You are on page 1of 22

PLC/BPL: UMA TECNOLOGIA POLUIDORA

Internet pela rede de energia eltrica provoca interferncias na radiodifuso pblica e gratuita Flvio Archangelo A ANATEL convocou a sociedade em setembro de 2008 para avaliar a Consulta Pblica n.38 sobre a regulamentao do PLC, Power Line Communications (tambm chamado de BPL, Broadband over Power Line ou PLT Power Line Telecommunications). No incio de abril, mesmo desconsiderando a maioria de posies contrrias sua implementao, o Conselho Diretor da ANATEL cometeu o grave equvoco de previamente aprovar o PLC, tecnologia hoje questionada no judicirio brasileiro. A principal motivao alegada pela agncia a promessa de oferecer internet de banda larga pela rede de energia eltrica. Assim, promover-se-ia a democratizao no acesso a comunicao digital atravs da rede convencional idealmente presente em pontos onde no h acesso internet, especialmente em reas mais afastadas. Outra razo alegada o smart grid. Na prtica a idia do PLC no tem nada de novo, considerado no Brasil h mais de dez anos e sempre tem enfrentado um desafio gravssimo: a notria, importante e destrutiva gerao de interferncias no espectro de rdio. (1) As redes de energia eltrica na maior parte do pas no foram concebidas para transmitir dados da maneira proposta, no atuam como a comunicao de cabos coaxiais ou fibras ticas. As fiaes so vulnerveis, as redes so antigas, mal conservadas, apresentam grandes atenuadores de sinais e diferenas de impedncia, sem dizer as conexes piratas. Os fios de energia eltrica (inclusive em instalaes caseiras) em um ambiente PLC se comportam como antenas, irradiando uma sujeira de rdio freqncia com enorme ocupao espectral. Resultado final: um sistema que representa atualmente, em termos conceituais de engenharia espectral, o que de mais retrgrado e poluidor pode ser encontrado como proposta de comunicao digital.

Figura 1: Lbulos de irradiao da rede convencional de energia eltrica quando em operao PLC, atuando de fato como uma antena com 1,3 dBi em 5 MHz. A tendncia aumentar o ganho e a interferncia com aumento de freqncia na mesma fiao. (2) Os defensores do PLC esquecem - ou omitem - as informaes que os agentes dessa proposta so atores empresariais num modelo de negcio indireto, com a internet ainda oferecida pelos mesmos provedores privados, que a proposta digitalizao demandar um custo ao consumidor sequer especificado, e que h outras alternativas espectrais e financeiras de comunicaes digitais muito mais razoveis e menos polmicas. O smart grid tambm no sinnimo de PLC em HF. (3) Como o PLC inviabiliza o efetivo uso das freqncias por ela interferida, se trata na prtica de uma apropriao indireta no-onerosa pelas empresas do setor eltrico de imensas pores do espectro eletromagntico j em utilizao por outros servios de comunicaes. A proposta original contempla uso do PLC na imensa maioria do espectro entre 1,705 MHz e 50 MHz, ou seja, cobre parte das MF (Medium Frequencies), todo HF (High Frequencies) e parte do VHF (Very High Frequencies).

Figura 2: Imagem de apenas uma parcela do espectro de HF demonstrando suas mltiplas atribuies e diferentes servios a serem interferidos pelo PLC (tabela NTIA). Como de se imaginar, h um imenso volume de servios prioritrios, protegidos e de uso primrio nestas faixas, inclusive mediante acordos internacionais no qual o Brasil signatrio na esfera da UIT (Unio Internacional de Telecomunicaes) e CITEL (Comisso Interamericana de Telecomunicaes). Em outras palavras: as interferncias PLC colocam em questo a manuteno e desenvolvimento em nosso pas de 20 servios de telecomunicaes dispostos neste espectro, entre eles as comunicaes da marinha, aeronutica, rdio faris de navegao area a martima, exrcito, radiodifuso e seus servios auxiliares, radioamadorismo, faixa do cidado, sinais padres da ITU, equipamentos de radiao restrita, babs eletrnicas, rdio txi, telefones sem fio, radioastronomia, operao especial e demais servios experimentais e cientficos. Deve-se ainda acrescentar as caractersticas nicas da propagao nestas faixas. Os sinais de rdio ali emitidos so influenciados pelas camadas mais altas da ionosfera, obtendo uma rea de cobertura nacional e mesmo internacional com sistemas relativamente modestos e baixa potncia. Isso permite que uma estao de rdio atinja uma comunidade distante ou uma rea enorme sem a necessidade de uma retransmissora, de um canal via satlite, e muito menos de uma conexo de internet via PLC.

Mapa 1: Previso computadorizada de propagao internacional para um sinal de rdio emitido de So Paulo na faixa dos 90 metros em perodo de baixa atividade solar durante o gray-line. (HFProp) A faixa alta de MF e o HF tambm oferecem aos pilotos de avies que sobrevoem regies onde a rede de VHF no alcana, a comunicao direta com as autoridades aeronuticas e com as centrais de rdio das empresas aeronuticas em solo. Habilita tambm que embarcaes, mesmo milhares de quilmetros distantes de suas bases, navegando pelos oceanos ou atracados nos portos nacionais, se comuniquem diretamente pelo rdio, sem intermedirios, obtendo inclusive cartas meteorolgicas em HF do Brasil e exterior. Tal perspectiva vale tanto para as comunicaes civis como as militares e governamentais, em unidades fixas ou em movimento nos campos, rios, mares e cidades. Essa caracterstica fantstica to bem aproveitada pelos servios de rdio agrava o potencial de disperso das interferncias PLC/BPL em nveis, distncias e reas no avaliadas diante das condies especficas e sazonais de propagao no Brasil, incluindo a presena da Anomalia Magntica do Atlntico Sul. David Summer, CEO da ARRL (American Radio Relay League), caracterizou conceitualmente muito bem a situao: H um bvio paralelo entre poluio atmosfrica e a poluio no espectro de rdio. Como a atmosfera, o espectro de rdio um recurso natural precioso compartilhado por todos. Como a poluio, as

3
ondas de rdio no respeitam fronteiras (...) Supostamente as redes de energia eltrica no deveriam emitir energia RF. Se o fazem porque h algo de muito errado (...) E a poluio eletromagntica tambm pode ser resultado de uma RF que est onde no deveria existir. Ela ser emitida a partir do momento que qualquer condutor for induzido a isso, a menos que o condutor esteja protegido e balanceado. Portanto qual a razo de algum deliberadamente colocar RF em um condutor que no nem isolado e nem balanceado, se no h desejo de irradiar? (4) Willian Blair, do Instituto de Pesquisa em Energia Eltrica em Palo Alto, Califrnia, declarou na revista Scientific American: Ns desenvolvemos um sistema eficiente para transmitir energia eltrica em 60 hertz. Mas se voc utilizar as mesmas linhas para tentar colocar sinais de comunicaes, isso ser um desastre. (5) Filtros que no protegem todo espectro de rdio Atualmente a ANATEL tem adotado o argumento da indstria eltrica que os filtros nos equipamentos de segunda gerao PLC (com notchs dinmicos) protegem o espectro de rdio, relativizando a esculhambao que o PLC/BPL provocar no espectro radioeltrico. No entanto devemos perguntar: seriam todas as faixas protegidas? A resposta no. De acordo com a controversa Consulta Pblica e conivncia da ANATEL, apenas 10,13% do espectro (4,894 MHz de banda) esto previstos com rudos reduzidos, permitindo pesadas interferncias e inutilizando mais de 48 MHz de espectro j ocupados por outros servios. Das 14 faixas atribudas a radiodifuso pblica e gratuita, nenhuma ser protegida pelas autoridades da ANATEL e ANEEL. Das 7 faixas destinadas a equipamentos de recepo e radiao restrita, nenhuma esteve includa entre as protegidas. Das 12 faixas atribudas a pesquisa especial, radioastronomia, operaes especiais de identificao de satlites e auxlio a meteorologia, todas estariam a disposio do setor eltrico para emitir rudos PLC. (6)

Figura 3: Em amarelo as faixas teoricamente protegidas e em vermelho as faixas a serem severamente interferias e ocupadas pelo PLC no Brasil, com as freqncias abaixo em MHz. notria e a invaso espectral e privilgios concedidos para as empresas de distribuio de energia eltrica em detrimento dos demais usurios de rdio j alocados em MF, HF e VHF. Como pode um servio - que a princpio seria de comunicaes restritas por cabo - ter permisso por parte de uma agncia federal em causar uma interferncia to marcante de ampla faixa-passante a ponto de inviabilizar servios pblicos e gratuitos de uso primrio e prioritrio no espectro de rdio? Mesmo com propalados filtros, as emissoras de radiodifuso tero graves problemas para manter seus servios e atingir suas audincias como exercem hoje pois seus segmentos estariam merc da poluio PLC. Os ouvintes de rdio perdero acesso a preciosas fontes de informaes nacionais e internacionais disponibilizadas gratuitamente no espectro de Ondas Tropicais e Curtas. Estudos e monitoramentos constantes dos testes realizados no exterior atestam a total inviabilidade do prosseguimento das comunicaes de rdio nestas freqncias, tal o potencial destrutivo das interferncias PLC. Tcnicos e professores ligados aos testes no Brasil j expuseram a gravidade das interferncias PLC, um problema inerente ao sistema cuja resposta fsica, tecnolgica e de rede no foi apresentada para todos os segmentos de rdio comunicao a serem prejudicados. Sebastio Nascimento, da Brasil Telecom, chegou a declarar explicitamente na Computer World: No h como eliminar 100% da interferncias, enquanto o Prof. Cirano Ioshpe dimensionou o problema as interferncias do PLC no Brasil como enormes. (7) (8)

