You are on page 1of 13

BANCO DO BRASIL

Gabarito 4 Prova Verde

ESCRITURRIO
LEIA ATENTAMENTE AS INSTRUES ABAIXO.
01 Voc recebeu do fiscal o seguinte material: a) este caderno, com os enunciados das 70 questes objetivas, sem repetio ou falha, com a seguinte distribuio:
CONHECIMENTOS ESPECFICOS CONHECIMENTOS LNGUA RACIOCNIO CONHECIMENTOS MATEMTICA ATUALIDADES GERAIS DE ATENDIMENTO PORTUGUESA LGICO BANCRIOS INFORMTICA Questes Pontos Questes Pontos Questes Pontos Questes Pontos Questes Pontos Questes Pontos Questes Pontos 1a5 1,0 11 a 15 1,0 21 a 25 1,0 26 a 30 1,0 31 a 35 1,0 41 a 46 1,0 53 a 58 1,0 6 a 10 2,0 16 a 20 2,0 36 a 40 2,0 47 a 52 2,0 59 a 64 1,5 ? ? ? ? 65 a 70 2,0 ?? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? CONHECIMENTOS BSICOS

b) 1 CARTO-RESPOSTA destinado s respostas s questes objetivas formuladas nas provas. 02 03 Verifique se este material est em ordem e se o seu nome e nmero de inscrio conferem com os que aparecem no CARTORESPOSTA. Caso contrrio, notifique IMEDIATAMENTE o fiscal. Aps a conferncia, o candidato dever assinar no espao prprio do CARTO-RESPOSTA, preferivelmente a caneta esferogrfica transparente de tinta na cor preta. No CARTO-RESPOSTA, o candidato dever assinalar tambm, no espao prprio, a cor correspondente s suas provas: 1 Amarela, 2 Azul, 3 Branca ou 4 Verde . Se assinalar uma cor que no corresponda de suas provas ou deixar de assinal-la, ser eliminado. No CARTO-RESPOSTA, a marcao das letras correspondentes s respostas certas deve ser feita cobrindo a letra e preenchendo todo o espao compreendido pelos crculos, a caneta esferogrfica transparente de preferncia de tinta na cor preta, de forma contnua e densa. A LEITORA TICA sensvel a marcas escuras; portanto, preencha os campos de marcao completamente, sem deixar claros. Exemplo: 05 -

04

Tenha muito cuidado com o CARTO-RESPOSTA, para no o DOBRAR, AMASSAR ou MANCHAR. O CARTO-RESPOSTA SOMENTE poder ser substitudo caso esteja danificado em suas margens superior ou inferior BARRA DE RECONHECIMENTO PARA LEITURA TICA. Para cada uma das questes objetivas, so apresentadas 5 alternativas classificadas com as letras (A), (B), (C), (D) e (E); s uma responde adequadamente ao quesito proposto. Voc s deve assinalar UMA RESPOSTA: a marcao em mais de uma alternativa anula a questo, MESMO QUE UMA DAS RESPOSTAS ESTEJA CORRETA. As questes objetivas so identificadas pelo nmero que se situa acima de seu enunciado. SER ELIMINADO da Seleo Externa o candidato que: a) se utilizar, durante a realizao das provas, de mquinas e/ou relgios de calcular, bem como de rdios gravadores, headphones, telefones celulares ou fontes de consulta de qualquer espcie; b) se ausentar da sala em que se realizam as provas levando consigo o Caderno de Questes e/ou o CARTO-RESPOSTA; c) se recusar a entregar o Caderno de Questes e/ou o CARTO-RESPOSTA quando terminar o tempo estabelecido. Reserve os 30 (trinta) minutos finais para marcar seu CARTO-RESPOSTA. Os rascunhos e as marcaes assinaladas no Caderno de Questes NO SERO LEVADOS EM CONTA. Quando terminar, entregue ao fiscal O CADERNO DE QUESTES E O CARTO-RESPOSTA e ASSINE A LISTA DE PRESENA. Obs. O candidato s poder se ausentar do recinto das provas aps 1 (uma) hora contada a partir do efetivo incio das mesmas. Por motivos de segurana, o candidato NO PODER LEVAR O CADERNO DE QUESTES, a qualquer momento.

06

07 08

09 10

11 12

O TEMPO DISPONVEL PARA ESTAS PROVAS DE QUESTES OBJETIVAS DE 4 (QUATRO) HORAS, findo o qual o candidato dever, obrigatoriamente, entregar o CARTO-RESPOSTA. As questes e os gabaritos das Provas Objetivas sero divulgados no primeiro dia til aps a realizao das mesmas, no endereo eletrnico da FUNDAO CESGRANRIO (http://www.cesgranrio.org.br).

