskin - Editora: Peirpolis Educao Um guia para o conhecimento e o desenvolvimento integral de nosso Ser. ME. 1 ed. Salvador: Casa Sri Aurobindo. ALBERONI, Francesco. Valores - O Bem, o Mal, a Natureza, a Cultura, a Vida. Rocco, 22/02/2000. Cincia. ALVAREZ, Maria Nieves. Valores e Temas Transversais no Currculo. Artmed Bookman, 04/06/2002. Cincias. ANTUNES, Celso. Jogos para a Estimulao das Mltiplas Inteligncias. 9 ed. Petrpolis: Editora Vozes, 1998. BLANCO, L. Educar para La No Violncia y La Paz, Aula de Inovacion (Revista Espanhola). Barcelona: Gra n. 86 nov, 1999. BOFF, Leonardo. Saber Cuidar. Vozes. BORGES, Giovana Leal. Dinmicas de Grupo Redescobrindo Valores. Vozes, 18/11/2002. Negcios.

BURROWS, Lorraine; JUMSAI, Art-ong. Descobrindo o Corao do Ensino. Rio de Janeiro: Instituto Sathya Sai de Educao, 2000. CANDAU, Vera M. e outros. Oficinas Pedaggicas de Direitos Humanos. Rio de Janeiro: Vozes, 1995. CANDAU, Vera M e outros. Sou criana tenho direitos. Rio de Janeiro: Vozes, 1999. CAPRA, Fritjof. A Teia da Vida. Cultrix. CARDOSO, Maria Luza Pontes. Educao para a Nova Era. So Paulo: Summus Ed., 1999. CHALITA, Gabriel. Educao A Soluo est no Afeto. 7 ed. So Paulo: Editora Gente s/d. CRIA-SABINI, M. A ; OLIVEIRA, V. K. Construindo Valores Humanos na Escola. Campina, S.P.: Papirus, 2002. DAMBRSIO, U. A Era da Conscincia. So Paulo: Ed. Fundao Papirus, 1997. FAGUNDES, Mrcia Botelho. Aprendendo Valores ticos. Emprio do Livro, 01/03/2000. Infanto Juvenil. FREINET, Celstin. Pedagogia do Bom Senso. FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia. Paz e Terra. HEATH, Harriet. Ensinando Valores. Madras, 25/10/2001. Auto-Ajuda. IKEDA, Daisaku. Valores Humanos Num Mundo em Mutao. Record, 07/07/1995. Psicologia. INOUE, Ana Amlia . Temas Transversais e Educao em Valores Humanos. Peirpolis: Peirpolis, 02/06/1999. Cincias. KAPANI, Madhu. Education in Human Values. New Delhi: Steling Publishers, 2000. KRISHNAMURTI. A Educao e o Significado da Vida. Ed. Cultrix. KUCZMARSKI, Susan Smith. Liderana Baseada em Valores. Educator, 07/05/1999. Psicologia. LANDS, Rudolf. A Pedagogia Waldorf. MACHADO, Nilson Jos. Educao: Projetos e Valores (C. Ensaios Transversais 5). Escrituras, 16/05/2000. Cincias. MARAS, Juiln. Introduo Filosofia. 2 ed. Revista. So Paulo: Livraria Duas Cidades, 1966. MARIOTTI, H. Complexidade e Desenvolvimento Humano. So Paulo: Ed. Palas Athena, 2000. MAROCCO. Bases Aplicaes Valores em Psicologia e Educao. Sagra, 01/06/2000. Psicologia. MARTINELLI, Marilu. Aulas de transformao. Peirpolis: Ed. Fundao Peirpolis. MARTINELLI, Marilu. Conversando Sobre Educao em Valores Humanos. Peirpolis: Peirpolis, 07/04/1999. Cincias. MESQUITA, Maria Fernanda Nogueira. Valores Humanos na Educao. Gente, 09/09/2003. Cincias. MORIN, Edgar. Os sete saberes necessrios educao do futuro. Editora Cortez / UNESCO. MORIN, Edgar. A Religao dos Saberes. RJ: Bertrand, 2002. MOSES, Brian. No Fui Eu! Aprendendo Sobre Honestidade (C. VALORES). Scipiones, 14/09/1999. Infantil.

