You are on page 1of 9

REVISTA DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ARBORIZAO URBANA, Volume 1, Nmero 1, 2006.

ARBORIZAO URBANA E SUSTENTABILIDADE: UMA PROPOSTA PARA O CENTRO EXPERIMENTAL DE TECNOLOGIAS HABITACIONAIS SUSTENTVEIS (CETHS) Srgio L. V. Tomasini1, Miguel Aloysio Sattler2

RESUMO O Centro Experimental de Tecnologias Habitacionais Sustentveis (CETHS) props um assentamento urbano experimental, destinado populao de baixa renda, localizado na rea metropolitana de Porto Alegre. O projeto especifica novas tecnologias vinculadas a habitaes sustentveis, incorporando, por um lado, os preceitos do desenvolvimento sustentvel e, por outro, a idia de habitao como extenso do habitat do homem, considerando tambm o seu contexto social. Desta forma, integra tambm uma proposta de paisagismo, procurando agregar o maior nmero de funes possveis vegetao nesse espao. Para tanto, foi elaborada uma pesquisa com o objetivo de produzir informaes capazes de orientar especificamente o projeto de arborizao urbana do loteamento. A seleo das espcies recomendadas partiu da listagem de espcies apresentada pelo Plano Diretor de Arborizao Urbana de Porto Alegre e de cruzamento de informaes de revises bibliogrficas, onde chegou-se indicao de 72 espcies arbreas, pertencentes a 29 famlias botnicas, todas pertencentes regio. Espera-se, portanto, que este trabalho possa, servir de subsdio e de incentivo para a comunidade que ir habitar o CETHS, no sentido de que as pessoas efetivamente conheam, respeitem e usufruam das potencialidades das espcies que iro fazer parte do entorno de suas habitaes.

Palavras-chave: paisagismo, arborizao

1 2

. Engenheiro Agrnomo, Mestrando da UFRGS, Santa Maria/RS, sergiovtomasini@yahoo.com.br; . Engenheiro Civil e Agrnomo, PhD. Ncleo Orientado para a Inovao da Edificao - NORIE / UFRGS, sattler@vortex.ufrgs.br.

REVISTA DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ARBORIZAO URBANA, Volume 1, Nmero 1, 2006.

URBAN ARBORIZATION AND SUSTENTABILIDADE: A PROPOSAL FOR THE EXPERIMENTAL CENTER OF SUSTAINABLE TECHNOLOGIES HABITACIONAIS (CETHS)

ABSTRACT The Experimental Center of Tecnologias Habitacionais Sustentveis (CETHS) considered an experimental urban nesting, destined to the population of low income, located in the area metropolitan of Porto Alegre. The project specifies new entailed technologies the sustainable habitations, incorporating, the rules of sustainable development e the habitation idea as extension of the habitat of the man, also considering its social context. It also integrates a paisagismo proposal, looking for to add the biggest number of possible functions to the vegetation in this space. The research was elaborated to produce information capable to guide the project of urban arborization of the land division. The election of the recommended species left of the listing of species presented for the Managing Plan of Urban Arborization of Porto Alegre and crossing of information of bibliographical revisions, where it was arrived the indication of 72 arbreas species, pertaining the 29 botanical families. One expects, therefore, that this work can, to serve of subsidy and incentive for the community that will go to inhabit the CETHS, in the direction of that the people effectively know, they respect and they usufruct of the potentialities of the species that will go to be part of entorno of its habitations.

Key-words: lanscape, arborization

REVISTA DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ARBORIZAO URBANA, Volume 1, Nmero 1, 2006.

