You are on page 1of 22

ALM DO CAPITALISMO

A BUSCA DE UM PROPSITO E UM SENTIDO DE VIDA NO MUNDO MODERNO

CHARLES HANDY MAKRON BOOKS, So Paulo, 1999 (Livro com 236 pginas, compilado em 21)

Disponibilizado na Leitura Recomendada em: 20/dez/1999

O capitalismo como sistema econmico tem proporcionado inegveis benefcios materiais, porm tem provocado uma separao cada vez maior entre ricos e pobres. Temos, hoje, naes ricas e pobres, povos ricos e pobres. E isso tem se agravado gradativamente. Por outro lado, indicadores mundiais sinalizam para um dado alarmante: um tero da populao est desempregada. Outro dado significativo que 70% do comrcio mundial esto nas mos de apenas 500 empresas. O capitalismo provoca expectativas de crescimento constante. No entanto, isto no vai acontecer indefinidamente. E isto pode agravar as condies de vida das pessoas. A valorizao do dinheiro excessiva. Charles Handy argumenta que os valores de sustentao devem ser modificados em favor da qualidade de vida para todos. Os valores de mercado devem ser modificados. ALM DO CAPITALISMO uma mensagem pessoa, provocante, apaixonada e intensa que provocar debates e controvrsias em todo o mundo. UM PREFCIO PESSOAL Acredito que muitos estejam confusos com o mundo que criamos para ns no Ocidente. Estamos confusos com as consequncias do capitalismo, cuja contribuio para nosso bem-estar no pode ser questionada, mas que separa os ricos dos pobres, consome grande parte da energia dos que nele trabalham e nem sempre, ao que parece, leva a um mundo mais satisfeito. No conheo melhor sistema econmico. No obstante, a nova moda de transformar tudo em um negcio, mesmo nossas prprias vidas, no parece ser a resposta. Um hospital, assim como minha vida, mais do que apenas um negcio.

Qual a vantagem de se acumular riqueza para a qual nem se pode imaginar o uso. Qual o propsito da eficincia empregada na criao dessa riqueza se um tero dos trabalhadores mundiais esto desempregados ou subempregados? E onde vai acabar isso tudo, essa paixo pelo crescimento? Se continuarmos a crescer no ritmo atual, daqui a cem anos estaremos comprando de tudo dezesseis vezes mais. Mesmo que o meio ambiente possa suportar o nus, que vamos fazer com tudo isso? Setenta empresas hoje possuem dimenses maiores do que muitas naes.( comparar lucros das empresas com PIB dos pases) Crescero ainda mais? Ser que isso importa? A evidente falta de preocupao com esses problemas por parte dos que detm o poder abala nossa complascncia. Estou desapontado com o pressuposto de que essas preocupaes so acompanhamentos inevitveis da mudana e que o tempo, a tecnologia e o crescimento econmico resolvero a maioria delas. Fico zangado com o desperdcio da vida de muitas pessoas, arrastadas para a pobreza em meio riqueza. Preocupa-me a ausncia de uma viso de vida mais transcendente com relao a seus propsitos, e pela prevalncia do mito econmico que colore tudo o que fazemos. O dinheiro o meio de vida e no seu objetivo principal. Deve haver algo que possamos fazer para restaurar o equilbrio. A culpa, sem dvida, nossa. Permitimo-nos distrair pelos falsos chamarizes das certezas oferecidas pelas tradies competitivas da cincia, da economia e da religio. A razo dita que qualquer dessas tradies pode ser correta, mas nosso corao se revolta ante a ideia de que nossos propsitos devem ser to preestabelecidos de uma forma ou de outra. No de admirar que estejamos confusos e famintos por alguma outra coisa. Minha esperana provm de um pressentimento de que muitas pessoas compartilham essas dvidas e preocupaes e sabem que a vida no apenas um negcio. Essas pessoas pressentem que talvez sejam o amor e a amizade e, ou uma responsabilidade pelos outros ou uma crena qualquer, e no o dinheiro, que faam a diferena na vida e que, no final de contas, importante acreditar que a vida tenha um propsito, mesmo que seja difcil decifr-lo. A maioria de ns tem ambies modestas. Queremos levar uma vida decente e, se tivermos a mnima chance que seja, isto o que poderia acontecer, porque somos todos uma mistura de impulsos benignos e malignos, de corao e cabea no mesmo corpo. Se confissemos um pouco mais em ns mesmos e em nossos coraes, e menos nos dogmas da disciplina, poderamos recuperar o controle sobre as coisas que realmente importam. Minhas dvidas e confuses no so exclusivas. Ao final de sua histria do sculo XX, The Age of Extremes, Eric Hobsbawm conclui: "Nosso mundo corre os riscos de exploso e imploso. Precisa mudar... Se a humanidade vai ter um futuro reconhecvel, isto no pode acontecer como prolongamento do passado ou do presente. Se tentarmos construir o terceiro milnio nessa base, fracassaremos. E o preo do fracasso, isto , a alternativa a uma sociedade modificada, as trevas".

O argumento deste livro o de que, em nossos coraes, todos ns gostaramos de encontrar um propsito maior do que ns mesmos porque isso nos levaria a alturas com as quais nunca sonhamos. Se o individualismo que est no bojo do capitalismo fosse redefinido como essa espcie de Egosmo Adequado, a sociedade poderia se tornar um lugar melhor em vez do mundo "meu-vizinho-mendigo" que parece ser. Este novo individualismo enxerga alm do materialismo, no sentido de visualizar algo mais grandioso. A liberdade e as opes que o capitalismo e a democracia liberal tornam possveis no precisam ser esbanjadas em mais coisas; ao contrrio, podem ser usadas para liberar mais pessoas para que estejam bem e que tenham alguma posse. Nenhuma lei pode tornar isso possvel. Somente uma libertao do esprito humano, que suspeito j estar faminto por ela, esperando apenas que um Egosmo Adequado entre em moda e seja admirado. O Egosmo Adequado uma filosofia otimista porque defende que, no fundo, somos pessoas decentes. H bondade e maldade em todos ns, e apenas sensato que a sociedade tente controlar a maldade. Todavia, grande parte da vida uma profecia que cumpre a si mesma. Se voc espera o pior das pessoas e demonstra esse sentimento, elas muitas vezes provaro que voc tem razo. Se os sistemas que engendramos estiverem baseados no princpio de que se pode confiar nas pessoas, elas no se daro ao trabalho de ser confiveis. Por outro lado, se voc acredita que as pessoas so capazes e podem ser confiveis, elas muitas vezes faro jus s suas expectativas. Os otimistas so sempre vtimas da decepo, mas a vida sem esperana deprimente. PARTE A UM CAPITALISMO QUE RANGE bvio que o dinheiro importa, mas com exceo de uma minoria e dos que nada tm no o mais importante. Minha suposio que a maioria de ns sabe que h coisas mais importantes que o dinheiro, conforme salientou Aristteles h muito tempo: "A riqueza, obviamente, no o bem que procuramos, pois o nico propsito a que se presta o de proporcionar os meios para se obter algo mais. No mais, os sentimentos que j citamos (prazer, virtude e honra) teriam ttulo melhor se considerados para o bem, pois devem ser desejados por si s". Podemos estar de acordo com Aristteles, mas na maior parte do mundo em que vivemos fala-se apenas a linguagem do dinheiro. Sem dinheiro, sentimonos impotentes. Ficamos imaginando o que fazer com mais dinheiro gast-lo, poup-lo ou d-lo aos outros. O dinheiro tornou-se o denominador comum em nossas sociedades, e o primeiro objetivo declarado de todo governo, em todos os esforos de persuaso, o aumento da riqueza. O dinheiro, tambm, o que mais importa no ranking das naes, medido pelo PIB (Produto Interno Bruto). O produto ou a atividade no levado em conta se no tiver um preo. Por omisso, os meios se tornaram fins. O dinheiro acabou tendo importncia maior.