Grfico 1: Medidas de intensidade de campo x freqncia tomadas em um teste PLC no Canad. As interferncias PLC so as linhas amarela e vermelha, atuando acima dos sinais convencionais de ondas mdias, tropicais e curtas (linha azul), medidos quando o PLC foi desligado. evidente a intromisso do PLC nas faixas de radiodifuso, com disperso interferente para o espectro de Ondas Mdias. (9) Srgio Neiva comentou acerca dos testes da CELG, j utilizando o PSD (Power Spectral Density) e Chipset DS2: Os resultados experimentais obtidos fornecem indcios suficientes para identificar interferncia destrutiva nas portadoras de rdio do servio de radiodifuso sonora em Amplitude Modulada, nas proximidades das linhas de tenso, que trafegam os sinais PLC (...) O receptor utilizado nos testes no conseguiu sintonizar nitidamente nenhuma emissora na faixa de freqncia de operao PLC, colocando em xeque a inteligibilidade do som, sendo que, em algumas circunstncias, no foi possvel escutar nenhuma emissora na faixa (...) Alm do mais, a intensidade dos nveis de radiao nointencionais, decorrente do funcionamento do PLC, ultrapassaram os nveis de segurana estabelecidos pela ITU.(11)

Grfico 2: Interferncias PLC de testes no Brasil (linha amarela) encobrindo sinais de rdio (linha azul) em HF. (10) Os filtros, atuando em parcelas do espectro de ajuste crtico, podem ainda provocar intermodulaes e interferncias em um espectro muito alm do alegado para o uso PLC. o que considera Tim Willians, autor do livro EMC for Product Designers e do artigo Porque a banda larga pelo PLC ruim para a Compatibilidade Eletromagntica: Quando mltiplos sinais de rdio freqncias so aplicados em um sistema no linear e as redes de energia eltrica com todos equipamentos eletrnicos l conectados certamente incluem no lineares eles intermodulam para produzir freqncias que no esto presentes no espectro original emitido. Mesmo que o PLC confine suas interferncias a certas partes do espectro e evitem outras, os efeitos de intermodulaes criaro sinais interferentes dentro e alm das supostas bandas protegidas. (12)

Foto 1: PLC interferindo em radiodifuso quando em testes no Brasil . Vdeo disponibilizado pela ABERT. (13)

Interferncias em comunicaes emergenciais Afinal, se o PLC/BPL no interfere, por que a ANATEL sugeriu faixas de excluso, zonas de proteo e zonas de excluso? As denominadas faixas de excluso de acordo com a Consulta Pblica na verdade no excluem o PLC e sim amortizam os sinais interferentes em algumas e no todas as faixas de rdio, destacadamente da aeronutica e radioamadores. As chamadas zonas de proteo idealmente teriam as interferncias reduzidas em algumas freqncias da marinha em estaes costeiras, enquanto as zonas de excluso, de PLC zero, ficariam em apenas 3 pontos geogrficos no Distrito Federal. O problema que se considerarmos as zonas de proteo ou excluso como eficientes - so em nmero extremamente incipiente diante do universo de servios, aeroportos, centros de comunicaes, instalaes-chave do executivo como ministrios, secretarias do governo, instalaes de monitoramento e inteligncia, sedes diplomticas como embaixadas e consulados, localizaes que utilizam HF, posies das foras armadas que no se restringem apenas em quartis, mas atuam como foras tticas em aes mveis, treinamentos e atuao fora das zonas de proteo ou excluso. At mesmo as sedes regionais da ANATEL foram esquecidas na Consulta Pblica da proteo contra as interferncias PLC/BPL. Tomando as estaes costeiras, sequer foram includos os principais portos do Brasil: Santos e Paranagu. Procurou-se proteger os pontos utilizados pelo Salvamar, mas se esquecem que as comunicaes so bilaterais. No basta apenas teoricamente proteger um lado da comunicao: os navios tambm se comunicam em HF, so estaes mveis martimas de rdio, trafegam perto da orla, esto atracados em portos tantos principais como secundrios (marinas), onde as interferncias PLC/BPL a considerar as propostas da ANATEL podero inviabilizar suas comunicaes emergenciais, de localizao e captao das cartas sinticas e meteorolgicas transmitidas por estaes de rdio nacionais e internacionais em MF e HF. Neste panorama, as embarcaes tero dificuldades para receber sinais emitidos pelo prprio governo brasileiro, atravs dos Servios Rdio Meteorolgicos da Marinha, pelo Centro de Hidrografia, dos boletins de condies de tempo, difuses especiais de tempestades, informaes transmitidas a todas as embarcaes pela estao PWZ-33 (Rio Rdio), bem como das demais emissoras regionais e internacionais.

Mapa 2: Carta meteorolgica emitida pela Armada Chilena na faixa de 17 MHz captada em So Paulo por meio de HF-FAX. Interferncias PLC afetaro no apenas a recepo de servios nacionais, bem como os oferecidos pelas marinhas do exterior. (14) Os navegadores inclusive podem contribuir ativamente para o sistema via rdio atravs do programa Navios de Observao Voluntria (Mensagem SHIP), em acordo com a OMM (Organizao Meteorolgica Mundial). Ou seja, h outros pontos tanto de gerao como de recepo de informaes relevantes por rdio cujas localizaes no podem ser totalmente e previamente determinadas. As comunicaes bilaterais por rdio no podem ser ameaadas por interferncias como o PLC, sob pena de fragilizar a defesa e segurana envolvida nesses meios de transporte.

Mapa 3: Os pontos em verde representam as embarcaes atracadas em portos ou mveis ao longo do Oceano Pacfico que se comunicam pelo rdio em vrias faixas de HF em PACTOR e GMFSK. No caso foi recebida uma mensagem transmitida em HF pelo navegador VK4BSQ. O sistema de abrangncia internacional. Para as comunicaes aeronuticas civis e militares, tambm vrios aeroportos e corredores areos foram ignorados de qualquer idealizada proteo pelos promotores do PLC/BPL. As faixas e localizaes utilizadas para comunicaes de controle entre empresa area aeronave (CCO) no HF, aplicados especialmente nos longos trajetos onde a cobertura do VHF no atendida, foram totalmente negligenciados na Consulta Pblica. (15)

7
Os promotores do PLC sinalizaram que novas reas de proibio poderiam ser acrescidas posteriormente. E se a regio a ser proibida j estiver sendo atendida com um parque PLC? Todos os dispositivos sero inutilizados? Qual o tempo seguro entre uma transmisso emergencial ser interferida e o desligamento total do PLC na planta interferente? Cabe a responsabilidade de gerenciamento de RF as empresas de energia eltrica? E as atribuies legais exclusivas da ANATEL? Como equacionar a mobilidade das foras armadas que no se restringem as zonas militares frente s restries que empresas de energia eltrica imporo s suas comunicaes mveis e portteis? No bastassem as problemticas das pouqussimas reas e faixas tericas de excluso, h a sria questo da propagao em HF unida aos efeitos de uso cumulativo, cuja potencia irradiada total vinda de uma ampla rea PLC aumenta o nvel de rudo (noise floor), com suas interferncias sendo propagadas para dentro e alm das zonas de proteo e excluso, bem como em propagao vertical da RFI. A York EMC Service, comparando diferentes servios de comunicao, especificou que: a nica tecnologia que parece aumentar significativamente o nvel de rudo (noise floor) atravs do efeito cumulativo de propagao por camadas ionosfricas o PLT. (16) Isso porque, diferente das comunicaes por cabo, o sinal PLC de banda larga e no discreto. Ele interfere no segmento todo e no em freqncias pontuais de fuga com respectivos harmnicos. Os avies ao se aproximarem de uma planta densamente ocupada pelo PLC podero ter a rdio recepo em HF prejudicada, com a perda de sensibilidade final em seu sistema, especialmente para os sinais mais fracos tornando-se imperceptveis frente ao aumento do nvel de rudo. At mesmo a OTAN (Organizao do Tratado Atlntico Norte) identificou o risco das interferncias PLC e indicou ateno a questo, enquanto empresas como a Boeing tambm manifestaram suas preocupaes. (17) (18) Barry Malowanchuck avaliou que: Para uma implementao do BPL com a densidade de 1 sistema por quilmetro quadrado, teremos interferncias na recepo de rdio nos avies de um nvel moderado a alta intensidade a uma altitude menor que 6 quilmetros dentro de um raio de 12 km de implementao do sistema BPL. (19)