MOSES, Brian. Com Licena? Aprendendo Sobre Convivncia (C. Valores). Scipione: 14/09/1999. Infantil. MOSES, Brian. E Eu com isso?! Aprendendo Sobre Respeito (C. Valores). Scipione, 14/09/1999. Infantil. PEREIRA, Ida Lcia Lima; HANNAS, Maria Lcia. Educao com Conscincia. So Paulo: Editora Gente s/d. PIAGET, Jean et allii. Cinco Estudos de Educao Moral. 2. ed. So Paulo: Casa do Psiclogo, 1999. PUIG. tica e Valores: Mtodos para um Ensino Transversal. Casa do Psiclogo, 01/06/2000. Cincias. SABINI, Maria Aparecida Coria. Construindo Valores Humanos na Escola. Papirus, 18/02/2003. Cincias. SANTO, Ruy Cezar do Esprito. O Renascimento do Sagrado na Educao. SERRANO, Glria Perez. Educao em Valores - Como Educar para a Democracia. Artmed-Bookman, 11/06/2002. Cincias. SILVA, Sonia Aparecida Ignacio. Valores em Educao. Vozes, 04/07/2000. Cincias. SOLA, P. La Pedagogia de la Paz, Aya e Hoj. Cuadernos de pedagoga, 1987. SOUZA, Dinah Martins de Souza. Escala para medida de valores. Procedimentos e Resultados de Estudos entre Adolescentes, Pais e Professores. Campos.Arquivos Brasileiros de Psicologia, Rio de Janeiro,34(2): 97-109, abr./jun. 1982. BB000123151 73665. TEDESCO, Juan Carlos. O Novo Pacto Educativo. So Paulo: Ed. tica, 2002. WEIL, Pierre; D'AMBRSIO, Ubiratan; CREMA, Roberto. Rumo Nova Transdisciplinaridade: Sistemas Abertos de Conhecimento. So Paulo: Summus, 1993.

Livros Espiritualistas:
A ME. Belles Histoires Pequenos Contos de Grande Luz. 1 ed. Salvador: Casa Sri Aurobindo, 1983. BENNETT, William J. O Livro das Virtudes para Crianas. 19 edio. Rio de Janeiro: Editora Nova Fronteira, 1997. BESANT, Annie. Dharma. So Paulo: Ed. Pensamento. Bhagavad Gita: A Mensagem do Mestre. So Paulo: Editora Pensamento. BRUNTON, Paul. Idias em Perspectiva. 10 ed. So Paulo: Editora Pensamento,1995. Das, Manoj. Histrias da ndia Antiga Recontadas por Manoj Das. So Paulo: Ed. Shakti, 1994. Das, Manoj. Histrias da ndia Antiga 2 Recontadas por Manoj Das. So Paulo: Ed. Shakti, 1997. FELDMAN, Christina e KORNFIEL, Jack. Histrias da Alma, Histrias do Corao. 2 ed., So Paulo: Editora Pioneira, 1999. FILHO, Afonso Mota. Os Pensamentos Bsicos da Sabedoria. 2 ed. Petrpolis: Editora Vozes, 1991. GANDHI. As palavras de Gandhi. Texto selecionado por Richard Attenborough. 7 ed. Rio de Janeiro: Editora Record,1982. YENGAR, B.K.S. A Luz da Ioga. Ed. Cultrix.