ABRIL / 2010

BANCO DO BRASIL

CONHECIMENTOS BSICOS LNGUA PORTUGUESA


Considere o texto abaixo para responder s questes de nos 1 a 9 O sabi poltico Do ano passado para c, o setor canoro das rvores, aqui na ilha, sofreu importantes alteraes. Aguinaldo, o sabi titular e decano da mangueira, terminou por falecer, como se vinha temendo. Embora nunca se tenha aposentado, j mostrava sinais de cansao e era cada vez mais substitudo, tanto nos saraus matutinos quanto nos vespertinos, pelo sabi-tenor Armando Carlos, ento grande promessa jovem do bel canto no Recncavo. Morreu de velho, cercado pela admirao da coletividade, pois pouco se ouviram, em toda a nossa longa histria, timbre e afinao to maviosos, alm de um repertrio de rias incriticvel, bem como diversas canes romnticas. (...) Armando Carlos tambm morava na mangueira e, apesar de j adivinhar que o velho Aguinaldo no estaria mais entre ns neste vero, eu no esperava grandes novidades na pauta das apresentaes artsticas na mangueira. Sofri, pois, rude surpresa, quando, na sesso alvorada, pontualmente iniciada s quinze para as cinco da manh, o canto de Armando Carlos, em pleno vigor de sua pujante mocidade, soou meio distante. Apurei os ouvidos, esfreguei as orelhas como se estivessem empoeiradas. Mas no havia engano. Passei pelo porto apreensivo quanto ao que meus sentidos me mostravam, voltei o olhar para cima, vasculhei as frondes das rvores e no precisei procurar muito. Na ponta de um galho alto, levantando a cabea para soltar pelos ares um d arrebatador e estufando o peito belamente ornado de tons de cobre vibrantes, Armando Carlos principiava a funo. Dessa vez foram meus olhos incrdulos que tive de esfregar e, quando os abri novamente, a verdade era inescapvel. E a verdade era e ainda que ele tinha inequivocamente se mudado para o oitizeiro de meu vizinho Ary de Maninha, festejado e premiado orador da ilha (...). Estou acostumado perfidez e ingratido humanas, mas sempre se falou bem do carter das aves em geral e dos sabis em particular. O sabi costuma ser fiel sua rvore, como Aguinaldo foi at o fim. Estaramos ento diante de mais um exemplo do comportamento hertico das novas geraes? Os sabis de hoje em dia sero degenerados? Eu teria dado algum motivo para agravo ou melindre? Ou, pior, haveria uma possvel esposa de Armando Carlos sido mais uma vtima do mico canalha que tambm mora na

50

55

60

mangueira? Bem, talvez se tratasse de algo passageiro; podia ser que, na minha ausncia, para no ficar sem plateia, Armando Carlos tivesse temporariamente transferido sua ribalta para o oitizeiro. Mas nada disso. medida que o tempo passava, o concerto das dez tambm soando distante e o mesmo para o recital do meio-dia, a ficha acabou de cair. A mangueira agora est reduzida aos sanhaos, pessoal zoadeiro, inconstante e agitado; aos cardeais, cujo coral tenta, heroica mas inutilmente, preencher a lacuna dos sabis. (...)
RIBEIRO, Joo Ubaldo. O Globo, 14 fev. 2010. (Adaptado)

1
As ...importantes alteraes. ( . 2) a que se refere o autor so: (A) a morte inesperada de Aguinaldo e sua substituio por Armando Carlos. (B) a qualidade inigualvel do canto de Aguinaldo e a tristeza da coletividade dos pssaros. (C) a deciso de Armando Carlos cantar um d e no rias como Aguinaldo. (D) a escolha de Armando Carlos de no substituir Aguinaldo na mangueira e sua mudana para outra rvore. (E) o fato de Armando Carlos ter escolhido um oitizeiro e no uma mangueira, como Aguinaldo havia feito em vida.

10

15

20

2
A reescritura da sentena Embora nunca se tenha aposentado, j mostrava sinais de cansao e era cada vez mais substitudo,( . 5-6) s muda seu sentido em: (A) Mesmo que nunca tenha se aposentado, j mostrava sinais de cansao e era cada vez mais substitudo. (B) J mostrava sinais de cansao e era cada vez mais substitudo porque nunca se aposentou. (C) J mostrava sinais de cansao e era cada vez mais substitudo, mas nunca se aposentou. (D) J mostrava sinais de cansao e era cada vez mais substitudo, ainda que nunca se tivesse aposentado. (E) Apesar de nunca ter se aposentado, j mostrava sinais de cansao e era cada vez mais substitudo.

25

30

35

3
Analise as afirmativas a seguir, sobre os animais da ilha. I - Os pssaros compem uma organizao de que no faz parte o mico. II - O comportamento das aves serve de base comparao do autor com o dos seres humanos. III - S o Armando Carlos se mudou de rvore; os outros sabis permaneceram na mangueira. Conforme o texto, (so) correta(s) a(s) afirmativa(s) (A) II e III, apenas. (B) II, apenas. (C) I, II e III. (D) I e II, apenas. (E) I, apenas.

40

45

2
PROVA VERDE GABARITO 4

BANCO DO BRASIL
4
O autor sofreu rude surpresa, ( . 18/19) porque no esperava que (A) o canto do sabi soasse to distante. (B) a sesso alvorada se iniciasse to cedo. (C) algum sabi ainda cantasse na mangueira. (D) suas orelhas estivessem empoeiradas. (E) Armando Carlos cantasse com tanto vigor.

10
Em redaes oficiais, certo (A) escolher a forma de tratamento Vossa Senhoria, se o destinatrio for mulher. (B) identificar o autor da correspondncia com seu nome e cargo abaixo da assinatura. (C) fechar o texto com respeitosamente, para pessoas do mesmo nvel hierrquico. (D) usar a expresso Dignssimo Senhor para o destinatrio em posio hierrquica superior. (E) usar o pronome vosso, no caso de ter sido escolhida a forma de tratamento Vossa Excelncia.

5
A ...funo. mencionada no texto ( . 32) se refere a (A) voar. (B) encher o peito. (C) cantar. (D) empinar a cabea. (E) fazer vibrar as penas.

6
A nica forma verbal que pode ser substituda adequadamente pela forma sua direita : (A) ...vinha temendo. ( . 4) temeria (B) ...estaria mais entre ns... ( . 16) estava (C) ...estivessem empoeiradas. ( . 24) estiverem (D) ...tive de esfregar... ( . 33/34) tinha de esfregar (E) ...tinha inequivocamente se mudado... ( . 36/37) se mudara

MATEMTICA
11
Um investidor aplicou certa quantia em um fundo de aes. 1 1 Nesse fundo, das aes eram da empresa A, eram 2 3 da empresa B e as restantes, da empresa C. Em um ano, o valor das aes da empresa A aumentou 20%, o das aes

7
Em Mas no havia engano. ( . 25), o sinal de pontuao que NO pode substituir o ponto (.) (A) dois pontos ( : ) (B) ponto e vrgula ( ; ) (C) vrgula ( , ) (D) travesso ( ) (E) reticncias ( ... ) da empresa B diminuiu 30% e o das aes da empresa C aumentou 17%. Em relao quantia total aplicada, ao final desse ano, este investidor obteve (A) lucro de 10,3%. (B) lucro de 7,0%. (C) prejuzo de 5,5%. (D) prejuzo de 12,4%. (E) prejuzo de 16,5%.

