You are on page 1of 23

Materiais para Construo Mecnica

Materiais Metlicos Ferrosos

Introduo
Desde sua descoberta, os metais ferrosos tornaram-se de grande importncia na construo mecnica. Os metais ferrosos mais importantes so o ao e o ferro. Como esses materiais so fceis de serem trabalhados, com eles que construmos a maior parte das mquinas, ferramentas, estruturas, bem como instalaes que necessitam de materiais de grande resistncia.

O Ferro
O ferro no encontrado puro na natureza. Encontra-se geralmente no subsolo combinado com outros elementos formando rochas as quais se d o nome de minrio. Os principais minrios de ferro so a Hematita e Magnetita. Para retirar as impurezas, o minrio lavado, partido em pedaos menores e em seguida levado para a usina siderrgica.

Obteno do Ferro Gusa


Na usina, o minrio depositado no Alto Forno (aquecido) em camadas de carvo coque (comb.) e calcrio (fundente). O ar que chega pela base permite alimentao da queima dos materiais. Ao derreter-se e ficar mais denso, o material depositado no fundo do alto forno. As impurezas ou escrias por serem mais leves, flutuam sobre o ferro gusa derretido e atravs de aberturas especiais, em alturas diferentes so retiradas, primeiro a escria e em seguida o gusa. O gusa despejado em panelas chamadas cadinhos e em seguida so despejados em formas, as lingoteiras. Uma vez resfriado o Ligote de Ferro Gusa armazenado para posteriormente receber os tratamentos necessrios.

Ferro Fundido
O ferro fundido uma liga de ferro e carbono obtido diminuindo-se a porcentagem de carbono do ferro gusa, que contm de 2 a 4,5% de carbono. A fuso de ferro gusa feita em forno cubil (semelhante ao Alto Forno s que em menor escala). O ferro fundido tem na sua composio uma maior porcentagem de ferro, e uma pequena porcentagem de carbono, silcio, mangans, enxofre e fsforo. Os tipos mais comuns de ferro fundido so o ferro fundido cinzento e o ferro fundido branco.

Ferro Fundido Cinzento


O ferro fundido cinzento tem grande aplicao na indstria devido s suas caractersticas: Fcil de ser fundido e moldado em peas; Fcil de ser trabalhado por ferramentas; Absorve bem as vibraes, condio que torna ideal para corpos de mquinas; Quando quebrado sua face apresenta uma cor cinza escura, devido o carbono se encontrar combinado com o ferro, em forma de palhetas de grafite; Porcentagem de carbono varivel entre 3,5% a 4,5%.

Ferro Fundido Branco


O ferro fundido branco utilizado apenas em peas que requerem elevada dureza e resistncia ao desgaste. Suas caractersticas: Difcil de ser fundido, muito duro e difcil de ser usinado, trabalhado apenas com ferramentas de corte especiais; usado apenas em peas que exijam muito resistncia ao desgaste; Quando quebrado, sua face apresenta-se brilhante, pois o carbono apresenta -se totalmente combinado com o ferro; Porcentagem de carbono varivel entre 2 e 3%.

Ao
O ao um dos mais importantes materiais metlicos usados na indstria mecnica. Ele obtido abaixando a porcentagem de carbono do ferro-gusa, e contm de 0,05% a 1,7% de carbono. Principais caractersticas: Ser facilmente trabalhado com ferramentas de corte; Ser facilmente curvado ou dobrado; Pode ser forjado, soldado, laminado, estirado (trefilado); E possui grande resistncia trao. H duas classes gerais de aos: os aos ao carbono e os aos-liga.

Ao ao Carbono
So os que contm alm do ferro, pequenas porcentagens de carbono, mangans, silcio, enxofre e fsforo. Os elementos mais importantes so o ferro e o carbono. O mangans e silcio melhoram a qualidade do ao, enquanto que o enxofre e o fsforo so elementos prejudiciais. O ferro o elemento bsico da liga e o carbono, depois do ferro o elemento mais importante do ao. A quantidade de carbono define a resistncia do ao.

Classificao do Ao ao Carbono Segundo ABNT Segundo a ABNT, os dois primeiros algarismos designam a classe do ao. Os dois ltimos designam a mdia do teor de carbono empregado. Ex.: Ao 1020, onde 10 significa que ao ao Carbono e 20 significa que a porcentagem media de carbono varia entre 0,18% a 0,23%.

Aos Liga
Mediante a adio e a dosagem de certos elementos no ao ao carbono obtemos os aos liga. Ele possui caractersticas bem melhores que as dos aos ao carbono, tais como: Resistncia trao e corroso; Resistncia elasticidade; Resistncia dureza. Conforme as finalidades desejadas, adiciona-se ao ao-carbono um ou mais dos seguintes elementos: nquel, cromo, mangans, tungstnio, cobalto, vandio, silcio,molibdnio e alumnio.