Foto 2 - Antena multibanda para HF utilizada pela FAB no Aeroporto de Anpolis/GO. As foras armadas utilizam ativamente o HF para manterem suas comunicaes com unidades dispersas geograficamente, inclusive em reas no previstas de proteo PLC. (Foto: Gustavo Maia, 2007) Notem: num perodo ainda grave da aviao nacional, onde todas as formas de proteo ao vo e comunicaes entre aeronaves esto sendo empreendidas na esfera pblica e privada para que acidentes areos sejam evitados e as comunicaes sejam ao mximo eficientes, um momento de grande batalha contra emissoras clandestinas que interferem em comunicaes com as torres dos aeroportos, de remanejamento de rotas, de novos mtodos de treinamento em profissionais de comunicao aeronutica, a tecnocracia de Braslia teve o disparate de previamente autorizar interferncias PLC em segmentos de Ondas Mdias ocupados por NDBs acima dos 1700 kHz, Non Directional Beacons, sinais de rdio localizados em aeroportos que servem de balizas para os avies, mesmo quando a razovel distancia do visado parque aeronutico. Um servio fundamental inclusive para aeronaves de pequeno porte. (20) Mais do que freqncias e sinais pontuais, o espectro em sua totalidade importante pois ele prev ocupaes atuais ou futuras. No se trata de defender localizaes especficas, como desejam os empresrios do setor eltrico, mas de atuais e futuros licenciamentos. O PDFF no se resume ocupao presente, mas a segurana do planejamento na utilizao futura por aquele servio.

8
O espectro est a disposio do servio e no apenas das emissoras singulares. No cabe ao setor eltrico decidir sobre o que filtrar e nem a ANATEL enquanto poder pblico submeter o seu gerenciamento espectral s limitaes tcnicas de um nico servio de comunicao comercial, especialmente secundrio como o PLC. Tais amnsias e distores do modelo PLC so sintomticas: escancaram como um setor que no estritamente de radiocomunicao, pretende avanar de maneira beligerante sobre um espao que lhe estranho, diverso, adverso, que contempla uma variedade de servios e tipologias de propagao que so tratados como um mero detalhe a ponto de ser ignorado. A celeridade no trato da questo demonstra a total liquidao dos questionamentos para que com a disponibilidade de mais banda possam livremente promover seu servio, independente que isso cause interferncias significativas e represente um retrocesso em engenharia espectral em detrimento do bem pblico e do planejamento de fato abrangente e coerente da democratizao digital. Fica pois a questo: Ser que os membros do Ministrio das Comunicaes, da Casa Civil, da ANATEL, se responsabilizariam pela decisiva contribuio em degradar o ambiente radioeltrico, ameaando a eficincia de comunicaes emergenciais pelo rdio em HF?

Foto 3 - Equipamentos de comunicao em HF-ALE num Super Tucano Embraer A-29B da FAB no Aeroporto Pinto Martins (SBFZ). O PLC em escala poder aumentar o noise floor em HF, prejudicando a captao especialmente de sinais dbeis em comunicaes emergenciais. (Foto de Davi Ribeiro, JetPhotos). No custa lembrar que o primeiro aviso do acidente areo da Gol como jato Legacy em 2006 que vitimou mais de uma centena de brasileiros - no veio por qualquer meio convencional como celular ou satlite, mas sim atravs de uma testemunha que utilizou um transceptor de HF localizado em uma fazenda prxima do local do acidente no Estado do Mato Grosso, se comunicando com um radioamador na cidade de Goinia. (21) Se as interferncias PLC estivessem em atuao naquele momento, ser que o aviso de emergncia advindo da fazenda via rdio seria ouvido? Portanto fora das idealizadas zonas de excluso e proteo ou das faixas de excluso, restaria aos demais servios, especialmente ao cidado brasileiro que escuta rdio como um meio de informao democrtica e gratuita, a prvia condenao para conviver com a poluio PLC. A engenharia espectral neste caso significa compartilhamento da sujeira RFI com a populao civil. A boa relao sinal/rudo se torna um privilgio vetado aos demais servios de telecomunicaes em benefcio dos rudos promovidos pelas empresas de distribuio eltrica num negcio de telecomunicaes pago e privado.

Figura 4: O HF utilizado para servios utilitrios, seja em faixas exclusivas como compartilhadas. Neste caso so mostrados sinais digitais captados em SDR ao redor de 6,4 MHz, Servio Mvel Martimo, captado no Brasil em maro de 2009. Essa banda tambm est fora da proteo dos rudos PLC. Em termos espectrais - entre as Foras Armadas - ser a Marinha do Brasil que mais perder espectro para as empresas distribuidoras de eletricidade se o PLC for institudo nos moldes propostos. De 4,4 MHz de espectro, apenas 0,042 MHz estariam teoricamente com interferncias reduzidas! Do que eram freqncias da Marinha, apenas 0,95% permanecer teoricamente com ela. Ao analisar a canalizao proposta pela ANATEL, a maioria dos segmentos da Marinha estar vergonhosamente dividido em canais de 1 kHz, insuficiente mesmo para uma comunicao convencional em SSB, quanto muito uma filtragem eficiente dos dispositivos PLC. Em pores especficas como em 12,2 MHz, o setor eltrico invadir 99,18% do que era antes destinado exclusivamente ao Servio Mvel Martimo. Outra curiosidade: entre os logs de monitores especializados e aficionados de rdio utilitrio, de 30 freqncias utilizadas pela FAB, Exrcito Brasileiro e Marinha em 9 faixas do MW/HF; 28 delas estariam totalmente fora de qualquer pretensa proteo PLC, inclusive utilizadas pelo SIVAM e o Centro Amaznico. A prpria diversidade de modos monitorada (inclusive criptografados) demonstra a grande utilidade do HF para as comunicaes de segurana nacional de natureza militar: USB, Packet, Serial Modem 300 L, MIL-STD, SITOR-B, PACTOR-FEC, RTTY, G-TOR. (22)

Esquema 1: Esquema de comunicao militar digital (wireless e-mail) entre tropas e comando proposto pela Harris Corporation. Como em outro sistemas semelhantes, h interoperabilidade com o HF, um segmento fundamental para unidades distantes em formao de links ALE em HF (Automatic Link Establishment) e mesmo formao de HFGCS (HF Global Communication System). (23) Entre os outros servios e usurios a serem interferidos constam mais de 60.000 estaes de faixa do cidado e tantos outros milhares de caminhoneiros que operam tanto na configurao fixa ou mvel nas principais vias do pas; e mais de 33.000 estaes de radioamador que estaro 5 de suas 9 faixas de

10
MF/HF obtidas em acordos internacionais invadidas pelo setor eltrico. Todos so agentes ativos de telecomunicaes que pagam pelo uso de espectro e tero agora suas faixas invadidas pelo PLC. Tais servios oferecem em vrias posies geogrficas a nica forma de comunicao efetiva com o resto do pas. Interferncias na radiodifuso sonora pblica e gratuita Todas as faixas de radiodifuso em Ondas Curtas e Tropicais estaro ameaadas se a ANATEL e ANEEL seguirem com a atual proposta PLC. Como tais segmentos permitem que os sinais de rdio atinjam grandes distncias, eles so utilizados tanto para comunicaes regionais, nacionais ou alm fronteiras, permitindo ao brasileiro o livre acesso a programao de estaes internacionais em diversos idiomas inclusive em portugus como da Rdio Exterior de Espanha, Rdio Nederland (Holanda), RDP (Portugal), BBC (Reino Unido), Voz da Amrica (EUA) , Rdio Frana Internacional, NHK Japo, Deutsch Welle (Alemanha), Rdio Canad Internacional, Rdio China Internacional, Rdio Vaticano, Rdio Havana Cuba, Rdio Nacional da Venezuela, Rdio Argentina Exterior, apenas para citar algumas, todas recebidas no Brasil sem retransmissoras locais, rede intermediria, modem, mensalidades, apenas por ondas diretamente captadas por simples receptores de rdio.

Figura 5: Composio espectral da Rdio Internacional da China emitindo para a Amrica do Sul em 13,7 MHz, faixa de rdio dos 22 metros, captada em So Paulo. As Ondas Curtas e Tropicais so tambm so utilizadas dentro do Brasil para comunicaes regionais: a Rdio Senado por exemplo oferece seu servio em Ondas Curtas para sua audincia dispersa pelo nordeste. O mesmo acontece com a Rdio Nacional da Amaznia, emissora da Radiobrs que h anos presta servios inestimveis a todos os estados da regio norte em Ondas Curtas nas faixas de 6 e 11 MHz com 250 kW atingindo mais de 50% do territrio nacional. Estaes como Rdio Cultura de So Paulo, Rdio Bandeirantes, Rdio Globo Rio, CBN, Rdio Record, Rdio Inconfidncia, Rdio Gacha, Rdio Aparecida, Cano Nova, Rdio Nacional do Brasil, Rdio Mundial, entre muitas outras esto com suas licenas conquistas h anos em concorrncias pblicas, com investimentos efetivados e em pleno desenvolvimento nestas faixas, sendo escutadas em vrios pontos do pas e no exterior.

