You are on page 1of 7

Resumo: Arte Primitiva/ Arte Antiga

A arte, assim como a linguagem, tem sua origem desconhecia, mesmo que os povos antigos a usassem como forma de expressar sua cultura. As representaes antigas no eram apenas obras a serem admiradas, possuam um significado e objetivos definidos. As representaes mais antigas que se tem registro so as representaes rupestres feitas pelo homem. As mais antigas so as que se localizam na gruta de Lascaux na Frana e datam de aproximadamente 15 mil anos antes do presente e sobressaem as formas geomtricas. O Egito, considerado bero da civilizao, tem marcado em suas representaes artsticas as formas geomtricas, de aspecto rgido, com sentimento de eternidade e a presena forte da simbologia em suas figuraes, pois sofriam forte influncia da religio. O grande despertar da arte teria ocorrido na Grcia, onde teria surgido o Imprio do Belo, o rompimento com a simetria e rigidez, criando a iluso de movimento s obras, a perspectiva que no havia nas obras egpcias. A partir de pequenos detalhes nas peas, como um aparente sorriso, a elevao dos ps, os artistas davam vida s obras. O estilo grego contribui de forma notvel para a arquitetura romana. Este estilo caracterizado pela presena de arcos, tetos abobadados. Quanto as imagens, diferente dos gregos que cultuavam o belo, os romanos preocupavam-se com a naturalidade da obra, sendo mais realistas, no caso das esculturas, quanto a suas formas. As representaes artsticas ao longo dos sculos sofreram represlias pela religio, como no caso do judasmo, que proibia a representao em imagens, temerosos de idolatria, considerando assim, as figuraes pecado. Quanto mais realista a imagem fosse, maior era o pecado contra o mandamento que proibiam as imagens.

Resumo: Arte Medieval

Na Arte Medieval, todas a obras do perodo tem um efeito moralizante. As igrejas eram pequenos sales onde o povo se reunia, e s surge da forma que conhecemos hoje a partir de Constantino. Nesse perodo, era proibida a presena de imagens e pinturas no interior das igrejas, pois os cristos no queriam imagens, j faziam referncia aos cultos pagos gregos e romanos. Porm essa proibio de imagens e pinturas em certos perodos bizantinos no prejudica o desenvolvimento de sua cultura. Somente a partir do ano 600, o Papa Gregrio permite e defende a presena das imagens. Para ele, as pinturas e imagens seriam como uma forma de entendimento para quem no sabia ler. Segundo palavras do Papa Gregrio, A pintura pode fazer pelos analfabetos o que a escrita faz pelos que sabem ler. Estas imagens deveriam ser desprovidas de qualquer detalhe que pudesse dispersar a ateno do fiel. Nesse mesmo perodo no oriente, o foco das pinturas era a natureza. As obras eram ricas em detalhes e trabalhavam com um tema fixo nas obras. Voltando Europa, a obra ainda valorizada era com foco religioso. Porm a Europa passaria por momentos conturbados, que ficaria conhecido como Idade das Trevas. Esse conceito de Idade das Trevas no se aplica a arte, pois passam a ser valorizadas as obras parecidas com o real, porm as pinturas so planas, sem noo de profundidade. A partir do sculo XII, com a diviso da Igreja, surgem na Igreja Militante, fundada por cristos novos, obras grandiosas, ricas em detalhes. As peas so feitas em nicas estruturas grandiosas e feitas de pedra. No sculo seguinte, em outra subdiviso da Igreja Catlica, passam a ser valorizados no interior das igrejas, os vitrais. O vitrais tem significado simblico alm do esttico. A luz que por eles passa, tem a funo de representar Deus. nesse mesmo sculo que as pinturas comeam a aparecer com uma leve ideia de perspectiva e proporo.

