You are on page 1of 30

Matemtica Bsica

Aula 1

Adriana Pimenta Cristiane Argento Ion Moutinho

Aula 1
Nmeros naturais

Metas Esta aula apresenta a noo matemtica que traduz o processo de contagem, a saber, a noo dada pelo conjunto dos nmeros naturais.

Objetivos Ao final desta aula voc deve: conhecer os nmeros naturais, assim como a sua representao em notao decimal; saber resolver problemas prticos por meio de contagem; saber aplicar mtodos alternativos de contagens; conhecer uma representao geomtrica dos nmeros naturais; conhecer as duas operaes bsicas entre nmeros naturais; entender como se pode aplicar as operaes na resoluo de problemas prticos; conhecer tambm os nmeros inteiros e as duas operaes entre inteiros, soma e produto.

Matemtica Bsica

Aula 1

Adriana Pimenta Cristiane Argento Ion Moutinho

Grandezas representadas numericamente


Os objetos da matemtica no pertencem ao mundo real, so resultados de idealizaes. Todos os seus conceitos e definies so abstratos. Contudo, boa parte deste conhecimento abstrato nasceu da necessidade de uma resposta a situaes e problemas prticos, e est subordinada a algum contexto natural, social ou cultural. Uma boa forma de relacionar o nosso universo fsico com o universo abstrato da Matemtica se d atravs de uma associao ou representao de grandezas e objetos do mundo fsico com conceitos matemticos. De particular importncia a associao de grandezas a nmeros, conhecida como processo de quantificao de uma grandeza (ou simplesmente, quantificao de uma grandeza, ou tambm, graduao de uma grandeza). Neste contexto, entenda que o termo grandeza usado para fazer referncia a tudo o que pode aumentar ou diminuir. A noo de grandeza apresentada aqui pode parecer um pouco vaga. Na verdade, precisar esta ideia um problema que inclusive merece uma boa discusso, mas vamos simplesmente dar um pequeno exemplo a fim de ilustr-la.

Exemplo: Temperatura uma grandeza fsica que indica o grau de aquecimento de uma certa poro de matria. De modo vulgar, a temperatura usada para informar o quanto uma poro de matria est fria ou quente.

A princpio, toda referncia feita a uma grandeza de natureza qualitativa. Se fosse perguntado sobre a temperatura de um forno, no graduado, por exemplo, a resposta s poderia ser algo parecido com quente, frio, muito quente, muito frio, ou qualquer outra qualificao no muito precisa. Contudo, existe uma forma bastante eficiente de lidar com grandezas. Isto acontece atravs de um processo de quantificao.

Exemplo: (ainda sobre temperatura) Uma forma de quantificar a temperatura criar um termmetro de mercrio. Neste caso, o processo de quantificao da temperatura se d atribuindo o valor 0 temperatura de solidificao da gua e 100 temperatura de ebulio da gua. Com a devida marcao do termmetro a partir desta conveno, criase um processo de quantificao da temperatura. Agora, de posse deste instrumento,

Matemtica Bsica

Aula 1

Adriana Pimenta Cristiane Argento Ion Moutinho

pode-se, ento, medir a temperatura de uma poro de matria qualquer. Por exemplo, voltando ao forno, com a temperatura graduada possvel regular o calor produzido dentro do forno do modo mais adequado para se assar os pratos mais variados como um bolo, uma pizza ou at um prato mais delicado como um sufl. Neste caso, no mais preciso fazer referncias imprecisas como use forno alto. Neste caso, pode-se indicar a temperatura do forno, utilize o forno a 255C. Voc j tentou trabalhar com um forno a lenha? No nada fcil.

A ideia de se procurar quantificar grandezas importante porque a traduo numrica de uma grandeza permite trabalh-la de forma mais precisa e eficiente. Sem este processo de quantificao, toda referncia a uma grandeza s pode ser feita de modo qualitativo.

S por curiosidade, vejamos alguns poucos exemplos de grandezas que podemos encontrar quantificadas: calor, tempo, comprimento, rea, volume, ngulo, massa, energia, fora, voltagem, populao de bactrias, informao, valor financeiro de um bem, velocidade, acelerao, presso, massa, resistncia eltrica, lucro, custo, receita, produo, aprendizado, respirao, presso arterial.

Alis, voc reparou no ltimo exemplo de grandeza quantificada, a presso arterial? S como exerccio, procure prestar ateno nas diversas grandezas objetos de ateno da Medicina. Veja como elas so tratadas de forma quantificada. Veja, por exemplo, como que um simples exame de sangue j apresenta uma srie de grandezas e que os resultados do exame so todos quantificados. Voc sabia que a presso alta uma doena silenciosa? Voc j ouviu esta expresso? Uma pessoa que sofre de presso alta no costuma apresentar sintomas, s quando esta atinge nveis bastante altos, quando muitas vezes a pessoa j sofreu algum dano. Voc sabia que o aparelho que permite medir presso importantssimo em Sade? Voc j prestou ateno nas campanhas que pedem para medirmos nossa presso? Este aparelhinho que capaz de medir nossa presso, isto que quantifica a nossa presso arterial, s mais um exemplo de como a entrada da Matemtica nas nossas vidas necessria.

Matemtica Bsica

Aula 1

Adriana Pimenta Cristiane Argento Ion Moutinho

Caro leitor, tenha a seguinte ideia em mente. Toda vez que encontrarmos um problema envolvendo grandezas que podem ser representadas numericamente, encontramos um problema que podemos tentar resolver com o auxlio da Matemtica.

Nmeros naturais e o processo de contagem


A noo matemtica que representa o processo de contagem dada pelo conjunto dos nmeros naturais. Bem a grosso modo, o conjunto dos nmeros naturais caracterizado por ser formado por um elemento, o sucessor deste elemento, o sucessor do sucessor, e assim por diante, sendo que o primeiro elemento mencionado no sucessor de nenhum outro elemento. O primeiro nmero natural, aquele que no sucessor de ningum, representado pelo algarismo 1. O prximo nmero natural, isto , o sucessor de 1, representado pelo algarismo 2. Na sequncia de sucessores, os nmeros naturais seguintes so representados pelos algarismos 3, 4, 5, 6, 7, 8 e 9, respectivamente. Como o processo de considerar o sucessor do sucessor no termina nunca, o problema de representar qualquer nmero natural por smbolos variados parece ser um tanto complicado. Felizmente, existe uma forma bem esperta de representar qualquer nmero natural somente atravs dos algarismos 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, e 9, alm do algarismo 0. O sucessor do 9 representado por 10, o sucessor do 10 representado por 11, o do 11 representado por 12, e assim por diante, at 19. Trabalhando sempre com agrupamentos de elementos de 10 em 10 quantidades, podemos representar qualquer nmero natural s com os algarismos 0, 1, 2, ..., 9. A representao dos nmeros naturais de acordo com este mtodo chamada representao decimal (ou representao na base 10). Segundo a representao decimal, o conjunto dos nmeros naturais pode ser representado parcialmente por

= {1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11, 12, ..., 19, 20, 21, ..., 100, 101, ..., 140, 141, ...}.

