You are on page 1of 12

FACULDADE SATC ENGENHARIA MECNICA

JOS REINALDO B. MOREIRA

VIBRAES ALEATRIAS

CRICIUMA, JUNHO DE 2009

SUMRIO
1 INTRODUO......................................................................................................................... 3

2 VIBRAO ALEATRIA ....................................................................................................... 4 2.1 Conceito De Vibrao Aleatria ........................................................................................ 4 2.2 Fora Aleatria ..................................................................................................................... 5 2.3 Sinal Aleatrio ...................................................................................................................... 5

3. DENSIDADE ESPECTRAL .................................................................................................. 6 3.1 A Funo de Autocorrelao.............................................................................................. 6 3.2 Densidade Espectral de Energia ....................................................................................... 6

4 RESPOSTA A EXCITAO ALEATRIA .......................................................................... 7 4.1 Resposta a uma Fora Impulsiva ...................................................................................... 7 4.2 Soluo do Sistema............................................................................................................. 7 4.3 Valor Esperado..................................................................................................................... 8 4.4 Equaes do Sistema Excitado por uma Fora Aleatria ............................................. 9

5 CONCLUSO ........................................................................................................................ 11

6 REFERNCIAS ..................................................................................................................... 12

1 INTRODUO

Referncias como vibraes aleatrias, conjunto de valores aleatrios, anlise de sries temporais ou processos estocsticos podem ser vrias formas de mencionar um mesmo fenmeno. O conceito matemtico dos processos aleatrios tem-se revelado adequado para descrever alguns fenmenos fsicos, e no s. Entre estes podem citar-se a caracterizao de rudo nas transmisses por rdio, o estudo das ondas cerebrais, as flutuaes nos mercados das bolsas de valores. Em engenharia civil tem sido essencialmente utilizado para proceder

caracterizao das aes ssmicas, do vento e dos seus efeitos sobre as estruturas e ainda para estudar vibraes em estruturas e de forma indireta avaliar as suas caractersticas dinmicas. cada vez mais importante ter em conta que, alm do desconforto causado por fontes de vibrao (trfego urbano, o funcionamento de mquinas), tais vibraes podem causar srios danos a estruturas e equipamentos. E por essas razes deve-se estudar cada vez mais e desenvolver novas maneiras de se evitar os problemas causados pelas vibraes aleatrias.

2 VIBRAO ALEATRIA 2.1 Conceito De Vibrao Aleatria

A noo de vibrao comea com a idia do equilbrio. Um sistema est em equilbrio quando a resultante de todas as foras atuantes sobre o mesmo nula. Qualquer sistema que esteja sob esta condio somente sair dela quando ocorrer alguma perturbao externa. A oscilao ir ocorrer quando, aps a perturbao atuar, o sistema apresentar a tendncia a retornar sua posio de equilbrio. Um sistema vibratrio um sistema dinmico para o qual as variveis tais como as excitaes (causas, entradas, inputs) e respostas (efeitos, sadas, outputs) so dependentes do tempo. A resposta de um sistema vibratrio depende, geralmente, das condies iniciais e das aes externas. Isto faz com que seja necessrio estabelecer um procedimento de anlise que permita o entendimento das influncias de cada um dos fatores. O procedimento geral o que comea com o estabelecimento de um modelo fsico, determinao das equaes diferenciais que governam o movimento (modelo matemtico), soluo destas equaes e interpretao dos resultados. A vibrao livre ocorre quando o movimento resulta apenas de condies iniciais, no havendo nenhuma causa externa atuando durante o mesmo. Vibrao forada aquela onde o sistema est sujeito a atuao de uma fora externa. Se o valor ou magnitude da excitao(fora ou movimento) que est agindo sobre o sistema for conhecido( em qualquer instante de tempo), a excitao denominada determinstica. A vibrao resultante conhecida como vibrao determinstica. Em alguns casos, a excitao no determinstica, mas sim aleatria. O valor ou magnitude desse tipo de excitao para um instante de tempo no pode ser determinado. Exemplos de excitaes aleatrias so a velocidade do vento, a aspereza de uma estrada e o movimento dos solos durante um terremoto. Se a excitao aleatria,a resposta do sistema (tambm aleatria, como a excitao) chamada de Vibrao Aleatria.

2.2 Fora Aleatria

Considera-se fora aleatria toda e qualquer fora que, para um determinado instante de tempo, seu valor pode ser encontrado somente atravs de ferramentas estatsticas.

2.3 Sinal Aleatrio

Quando se fala de sinais aleatrios (nesse caso, a resposta do sistema), no possvel se concentrar nos detalhes do sinal. Esse tipo de informao muito difcil de ser obtida, e conseguem-se resultados satisfatrios utilizando os dados obtidos estatisticamente. Uma das principais informaes a se considerar em um sinal aleatrio o fato do mesmo ser ou no um sinal estacionrio. Um sinal considerado estacionrio de se suas propriedades estatsticas no se alteram com o decorrer do tempo. Para um sinal aleatrio x(t), podemos definir sua mdia como:

(2.1) Nesse caso, conveniente (e aceitvel) definir que, para um sinal aleatrio estacionrio, (t)=0. Outro fator importante a mdia do quadrado da varivel aleatria x(t), dada por:

(2.2)