O problema com o mercado Os negcios nascem e morrem em funo do mercado. O mercado um estimulo inveno e melhoria. Porm, muitos morrem durante o processo. At mesmo grandes empresas raramente vivem ou merecem viver por mais de 40 anos. No se pode negar o papel crtico do mercado em qualquer sociedade desenvolvida. Porm no devemos ser idlatras. O mercado tem seus limites e suas conseqncias no intencionais. somente um mecanismo, no uma filosofia. claro que as disciplinas do mercado no funcionam em todo lugar. Em particular, no funcionam quando os resultados no so medidos em dinheiro, nem onde o suprimento limitado ou restrito. A dificuldade reside em decidir onde o mercado pode operar e onde sua atuao seria nociva. necessrio respeito, no idolatria. Devemos ter em mente que: (1) os mercados artificiais no funcionam; (2) mercados podem baixar os padres; (3) os mercados agora so globais; (4) os mercados podem aprofundar as diferenas; e (5) os mercados ignoram o que gratuito. O problema com a concorrncia A concorrncia um aspecto essencial de qualquer sistema, embora no precise ser medida monetariamente para poder funcionar. Ela estabelece seus prprios padres. A concorrncia gera energia, premia os vencedores e pune os perdedores. Por esse motivo, o combustvel da economia. Uma economia competitiva - prometeu Bill Clinton em 1992 proporcionaria "bons empregos com bons salrios". Desde ento, a economia norte-americana tem melhorado dramaticamente em competitividade. A concorrncia significa que os EUA esto ficando mais ricos, mas alguns norteamericanos esto enriquecendo mais e outros esto ficando mais pobres. A produtividade nem sempre boa para todos. Por que ento fazemos o que fazemos? No pode ser para aumentar nossa competitividade, ou os britnicos teriam um desempenho 10% superior ao dos alemes, porque trabalham 10% mais. Pode ser que algumas pessoas realmente prefiram seu trabalho a qualquer outro aspecto de sua vida. Em outras palavras, ser que trocamos a almofada superconfortvel da carreira vitalcia por uma filosofia do mercado empresarial segundo a qual voc to bom quanto seu ltimo projeto ou relatrio, sendo que os melhores iro para frente e os no to bons so rejeitados? Ser que ns, inconscientemente, decidimos que a destruio criativa, o princpio no cerne do capitalismo de mercado, apropriada para as pessoas, e que, para que os melhores cresam, o resto precisa ser rejeitado? A concorrncia vai ao fundo da instituio e exige um tipo de darwinismo empresarial, a lei dos mais fortes e a morte dos demais, tanto na empresa quanto na sociedade como um todo. Se isso o que estiver acontecendo, as consequncias preocupam. Deixando de lado o estresse que inevitavelmente se segue, mas que, pode-se argumentar, muitas vezes revela o melhor das pessoas contanto que no as mate -, uma filosfica competitividade dentro da empresa encorajar as pessoas a procurar primeiramente seus prprios interesses e, em segundo lugar, os da empresa para a qual trabalham. O curto prazo, ento, dominar seu pensamento enquanto a competio por reconhecimento pessoal afetar a lealdade entre os membros dos grupos e tornar a cooperao ainda mais difcil do que j , ao largo das funes, dos pases e dos idiomas. Mais insidiosamente, as pessoas perdero sua objetividade ao longo do tempo

medida que enfatizarem mais profundamente a tarefa imediata, perdendo contato com o mundo exterior os mercados alm de seus enfoques e a maneira pela qual os mortais mais comuns pensam e sentem. Estranhamente, tudo lembra a advertncia de Adam Smith sobre sua idia revolucionria no que diz respeito a diviso do trabalho e a especializao, que tanto fez para aumentar a prosperidade e a riqueza. A diviso do trabalho, disse Smith, impulsionou a prosperidade econmica, mas tornou muitos indivduos "no s incapazes de saborear ou participar de qualquer conversa racional, mas tambm de conceber qualquer sentimento generoso, nobre ou ameno e, portanto, de formar qualquer julgamento justo relativo a muitos dos deveres da vida privada. So totalmente incapazes de julgar os grandes e extensos interesses do pas". No entanto, desde ento e provavelmente ainda hoje -, a tais pessoas que confiamos o futuro de nosso pas, porque so freqentemente as mais bemsucedidas. Esses dilemas pessoais so o resultado direto da concorrncia. Se o capitalismo pretende reter sua credibilidade numa sociedade democrtica, precisaremos encontrar alguma maneira de contornar esses problemas. Ns todos precisamos do nosso po e uma cota adequada dele -, mas s po no suficiente, queremos tambm algo mais. Keynes, o economista prudente, alertou-nos sobre o problema h mais de 70 anos. "O capitalismo moderno absolutamente irreligioso, sem unio interna, sem muito esprito pblico e muitas vezes, embora nem sempre, um agregado de possuidores e perseguidores. Tal sistema precisa ser imensamente bem sucedido se pretende vencer. Hoje [1923] apenas moderadamente bemsucedido". Eu sugeriria que "moderadamente bem-sucedido" poderia ser, hoje, uma descrio correta do capitalismo, e digo isso a despeito dos enormes aumentos materiais e de bem-estar que esse sistema proporcionou nos 70 anos desde que Keynes fez a citada declarao. O motivo que o sistema, como qualquer outro, tem seus defeitos. Podemos repar-lo aqui e ali, mas a soluo verdadeira mant-lo em perspectiva. O capitalismo apenas uma ferramenta, e ferramentas no devem ser idolatradas. A sociedade inclinada A suposio de John Kennedy de que a mar alta levanta todos os barcos acabou se provando falsa. Mesmo que todos os barcos se desloquem um pouco, alguns sobem dramaticamente mais que outros. A busca da eficincia inclina a sociedade para perto de poucos e para longe de muitos. Em uma era da informao, pode-se ficar rico sem crescer, o que significa que maior riqueza no pas no gera automaticamente mais empregos. Com efeito, para crescer a um ritmo de, digamos, 3% ao ano, a sociedade precisa melhorar sua eficincia em talvez 5% a fim de manter-se competitiva na concorrncia global. A diferena entre esses dois nmeros o desaparecimento de empregos. De fato, para crescer mais, um pas precisa na realidade ver suas empresas diminurem de tamanho. O downsizing no um fenmeno de "ir e vir" e de "liga e desliga". Porm, essa impetuosidade pela eficincia pode erodir a prpria civilizao que pretende promover, porque seus