Figura 6: Sinal da Rdio Inconfidncia de Minas Gerais na faixa de rdio dos 49 metros, captada em So Paulo. Acima a anlise espectral imediata convencional e abaixo a perspectiva temporal em grfico FFT. Este sinal ser sumariamente interferido em locais que o PLC estiver em atuao.

11
Apenas no Brasil so 100 concesses de radiodifuso em Ondas Tropicais e Ondas Curtas em 20 estados brasileiros. No entanto os ouvintes tero dificuldades de recepo com a imposio de interferncias altamente destrutivas que praticamente inviabilizaro os servios. Tratamos portanto de um caso de censura eletrnica ocasionada por uma tecnologia poluidora de ampla ocupao espectral, um enorme malefcio para quaisquer condies mnimas de recepo para ouvinte em regio afetada pelo PLC. MHz 2,3 - 2,495 3,2 - 3,4 3,9 - 4 4,75 - 5,060 5,730 - 6,295 6,895 - 6,99 7,1 - 7,6 9,4 - 9,99 11,5 - 12,16 13,57 - 13,87 15,030 - 15,8 17,48 - 17,9 18,9 - 19,02 21,45 - 21,85 25,67 - 26,1 Denominao Radiodifuso banda dos 120 metros Radiodifuso banda dos 90 metros Radiodifuso banda dos 75 metros Radiodifuso banda dos 60 metros Radiodifuso banda dos 49 metros Radiodifuso banda dos 41 metros Radiodifuso banda dos 41 metros Radiodifuso banda dos 31 metros Radiodifuso banda dos 25 metros Radiodifuso banda dos 22 metros Radiodifuso banda dos 19 metros Radiodifuso banda dos 16 metros Radiodifuso banda dos 15 metros Radiodifuso banda dos 13 metros Radiodifuso banda dos 11 metros

Tabela 1: Faixas de radiodifuso. Todas liberadas para interferncias PLC segundo a Consulta Pblica. De acordo com as edies do boletim DX Listening Digest, durante o primeiro semestre de 2009, 41 freqncias de Ondas Tropicais e Ondas Curtas ocupadas por estaes brasileiras foram escutadas em 14 diferentes pases apenas no primeiro trimestre de 2009, entre os mais distantes na Austrlia, Rssia e Sucia. O ouvinte Paul Brouillete, da cidade de Geneve, Illinois, Estados Unidos, comentou sobre a Rdio Brasil Central em Ondas Curtas, em 31 de janeiro de 2009: timo programa local musical, em sua maior parte com material acstico, acordeons, guitarras e maravilhosos vocais harmnicos, seguidos de jingles e identificaes da estao com chamadas ao programa recordao ou em nosso idioma nostalgia (...) E o sinal continuou forte s 0115 aps nova checagem, bem agradvel para audincia musical! Foi uma local saturday nite. (24) Dentro do Brasil h tambm comentrios contundentes sobre a programao de rdio diferenciada encontrada nas Ondas Tropicais e Curtas, sem precisar pagar contas de provedor para dispor do contedo. Foi o caso de Jorge Freitas, de Feira de Santana, Bahia, ao comentar a programao da Rdio Nacional da Amaznia em 11780 kHz: Uma coisa certa: o pessoal da regio norte tem uma rdio com uma programao de excelente qualidade, escuto agora s 0230 UTC o programa Madrugada Nacional (...) Uma excelente voz, com poesias, dicas de sade, frases entusiastas, notcias e acima de tudo msica nacional de qualidade, espero que a propagao no leve para l o lixo de programao que paira na maior parte das rdios (...). (25)

Figura 7 - Parte do espetro correspondente a faixa de rdio de 31 metros, um dos segmentos destinados a radiodifuso. Cada trao representa uma estao de rdio captada s 2110 LT em So Paulo. As interferncias PLC so to amplas que ocuparo todo esse espectro e as laterais simultaneamente, impossibilitando as escutas de todas essas estaes hoje disponveis ao ouvinte brasileiro. A ANATEL, por meio da consulta pblica, indicou a necessidade de prvio aviso e identificao dos usurios de rdio se o PLC for implementado em suas vizinhanas. O que nos faz pensar: de que adianta avisar o engenheiro da possvel implementao do PLC nas cercanias da sua estao de radiodifuso, se o ente efetivamente interferido, e no apenas o objeto de interferncia, est difuso entre milhes de ouvintes, localizados dentro de milhares de quilmetros quadrados, ao redor e distantes do parque difusor? O ouvinte, que um usurio passivo do espectro de rdio, que pode estar em cada casa, fazenda ou

12
automvel, todos sero avisados das interferncias que o PLC causar? E como eles defendero seus direitos de escutar suas estaes de rdio? A radiodifuso brasileira em geral necessita atualizar seu parque emissor. Isso j est em curso algumas estaes nas Ondas Curtas, como a Rdio Cultura de So Paulo. Jos Carlos Moreno Escribano, Coordenador de Manuteno de RF: Estamos passando por obras junto nossa estao de ondas curtas, e houveram mudanas radicais nas caractersticas do solo, acreditamos que isso tenha resultado na perda de eficincia de nossas antenas de transmisso. Um novo projeto com novos transmissores e novas antenas e at um novo local est em andamento, e com isso poderemos substituir os transmissores que so muito antigos e de difcil manuteno e aumentar a qualidade de nosso sinal (...) atualmente nosso transmissor de 16 metros um Philips de 1 KW. O Projeto prev um transmissor de 10 KW. Particularmente, esta freqncia tem caractersticas de propagao peculiares, e atingem outros continentes (...)Atualmente os transmissores de 31 e 49 metros so de 7,5 KW, portanto no haver aumento significativo de nvel em dB, mas acreditamos que com novas antenas, mais eficientes, obtenhamos melhor desempenho.(26) Como ficaro os investimentos j feitos e planejados do setor de radiodifuso frente a inviabilizao de suas faixas pelo PLC? No seria justa uma ao judicial de ressarcimento de gastos ao governo e as empresas promotoras do PLC frente a degradao do ambiente radioeltrico das Ondas Curtas e Tropicais?

Figura 8 - Fortes sinais da Rdio Voz da Amrica (esq) e Rdio Frana Internacional (dir) captadas em So Paulo nas faixas de rdio de 16 metros e 13 metros, emissoras que sero censuradas eletronicamente pelo PLC, uma restrio ao ouvinte brasileiro em seu acesso a informao pblica e gratuita. Outro agravante do PLC/BPL seu avano no espectro do VHF-baixo. Isso significa que at mesmo as comunicaes auxiliares de radiodifuso e correlatos (SARC) em 42 MHz estaro susceptveis s interferncias. Essas e outras inusitadas questes so praticamente insolveis pois os promotores do modelo PLC nunca consideram o lado mais fraco, dos ouvintes de rdio, como parte fundamental dessa histria de imposio de uma tecnologia interferente. Interferncias contra novas formas de comunicao digital Curiosamente o argumento de democratizao do acesso s comunicaes digitais por fios PLC inviabiliza outras tecnologias de comunicao sem fios gratuitas. O espectro de radiodifuso a ser bloqueado pelo PLC campo de desenvolvimento do interessante Consrcio DRM, Digital Radio Mondiale, modelo de radiodifuso digital em escala mundial, multimdia, que serve tanto a grandes empresas de comunicao social como emissoras de baixa potncia universitrias na Europa. Oferece mltipla programao na mesma freqncia, boa qualidade de udio, transmisso de imagens e texto simultaneamente aos servios de udio. um sistema em desenvolvimento por vrias emissoras internacionais de rdio j citadas, alm da indstria de equipamentos e codificadores como a Dolby, Fraunhofer, Harris, Hitachi, Nec, Nautel, Panasonic, Riz, Bosh, Sony, Thomson, Transradio.

13

Foto 3 - Novo receptor digital DRM lanado na Frana em 2009 que utiliza as Ondas Tropicais e Curtas digitais. Avanos tecnolgicos em radiodifuso que podero ser incuos no Brasil devido as interferncias PLC. (27) O espectro de HF ainda oferece canais de difuso ao nosso pas Se bem organizado, poderia atender ao menos parte da demanda por emissoras comunitrias de baixa potncia, bem como oferecer mais comunicaes regionais e nacionais com qualidade digital. Diariamente ocorrem mais de 100 transmisses DRM com audincia global em Ondas Curtas com uso de receptores experimentais e free-softwares. O sistema inclusive j foi testado no Brasil pela Faculdade de Engenharia Eltrica da Universidade de Braslia e pela Rdio Nacional de Braslia. (28)

Figura 9 - Formao espectral da rdio CVC de Santiago, Chile em DRM com udio digital pleno pelas Ondas Curtas. Captao em So Paulo, Brasil. Ouvintes brasileiros tambm monitoram os sinais internacionais DRM. Um exemplo o radioamador e engenheiro Roland Zumerley que captou no incio de 2009, alm das mais potentes emissoras de DRM em Ondas Curtas, o sinal da IRTE em 26,010 MHz a 13,06 kbps EEP AAC, emitindo com apenas 100 watts da cidade de Andrate, Itlia; e a All India Radio em 9,950 MHz com 13,96 kbps EEP AAC, com SNR maior que 20 dB, transmitindo com 50 kW de Khampur, ndia. Embora as transmisses fossem direcionadas a Europa, elas foram bem captadas no Brasil: Impressionante qualidade de udio. Uma pena que esto falando hndi, comentou Roland. (29)