8
O sinal indicativo da crase deve ser aplicado em qual das sentenas abaixo? (A) Daqui a uma hora se iniciar o recital. (B) Estarei na ilha a partir de amanh. (C) O sabi admirado devido a seu belo canto. (D) Ele um cavalheiro a moda antiga. (E) O pomar fica prximo a uma horta.

12
Segundo dados do Sinduscon-Rio, em fevereiro de 2010 o custo mdio da construo civil no Rio de Janeiro era R$875,18 por metro quadrado. De acordo com essa informao, qual era, em reais, o custo mdio de construo de um apartamento de 75m2 no Rio de Janeiro no referido ms? (A) 66.634,00 (B) 66.128,50 (C) 66.048,50 (D) 65.688,00 (E) 65.638,50

9
Que sentena reescreve ...pouco se ouviram... timbre e afinao to maviosos, ( . 11-12) mantendo o mesmo valor da palavra pouco e assegurando a correo gramatical? (A) Poucas pessoas ouviram timbre e afinao to maviosos. (B) Poucos ouviram timbre e afinao to maviosos. (C) Poucos timbre e afinao to maviosos se ouviram. (D) Foi ouvido pouco timbre e afinao to maviosos. (E) Timbre e afinao to maviosos pouco foram ouvidos.

3
GABARITO 4 PROVA VERDE

BANCO DO BRASIL
13
No Brasil, os clientes de telefonia mvel podem optar pelos sistemas pr-pago ou ps-pago. Em certa empresa de telefonia mvel, 17 em cada 20 clientes utilizam o sistema pr-pago. Sendo assim, o nmero de clientes que utilizam o sistema pr-pago supera o nmero de clientes do ps-pago em 24,36 milhes. Quantos milhes de clientes so atendidos por essa empresa? (A) 29,58 (B) 30,25 (C) 31,20 (D) 32,18 (E) 34,80

16
Uma empresa oferece aos seus clientes desconto de 10% para pagamento no ato da compra ou desconto de 5% para pagamento um ms aps a compra. Para que as opes sejam indiferentes, a taxa de juros mensal praticada deve ser, aproximadamente, (A) 5,6%. (B) 5,0%. (C) 4,6%. (D) 3,8%. (E) 0,5%.

17
Um ttulo com valor de face de R$ 1.000,00, faltando 3 meses para seu vencimento, descontado em um banco que utiliza taxa de desconto bancrio, ou seja, taxa de desconto simples por fora, de 5% ao ms. O valor presente do ttulo, em reais, (A) 860,00 (B) 850,00 (C) 840,00 (D) 830,00 (E) 820,00

14
De acordo com o Plano Nacional de Viao (PNV) de 2009, a malha de estradas no pavimentadas de Gois tem 62.868km a mais do que a malha de estradas pavimentadas. Sabe-se, tambm, que a extenso total, em quilmetros, das estradas no pavimentadas supera em 393km o sxtuplo da extenso das estradas pavimentadas. Quantos quilmetros de estradas pavimentadas h em Gois? (A) 12.912 (B) 12.886 (C) 12.652 (D) 12.535 (E) 12.495

18
Considere um financiamento de R$ 100.000,00, sem entrada, a ser pago em 100 prestaes mensais, pelo Sistema de Amortizao Constante (SAC). Sabendo-se que a taxa de juros, no regime de juros compostos, de 1% ao ms, a prestao inicial, se o prazo de pagamento for duplicado, ser reduzida em (A) 100%. (B) 50%. (C) 25%. (D) 10%. (E) 5%.

15
Segundo dados do Instituto Internacional de Pesquisa da Paz de Estocolmo (Simpri), os gastos militares dos Estados Unidos vm crescendo nos ltimos anos, passando de 528,7 bilhes de dlares, em 2006, para 606,4 bilhes de dlares, em 2009. Considerando que este aumento anual venha acontecendo de forma linear, formando uma progresso aritmtica, qual ser, em bilhes de dlares, o gasto militar dos Estados Unidos em 2010? (A) 612,5 (B) 621,3 (C) 632,3 (D) 658,5 (E) 684,1

19
Um investimento obteve variao nominal de 15,5% ao ano. Nesse mesmo perodo, a taxa de inflao foi 5%. A taxa de juros real anual para esse investimento foi (A) 10,5%. (B) 10,0%. (C) 5,5%. (D) 5,0%. (E) 0,5%.

4
PROVA VERDE GABARITO 4

BANCO DO BRASIL
20
Uma urna contm 5 bolas amarelas, 6 bolas azuis e 7 bolas verdes. Cinco bolas so aleatoriamente escolhidas desta urna, sem reposio. A probabilidade de selecionar, no mnimo, uma bola de cada cor
13 12 11 + + 5 5 5 (A) 1 18 5 13 12 11 + + 5 5 5 (B) 18 5 13 12 11 + + 5 5 5 -1 (C) 18 5 13 12 11 7 6 5 + + - - - 5 5 5 5 5 5 (D) 18 5 13 12 11 7 6 5 + + - - - 5 5 5 5 5 5 (E) 1 - 18 5

ATUALIDADES
21 TERREMOTOS POLITIZADOS
Pode-se politizar terremotos? Pode-se tentar. O Wall Street Journal creditou a solidez dos novos prdios de Santiago que resistiram aos tremores prosperidade trazida ao Chile pela economia de mercado de acordo com a receita da Universidade de Chicago. (...) O Wall Street Journal preferiu ignorar a outra realidade mostrada pelos terremotos. (...) A desigualdade social persiste no Chile como persistiu em outros pases da Amrica Latina (...), e os chilenos viram-se desprotegidos como os haitianos.
VERSSIMO, L.F. O Globo, Rio de Janeiro, 07 mar. 2010. (Excertos)

O foco da crtica contida no texto acima direciona-se poltica (A) nacionalista. (B) socialdemocrata. (C) neoliberal. (D) intervencionista. (E) protecionista.