benefcios no se encaixam por igual, tampouco seus custos. A frmula 20/80 familiar na rea dos negcios, significando que 20% de seus produtos, na maioria das vezes, geram 80% de seus lucros. uma frmula que parece estar se aplicando sociedade de mercado: 20% das pessoas parecem estar gerando, e obtendo, 80% da riqueza adicional. Um negcio competitivo descarta logo 80% dos produtos ou dos clientes menos lucrativos, para se concentrar nos 20% melhores. Por mais que algumas pessoas queiram, a sociedade no pode rejeitar as pessoas menos produtivas da mesma maneira, mas no sabe bem o que fazer com elas, a no ser mant-las em banho-maria, oferecendo-lhes uma espcie de escada educacional na esperana de que queiram galg-la. Esquea a sociedade 20/80 poderia ser pior. Os dados a seguir foram compilados por David Korten para seu livro When Corporations Rule the World: (1) em 1989, 1% da nata dos EUA ganhou uma mdia de 559.795 dlares, recebendo, como grupo, mais do que todos os 40% menos favorecidos; (2) em 1992, os mil presidentes de empresas dos EUA receberam, em mdia, 157 vezes mais de salrio do que o trabalhador mdio; (3) as 400 pessoas mais ricas tiveram em 1993 renda lquida de 328 bilhes de dlares, igual soma do PIB da ndia, de Bangladesh, do Nepal e do Sri Lanka; (4) 70% do comrcio mundial administrado por 500 empresas. Uma sociedade na qual 1% da populao ganha mais, coletivamente, do que os 40% menos favorecidos no vai ser tolerada por muito tempo em um estado democrtico. Os 40%, mais cedo ou mais tarde, se revoltaro, e uma ditadura, espera-se, no uma opo para nossa sociedade ainda. Impulsionado pela eficincia, o crescimento econmico talvez no seja ilimitado, por mais estranho que isso parea hoje em dia. Por outro lado, a ineficincia tambm no opo se desejamos uma sociedade que funcione. A eficincia, mister se faz concluir, pode ser essencial para a continuada existncia de uma sociedade, mas, em ltima anlise, ela e o modelo econmico a que pertence no podem representar uma resposta para a grande nsia, o motivo para se viver. Precisaremos, talvez, criar mais atividades fora da esfera puramente econmica, onde a motivao seja desligada da eficincia e tenha mais a ver com a satisfao intrnseca e com os valores. Neste caso, o dinheiro e o mercado seriam consideraes marginais no esquema pessoal das coisas. No h nada de novo ou surpreendente aqui. Muitas pessoas talvez a maioria sempre encontraram o significado e a satisfao de suas vidas em atividades que esto bem fora do mercado e longe de qualquer preocupao com a eficincia. Infelizmente, porm, o que fazemos na vida privada no conta pontos em pblico. Precisamos encontrar meios de fazer com que conte, porque assim comearamos a escapar do mito que sempre nos acompanhou, isto , o mito de que somente valha a pena fazer ou ter algo que tenha preo. Sabemos que isso no verdade. Deveramos celebrar esse fato. O lugar certo para o capitalismo O capitalismo, portanto, reverteria para seu papel correto, como uma filosofia destinada a prover os meios, mas no

necessariamente a razo de ser da vida. Uma redefinio como essa permitiria que se evitasse a frequente crtica de que o comunismo tinha uma causa para todos ou seja, a libertao da pobreza, a certeza de trabalho e habitao para todos -, mas nenhum mecanismo para coloc-lo em prtica, enquanto, por outro lado, o capitalismo tinha um mecanismo, mas uma causa que funcionava apenas para alguns. A redefinio tornaria claro que o capitalismo apenas um mecanismo que deixa a causa a cargo dos indivduos. Trata-se de um credo que libera, no que define, que tem no dinheiro um meio, no um fim. Keynes, passando da economia para a filosofia em seu ensaio de 1930, Economic Possibilities for our Grandchildren, previu tudo isso: "Estamos sendo afligidos por uma nova doena da qual alguns leitores talvez no tenham ouvido falar, mas da qual ouviro muito nos anos vindouros, ou seja, desemprego tecnolgico. Significa desemprego devido nossa descoberta de meios para economizar mo-de-obra excedendo a velocidade de encontrar novos usos para a mo-de-obra (...). Isto significa que o problema econmico no , se olharmos para o futuro, o problema permanente da raa humana". Keynes acrescenta que, assim que o problema econmico for resolvido, a humanidade ser privada de seu propsito tradicional e enfrentar o problema real que a economia ter de resolver: como viver bem, com prudncia e agradavelmente. Keynes no acha que isso ser bem recebido por todos. "No h pas ou povo, penso eu, que possa antever uma era de abundncia sem temor". Mas, em ltima anlise, "quando o acmulo de riqueza no for mais de alta importncia social, haver grandes mudanas no cdigo moral... estaremos em condies de avaliar o valor monetrio em seu valor real". Nada muda. O capitalismo, no importa quo bem-sucedido, nunca dar por si s uma reposta completa para a questo "por qu?". Poderemos procurar solues nas melhores teorias de administrao, aquelas que realmente levam em conta os limites da humanidade bem como seu potencial, ou, ainda, em uma nova economia que leve em conta o valor real de algo alm de seu custo. Todavia, essas duas reformas somente podero ser acionadas, se que vo acontecer, por uma compreenso melhor do que desejamos da vida, tanto para ns mesmos como para os outros. Em ltima anlise, precisamos de uma nova compreenso da vida, uma que d ao dinheiro seu devido valor nem mais nem menos. O capitalismo forte demais para os governos. Se quisermos control-lo, precisamos faz-lo por conta prpria. Ser necessrio o esforo coletivo dos indivduos para fazer do mercado nosso servo em vez de nosso mestre. Para que isso acontea, esses indivduos precisam estar cientes de quem so, porque acham que existem e o que desejam da vida. Isso, infelizmente, mais fcil de falar do que de fazer, mas decisivo se quisermos ter controle sobre nossas prprias vidas e sobre nossa sociedade. Adam Smith acreditava que homens ou mulheres virtuosos, por si s, no mudavam coisa alguma, a menos que o sistema tambm mudasse. Smith , no entanto, a prova final de que boas ideias, no tempo certo, podem mudar sistemas se as pessoas virtuosas ajudarem. As boas ideias geralmente no so ideias novas, mas ideias velhas ressuscitadas na hora certa. Talvez a hora seja propcia para a ressurreio de

algumas antigas filosofias de vida e de sociedade. Vaclav Havel, dramaturgo, dissidente, prisioneiro e presidente da Repblica Tcheca, deu a conhecer o desafio: "A salvao deste mundo no reside em nenhum outro lugar a no ser no corao humano, no poder humano de refletir, na humildade humana e na responsabilidade humana. Sem uma resoluo global da conscientizao humana, nada mudar para melhor e a catstrofe para a qual o mundo est se dirigindo ser inevitvel". PARTE B UMA VIDA PRPRIA A era da soberania pessoal Mais da metade da fora de trabalho disponvel na Gr-Bretanha no tem emprego em tempo integral dentro da organizao. Esse o sinal externo e visvel da nova flexibilidade, que muitos acreditam ser essencial pra que permaneamos geis o suficiente par nos manter atualizados com o mundo em mutao. Os defensores do status quo, entretanto, mostram que a grande parcela da fora de trabalho ainda se mantm em emprego permanente, embora "permanente" seja um termo difcil de entender no caso dos trabalhadores de meio perodo. Tambm verdade que o tempo mdio de um emprego no tem mudado quase nada nos ltimos dez anos na Gr-Bretanha ou nos Estados Unidos, permanecendo constante em torno de seis anos. Uma carreira full-time, portanto, uma sucesso de empregos de seis anos. Isto, por seu turno, uma interpretao modesta do termo "permanente", e ningum at agora estabeleceu quantos desses perodos de seis anos constituem uma carreira. Fica claro que hoje mais pessoas abandonam o trabalho "oficial" mais cedo do que anteriormente, o que ocorria quando tinham entre 50 e 60 anos de idade, e os que permanecem nos empregos de seis anos so apenas uma minoria. A Gr-Bretanha parece estar liderando essa nova flexibilidade, se que liderar a palavra certa para o que muitos rotulariam de tendncia perturbadora. Sejam quais forem os nmeros corretos, est claro que o contrato psicolgico entre patres e empregados tem mudado. O jargo "inteligente" agora se refere a garantir "empregabilidade", e no "emprego", o que, quando interpretado, significa "no conte conosco, conte com voc mesmo, mas ns vamos tentar ajud-lo, se pudermos". No mais possvel esperar que algum entregue sua vida a uma empresa por mais do que seis anos. Depois disso, voc fica de novo por conta prpria, por sua iniciativa ou pela deles, esperando ser "empregvel" conforme foi prometido. Na realidade, tornamo-nos agora mercenrios, disposio de quem der o maior lance, e teis enquanto somente enquanto podemos produzir. Cada vez mais estamos pertencendo a, ou nos comprometendo com, nada ou ningum mais do que ns mesmos. At mesmo a famlia pode muitas vezes revelar-se um relacionamento de convenincia, a ser interrompido se no tiver serventia. No trabalho, nossas lealdade e responsabilidade visam, em primeiro lugar, a ns mesmos e ao nosso futuro, em segundo lugar, ao nosso grupo ou projeto atual e s por ltimo e bem ltimo vem a empresa.