Figura 10 - Chamada da Rdio Exterior de Espaa/Rdio Nacional para sua emisso em DRM. Apenas esta emissora emite em 13 diferentes freqncias para toda Amrica do Sul em 18 servios e 6 idiomas (portugus, espanhol, catalo, basco, galego, sefard). Para toda a Amrica so 27 freqncias incluindo os idiomas ingls e francs. Ela ainda emite o ponto de vista da sociedade espanhola para mais 5 targets: Europa, Oriente Mdio, frica, Austrlia e sia, todos em Ondas Curtas e Tropicais. Estratgias semelhantes so utilizadas por vrias estaes internacionais. (30)

14
A Faculdade de Engenharia Mackenzie, diante da questo da digitalizao do rdio brasileiro, j manifestou desejo de seguir com pesquisas envolvendo os diferentes modelos de digitalizao do rdio. O DRM a nica proposta de digitalizao multibanda que envolve as Ondas Tropicais e Curtas, facilitando decises governamentais por digitalizao hbrida, tal como considerado no Brasil unido ao IBOC. Empresas de receptores e mesmo transmissores j oferecem hardwares comuns para vrios modelos digitais. Naes em desenvolvimento como ndia e Rssia deram fortes indicaes no incio de 2009 para adotar oficialmente o DRM. (31) Independente da deciso que o nosso pas seguir, evidente que entregar o espectro de radiodifuso em MF/HF para os empresrios do setor eltrico e inviabilizar a radiodifuso nessas faixas caracteriza um descaso com um bem pblico valioso de integrao nacional por meio da comunicao social.

Figura 11 - Servio experimental de texto Journaline transmitido junto com o sinal de rdio DRM da Voz da Alemanha. As manchetes so clicveis em hierarquias de informaes mais detalhadas. (32) Por que privar os radiodifusores atuais e potenciais, bem como o povo brasileiro ao acesso de uma nova tecnologia de difuso digital gratuita sem fios, de abrangncia internacional, com um vis de livre experimentao tcnica e de pesquisa aplicada universitria, podendo atender vrias demandas de comunicao social, de maneira integrada com outros sistemas de digitalizao? Devido a um servio por fios cuja caracterstica indelvel e marcante a sua imensa gerao de interferncias, um sistema que inclusive no a nica opo de integrao e democratizao digital pela popularizao da banda larga?

Grfico 3 Representao da direta relao Sinal/Rudo para recepo do udio digital de boa qualidade. Infelizmente o PLC gera tanto rudo em largo espectro que a relao extremamente reduzida, impossibilitando qualquer desenvolvimento da radiodifuso digital nessas faixas. Neste caso se trata dos momentos finais da captao no Brasil da CVC de Santiago do Chile, sem a presena do PLC.

15
Interferncias nas cincias do rdio O HF apresenta uma propagao de rdio que reflexo direto do comportamento geomagntico na sua interao com as radiaes solares. Matriz de vrios estudos clssicos de telecomunicaes, no espectro de HF que ocorrem as mensuraes de meteorologia especial (space weather), dinmico campo de pesquisa da aeronomia, geofsica e astrofsica. No Brasil h ionosondas de MF/HF localizadas em Cachoeira Paulista, Fortaleza, So Luiz e Santa Maria para prover informaes sobre as alturas das camadas ionosfricas, MUF, foF2, foEs, toda uma sorte de dados fundamentais para a compreenso dos fenmenos fsicos e das condies que afetam, por exemplo, o comportamento de satlites durantes tempestades solares, inclusive da constelao GPS.

Grfico 4 - Ionogramas recebidos de digisondas em MF/HF localizadas Cachoeira Paulista e Fortaleza pelo DAE/INPE em maro de 2009. (33) Pelo HF tambm ocorrem observaes radioastrmicas, tanto que a NASA h anos promove com sucesso em todo o mundo o projeto Rdio JOVE, a distribuio de kits receptores, antenas para monitoramento de Jpiter em HF (bandas decamtricas). Considerando a facilidade na aquisio dos kits e equipamentos gerais estas faxias, a atividade se tornou pioneira para projetos educacionais em radioastronomia, para fomento e divulgao cientfica, com formao de uma rede de observadores estudantis, futuros profissionais de comunicao e da cincia do rdio. A NASA destinou mais de 10 receptores ao Brasil, segundo o coordenador do programa, o fsico James Thieman. Por meio de oscilador local comum dos receptores, foram desenvolvidos interfermetros de baixo custo em HF apenas utilizando dipolos em fase. (34)

Foto 4 - Estudantes no Mxico, Porto Rico e Estados Unidos montando kits de receptores HF e antenas Radio JOVE. (NASA) Com o apoio de instituies cientficas internacionais, algumas faixas de Ondas Curtas (13 MHz, 25 MHz, 38 MHz) foram selecionadas pela ITU para o uso da radioastronomia. Obviamente qualquer aumento no nvel de rudo nesses segmentos significa comprometimento no trabalho de pesquisa. O Comit Especializado da Fundao Europia para Cincia (ESF), por meio do Comit de Freqncias em Radioastronomia (CRAF) lembra que as freqncias de HF: (...) so muito importantes para pesquisa de radiao vinda de Jpiter (...) Jpiter o nico rdio-planeta observvel do solo terrestre e seu estudo uma maneira nica de desenvolver modelos tericos de rdio emisses de todos os outros planetas. As 3 bandas tambm so utilizadas para observaes solares (...) O Sol a estrela mais prxima e seu estudo nos habilita a um entendimento aprofundado dos mecanismos de rdio emisso de todas outras estrelas. (35)

16
Os cientistas tambm utilizam radares de pesquisa geofsica no VHF baixo. Esse o caso do INPE com equipamentos prximo dos 50 MHz, a exemplo do Radio Observatrio Jicamarca, captado no Brasil em 49 MHz. (36)

Grfico 5 - Jpiter captado no final de 2008 em HF com equipamentos do Radio JOVE (NASA). No entanto, todas essas faixas esto na mira das interferncias PLC. O radioastrnomo John Fielding escreveu acerca da atual Consulta Pblica no Brasil: (...) Os nveis propostos [pela ANATEL] so desastrosos para todos os modos de comunicao que envolvem sinais dbeis, como a radioastronomia. Os nveis propostos iro causar interrupo geral em quaisquer comunicaes nessas bandas para sinais com nveis menores que S7. Os nveis so dados em uV/metro e so geralmente mensurados com antena com 1 metro de comprimento para calibrao do receptor na distncia requerida da fonte interferente PLC que gerar 30uV de sinal no receptor. Se a antena mudar para o comprimento de 2 metros o sinal esperado de 60 uV, S9+10dB. Com 3 metros o sinal ser aproximadamente de 90 uV. Com uma antena com um quarto de onda para a banda de 40 metros, o sinal esperado a 30 metros da fonte interferente PLC ser de 600uV ou ao redor de 30 dB sobre 9!

Figura 11 - Sinal horrio do Observatrio Nacional transmitido no Rio de Janeiro no incio de 2009, freqncia aproximada de 10 MHz. Acrescentam-se ainda servios de operao espacial, auxlios meteorolgicos e freqncias-padro da ITU. No total so 12 bandas a serem expostas ao PLC, em plena utilizao pelas estaes-baliza horrias, inclusive do Observatrio Nacional em 10 MHz que reativou seus servios no final de 2008. (37) O PLC interfere e interferido Assim como as redes de energia eltrica com PLC atuam como antenas gerando RF interferente, elas tambm so receptoras e todo sistema suscetvel a interferncias externas. Qualquer emisso de RF nas proximidades de uma conexo PLC/BPL vai diminuir a velocidade de conexo e causar instabilidades. Como a mesma rede est conectada a outros dispositivos, eles podero atuar como reprodutores de interferncia e desestabilizar o PLC. Isso inclui as lmpadas, eletrodomsticos, fontes chaveadas, carregadores de celular, secadores de cabelo, toda sorte de conexo eltrica, dimmers, interferentes por rudo impulsivo sncrono e motores, enquanto aspiradores de p e barbeadores como rudos impulsivos de alta freqncia. A situao deplorvel na manuteno de algumas redes e a clandestinidade com o roubo de energia eltrica pblica com perigosas conexes piratas tambm so elementos depreciativos que afetaro o funcionamento real e no de propaganda do PLC no Brasil. J em 2009 a Revista Info realizou teste com um dos dispositivos PLC da Siemens (custo de 699 reais) que diretamente conectado a tomada (outra vulnerabilidade fsica do produto: a exposio direta a

17
raios, variaes e picos de tenso). Alm de atingir menos de 1/4 da velocidade terica, o PLC interferiu em outros equipamentos eltricos como telefone sem fio, segundo o autor: algo comum quando juntamos um equipamento desse tipo com outros eletrnicos que usam radiofreqncia. (38)