KRISHNAMURTI. Que Estamos Buscando?. Ed. Cultrix. KYOKAI, Bukkyo Dendo. A Doutrina de Buda. 3 ed. Tquio, Japo: Fundao para Propagao do Budismo, 1982. LAMA, Dalai. Pensamentos e reflexes sobre a Paz. Comit Brasileiro de apoio ao Tibet, 4 e 7 de abril de 1999. MEIRELES, Ceclia. Cnticos. Ed. Moderna, 1987. MELO, Anthony de. O Enigma do Iluminado - Volume 1. 2 ed. So Paulo: Edies Loyola, 1996. O Sufismo no Ocidente. Rio de Janeiro, RJ: Edies Dervish, 1984. PESSOA, Fernando. Obra Potica. 4 ed. Rio de Janeiro: Jos Aguilar, 1972. ROHDEN, Huberto. Mahatma Gandhi. Ed. Alvorada. SATVIC, Gerard T. Satvic Food and Health in Sathya Sai Babas Words. 2 rev. ed. New Delhi: Sai Towers Publishing, 1997. SIVANANDA, Swami. O Poder do Pensamento Pela Ioga. So Paulo: Editora Pensamento. TEERAKIA, Jareonsettasin, MD., MRCPsych (UK) (compilador e editor). Educao Sathya Sai Filosofia e Prtica. 1 ed. Rio de Janeiro: CC&P Editores, 2000. VIVEKANANDA, Swami. Karma Yoga A Educao da Vontade. So Paulo: Ed. Pensamento. YOGANANDA, Paramahansa. Onde Existe Luz. Self-Realization Fellowship. YUKTESWAR, Swami Sri. La Ciencia Sagrada. 1 ed. (em espanhol). CA. USA: Self Realization Fellowship, 1998.

Lista de filmes com mensagens de Valores Humanos: Obs.: Os filmes relacionados nesta lista s devem ser utilizados aps terem passado por uma avaliao do responsvel pelas atividades de Educao. Filmes infantis
A Bela e a Fera (Infantil) A Era do Gelo (infantil) A Nova Onda do Imperador (infantil) A Princesinha (Infantil) Amigos para Sempre (infantil) Atlantis (Infantil) De Volta ao Jardim Secreto (infantil) Donald no Pas da Matemtica (infantil) ET, o Extraterrestre (ET, the Extra- Terrestrial) - Steven Spielberg, 1982 Hrcules (Infantil) Irmo Urso (infantil) Jardim Secreto (infantil) Minuch, A Gata que Virou Mulher (infantil) Mulan (infantil) O Prncipe do Egito (infantil) O Rei Leo (infantil) O Tigre e o Drago (infantil) Pocahontas (infantil) Uma Baba Quase Perfeita (infantil) Vida de Inseto (infantil)

Filmes indicados para adultos


Poder Alm da Vida Profecia Celestina A Espera de um Milagre (Green Mile) - Frank Darabont, 1999 A Fraternidade Vermelha A Jornada da Vida (documentrio) A Vida de Jos Ao Mestre com Carinho As Sandlias do Pescador Caminhando nas Nuvens Carteiro e o Poeta Cine Paradiso Corrente do bem Doze Homens e uma Sentena Energia Pura Ensaio de orquestra Ensina-me a Viver (adulto) Festival Carlitos (O Garoto, O Circo, Luzes da Cidade e Tempos Modernos) Filhos do Paraso Francisco de Assis Freud-Alm da Alma Gandhi Gsto de Cereja (Iraniano) Hamlet Horizonte Perdido Inimigo Meu Inteligncia Artificial (A.I. - Artificial Inteligence) - Steven Spielberg, 2001 Irm Helen (Documentrio) Irmo Sol, Irm Lua (Fratello Sole, Sorella Luna) - Franco Zefirelli, 1972 Jesus Cristo (de Zefirelli) Kadosh (Israelense) K-PAX Kundun Madre Tereza de Calcut Malcon X Mandadayo - Akira Kurosaura Matrix (The Matrix) - Andy Wachowsky e Larry Wachowsky, 1999 Mediterrneo (adulto) Melhor Impossvel Mera Coincidncia O Ponto de Mutao (documentrio) O Arco-ris O Caminho para Kandahar O Club do Imperador O Feitio do Tempo (Adulto) O Fenmeno O Grande Ditador - Chaplin O homem Bicentenrio O Jarro (Filme Iraniano) O Mahabharata O mentiroso O Nufrago (Cast Away) - Robert Zemeckis, 2000 O Pai (Iraniano) O Pequeno Budha O Sol para Todos Os Dez Mandamentos Os Outros

Path Adams; O Amor Contagioso Perfume de Mulher (Adulto) Rapsdia em Agosto Salomo e Sab Sete Anos no Tibet (Adulto) Sexto Sentido (The Sixth Sense) - M. Night Shyamalan, 1999 Sociedade dos Poetas Mortos Ter e Ser Tulku, em busca do Pequeno Budha Uma Lio de Amor Unidos Pelo Destino Vanilla Sky - Cameron Crowe, 2001

Era uma vez...