Observao: Neste momento, o algarismo 0 tem apenas a funo de marcar posio. Por exemplo, sem o zero, o significado de 1 2 poderia ficar confuso. Significa o nmero 12

Matemtica Bsica

Aula 1

Adriana Pimenta Cristiane Argento Ion Moutinho

ou o nmero 102? O algarismo 0 marcando a posio das dezenas, no caso, ajuda a definir este tipo de questo.

Atividade 1: a) Represente a quantidade de crculos da figura a seguir por meio de um nmero natural (representado na base 10). (Dica: faa grupos de 10 crculos)

b) Esta atividade ajudou voc a perceber por que a representao simblica dos nmeros naturais eficiente? Por exemplo, veja o espao ocupado pelos crculos e o espao ocupado pela sua resposta. Ou, ento, imagine este grupo de crculos sendo comparado com outro grupo de crculos. muito diferente de comparar as quantidades representadas por nmeros? Para entender esta ltima questo, considere a figura abaixo e diga qual grupo de crculos tem a maior quantidade. Voc consegue responder sem fazer contagem, s pelo aspecto visual?

Matemtica Bsica

Aula 1

Adriana Pimenta Cristiane Argento Ion Moutinho

Atividade 2: a) Se os nmeros naturais fossem representados na base 3 (s com os algarismos 1, 2 e 0), quantos nmeros conseguiramos representar utilizando no mximo dois algarismos (entre 1, 2 e 0)? Faa uma listagem de todos estes nmeros. Como ficaria a representao na base 3 do nmero que na base 10 representado por 8? b) Procure exemplos de utilizao de outras bases na representao dos nmeros naturais.

Desafio: Normalmente, ns contamos os dias, os meses e os anos. Voc consegue dar uma razo para os dias da semana e os meses do ano serem citados por nomes e os dias do ms e os anos serem citados por nmeros?

Atividade 3: Em nibus de viagem, temos o assento de nmero 1 atrs do motorista e perto da janela. O assento de nmero 2 ainda atrs do motorista, mas voltado para o corredor. O assento de nmero 3 do lado oposto do corredor e voltado para a janela, enquanto o assento de nmero 4 fica perto do corredor. A distribuio dos assentos segue este padro, s mudando a fila, tendo os assentos numerados at 45, digamos. Por exemplo, o assento de nmero 5 fica atrs do motorista e perto da janela. Determine o conjunto dos nmeros que representam assentos que esto perto da janela e atrs do motorista. (Faa um esquema grfico que represente um nibus e seus assentos.)

O prximo exemplo descreve o processo de quantificao de segmentos de reta, conhecido como medio de comprimento.

Exemplo: (comprimento) Podemos utilizar os nmeros na avaliao de comprimentos. Dada uma reta r, fixamos dois pontos, O e U, pertencentes a esta. O segmento OU , ento, associado ao nmero 1 e chamado de segmento unitrio ou de unidade de medida de comprimento. O 1 Um segmento AB da reta r associado a um nmero natural n se AB obtido pela justaposio sucessiva de n segmentos congruentes a OU. Neste caso, dizemos que o comprimento de AB n. 6 U r

Matemtica Bsica

Aula 1
O U A

Adriana Pimenta Cristiane Argento Ion Moutinho

O segmento OA coincide com a justaposio de 3 segmentos congruentes a OU, donde o comprimento de OA 3.

Sem a quantificao dos segmentos, isto , sem a noo de comprimento, uma discusso sobre medidas se d de modo qualitativo, um segmento maior do que outro, por exemplo. E, mesmo assim, em alguns casos pode ser difcil estabelecer alguma comparao. Na figura a seguir, claro que o segundo quadrado tem permetro maior do que o do primeiro quadrado. No entanto, no parece claro qual permetro maior, o do segundo quadrado ou o do retngulo. Leitor, voc arrisca um palpite? Lembre-se que o permetro de um polgono a soma das medidas dos lados que formam o polgono.

Vamos, agora, repetir as figuras anteriores, mas em cima de uma rede quadriculada. Adotando os lados dos quadrados da rede como unidade de medida, podemos fazer uma avaliao mais precisa do permetro de cada figura.

Contando os segmentos unitrios, temos que o quadrado menor tem permetro igual a 4, o quadrado maior tem permetro igual a 8 e o retngulo tem permetro igual a 10. Assim, podemos trocar a frase o segundo quadrado tem permetro maior do que o do primeiro quadrado pela frase mais precisa o segundo quadrado tem permetro duas

Matemtica Bsica

Aula 1

Adriana Pimenta Cristiane Argento Ion Moutinho

vezes maior do que o do primeiro quadrado. Leitor, voc achou que o retngulo tivesse permetro maior? Voc esperava esta diferena toda?

Atividade 4: Consiga uma rgua, ou trena, ou fita mtrica. Voc consegue identificar, na marcao da sua rgua, onde estariam os pontos O e U que definem a unidade de medida? A propsito, voc sabe qual a unidade de medida da sua reta? Provavelmente sua rgua mede centmetros e milmetros. Neste caso, podemos fazer duas escolhas para o ponto U, dependendo da escolha da unidade de medida.

Exemplo: (rea) A noo de rea pode ser quantificada de modo anlogo noo de comprimento. Uma maneira de fazer isto fixar um quadrado como unidade de medida de rea. A rea de uma figura dada pela quantidade de quadrados unitrios que compem a figura. Na figura anterior, do exemplo de comprimento, utilizando os quadrados da rede como unidade de medida de rea, vemos que o quadrado menor tem rea igual a 1, o quadrado maior tem rea igual a 4 e o retngulo tambm tem rea igual a 4.

Veja que, na figura anterior, o segundo quadrado tem a mesma rea que o retngulo, mas tem permetro menor. Existe alguma relao entre o permetro e a rea de uma figura?