Grfico 6 - Nveis mdios de rudos em zona industrial (linha vermelha superior), zona residencial (rosa) e rural ruidosa (pontilhada amarela). Os nveis de intensidade de campo PLC a 30 dBuV/m excedem todos os rudos esperados e superam a escala do grfico, degradando o espectro e alterando consideravelmente o ambiente radioeltrico. (39) Quando engenheiros da ANATEL, em reunio no dia 07 de novembro de 2008, foram questionados pela LABRE sobre a disponibilizao pblica dos estudos tcnicos do PLC a resposta foi: os documentos produzidos possuem informaes especficas dos equipamentos que estariam cobertas por sigilo (comercial), motivo pelo qual no esto, em princpio, disposio. (40) Ora, para imposio de um sistema interferente advogado o interesse e demanda pblica, no entanto na divulgao de resultados dos testes prevalece o interesse privado e o cerceamento ao acesso de informaes. Os direitos do consumidor Os press relases espalhados na internet e geralmente reproduzidos acriticamente por blogs e sites de tecnologia, advogam a possibilidade da internet por banda larga via rede de energia eltrica e assim a democratizao do acesso, como se um novo player estivesse se consolidando. Mas qual ser o preo que o consumidor final ir pagar? Qual o modelo de negcios a ser proposto? Qual a velocidade vendida e a real ao consumidor final? As respostas quando existentes - so vagas, revestidas de carter poltico, criando uma falsa expectativa diante da imensa demanda no Brasil por banda larga. Nos Estados Unidos, seguidos governos municipais e estaduais esto abandonando o PLC/BPL. Em 2008 eram apenas 27 cidades comprovadamente em testes para uma potncia comercial como os EUA, ainda antes da recesso, em uma rede pblica de energia eltrica infinitamente melhor preservada que a brasileira. No entanto dessas iniciativas, 13 servios estavam sob investigao da FCC por interferirem em faixas teoricamente consideradas protegidas. Outros 37 testes foram realizados e definitivamente encerrados nas cidades americanas, 20 deles com problemas insolveis de interferncias. H ainda outras 16 cidades que inicialmente chegaram a planejar o PLC em seus horizontes de digitalizao, mas consideraram o sistema caro e gerador de interferncias; redirecionando seus recursos a outras tecnologias de comunicao digitais mais eficientes.(41) A administrao da pequena cidade de Mannassas, no interior rural dos EUA, um dos primeiros focos da indstria eltrica, da FCC e da FERC, reassumiu no ltimo semestre de 2008 o controle de sua rede experimental PLC para manter temporariamente apenas as medies smart grid, em vista de ser substituda por sistema wireless. Para tanto a comunidade teve que realocar mais de 100 mil dlares de seu fundo municipal, alm dos 640 mil dlares j investidos nas empresas que testaram at ento a rede local

18
PLC. Foi o preo pago por um early adopter pblico ao investir inadvertidamente em indues de mercado e modismos comercias. (42) No meio das incertezas e segredos industriais no Brasil, comearam as indicaes do vis comercial do negcio PLC ao invs da plena democratizao digital. Vincius Cherobino abordou a questo em seu artigo Por que o PLC no vai revolucionar o acesso internet: (...) a banda larga pela rede eltrica no vai alterar drasticamente o panorama do acesso a internet. E o grande culpado disso o modelo de negcios escolhido pelas concessionrias de energia. As duas empresas que revelaram seus planos indicaram, com clareza, que no vo oferecer o acesso a internet diretamente para consumidores ou empresas. Tudo indica que esta ser a tnica de todas as companhias. Com isso, o PLC ser apenas mais uma tecnologia de acesso oferecida aos provedores de internet. As mesmas empresas que hoje dominam o mercado atuando com cabo ou ADSL. Na prtica, isso significa que a vantagem de preo, a velocidade maior e taxas iguais de upload e download sero oferecidos conforme o interesse do provedor de acesso. Quem esperava que o PLC nascesse derrubando os preos e trazendo mais competio a esse mercado, se enganou. (43) Outro ponto crtico: como o consumidor ser devidamente informado das instabilidades do sistema e suas limitaes? Como explicar ao consumidor que seu nico e aparentemente inofensivo dispositivo PLC, quando em escala, criar um nvel de rudo suficiente a prejudicar outros servios de telecomunicaes? Qual qualidade de servio ser contratada? Qual a confiabilidade do sistema? Uma rede no estado X ou cidade Y atuar da mesma maneira do que na regio Y, a ponto de considerar-se padres uniformes de funcionamento? Como o governo pode autorizar um sistema to incerto ao consumidor e associ-lo a democratizao? Apenas devido a capilaridade da rede, que por sinal imprpria para o servio nessas faixas de freqncias? O Jornal da Globo exibido na madrugada de 15 de novembro de 2008 noticiou as quedas no fornecimento pblico de energia eltrica em Belo Horizonte, cujo restabelecimento do servio levou 18 horas para ser concludo. Isso em uma capital de um importante estado. O que dizer do interior, em zonas rurais ou estados perifricos to citados pelos defensores do PLC? J na noite de 16 de maro de 2009, o Jornal da Band noticiou sobre as quedas dirias de energia eltrica em Inhumas, Gois, que chegou a prejudicar a tradicional produo econmica nas granjas da regio. No total a ANEEL recebeu mais de 100.000 denncias a respeito de grandes atrasos abusivos no restabelecimento de energia apenas entre janeiro e outubro de 2008. Como pode um sistema que questionado no que basicamente se prope a fazer, distribuir adequadamente energia, avanar em outra atribuio to sria de telecomunicao? Como ficariam usurios de banda larga aps 18 horas sem internet? Quem pagar pela conta e retornar o dinheiro ao consumidor brasileiro pela ausncia de servio? Democratizao? Uma das promessas do PLC/BPL levar banda larga em reas carentes onde a princpio sequer h disponibilidade de internet. O exemplo mais dramtico dessa realidade social est nas comunidades isoladas da Amaznia, com mais de 1 milho de domiclios e ao redor de 4 milhes de brasileiros que vivem sem rede de energia eltrica convencional. Apenas 0,7% das comunidades isoladas do Estado do Amazonas tm energia eltrica via concessionria. Na maioria destas residncias as poucas horas de energia so providas por geradores de diesel ou gasolina, alm de pilhas. Com uma renda familiar oscilando entre 85 reais e 302 reais, h comunidades onde quase metade do pouco que ganham so despendidos para custear a energia por pilhas, baterias e geradores. Imagina-se o estado deplorvel da fiao de distribuio, quando existente Situao semelhante ocorre no semi-rido nordestino. O estudo de campo realizado por Heitor Scalambrini Costa e Ricardo Bezerra Pimentel (UFPE) identificou em 70% de residncias nas reas rurais no eletrificadas de 12 municpios pelo interior pernambucano, uma renda familiar menor ou igual a 1 salrio mnimo. Se a razo democratizar a comunicao digital, o modelo proposto do PLC contempla tais comunidades isoladas com populaes em condies pauprrimas, onde at a promoo da comunicao analgica e da tradicional educao, sem computadores, recebida de bom grado? Quais os testes brasileiros que foram feitos com fazendas afastadas, pontos de conexo realmente isolados entre si, ou seria o custo to alto a ponto de inviabilizar tal rede? Vale ressaltar que para tais casos a disponibilidade racional de energia eltrica pode ser mais eficiente e barata por meio de fontes limpas e autnomas, de baixo impacto ambiental, com unidades de energizao solar fotovoltaica, como aplicada nos vrios pases em desenvolvimento. (44) Como ficaria pois a formao de uma rede de comunicao centralizada PLC se o prprio modelo de rede de energia eltrica pode ser um conceito ultrapassado, ineficiente e no ecolgico para reas carentes?