Naquele tempo, Jesus subiu a um monte seguido pela multido e, sentado sobre uma grande pedra, deixou que os seus discpulos e seguidores se aproximassem. Ele os preparava para serem os educadores capazes de transmitir a lio da Boa Nova a todos os homens. Tomando a palavra, disse-lhes: - Em verdade, em verdade vos digo: Felizes os pobres de esprito, porque deles o reino dos cus. Felizes os que tm fome e sede de justia, porque sero saciados. Felizes os misericordiosos, porque eles... Pedro o interrompeu: - Mestre, vamos ter que saber isso de cor? Andr disse: - pra copiar no caderno? Filipe lamentou-se: - Esqueci meu papiro! Bartolomeu quis saber: - Vai cair na prova? Joo levantou a mo: - Posso ir ao banheiro? Judas Iscariotes resmungou: - O que que a gente vai ganhar com isso? Judas Tadeu defendeu-se: - Foi o outro Judas quem perguntou! Tom questionou: - Tem uma frmula pra provar que isso t certo? Tiago Maior indagou: - Vai valer nota? Tiago Menor reclamou: - No ouvi nada, com esse grando na minha frente. Simo Zelote gritou, nervoso: - Mas por que que no d logo a resposta e pronto!? Mateus queixou-se: - Eu no entendi nada, ningum entendeu nada! Um dos fariseus, que nunca tinha estado diante de uma multido nem ensinado nada a ningum, tomou a palavra e dirigiu-se a Jesus, dizendo:

- Isso que o senhor est fazendo uma aula? Onde est o seu plano de curso e a avaliao diagnstica? Quais so os objetivos gerais e especficos? Quais so as suas estratgias para recuperao dos conhecimentos prvios? Caifs emendou: - Fez uma programao que inclua os temas transversais e atividades integradoras com outras disciplinas? E os espaos para incluir os parmetros curriculares gerais? Elaborou os contedos conceituais, processuais e atitudinais? Pilatos, sentado l no fundo, disse a Jesus: - Quero ver as avaliaes da primeira, segunda e terceira etapas e reservo-me o direito de, ao final, aumentar as notas dos seus discpulos para que se cumpram as promessas do Imperador de um ensino de qualidade. Nem pensar em nmeros e estatsticas que coloquem em dvida a eficcia do nosso projeto. - E v l se no vai reprovar algum! Lembre-se que voc ainda no professor titular... Jesus deu um suspiro profundo, pensou em ir sinagoga e pedir aposentadoria proporcional aos trinta e trs anos. Mas, tendo em vista o fator previdencirio e a regra dos 95, desistiu. Pensou em pegar um emprstimo consignado com Zaqueu, voltar pra Nazar e montar uma padaria... Mas olhou de novo a multido. Eram como ovelhas sem pastor... Seu corao de educador se enterneceu e Ele continuou: -Felizes vocs, se forem desrespeitados e perseguidos, se disserem mentiras contra vocs por causa da Educao. Fiquem alegres e contentes, porque ser grande a recompensa no cu. Do mesmo modo perseguiram outros educadores que vieram antes de vocs. Tom, sempre resmungo, reclamou: - Mas s no cu, Senhor? - Tem razo, Tom - disse Jesus - h quem queira transformar minhas palavras em conformismo e alienao. Eu lhes digo, NO! No se acomodem. No fiquem esperando, de braos cruzados, uma recompensa do alm. preciso construir o paraso aqui e agora, para merecer o que vem depois... E Jesus concluiu:

- Vocs, meus queridos educadores, so o sal da terra e a luz do mundo...

You might also like