Contagem na comparao de grandezas


A Matemtica tem aspectos bastante intrigantes. Por exemplo, s vezes nos esquecemos da necessidade prtica que nos fez lidar com certos objetos matemticos e comeamos a fazer perguntas matemticas sem qualquer preocupao com a aplicao prtica das eventuais respostas. O interessante que especulaes matemticas tericas muitas vezes acabam gerando respostas para problemas que nem imaginvamos que tivesse qualquer relao. Por exemplo, qual pode ser o interesse em saber que duas regies de mesma rea podem ter permetros diferentes? Este tipo de questo pode ser til na construo de uma casa, por exemplo. A rea de uma casa uma informao bastante importante, ela que determina o tamanho da casa (por exemplo, o IPTU de um terreno calculado sobre a rea construda). Contudo, existem vrias formas com

Matemtica Bsica

Aula 1

Adriana Pimenta Cristiane Argento Ion Moutinho

mesma rea, mas com permetros diferentes. Assim, para economizar na construo das paredes, pode ser interessante considerar formas que minimizem o permetro.

Atividade 5: Verifique que as duas figuras a seguir tm a mesma rea, mas tm permetros diferentes. (Por exemplo, se os dois desenhos representassem a planta de uma casa, qual seria a opo de projeto mais econmica?)

Observao: Nos ltimos exemplos, discutimos um pouco sobre a relao entre rea e comprimento. Note que estes so objetos de naturezas diferentes. A princpio, no temos como comparar uma superfcie com uma linha. Contudo, o fato de termos quantificados estes dois tipos de grandezas permitiu compar-las. Esta mais uma das vantagens do estudo matemtico. Atravs da quantificao de grandezas, criamos um parmetro de comparao entre grandezas como tempo e calor, peso e massa, velocidade e distncia, volume e presso, etc.

Vimos como os nmeros naturais podem ser associados noo de comprimento. Esta associao pode ainda ser mais bem explorada. De fato, podemos obter uma interpretao geomtrica para os nmeros naturais. Isto permite que visualizemos os nmeros naturais, o que pode ser uma habilidade muito vantajosa. Atividade 6: (construindo uma rgua com nmeros naturais a reta graduada) a) Consiga uma folha de papel quadriculado e uma rgua. Com o auxlio da rgua, usando uma caneta de cor diferente da dos quadriculados da folha, destaque uma reta da folha e fixe uma unidade de medida. Tente obter uma figura parecida com a seguinte.

Matemtica Bsica

Aula 1

Adriana Pimenta Cristiane Argento Ion Moutinho

A partir destas convenes, o nmero 1 representado pelo segmento OU. O nmero 2 representado pelo segmento que coincide com a justaposio do segmento OU com o segmento cngruo a este. Considerando justaposies sucessivas, obtemos os nmeros naturais representados por segmentos de uma reta com unidade de medida fixada.
1 2 3 4

A fim de no sobrecarregar a representao dos nmeros sobre a reta, mais conveniente marcar o nmero sobre a extremidade do segmento que o representa. Fazendo isto, leitor, tente obter a seguinte representao dos nmeros naturais sobre a sua reta de unidade de comprimento fixada.
O U 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15

Observe como este processo de construo dos nmeros naturais sobre a reta reproduz a ideia que temos sobre os nmeros naturais. Determinamos o primeiro segmento, determinamos o sucessor do primeiro segmento, depois o sucessor do sucessor e assim por diante. Deste modo, acabamos de descrever uma outra maneira de representar os nmeros naturais, a representao geomtrica dos nmeros naturais. No desenho anterior, temos as duas representaes ao mesmo tempo, a geomtrica e a de base 10. b) No desenho a seguir, a letra a simboliza a representao geomtrica de um nmero. D a representao decimal deste mesmo nmero.

10

Matemtica Bsica

Aula 1

Adriana Pimenta Cristiane Argento Ion Moutinho

c) Encontre a representao geomtrica de 14 no desenho a seguir?

d) No desenho abaixo, a indica a representao geomtrica de um nmero. Note que o desenho no tem as marcas que representam os segmentos mltiplos da unidade. Voc capaz de deduzir quantas vezes o segmento representado por a maior do que a unidade? Em caso afirmativo, d a representao decimal de a.

e) No desenho deste item, temos uma situao semelhante do item anterior. Ser que agora voc consegue deduzir qual a representao decimal de a? Agora a situao no to simples. O nosso conselho que voc faa uso de um compasso ou de um pedao de papel ou madeira do tamanho da unidade de medida e conte o nmero de mltiplos.

f) Seguindo o prximo desenho, d a representao decimal de a.

g) Encontre a representao geomtrica de 14 no desenho a seguir?

h) Na figura a seguir, quanto mede o segmento AB?

11

Matemtica Bsica

Aula 1

Adriana Pimenta Cristiane Argento Ion Moutinho

Desafio: Leitor, voc consegue construir uma reta graduada a partir de uma unidade de medida arbitrria, escolhida por voc mesmo, em uma folha sem nenhuma pauta? Dica: Utilize uma rgua para a construo da reta e um compasso para a construo dos mltiplos da unidade (no utilize as unidades da rgua).

Contagem na previso de eventos


At agora vimos alguns exemplos onde os nmeros naturais foram teis na comparao de grandezas. Podemos aplicar o conhecimento dos nmeros naturais em outro tipo de problema bem interessante, a saber, o problema de previso.

Exemplo: Um forno desligado quando a temperatura estava a 200C. Passado um minuto, o cozinheiro verificou que a temperatura tinha mudado para 188C, ou seja tinha diminudo 12C. Passado mais um minuto, o cozinheiro verificou que a temperatura tinha diminudo mais 12C, passando para 176C. Admitindo que este comportamento se mantenha, quanto tempo o forno levar para atingir a temperatura ambiente de 20C?

Soluo: A resposta para este problema pode ser obtida por um simples processo de contagem. Na verdade, uma contagem especial, pois preciso contar de 12 em 12, a partir do 200 e diminuindo, mas no deixa de ser uma contagem. A sequncia de valores contados pode ser acompanhada na seguinte tabela.
x min yoC 1 188 2 176 3 164 4 152 5 140 6 128 7 116 8 104 9 92 10 80 11 68 12 56 13 44 14 32 15 20

Assim, contando o tempo decorrido, em minutos, e a mudana sucessiva de temperatura, podemos antecipar que o forno vai alcanar a temperatura ambiente depois de 15 minutos. Leitor, veja como a contagem realizada nesta questo interessante, no precisamos esperar passar os 15 minutos para ficar sabendo que o forno alcanou a temperatura ambiente. Contudo, bom ficar claro que isto uma previso. Estamos supondo que isto que vai acontecer (sem precisar esperar os 15 minutos passarem). evidente que podem aparecer outros fatores capazes de alterar esta previso. Mas, a princpio, baseado nos dados fornecidos, o tempo de espera de 15 minutos parece ser uma boa estimativa. 12

Matemtica Bsica

Aula 1

Adriana Pimenta Cristiane Argento Ion Moutinho

Por exemplo, se voc utilizou um forno em condies semelhantes e possui uma criana pequena em casa, j pode prever que a criana s poder entrar na cozinha em segurana depois de 15 minutos do forno ter sido desligado.