INTRODUO

O Centro Experimental de Tecnologias Habitacionais Sustentveis (CETHS) prope um assentamento urbano experimental, destinado populao de baixa renda. Localizado na rea metropolitana de Porto Alegre, ele resulta de um projeto envolvendo a parceria entre o Ncleo Orientado para a Inovao da Edificao (NORIE / UFRGS) e a Prefeitura Municipal de Nova Hartz. O projeto especifica novas tecnologias vinculadas a habitaes sustentveis, incorporando, por um lado, os preceitos do desenvolvimento sustentvel e, por outro, a idia de habitao como extenso do habitat do homem, considerando tambm o seu contexto social. O projeto foi desenvolvido a partir de uma srie de intervenes sobre um loteamento convencional, que j contava com aprovao e financiamento da Secretaria Estadual de Habitao do RS, visando torn-lo mais sustentvel. Dentre as estratgias empregadas no projeto neste sentido (como o uso de materiais construtivos de baixo impacto ambiental, tratamento local e reutilizao dos resduos domiciliares, captao e aproveitamento da gua das chuvas, uso de fontes alternativas de energia, etc.), tambm houve a preocupao em desenvolver uma proposta paisagstica para o loteamento, em harmonia com os preceitos de sustentabilidade, que regem o projeto como um todo. Desta forma, o paisagismo do CETHS est integrado a uma proposta que procura viabilizar a produo local de alimentos no loteamento. O sistema de produo de alimentos, proposto pelo projeto, pode ser apresentado em dois nveis: - produo individual, nos lotes, e produo coletiva, em reas de uso comum. Espera-se que, a partir da produo obtida nestes espaos, os moradores tenham condies de satisfazer parte de suas necessidades alimentares, bem como de dispor de uma fonte complementar de renda, atravs da comercializao dos excedentes. Embora existam locais especficos de produo previstos no projeto, como as reas dos lotes e as de produo coletiva, tanto estas reas desempenham outras funes no projeto global do CETHS, como outras reas apiam as funes de produo destas primeiras, sempre que possvel. Visa-se aqui uma concepo holstica de projeto e a convergncia com dois princpios bsicos da permacultura : 1) cada elemento do sistema deve executar diversas funes; 2) cada funo importante apoiada por muitos elementos (MOLLISON & SLAY, 1998). Desta forma, a produo de alimentos em todo o projeto est intimamente associada ao paisagismo do loteamento e vice-versa. Visando, portanto, agregar o maior nmero de funes possvel vegetao, bem como articul-la com os demais elementos do projeto CETHS, a proposta de paisagismo para o loteamento procura atingir os seguintes objetivos: paisagismo produtivo, procurando, sempre que possvel, utilizar espcies com caractersticas produtivas para o homem, ou

REVISTA DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ARBORIZAO URBANA, Volume 1, Nmero 1, 2006.

interessantes para o ecossistema regional; paisagismo pedaggico, procurando fazer da arborizao uma experincia de educao ambiental junto comunidade; conforto ambiental, buscando a integrao das rvores com o espao construdo, melhorando suas condies de conforto; conforto psicolgico, procurando conferir paisagem do CETHS valores estticos que transmitam bem-estar fsico e mental aos seus usurios. "Permacultura um sistema de design para a criao de ambientes humanos sustentveis". "Em um primeiro nvel, lida com as plantas, animais, edificaes e infra-estruturas (gua, energia, comunicaes). Todavia a Permacultura no trata somente desses elementos, mas, principalmente, dos relacionamentos que podemos criar entre eles por meio da forma em que os colocamos no terreno" (MOLLISON & SLAY, 1998). Dentre as diversas questes envolvidas no paisagismo do CETHS, procurando cumprir as diretrizes anteriormente apresentadas, foi elaborada uma pesquisa com o objetivo de produzir informaes capazes de orientar especificamente o projeto de arborizao urbana do loteamento. Este estudo, cuja metodologia e resultados sero apresentados a seguir, servir de base para o trabalho de eleio final das espcies a serem implantadas na arborizao do loteamento e que ser desenvolvido pelos tcnicos da prefeitura de Nova Hartz, junto comunidade que habitar o CETHS.

MATERIAIS E MTODOS

A relao de espcies que ser utilizada como referncia para a arborizao do CETHS foi estabelecida a partir da compilao de uma srie de dados obtidos atravs de reviso bibliogrfica. A seleo das espcies recomendadas partiu da listagem de espcies apresentada pelo Plano Diretor de Arborizao Urbana de Porto Alegre, como prioritria para a produo para fins de programas de arborizao urbana nesse municpio (SANCHOTENE, 2000). Utilizou-se esta referncia como ponto de partida, por entender-se que o conjunto de informaes geradas pelo trabalho desenvolvido em Porto Alegre representa, atualmente, o material mais consistente envolvendo experincias com arborizao urbana nvel de estado, sendo utilizado, inclusive, como referncia para outras regies do pas. A partir desta listagem inicial, realizou-se um cruzamento de informaes com o Projeto Madeira do Rio Grande do Sul (REITZ et al, 1983), a fim de se verificar a origem das espcies listadas, selecionando-se, por fim, apenas as espcies de ocorrncia natural neste estado. A fim de verificar, ainda quais dessas espcies so nativas para a regio do Vale do Rio dos Sinos, da qual faz parte o Municpio de Nova Hartz, foram consultadas duas dissertaes de mestrado realizadas junto ao Programa de Ps-Graduao em Botnica da

REVISTA DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ARBORIZAO URBANA, Volume 1, Nmero 1, 2006.

UFRGS e que se dedicaram ao levantamento de comunidades arbreas em distintas reas dessa regio do estado (DANIEL, 1992; ROSA, 1997). Outras caractersticas foram levantadas sobre as espcies pesquisadas, a partir da consulta a diversas fontes bibliogrficas (FRANCO, 199_; LONGHI, 1995; LORENZI, 1992; LORENZI, 1995; REITZ et al., 1983; ROSA, 1997; SANCHOTENE, 1989). So elas: nome comum, nome cientfico, possibilidades de aproveitamento (de acordo com os objetivos do CETHS) e fenologia (persistncia foliar, perodo de florao e perodo de frutificao).