22
CORRIDA S TERRAS FRTEIS

Le Monde Diplomatique Brasil, jan. 2010. p.27.

Muitos bancos, fundos de investimento, grandes grupos industriais, Estados e milionrios privados planejam instalar na frica fazendas-empresa gigantes, a fim de produzir alimentos e biocombustveis exclusivamente para exportao. A anlise da situao apresentada acima conduz concluso especfica de que, atualmente, na frica, existe o risco de retorno prtica do (A) etnocentrismo. (B) neocolonialismo. (C) multiculturalismo. (D) pluripartidarismo. (E) ps-modernismo.

5
GABARITO 4 PROVA VERDE

BANCO DO BRASIL
23
A CONSERVAO DESENVOLVIMENTO As preocupaes ambientais hoje esto todas mobilizadas pelo aquecimento global. Mas a degradao climtica do mundo apenas um dos sintomas de um desequilbrio mais profundo, que tambm se mostra na taxa acelerada de extino de espcies e no risco de desaparecimento de ecossistemas saudveis.
Entrevista com DJOGHLAF, Ahmed, Secretrio da ONU. Revista poca, jan. 2010.

RACIOCNIO LGICO
26
Uma loja vende barras de chocolate de diversos sabores. Em uma promoo, era possvel comprar trs barras de chocolate com desconto, desde que estas fossem dos sabores ao leite, amargo, branco ou com amndoas, repetidos ou no. Assim, um cliente que comprar as trs barras na promoo poder escolher os sabores de n modos distintos, sendo n igual a (A) 20 (B) 16 (C) 12 (D) 10 (E) 4

Para alm do aquecimento global, o Secretrio chama a ateno para os atuais problemas ambientais relativos (A) diversidade biolgica. (B) cultura de massa. (C) economia de mercado. (D) ideologia ecolgica. (E) produo flexvel.

24

27
Qual a negao da proposio Algum funcionrio da agncia P do Banco do Brasil tem menos de 20 anos? (A) Todo funcionrio da agncia P do Banco do Brasil tem menos de 20 anos. (B) Nenhum funcionrio da agncia P do Banco do Brasil tem menos de 20 anos. (C) Algum funcionrio da agncia P do Banco do Brasil tem mais de 20 anos. (D) No existe funcionrio da agncia P do Banco do Brasil com 20 anos. (E) Nem todo funcionrio da agncia P do Banco do Brasil tem menos de 20 anos.
O Globo. Rio de Janeiro, 16 ago. 2009. Caderno Economia, p. 28.

A anlise dos grficos conduz concluso de que setorialmente a economia brasileira passou, no perodo considerado, por um progressivo processo de (A) regionalizao econmica. (B) terceirizao do trabalho. (C) flexibilizao do emprego. (D) internacionalizao da renda. (E) terciarizao produtiva.

28
Joo, Pedro, Celso, Raul e Marcos foram aprovados em um concurso. Cada um trabalhar em uma unidade diferente da empresa: P, Q, R, S ou T. Considerando que Joo j foi designado para trabalhar na unidade P, de quantos modos distintos possvel distribuir os demais aprovados pelas unidades restantes? (A) 120 (B) 90 (C) 48 (D) 24 (E) 12

25
No Brasil, uma experincia democrtica relevante permitiu que, a partir do comeo dos anos 1990, segmentos da sociedade tivessem acesso s decises de alocao de recursos das prefeituras municipais. Houve destaque para o caso de Porto Alegre, mas tambm para outras administraes como Belo Horizonte (1993-2008), So Paulo (2001-2004) e Recife (2001-2008). A experincia poltica e social descrita acima refere-se, especificamente, ao (A) Consrcio intermunicipal. (B) Planejamento familiar. (C) Planejamento estratgico. (D) Oramento fiscal. (E) Oramento participativo.

29
A proposio funcional Para todo e qualquer valor de n, 2 tem-se 6n < n + 8 ser verdadeira, se n for um nmero real (A) menor que 8. (B) menor que 4. (C) menor que 2. (D) maior que 2. (E) maior que 3.

6
PROVA VERDE GABARITO 4

BANCO DO BRASIL
30
Uma artes de bijuterias fabrica um colar de contas no qual utiliza 16 contas pequenas e duas contas grandes, cujo modelo apresentado abaixo.

32
Durante a digitao de um texto em um programa editor, o computador do usurio reinicia bruscamente, sem mostrar mensagem de erro e sem que tenha havido corte na energia. Esse fato ocorre por uma falha de (A) hardware, apenas. (B) software, apenas. (C) software ou hardware. (D) hardware e software. (E) sistema operacional, apenas.

Os critrios que ela utiliza para montar cada colar so os seguintes: as contas pequenas so todas da mesma cor; contas grandes devem ter cores diferentes; se as contas pequenas forem da cor x, nenhuma conta grande pode ser da cor x. Sabendo-se que a artes dispe de contas pequenas brancas, pretas, azuis e laranjas e de contas grandes brancas, vermelhas, verdes, azuis e rosas, de quantos modos distintos ela pode escolher as cores das contas que iro compor um colar? (A) 28 (B) 30 (C) 32 (D) 40 (E) 42

33
Com relao s diferenas entre os editores de texto Microsoft Word 2003 e BrOffice.org Writer 2.2, INCORRETO afirmar que o comando (A) Exportar como PDF, que se encontra no menu Arquivo do Writer, corresponde ao comando Armazenar em arquivo PDF, encontrado no menu Ferramentas do Word. (B) rea de Transferncia do Office, existente no menu Editar do Word, no possui correspondente no Writer. (C) Assinatura Digital, que se encontra no menu Arquivo do Writer, no possui correspondente no Word. (D) Alteraes encontra-se no menu Editar do Writer, e seu correspondente, no Word, chama-se Controlar alteraes e localiza-se no menu Formatar. (E) Configurar Pgina, que se encontra no menu Arquivo do Word, equivale ao comando Pgina, que se encontra no menu Formatar do Writer.