Atividade 7: a) Existe uma forma bem simples de montar uma tabela como a do exemplo anterior. As planilhas eletrnicas (por exemplo, o Excel ou BrOffice este ltimo um programa livre e voc pode pedir ajuda ao seu tutor de Informtica sobre mais informaes) oferecem timos recursos matemticos e um destes ajudar a montar facilmente tabelas como a anterior. Tente realizar as etapas descritas a seguir. 1) Em uma planilha, preencha as trs primeiras clulas da primeira linha com os valores 1, 2 e 3, respectivamente. 2) Selecione as trs clulas preenchidas, voc encontrar as trs clulas cercadas por um retngulo com um pequeno quadrado do lado, chamado ala de preenchimento, com o seguinte aspecto:
.

3) Clique em cima do pequeno quadrado e arraste a ala ao longo da linha, voc ver as clulas sendo preenchidas automaticamente. Se voc comear a preencher as clulas com sequncias variadas, o programa ir preencher as clulas seguintes de acordo com a sequncia definida. Experimente criar automaticamente a sequncia dos nmeros pares, ou a sequncia dos nmeros mltiplos de 9, por exemplo. Tente recriar a tabela do exemplo anterior.

Se voc preencher uma planilha eletrnica conforme a figura acima e selecionar as 3 clulas preenchidas, basta arrastar o quadradinho para direita para obter a sequncia de valores do exemplo anterior.

13

Matemtica Bsica

Aula 1

Adriana Pimenta Cristiane Argento Ion Moutinho

b) Uma forma interessante de realizar contagens se d atravs da representao geomtrica dos nmeros naturais. Consiga uma trena com 2 m de comprimento, pelo menos. Consiga tambm um pedao de linha de 12 centmetros. Vamos representar a temperatura do forno atravs dos centmetros da trena. Assim, a marca 200 cm da trena representa a temperatura inicial do forno. Ande com o pedao de linha a partir da marca de 200 cm, diminuindo de 12 cm em 12 cm. Conte cada diminuio de marca, at chegar temperatura ambiente, isto , at chegar marca de 20 cm.

Exemplo: Imagine que voc comece a brincar com palitos, formando quadrados, como na figura a seguir. Quantos palitos so necessrios para se montar uma sequncia de 17 quadrados?

Soluo: Como temos visto nesta aula, para resolver este problema, o caminho fazer uma contagem. Para montar um quadrado, precisamos de quatro palitos. Para montar dois quadrados, precisamos de 7 palitos. Para montar trs quadrados, precisamos de 10 palitos. Bom, o processo segue assim, sempre juntando mais 3 palitos para obter um outro quadrado. Ficou com dvida sobre o processo descrito? Monte os quadrados e verifique os nmeros citados. Percebendo que a sequncia de palitos necessrios cresce de 3 em 3, a partir do 4, basta montar a seguinte tabela, com a primeira linha representando o nmero de quadrados e a segunda linha representando o nmero de palitos usados.
1 4 2 7 3 10 4 13 5 16 6 19 7 22 8 25 9 28 10 31 11 34 12 37 13 40 14 43 15 46 16 49 17 52

Assim, so necessrios 52 palitos. (Tente montar uma tabela como esta no seu computador, aproveite para praticar as orientaes da atividade 7.)

Observao: Veja, neste ltimo exemplo, mais um aspecto sobre a previso matemtica. Primeiro, lembre como a contagem j ajudou a antecipar um evento, como no caso de prever quando o forno atingiria a temperatura ambiente, sem precisar esperar o tempo decorrer. Agora, voc viu como prever a quantidade de palitos necessrios para a 14

Matemtica Bsica

Aula 1

Adriana Pimenta Cristiane Argento Ion Moutinho

construo da sequncia de quadrados sem precisar lanar mo de uma grande quantidade de palitos para o experimento, sem precisar arrumar espao para montar a sequncia de quadrados e sem perder tempo montando os quadrados. Com um simples esquema grfico e a contagem numrica, o problema foi rapidamente resolvido, com grande economia de material, de espao e de tempo. claro que montar sequncias de palitos s uma brincadeira, mas o mtodo utilizado que importa. Veja, a seguir, uma situao semelhante, s que agora mais sria.

Exemplo: Um comerciante compra um determinado produto do fabricante. Este cobra 100 reais pela entrega e mais 15 reais por cada pea. Se o comerciante vende cada pea por 30 reais, quantas peas ele precisa vender para comear a ter algum lucro? Soluo: Vejamos uma tabela relacionando o custo das peas e a receita na venda das peas com a quantidade de peas.
No de peas

1 115 30

2 130 60

3 145 90

4 160 120

5 175 150

6 190 180

7 205 210

8 220 240

9 235 270

Custo Receita

Na primeira linha, temos a contagem do nmero de peas. Na segunda linha, temos o custo correspondente quantidade de peas. Para uma pea, temos a tarifa de 100 reais pela entrega, mais 15 reais pelo custo da pea. Para duas peas, temos 115 mais o custo da segunda pea. Da por diante, continuamos a aumentar o custo em 15 reais para cada nova pea, fazendo, assim, a contagem de 15 em 15. Na terceira linha, temos a receita correspondente ao nmero de peas vendidas. Com uma pea vendida, o comerciante recebe 30 reais. Com duas peas vendidas, ele recebe mais 30, somando 60, ento. O preenchimento da terceira linha prossegue com a contagem de 30 em 30. De acordo com os nmeros obtidos, o comerciante tem que encomendar pelo menos 7 peas, para obter algum lucro ( quando temos a receita maior do que o custo lembre que: lucro = receita custo).

Observao: Novamente, leitor, veja como o processo de contagem ajuda a prever situaes e com uma srie de economias. Neste ltimo exemplo, o comerciante no precisou comprar as peas, nem vend-las, para s ento constatar qual a melhor

15

Matemtica Bsica

Aula 1

Adriana Pimenta Cristiane Argento Ion Moutinho

maneira de montar o seu estoque. Ele simplesmente previu isto atravs do processo de contagem.

Atividade 8: Uma piscina de 1000 litros, vazia, recebe gua a uma vazo constante. Como podemos estimar quando a piscina ficar cheia? a) Imagine que voc tenha um balde de 6 litros e que marcou o tempo que levava para encher o balde, 2 minutos. Baseado nestas informaes, faa a previso de quando a piscina ficar cheia. (Utilize os recursos de contagem que voc aprendeu aqui.) b) Suponha que a piscina, de novo vazia, esteja agora com um pequeno vazamento e que esteja perdendo um litro de gua a cada 10 minutos. Refaa a previso de quando a piscina ficar cheia.