No entanto, sem comprometimento com algum ou com algo no existe senso de responsabilidade para com os outros e, sem responsabilidade, no h motivo para a moralidade vale tudo, ou pelo menos qualquer coisa que seja legal, se isso que se quer. Tudo isso pode ser uma reao racional ao mundo catico em que vivemos, um mundo onde o futuro est l para ser inventado, no pressagiado, e certamente no para ser controlado. Porm, essa atitude contribui para um mundo solitrio, onde a vizinhana uma selva, o estranho um bicho do qual devemos nos esconder e nossa casa uma priso privilegiada. Bauman cita Max Frisch: "Podemos fazer o que quisermos, mas a pergunta : o que queremos?". A que reside a dificuldade. Na minha tica, fomos novamente incumbidos de cuidar de nossa vida. Podemos fazer com ela o que quisermos. Considerandose que o know-how ou o know-what, juntos com a energia e a iniciativa, a nova fonte de riqueza, todos, em tese, podem ganhar a vida. A questo esta: "que tipo de vida queremos?". A expresso "em tese" muito importante. Existem enormes impedimentos estruturais criao de riqueza individual. Muitos no tm o know-how, a iniciativa ou a determinao. Precisam de algum tipo de ajuda para adquirir tais caractersticas. Do contrrio, a ideia de soberania pessoal no passar de piada obscena perpetrada contra uma subclasse permanente. Essa ser nossa prioridade mais urgente no sculo XXI. Mas no ser acatada se no lidarmos com a questo fundamental: "o que queremos?". Soberania empresarial O mesmo tipo de argumento se aplica s empresas. A retrica informa que os negcios so responsabilidade de seus donos, e que so sua propriedade e seus instrumentos. A lei inglesa, entretanto, sempre considerou as empresas como indivduos que podem ser processados e responsabilizados e no como peas inanimadas, cujos donos que devem sofrer essas sanes. Penso que a lei est certa. A empresa uma pessoa. Tenho para mim que o conceito de propriedade est profundamente desvirtuado nesta nova era. Em primeiro lugar, o que possuem os proprietrios? O valor da maioria dos negcios hoje em dia reside em seus ativos invisveis, suas habilidades acumuladas e experincias, suas marcas, pesquisa e habilidades administrativas. difcil imaginar como algum pode ser "dono" dessas coisas, que esto em grande parte ligadas a determinados seres humanos, cada qual com liberdade para se afastar quando quiser. Em segundo lugar, na realidade grande parte dos proprietrios de qualquer empresa aberta nunca investiu no negcio. A bolsa de valores um mercado secundrio no qual as aes mudam de mos sem que o dinheiro sequer se aproxime do negcio. "Acionistas" uma descrio precisa dos proprietrios imaginrios, mas eles devem, na verdade, ser vistos mais como investidores do que como proprietrios. No entanto, para todos os efeitos, as empresas j so responsveis apenas por si prprias. Enquanto mantiverem seus investidores felizes, elas continuam com a liberdade de fazer o que bem entenderem. Na prtica, portanto, os

negcios so responsveis apenas por si mesmo, pelo que fazem e como o fazem. Negcios bem administrados ganham muito dinheiro porque fazem certo a coisa certa. Mas no s isso. A questo real : para que sero usados o dinheiro e os lucros, e como sero usados? Para tanto, precisamos confiar nas pessoas que dirigem o negcio os novos profissionais. Esses indivduos, supostamente, esto encarregados da soberania empresarial e neles, cada vez mais, que precisamos confiar. Esse particularmente o caso das empresas transnacionais, mais corretamente chamadas de supranacionais, porque "flutuam" sobre as naes e no ao longo delas, nada devendo a esses governos em termos de lealdade ou, pela sua tica, a qualquer pas em que operam. Essas empresas gigantes so, em tese, responsveis perante seus acionistas, mas estes tenho argumentado - esto interessados apenas nos dividendos e no na maneira pela qual as empresas geram suas riquezas em locais distantes, sobre os quais nada sabem. Recente mente, 70 desses gigantes obtiveram receitas maiores que o PIB de Cuba. Assim como Cuba, so economias centrais eficientemente arraigadas, sem qualquer vestgio de democracia. Tais semi-estados so foras poderosas no mundo, para o bem e para o mal. Transferem tecnologia e know-how alm das fronteiras. Movimentam dinheiro mais rpido e em quantidades bem maiores do que qualquer governo democraticamente estabelecido. Podem criar e dissolver alianas, tomar decises e fazer com que as coisas aconteam com facilidade e rapidez de dar inveja a qualquer pas normal. E podem fazer quase tudo sem consultar ningum alm dos participantes diretamente envolvidos. Ao contrrio de outros Estados, no fazem parte das Naes Unidas nem esto sujeitos a seus regulamentos. No devem satisfao a ningum a no ser a seus investidores. Um dia, as naes talvez tentem se fazer ouvir na cpula desses Estados alternativos perambulantes. At l, precisaremos confiar no senso de propsito dessas empresas, que, alm da necessidade de serem lucrativas, precisaro responder pergunta "por qu?". Grandes empresas no se acanham em afirmar, publicamente, por que existem. Na suposio de que essas empresas so sinceras no que afirmam, pode-se entender por que as pessoas talvez queiram trabalhar para essas organizaes, mesmo que por apenas seis anos. Essas empresas tm personalidade e o que alguns chamam de alma. Sustento que as empresas no so nada diferentes dos indivduos, ou viceversa. Ambos so responsveis pelo seu destino e pelo seu prprio comportamento. Ambos precisam trabalhar pelo objetivo bsico, o que lhes d sua singularidade. No podem "passar o abacaxi" e existem relativamente poucas restries sobre o que podem optar por fazer, desde que legalmente. Isso constitui tanto a oportunidade como o risco. Para alguns, entretanto, a idia de que somos donos de nosso prprio destino est errada cientificamente, ou religio desvirtuada. Se essas pessoas tiverem razo, ento este livro subversivo. O que pensamos sobre essas coisas de grande importncia. Egosmo Adequado

O que chamo de "Egosmo Adequado" parte do fato de que estamos inevitavelmente interligados uns com os outros, mesmo que s vezes desejssemos no estar, mas o termo prope que seja correto preocuparmonos com ns mesmos e buscar o que realmente somos, porque essa procura nos levar a perceber que o auto-respeito, no final das contas, surge apenas com a responsabilidade responsabilidade para com outras pessoas e outras coisas. O Egosmo Adequado no uma fuga. Paradoxalmente, como sugeri, s conseguimos nos encontrar quando nos perdemos em algo alm de ns mesmos, seja o amor por algum, nossa busca por uma causa ou vocao ou nosso comprometimento com um grupo ou instituio. Forados ao egosmo pelas mudanas no mundo ao nosso redor, temos a chance de torn-lo adequado. Se mais pessoas fizerem isso, poderemos fazer com que os sistemas funcionem para ns, e no contra. A vida uma oportunidade de tirar o melhor proveito de ns mesmos. Devemos isso a todos, para lhes dar essa chance. Dentro de todos ns, existe uma tendncia para o bem e outra para o mal. O "eu" correto ou decente aquele que o bem revelado e o mal, limitado. A maioria de ns anseia por um "eu" do qual nos possamos orgulhar. Porm, a jornada no caminho do autoconhecimento longa e difcil. Precisa de um tranco para comear, o tipo de solavanco que vem de uma mudana como a que traz a morte, o divrcio ou a demisso. Temos hoje, a oportunidade, que tambm uma opo, de moldar a ns mesmos, at mesmo de nos reinventar. Nossa vida no preordenada, quer pela cincia, quer pelas nossas almas. Se desejarmos, podemos transformar nossa vida em uma obra-prima. uma oportunidade que deve estar disponvel a todos os seres humanos. Poderia ser assim. a feliz combinao da democracia liberal e capitalismo de livre mercado que nos d essa oportunidade, contanto que faamos desses dois fatores nossos servos, no nossos mestres. "Conhece-te a ti mesmo" deve ser, logicamente, o primeiro passo no caminho da pedra branca. O Egosmo Adequado requer que tomemos nossa identidade em nossas mos, contanto que faamos uma checagem realista com as pessoas que nos conhecem. Definimos, para ns mesmos, quem somos e o que endossamos. Algumas pessoas fazem isso com arrogncia irreverente, que muitas vezes oculta um sentimento mais profundo de dvida. Outras pessoas, como que, esto mais do que prontas para aceitar a caracterizao que os outros nos do outro sinal de dvida. Sentir-se bem com sua prpria pele significa o incio da fora. A pedra branca Ningum descobre a pedra branca cedo ou de repente. Parece que existe uma seqncia necessria a ser seguida. Em um livro pouco notado na poca, chamado Millenium,Towards Tomorrows Society, escrito ao final da materialista dcada de 80, Francis Kinsman usou trs tipos psicolgicos desenvolvidos pelo Stanford Research Institute para descrever a sua viso de mundo. So eles: (1) Movido pelo Sustento; (2) Direcionado para Fora; e (3) Direcionado para Dentro. Palavras feias para verdades importantes. To feias, por sinal, que a princpio eu as interpretei mal. Presumi que