Tipos de Aos Liga


Aos Nquel Usado em peas de automveis, vlvulas de motores trmicos, resistncias eltricas, cutelaria, instrumentos de medida, mquinas, ferramentas, etc. Aos Cromo Usado em esferas e rolos de rolamentos, ferramentas, projteis, blindagem, aparelhos e instrumentos de medida, cutelaria, vlvulas de motores a exploso, fieiras, matrizes, etc. Aos Cromo-Nquel Usado em portas de fornos, retortas, tubulaes de guas salinas e gases, eixos de bombas, vlvulas e turbinas, etc.

Tipos de Aos Liga


Aos Mangans Usado em mandbulas de britadores, eixos de carros e vages, agulhas, cruzamentos e curvas de trilhos, peas de dragas, etc. Aos Silcio Usado em molas, chapas de induzidos de mquinas eltricas, ncleos de bobinas eltricas, etc. Aos Silcio-Mangans Usado em molas diversas, molas de automveis, de carros e vages, etc.

Tipos de Aos Liga


Aos Tungstnio Usado em ferramentas de corte para altas velocidades, matrizes, fabricao de ms, etc. Aos Cobalto Usado em ms permanentes, chapas de induzidos, etc. Aos Rpidos Usado em ferramentas de corte de todos os tipos para altas velocidades, cilindros de laminadores, matrizes, fieiras, punes, etc. Aos Alumnio-Cromo Usado em camisas de cilindro removveis de motores a exploso e de combusto interna, virabrequins, eixos, calibres de medidas de dimenses fixas, etc.

Aos Inoxidveis
Os aos inoxidveis caracterizam-se por uma resistncia corroso superior dos outros aos. Sua denominao no totalmente correta, porque os prprios aos ditos inoxidveis so passveis de oxidao em determinadas circunstncias. A expresso, contudo, mantida por tradio. Quanto composio qumica, os aos inoxidveis caracterizam-se por um teor mnimo de cromo da ordem de 12%. Os aos inoxidveis devem resistir corroso de solues aquosas, gases quentes ou lquidos de alto ponto de ebulio at a temperatura de cerca 650C.

Formas Comerciais do Ao
Para os diferentes usos industriais os aos so encontrados no comrcio nas formas de: Vergalhes - so barras laminadas em diversos perfis, sem tratamento posterior laminao.

Formas Comerciais do Ao
Perfilados - So vergalhes laminados em perfis especiais tais como: Cantoneiras L, U, T, I (duplo T), Z.

Formas Comerciais do Ao
Chapas - So laminados planos, encontradas no comrcio nos seguintes tipos: chapas pretas, chapas galvanizadas e chapas estanhadas.

Formas Comerciais do Ao
Tubos - Dois tipos de tubos so encontrados no comrcio: Tubo com costura - Obtidos por meio de curvatura de uma chapa. Usados em tubulaes de baixa presso, eletrodutos, etc. Tubo sem costura - Obtidos por perfurao a quente. So usados em tubulaes de alta presso.

Os tubos podem ser pretos ou galvanizados.

Formas Comerciais do Ao
Fios ou Arames - So encontrados em rolos podendo ser galvanizados ou comuns.

Concluso
A descoberta dos materiais ferrosos nos permitiu grande avano na rea da mecnica como melhoramento de ferramentas, estruturas, bem como instalaes que necessitam de materiais de grande resistncia. Os principais matrias obtidos atravs do ferro gusa so o ao e o ferro fundido, e hoje com o avano tecnolgico, esses materiais so utilizados em vrias reas da indstria buscando maior qualidade, resistncia e melhoramento dos produtos j existentes e na obteno de novos produtos.

Exerccios
1) De onde extrado o Ferro?

2) Como produzido o Ferro Gusa?

3) Quais os tipos mais comuns de Ferro Fundido?

4) Como so classificados os Aos?

5) Cite 3 tipos de Ao Liga.

Exerccios
1) De onde extrado o Ferro? Resposta: So encontrados da natureza geralmente no subsolo combinado com outros elementos formando rochas os quais se da o nome de minrios Hematita e Magnetita. 2) Como produzido o Ferro Gusa? Resposta: Depositando no Alto Forno aquecido camadas de minrio carvo (coque) e calcrio (fudente), com a caloria os materiais iro se fundir e ao final do processo gerar o gusa. 3) Quais os tipos mais comuns de Ferro Fundido? Resposta: Ferro fundido cinzento e o ferro fundido branco 4) Como so classificados os Aos? Resposta: Aos ao carbono e os aos-liga. 5) Cite 3 tipos de Ao Liga. Resposta: ao nquel, ao cromo, ao cromo-niquel, ao mangans, ao silcio, ao silcio-mangans, ao tungstnio, ao cobalto, ao rpido e ao alumino-cromo.

You might also like