CONHECIMENTOS ESPECFICOS CONHECIMENTOS GERAIS DE INFORMTICA


31
Com relao ao ambiente operacional Windows, tomando-se por base o Windows XP, analise as afirmativas a seguir. I A restaurao do sistema retorna o computador a uma etapa anterior sem que se percam trabalhos recentes como documentos salvos, e-mail ou lista de histrico e de favoritos. II A Limpeza de disco uma ferramenta que ajuda a liberar espao na unidade de disco rgido, pesquisando e mostrando os arquivos temporrios, os arquivos em cache de Internet e os arquivos de programas desnecessrios, que podem ser excludos com segurana. III O shell de comando um software independente, que oferece comunicao direta entre o usurio e o sistema operacional e pode ser usado para criar e editar arquivos em lotes, tambm denominados de scripts e, assim, automatizar tarefas rotineiras. IV No ambiente Windows, possvel abrir, fechar e navegar no menu Iniciar, na rea de trabalho, em menus, caixas de dilogo e pginas da Web utilizando atalhos do teclado, que facilitam a interao com o computador. Esto corretas as afirmativas (A) II e III, apenas. (C) I, II e IV, apenas. (E) I e IV, apenas. (B) I, II, III e IV. (D) I, II e III, apenas.

34
Com relao estrutura de diretrios dos sistemas operacionais Linux, associe os diretrios da coluna da esquerda com o respectivo contedo da coluna da direita. Diretrios I /dev II /etc III /home IV /Sbin Contedos O Arquivos dos usurios do sistema P Arquivos de configuraes do sistema Q Arquivos de dispositivos do sistema R Binrios essenciais do sistema S Sistemas de arquivos de processos

As associaes corretas so (A) I O , II P , III Q , IV (B) I P , II O , III Q , IV (C) I Q , II P , III O , IV (D) I R , II S , III P , IV (E) I R , II Q , III O , IV

R. S. R. O. S.

35
O contedo de mdia digital, executado medida que transmitido por meio da Internet para o computador do usurio, denominado mdia de fluxo (A) local. (B) intermedirio. (C) alternado. (D) contnuo. (E) compartilhado.

7
GABARITO 4 PROVA VERDE

BANCO DO BRASIL
36
A informao um dos ativos mais importantes em uma empresa. Proteger os processos mais crticos do negcio corporativo, reduzir a probabilidade de ocorrncia de incidentes relacionados segurana e recuperar os danos em casos de desastres e incidentes so objetivos, entre outros, da implementao de um(a) (A) controle de acesso. (B) rotina de backup. (C) poltica de informao. (D) plano de desenvolvimento. (E) plano de segurana.

ATENDIMENTO
41
Jos correntista do Banco da Brasil h dois anos e tem crdito disponvel para utilizao no cheque especial. No ms de dezembro, Jos ultrapassou seu limite de crdito. Seu nome, aps prvia notificao, foi inscrito em cadastro restritivo de crdito e seu contrato foi encaminhado ao Jurdico para a propositura de ao judicial, quando o advogado reparou que os juros eram superiores a 12% ao ano. Nesse caso, h alguma ilegalidade, de acordo com o Cdigo de Defesa do Consumidor? (A) A clusula de juros abusiva e a notificao configura cobrana por meio indevido, sendo, portanto, ilegal. (B) A inscrio em cadastro restritivo de crdito foi ilegal, pois h apenas o direito de cobrar o crdito, mas no o de negativar o nome do consumidor. (C) Os juros cobrados e a negativao so ilegais frente ao Cdigo de Defesa do Consumidor. (D) Os juros superam o valor mximo de 1% ao ms previsto na legislao, o que configura ilegalidade. (E) No h ilegalidade alguma no caso descrito.

37
A Internet baseia-se no protocolo TCP/IP em que o endereo IP pode ser designado de maneira fixa ou varivel. O responsvel por designar endereos IP variveis que possibilitam a navegao na Web o servidor de (A) DHCP. (B) HTML. (C) DNS. (D) HTTP. (E) PHP.

42
Maria poupadora do Banco Ypsilon e constatou o saque de valores em sua conta poupana. Procurou um funcionrio do banco, afirmando que no havia sacado as referidas quantias e que, para ela, aquilo era um defeito na prestao do servio, tendo direito ao ressarcimento em razo da responsabilidade do Banco. Nessa situao, a responsabilidade do Banco (A) inexistente, pois as instituies financeiras so isentas do cumprimento do Cdigo de Defesa do Consumidor. (B) factvel, desde que comprovada sua culpa ou negligncia. (C) integral e no h excludentes, por expressa disposio do Cdigo de Defesa do Consumidor. (D) pode ser afastada apenas na hiptese de prova de culpa exclusiva da vtima. (E) independe da existncia de culpa.

38
O Filtro do SmartScreen da Microsoft um recurso do Internet Explorer que ajuda a detectar sites de Phishing e sites de (A) Threads. (B) Ringware. (C) Spyware. (D) Malware. (E) Worms.

39
Nos sistemas operacionais como o Windows, as informaes esto contidas em arquivos de vrios formatos, que so armazenados no disco fixo ou em outros tipos de mdias removveis do computador, organizados em (A) telas. (B) programas. (C) janelas. (D) imagens. (E) pastas.

43
Ao celebrar contrato de mtuo com o Banco Toada, o muturio contratou tambm um seguro de crdito e restou pactuado que eventual discusso acerca do contrato deveria ser feita obrigatoriamente por meio da arbitragem. Nesse caso, o contrato de mtuo (A) pode ser declarado vlido ou nulo pelo Judicirio, que no pode afastar a validade de clusulas. (B) configura venda casada, sendo proibida a exigncia da contratao de seguro, mesmo que seja celebrado com outra seguradora. (C) vlido, pois a eventual nulidade de uma clusula no invalida o contrato. (D) nulo, pois contm clusulas abusivas. (E) no contm qualquer clusula abusiva, pois os contratantes esto livres para escolher os meios de soluo dos conflitos.