O processo de contagem, em seu estado mais evoludo, muito mais do que associar quantidades, ou representar quantidades. O processo matemtico de contagem pode significar tambm a possibilidade de trabalhar com objetos, mesmo sem t-los frente, ou de trabalhar com quantidades inimaginveis. Assim, podemos fazer referncias a manadas de elefantes, sem precisar junt-los em um mesmo lugar. Podemos contar planetas, mesmo que no possamos v-los. Podemos at falar sobre toda a massa do universo, algo em torno do 1 seguido de 54 zeros, sem precisar percorrer nossa vista sobre cada tomo existente no nosso universo. Vimos, por exemplo, que, com a contagem, podemos inclusive adiantar o tempo e estimar provveis resultados.

As operaes bsicas dos nmeros naturais


Para os nmeros naturais, definem-se as operaes fundamentais adio e multiplicao. a partir destas operaes que a noo de nmero se mostra realmente importante. Em particular, muitas vezes temos o processo de contagem bastante simplificado atravs do uso das operaes fundamentais.

Exemplo: Voltemos ao problema do forno que desligado quando a temperatura estava a 200C e cuja temperatura diminui 12C a cada minuto. Utilizando operaes

16

Matemtica Bsica

Aula 1

Adriana Pimenta Cristiane Argento Ion Moutinho

matemticas, podemos representar o fenmeno da variao de temperatura do forno em funo do tempo pela equao y = 12x + 200, onde x representa o tempo em minutos e y representa a temperatura em grau Celsius. Foi pedido para determinar em quanto tempo o forno atinge a temperatura 20oC, ou seja, quanto vale x quando y = 20. Assim, queremos resolver a equao 20 = 12x + 200. Com habilidade matemtica, fcil encontrar a soluo: 12x = 200 20 = 180 x = 180/12 = 15. Assim, o forno chegar temperatura ambiente aps 15 minutos.

Observao: Leitor, procure pensar um pouco sobre a histria completa e nos seus detalhes. apresentado um problema prtico e este resolvido, de modo muito eficiente, a partir da manipulao das expresses matemticas. A histria apresentada desta forma normalmente no muito bem entendida, pois vrias passagens ficam suprimidas. Alis, por isso que a histria contada de forma to eficiente, por ter muitos detalhes suprimidos. Contudo, pelo que vem sendo visto ao longo do texto, estamos aprendendo a entender o que est por trs do uso to eficiente das expresses matemticas. Ficar atento para estas questes, ao longo do seus estudos matemticos, leitor, pode ser uma boa estratgia para melhorar o seu aprendizado.

Exemplo: Voltemos ao problema de determinar o nmero de palitos para a construo de uma sequncia de quadrados. Pelos dados do problema, precisamos de 4 palitos para o primeiro quadrado e, da por diante, mais 3 palitos para cada novo quadrado. Assim, a quantidade de palitos, y, para cada quadrado, x, pode ser expressa matematicamente pela frmula y = 1 + 3x. No problema, foi pedido para determinar o nmero de palitos para se construir 17 quadrados. De posse da frmula, precisamos calcular o valor de y quando x = 17. Portanto, y = 1 + 3x = 1 + 3.17 = 52.

17

Matemtica Bsica

Aula 1

Adriana Pimenta Cristiane Argento Ion Moutinho

Observao: No foi explicado, mas no futuro (aqui, em nossas aulas, e em outras disciplinas tambm) vocs vero como obter frmulas para problemas como os ilustrados aqui.

Exemplo: Vejamos um exemplo de determinao de permetro de um tringulo sem o conhecimento de um dos lados do tringulo. No tringulo a seguir, podemos determinar imediatamente a medida de dois lados, a saber, 3 e 4.

Como o tringulo retngulo, pelo teorema de Pitgoras, sabemos que seus lados satisfazem a relao a2 + b2 = c2, onde a e b representam os catetos (os lados menores) e c a hipotenusa (o lado maior). Assim, temos c2 = 32 + 42 = 9 + 16 = 25, isto , c2 = 25. Se fizermos algumas contas (12, 22, ...), chegamos logo a igualdade 52 = 25. Da, c = 5 a medida do lado maior. Logo, o permetro 12. Note como usamos a frmula para a determinao do lado, sem recorrer ao processo de contagem.

Exemplo: (rea de um retngulo) Considere um retngulo com base medindo a e altura medindo b, com a, b . Como podemos determinar o nmero de quadrados unitrios que compem este retngulo? Ou seja, como podemos determinar a rea deste retngulo? Pelo que vimos at agora, a resposta muito simples, s contar a quantidade de quadrados unitrios. Entretanto, existe uma forma mais econmica de resolver este problema, sem precisar contar todos os quadrados unitrios. Se a altura do retngulo mede b unidades porque ela formada por uma coluna de b quadrados. Se a base do retngulo mede a unidades porque ela formada por uma linha de a quadrados. Ou seja, o retngulo formado por a colunas, cada uma com b quadrados. Assim, contando ao longo da linha da base, temos uma coluna com b quadrados, mais outra coluna com b quarados, mais outra coluna com b quadrados, e 18

Matemtica Bsica

Aula 1

Adriana Pimenta Cristiane Argento Ion Moutinho

assim por diante, at a colunas serem contadas. Logo, o nmero de quadrados que compem o retngulo dado pela a soma sucessiva de b quadrados, a vezes, ou seja, o nmero de quadrados igual a ab. Tente acompanhar a explicao pelo prximo desenho.

b + b + b + + b + b (a vezes) = ab
, dada pela

Assim, a rea de um retngulo de base a e altura b, com a, b

frmula, A = ab, onde A denota a rea. De outro modo, o nmero de quadrados unitrios que compem o retngulo dado ab.

Aplicao: Leitor, veja como a operao multiplicao aparece como um simplificador do processo de contagem. Suponha que voc tenha uma grande quantidade de objetos a serem contados. Ento, a princpio, voc ter que fazer corresponder cada objeto com um nmero natural, um por um. Pelo ltimo exemplo, uma boa estratgia formar um retngulo com os objetos. A, em vez de contar um por um, basta contar os objetos da base e da altura do retngulo. Para encontrar o total de objetos, s preciso fazer o produto dos dois valores encontrados. Veja a figura a seguir.