Resumo: Renascentismo, com nfase nos sculos XIV e XV

As obras desse perodo tendiam a ser mais refinadas que grandiosas. A arquitetura no estava mais a servio somente das igrejas. Passam a ser projetados imensos edifcios nas cidades mais prsperos, que mesmo no sendo mais em estilo gtico, ainda primavam pelo efeito de grandioso que causava. Quanto s esculturas, a estrutura modifica. Passam a ser feitas em metais preciosos ou marfim e de menores dimenses. Essa obras no eram para ser colocadas em grandes igrejas, e sim, para serem colocadas em capelas de palcios e para as oraes particulares de seus donos. As principais caractersticas dessa poca so a valorizao da cultura grecoromana, o humanismo, experimentalismo. Os retratos pintados em perfil at essa poca eram uma tentativa de imitar as moedas cunhadas pelos gregos e romanos, que tinham nelas representados seus Imperadores e Reis, como uma tentativa de chegar o mais prximo possvel do real. Surge nesse perodo, uma tcnica que mudaria a arte. descoberta pelo arquiteto Filippo Brunellesche , que estava no projeto da Catedral de Florena, a perspectiva, que d a impresso de amplitude e mais realismo a obra. Outra importante descoberta dessa poca feita pelo pintor Jan Van Eyck, que descobre a tinha leo, o que daria maior gama de detalhes pintura.

Resumo: Barroco e Rococ

O barroco surge entre o final do sculo XVI e incio do sculo XVII, introduzido pelos grandes mestres renascentistas. Surge portanto entre o perodo clssico, o Renascimento e vai at o surgimento do neoclassicismo. Diferente do Renascimento, o Barroco exerce um poder imediato sobre quem observas obras desse perodo, devido grandiosidade e exagero predominante. As obras so marcadas pelo exagero, dando impresso de movimento, efeitos que criam volume dando presena material s peas. desviado nas obras barrocas o ponto de gravidade do centro para o lado, surgindo uma tenso na composio final da pea. Dois dos principais representantes do Barroco foram Bernini e Caravaggio. Bernini destaca-se na arquitetura e como escultor. Duas de suas obras mais importantes so a Praa de So Pedro, no Vaticano e o xtase de Santa Tereza, obra marcada pelo realismo das representaes faciais. Caravagiio destaca-se pelo uso dos contrastes entre a sombra e pontos de luz. Deixa de lado a perspectiva, criando ligao direta entre as figuras representadas nas obras e abusa dos tons escuros, sobretudo o preto. O Barroco marcado sobretudo pelo luxo, a exuberncia, onde tudo representado parece artificial. O Rococ surge a partir do Barroco, valorizando a funo decorativa que a arte deveria ter. Surge na Frana, no sculo XVII. Esse estilo marcado pelo abandono das linhas retorcidas e uso de formas leves e delicadas. As representaes ainda so teatrais como no Barroco, no entanto as cores vibrantes do Barroco so substitudas pelos tons de rosas e pastis. Essa substituio de cores e a leveza das obras do so o ponto de principal diferena entre o Rococ e Barroco.

Resumo: Era da Razo

A obra desse perodo marcado por mudanas que refletiram na arte, onde predomina na Europa a retomada das caractersticas clssicas greco-romana, o Neoclassicismo e o Academismo, que sinnimo de Neoclassicismo, porm o termo servia para fazer referncia a pintura que seguia regras, a pintura feita na academia. As mudanas ocorridas nesse perodo se refletem na arte. Dois representantes desse perodo so David e Goya. O francs Jacques Louis David o maior representante da pintura Neoclsisca europeia e pintor oficial da corte de Napoleo Bonaparte. Suas pinturas so clssicas, claras, de fcil identificao. H valorizao da cor e os contrastes de claro-escuro. David representa em suas pinturas a clareza, a ordem e a razo. J o espanhol Francisco de Goya trabalhou principalmente como pintor contratado na corte do Rei Fernando VII. Suas obas so marcadas pelo uso de cores fortes e vivas. Cores vibrantes, feixes de luz. As cores vibrantes mostram a expresso. Os temas representados nas obras de Goya so diversos. H representaes do povo espanhol, da corte, cenas histricas e os horrores de guerra. Goya representa em suas obras o obscuro, o desordenado e a loucura. Suas obras de grande destaque so as pinturas feitas a leo, com o destaque para as cores vivas e fortes, onde transmite os sentimentos humanos, como o medo, sofrimento, angstia e a felicidade.

UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI BACHARELADO EM HUMANIDADES CORCINA IMACULADA PAIXO

TRABALHO DE HISTRIA DA CULTURA E DA ARTE

DIAMANTINA 2011

CORCINA IMACULADA PAIXO

RESUMOS DE SEMINRIOS: Histria da Cultura e da Arte

Trabalho apresentado ao curso de Bacharelado em Humanidades como requisito parcial concluso da disciplina Histria da Cultura e da Arte. Prof. Dra. Miliandre Garcia

DIAMANTINA 2011

You might also like