"Direcionado para Fora" queria dizer preocupado com outras pessoas. Com efeito, conforme veremos adiante, significa estar preocupado com o que as pessoas fazem ou pensam, seus valores e seus problemas. "Direcionado para Dentro" o que Jung chamaria de Individualismo e o que eu chamo de Egosmo Adequado, uma habilidade de resolver seus prprios valores e propsitos. Os termos tcnicos so bons, todavia, desde que voc os entenda, porque so isentos de emoo. Para minha prpria compreenso e para meu uso dirio rotulei as categorias de Stanford como Sobrevivncia, Realizao e Auto-expresso, mas estes termos no tm a mesma preciso que as do instituto. Eis as definies de Stanford:

Movido pelo Sustento: O primeiro objetivo das pessoas movidas pelo sustento a segurana, tanto financeira como social. Embora algumas sejam pobres e/ou desempregadas, outras esto bem financeiramente, mas querem se agarrar ao que tm. Esses indivduos so tribais, arraigados em seu modo de vida e resistentes a mudanas. Essas pessoas so, segundo Kinsman, "sobras filosficas da era agrcola o topo, o meio e a base da pilha feudal". Direcionado para Fora: Pessoas movidas para fora so realizadoras. Esto procura de estima e status como os smbolos externos de seu sucesso na vida. Querem, portanto, ter o que houver de melhor, ou, pelo menos, as coisas mais certas da vida. Geralmente so pessoas inteligentes, instrudas e ambiciosas. So materialistas, exceto nos crculos em que mais "esperto" no ser materialista. Elas so a fora propulsora por trs das sociedades economicamente bem-sucedidas. Direcionado para Dentro: A fora propulsora dessas pessoas expressar seus talentos e crenas. Isto no requer dizer que sejam introvertidas ou reservadas, ou mesmo sem ambies; mas tendem a ser menos materialistas do que os outros dois grupos e mais preocupadas com a tica e a maneira pela qual a sociedade conduzida. Seus valores esto baseados em crescimento pessoal, autorealizao, sensibilidade e qualidade de vida (tanto de sua vida como a dos outros). Os demais as chamam de "capachos", diz Kinsman, embora algumas pessoas as julguem perigosas. "Como podemos identificar essas pessoas e acabar com elas?", perguntou um gerente autoritrio.

Kinsman usa essas trs categorias para fazer um desenho da sociedade da maneira como se desenvolveria no novo milnio. Baseado em dados de pesquisas internacionais, o autor prev um deslocamento gradual do Movido pelo Sustento para Direcionado para Fora e deste para o Direcionado para Dentro, embora haja uma diferena marcante entre pases. Reconheo, entretanto, que isto pedir demais para as pessoas que nunca experimentaram a liberdade que vem com esse estado de esprito, tampouco fcil gozar a vida direcionada para dentro sem primeiro abraar grandes parcelas das duas primeiras dimenses. No entanto, ouso dizer, como fazem alguns, que o Direcionamento para Dentro, ou a auto-expresso e o controle da vida somente so possveis para a classe mdia e para os indivduos de meiaidade, condescendncia ridcula. Os jovens e os pobres talvez achem difcil, mas aloc-los automaticamente s fileiras dos Movidos pelo Sustento

presumir que essas pessoas no querem ser responsveis pelo seu prprio futuro, no importa quo difcil possa ser. Nesse caso, quem so todos esses Direcionados para Dentro? Se mais de um tero dos britnicos se enquadra nessa categoria, parece estranho no ouvirmos mais deles. O desafio ento este - levar o Egosmo Adequado para o domnio pblico. Esta uma questo discutida na terceira parte deste livro. A Busca do Significado A busca pelo que h de melhor em ns apenas o comeo. Precisamos de um propsito para esses "ns". Em primeiro lugar, existe a questo evasiva quanto ao nosso destino e o que o sucesso pode significar. Nietzche disse que aqueles que tm um "Por qu" podem suportar qualquer "Como", mas o difcil o "Por qu". Precisamos todos de um objetivo final, um sonho do que poderia ser e que nos d energia para a jornada. Em segundo lugar, existe a paradoxal doutrina do "Bastante" ou "Suficiente". No possvel passar para outra fase a menos que voc perceba que j andou o suficiente na atual. Se no sabe o que significa "basta", em termos materiais ou de realizao, est preso a uma rotina que voc mesmo idealizou, sem nunca saber o que estar fora dela. Em terceiro lugar, todos ns precisamos ter o gosto do sublime, para elevar nossos coraes, para dar uma idia de algo maior do que ns mesmos e das infinitas possibilidades da vida. Finalmente, em quarto lugar, h o desafio da imortalidade. No, no podemos viver para sempre, pelo menos neste mundo, e no podemos levar nada conosco, mas podemos deixar algo de ns para trs como prova de que fizemos diferena para algum. Isso somente acontece, acredito, se nos concentramos nos outros, o ltimo paradoxo do Egosmo Adequado. Junte os quatro elementos e voc ter um motivo para viver, mesmo que no termine como uma busca perptua, com fim incerto. A jornada a questo, no a chegada. Concordar com menos aceitar o fato de que se est contente em ser um repolho feliz. A Necessidade dos Outros O Egosmo Adequado requer que sejamos ns mesmos, mas requer, ao mesmo tempo, que permaneamos conscientes dos outros, que tambm tm o direito de ser Adequadamente Egostas. As concesses que esse dilema requer s sero possveis se compreendermos que nosso potencial pleno conseguido somente pelo trabalho em comum e pela convivncia. Santo Agostinho colocou bem o problema: "Unidade no que essencial. Liberdade no que no for essencial. Caridade em todas as coisas". O maior obstculo ao Egosmo Adequado na sociedade pode ser a falta de um amor apropriado e da responsabilidade que o acompanha. claro que a responsabilidade no advm s do amor. O trabalho quase sempre traz uma responsabilidade pelos outros, seja pela criana que voc ensina, pelo paciente que recebe seus cuidados, pelo seu grupo de trabalho ou cliente, pela tarefa a ser cumprida ou pela organizao de um projeto. Deve ser horrvel, portanto, no ter nem amor e nem trabalho. vergonhoso para nossas sociedades modernas que este deva ser o caso de tantos. O Egosmo Adequado requer que tentemos fazer algo contra isso, a menos que