RESULTADOS E DISCUSSO

Atravs do cruzamento de informaes, anteriormente referido, chegou-se indicao de 72 espcies arbreas, pertencentes a 29 famlias botnicas. Estas espcies foram agrupados em trs tabelas distintas, relativas aos seus portes, que sero apresentadas a seguir, conforme a classificao apresentada pelo Plano Diretor de Arborizao Urbana de Porto Alegre - PDAU (SANCHOTENE, 2000): espcies arbreas de pequeno porte (Tabela 1), espcies arbreas de mdio porte (Tabela 2) e espcies arbreas de grande porte (Tabela 3).

Tabela 1: Espcies arbreas de pequeno porte para arborizao de vias pblicas (Projeto CETHS).

REVISTA DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ARBORIZAO URBANA, Volume 1, Nmero 1, 2006.

Tabela 2: Espcies arbreas de mdio porte para arborizao de vias pblicas (Projeto CETHS).

REVISTA DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ARBORIZAO URBANA, Volume 1, Nmero 1, 2006.

Tabela 3: Espcies arbreas de grande porte para arborizao de vias pblicas (Projeto CETHS).

Origem: RS - nativa do Estado do Rio Grande do Sul; VS - nativa da regio do Vale do Sinos (segundo ROSA, 1997 e DANIEL, 1992 ) Aproveitamento: AH - alimentao humana; AF alimento para a avifauna; AS - alimento para outros animais silvestres; AD - alimento para animais domsticos; ME - uso medicinal; ML - melfera Persistncia foliar: P - persistente; SC - semi-caduca; C - caduca

REVISTA DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ARBORIZAO URBANA, Volume 1, Nmero 1, 2006.

CONCLUSES

O levantamento realizado por este trabalho permitiu constatar a convergncia entre a busca pela construo de um espao urbano mais sustentvel e a utilizao de espcies nativas nos programas de arborizao urbana. Alm de incentivar o incremento da biodiversidade no ambiente construdo e amenizar os impactos produzidos pelo o homem sobre os ecossistemas naturais, o uso de espcies nativas pode representar uma importante fonte de recursos para o homem. A maior restrio utilizao destas espcies na arborizao urbana ainda est, no entanto, relacionada falta de conhecimento geral de sua importncia para o meio ambiente e de seu potencial de utilizao pelas populaes urbanas. Esta preocupao constituiu a principal motivao que levou ao desenvolvimento deste trabalho. Espera-se, portanto, que este trabalho possa, de fato, servir de subsdio e de incentivo para a comunidade que ir habitar o CETHS, no sentido de que as pessoas efetivamente conheam, respeitem e usufruam das potencialidades das espcies que iro fazer parte do entorno de suas habitaes.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

DANIEL, A. Estudo fitossociolgico arbreo arbustivo da mata ripria da bacia hidrogrfica do Rio dos Sinos, RS. Porto Alegre: UFRGS, 1992. Dissertao de Mestrado.

FRANCO, I.J. Ervas e plantas medicinais: a medicina dos simples. Chapec: Imprimax, 199_ .

LONGHI, R.A. Livro das rvores: rvores e arvoretas do Sul. Porto Alegre: L&PM, 1995.

LORENZI, H. rvores brasileiras: manual de identificao e cultivo de plantas arbreas nativas do Brasil. Nova Odessa: Editora Plantarum, 1992.

LORENZI, H. Plantas ornamentais no Brasil: arbustivas, herbceas e trepadeiras. Nova Odessa: Editora Plantarum, 1995.

MOLLISON, B. & SLAY, R.M. Introduo permacultura. Braslia: MA/SDR/PNF, 1998. 204 p.

REVISTA DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ARBORIZAO URBANA, Volume 1, Nmero 1, 2006.

REITZ R; KLEIN, R.M.; REIS, A. Projeto madeira do Rio Grande do Sul. Itaja: Herbrio Barbosa Rodrigues, 1983.

ROSA, F.F. Contribuies ao conhecimento das comunidades vegetais da plancie de inundao do Rio dos Sinos, RS. Porto Alegre: UFRGS, 1997. Dissertao de Mestrado.

SANCHOTENE, M.C.C. Fruteiras nativas teis fauna na arborizao urbana. Porto Alegre: FEPLAM, 1989.

SANCHOTENE, M.C.C. (cord). Plano Diretor de Arborizao de Vias Pblicas. Porto Alegre: Secretaria Municipal do Meio Ambiente, 2000.

You might also like