19

Matemtica Bsica

Aula 1

Adriana Pimenta Cristiane Argento Ion Moutinho

Olhando os objetos da forma desordenada que esto, a nica maneira de contar estes objetos passando por cada um deles, de um em um. Agora, olhe a figura a seguir, formada com os mesmos objetos, mas organizados numa forma retangular.

Ainda podemos contar objeto por objeto. Mas, vamos apenas contar os objetos da base e da altura. Na base, temos 12 objetos. Na altura, temos 11. Assim, o total de objetos pode ser calculado por: total de objetos = 1211 = 131.

Observao: (Sobre a incluso do nmero 0) Com a utilizao das operaes, o smbolo 0 passou a ter maior importncia. Por exemplo, interessante ter um smbolo para representar a operao a a, quando temos uma quantidade e depois a retiramos. Ficamos com o que? Com a evoluo nas manipulaes matemticas dos nmeros naturais, sentiu-se a necessidade de acrescentar um smbolo que representasse a ausncia de quantidade. Assim, o 0 passou a ter esta funo. Deste modo, os nmeros naturais passaram a ter a seguinte representao:

= {0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11, 12, ..., 20, 21, ...}.

Neste caso, quando for necessrio fazer referncia aos naturais diferentes de zero, usa-se a notao
*

. Ou seja, temos

= {1, 2, 3, 4, ...}.

J vimos como a representao geomtrica dos nmeros naturais pode ser til no processo de contagem. Ser que esta interpretao geomtrica dos nmeros tambm

20

Matemtica Bsica

Aula 1

Adriana Pimenta Cristiane Argento Ion Moutinho

pode ser utilizada na realizao das operaes? Veja, leitor, o que acha das calculadoras dadas a seguir.

(Calculadora analgica de somas) Trabalhando com duas rguas, como na figura abaixo, voc obtm uma calculadora de soma bastante interessante. Por exemplo, para efetuar a soma, 4 + 7, posicione a origem da segunda superior sobre o nmero 4 da reta da base. Verifique que o nmero 7 da reta superior coincide com o valor da soma, 11. Se voc trabalhar com rguas maiores, poder efetuar somas maiores. Esta calculadora pode ser til para perceber certas propriedades operacionais, como: a + b = b + a; a + 0 = a; a a = 0; a + x = b x = b a (desde que b > a). Experimente brincar com esta calculadora!

9 10 11 12 13 14 15

9 10 11 12 13 14 15

(Calculadora analgica de produtos) Para entender melhor a calculadora de produtos, acompanhe esta historinha, leitor. As pirmides egpcias so monumentos grandiosos do mundo antigo. O filsofo grego Tales (nascido por volta de 585 a.C.), em uma de suas viagens ao Egito e admirado com o tamanho destes monumentos, conseguiu medir a altura de uma das pirmides atravs de um princpio de proporo conhecido por ele. Tales utilizou um basto e a medida da sombra deste e da sombra da pirmide para determinar a altura desta. Acompanhe as figuras a seguir.

21

Matemtica Bsica

Aula 1

Adriana Pimenta Cristiane Argento Ion Moutinho

Seguindo a proporo, se a sombra da pirmide for 70 vezes maior do que a sombra do basto ento a altura da pirmide deve ser 70 vezes maior do que a altura do basto. Por exemplo, se o basto utilizado tivesse 2 metros ento a altura da pirmide deveria ser de 140 metros. O mtodo utilizado por Tales no clculo da altura de uma pirmide e a representao geomtrica dos nmeros pode dar uma boa ideia para a construo de uma calculadora geomtrica de produtos. Por exemplo, vamos calcular

geometricamente o produto de 3 por 2 utilizando a ideia de proporo de Tales. Imagine raios de sol chegando na Terra. A figura a seguir ilustra dois raios de sol. O primeiro passa pelo basto de altura 1 de modo que a sombra tem comprimento 3. O segundo raio passa pela marca de altura 2. Pela proporo das sombras, o segundo raio deve tocar no cho na marca 6, que justamente o resultado do produto de 2 por 3. Acompanhe a figura a seguir.

O processo descrito pode ser aplicado para qualquer par de nmeros naturais. Se voc souber trabalhar com rgua e esquadro, bem simples montar a sua prpria calculadora e brincar com ela. Se voc quiser se aventurar neste projeto, utilize papel quadriculado. Novamente, voc pode usar sua calculadora geomtrica para perceber algumas propriedades operacionais, como: a.0 = 0; a.1 = a; nem sempre a equao ax = b tem soluo.

Nmeros inteiros
Ao longo do texto falamos sobre o uso dos nmeros naturais em problemas de previso. Esta viso de aplicao do processo de contagem ainda pode ser estendida. Alm de ajudar a prever o futuro, a Matemtica tambm pode nos ajudar a contar um 22

Matemtica Bsica

Aula 1

Adriana Pimenta Cristiane Argento Ion Moutinho

pouco mais sobre nosso passado. possvel dizer, por exemplo, quando determinada espcie extinta vivia na Terra. Pode-se estimar quando a vida apareceu na Terra, ou quando a Terra foi criada. Questes como essas podem facilmente ser resolvidas por contagem. S que uma contagem ao contrrio, para trs, voltando no tempo. Na verdade, existem vrias situaes onde podemos precisar contar num sentido contrrio do esperado. Por exemplo, em construes com elevadores, os andares acima do nvel do cho so contados e representados pelos nmeros naturais. Mas, existem situaes que o elevador pode descer para nveis abaixo do nvel do cho. Neste caso, pode-se contar os andares para baixo, mas a contagem tem um significado diferente da contagem para cima. Um exemplo bem mais comum de contagem com mais de um significado pode ser encontrado nas operaes financeiras. Podemos contar dinheiro. O problema quando comeamos a contar dvidas, isto , contar dinheiro que no temos e precisamos pagar a algum. Para lidar com situaes envolvendo contagens com dois significados, perda e ganho, antes e depois, para cima e para baixo, a Matemtica desenvolveu um novo conjunto numrico, o conjunto dos inteiros, . Este conjunto estende o conjunto dos nmeros naturais e sua representao decimal parcialmente dada a seguir. = { ... , 4, 3, 2, 1, 0, 1, 2, 3, 4, ... }. Uma representao geomtrica parcial de a seguinte. r 2 1 0 1 2 3 4 5

Os nmeros inteiros possuem uma classificao especial. Os nmeros pertencentes ao conjunto {1, 2, 3, 4, ...} so chamados nmeros positivos e os nmeros pertencentes ao conjunto {1, 2, 3, 4, ...} so chamados nmeros negativos.