estejamos contentes em viver no meio de uma sociedade de descartados. Esta a questo chave deste livro. Conectados aos Outros Francis Fukuyama, em seu importante livro sobre a confiana, leva o assunto para alm das fronteiras da organizao. A prosperidade das sociedades, diz ele, depende dos relacionamentos de confiana que vo alm da famlia e da organizao. Sociedades familiares, como na Itlia e na China de hoje, acham difcil depositar sua confiana em algum fora dos laos de famlia. No podem, portanto, construir grandes organizaes, porque estas inevitavelmente envolveriam estranhos. Fukuyama acredita que isso impedir que esses pases criem organizaes realmente globais. Talvez no queiram nem precisem disso. Por outro lado, pases individualistas como as sociedades anglo-saxnicas dos Estados Unidos e da Gr-Bretanha, podem se tornar locais bastante legalistas, sem o desejo de acreditar que o hospital fez o que pde ou que o outro motorista no tinha culpa. Essa falta de confiana nos outros pode se tornar muito dispendiosa, porque nem a lei nem as seguradoras saem barato. Os Estados Unidos enriqueceram porque seu individualismo foi forjado por um desejo de confiar em estranhos (ou depender deles) detentores dos mesmos valores ou crenas. Assim, instalou-se no pas esse paradoxo, formado por uma tica muito individualista combinada com uma sociedade conformista. Um bom paradoxo, se pode dizer, mas confuso quando a pessoa se confronta com ele pela primeira vez todos esses indivduos proclamando seu individualismo, mas usando exatamente as mesmas roupas e comendo a mesma coisa. A Amrica foi, e ainda , uma sociedade que prefere aplicar sua confiana nas associaes civis a aplic-la no governo, uma sociedade que definiu direitos, mas que aceita algumas responsabilidades cvicas como norma. Mais do que em qualquer outro pas, a as autoridades so eleitas localmente, e a religio exerce, com seus cdigos de comportamento, um papel mais amplo na vida norte-americana do que na maioria dos pases do Ocidente. A confiana, enquanto f na comunidade, j esteve em alta e provavelmente ainda est, embora haja indcios de que tanto ricos quanto pobres estejam se retirando para seus guetos, acompanhados de seus respectivos e diferentes sistemas de valores. Amigos, vizinhos e parentes parte, logo estabelecemos outros tipos de famlias: redes e associaes profissionais, ou "colmias", para os trabalhadores instrudos, assim como comits e campanhas para os que esto inclinados s causas cvicas. Essas "comunidades de interesse" so agora os novos tipos de vizinhana, mais importantes na vida de muitas pessoas do que os locais fsicos onde moram. As pessoas precisam de outras e, na maioria das vezes, as encontram. So essas comunidades que do expresso real nossa necessidade de pertencer a algo maior que nosso pequeno ninho. Em todas elas, a confiana contrabalanada com o comprometimento. Onde no houver comprometimento, no poder haver confiana. PARTE C A CAMINHO DE UMA SOCIEDADE DECENTE

As idias da segunda parte deste livro aplicam-se s instituies da sociedade tanto quanto aos indivduos. O capitalismo precisa ser reinterpretado para tornar-se decente, e as empresas, que so as instituies-chave do capitalismo, precisam ser repensadas. A educao precisa ser reformulada para nos preparar para uma maior responsabilidade pessoal. O governo precisa retribuir responsabilidade ao seu povo. Somente assim poderemos sentir que a vida e a sociedade podem ser moldadas por ns. Se isso acontecesse, nossos valores poderiam ditar a maneira pela qual as coisas funcionam, e no o inverso. A pedra branca empresarial Os norte-americanos falam cada vez mais em "alma" e personalidade de uma organizao. Por alma querem dizer o esprito e o ambiente que permeiam o local de trabalho, algo mais do que a estrutura ou os sistemas ou at mesmo as recompensas financeiras. O argumento deste captulo este: a menos que as organizaes tenham alma como conscincia, no merecero seu lugar na sociedade moderna e no sobrevivero. Em outras palavras, as organizaes tambm precisam encontrar sua pedra branca para saber qual seu propsito, ou telos (do grego, substantivo que significa fim, propsito ou objetivo final), pois tambm so espritos famintos de corao, procurando o significado de sua luta. A empresa bem-sucedida tentar assegurar que sua alma, personalidade ou essncia durem mais que as carreiras efmeras de seu pessoal. A empresa precisa visar a imortalidade, mesmo que nunca a atinja. Os novos ativos Essas questes se tornam mais urgentes com o crescimento da propriedade intangvel, os itens que no so lanados no balano patrimonial marcas, pesquisa, redes, reputao, know-how e as "competncias essenciais" do local. Os executivos principais sempre falaram da importncia de seu pessoal, mas isso agora para valer, porque a questo ento financeira. Em organizaes como bancos de investimentos, agncias de propaganda ou consultorias, no h nada l a no ser valores intangveis. O prdio alugado juntamente com os computadores; os automveis so contratados por leasing e os carpetes esto gastos. Se algum comprar o negcio, estar comprando uma lista de clientes, algumas marcas de produtos e talvez alguma pesquisa, mas principalmente estar comprando a esperana de que os melhores empregados permaneam com os novos proprietrios. Pode-se colocar uma etiqueta de preos nessas coisas, claro, mas no se pode ser proprietrio de nenhuma delas (exceto, talvez, as marcas e a pesquisa) no sentido exato da palavra. Voc no pode ser dono da esperana. Os ativos de pessoas que voc comprou e pensou que fossem de sua propriedade podem desaparecer da noite para o dia. O prprio conceito de propriedade se torna nada realista neste cenrio. A empresa como cidad As empresas no apenas tm cidados, elas so cidads. Tm direitos nas sociedades onde operam, mas tambm tm responsabilidades que as leis e os costumes lhes impem. Esperamos sempre que nossas cidads empresariais ajam com decncia. No mnimo, precisam de uma licena informal para poder operar.

A cidadania gira em torno da autonomia, a liberdade para levar a vida como bem entendemos. Em troca dessa liberdade, o Estado empresarial pode exigir pouco, mas pretender muito. Em uma democracia, os cidados tm a liberdade de emigrar. Voc no pode impedi-los e tampouco exigir comprometimento pode apenas ter uma esperana nesse sentido. Juntar essa liberdade e esses direitos com os objetivos da organizao o verdadeiro desafio da empresa cidad. Muitos gerentes prefeririam no aceitar o desafio, porque organizar pessoas talentosas como arrebanhar gatos difcil por definio. Precisamos de pessoas que no podemos controlar totalmente. Em vez disso, precisamos confiar nelas e elas em ns. O princpio simples, mas a prtica indica que isso raramente acontece. Para comear, as organizaes, assim como os indivduos, precisam conquistar o direito de serem confiveis. Porm, em um ambiente de eliminao de nveis e de terceirizao, a lealdade para com a organizao uma commodity rara. O que estranho, porque a lealdade vale dinheiro. Frederick Reichfield classificou o Efeito Lealdade, sugerindo que a deslealdade dos empregados, investidores e clientes pode impedir o desempenho e a produtividade em at 50%. Uma vez estabelecida, entretanto, uma organizao provida de confiana mtua em seu ncleo pode ser tanto criativa como eficiente. bvio que as pessoas trabalham melhor se no estiverem sempre procura de outro cargo. Trabalham mais criativamente se respeitarem as pessoas ao seu redor e se acreditarem no que esto fazendo. Quando confiam na organizao, quando esto comprometidas com suas metas e participam de alguma forma dos resultados do negcio, essas pessoas tendem a aceitar remanejamentos, novas funes e at cortes de salrio generalizados. As vantagens para uma empresa cidad devem ser comprometimento e confiana mtuos. Mas a confiana precisa estar no sangue, no importa quo bem tenham sido projetados os sistemas sseo e nervoso. Em um mundo onde o trabalho est onde voc estiver, voc ainda precisar trabalhar cada vez mais com pessoas que voc no v. Mais do que nunca precisamos confiar naqueles com quem trabalhamos. A gesto baseada na confiana depende de algumas regras e de princpios claros que tm se tornado o roteiro da empresa cidad. Existem sete princpios cardeais de confiana: (1) a confiana no cega, pois imprudente confiar nas pessoas que voc no conhece bem, pessoas que voc no tenha visto em ao ao longo do tempo e que no estejam comprometidas com o mesmo objetivo; (2) a confiana precisa de limites, porque a confiana ilimitada no realista na prtica; (3) a confiana requer aprendizado constante; (4) a confiana rdua, pois quando no se pode confiar preciso checar novamente todos os sistemas de controle envolvidos; (5) a confiana precisa de vnculo; (6) a confiana precisa de toque, haja vista que o comprometimento compartilhado requer contato pessoal para que seja real; e (7) a confiana precisa ser conquistada. Uma educao adequada

