You are on page 1of 8

reas e Volumes :

rea lateral: Al
A superfcie lateral de um cone a reunio das geratrizes. A rea dessa superfcie chamada rea lateral e indicada por Al. A superfcie lateral de um cone circular reto, de geratriz g e raio da base r, planificada, um setor circular cujo raio g (geratriz do cone) e cujo comprimento do arco 2r (permetro da base).

O raio do setor g, e o comprimento do arco do setor 2r. Assim, podemos estabelecer a regra de trs:

Comprimento do arco

rea do setor

rea total: At
A superfcie total de um cone a reunio da superfcie lateral com o crculo da base. A rea dessa superfcie chamada rea total e indicada por At. At = Al + Ab Substituindo-se Al = r g e Ab = r2, vem: Volume: V

O volume de um cone obtido da mesma forma que se obtm o volume da pirmide:

SEO MERIDIANA E CONE EQILTERO Seo meridiana de um cone reto a interseo dele com um plano que contm o eixo. A seo meridiana de um cone reto um tringulo issceles. Cone eqiltero um cone cuja seo meridiana um tringulo eqiltero.

Para obteno da rea lateral, rea total e volume de um cone eqiltero, procedendo s adaptaes e substituies, deduzimos:

Raz ensima de um nmero


Para calcular a raz ensima de um nmero, voc calcula uma potncia cuja base o radicando e o ndice, o inverso do nmero que qualifica a raz. Isto pode ser feito em uma calculadora simples que tenha a funo de potenciao. Exemplos de ndices : 1/2, 1/3, 1/4 e 1/ensimo. A raz ensima, quando multiplicada por ela mesma, ensima vezes igual ao nmero. Assim possvel observar algumas situaes: a) razes positivas e negativas, para ensimos pares: Exemplos:

a1. ( -5) x (-5)= 25 (raz negativa = -5) a2. 5 x 5 = 25 ( raz positiva = 5)

b) razes positivas e negativas, para ensimos mpares e radicando negativo . Exemplos: b1.( -6) x (-6) x (-6) = -216 ( raz negativa = -6 e radicando negativo = -216) b2. 6 x 6 x 6 = 216 ( raz positiva = 6 e radicando positivo = 216)

Segmento proporcional :
Feixe de retas paralelas Feixe de retas paralelas so os conjuntos que possuem trs ou mais retas coplanares e paralelas, entre si. Transversal Transversal qualquer reta que cruza as retas de um feixe de paralelas. Segmentos correspondentes Segmentos correspondentes so dois segmentos determinados pela interseco de duas transversais com o mesmo par de retas paralelo de um feixe de paralelas, e denominado correspondentes. Exemplo:

Na figura acima temos: As retas r, s, t e u determinam um feixe de retas paralelas. As retas a e b so transversais. Os segmentos AB e PQ, por exemplo, so correspondentes.

Textos literrio e no literrio


Os diferentes tipos de textos devem-se, principalmente, s diferenas de finalidade/funo e ao pblico destinatrio de cada um deles. Fique atento: as funes da linguagem ajudam a diferenciar um texto literrio de um texto no literrio. Para perceber se um texto ou no literrio, preciso analisar sua funo predominante, isto , qual seu objetivo principal. Se este for informar algo de modo objetivo, de acordo com os conhecimentos que se tem da realidade exterior, ou se tiver um compromisso com a verdade cientfica, o texto no literrio, mesmo que, ao elaborar a linguagem, seu autor tenha feito uso de figuras de estilo, utilizado recursos estilsticos de expresso. O texto literrio trata de um assunto/problema concreto da realidade. A funo predominante neste tipo de texto a referencial. J o texto literrio no tem essa funo nem esse compromisso com a realidade exterior: expresso da realidade interior e subjetiva de seu autor. So textos escritos para entreter, emocionar e sensibilizar o leitor; por isso muitas vezes utilizam a linguagem potica. Esse tipo de texto cria uma histria ficcional a partir de dados da realidade. A funo emotiva e a potica predominam no texto literrio. So esses os critrios que devemos considerar ao analisar e classificar um texto em literrio ou em no literrio. Exemplos de textos no literrios: notcias e reportagens jornalsticas, textos de livros didticos, textos cientficos em geral, manuais de instruo, receitas culinrias, bulas de remdio, cartas comerciais etc. Exemplos de textos literrios: poemas, romances literrios, contos, novelas, letras de msica, peas de teatro, crnicas etc. Perceba que existem publicaes que veiculam textos dos dois tipos. Os jornais e as revistas, por exemplo, que, alm de notcias e reportagens, contm fotos, desenhos, charges, passatempos, receitas, resenhas, sinopses, resumos, poemas, crnicas, editoriais etc