Observao: Uma das peculiaridades da Matemtica o uso especializado de smbolos. A ideia de se usar smbolos bastante frutfera. Com smbolos podemos representar ideias ou objetos de uma forma mais simples (econmica) ou mais representativa. Voc se lembra da atividade 1, quando foi pedido para representar uma grande quantidade de objetos por smbolos numricos, uma representao bem mais simples?

23

Matemtica Bsica

Aula 1

Adriana Pimenta Cristiane Argento Ion Moutinho

Os nmeros negativos e positivos tm grande importncia em estudos matemticos e tambm possuem uma notao especial. Temos as seguintes notaes em smbolos:
+

= {1, 2, 3, 4, ...}, = {1, 2, 3, 4, ...}.

Agora, o uso de smbolos ajuda de um lado, mas pode complicar de outro. s vezes, com o uso de muitos smbolos, podemos nos perder sobre o completo significado de determinado smbolo. Este um preo que temos que pagar pela simplificao. Uma dica importante, nestes casos, estudar de vez em quando os principais smbolos, rever os seus significados.
+

Atividade 9: Verifique que as seguintes igualdades entre smbolos matemticos:


*

{0}

A manipulao dos nmeros inteiros semelhante dos nmeros naturais. A maior diferena que agora no temos o menor elemento. No conjunto , os nmeros no possuem um limite superior de valor e tambm no possuem um limite inferior. Um problema maior pode acontecer com as operaes soma e produto neste novo conjunto. Na verdade os clculos se realizam da mesma maneira, s que preciso tomar certo cuidado com os sinais. Se voc, leitor, ainda se confunde com esta questo, as calculadoras geomtricas podem ser bastante teis. Observe que, para a soma com nmeros inteiros, basta usar a rgua de forma invertida quando trabalhar com nmeros negativos. Para adaptar a calculadora geomtrica de produtos para nmeros negativos, basta considerar os raios solares com direes e sentidos variados.

Observaes: 1) Trabalhando com inteiros, temos a notao a b = a + (b). 2) Uma regra til para produto a seguinte: (a)b = a(b) = ab. 3) A notao a no representa um nmero negativo. Cuidado! Esta notao indica o simtrico de um nmero. Por exemplo, se a = 3, temos a = 3, um nmero positivo.

24

Matemtica Bsica

Aula 1

Adriana Pimenta Cristiane Argento Ion Moutinho

Comentrios finais
A resoluo abreviada de problemas atravs de expresses matemticas ilustra bem como as operaes podem ser importantes na manipulao dos nmeros. Em particular, mostra como o domnio de tcnicas matemticas pode ajudar a resolver os problemas mais variados, tanto os da prpria Matemtica, quanto os de fora desta. Caro leitor, ao longo deste curso, voc deve rever algumas das tcnicas matemticas estudadas no ensino bsico, principalmente no ensino mdio. O domnio destas tcnicas pode ajudar na resoluo de problemas, como ilustrado aqui, mas tambm pode ajudar voc a adquirir novos conhecimentos matemticos, aqueles que sero motivo de estudo nas disciplinas do seu curso. Voc est convidado a entrar nesta viagem de conhecimentos que pode te levar a horizontes infinitos. O conjunto dos nmeros naturais apenas o primeiro passo desta jornada.

A seguir voc encontra uma pequena lista de exerccios a fim de ajudar a complementar o seu estudo. Na sequncia, voc encontrar as respostas das atividades, assim como dos exerccios complementares.

Exerccios complementares
1) Determine o nmero de mltiplos de 4 que esto entre 15 e 45. (Sugesto: adote alguma estratgia de contagem. Se puder, adote mais de uma estratgia de contagem. Isto ajuda a ter certeza da resposta encontrada.) 2) Determine o nmero de mltiplos de 7 que esto entre 71 e 2000. (Dica: assim como no exerccio anterior, basta contar os mltiplos de 1 em 1 para resolver a questo. Contudo, este deve ser um processo um pouco cansativo. Ser que voc sabe empregar algum mtodo de contagem mais eficiente? Uma planilha eletrnica parece ser um bom recurso. Ser que o uso de representaes geomtricas uma boa estratgia?) 3) Por uma torneira, jorram 4 litros de gua por minuto. a) Quantos litros de gua jorraro em 11 minutos? 25

Matemtica Bsica

Aula 1

Adriana Pimenta Cristiane Argento Ion Moutinho

b) Quantos litros jorraram em 2 horas e 21 minutos? c) Quanto tempo leva para a torneira despejar 98 litros de gua? 4) Utilize a representao geomtrica dos nmeros naturais para fazer divises euclidianas. Lembre que o algoritmo de Euclides da diviso determina, dados dois nmeros naturais a, b , o quociente q e o resto r tais que: a = qb + r e 0 r < b. a) a = 25 e b = 3; b) a = 25 e b = 7; c) a = 51 e b = 6; d) a = 94 e b = 3. Dica: utilize uma rgua suficientemente grande, ou uma trena, e um compasso. 5) Refaa as contas do exerccio anterior utilizando a representao numrica decimal e a operao soma. (Dica: a idia a mesma da questo anterior. Mas, como a representao diferente, a forma de se expressar diferente. Tente seguir a estratgia usada no exerccio anterior com esta forma de representao diferente, a soma deve ser usada no lugar do compasso.) 6) Refaa o exerccio 6 utilizando a representao numrica decimal e a operao produto. (Dica: A idia aqui usar o produto para diminuir a repetio de somas e tornar o processo de descobrir o quociente e o resto mais rpido.) 7) Joo vai ter que tomar um remdio por 130 dias. Ele comeou a tomar o remdio no dia 20 de junho. Em que dia do ano ele tomar o ltimo comprimido. E se Joo comear a tomar o remdio no dia 20 de novembro? Quantas semanas ele levar tomando o remdio? (Voc pode utilizar qualquer recurso de contagem.)

Respostas das atividades


Atividade 2: a) So 8 nmeros: 1, 2, 10, 11, 12, 20, 21, 22. Por exemplo, o nmero cuja representao decimal 3, tem como representao na base 3 o smbolo 10. b) Os dias das semanas so contados na base 7, os dias dos meses so contados, em mdia, na base 30, os dias dos anos so contados na base 365, os ngulos so contados, em graus, na base 360. 26

Matemtica Bsica

Aula 1

Adriana Pimenta Cristiane Argento Ion Moutinho

Atividade 3: O conjunto pedido {1, 5, 9, 13, 17, 21, 25, 29, 33, 37, 41, 45}. Atividade 5: As duas regies tm rea igual a 24. Na primeira, o permetro 26, enquanto o permetro da segunda 20. Assim, se fosse a planta de uma casa, a segunda planta representaria um projeto mais econmico, pois o gasto com paredes (tijolo, massa, tinta, etc) seria menor. Atividade 6: b) 11 c) d) 3 e) 10 f) 20 g)

h) Uma boa maneira de se resolver este problema fazendo uso de um compasso. Colocando a ponta seca no ponto A e a outra ponta do compasso sobre o ponto B, girase o compasso at encontrar o eixo paralelo reta graduada. Pela graduao da figura, podemos concluir que o segmento mede 5 unidades.