19
Vrias pesquisas atestam a importncia da rdio comunicao para a populao rural, eletrificada ou no. uma questo cultural, de hbito comunicacional e de servio pblico. No exemplo pernambucano, entre as posses de eletrodomsticos, mais de 60% das famlias tinham receptores de rdio e pouco mais de 15% televiso, sendo o uso de pilhas e baterias fatores para a popularizao do rdio em sua portabilidade. (45) Carlos Alexandre do Santos Nogueira, do Ncleo de Eficincia Energtica da UFAM, em estudo de campo sobre as comunidades do Alto Solimes, percebeu a necessidade do desenvolvimento do rdio e no seu enfraquecimento - em reas afastadas dos grandes centros: O isolamento e dificuldade de comunicao com a cidade e outras comunidades foi outro item de necessidade [identificado]. Com a implantao de um sistema de rdio para comunicao, ser possvel avisar de qualquer problema de sade com comunitrios (...) A rdio-comunicao ter grande importncia na superao das barreiras naturais que envolvem a regio compreendida pelas comunidades, destacadamente direcionando sua utilizao para os processos de comercializao, sade e intercmbio comunitrio. (46) Mesmo nas grandes cidades do sudeste, onde h maior densidade de PCs, redes, e mesmo de maior renda relativa, h dificuldades para que novas tecnologias sejam implementadas adequadamente, uma realidade social e financeira muito alm da idealizao de incluso digital e da propaganda empresarial, que se nutre da carncia para condicionar novos negcios com tecnologia questionvel e custos incertos. O texto de Luciana Benatti no jornal Dirio de Comrcio demonstra o problema em So Paulo, na instalao de um teste PLC no CDHU da Mooca: Desde agosto, quando mudou com a famlia para um apartamento no conjunto habitacional da Mooca, Andra Barbosa mantm a expectativa de poder navegar na internet at pela tomada do banheiro como foi prometido na inaugurao da obra. O computador comprado depois da mudana se encontra hoje desligado, sobre a mesa da sala. A CDHU atribuiu aos prprios moradores, que no teriam se organizado para contratar um provedor de acesso, o nus da falta de acesso internet nas tomadas dos apartamentos. Outra iniciativa anunciada como parte do pacote de incluso digital dos moradores do conjunto, cujos moradores so famlias com renda mensal de um a trs salrios mnimos, tambm no vingou. Uma sala, na parte trrea do conjunto, foi equipada com 16 computadores para livre acesso internet. Os moradores alegam que s chegaram perto das mquinas, doadas pela Siemens, durante a festa de inaugurao. Depois a porta da sala foi trancada com cadeado e assim continua at hoje. A sala vai permanecer fechada enquanto eles no se organizarem para receber aquilo em doao. Eles no tm nem CNPJ, diz Raphael Pileggi, secretrio executivo do Programa Qualihab da CDHU. De acordo com Pileggi, preciso que os moradores primeiro constituam legalmente um condomnio para s depois receber os computadores em doao. Para desapontamento, principalmente das crianas do prdio, usurias em potencial dos computadores doados. Uma suposta tentativa de furto dos equipamentos, negada pelos moradores, tambm alegada por Pileggi como outro motivo para que a sala permanea trancada. Se tem alguma coisa de errado no com a gente, com eles, que prometem e no esto cumprindo, diz o sndico Paulo Molina. (47) A incluso digital sem fios Enquanto a ANATEL, na defesa do polmico PLC, entra em conflito com os legtimos usurios de rdio que prestam servios pblicos de informao, o acesso a internet avana sem fios, wireless, Wi-Fi, ambientes WiMAX, com portabilidade ao usurio, com amplo potencial de incremento tecnolgico, cujo objetivo no se traduz em agregar valor ou desenvolver um novo campo de negcios para os empresrios do setor eltrico por meio de uma tecnologia espectral beligerante, mas uma racional implementao de comunicao digital sem fios, com custos e taxas extremamente reduzidas, de uso abrangente, com um risco muito menor de investimento frente as inadequaes do PLC proposto. Entre os vrios exemplos, a cidade paulista de Sud Menucci atende mais de 1500 pontos de acesso simultaneamente dispersos em todo o municpio com custos reduzidos. O sistema inclusive superou a barreira da ausncia de provedor local, cabendo a prpria prefeitura disponibilizar o servio. O Jornal da Globo de 10 de maro de 2009 mostrou a internet gratuita e sem fios em uma das reas mais carentes da cidade do Rio de Janeiro: o morro da Dona Marta. Mais de 10.000 moradores, mesmo em terreno acidentado, acessam a internet em um dos exemplos experimentais mais emblemticos de universalizao da internet sem fios. So casos de comunicao digital popular onde no foi necessria a interferncia PLC para democratizar a banda larga. (48) Investir milhes em comunicao baseada numa infra-estrutura no configurada transmisso de dados e insegura em termos jurdicos e comerciais, uma ao pblica de alto risco diante da oferta de outras tecnologias mais eficientes de integrao digital, aplicaes mais fundamentadas pelo interesse pblico, que inclusive podem ser geridos pelo poder pblico em nvel local, dentro da vocao municipalista brasileira, servios capazes de expanso no oferecimento de atividades convergentes e portteis em velocidade com redes descentralizadas, no baseadas em grandes empresas intermedirias, ampliando a cadeia de custo justamente para o usurio carente.

20
Em pleno sculo XXI faz-se necessrio privilegiar processos tecnolgicos limpos e que sejam mais harmnicos com outros servios, comunicaes que no sejam interferentes a ponto de cercear o direito do cidado de acessar os canais de comunicao social pblica gratuita. A digitalizao deve vir para compor e no destruir formas de comunicao devido as suas impropriedades tecnolgicas, contaminando o espectro eletromagntico, um bem pblico que deveria ser protegido e no vilipendiado pelo atual Conselho da ANATEL. Neste sentido o PLC no compe um ambiente convergente e muito menos complementar. No basta combinar o PLC com wireless e outras tecnologias; no a formao sistmica que garante a legitimidade tcnica, poltica, social ou econmica. O proposto PLC j conflituoso em seu fundamento tecnolgico. A insegurana jurdica do sistema PLC Devido a todos esses fatores na implementao de uma polmica tecnologia interferente, as primeiras aes judiciais surgiram em vrios estados brasileiros em defesa da ordem institucional, observando os servios primrios de rdio, cujos direitos esto assegurados legalmente. As empresas distribuidoras de eletricidade dos EUA e seus defensores na FCC receberam um duro golpe em 2008 com a vitria da ARRL, Liga Americana de Rdio, na Suprema Corte Federal contra a conduo da Agncia no processo de provao do PLC/BPL, ao desconsiderar as advertncias referentes s interferncias no espectro de HF, inclusive j com a recente tecnologia que teoricamente protege bolses reduzidos de espectro. O governo dos EUA e sua agncia tiveram que vergonhosamente recuar e ainda revisam muitos dos termos sobre o PLC/BPL, por sinal com quesitos praticamente idnticos aos propostos pela ANATEL. Os termos e informaes desse processo j so considerados um precedente internacional e nada impede que outras associaes, empresas e usurios de outros servios de rdio que sero afetados pelo PLC/BPL tambm atuem judicialmente, inclusive para reaver seus investimentos de anos em parque difusor instalado. H ainda srias questes levantadas durante o curso da Consulta Pblica sobre os provveis efeitos nocivos a sade pblica das modulaes PLC como radiaes no-ionizantes. No h qualquer previso divulgada sobre o tema se o PLC instalado em escala. A recusa das empresas em divulgar publicamente e explicitamente os resultados dos testes no tocante a RFI, bem como de compartilhar os recentes testes autorizados com outros setores de telecomunicaes a serem afetados pelo PLC, especialmente sobre nvel de degradao na relao sinal/rudo em todo espectro, naturalmente um novo objeto de natureza e indagao judicial, seno sinal da fraqueza argumentativa do setor eltrico frente a outros legtimos campos de rdio comunicao no protegidos. O cerceamento dos ouvintes no acesso a radiodifuso pblica e gratuita em Ondas Tropicais e Ondas Curtas tambm so temas relacionados com a censura eletrnica e as liberdades de imprensa, que no equivalem apenas no direito de difundir, mas tambm no direito da populao de acessar os contedos radiofnicos nas formas que forem legalmente produzidos, inclusive no HF em escala internacional, como demonstram os precedentes em relao a jammings em debates travados na UNESCO. As apressadas decises da ANATEL nesse tema apresentam outras impropriedades at mesmo dentro da esfera legal de telecomunicaes no Brasil. Na Resoluo n.365 de 10 de maio de 2004, referente aos equipamentos de Radiaes Restritas, com nveis de intensidade de campo semelhantes ao PLC, certos segmentos de MF/HF foram protegidos, geralmente pertencentes s Foras Armadas. Porm para o PLC a complacncia foi tanta que a Consulta Pblica indicou PLC nas faixas antes proibidas para Radiao Restrita! Ou seja, a mesma lgica aplicada de maneira no igualitria para diferentes servios. A mesma complacncia, no entanto, acaba por estabelecer atribuies espectrais contrrias a outros setores at mesmo do governo federal. A atual proposta de PLC contempla interferncias destrutivas nas estaes fixas e mveis das Foras Armadas e autoriza interferncias significativas que impossibilitaro a escuta de estaes do sistema Radiobrs e empresas pblicas de comunicao social como a Rdio Nacional do Brasil, Rdio Nacional da Amaznia, Rdio Senado, Rdio Cultura, estaes que h anos utilizam as Ondas Curtas e Tropicais para adequadamente se comunicar regionalmente pelo pas. Ainda vai contra Portaria n. 447 de 28 de junho de 2002 do Ministrio da Integrao Nacional, que destaca os segmentos de rdio voltados para as comunicaes auxiliares da Defesa Civil (especialmente em 3,5 MHz) no mbito da RENER, Rede Nacional de Emergncia Radioamadora, criada pela Portaria Interministerial MI-302 de 24 de outubro de 2001, uma equipe que prestou recentemente servios inestimveis de comunicao emergencial durante as enchentes catarinenses de 2008.