A filosofia do Egosmo Adequado precisa comear cedo. Precisamos de uma abordagem para a educao que promova responsabilidade para ns e para os outros. "Como aprendemos", portanto, torna-se to importante quanto "o que aprendemos", conforme descobri na minha prpria formao escolar. Deixei a escola e a universidade com a cabea cheia de conhecimentos o suficiente, de qualquer forma, para passar em todos os exames que estavam no caminho. Era, naturalmente, uma espcie de conhecimento parcial. Quando ingressei na indstria, tive um choque, pois ao encontrar-me pela primeira vez com o mundo exterior percebi que estava calamitosamente mal-equipado, no apenas para a necessidade de ganhar a vida, mas, o que mais importante, para lidar com as novas decises que se me apresentavam, tanto na vida particular como no trabalho. Uma mente bem-treinada no deve ser desprezada, mas logo descobri que minha mente tinha sido treinada para resolver problemas restritos, ao passo que a maior parte dos problemas que enfrentava eram amplos em seu escopo. Classifiquei que minha educao, naquele momento, tinha sido positivamente inapta. Muitas das coisas que aprendi eram irrelevantes, enquanto o processo de aprend-las tinha formado um conjunto de atitudes e comportamentos que eram diretamente opostos ao que precisa ser necessrio na vida real. Seria bom lembrar que esse tipo de experincia no poderia acontecer agora e que nossas escolas, hoje em dia, preparam melhor os jovens para a vida e para o trabalho to importante para se ter uma vida satisfatria. As matrias podem parecer um pouco mais relevantes, mas ainda aprendemos coisas sobre o trabalho no trabalho e sobre a vida. Isso sempre ser verdade, mas poderamos, acredito, fazer mais para assegurar que os processos da educao tivessem mais elementos em comum com os processos de viver e de trabalhar, como os conhecemos hoje, de modo que o choque da realidade fosse menos cruel. Eu acreditaria mais no Currculo Nacional se ele contemplasse mais o processo do que o contedo e se fosse mais voltado para valores e pessoas do que para conhecimento e coisas. O Us National Center for Clinical Infant Programs relacionou recentemente sete qualidades das quais as crianas precisam para se dar bem na escola e na vida. So elas: confiana, curiosidade, intencionalidade, autocontrole, relacionamento, a capacidade de se comunicar e a capacidade de cooperar. Alm disso, verifica-se que a capacidade de controlar o prazer mais importante para o sucesso do que o QI. Daniel Goleman mistura todos esses ingredientes no que chama de Inteligncia Emocional. lamentvel que nenhum currculo relacione essas capacidades como pr-requisitos. Tenho a impresso de que uma escola voltada para a vida e o trabalho subscreveria as seguintes proposies, se a inteno fosse ajudar os alunos a comear a se responsabilizar por suas vidas, por suas crenas acerca do mundo e por aqueles com os quais trabalham, vivem ou encontram, e se a inteno fosse tambm tocar sua imaginao e inspirar seus coraes. Ei-las: (1) a descoberta de si mesmo mais importante do que a descoberta do mundo; (2) todo mundo bom em alguma coisa; (3) a vida uma maratona, no uma corrida de cavalos, isto , em uma corrida de cavalos ganham apenas os trs primeiros colocados, enquanto em uma maratona todos os que

completam o percurso so vencedores; (4) saber "o qu" no to importante quanto saber "onde", "como" e "por qu"; (5) a escola deve ser como o trabalho e vice-versa; (6) a vida uma viagem que comea em casa; e (7) o aprendizado uma experincia compreendida na tranqilidade Uma tarefa para o governo No suficiente promover a responsabilidade e a autonomia no trabalho e na escola. Faz pouco sentido desenvolver a idia de uma cidadania plena no trabalho se esta no se aplica sociedade como um todo. O governo exerce muitos papis, da defesa do reino proviso e proteo da infra-estrutura do pas. Estamos preocupados aqui somente com o papel que ele pode e deve ter na promoo da responsabilidade pessoal, tanto para o indivduo como para todos os cidados. Precisamos considerar, em primeiro lugar, as implicaes do seguinte fato: o capitalismo prospera na desigualdade. Os mercados separam o sucesso e o insucesso de maneira bastante radical. Esse processo competitivo cria riquezas para o pas como um todo, mas no as dissemina. O dinheiro como o esterco, disse Francis Bacon h sculos se no for espalhado no serve para nada. A responsabilidade do governo usar parte da riqueza criada pelo mercado, no para torn-la mais fcil para todos, mas pelo menos para tornar a vida possvel: no compartilhar o dinheiro, mas para investi-lo a fim de construir uma sociedade decente. No se pode deixar para os que detm a riqueza a tarefa de dissemin-la, porque muitos no o faro, e, como j dissemos, o dinheiro no corre solta, nem se espalha rapidamente e de maneira suficiente. Todos ns queremos uma sociedade decente, e sabemos que custa dinheiro constru-la. Nossos pases afluentes so desfigurados pela pobreza das periferias, pela ignorncia, ira e violncia. Podemos cada qual explicar que seria gratificante, a longo prazo, ter uma melhor educao para todos, que a ajuda dada a famlias em dificuldades nos livra de gastar dinheiro mais tarde para termos mais polcia em nossas cidades e mais prises. Em certo sentido, Adequadamente Egosta desejar uma sociedade decente e estar preparado para pagar seu preo. Por que, ento, no votamos a favor de impostos mais altos? A resposta parecer ser a de que no confiamos que nossos governos gastem o dinheiro da maneira como gostaramos. A tese da responsabilidade pessoal e do Egosmo Adequado ser um sonho vazio para muitas pessoas, a menos que possamos equip-las com os recursos adequados para conquistar algum tipo de "suficiente" em termos materiais, para depois ir alm, realizar seu objetivo na vida e encontrar sua pedra branca. Tornar esse tipo de responsabilidade uma possibilidade realista para todos uma das principais obrigaes do governo como servo de seu povo. Este captulo abrange a maneira pela qual os governos podem fazer isso, alm de suas demais obrigaes. Um governo subserviente deve proporcionar uma infra-estrutura para a vida, no a sua super-estrutura, porm deve flexibilizar essa infra-estrutura para