Pode-se resolver esta questo por meio de teoria matemtica, a saber, o teorema de Pitgoras para tringulo retngulo. Basta verificar no desenho que o segmento dado a hipotenusa de um tringulo retngulo com catetos medindo 3 e 4. Atividade 8: Esta atividade interessante. Vejamos o item (a). Voc sabe que o volume de gua da piscina aumenta em 6 litros a cada 2 minutos. Voc tem noo de quanto tempo levar para a piscina encher? Bom, em vez de esperar a piscina encher, pode-se prever este tempo fazendo a contagem. Experimente fazer esta contagem diretamente, ou atravs da representao geomtrica. Voc ver que isto d trabalho. Uma boa forma de realizar a contagem no item (a) usar uma planilha eletrnica. Construa uma linha para o volume de gua e use o recurso de arrastar at passar do valor 1000. Construa uma segunda linha para representar o tempo. A planilha comear assim: 6 12 18 24 30 36 42 48 54 60 66 72 78 84 2 4 6 8 10 12 14 16 18 20 22 24 26 28 27

Matemtica Bsica

Aula 1

Adriana Pimenta Cristiane Argento Ion Moutinho

e terminar assim: 924 930 936 942 948 954 960 966 972 978 984 990 996 1002 308 310 312 314 316 318 320 322 324 326 328 330 332 334 Assim, o volume da piscina atingir 1000 litros antes de 334 minutos. Ou seja, antes de 5 horas e 34 minutos (334 = 5.60min + 34min = 5h + 34min).

Desafio: Como que o homem faria para resolver este tipo de problema de contagem sem os recursos tecnolgicos atuais? Voc conseguiria realizar esta contagem, at o final, na mo, ou por representao geomtrica? Ou melhor, voc conseguiria fazer uma contagem assim de uma forma inteligente, sem ter tanto trabalho?

Para o item (b), a questo que a piscina passa a encher 29 litros a cada 10 minutos (se enche 6 litros em 2 minutos, enche 30 litros em 10 minutos, mas perde 1 litro). Se voc montar uma planilha de contagem para estas informaes obter que a piscina ficar cheia antes de 350 minutos. A sua tabela comear assim. 29 58 87 116 145 174 203 232 261 290 319 348 377 406 435 10 20 30 40 50 60 70 80 90 100 110 120 130 140 150

Respostas dos Exerccios


1) Basta montar a seguinte tabela, com a primeira linha representando o nmero de mltiplos e a segunda linha representando o mltiplo. Observe que o primeiro mltiplo de 4 maior do que 15 16, ento temos a tabela
1 16 2 20 3 24 4 28 5 32 6 36 7 40 8 44

Portanto, so 8 mltiplos de 4. Outra maneira de resolver escrevendo que os nmeros procurados so do tipo 4k, onde k um inteiro, tal que 15 < 4k < 45, logo e, portanto, k = 4, 5, ..., 11, donde temos que o nmero n de mltiplos de 4 entre 15 e 45 n = (11 4) + 1 = 8. 2) Numa planilha eletrnica, fcil montar a tabela representada parcialmente a seguir.
77 1 84 2 91 3 98 4 105 5

....
1981 273 1988 274 1995 275 2002 276

Assim, a contagem mostra que existem 275 mltiplos. Se voc tem dificuldades de manipular uma planilha eletrnica, pode se utilizar de uma trena de 2 metros e contar 28

Matemtica Bsica

Aula 1

Adriana Pimenta Cristiane Argento Ion Moutinho

de 7 em 7 centmetros, a partir de 77 cm. Se voc no gosta de usar a contagem nestes casos de nmeros grandes, pode usar o segundo mtodo de soluo do exerccio anterior. 3) a) Montando a tabela, com a primeira linha representando o tempo em minutos e a segunda linha representando a quantidade de gua em litros, temos min. 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 litros 4 8 12 16 20 24 28 32 36 40 44 Logo, jorraro de gua em 11minutos. Veja que a quantidade Q de gua que jorra em t minutos dada por Q=4t. b) Primeiro, o tempo ser convertido para minutos, ento 2h 21min equivale a . Assim, a quantidade de gua que jorra em 141min dada por . c) Para determinar o tempo necessrio para a torneira despejar de gua devemos determinar , tal que , ento dividindo 98 por 4, obtemos , portanto levaremos 24min adicionado ao tempo necessrio para jorrar de gua , que meio minuto (ou 30segundos). Portanto, sero necessrios 24min30s.

4) Utilize a representao geomtrica dos nmeros naturais para fazer divises euclidianas. Lembre que o algoritmo de Euclides da diviso determina, dados dois nmeros naturais a, b , o quociente q e o resto r tais que: a = qb + r e 0 r < b. a) a = 25 e b = 3 q = 8 e r = 1. A figura a seguir mostra mltiplos 3. Com 8 mltiplos de 3, chegamos a 24 e 1 o resto para chegar a 25.

b) a = 25 e b = 7 q = 3 e r = 4. c) a = 51 e b = 6 q = 8 e r = 3. d) a = 94 e b = 3 q = 31 e r = 1. Obs: Estas so as respostas, mas o exerccio realizar o procedimento geomtrico para obter estes valores. 5) A soluo aqui o procedimento. Pelo que foi pedido, o procedimento para (a) realizar somas: 3, 3 + 3 = 6, 6 + 3 = 9, 9 + 3 = 12, 12 + 3 = 15, 15 + 3 = 18, 18 + 3 = 21, 21 + 3 = 24. Como temos 8 somas sucessivas, temos q = 8. Temos que r = 25 24 = 1.

29

Matemtica Bsica

Aula 1

Adriana Pimenta Cristiane Argento Ion Moutinho

6) O procedimento pedido para esta questo determinar mltiplos. Temos, no item (a), 3 = 1.3, 6 = 2.3, 9 = 3.3, 12 = 4.3, 15 = 5.3, 18 = 6.3, 21 = 7.3, 24 = 8.3. 7) O objetivo da maioria destas questes mostrar que quando no sabemos nenhuma estratgia matemtica para resolver uma questo, podemos apelar para a simples contagem. Esta questo um bom exemplo. Para resolv-la, basta pegar um calendrio e contar os dias.

30

You might also like