40
Os programas de planilhas eletrnicas como o Microsoft Excel e o BrOffice Calc podem executar, entre outras, a funo de (A) criao de grficos e relatrios. (B) gerao de fotos e imagens. (C) conversao de imagens online em uma intranet. (D) administrao de bancos de dados relacionais. (E) manuteno em arquivos de sistemas operacionais.

8
PROVA VERDE GABARITO 4

BANCO DO BRASIL
44
Caio, cliente do Banco Argent, contraiu emprstimo de quarenta mil reais para pagamento em trinta e seis meses, com juros de 1,76% ao ms, correo monetria pela TR e multa de 2% em caso de mora ou inadimplemento. Passados oito meses, Caio resolveu quitar parcialmente sua dvida, antecipando dez parcelas, e pediu o desconto dos juros. De acordo com o caso descrito, o(a) (A) contrato tem prazo determinado, o que impede o pagamento antecipado, salvo concordncia expressa do Banco. (B) pagamento parcial antecipado possvel, mas sem alterao das condies contratuais de juros. (C) cliente poder fazer a quitao antecipada e com reduo de juros, desde que seja quitao total. (D) cliente pode fazer a liquidao antecipada, ainda que parcial, e tem direito reduo proporcional dos juros. (E) quitao antecipada deve ser total e sem reduo dos juros efetivamente contratados.

47
Quando abrem uma conta bancria, os clientes consideram uma srie de benefcios funcionais. A esse respeito, analise os seguintes aspectos ligados a esse segmento no Brasil: I II III IV V VI confiana transmitida pelo gerente; solidez e garantia da marca; cobertura em todos os estados; nmero de correntistas; atendimento via internet banking; reconhecimento internacional.

45
No que se refere ao atendimento prioritrio nas agncias bancrias definido por lei, analise as condies a seguir. I II III IV Idosos com idade igual ou superior a sessenta anos Gestantes e lactantes Pessoas portadoras de deficincias Pessoas com crianas de colo

Esto corretos APENAS os benefcios (A) IV, V e VI. (B) III, IV e V. (C) II, III e VI. (D) I, II e V. (E) I, II e III.

48
Gerentes de banco devem ser capazes de convencer os membros de sua equipe de que eles podem aumentar o desempenho da agncia trabalhando mais ou sendo treinados para atuar de maneira mais adequada. No entanto, essa estratgia fica prejudicada se as vendas forem influenciadas por (A) aumento de propaganda. (B) aes da concorrncia. (C) liderana de mercado. (D) confiana do consumidor. (E) crescimento econmico.

Devem receber atendimento prioritrio os que se enquadram na(s) condio(es) (A) III, apenas. (B) II, III e IV, apenas. (C) II, apenas. (D) I, II, III e IV. (E) I e II, apenas.

46
Jlia abriu conta-corrente com direito a crdito. Assinou o contrato e recebeu o carto para operaes no caixa eletrnico e a senha para Internet, mas no recebeu cpia do contrato. Aps reunir certa quantia, dirigiu-se ao guich para efetuar o depsito, quando foi informada de que seu contrato previa a utilizao exclusiva dos caixas eletrnicos para esse modelo de operao. Nesse caso, o Banco (A) no pode se recusar prestao do servio no guich, mesmo que oferea atendimento alternativo ou eletrnico e a restrio esteja em destaque no contrato. (B) no pode priv-la do acesso aos guichs, ainda que previsto no contrato, salvo se oferecer atendimento alternativo ou eletrnico. (C) pode limitar a utilizao dos guichs para depsito, desde que previsto em contrato, independente de destaque. (D) pode limitar a utilizao dos guichs para depsito, desde que previsto em contrato e em destaque por ser clusula restritiva de direitos. (E) agiu com correo, mas a prtica s seria aplicvel se o contrato tivesse sido entregue correntista e contivesse a ressalva em destaque.

49
Em um programa de televiso sobre mercado de trabalho, trs consultores tecem os seguintes comentrios sobre os princpios da venda pessoal: Alice A poca do vendedor esperto j passou, e no seu lugar est o profissional que sabe levantar boas perguntas, ouvir e aprender. Antnio Os vendedores eficazes possuem um instinto natural que se revela especialmente no momento de convencer as pessoas. Pedro A funo do vendedor aumentar o nmero de clientes de sua empresa, focando seus esforos na realizao de negcios imediatos. (So) correta(s) a(s) afirmao(es) de (A) Pedro, apenas. (B) Pedro e Antnio, apenas. (C) Alice, apenas. (D) Alice e Antnio, apenas. (E) Alice, Antnio e Pedro.

9
GABARITO 4 PROVA VERDE

BANCO DO BRASIL
50
Em um congresso sobre novas ferramentas de vendas, um palestrante afirmou: o telemarketing vem-se tornando uma ferramenta fundamental de marketing direto, muito aceita pelos consumidores. Essa afirmativa merece reparos porque o telemarketing (A) provoca restries por causa de sua natureza intrusiva. (B) vem sendo rejeitado como instrumento de vendas pelas empresas. (C) no uma ferramenta de marketing direto. (D) considerado uma funo sem importncia no marketing direto. (E) representa uma estratgia empresarial e no uma ferramenta.

CONHECIMENTOS BANCRIOS
53
O Sistema Financeiro Nacional (SFN) constitudo por todas as instituies financeiras pblicas ou privadas existentes no pas e seu rgo normativo mximo o(a) (A) Conselho Monetrio Nacional. (B) Banco Nacional de Desenvolvimento Econmico e Social. (C) Banco Central do Brasil. (D) Ministrio da Fazenda. (E) Caixa Econmica Federal.

54
A Comisso de Valores Mobilirios (CVM) uma autarquia ligada ao Poder Executivo que atua sob a direo do Conselho Monetrio Nacional e tem por finalidade bsica (A) compra e venda de aes no mercado da Bolsa de Valores. (B) normatizao e controle do mercado de valores mobilirios. (C) fiscalizao das empresas de capital fechado. (D) captao de recursos no mercado internacional. (E) manuteno da poltica monetria.