21
Tecnologias limpas para uso de bens pblicos O modelo proposto de PLC uma das mais poluidoras tecnologias de comunicao da atualidade. Transforma o Brasil num depositrio de dispositivos eletrnicos inaceitveis em muitos pases, um reserva de mercado internacional de tecnologia suja. Demonstra uma tendncia contrria ao acesso porttil, ubquo, convergente e abrangente sem fios em redes descentralizadas e de administrao local. Reproduz um esquema antiquado de conexo fechada com intermedirios comerciais cujos objetivos econmicos no so congruentes com promessas de plena democratizao, sem um modelo de negcio claro para o mercado e sem padronizao na qualidade de infra-estrutura. O PLC est em sentido contrrio ao state of art das pesquisas de tecnologias digitais que utilizam o espectro com baixas potncias no interferentes. Ao provocar interferncias em HF, desconsidera campos cientficos de pesquisa em HF e ignora os demais servios j presentes em rdio. Ao espalhar interferncias nas faixas de radiodifuso, o PLC frontalmente desrespeita o cidado brasileiro, prejudicando o acesso a servios pblicos e gratuitos de comunicao, induzindo o setor pblico a um contexto de desorganizao espectral, uma inverso de princpios em engenharia e atribuio de freqncias, negando perigosamente princpios constitucionais em manter o espectro adequadamente gerido, com resguardo aos servios primrios de comunicao, o dever de manter o rdio um bem pblico organizado e inalienvel, o rdio como um ambiente adequado para atender pluralmente demandas sociais de forma harmnica entre diferentes servios de telecomunicaes, analgicos ou digitais, bem como de preservar de fato as comunicaes emergenciais e das foras armadas, no tornando parcela valiosa do espectro brasileiro numa cacofonia de potentes interferncias comerciais PLC de larga ocupao espectral. O Conselho Diretor da ANATEL agiu irresponsavelmente ao aprovar uma tecnologia inconclusa que pe em risco vrias formas de comunicao em um espectro to amplo. Tal deciso demonstrou que algo est muito errado na determinao de polticas pblicas de comunicao de longo prazo no Brasil, especialmente na implementao de novas tecnologias. Com isso abre-se espao para a insegurana jurdica em telecomunicaes, desperta a dvida sobre a capacidade da tecnocracia em gerenciar o espectro radioeltrico diante do interesse pblico, promove o conflito desnecessrio com agentes de comunicao social e indica a falta de planejamento do governo federal que - ao invs de eleger polticas tecnolgicas limpas para uso de bens pblicos - se mostra excessivamente adesista manobra de setores econmicos com propostas tecnolgicas ainda polmicas, poluidoras e de concepo questionvel. Flvio Archangelo Doutor em Comunicao pela UMESP. Membro do COMTEC, Grupo de Pesquisa em Comunicao e Tecnologias Digitais.

Notas
(1) NUNOMURA, Eduardo. Velocidade mxima. Veja, 15 de julho de 1998. p. 64. (2) ARRL. Power Lines as Antennas from 100 kHz to 50 MHz. http://www.arrl.org/ (3) ARRL. Electric Utility Communications, Applications and Smart Grid Technologies. http://www.arrl.org/tis/info/UtilityApplications.html (4) SUMMER, David. Radio Smog. In CLAYTONSMITH, Hilary. PLC and the future of the HF Spectrum. RSGB EMC Committee. RadCom, Feb 2003. p. 24 26. (5) In GIBBS, W. The Network Room. Scientific American, vol 286, n. 02, p. 30. (6) Plano de Destinao de Faixas de Freqncias: http://sistemas.anatel.gov.br/pdff/ (7) FUOCO, Tas. Brasil Telecom ter banda larga pela rede eltrica a partir de setembro. Computer World. 18 maio de 2007. http://tinyurl.com/fuoco-plc (8) DEAK, Andr. Internet pela rede eltrica testada em Porto Alegre. Agncia Brasil. 16 abril 2007. http://tinyurl.com/deac-plc (9) MALOWANCHUCK, Barry. Broadband Over Power Line (BPL) Interference: Fact or Fiction? Canadas Amateur Radio Magazine. Jul-Ago. 2004. p. 39 44. (10)MARTINHO, Maximiliano. PLC Testes de campo e consideraes da ANATEL. 2007. Disponvel em: http://tinyurl.com/max-plc (11)NEIVA, Srgio. Radiaes interferentes na radiodifuso sonora. Revista da SET. N. 91, Abril 2007. (12) WILLIANS, Tim. Why broadband PLC is bad for EMC. EIMAC Services. Reino Unido, 2005. (13) On-line em http://tinyurl.com/plc-interfere-brasil ou para download em http://www.abert.org.br/novosite/assessorias/tecnica/a_tec_bbc.rar (14) Captao por Luiz Tresso. Vdeos de HF FAX, na Alemanha: http://tinyurl.com/hf-fax-ger e no Brasil: http://tinyurl.com/hf-fax-br . (15)Cidades brasileiras esto includas em 3 das 5 rotas de comunicao HF sul-americanas e nas 2 rotas de comunicao HF do Atlntico sul, chamadas de MWARA (Major World Air Route Areas). (World Wide Utility News, dec 2005).

22
(16)YORK. Cumullative Effect of Radiated Emissions from Metallic Data Dsitribution onm Radio Based Services. R/00/026, no projeto AY 3949 da Radiocommunications Agency. (17)NORTH ATLANTIC TREATY ORGANIZATION. HF Interference, Procedures and Tools. Junho, 2007. p. 3-11. Disponvel em: http://tinyurl.com/otan-plc (18) HARE, Ed. Test Procedures to Measure BPL Interference. http://tinyurl.com/bpl-interferences (19)MALOWANCHUCK, loc.cit. (20)Alexis Maldonado explica que: rdio faris tanto em onda longa quanto ondas mdias possuem as mesmas caractersticas de freqncia e potncia; o uso de NDBs aeronuticos e martimos no segmento de ondas mdias acima de 1620 kHz deve-se a problemas de plano de terra inadequado para freqncias compreendidas de 200 a 535 kHz tanto de solo quanto de estrutura. Atividade DX. n. 262, Outubro 2008. Ano 27. (21)G1. RADIOAMADOR DE ALEXNIA AVISOU SOBRE ACIDENTE COM AVIO DA GOL. Setembro 2006. Disponvel em: http://tinyurl.com/radioamador-aero (22)DX Clube do Brasil. UT-BR: http://www.ondascurtas.com (23)Harris: http://www.rfcomm.harris.com/products/tactical-radio-communications/#3 (24)HAUSER, Glenn. DX Listening Digest: http://www.worldofradio.com/ (25)HAUSER, ibid. (26)DX Clube do Brasil. Radioescutas. http://www.ondascurtas.com (27)DRM em 26 MHz: http://klixie.com/26mhz/ (28)Digital Radio Mondiale: http://www.drm.org (29)DX Clube do Brasil, loc.cit. (30)Servio aqui significa a diferente composio de freqncias, horrios, idiomas e periodicidade de uma emisso. http://tinyurl.com/rtve-2009 (31)Digital Radio Mondiale: http://tinyurl.com/drm-russia (32)UK DRM Radio: http://www.drmradio.co.uk (33)Portal do Clima Espacial, DAE/INPE: http://www.dae.inpe.br/spaceweather/ (34)Comunicao pessoal. (35)COMITTE ON RADIO ASTRONOMY FREQUENCIES. HF. Disponvel em http://www.craf.eu/38m.htm (36)Gravao em: http://tinyurl.com/jicamarca-peru-brasil (37)INTERNATIONAL TELECOMMUNICATIONS UNION. Annex to Recommendation ITU-R TF.768. Characteristics of standard-frequency and time-signal emissions in allocated bands and characteristics of stations emitting with regular schedules with stabilized frequencies, outside of allocated bands. 2007. Disponvel na Internet: http://tinyurl.com/itu-time (38)ZANNI, Marco Aurlio. A banda larga vai pela tomada com PLC Siemens. Revista INFO. 09 maro 2009. http://tinyurl.com/ruido-plc (39)Grfico de Owen Duffy, compartilhado por Edward Hare em comunicao pessoal. (40)LABRE-DF: http://tinyurl.com/labre-reuni (41)ARRL: http://p1k.arrl.org/~ehare/bpl/ex2.html (42)ARRL: http://www.arrl.org/news/stories/2008/10/16/10391/?nc=1 (43)CHEROBINO, Vincius. Por que o PLC no vai revolucionar o acesso internet. Computer World. 07 janeiro 2009. http://tinyurl.com/computer-plc (44)GALINDO, Joai. A Questa da Sustentabilidade Econmica e Scio-ambiental dos Programas de Eletrificao Rural pelo Nordeste. CEFET-PE. http://tinyurl.com/energia-ne (45)COSTA, Heitor Scalambrini. PIMENTEL, Ricardo Bezerra. Gastos em energia nas comunidades Rurais no eletrificadas do semi-rido pernambucano.http://www.ufpe.br/naper/download/texto7.doc (46)NOGUEIRA, Carlos Alexandre dos Santos. Energizao Solar Fotovoltaica na Regio do Alto Rio Solimes no estado do Amazonas. Encontro de Energia no Meio Rural. http://tinyurl.com/energia1 (47)A farsa da internet pela tomada eltrica. Edifcio dito inteligente continua burro. http://tinyurl.com/fotoarquivos (48)Disponvel na internet em: http://www.tinyurl.com/internet-gratis-e-limpa

You might also like