torn-la mais acessvel queles que no se deram bem na economia de mercado ou que possam ser assim afetados por ela no futuro. Construir sobre essa infra-estrutura constitui nossa responsabilidade pessoal; cultivar essa responsabilidade que d sentido vida. A primeira tarefa, portanto, resolver o que significa infra-estrutura de vida em nossa sociedade moderna, o que fica por conta do indivduo e como essa infraestrutura deve ser flexvel. Um governo subserviente tambm precisa estar sob o controle dos cidados se pretende ser um servo adequado. A Informao o direito de saber o que est se passando -, o Envolvimento o direito de participar das decises, ao contrrio de deixar tudo para "eles" - e a Individualidade o direito a certas liberdades e protees desse governo so os trs elementos essenciais da Cidadania Apropriada. Os governos que dizem "eleja-nos e deixe que ns cuidaremos de tudo, sempre no seu melhor interesse" esto transformando a democracia em paternalismo eleito ou, menos generosamente, em uma ditadura eleita. O que vale como infra-estrutura? Quanto vai ficar a nosso cargo e quanto deve os governos gastar em nosso benefcio? Os governos ocidentais j perceberam que andaram at a beirada de um precipcio e que, se continuarem como esto, cairo em um buraco sem fundo porque suas promessas excedem em muito sua habilidade de pagar. Como resultado desse impasse econmico, todos os governos esto sendo forados a cobrar mais responsabilidade de seus cidados. O primeiro passo para recuar da beira do abismo tem sido livrar-se de todas as atividades que no deveriam estar exercendo, administrando negcios que o setor privado poderia fazer perfeitamente e geralmente melhor. As receitas das privatizaes, claro, ajudaram a encher os cofres pblicos, reduzindo o montante que de outra forma teria de ser tomado por emprstimo ou pela elevao dos impostos. O passo seguinte vender os monoplios estaduais, tais como gua, gs e eletricidade, e vend-los como monoplios privados, porm regulamentado pelo Estado. O terceiro passo poderia ser mais promissor, embora pouco influa para mudar a contabilidade do governo. Tome assuntos como sade pblica e educao e d aos cidados mecanismos de escolha entre os vrios provedores, talvez dando aos primeiros algo como vales, o equivalente a cheques assinados pelo Estado para que possam gastar no estabelecimento de sua escolha. A idia bsica fazer com que os provedores - sejam hospitais, escolas ou universidades se transformem em uma espcie de negcio e melhorem seus incentivos e sua eficincia. A verdadeira revoluo, entretanto, surge com a privatizao da assistncia social e dos sistemas de penses, que so os responsveis por quase a metade de todos os gastos do governo e que somente tendem a aumentar medida que a populao envelhece. Se nada for mudado, por exemplo, e se os impostos forem mantidos nos valores atuais, o dficit pblico dos Estados Unidos em 2030 equivaler a 250% do PIB, duas vezes o nvel que alcanou ao final da Segunda Guerra Mundial. Isso no vai acontecer, porque custaria muito dinheiro, em juros, para tomar emprestado esse valor, mesmo que houvesse algum disposto a emprest-lo. A situao no diferente na Europa

e no Japo. Alguma coisa precisa mudar. O que precisa mudar nossa responsabilidade pelo nosso prprio futuro financeiro. Restaurando o trabalho A riqueza a ser distribuda, entretanto, criada pelo trabalho. O trabalho tambm a chave para um sentido de responsabilidade pessoal e constitui o problema mais srio de todo pas. Os baixos ndices de desemprego so ilusrios nos pases desenvolvidos. O nmero reduzido daqueles que reivindicam benefcios muitas vezes significa que as pessoas resolveram deixar a fora de trabalho mais cedo. Essa no uma boa notcia. As pessoas precisam permanecer na economia de salrio o maior tempo possvel, tanto para que possam se manter como para que diminuam o nus sobre a gerao seguinte. O trabalho, portanto, precisa ser bom, para garantir um salrio para se viver bem e proporcionando algum sentido de valor pessoal. Se no fizer nenhuma dessas coisas, a sociedade continuar a ficar mais desigual, e um nmero maior de pessoas ser desenganado. Reinventando a democracia At agora sugeri apenas o remanejamento da estrutura tributria, de modo que uma parte menor de nossos pagamentos passe pelas mos do governo, deixando-nos com um sentido maior de responsabilidade pelas nossas vidas, mesmo desembolsando o mesmo dinheiro. Sugiro que devemos levar a srio o desejo expresso da maioria em pagar mais impostos se isso formasse uma sociedade mais civilizada, e se houvesse mais confiana nos resultados de seu dispndio. Pagar mais impostos seria uma idia at aceitvel se isso fosse votado e gasto localmente. Se pudermos observar a melhoria do meio ambiente, se pudermos novamente nos orgulhar das escolas e dos hospitais da regio, s ento sentiremos que nossos impostos foram empregados como queramos. E, se as coisas no melhorarem, sabemos quem so os responsveis e podemos impedi-los de exercer um novo mandato. A democracia ainda pode funcionar, se for local. Sou tambm defensor da idia dos impostos hipotecados ou alocados. Nenhum governo gosta desses impostos, porque suas mos ficam atadas, exigindo que os impostos sejam empregados naquilo para que foram coletados, alm de mostrar como o dinheiro foi empregado. A relutncia compreensvel, porm a eficincia precisa ser temperada com a eficcia. Se pagssemos um imposto separado para a sade, sentiramos tratar-se mais de um seguro do que um imposto, e compreenderamos melhor o quanto custa a sade. O mesmo se d com a educao. Esses impostos alocados precisariam ser graduados como o imposto de renda agora, mas, ao se retirar a sade, a educao e as penses do oramento geral, os governos poderiam eliminar o imposto de renda para os cidados, exceto usando-se os mais ricos. O imposto de renda, visto como um imposto sobre o trabalho, sempre foi recebido com ressentimento, e sempre foi agregado ao custo desse trabalho. Eliminar a maior parte desse imposto e depender dos impostos de consumo de vrios tipos para obteno dessa arrecadao geral encorajaria as pessoas a trabalharem mais, mesmo por salrios modestos, e assim economizarem mais porque somente o consumo seria taxado.

Para finalizar, um governo voltado ao povo precisa ser visto como trabalhando para seus cidados, com seu consentimento e aprovao, e no os manipulando sua convenincia. Se vamos sentir que nosso governo est nos servindo, precisamos estar informados, encorajados a participar quando for o caso e ter a certeza de que ns, como indivduos, teremos a garantia de nossas liberdades bsicas. Conquanto muitas vezes seja necessrio lembrar s pessoas que seus direitos envolvem obrigaes, tambm pertinente lembrar a nossos governantes - que devem ser nossos servos que as obrigaes precisam ser balanceadas por direitos, porque so os direitos que amparam a dignidade. No meu ponto de vista, estas so boas notcias, porque permitem aos indivduos que se envolvam mais com as coisas que mais lhes interessam. Estaro mais no controle das decises de sus vidas e mais capacitados a ter voz ativa nos assuntos de sua regio. A responsabilidade, tanto para esses indivduos como para as pessoas que os cercam, ser realada. O autorespeito crescer como resultado do aumento dessa responsabilidade, e com o auto-respeito haver uma tolerncia maior para com o direito e o modo de ser dos outros. A sociedade dever se tornar, gradualmente, menos enfurecida. Ter prevalecido Egosmo Adequado. O ponto final da jornada poder ser desejvel, porm chegar l no vai ser fcil. Os governos se contorcero em seus esforos para manter o controle. Profissionais de todas as reas faro resistncia mudana de seu status como guardies do conhecimento para se tornarem conselheiros e intrpretes. Haver a tentao de tornar as coisas mais complicadas do que o necessrio, a fim de reter a necessidade do perito. Levaremos algum tempo para perceber que podemos fazer mais por ns mesmos do que imaginvamos. Mas, assim como o faa-voc-mesmo decolou na rea dos melhoramentos domsticos logo que a tecnologia facilitou as coisas, assim provavelmente ser na rea da informao. Entretanto, vamos nos sentir nus s vezes, confusos com o excesso de informaes e com a complexidade de muitas coisas em nossas vidas. A liberdade para experimentarmos essa responsabilidade expandida requer que h um limite para a segurana pessoal. por esse motivo que a Gr-Bretanha precisa de uma Carta de Direitos. Os Estados Unidos tm sua Constituio e uma Suprema Corte para proteger os direitos individuais nela inseridos. A GrBretanha tem apenas um acmulo de precedentes. No a mesma coisa, em parte porque no to transparente e em parte porque os precedentes podem ser invalidados pelos polticos. No mnimo, os artigos da Conveno Europia deveriam fazer parte da legislao britnica, com o apoio da Comisso de Direitos Humanos, para assegurar que a legislao e os mtodos de ao no infrinjam nossos direitos como cidados. Tomar decises gradativamente, com pequenas leis individuais, perder uma oportunidade simblica. A maioria das pessoas no percebe os pequenos detalhes e a letrinha mida da legislao. Precisamos ter direitos impressos em tipos grandes e claros para que possamos mais ousadamente exercitar nossa responsabilidade. A responsabilidade nasceu dos direitos, e no o inverso, e continua sendo a chave para o verdadeiro Egosmo Adequado.

You might also like