51
Quando um grande banco de varejo, no Brasil, utiliza a veiculao de propagandas de reforo tem o intuito de (A) avisar ao pblico que oferece as melhores opes para investimento. (B) comparar vantagens e caractersticas em relao ao principal concorrente. (C) criar conscientizao e conhecimento de novos servios oferecidos. (D) convencer os atuais correntistas de que eles escolheram a instituio certa. (E) estimular a repetio de compra dos produtos e servios financeiros.

55
O SELIC Sistema Especial de Liquidao e Custdia foi desenvolvido em 1979 pelo Banco Central do Brasil e pela ANDIMA (Associao Nacional das Instituies do Mercado Aberto) com a finalidade de (A) custodiar os ttulos pblicos e privados negociados no mercado aberto antes de sua liquidao financeira. (B) liquidar financeiramente as aes negociadas no mercado de Bolsa de Valores e custodiar os ttulos pblicos. (C) controlar e liquidar financeiramente as operaes de compra e venda de ttulos pblicos e manter sua custdia fsica e escritural. (D) verificar e controlar o ndice de liquidez dos ttulos pblicos e privados antes da sua custdia. (E) regular e fiscalizar a atividade de liquidao e custdia dos ttulos pblicos federais, exercida pelas instituies financeiras.

52
Se os funcionrios de um banco se mostram entediados e no conseguem responder a perguntas simples, os clientes tero uma expectativa desfavorvel. PORQUE Clientes formam expectativas a partir de vrias fontes, como experincias anteriores e propaganda boca a boca. A esse respeito, conclui-se que (A) as duas afirmaes so verdadeiras e a segunda justifica a primeira. (B) as duas afirmaes so verdadeiras e a segunda no justifica a primeira. (C) a primeira afirmao verdadeira e a segunda falsa. (D) a primeira afirmao falsa e a segunda verdadeira. (E) as duas afirmaes so falsas.

56
A operao de antecipao de um recebimento, ou seja, venda de uma duplicata (crdito a receber) para uma sociedade de fomento mercantil, mediante o pagamento de uma taxa percentual atrelada ao valor de face da duplicata, constitui o (A) leasing. (B) hot money. (C) spread. (D) funding. (E) factoring.

10
PROVA VERDE GABARITO 4

BANCO DO BRASIL
57
A Superintendncia de Seguros Privados (SUSEP) o rgo responsvel pelo controle e fiscalizao do mercado de seguros, previdncia privada aberta e capitalizao. Em relao a esse rgo, considere as atribuies abaixo. I Cumprir e fazer cumprir as deliberaes do Conselho Nacional de Seguros Privados. II Zelar pela defesa dos interesses dos consumidores do mercado de seguros, previdncia privada aberta e capitalizao. III Regular e fiscalizar as operaes de compra e venda de aes e ttulos pblicos realizadas no mercado balco. IV Prover recursos financeiros para as sociedades do mercado de seguros, previdncia privada aberta e capitalizao por meio de aporte de capital, quando necessrio. V Disciplinar e acompanhar os investimentos das entidades do mercado de seguros, previdncia privada aberta e capitalizao, em especial os efetuados em bens garantidores de provises tcnicas. So atribuies da SUSEP APENAS (A) III, IV e V. (B) II, III, IV e V. (C) I, II, III e IV. (D) I, II e V. (E) I, II e IV.

60
A letra de cmbio o instrumento de captao especfico das sociedades de crdito, financiamento e investimento, sempre emitida com base em uma transao comercial e que, posteriormente ao aceite, ofertada no mercado financeiro. A letra de cmbio caracterizada por ser um ttulo (A) ao portador, flexvel quanto ao prazo de vencimento. (B) negocivel na Bolsa de Valores, com seu rendimento atrelado ao dlar. (C) atrelado variao cambial. (D) nominativo, com renda fixa e prazo determinado de vencimento. (E) pertencente ao mercado futuro de capitais, com renda varivel e nominativo.

61
Para financiar suas necessidades de curto prazo, algumas empresas utilizam linhas de crdito abertas com determinado limite cujos encargos so cobrados de acordo com sua utilizao, sendo o crdito liberado aps a entrega de duplicatas, o que garantir a operao. Esse produto bancrio o (A) Crdito Direto ao Consumidor (CDC). (B) emprstimo compulsrio. (C) cheque especial. (D) capital alavancado. (E) crdito rotativo.

62
A operao bancria de vendor finance a prtica de financiamento de vendas com base no princpio da (A) obteno de receitas, que viabiliza vantagens para o cliente em uma transao comercial. (B) concentrao do risco de crdito, que fica por conta da empresa compradora em troca de uma reduo da taxa de juros na operao do financiamento das vendas. (C) cesso de crdito, que permite a uma empresa vender seu produto a prazo e receber vista o pagamento do Banco, mediante o pagamento de juros. (D) troca ou negociao de ttulos de curto prazo por recebveis de longo prazo, sem custos para ambas as partes. (E) reteno de crdito lastreado por ttulos pblicos e vinculado a transaes comerciais, garantindo ao vendedor o recebimento total de sua duplicata.

58
Os depsitos vista so os recursos captados dos clientes pelos bancos comerciais que, para facilitar livre movimentao desses recursos, disponibilizam o servio bancrio sem remunerao denominado (A) Certificado de Depsito Bancrio (CDB). (B) poupana. (C) conta-corrente. (D) carto de crdito. (E) fundo de investimento.

59
Atualmente os grandes bancos do mercado financeiro realizam desde as atividades mais simples, como o pagamento de um ttulo, at as mais complexas, como as operaes de Corporate Finance, que envolvem a (A) realizao de um contrato de cmbio para viabilizar as exportaes e as importaes. (B) realizao de atividades corporativas no exterior. (C) gesto de ativos financeiros no segmento corporativo. (D) intermediao de fuses, cises, aquisies e incorporaes de empresas. (E) manuteno de contas-correntes de expatriados no exterior.