Sentido literal e sentido figurado : Sentido literal aquele que pode ser tomado como o sentido bsico, usual da palavra ou expresso, esse pode ser compreendido sem ajuda do contexto. Quando uma palavra ou enunciado se apresenta em seu sentido usual, adquire valor denotativo. Sentido figurado o que as palavras ou expresses adquirem, em situaes particulares de uso. A palavra tem valor conotativo quando seu significado ampliado ou alterado no contexto em que empregada, sugerindo idias que vo alm de seu sentido mais usual.

Denotao e Conotao :

Na linguagem coloquial, ou seja, na linguagem do dia a dia, usamos as palavras conforme as situaes que nos so apresentadas. Por exemplo, quando algum diz a frase Isso um castelo de areia, pode atribuir a ela sentido denotativo ou conotativo. Em sentido denotativo, a construo feita na areia da praia em forma de castelo; Em sentido conotativo, ocorrncia incerta, sem solidez.

Denotao: o uso do signo em seu sentido real, ou seja, o uso da palavra em seu sentido original. Conotao: o uso do signo em sentido figurado, simblico, ou seja, o uso da palavra, dando-lhe outro significado, que no o original; um sentido figurado.

Por exemplo: Ao usarmos a palavra corda com o sentido de, segundo o Houaiss, feixe alongado de fibras vegetais (sisal, cnhamo, etc.) ou matria flexvel similar, torcidas em espiral, de grossura e comprimento variveis, usamo-la no sentido real, original. Isso denotao. Eis uma frase: A corda era muito fina, por isso no resistiu ao peso dele e se arrebentou. J, ao usarmos a palavra corda com o sentido de, segundo o Houaiss, boa disposio fsica e mental; energia, vigor, usamo-la no sentido figurado. Isso conotao. Eis uma frase: Hoje ele est com a corda toda.

Para que seja cumprida a funo social da linguagem no processo de comunicao, h necessidade de que as palavras tenham umsignificado, ou seja, que cada palavra represente um conceito. Essa combinao de conceito e palavra chamada de signo. O signo lingustico une um elemento concreto, material, perceptvel (um som ou letras impressas) chamado significante, a um elemento inteligvel (o conceito) ou imagem mental, chamado significado. Por exemplo, a abbora o significante - sozinha ela nada representa; com olhos, nariz e boca, ela passa a ter o significado do Dia das Bruxas, do Halloween. Signo = significante + significado. Significado = idia ou conceito (inteligvel)

Elementos de comunicao :

A comunicao confunde-se com nossa prpria vida, estamos a todo tempo nos comunicando, seja atravs da fala, da escrita, de gestos, de um sorriso e at mesmo atravs do manuseio de documentos, jornais e revistas. Em cada um desses atos que realizamos notamos a presena dos seguintes elementos: - emissor ou remetente: aquele que envia a mensagem (uma pessoa, uma empresa, uma emissora de televiso etc.) - destinatrio: aquele a quem a mensagem endereada (um indivduo ou um grupo). - mensagem: o contedo das informaes transmitidas. - canal de comunicao: o meio pelo qual a mensagem ser transmitida (carta, palestra, jornal televisivo)

- cdigo: o conjunto de signos e de regras de combinao desses signos utilizado para elaborar a mensagem; o emissor codifica aquilo que o receptor ir descodificar. - contexto: o objeto ou a situao a que a mensagem se refere.