Quando se trata de sinais aleatrios, esse valor tambm chamado de varincia, e fornece uma medida da magnitude das flutuaes no sinal x(t). Outro valor relacionado, chamado de mdia quadrtica (root-meansquare), a raiz quadrada da varincia:

(2.3)

3. DENSIDADE ESPECTRAL 3.1 A Funo de Autocorrelao

Um valor interessante para o estudo de variveis aleatrias o quo rpido o valor da varivel muda. Pois pode-se perguntar por quanto tempo, e em que intervalo devem ser retiradas amostras para que se possa chegar a um valo estatstico confivel. Saber a velocidade com que a varivel em questo muda um dado muito til. A Funo de Autocorrelao fornece esse valor:

(3.1)

Nessa expresso, o valor

representa o tempo entre duas retiradas do ser o produto da

sinal x(t). o prefixo auto se refere ao fato do termo mesma amostra em dois tempos diferentes.

3.2 Densidade Espectral de Energia

A Densidade Espectral a transposio da Funo de Autocorrelao (e indirectamente do sinal em questo) para o domnio da freqncia. Isso quer dizer que a transformada de Fourier da Autocorrelao a Densidade Espectral.

(3.2)

A Autocorrelao e a Densidade Espectral podem ser utilizadas para analizar a resposta de um sistema massa-mola excitado por uma fora aleatria.

4 RESPOSTA A EXCITAO ALEATRIA 4.1 Resposta a uma Fora Impulsiva

Para um sistema massa-mola-amortecedor excitado por uma fora F(t) arbitrria, a resposta pode ser representada usando a funo resposta de uma fora impulsiva, dada pela equao:

(4.1)

A transformada de Fourrier dessa funo resulta na resposta em freqncia do sistema:

(4.2)

(4.3)

4.2 Soluo do Sistema

Para encontrar a soluo do sistema aleatrio, considera-se que:

(4.4)

A partir dessa considerao substitui-se a Eq. 3.1 na Eq. 3.2, e utilizando a Eq. 4.3, temos que:

(4.5)

Ou simplesmente:

(4.6)

O processo para se alcanar tal equao complexo, porm muito mais importante estudar os resultados do que o processo para chegar na equao. Onde corresponde autocorrelao da funo da fora F(t) e

corresponde a transformada de Fourrier da mesma, ou seja, a densidade espectral da fora F(t). A equao 4.6 representa uma importante conexo entre a Densidade Espectral da Fora, as caractersticas da estrutura e a Densidade Espectral da resposta do sistema. Para sistemas aleatrios, essa equao a equivalente soluo do sistema, pois indica a velocidade que a resposta x(t) mura em relao a velocidade de mudana da fora aleatria.

4.3 Valor Esperado

Outro valor til para os clculos da resposta de um sistema excitado por uma fora aleatria o valor esperado de x(t), chamado de E[x] e definido por:

(4.6)

Que , de acordo com a Eq. 2.1, ao valor mdio . A mdia do produto das duas funes x(t) e x(t+ ) descreve como a funo x(t) muda com o tempo. Para um processo aleatrio, essa tambm a funo de autocorrelao.

(4.7)

Se considerarmos para a Eq. 3.1

, temos:

(4.8)

Temos ento que:

(4.9)

Sabe-se que a partir de expresso.

transformada de Fourier de

. Para encontrar

atravs da transformada inversa, calculada pela

(4.10)

Se, para a equao acima, considerarmos

, temos:

(4.11)

Sabendo que

e considerando a equao acima:

(4.12)

De acordo com a Eq. 4.6 e a Eq. 4.12, temos:

(4.13)

Essa expresso relaciona a mdia quadrtica da resposta com a densidade espectral e com as caractersticas dinmicas do sistema.

4.4 Equaes do Sistema Excitado por uma Fora Aleatria

As equaes 4.6 e 4.13 so as bases para o estudo de vibrao aleatria para sinais aleatrios estacionrios.

Se compararmos vibrao aleatria com no aleatrias, as equaes so equivalentes resposta impulsiva e resposta da freqncia.

Determinsticos X(w)=G(w)+F(w)

Aleatrios

5 CONCLUSO

O estudo de vibraes aleatrias promove a melhoria da qualidade em diversos ambientes, pois tanto em casa quanto no trabalho, as vibraes tem efeitos diversos sobre o ser humano e as maquinas e estruturas que o rodeiam. A diferena entre estudar a resposta de processos aleatrios e processos determinsticos, nesse caso, est diretamente ligado fora que excita cada tipo de sistema. Infelizmente, no de pode definir funo para uma fora aleatria, mas somente analisar dados estatsticos e determinar valores aceitveis para a realizao de clculos. Tal fato pode ser um empecilho quando se estuda um novo sistema, sem referencias ou histrico. Por fim, a anlise dos resultados tambm feita de forma diferente, pois em um sistema aleatrio, a resposta no possui o mesmo perfil que a resposta de um sistema determinstico.

6 REFERNCIAS

[1] AZEVEDO, J. J. R. T., Vibraes Aleatrias Dinmica Estocstica. Mestrado em Engenharia de Estruturas. Instituto Superior Tcnico.1996. [2] INMAM, D. J., Engineering Vibration, 3 Edio, Prentice Hall, 2007.

[3] RAO, S. S., Vibraes Mecnicas, 4 Edio, Pearson, 2009.

You might also like