63
Com a finalidade de captao de recursos, muitas empresas abrem seu capital e emitem aes para serem negociadas no mercado primrio ou secundrio, dependendo da ocasio da emisso das aes. A emisso de aes no mercado primrio ocorre quando a (A) rentabilidade das aes no atingiu o patamar desejado. (B) empresa emite pela primeira vez aes para serem negociadas no mercado. (C) empresa emite aes para negociao somente com empresas do setor primrio. (D) negociao das aes no se concretizou no mercado secundrio. (E) negociao realizada no prego da Bolsa de Valores.

11
GABARITO 4 PROVA VERDE

BANCO DO BRASIL
64
As operaes de underwriting (subscrio) so praticadas pelos bancos de investimento que realizam a intermediao da distribuio de ttulos mobilirios no mercado. A Garantia Firme um tipo de operao de underwriting no qual a instituio financeira coordenadora da operao garante a (A) prtica de melhores esforos para revender o mximo de uma emisso de aes para os seus clientes por um prazo determinado. (B) rentabilidade das aes colocadas no mercado, responsabilizando-se por devolver o dinheiro empresa emissora em caso de uma desvalorizao repentina. (C) renovao da subscrio das aes colocadas no mercado e que no encontraram compradores interessados. (D) oferta global das aes da empresa tanto no pas quanto no exterior, assumindo todos os riscos relacionados oscilao de mercado. (E) colocao dos lotes de aes a um determinado preo previamente pactuado com a empresa emissora, encarregando-se, por sua conta e risco, de coloc-lo no mercado.

67
As Companhias ou Sociedades Annimas podem ser classificadas como abertas ou fechadas. So classificadas como abertas quando (A) suas aes so negociadas na Bolsa de Valores ou no mercado balco. (B) suas aes so propriedade dos scios fundadores e no esto venda. (C) sua estrutura de capital permite a entrada de scios estrangeiros. (D) seus principais ativos so aes de outras companhias de capital aberto. (E) seu passivo est atrelado a opes de mercado futuro.

68
As operaes de garantia bancria so operaes em que o banco se solidariza com o cliente em riscos por este assumidos. O aval bancrio, por exemplo, uma garantia que gera (A) direito real para o Banco em face ao seu cliente e se constitui, pela tradio efetiva, em garantia de coisa mvel passvel de apropriao entregue pelo devedor. (B) obrigao solidria do Banco credor para com o seu cliente mediante a assinatura de um contrato de cmbio. (C) obrigao assumida pelo Banco, a fim de assegurar o pagamento de um ttulo de crdito para um cliente. (D) responsabilidade acessria pelo Banco, quando assume total ou parcialmente o dever do cumprimento de qualquer obrigao de seu cliente devedor. (E) passivo para cliente tomador de um emprstimo contra o Banco credor, colocando seus bens disposio para garantir a operao.

65
O mercado de cmbio envolve a negociao de moedas estrangeiras e as pessoas interessadas em movimentar essas moedas. O cmbio manual a forma de cmbio que (A) envolve a troca de ttulos ou documentos representativos da moeda estrangeira. (B) envolve a compra e a venda de moedas estrangeiras em espcie. (C) pratica a troca de moeda estrangeira por uma mercadoria. (D) pratica a importao e a exportao por meio de contratos. (E) exerce a funo de equilbrio na balana comercial externa.

66
Derivativos so instrumentos financeiros que se originam do valor de outro ativo, tido como ativo de referncia. As transaes com derivativos so realizadas no mercado futuro, a termo, de opes e swaps, entre outros. Os swaps so (A) ativos garantidores de operaes em moeda estrangeira, adquiridos mediante a troca de aes, direitos e obrigaes entre duas partes. (B) ativos que podem ser comprados por uma empresa investidora com o intuito de se proteger de uma eventual reduo de preos de outro ativo da mesma carteira de investimento. (C) acordos entre duas partes que preveem a troca de obrigaes de pagamentos peridicos ou fluxos de caixa futuros por um certo perodo de tempo, obedecendo a uma metodologia de clculo predefinida. (D) acordos de compra e venda de ativos para serem entregues em uma data futura, a um preo previamente estabelecido, sem reajustes peridicos. (E) direitos adquiridos de comprar ou vender um ativo em uma determinada data por preo e condies previamente acertados entre as partes envolvidas na negociao.

69
A Lei no 9.613, de 1998, que dispe sobre os crimes de lavagem de dinheiro e ocultao de bens, determina que as instituies financeiras adotem alguns mecanismos de preveno. Dentre esses mecanismos, as instituies financeiras devero (A) instalar equipamentos de deteco de metais na entrada dos estabelecimentos onde acontecem as transaes financeiras. (B) verificar se os seus clientes so pessoas politicamente expostas, impedindo qualquer tipo de transao financeira, caso haja a positivao dessa consulta. (C) registrar as operaes suspeitas em um sistema apropriado e enviar para a polcia civil a lista dos possveis criminosos, com a descrio das operaes realizadas. (D) comunicar previamente aos clientes suspeitos de lavagem de dinheiro as possveis sanes que estes sofrero, caso continuem com a prtica criminosa. (E) identificar seus clientes e manter seus cadastros atualizados nos termos de instrues emanadas pelas autoridades competentes.

12
PROVA VERDE GABARITO 4

BANCO DO BRASIL
70
A caderneta de poupana a aplicao mais simples e tradicional no mercado financeiro nacional, sendo uma das poucas em que o cliente pode aplicar pequenas somas e ter liquidez. Atualmente, a maior vantagem da caderneta de poupana em relao a outros investimentos a (A) iseno de taxas e tarifas bancrias. (B) iseno de imposto de renda. (C) flexibilidade na data dos saques sem prejudicar os rendimentos. (D) flexibilidade no registro da documentao para abertura da conta. (E) maior rentabilidade oferecida.

13
GABARITO 4 PROVA VERDE

You might also like