As Funes da Linguagem :

Para entendermos com clareza as funes da linguagem, bom primeiramente conhecermos as etapas da comunicao. Ao contrrio do que muitos pensam, a comunicao no acontece somente quando falamos, estabelecemos um dilogo ou redigimos um texto, ela se faz presente em todos (ou quase todos) os momentos. Comunicamo-nos com nossos colegas de trabalho, com o livro que lemos, com a revista, com os documentos que manuseamos, atravs de nossos gestos, aes, at mesmo atravs de um beijo de boa-noite. o que diz Bordenave quando se refere comunicao:
A comunicao confunde-se com a prpria vida. Temos tanta conscincia de que comunicamos como de que respiramos ou andamos. Somente percebemos a sua essencial importncia quando, por acidente ou uma doena, perdemos a capacidade de nos comunicar. (Bordenave, 1986. p.17-9)

No ato de comunicao, percebemos a existncia de alguns elementos, so eles: a) emissor: aquele que envia a mensagem (pode ser uma nica pessoa ou um grupo de pessoas). b) mensagem: o contudo (assunto) das informaes que ora so transmitidas. c) receptor: aquele a quem a mensagem endereada (um indivduo ou um grupo), tambm conhecido como destinatrio. d) canal de comunicao: o meio pelo qual a mensagem transmitida. e) cdigo: o conjunto de signos e de regras de combinao desses signos utilizado para elaborar a mensagem: o emissor codifica aquilo que o receptor ir decodificar. f) contexto: o objeto ou a situao a que a mensagem se refere. Partindo desses seis elementos, Roman Jakobson, linguista russo, elaborou estudos

acerca das funes da linguagem, os quais so muito teis para a anlise e produo de textos. As seis funes so: 1. Funo referencial: referente o objeto ou situao de que a mensagem trata. A funo referencial privilegia justamente o referente da mensagem, buscando transmitir informaes objetivas sobre ele. Essa funo predomina nos textos de carter cientfico e privilegiado nos textos jornalsticos. 2. Funo emotiva: atravs dessa funo, o emissor imprime no texto as marcas de sua atitude pessoal: emoes, avaliaes, opinies. O leitor sente no texto a presena do emissor. 3. Funo conativa: essa funo procura organizar o texto de forma que se imponha sobre o receptor da mensagem, persuadindo-o, seduzindo-o. Nas mensagens em que predomina essa funo, busca-se envolver o leitor com o contedo transmitido, levando-o a adotar este ou aquele comportamento. 4.Funo ftica: a palavra ftico significa rudo, rumor. Foi utilizada inicialmente para designar certas formas usadas para chamar a ateno (rudos como psiu, ahn, ei). Essa funo ocorre quando a mensagem se orienta sobre o canal de comunicao ou contato, buscando verificar e fortalecer sua eficincia. 5. Funo metalingustica: quando a linguagem se volta sobre si mesma, transformandose em seu prprio referente, ocorre a funo metalingustica. 6. Funo potica: quando a mensagem elaborada de forma inovadora e imprevista, utilizando combinaes sonoras ou rtmicas, jogos de imagem ou de ideias, temos a manifestao da funo potica da linguagem. Essa funo capaz de despertar no leitor prazer esttico e surpresa. explorado na poesia e em textos publicitrios. Essas funes no so exploradas isoladamente; de modo geral, ocorre a superposio de vrias delas. H, no entanto, aquela que se sobressai, assim podemos identificar a finalidade principal do texto.

Oraes Coordenadas :

Dois so os processos de estruturao fraseolgica, ou seja, as oraes se relacionam umas com as outras e se interligam num perodo atravs dos mecanismos coordenativos ou subordinativos. A orao coordenada aquela que se liga a outra orao da mesma natureza sinttica. Num perodo composto por coordenao, as oraes so independentes. Ela podem

ser sindticas (quando a outras se prendem por conjunes), ou assindticas (quando


no se prendem a outras por conectivo) As coordenadas sindticas podem ser: Aditivas: e, nem, no s... mas tambm, no s... como, assim... como. Adilson foi ao trabalho a p e voltou de automvel. Simo no era rico nem pobre. Estudou no somente Portugus, como tambm Geografia. Adversativas: mas, contudo, todavia, entretanto, porm, no entanto, ainda, assim, seno. Argumentou durante duas horas, mas no convenceu. Nesse particular, voc tem razo, contudo no me convenceu. Alternativas: ou... ou; ora...ora; quer...quer; seja...seja. A bab ora acariciava o nem-nem, ora beslicava-o. Conclusivas: logo, portanto, por fim, por conseguinte, consequentemente. Vivia zombando de todos; logo, no merecia complacncia. Explicativas: isto , ou seja, a saber, na verdade, pois. Ele caminhava apressadamente, pois estava atrasado.

You might also like